Blogs e Colunistas

09/02/2012

às 6:00 \ Crise nuclear, Irã, Israel, Oriente Médio, Síria

Curtas & Finas (Síria & Irã)

Amigão e amiguinho - Foto Atta Kenare/AFP

Israel vai atacar ou não o Irã? Deve ou não atacar? São dilemas estratégicos com ramificações globais. Há momentos em que uma decisão parece iminente. Em outros, parece cortina de fumaça ou realmente o dilema está sendo negociado em público por vários atores, dentro e fora de Israel. Uma medida didática dos prós e contras está neste texto da National Public Radio, nos EUA, da qual sou um viciado ouvinte e leitor.

Outro texto importante foi publicado na quarta-feira no New York Times. O autor é Efraim Halevy, ex-diretor do Mossad. uma das vozes, como outras na comunidade de inteligência e nos meios militares, advertindo contra um ataque às instalações nucleares iranianas, que parece ter como advogados mais estridentes o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Ehud Barak. Há a impressão também que o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad está pedindo este ataque, além do infame aiatolá Khamenei, aquele que considera Israel um tumor cancerígeno.
Halevy pega uma terceira via interessante (as outras são pressões/sanções e ataque militar) neste texto com o título “O Calcanhar de Aquiles do Irã”. É a Síria. O ex-chefe do Mossad escreve que o debate público nos EUA e Israel parece estar “focado obssessivamente” se deve haver um ataque contra o Irã para deter suas ambições nuclelares. Ele lamenta que não haja a devida atenção para os eventos na Siria (discordo, existe a devida atenção), na medida em que a queda de Bashar Assad pode significar um desastre estratégico para o Irã.
No tabuleiro regional, a queda do peão Assad (o único país aliado do Irã nas vizinhanças) privaria o regime de Teerã de acesso a seus asseclas do Hezbollah (Líbano) e Hamas (Gaza), além de abalar ainda mais o poder e prestígio dos aiatolás dentro e fora de casa. Halevy não tem dúvidas que a queda de Assad “seria uma opção mais segura e compensadora do que a opção militar”.
Obviamente existem as ressalvas: não adianta Assad cair, mas a presença iraniana no Síria sobreviver a esta queda. E Halevy lembra que seria preciso convencer russos e chineses a puxarem o tapete de Assad. Seriam necessários também desdobramentos domésticos (no Irã). Como diz Halevy, “o povo precisa se levantar novamente contra o regime que inflinge tanta dor e sofrimento”.
No cenário mais otimista de Halevy, uma hemorragia na Teerã pós-Assad poderia levar  os iranianos a suspenderem suas ambições nucleares. Muitos verbos no tempo condicional. Mas se estivessem lendos juntos este artigo, está aí um dia em que Netanyahu, Ahmadinejad e Assad concordariam em discordar de alguma coisa.
***
Colher de chá (erva doce) para a fiel e vigilante leitora Betty (dia 9, 10:59), azeda comigo, pois eu disse que Netanyahu, Ahmadinejad e Assad concordariam com alguma coisa. Obviamente, eu jamais trataria a trinca de forma equivalente. Creio que a Betty extrapolou, mas estou aqui para ser cobrado.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

115 Comentários

  1. luis renato

    -

    16/02/2012 às 2:24

    Caro caio , vamos ficar por aqui . Falamos após o próximo holocausto se ainda estivermos por aqui . Obrigado. ( esta gente você e teus ancestrais conhecem muito bem e de longa data )

  2. luis renato

    -

    15/02/2012 às 3:05

    Caro Caio. Essa gente não merece consideração ou respeito . São verdadeiras bestas humanas que usam todos os métodos de violência em nome do seu deus. Patrocinam o terrorismo internacional sem dó nem piedade das vítimas civis . Tudo em nome de seu deus do ódio e da discórdia. Os atos de terror em Israel e nos EUA comprovam que dessa gente não se pode esperar compaixão. Temos que trata-los na mesma moeda e que Deus nos ajude . ( quanto as minhas manifestações anteriores peço minhas desculpas , as vezes minha indignação supera minha racionalidade politicamente correta. )
    Caro Luis, quem é “esta gente”? Abs, Caio

  3. Felipe Goltz

    -

    12/02/2012 às 15:01

    “O Putin escreveu um artigo que saiu publicado no Estadão sobre democracia.
    E semana que vem? sobre corrupcao? Hehehe, abs,Caio”

    >>>> Sim, eu já tinha lido este artigo na imprensa deles, bem antes de o Estadão publicá-lo. Bem escrito por sinal. Apenas respondendo a provocação do Caio, digo que a corrupção na Rússia não é apenas um problema de falta de controle estatal ou maior repressão. Na época de Stalin, conta-se, o grau de corrupção oficial era zero. Quem se arriscasse sequer a chegar atrasado no trabalho poderia ser condenado ao Gulag. É sério. Está no livro do Simon Sebag Montefiore sobre Stalin. Mas eu pergunto: e aí? Que maravilha deveria ser viver naquela época, né? Corrupção zero, vadios em campos de trabalho forçados, mão de ferro sobre os Sarneys russos, etc e mais etc. A corrupção, não só na Rússia mas no Leste Europeu inteiro, é algo praticamente cultural, assim como é o tal jeitinho brasileiro e a Lei de Gérson, que são sim formas desbragadas de corrupção em uma Suécia ou uma Noruega da vida, mas que lenientemente não são vistas desta forma no Brasil. Pelo contrário. Muitos encaram este modus vivendi como prova de malandragem e inteligência. Vladimir Putin sozinho não poderia, e não poderá, acabar com a corrupção na Rússia, muito menos a oposição russa que tanto o critica. Esta, que deitou e rolou na era Ieltsin, agora prega a moral das calcinhas: “séria”, “democrática”, “ocidentalizada”, “anti-corrupção”, “moralista”, “isso e aquilo”. Tudo com aspas mesmo. Até parecem um certo partido no Brasil que prometia acabar com tudo isto que está aí se chegassem ao poder…

