Rabiscos Estratégicos (Energia no Oriente Médio)
A Primavera Arabe não é a única revolução no Oriente Médio. Outra mudança histórica, menos visível, mas também profunda, está em curso. Por cálculos de especialistas de energia, os EUA devem diminuir de forma substancial sua dependência energética do Oriente Médio no final da década e ela pode praticamente secar por volta de 2035, devido a fatores como menor demanda e novas fontes no hemisfério ocidental, aliadas à exploração de reservas de petróleo de gás de difícil acesso (petróleo arenoso canadense, pré-sal brasileiro e gás de xisto nos EUA).
Pelas projeções do governo americano, por volta de 2020 quase metade do óleo cru que o país consome será produzido em casa e 82% serão provenientes do próprio hemisfério. Claro que turbulências econômicas e políticas não vão desaparecer (a Venezuela continua no hemisfério ocidental), mas a região é menos volátil e explosiva do que o Oriente Médio. Já a superemergente China compra quase metade do seu petróleo da área em torno do Golfo Pérsico.
Como observa o Wall Street Journal, obviamente, o Oriente Médio irá por muito tempo ter uma influência crucial nos preços globais do petróleo e sua importância estratégica é indiscutível. Com isto, o ativismo militar americano para garantir o funcionamento das rotas de suprimento de petróleo (estreito de Hormuz, por exemplo) deve continuar ao mesmo tempo em que, por seu próprio interesse econômico e estratégico, a normalmente refratária China terá uma atuação geopolítica e militar mais desenvolta. Esta dinâmica chinesa também impedirá uma retração espetacular dos americanos.
Mas a tendência é de uma carga menos pesada de responsabilidade dos EUA no Oriente Médio, em contraste a décadas de dependência energética que levaram o país a um engajamento profundo no conflito entre árabes e Israel, aliança com países impalatáveis como a Arábia Saudita, apoio ao Iraque na guerra contra o Irã e uma presença militar na área que alimentou anti-americanismo e forças transloucadas como a rede terrorista Al-Qaeda.
E não podemos esquecer que o peso da carga será sentid com intensidade enquanto existir o desafio dos aiatolás nucleares. No final das contas, energia (qualquer tipo dela, econômica ou militar) sempre está na equação do combustível Oriente Médio.



Hollande promulga lei sobre o casamento gay na França
Nicolás Maduro quer cobrar por casas de programa social
Amazon prestará contas sobre pagamento de IR no Reino Unido
ANP estabelece nível mínimo de estoque de combustível para petrolíferas







Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
60 Comentários
wellington
-25/11/2012 às 21:09
Caro caio voce parece aqueles professor de filosofia barrata..Já que é para escrever um comentário. Que este seja a verdade!israel esta a fazer uma atrocidade contra os palestinos com cerco sufocando-os,fazendo assentamento inlegais em seu territorios.Quero ver voce fala a verdade .ou voce acha certo Irael fazer cerco para sufocar os palestinos,fazer assentamentos em territorios palestinos ?
Gabriel Dantas
-28/06/2012 às 23:59
Pois é Caio, concordo com você, mas em partes.
Não acredito no fato de os EUA estarem envolvidos nos conflitos do Oriente Médio simples e puramente por causa do abastecimento energético. Assim, como você mesmo apontou o abastecimento militar é outra motivação gigantesca naquela região. Ali tem muito lobista levando em cima. Além do Departamento de Defesa estadunidense ter que justificar seus gastos astronômicos anuais (e pedir renovação desses gastos pro Congresso a cada ano), também tem as empresas privadas de segurança, como a famosa Black Water para dar apenas uma exemplo, que faz uma indústria, se não tão lucrativa como a do petróleo, ao menos tão influente e ouvida pelos Congressman.
Sei que daqui até 2030 tem muita água pra rolar e podem “encontrar” outros conflitos no mundo para se envolver e fazer essa indústria continuar girando. Mas pelo histórico conturbado da região, com suas fronteiras, diferenças religiosas e étnicas, pra muita gente aquilo ali é uma mina de ouro, um negócio da China, ou melhor, um negócio das Arábias!