  4. maisvalia

    -

    11/02/2012 às 20:32

    Caio, olhe o título: Uma democracia honesta
    VLADIMIR PUTIN, THE WASHINGTON POST, É PREMIÊ RUSSO, CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO PAÍS – O Estado de S.Paulo
    …Temos de criar um sistema político no qual seja possível – e necessário – manter a honestidade. Aquele que apresentar uma proposta ou programa deve ser responsável o suficiente para se encarregar da sua aplicação. Aqueles que elegem representantes que tomarão decisões em seu nome devem compreender em quem estão votando e qual o significado do seu voto.

    Enquanto forma de governo definida pelo povo, a democracia não pode se limitar a um simples procedimento eleitoral de votação. Na minha opinião, a democracia é o direito fundamental do povo de eleger seu governo e de influenciá-lo continuamente, afetando também o processo de tomada de decisões. Nesse sentido, proponho a introdução de uma regra prevendo a análise parlamentar obrigatória de todas as iniciativas legislativas que contenham mais de 100 mil assinaturas de apoio na internet – há prática semelhante na Grã-Bretanha…
    EU ACHO QUE ELE NÃO VAI PRECISAR ESCREVER OUTRO, HEHEHEHE
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,uma-democracia-honesta-,834214,0.htm

    A democracia com base na internet deve ser integrada ao desenvolvimento geral das instituições, especialmente nos níveis municipal e regional, criando sucessivos referendos. O autogoverno local é uma escola de responsabilidade civil. Hoje, num novo estágio de nosso desenvolvimento, estamos reintroduzindo a eleição direta dos governadores.

    Os comentários a respeito da corrupção na Rússia são lugar-comum. Em nossa história, houve tentativas de freá-la por meio da repressão. É claro que o combate ao suborno depende de medidas repressivas, mas o problema é muito mais profundo. Trata-se de uma decorrência da falta de transparência nas agências do governo, da dificuldade que a sociedade encontra para cobrar dessas agências uma conduta responsável e da débil motivação dos servidores públicos. Na minha opinião, enfrentamos grandes dificuldades nesse aspecto.

  5. maisvalia

    -

    11/02/2012 às 12:50

    Felipe Goltz
    O Putin escreveu um artigo que saiu publicado no Estadão sobre democracia.
    E semana que vem? sobre corrupcao? Hehehe, abs,Caio

  6. luis renato

    -

    11/02/2012 às 4:10

    Nao publicavel devido a mensagem de odio contra os muçulmanos e o povo iraniano. Caio

  7. luis renato

    -

    11/02/2012 às 3:54

    Os loucos radicais do irãn falaram em varrer israel do mapa. Varrer um país do mapa só com uma bomba atômica. E os ditos estrategistas, ingênuos, ainda estão em dúvida das intenções desses loucos. Ou liquida a fatura agora ou chorarão um novo holocauto . Israel, a janela esta se fechando.

  8. Rodrigo Messias

    -

    10/02/2012 às 21:59

    Acredito que Israel deve atacar as instalações nucleares do Irã o mais rápido possível. O presidente iraniano já deixou clara suas intenções de destruir Israel assim que conseguir uma oportunidade, é óbvio que Israel não permitirá.
    No site de notícias IRNA, sempre tem alguma informação relacionada a vinda do Deus deles e que após essa chegada haverá paz no mundo, mas para isso acontecer será necessário que o mundo se torne um caos, e por este motivo o Irã não medirá esforços nas provocações com escopo que a paz seja tirada do planeta para que o deus deles apareça. Já a bíblia nos narra uma uma versão diferente das profecias, que esse deus aguardado pelo Irã é o anticristo.

  9. Alexandre

    -

    10/02/2012 às 20:58

    Infelizmente desconfio muito da eficácia de um ataque israelense ao irã,as instalações nucleares são subterrâneas e bem protegidas e se confiasse no êxito do ataque netaniahu já teria atacado.As sanções não vão funcionar,simplesmente pq os aiatolás estão dispostos a sacrificar o povo e a economia em prol de sua ambição atômica,elas se baseiam numa premissa de racionalidade q não se aplica a teocracia.

  10. Thiago2

    -

    10/02/2012 às 16:42

    Se a bomba iraniana for realmente algo real, que esta sendo construida, um ataque de Israel vai sair logo logo, infelizmente ou feliz, sei la! abs.

  11. Juca

    -

    10/02/2012 às 16:31

    Tudo bem. O Assad deixa o governo por uma forma qualquer, mas o Irã produz meia dúzia de traques atômicos.
    e aí, como é que fica????