Caro Gabriel, concordo em partes, valeu, os argumentos ficam para outro dia, qualquer um me convence pelo cansaço a esta hora, hehehe, abs,Caio
carlos cezar
-28/06/2012 às 20:51
Para você, Helio, o que são meias verdades e argumentos irreais? E como assim, pescadas de fonte que mal conheço? O que eu digo é que não seria correto expulsar centenas de milhares de cisjordanianos de seus lares para entregar esses terrenos aos israelenses. Ou estou errado? Você acredita que Israel está agindo de maneira correta?
carlos cezar
-28/06/2012 às 20:33
cesar, só negocio com Israel se os israelenses deixarem de roubar casas e terrenos dos palestinos. Quanto ao que eu disse sobre Israel, você tem acompanhado a coluna? Ou está em Marte? Porque exportação de gás natural tem tudo a ver com fontes de energia e por tabela com as brigas por petróleo, ou seja, tudo a ver com o texto de hoje, que coincidiu com o pronunciamento do tribunal egípcio. Sobre convenções de guerra, era uma resposta ao Helio que havia comentado sobre isso no contexto dos conflitos entre Israel e Egito. Portanto, se alguém aqui está desconectado, talvez seja você. Olhe, seja producente e pare de atacar meus argumentos, encontre argumentos pra debatermos em pé de igualdade. Que tal começar tentando explicar (porque acho muito difícil achar essa explicação) porque Israel não pune os terroristas que incendeiam mesquitas e plantações palestinas? Ou porque o exército israelense simplesmente nada faz para barrar os invasores da Cisjordânia?
Helio
-28/06/2012 às 20:30
Carlos Cezar :
Pode ser também, mas não sei se é seu caso. Agora, que você exige de Israel muito mais do que de qualquer outro, repete meias-verdades como inteiras, pescadas de fontes que você mal conhece, além de usar argumentos irreais, isso você faz. Qual independência do judiciário local? Tribunais não podem ter agenda? Eu explico razões porque preços de matérias-primas essenciais podem ficar em determinados momentos defasados ou mesmo acima do mercado, mas você nem considerou os argumentos (falta de conhecimento ?), antes voltou a insistir na tal decisão. Claro, falou mal de Israel, não importando quem, só pode ser verdade. Sendo outro um judeu, melhor ainda! Não tem como não ser.
Antissemitismos no Oriente Médio, árabes trucidando árabes todos os dias, meninas de 7-8 anos sendo casadas com adultos como mimetização do exemplo de Maomé dias são fatos da vida. A única coisa se pode fazer é ter as armas certas para cada ocasião. Continue com sua religião. Seu direito. Mas, melhore seus argumento. abs.
cesar
-28/06/2012 às 18:48
carlos cezar consegue obviamente extrapolar bastante os argumentos, frequentemente o vemos de forma disconecta colocar Israel no assunto aqui no Blog do Caio, mesmo quando o debate não tem nada a ver com Israel.
Veja só algumas pérolas que sucintamente listo abaixo:
Comentário carlos cesar – pérola 01 – 28/06/2012 às 10:51:
(…) Todos os condenados egípcios foram acusados de exportar gás para Israel a um preço inferior ao do mercado internacional, em detrimento da arrecadação pública. —–
QUE SE DANE A ARRECADAÇÃO PÚBLICA EGÍPCIA.
Tão fácil, né, ferrar os outros…
Comentário carlos cesar – pérola 02 – 28/06/2012 às 13:41:
(…) Israel não respeita as convenções de guerra. Se respeitasse, não se apossaria quase diariamente de tantas casas e terrenos cisjordanianos.
Comentário carlos cesar – pérola 03 – 28/06/2012 às 13:38
(…) Ou seja, dinheiro que poderia ter ido para egípcios ficou em mãos de israelenses, e de alguns egípcios, ou você acredita que os encarregados do “negócio” não tiveram suas contas robustecidas? Asim é possível entender melhor o antissemitismo entre os egípcios.
28/06/2012 às 14:08
(…) Aí, sim, Israel será um país como qualquer outro, respeitador das leis internacionais.