  12. luis renato

    -

    10/02/2012 às 15:22

    Depois da bomba pronta não adianta chorar. Esses loucos radicais vão querer levar a humanidade pro paraiso , e vão começar por israel.Acorda israel , acorda comunidade internacional do bem!

  13. Carmem

    -

    10/02/2012 às 15:00

    >>>> Ah, não? http://rt.com/news/britain-qatar-troops-syria-893/
    .
    Eu me referia ao inicio da primavera árabe de forma geral, foi combustão espontânea.. Esse link q vc postou é desdobramento, depois do envolvimento de todos os suspeitos habituais.
    .
    Quanto a Rússia estar sendo sensata, acho q o banho de sangue q já esta acontecendo não promete boas notícias para Síria num futuro próximo, seja qual for o plano russo para o Assad.

  14. Thomas Hobbes

    -

    10/02/2012 às 14:38

    Israel ainda não atacou o Irã!?

    Sai da sinagoga, rapaz, e vai logo fazer o teu trabalho, vai!!!

  15. Felipe Goltz

    -

    10/02/2012 às 13:13

    Corrigindo:
    E também caso os russos tenham sucesso em convencer Assad a partir para o exílio, NADA GARANTE que seus interesses fiquem assegurados

  16. Felipe Goltz

    -

    10/02/2012 às 13:00

    “F. Goltz , eu nao descrevo textos enormes tirados nao sei de onde mas tambem escrevo comentarios baseados em fatos, com informacoes de varias fontes e ter que te elaborar que o Putin nao e muito diferente de Assad e uma questao de opiniao”

    >>> Karen, você tem todo o direito de expressar a sua opinião. Mas a sua opinião sobre Putin é “very commomplace”, cliché, entende? Desculpe a sinceridade, mas um cliché não é uma poderação séria sobre um assunto, mas apenas um comentário. Geralmente raso. Procuro sempre evitar ao máximo as trolhas, e quase sempre consigo, mas se você não gosta daquilo que escrevo, é simples: não leia. Punto. Basta. Não precisa fazer pouco caso da minha contribuição neste espaço, certo?
    Apenas para te mostrar como este assunto é intricado, procure assistir no Youtube o documentário lançado no começo deste ano pela BBC “Putin, Russia and the West”. É um pouco longo, cada episódio tem uns 50 minutos, mas vale muito a pena.
    Abs

  17. Felipe Goltz

    -

    10/02/2012 às 12:47

    “Ninguém previu q aconteceria, ninguém insuflou os rebeldes”

    >>>> Ah, não? http://rt.com/news/britain-qatar-troops-syria-893/

    “a Rússia acha que pode fazer valer seus interesses apoiando um governo que como vc mesmo colocou, vai cair de um jeito ou de outro”

    >>>> A Rússia, gostem ou não gostam, está tendo a posição mais sensata em relação à questão síria. Enquanto o Ocidente trata Assad como mero bandido ( se ele é ou não são outros quinhentos ), se recusando a negociar com ele e retirando seus embaixadores de Damasco, Moscou usa seu canal de comunicação com o reigme sírio para convencer Assad a entregar o poder a seu vice, Farouq Al Sharaa, que é sunita, mas não anti-alauíta. Não digo que isto vá normalizar por inteiro a situação, na verdade o barril de pólvora já explodiu, mas a realidade menos dolorosa e que possibilitaria um menor nível de violência a médio-longo prazo. E também caso os russos tenham sucesso em convencer Assad a partir para o exílio, seus interesses fiquem assegurados. Pode dar tudo errado para eles com um novo governo sírio. Incertezas, minha cara, muitas incertezas.
    Abs

  18. Felipe Goltz

    -

    10/02/2012 às 12:29

    “Felipe, argumentacao corretíssima. Em Homs, nao por acaso, há registros de seqüestros de alauítas. Sei de um idoso que foi seqüestrado, maltratado, libertado e finalmente hospitalizado.”

    >>>> Obrigado, Anouk. Fico aliviado em não estar sozinho na trincheira, hehehe. Falando sério, isto que você descreveu será apenas o começo, infelizmente. Não consigo, sinceramente, vislumbrar outra coisa para aquela região. Abs

  19. Felipe Goltz

    -

    10/02/2012 às 12:25

    “se o povo tiver pao na mesa e suficiente, deixa os tiranos no poder ja que aspiracoes de escolher (de verdade) seus governos e so sonho de classe media”

    >>>> Entre ter pão na mesa + estabilidade e sonhos de democracia + guerra + instabilidade, prefiro a primeira opção. Vai começar a gritaria em 5 4 3 2 1…

  20. Pedro Innecco

    -

    10/02/2012 às 10:19

  21. Pedro Innecco

    -

    10/02/2012 às 9:45

    Caio:
    Exatamente! The enemy of my… my… ehm, who are our enemy? US and A? Yes! Then the enemy of US and A is my friend. High Fiiiive!