Enfim, cansei. Já dá pra criar um colar de pérolas. Imagine se fosse com ele que Israel tivesse que negociar… estariam todos no mar.
carlos cezar
-28/06/2012 às 17:07
Rony, a maneira como são explorados os contratos de fornecimento de gás é um dos componentes do antissemitismo no Egito, obviamente há outros. Agora, se o comprador está pagando um preço abaixo do preço de mercado, pode haver corrupção por trás disso, quero dizer, em ambas as partes.
carlos cezar
-28/06/2012 às 17:03
A revolta contra destruição de um país é uma simples questão de fé, caro Helio?
carlos cezar
-28/06/2012 às 17:02
Porque Israel, Ronaldo, está tentando destruir um país inteiro. Parece que ninguém quer entender um ponto essencial: Israel não pode nem tem o direito de destruir a Cisjordânia.
Helio
-28/06/2012 às 16:03
Carlos Cezar :
Caro Calos :
A que você não ainda não percebeu que o fato de respondermos a seus argumentos é também por respeito a você e pensarmos que você está interessado em um debate sério. Porém, a partir do momento, em que você eleva o debate a uma mera questão de fé. Então, não há o que fazer. Continue com sua fé. Abs.
Fernando dos Santos
-28/06/2012 às 15:27
Até que enfim uma luz no fim do tunel, mas uma luz gerada por energia alternativa é claro hehehe
Vinícius Medeiros
-28/06/2012 às 15:18
Acredito que a influência dos americanos no Oriente Médio não vai diminuir, obviamente. Mas a importância dela, sim, potencialmente pode diminuir. Com a diversificação das matrizes energéticas e diminuição da dependência do petróleo de alguns países a longo prazo fará com que o controle americano sobre a região e consequentemente sobre os preços não afete uma gama de países e mercados como hoje ou como ontem. Assim sendo, o interesse americano nestas terrinhas áridas será voltado para outros objetivos.
Ronaldo
-28/06/2012 às 14:50
“Ronaldo, o problema é o seguinte. Israel não pode continuar se apossando das casas e dos terrenos dos palestinos. É preciso respeitar a Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Quando Israel agir assim, se é que um dia irá agir assim, já não precisará ser perfeito nem será culpado pelo antissemitismo. Aí, sim, Israel será um país como qualquer outro, respeitador das leis internacionais.”
AH, ENTÃO TODAS AS DEMAIS NAÇÕES SÃO RESPEITADORES DAS LEIS INTERNACIONAIS? SÓ ISRAEL DESRESPEITA..?
E VOCÊ IGNOROU O QUE EU DISSE, ERROS OU MAL-FEITOS DE GENTE DE ISRAEL JUSTIFICA ANTISSEMITISMO? POR QUE ISSO SÓ VALE PARA ISRAEL?
AS PALAVRAS FAZEM SENTIDO, CC
Ricardo Platero
-28/06/2012 às 14:49
Caro Ronaldo,
Sim, sim. Sei da informação. Li o The Prize do Daniel Yergin, que é o melhor livro sobre o tema. Por isso mesmo disse o que disse, pois o uso para iluminação surgiu depois de 1840. Abs.
amauri
-28/06/2012 às 14:30
Um esquenta para o proximo curta e fina, prometido a Carmem.
Há muitas passagens bonitas no Obamacare. Por exemplo, fala-se em uma reforma para pagar aos médicos de acordo com a qualidade do serviço. Tente imaginar burocratas tentando definir qualidade de serviço, e agora tente imaginar políticos no meio dos burocratas. Você consegue ver algo bom saindo disso? Sim, o trinfo da tragedia. abs
Rony
-28/06/2012 às 14:27
carlos cezar,
vc justifica antissemitismo por um contrato de fornecimento de gas. Nao bastasse isso, ainda diz que o comprador deve se preocupar em pagar mais caro pelo produto preocupados com a arrecadacao de um outro pais… INACREDITAVEL!
Sugiro que quando vc va comprar um produto aqui no Brasil, de um extra de 10% para ajudar na arrecadacao!
carlos cezar
-28/06/2012 às 14:08
Ronaldo, o problema é o seguinte. Israel não pode continuar se apossando das casas e dos terrenos dos palestinos. É preciso respeitar a Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Quando Israel agir assim, se é que um dia irá agir assim, já não precisará ser perfeito nem será culpado pelo antissemitismo. Aí, sim, Israel será um país como qualquer outro, respeitador das leis internacionais.
Ronaldo
-28/06/2012 às 14:04
“á duzentos anos o homem nem sonhava com o petróleo”
——————
Não é bem assim, caro Ricardo. O óleo negro é conhecido desde o mundo antigo e muito antes da revolução industrial já era utilizado como arma ou para iluminação. Só que, claro, era um uso restrito, limitado, que dependia basicamente do óleo mais superficial, que minava. A grande diferença foi a revolução industrial e a evolução da Geologia, que ao mesmo tempo permitiram uma exploração mais exaustiva, assim como aumentaram ainda mais a demanda pelo petróleo.
Ronaldo
-28/06/2012 às 13:56
“PS: dia importante por aí, com a proximidade da decisão da Corte Suprema sobre a reforma de Saúde do Obama. Vamos ver no que vai dar.
Ja deu, go Obama!Abs, Caio”
E O QUE FOI DECIDIDO, CAIO?
Ronaldo
-28/06/2012 às 13:53
“Caio, parece que os próprios israelenses, com suas posições, alimentam em parte o antissemitismo no Oriente Médio —–”
————-
Carlos, essa lógica poderia ser aplica a qualquer povo. Fica parecendo que o povo israelense e o estado de Israel têm de ser perfeitos sob pena de serem eles os culpados pelo antissemitismo. Dá pra ser anti qualquer povo ao ser prestar atenção aos mal-feitos (mesmo os pontuais) de seus cidadãos ou governantes…
Henrique
-28/06/2012 às 13:46
Go Obama, Caio? Estou com a Carmem, no seu ótimo comentário de 12:57. Ela não tá racionalizando a derrota não! Uma divisão desse nível na Suprema Corte americana realmente diz muito sobre essa lei. De fato, num tribunal conservador, a aprovação da reforma não deixa de ser uma vitória do Obama. Mas, ao mesmo tempo, valida muitas das críticas dos republicanos à legislação – afinal, conservador ou não, trata-se da instância máxima do judiciário dos EUA.
Rodrigo
-28/06/2012 às 13:45
Como o Caio escreveu sobre petróleo, e petróleo é economia, segue uma matéria bem pessimista sobre os próximos meses: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/8-sinais-de-que-estamos-a-beira-do-apocalipse-economico-segundo-raoul-pal
carlos cezar
-28/06/2012 às 13:44
A Suprema Corte falou e disse. Fim de papo.
Capitalizando a vitória de Obama em novembro: 53 X 47
É nóis, nei Brasil!
Cadê o João Felipe?
carlos cezar
-28/06/2012 às 13:41
Helio, Israel não respeita as convenções de guerra. Se respeitasse, não se apossaria quase diariamente de tantas casas e terrenos cisjordanianos.
carlos cezar
-28/06/2012 às 13:38
Helio, não é ignorância nem má vontade. Apenas constatei que o próprio tribunal egípcio condenou a transação com preços inferiores aos de mercado, prejudicando a arrecadação pública. Ou seja, dinheiro que poderia ter ido para egípcios ficou em mãos de israelenses, e de alguns egípcios, ou você acredita que os encarregados do “negócio” não tiveram suas contas robustecidas? Asim é possível entender melhor o antissemitismo entre os egípcios.
Carmem
-28/06/2012 às 13:35
E pensando bem, Carmem, o Obama tambem tem motivos para energizar a base. QUe sufoco o seu para racionalizar a derrota, hehhee
.
Que base?
.
When voters do consider health reform, they view it in an unfavourable light. Some 50% of the public dislike the law, while only 40% approve. Voters hold an even dimmer view of the law’s constitutionality. According to a recent CBS News/New York Times poll, only 24% thought the court should uphold the entire law, 27% thought the mandate should fall and 41% thought the court should scrap the whole thing.
abs
carlos cezar
-28/06/2012 às 13:29
Rony, você não explicou porque meus comentários são inacreditáveis.
Helio
-28/06/2012 às 13:18
Carlos Cezar :
“parece que os próprios israelenses, com suas posições, alimentam em parte o antissemitismo no Oriente Médio”
Israel explora hoje grandes reservas de gás do campo de Leviatã, onde também existe grande reserva de petróleo, porém numa condição que geraria muita poluição caso explorados nas condições usuais. Porém, vamos descobrir com fazê-lo. Em suma, “hineh lo ianum v’lo ishan, Shomer Yisrael” (Sl 121:4). Num futuro, não muito longo, os egípcios podem vir a achar esses preços maravilhosos, vide meu terceiro parágrafo abaixo.