  22. Anouk

    -

    10/02/2012 às 9:41

    “A minha dúvida é apenas o modo como se dará a saída dele: irá para o exílio dourado nos Emirados Árabes ou será linchado como Muammar Kaddafi. Se for da primeira forma, a transição de poder será um pouco menos violenta. Se for da segunda, a minoria alauíta terá de ser exterminada para se calar. Como isto é impossível, a Síria se arrastará, tempo verbal futuro mesmo, para um longo e penoso conflito, estilo Líbano anos 80. Ou seja, péssimo.”
    ****
    Felipe, argumentacao corretíssima. Em Homs, nao por acaso, há registros de seqüestros de alauítas. Sei de um idoso que foi seqüestrado, maltratado, libertado e finalmente hospitalizado.

  23. Carmem

    -

    10/02/2012 às 9:13

    “Sem ironias, mas você e outros esperavam o quê após a queda – e vergonhoso linchamento público – de Muammar Kaddafi? Sorrisos e pétalas de rosas?”
    .
    A questão não é achar que seria uma maravilha a Líbia pós-Kadafi, mas a reconstrução seria mais rápida e menos penosa se o Kadafi tivesse caído mais rápido. Ninguém tinha o controle disso.
    .
    Tb acho que o ocidente esta correndo atrás do prejuízo nesse cenário da primavera árabe. Ninguém previu q aconteceria, ninguém insuflou os rebeldes, a coisa aconteceu. É claro q cada país vai reagir de acordo com seus interesses na região, mas enquanto os EUA e aliados parecem perceber que esse é um movimento legítimo de populações insatisfeitas e portanto procuram se acomodar dentro da nova realidade, a Rússia acha que pode fazer valer seus interesses apoiando um governo que como vc mesmo colocou, vai cair de um jeito ou de outro. E quanto mais tempo levar para isso acontecer, pior será o day after, como se vê na Líbia.
    abs
    Very good? Abs, Caio

  24. Pedro Innecco

    -

    10/02/2012 às 9:10

    Esses tupiniquins que aparecem por aqui defendendo o Irã se esquecem que o Brasil não tem NADA a ver com o Irã, e que qualquer relacionamento entre o Brasil e a República Islãmica é, como muito, um mal nescessário.
    .
    Um país fundamentailsta como o Irã, com o seu histórico de violações dos direitos humanos, negação do holocausto e tratamento das mulheres é totalmente imcompatível com os valores Brasileiros. O Brasil é de certa forma um país muito liberal e, portanto, uma afronta aos valores que o Aiatolá Komininguém quer impor sobre tudo e todos.
    Yes, mas é o de sempre, para muita gente se Plutao fosse antiamericano e antiIsrael, viva Plutao, o melhor planeta do sistema solar, abs, Caio

  25. Henrique Q.

    -

    10/02/2012 às 3:44

    Creio que o status de “especialista” que Halevy tem cravado na testa é equilibrado quando do outro lado está Ehud Barak. Este entende de guerra e de black ops.
    Israel tem de repensar diariamente se quer ser como Chamberlain na 2ª Guerra, porém, à diferença do Reino Unido, não há um mar que separe Israel de sua nova ameaça.
    A postura política tem de ser assim, aliás, tenho certeza que os planos de ataque e todas as coordenadas estão prontas, faltando apenas a cobertura diplomática.
    Aí mora a dificuldade: com a França em eleições (Sarkozy só ganha se for pro 2º turno), Obama que pediu para que não houvesse ataque…
    Aliás, creio que por conta desse tema e da solicitação da Palestina para se tornar Estado-membro da ONU, azedou a relação destes líderes com Netanyahu.
    Esperemos… Creio que a questão não é se, mas, QUANDO!
    Acho que será após as eleições francesas e em pleno débâcle da Síria.
    Doutrina Begin!

  26. paulo

    -

    10/02/2012 às 1:50

    Se quiserem saber mais detalhes sobre geopolítica do petróleo, especialmente sobre Irã e demais desmandos americanos, leiam com atenção o site navalbrasil.com que é muito bom e gratuito!!

  27. paulo

    -

    10/02/2012 às 1:48

    Esse povo não estuda geopolítica! Senhores, a Rússia e a China, vetaram a ‘invasão’ da Síria pelos EUA, porque o intuito acercar-se do Irã é deixá-lo mais fraco, sem o apoio do Hezbolah; a partir daí, a invasão do Irã fica mais fácil! Então a Rússia, já irritada de ter os escudos de mísseis dos EUA na Turquia, ficaria muito mais exposta militarmente, da mesma fora que a China, visto que os EUA fariam do Irã sua colônia, como o Iraque e Líbia, amealhando seu petróleo!! Estudem senhores, não caiam na conversa fiada da mídia!!