Não se esqueça de que o Sinai foi tomado em guerras de defesa (2), condição na qual, segundo as convenções de guerra, o vencedor não é obrigado a devolver nada sem as devidas compensações pelos prejuízos que sofreu com a guerra e os melhoramentos feitos na área em negociação. Houve muito investimento israelense no Sinai. Ademais, embora não tenha conhecimento sobre os termos em que tais preços foram negociados, mas parece-me que eles podem ser resultados de acordos que no momento em que foram feitos eram muito interessantes, especialmente para o Egito, mas depois não. E como é de costume, nesses casos, atores tipo Evo Morales, Lugo, Rafael Correa e similares, sempre argumentam acusando a todos de má-fé, desonestidade, etc. . Jogo de cena e pressão não necessariamente vinculado aos fatos.
Outro erro crasso que você comete, não sei se por ignorância ou má-vontade, é que contratos feitos para o fornecimento de matérias-primas, tipo minério, gás, carvão mineral e outros, são feitos sobe bases tempo longos, e no passado até mais longos que atualmente. Existem várias razões pra isso, entre elas: a necessidade de financiamento dos fornecedores, planejamento econômico-financeiro do comprador – vide as conhecidas bolsas de mercados e futuros (tipo Chicago Mercantile Exchange), que procurar permitir a estruturação econômico-financeiro de longo prazo.
Rony
-28/06/2012 às 13:14
Ola Caio,
tenho lido mais e comentado menos ultimamente, mas as vezes nao da pra aguentar.
carlos cezar – 28/06/2012 às 10:51 e
carlos cezar – 28/06/2012 às 10:27
Dois comentarios inacreditaveis…
Carmem
-28/06/2012 às 13:13
Caio,
mas pensando bem, se o Mitt estava procurando por alguma coisa para “energizar” a base republicana, acho q agora ele tem…
abs
E pensando bem, Carmem, o Obama tambem tem motivos para energizar a base. QUe sufoco o seu para racionalizar a derrota, hehhee, estou aqui no meu sufoco fazendo outras coisas, se agilizar, se agilizar publico mais tarde uma curta & fina bem curta & fina sobre o triunfo do Obamam abs, Caio
Carmem
-28/06/2012 às 12:57
A SUPREMA CORTE AMARELOU!!!! 5 A 4?????
ISSO LÁ É VITÓRIA???
APOSTO Q O CAIO VAI DIZER Q ISSO FOI CULPA DOS REPUBLICANOS HEHEHE
TÁ VENDO?? SE A SUPREMA CORTE ESTA RACHADA DESSA FORMA É PQ O Q ESTA NO AR É ALGO MAIS DO Q EXTREMISMOS E RADICALISMOS, NÃO É?
abs
Carmem
-28/06/2012 às 12:53
Oi Ricardo,
Infelizmente acho q não vou estar viva para testemunhar esses avanços hehehe
De qq maneira acho q o CERN não vai colaborar muito com essas descobertas. Talvez algum lab de física do estado sólido…
abs
Helio
-28/06/2012 às 12:39
Caio :
Até hoje, o discurso da esquerda e do islamismo radical foi de que o Ocidente quer dominar e/ou domina os árabes pra garantir o suprimento de petróleo. No futuro relativamente curto, teremos econômicos segundo a informação acima, deveremos ter árabes procurando colonizar nações ocidentais para garantir o mercado consumidor. Desejo muito estar vivo pra ver qual o discurso, então, que a esquerda, os anti-EUA, e os islâmicos radicais vão usar pra justificar todas as mazelas do mundo.
carlos cezar
-28/06/2012 às 11:59
Apertado (5 X 4) mas passou.
A Suprema Corte dos EUA considerou constitucional a controversa lei de reforma de saúde do presidente Barack Obama, após três meses de revisão do texto. Um dos itens mais polêmicos prevê a obrigatoriadade dos cidadãos em contratarem um seguro de saúde até 2014 ou arcarem com uma penalidade em caso de negativa. Para analistas, o resultado terá impacto nas eleições presidenciais de novembro. O presidente da Suprema Corte, John Roberts Jr, anotou em seu voto sobre a matéria de que a lei “que obriga certos indivíduos a pagar uma penalidade financeira por não obter um seguro de saúde pode ser considerada razoável se caracterizada como um tributo”. “Porque a Constituição permite isso como um tributo, não é nossa regra proibi-la, ou passar por cima de sua sabedoria ou equidade”, conclui.