  28. RICK

    -

    10/02/2012 às 1:02

    PARA o nosso amiginho Caio só um lado e ruim o outro USA ,IRAEL são bonzinho !
    Seu portugues não é muito bonzinho, amiguinho. Caio

  29. Karen

    -

    10/02/2012 às 0:34

    F. Goltz , eu nao descrevo textos enormes tirados nao sei de onde mas tambem escrevo comentarios baseados em fatos, com informacoes de varias fontes e ter que te elaborar que o Putin nao e muito diferente de Assad e uma questao de opiniao. E a sua, pelo seus comentarios abaixo, mostram que se o povo tiver pao na mesa e suficiente, deixa os tiranos no poder ja que aspiracoes de escolher (de verdade) seus governos e so sonho de classe media. E olha quem e contra a intervencao na Siria, a China e a Russia…que surpresa! Talvez similaridades no jeito de governar os unem mas os russos estao no limite com o autocrata.
    Voltando ao topico, Israel deveria fazer como na Guerra dos Seis Dias, primeiro destroi os arsenais que podem ataca-los (neste caso os misseis ) e depois ataca as usinas nucleares mas parece que o problema e que nao sabem onde estao todas ou a profundidade. Outro porem e a morale dos israelenses, apos o desfecho nao tao favoravel do conflito com o Libano em 2006 acho que a confidencia de ataque contra os inimigos diminuiu (apesar de nao duvidar que possam revive-la, ja fizeram varias vezes em situacoes diversas). E uma situacao delicadissima e qualquer que seja a decisao, de atacar ou nao o Ira, vai afetar a todos nos e muitos aqui a nivel pessoal devida a ligacao a Israel. Boa noite.

  30. paulo

    -

    09/02/2012 às 23:43

    Quero ver quem é o macho no Oriente Médio, que se atreve a atacar o Irã e ter em cima de si, uma chuva de 150 mil mísseis… um verdadeiro apocalipse, fogo dos céus; digo do Oriente Médio, pq o Ocidente (EUA) já botaram o galho dentro, sairão na pior com seus aliados da região se ferrando!
    Quanto ao fato de Israel atacar ou não, é tudo babaquice, pois desde 1999, dizem a mesma ladainha: Irã está próximo de ter a bomba!”

  31. Henrique

    -

    09/02/2012 às 23:34

    Pois é. Nesse caso da Síria, o grande problema é essa de que “russos e chineses não querem embarcar na mesma onda”…Pô, como assim não querem? Se eles não servem nem pra apoiar sanções justíssimas contra um governo que vem promovendo barbáries contra inocentes? Interesses geopolíticos e econômicos na frente da morte de centenas de pessoas inocentes?? Isso dá uma medida de como vivemos tempos obscuros. Russos e chineses honestos e decorosos devem ter vergonha dos seus governos. E o pior é que estamos falando de dois dos maiores pesos pesados da configuração geopolítica atual…Boa noite, Caio.
    Yes, Henrique, boa noite, abs, Caio

  32. Henrique

    -

    09/02/2012 às 23:04

    Acho que a ONU não está sendo coerente com o que houve na Líbia, Caio. Lá, foi formada uma frente ocidental com o aval da instituição para dar guarida a rebeldes contra o governo de Kadafi – o mérito da medida, creio, foi questionável, pois o que houve foi a ONU tomando parte de um dos lados de uma guerra civil. Se uma organização age assim num país, deveria agir assim no outro. Ora, o que está havendo na Síria, a exemplo do que houve na Líbia, é uma guerra civil. Fica meio clara essa falta de critério e arbitrariedade da ONU. E me refiro basicamente à ONU – os países ocidentais, ao que parece, não irão se dispor, num prazo tão curto, a se meter em nova incursão militar numa Síria cujas forças governistas são muito mais armadas e articuladas do que na Líbia. O problema é o que o Irã conseguirá junto a Assad nesse meio tempo, como bem observou o articulista do NYT.
    Caro Henrique, na verdade a guerra civil na Libia foi posterior a intervencao militar externa. Esta intervencao primeiro impediu que a oposicao que ainda nao estava militarizada sobrevivesse e ai se miltarizasse e lutasse com apoio da Otan. No caso da Siria, antes de mais nada ,russos e chineses nao querem embarcar na mesma onda e por esta razao vetam qualquer coisa na ONU, logo se houver alguma acao sera atraves de paises arabes e Turquia, com um papel mais discreto de paises ocidentais como suprimento de armas. Estou apenas especulando, a coisa pode nao acontecer ou pode ser muito maior, incertezas, meu caro, incertezas, abs, Caio

  33. icaro sem penas

    -

    09/02/2012 às 22:15

    Israel, Caio, caríssimo, irá atacar quando se esgotarem todas opções. Por duas razões: 1- Israel acredita no Irã. 2- melhor o pior cenário possível do que nenhum cenário físico ou humano.
    Convido. gentilmente, meus companheiros de comentários a dar uma olhada no youtube em alguns testes nucleares. É bom refrescar a memória sobre do que exatamente estamos falando aqui.
    Hiroshima tinha 15 kilotons seja o que seja isso.
    Alguns anos depois as bombas já tinham 100, 150, 300 kilotons.
    URSS e USA chegaram a fazer bombas com 9.000 kilotons. E maiores ainda.
    Muitas guerras, tensões, crises entre as super potencias, mas nenhuma delas foi usada. USA e URSS não eram nações- bomba á procura do martírio. Continuam não sendo.
    Melhor parar o Irã antes que seja tarde.
    abs

  34. anonymous

    -

    09/02/2012 às 22:04

    O povo perdeu todos os benefícios e empregos que tinham durante o governo de Kadafi.O mesmo poderá acontecer na Síria.Por esta razão, a maioria do país não quer esta intervenção.Eu estou lendo uma história do império inglês e, na conquista do país hindu,milhares de centenas de mercenários conquistaram a Índia.Depois,utilizaram os hindus para conquistar a África.E,depois, trataram de montar um ataque, no século XIX, para conquistar a América Latina,onde fracassaram.Quando o Exército Sírio Livre começou a sequestrar pessoas, os alawitas também passaram a sequestrar, para ter o que negociar e conseguir libertar soldados presos pelas milícias.Nem sempre dá certo,e muitos que não foram “trocados” apareceram mortos em Khalidiya como diz fontes cristãs sírias confiáveis.e sabemos que estimular conflitos sectários é repetir a história do antigo congo belga.e cada vez que a síria faz boas jogadas antecipando-se ao confronto,maior é a chance de cair ditaduras do egito/jordânia.
    Tenho cerebro lento ou esta gente que faz propaganda do Assad é muito confusa. Caio

  35. Felipe Goltz

    -

    09/02/2012 às 22:00

    “Foi ironia mesmo. Eu não acho q vc apoie a carnificina desses ditadores”
    >>>> Ufa! Achei que teria escrever um tratado para provar meu desagravo com Assads e famílias reais árabes da vida

    “mas não acho q vc tenha bons argumentos contra a intervenção”
    >>>> Caso considerem meus argumentos bons, ruins, excelentes ou péssimos, fica a critério do freguês. O que ninguém pode dizer é que eles sejam desprovidos de lógica ou faltem com a verdade.

    “Ninguém poderia antecipar q o bombardeio iria ser tão extenso e tão longo.”

    >>>> Ninguém virgula! Quem são os incautos que estão chocados, chocados, chocados com o desenrolar da “operação humanitária” lançada pela OTAN na Líbia? Sem ironias, mas você e outros esperavam o quê após a queda – e vergonhoso linchamento público – de Muammar Kaddafi? Sorrisos e pétalas de rosas? Mas espere um pouco mais. Isto não será nada em comparação ao que ocorrerá na Síria, após Assad ser apeado do poder: violência e barbárie em seu zênite.

    “Eu nem acho que a OTAN vá fazer alguma coisa nesse caso, mas acho q qq solução passa pela destituição do Assad.”

    >>>> Apesar do veto sino-russo, nada impede que a OTAN repita na Síria a mesma marotagem cometida na Líbia. A questão principal não é a manutenção de Assad no poder. Ele já era. Está fazendo hora-extra em Damasco. A minha dúvida é apenas o modo como se dará a saída dele: irá para o exílio dourado nos Emirados Árabes ou será linchado como Muammar Kaddafi. Se for da primeira forma, a transição de poder será um pouco menos violenta. Se for da segunda, a minoria alauíta terá de ser exterminada para se calar. Como isto é impossível, a Síria se arrastará, tempo verbal futuro mesmo, para um longo e penoso conflito, estilo Líbano anos 80. Ou seja, péssimo.
    Caro Felipe, voce deu um bom exemplo: claro que ha fundamentalistas islamicos na Siria, como na Libia, mas a oposicao se militarizou em funcao da incapacidade do ditador para sacar que a festa acabara. O ditador radicaliza, a oposicao radicaliza e temos inclusive barbarie como na Libia. Se o Kadafi tivesse caido fora antes, como se acenara, o desfecho poderia ter sido menos barbaro. O Assad tambem poderia ter feito isto, parece tarde, o que voce chama de marotagem ocidental é na verdade consequencia da mentalidade de bunker de um ditador. O contexto é outro, mas a intervencao humanitaria, sim teve componentes humanitarios alem de outros, na Libia aconteceu depois que se ensaiava algo dantesco em Bengazi (claro que nunca saberemos se isto teria acontecido. Nao sei se o mesmo acontecera em Homs, mas quem montou o cenario em Homs foi o Assad. A oposicao se militarizou em parte porque soldados desertaram pois nao queriam participar do puro assassinato de civis. Abs, Caio

  36. icaro sem penas

    -

    09/02/2012 às 21:26

    Assad cai = Irã acelerando a bomba.
    Assad no poder = Irã acelerando a bomba.
    Ronmey no poder na Síria = Irã acelerando a bomba.
    o grande irmão olha uma montanha de cadáveres e exclama encantado ” ora, pessoal, é apenas uma rara espécie de piramide ”
    Caro, faltou Israel na equação, abs, Caio

  37. o grande irmão te olha

    -

    09/02/2012 às 20:01

    mas esqueceram que o diário dos observadores na síria foi aprovado,não foi nada crítico a síria e vazou na INTERNET.Imaginem se Homs fosse cidade do Texas e alguma liderança local decidisse mudar o regime de Washington!Sem qualquer investigação, a França declarou que teria havido “um massacre” em Homs, “crime contra a humanidade”. Alguma coisa semelhante, talvez, ao que a França fez várias vezes na guerra da Argélia?Nenhum canal de notícias mostrou bombardeios ou cadáveres ou gente ferida (…) só homens despidos ou vestindo só cuecas, e lavados para serem enterrados, com mãos e pés atados, e com sinal de tiro de execução na cabeça segundo o jornalista Nir Rosen.
    Grande irmao que me olha, cara de pau ter como fonte Nir Rosen. Caio

    Wednesday, February 16, 2011

    While the world reels in shock over CBS reporter Lara Logan’s sexual assault in Egypt, another American journalist is causing a different kind of outrage, calling Logan a “warmonger” who was simply trying to outdo Anderson Cooper.