Ricardo Platero
-28/06/2012 às 11:39
Cara Carmem,
É a adaptação ao ambiente que perpetua a existência do homem. Há duzentos anos o homem nem sonhava com o petróleo, muito menos nas formas em o utilizamos hoje.
Com avanços tecnológicos químicos que presenciamos e na escala atual, acredito sim que haverá substitutos em menos de 200, 100, 50 anos. Acompanho o CERN exatamente por acreditar nisso.
Abraços.
Henrique
-28/06/2012 às 11:18
Bom dia, Caio. Bons rabiscos esses de hoje. Faz pensar em algo meio lamentável: na possibilidade de que o petróleo sempre esteve em primeiro lugar, nessa relação Ocidente-Oriente Médio. Ali, em última instância, questões de povos, legitimidade de governos, gestões ditatoriais dos mesmo junto aos seus povos, enfim, todas esses pontos de caráter humanitário sempre se entrelaçando de forma muito próxima à questão energética dos países ocidentais. Fatos de uma realidade pra lá de complexa no mundo em que vivemos! PS: dia importante por aí, com a proximidade da decisão da Corte Suprema sobre a reforma de Saúde do Obama. Vamos ver no que vai dar.
Ja deu, go Obama!Abs, Caio
jorji
-28/06/2012 às 11:16
Dentro de pouco tempo a China terá mais veículos que os EUA, e terá a maior plataforma industrial do mundo, as cidades chinesas serão as maiores metrópoles do mundo, algumas superando a população metropolitana de Toquio, hoje a maior do mundo, imaginem se um dia a China tiver 1 bilhão de veículos movidos por petróleo, isso apenas a China, é óbvio que o Oriente Médio é estratégico, o petróleo e seus derivados ( como combustivel, plástico, uso agrícola, etc ) são fundamentais, justifica os conflitos naquela região.
carlos cezar
-28/06/2012 às 10:51
Vejam a preocupação dos israelenses com os desfavorecidos:
Todos os condenados egípcios foram acusados de exportar gás para Israel a um preço inferior ao do mercado internacional, em detrimento da arrecadação pública. —–
QUE SE DANE A ARRECADAÇÃO PÚBLICA EGÍPCIA.
Tão fácil, né, ferrar os outros…
Carmem
-28/06/2012 às 10:51
Olá Ricardo,
Não acredito num tempo em q o petróleo será artigo desnecessário. O uso como matéria prima para combustíveis pode até se estabilizar como consequência de motores mais eficientes e diversificação da matriz.
Mas como insumo para indústria química, nem em 200 anos… não há nada q possa substitui-lo, pelo menos, nada em vista.
abs
Rodrigo
-28/06/2012 às 10:49
Gostei da escolha do tema. E, pelo que já li, o consumo de petróleo só aumentará nas próximas décadas.
maisvalia
-28/06/2012 às 10:43
Bom artigo caro Caio.
Porém previsões de tantos anos são bastante frágeis.
Descartam o sempre presente elemento surpresa e a genialidade humana.
Basta dizer que um dos diretores, se não me engano da IBM, previu que o computador pessoal não teria futuro, ninguém quereria ter um.
Mas achologia dá dinheiro, vide os ecochatos como enricaram com suas furadas previsões, hehehehe
Go back sábado!
Ponto essencial, meu caro, projecoes energeticas sao arriscadas com novas tecnologias e novas descobertas abs, Caio
nei Brasil.gov.br
-28/06/2012 às 10:31
Os americanos aprenderam muita coisa…com os nazistas.
Sr Pedro I, essa metáfora, alegoria ( como chama isso?) de TOM e Jerry com OMédio é exagerada, não faz menor sentido! ahhahh
Talvez aquela música do Bob Dylan…hã, hã…como chama mesmo…ah…..neighborhood bully seja mais apropriada! afinal ele é cristão novo. http://letras.mus.br/bob-dylan/310619/.
Vai que é tua….C. Cesar…chuta pra gollllllllllllllll!!!!
Carmem
-28/06/2012 às 10:30
Alguns, ne Carmem?Abs, Caio
.