    Nir Rosen, an NYU fellow who has extensively covered the Iraq War, made the insensitive remarks during a Twitter rant on Tuesday. He has since resigned from the university’s Center on Law and Security.

  38. Carmem

    -

    09/02/2012 às 19:34

    >> Carmen, você está de gozação, né?
    .
    Foi ironia mesmo. Eu não acho q vc apoie a carnificina desses ditadores, mas não acho q vc tenha bons argumentos contra a intervenção. A reportagem q vc copiou mostra vários organismos, entre eles a própria ONU e diversas Ongs fazendo o q podem para ajudar a população civil líbia, tem recursos de menos e gente demais. Ninguém poderia antecipar q o bombardeio iria ser tão extenso e tão longo.
    Mas quais eram as alternativas? Vc sugeriu q se levasse em conta a tragédia dos refugiados líbios quando se pensasse em intervir na Síria. Ok, mas o q estamos vendo na Síria? 7000 mortos (pelo regime) and counting (isso sem contar o q Assad pai matou).
    Eu nem acho que a OTAN vá fazer alguma coisa nesse caso, mas acho q qq solução passa pela destituição do Assad.
    abs
    Yes, abs, Caio

  39. Felipe Goltz

    -

    09/02/2012 às 19:04

    “Mas qual é o plano? Deixar russos e chineses negociarem uma transição com estes ditadores?”

    >>> Plano, plano, eu não tenho. Até porque, mesmo que o tivesse, duvido que algum figurão ou uma cadeia de notícias importante qualquer viria até mim para conhecê-lo. Mas seria bom que vocês todos aí, defensores das bombas da OTAN em terra alheia, lessem outras opiniões também, como isto aqui, por exemplo: http://marknesop.wordpress.com/2012/02/08/the-regime-change-special-derailed-by-travesty/

  40. Felipe Goltz

    -

    09/02/2012 às 18:50

    “infelizmente nao poderei continuar o debate por algumas horas, nao estou fugindo de voce, mas do computador”

    >>> Acho que você imitando o Muammar Kaddafi em seus últimos dias, hehehe
    Well, ao contrario do Kadafi, reapareci, hehehe, abs, Caio

  41. Vera

    -

    09/02/2012 às 18:19

    Bem Caio, pode até ser uma trolha, mas o post do maisvalia (16:14) é a mais pura realidade.

    Carlos Cezar… tá brincando que só agora percebeu que é minoria nessa lengalenga de Cisjordânia!!! Demorô hein!

    E Brasil 2022… Afff, que salada, quantos delírios… acho que sou muito sóbria p’ra entender seu palavrório (hehe).

    O Pedro está correto, o perigo de um Irã nuclear não é maior para Israel. Um Irã abastecendo seus cumparsas terroristas com material nuclear, o perigo é para o MUNDO. Deixemos de ser ingênuos!

    E p’ra mim, a preocupação ainda é a mesma: Toda essas regiões e suas primaveras parecem mais com barrís de pólvoras, explodem e não se sabe bem como vai ficar, mas dá p’ra imaginar o estrago que vem depois.
    Vera, sou cada vez mais adepto de curtas & finas, hehehe, abs, Caio

  42. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 17:42

    Oh, MV, eu já salvei teu post, não desgalha, não! Nem tentar apostar no mafioso Santorum! TU VAI PAGAR O PASTEL PRA NÓIS E PRONTO! mão de vaca!
    Ou melhor, a cada 10% de dirença …vale um pastel, será um rodízio de pastel, ou melhor pastéis, ahahahh sucks!

  43. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 17:41

    Os muçulmanos vivem muito bem na Arábia Saudita, segundo o GOP. Pode perguntar ao Gallup, Ibope etc…

  44. Magno Adão de Souza

    -

    09/02/2012 às 17:29

    O governo israelense não tem demonstrado o menor entusiasmo ante a perspectiva de queda iminente do ditador Bashar al-Assad, pois teme que sunitas fundamentalistas ascendam ao poder na Síria. Netanyahu e Lieberman claramente continuam a apostar na manutenção do status quo no Oriente Médio, pois preferem continuar a lidar com ditadores inimigos dotados de algum senso prático a se arriscarem a contribuir para o fortalecimento de grupos muçulmanos integristas naquela região.
    Caro Magno, creio que meu pequeno texto dá uma medida como existem dúvidas e divisoes em Israel sobre como se posicionar, abs, Caio

  45. jorji

    -

    09/02/2012 às 17:25

    “Limpeza étnica”, “purificação racial”, realmente a intervenção humanitaria é necessário e vital para que minorias possam sobreviver nesse mundo imundo. A curto e medio prazo eu não acredito em mudanças no Oriente Medio. Kadafi, Assad,, Sadam Husseim, regime Talibã, Mubarak, Aiatolás, Ahmadinejad, rei Saud, Ben Ali, etc, impressionante, ´sinceramente, será que aqueles povos merecem coisa melhor?