Dependendo do q a China fizer por lá, podem até ser muitos..
Não subestime os chineses.
abs
carlos cezar
-28/06/2012 às 10:27
Caio, parece que os próprios israelenses, com suas posições, alimentam em parte o antissemitismo no Oriente Médio —–
Um tribunal egípcio condenou nesta quinta-feira o ex-ministro do Petróleo Sameh Fami e o empresário foragido Husein Salem a 15 anos de prisão cada, em um caso de venda de gás a Israel a um preço inferior ao do mercado. Cinco diretores da Autoridade Egípcia para Petróleo e Gás foram condenados a penas de três a dez anos de prisão. Todos os condenados foram acusados de exportar gás para Israel a um preço inferior ao do mercado internacional, em detrimento da arrecadação pública. Em abril, o Egito decidiu revisar todos os acordos de fornecimento de gás, incluindo com Israel. O Egito fornece 40% do gás consumido em Israel. DA FRANCE PRESSE, NO CAIRO.
Ricardo
-28/06/2012 às 10:22
Caio,
Os EUA possuem imensas reservas que estão prontos para ser utilizados quando necessário, mas são sub-utilizados por razões estratégicas e para preservar necessidades das futuras gerações.
Os EUA enquanto tiverem condições, vão comprar petróleo de terceiros para preservar suas próprias reservas.
O Mexico é o exemplo emblemático de como não fazer com as reservas: Os EUA compraram praticamente todo o petróleo mexicano a USD 2,00/barril, que hoje está com as reservas esgotatadas, e para atender sua demanda interna, está sendo forçado a comprar petróleo a USD 100,00/barril de outros… “Grande negócio”… Que sirva de lição para nós brasileiros como não fazer com nosso Pré-Sal…
E depois tem outra, as energias alternativas… Daqui a pouco a demanda vai cair.
A idade da pedra acabou, não por falta de pedra, mas pelas alternativas.
O do petróleo vai ser do mesmo jeito. O petróleo não acabará.
Interessante, caro Ricardo, a parte mexicana, abs, Caio
Carmem
-28/06/2012 às 10:16
Oi Caio,
Acho q a gente ainda vai ouvir alguns árabes reclamando de saudades dos americanos…
abs
Alguns, ne Carmem?Abs, Caio
nei Brasil.gov.br
-28/06/2012 às 10:15
Nós precisamos investir em energia…espiritual, não fosse isso, desse grande gÊnio da humanidade Moshe Daya, ops, Moisés, aquele tirado das águas e educado no monoteísmo (cf. H. Rohden) copta, não existiria o Estado de Israel (aquele que luta com , e não contra Deus!), desculpa, estou inspirado hoje, acho que foi o “Romarinho”, é nóis.
O governo americano também patrocina o terrorismo capitalista, corporativo na região, sejemos ( aiiii..) claros e francos! se é ético, necessário , justo, se os fins…veremos! Nada como um dia, um Bin Laden atrás dos outros! Eu tenho experiência com violência e segurança. Não posso entrar em detalhes.
Caio, gostei dessa foto ilustrativa…assim meio zen, sabe!
Visitem o nosso site http://www.brasil.gov.br, obrigado!
Até o Gabeira (agora) é contra a violência!
carlos cezar
-28/06/2012 às 10:09
Tomara que novas e eficientes fontes de energia possam surgir. Assim, os interesses estratégicos das potências não seriam tão cruéis.
carlos cezar
-28/06/2012 às 10:06
Defensor, não é que em 2035 o Irã terá suas bombas, mas, segundo especialistas, em poucos meses o Irã terá suas bombas. Urânio enriquecido a 20% com milhares e milhares de centrífugas trabalhando já há no Irã. Mais alguns pulinhos e lá estão os persas com suas bombas.
carlos cezar
-28/06/2012 às 10:03
Caro Caio, no último parágrafo, não seria “não podemos NOS esquecer” ou simplesmente “não podemos esquecer”?
Obrigado, caro Carlos, corrigido, abs, Caio
Ricardo Platero
-28/06/2012 às 9:59
Caro Caio,
O petróleo é sem dúvida alguma a commodity mais importante há quase 160 anos, quando foi usado inicialmente para a iluminação em casas de forma barata e qualitativa. Já no final do século XIX havia forte exploração nos campos russos que se estenderam para o Oriente Médio.
Mesmo com maior independência norte-americana do petróleo da região, os países do OM ainda representam um cartel extremamente forte e que influenciam muito o mundo. Claro que a perda do cliente norte-americano será sentida, mas ainda sim Europa e o país principal da Ásia são dependentes do setor. Isto significa que mesmo que os Estados Unidos de ombros para a região (o que eu não acredito ser possível ou viável em termos estratégicos) seria dar um tiro no pé, uma vez considerado que é na Europa que estão grandes clientes norte-americanos e a China é o maior credor norte-americano.
Lembrando “Plastics”, do The Graduate que você bem recordou em outra colua, é a matéria-prima essencial para a economia moderna.
Abraços.
Isso ai, caro Ricardo, abs, Caio
Ronaldo
-28/06/2012 às 9:31
Ótimo comentário do João Silva (09h25). Factual, objetivo, sem ideologias rasas ou torcidas românticas. Informativo e importante para entender um pouco mais do Oriente Médio. Colher de café pra ele, Caio!
Ronaldo
-28/06/2012 às 9:27
Bom dia, Caio, shalom.
Com ou seu dependência dos EUA do petróleo de lá, com ou sem aiatolás, com ou sem antiamericanismo, o Oriente Médio sempre será um lugar estratégico e, por isso, com tendências a turbulências e interferências externas, nem que seja simplesmente por sua localização geográfica, cujo próprio topônimo já indica, crucial dentro da geopolítica. Até no jogo de tabuleiro War o Oriente Médio dá trbalho!
Sem duvida, Ronaldo, abs, Caio
João Silva
-28/06/2012 às 9:25
Já hoje a dependência energética americana do Oriente Médio é de menos de 20 % de sua demanda. A presença dos EUA no Oriente Médio deve-se, não tanto à sua demanda energética, mas para que eles mantenham controle sobre o fluxo mundial de petróleo e seu preço. Daí decorre sua importância geopolítica. Abdicar ou, mesmo, reduzir sua atuação no Oriente Médio significaria abrir mão de parte de seu papel geopolítico. Não creio nesse cenário. Se os EUA perderem poder no Oriente Médio não será de própria iniciativa. (Fonte: http://infopetro.wordpress.com/2012/01/30/a-independencia-energetica-americana/)
Bom comentario, caro Joao, e nao se esqueca que a estabilidade de aliados como a Arabia Saudita é essencial para os interesses geopoliticos e geoeconomicos dos EUA, abs, Caio
amauri
-28/06/2012 às 9:00
Caio, tambem ouço e leio aqui no interior de SP, que estas explorações ainda não se iniciaram por causa de leis ambientalistas. Procede? abs
Amauri, os ambientalistas estao decepcionados com a politica na area do Obama, que acelerou exploracao em areas do Artico e em outras regioes, abs, Caio
Fabio
-28/06/2012 às 8:51
Os chineses que policiem o golfo Pérsico. O problema passa a ser deles. E então vamos ver quem é imperialista.
Defensor de Israel
-28/06/2012 às 8:45
Olá, Caio, o problema é que em 2035,o Irã já poderá ter suas bombas. Estaremos sempre prestando atenção no Oriente Médio, sempre preocupados.
Meu caro,fui claro no texto que não haverá uma retirada em larga escala dos EUA da região, abs, Caio
Pedro I.
-28/06/2012 às 8:19
Arthur:
Este vice-presidente é um jumento. Mas já vi coisa pior. Tem um video no YouTube onde um “intelectual” pro do governo Iraniano (um oximoro) diz que Tom & Jerry é um complô judeu, onde os judeus (rato) sacaneiam o gato o tempo inteiro. Não acredita? Olha só: http://www.youtube.com/watch?v=40VFcJTIduw
amauri
-28/06/2012 às 7:44
Bom dia Caio!
É verdade ou mito que os EUA possuem uma enorme reserva de petróleo?abs
Oi Amauri,ha muito potencial de exploracao, mas gas de xisto parece ser muito promissor, abs, Caio
Arthur
-28/06/2012 às 7:00
Caio, enquanto a China comprar petróleo iraniano, os aiatolás nucleares serão carga pesada para os americanos. E fazendo discurso anti-semita como o feito esta semana pelo vice-presidente.
Correto, Arthur, abs, Caio