  46. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 17:10

    Carmem:
    “Acho q a ideia é resolver a questão Síria de maneira decente, ou seja, anulando a influência iraniana naquele país e então encarar um Irã q vai estar mais enfraquecido.”
    .
    Eu cheguei a dizer o mesmo faz umas tantas semanas, em uma coluna do CB anterior. Eu acho que a Síria será um preâmbulo sim.
    Pode ser, abs, Caio

  47. joão felipe

    -

    09/02/2012 às 17:09

    Israel não vai atacar o Irã agora. Netaneyahu vai esperar as eleições americanas e torcer por vitoria republicana. Se Obama for Reeleito, aí, talvez, no desespero ele parta para uma ação unilateral
    Caro Joao, na verdade, o raciocinio para um ataque é o contrario, agora, pois Obama estaria de maos atadas para colocar obstaculos, sem arriscar esperar o resultado eleitoral, abs, Caio

  48. Felipe Goltz

    -

    09/02/2012 às 17:03

    “Felipe, se a notícia tivesse sido a de que o Kadafi tinha massacrado mais de 7.000 vc estaria se sentindo melhor?”

    >> Carmen, você está de gozação, né? O ponto é que a troica de idiotas a que me referi está pouco se lixando para o destino das pessoas. Por que não vão ajudar a população civil da Líbia, que está em pandarecos? O ponto-chave destas intervenções passa longe do humanitarismo.

  49. Elvio

    -

    09/02/2012 às 17:00

    Caio,
    Vou confiar na sua palavra, mas tá com cara de relançamento de
    Mutt & Jeff.
    abs
    Elvio

  50. Felipe Goltz

    -

    09/02/2012 às 16:59

    “a limpeza etnica teria sido completada pelos servios de milosevic”

    >> Caio, sem querer me aprofundar nos Balcãs, senão a coisa vai longe, ninguém era santo naquele terreiro. As matanças eram indiscriminadas de – atenção – TODOS os lados. Como o Milosevic, que era um assassino, foi derrotado, todos os sérvios foram vilanizados naquele imbroglio. E a Al-Qaeda, que lutou com muitos operativos ao lado dos muçulmanos bósnios, ninguém fala nada. Por quê? É velha máxima: a história é contada pelos vencedores…
    Abs
    Por favor, Felipe, parece o Lavrov falando em Damasco que todo mundo na Siria mata,nao senhor, o regime Assad mata muito mais, é o estado matando. Milosevic matou muito mais, era o pior, nao faca esta equivalencia. Sorry, mas infelizmente nao poderei continuar o debate por algumas horas, nao estou fugindo de voce, mas do computador, hehehe abs, Caio

  51. caioblinder

    -

    09/02/2012 às 16:57

    Pessoal, peço perdão por dar pouca atenção hoje. E ainda por cima, por algumas horas não terei acesso a computador para liberar comentários. Um pouco de paciência. Abs, Caio

  52. advogado do diabo

    -

    09/02/2012 às 16:56

    Felipe, traduz o que você defende? Legal, você quer mandar para o diabo estes ditadores, ainda bem. Mas qual é o plano? Deixar russos e chineses negociarem uma transição com estes ditadores? Assim não dá.

  53. Carmem

    -

    09/02/2012 às 16:54

    “Sinceramente me incomoda esta argumento, well, putinesco, ou seja, melhor ficar com minha mao de ferro senao a coisa vai degringolar. É o contrario, é a mao de ferro que um dia gera a degringolada, pois sao sociedades incapazes de resolverem suas tensoes de outra forma, de forma civica ou democratica. abs, Caio”
    .
    Irretocável!!!
    abs

  54. joão felipe

    -

    09/02/2012 às 16:47

    Sinto saudades do Olmert. Ele tinha boas relações com a liga arabe (Inclusive disseram a ele que não se oporiam a um ataque ao Irã) com a Turquia e até com a Siria. mas os ataques do Hamas dearm a ele uma imagem de fraco, e veio o Netaneyahu estragar tudo pra agradar a base.

    P. S. Netaneyahu vai aos EUA mas eu acho que não vai se encontrar com o Obama. vai é tentar endossar os republicanos (tiro no escuro)

  55. Felipe Goltz

    -

    09/02/2012 às 16:41

    Caro Caio,
    Desculpe pela trolha, mas acho que foi importante embasar com uma notícia, e grave por sinal, a situação da Líbia atual, tão esquecida ultimamente. Para ficar claro: quero que Muammar Kaddafi, Bashar Assad, família Al-Saud e congêneres vão para o diabo que os carreguem. APENAS quero mostrar – e é uma pena que você ainda defenda a tal “intervenção humanitária” na Líbia e alhures – que este tipo de solução não resolve nada. Pelo contrário. Só agrava o que já está ruim. Não se trata de opinionismos baratos, mas fatos. Pior do que já ocorre na Líbia acontecerá na Síria, se a OTAN ignorar o veto de Rússia e China. É lógico que Bashar Assad é um ditador sanguinário mesmo para os elásticos padrões daquelas bandas, mas não dá para repetir o mesmo erro. Mas parece que o Ocidente ignora o óbvio ( http://rt.com/news/britain-qatar-troops-syria-893/ ), o que apenas vai aumentar a tenacidade de Assad de seguir atirando a esmo em terroristas, opositores, população civil, crianças, idosos, cães e gatos na Síria. É uma lástima que a troica de idiotas Bobama/Cameron/Sarkozy seja tão míope assim.
    Abs
    O contrario, caro Felipe, é a cumplicidade russo-chinesa que agrava a violencia. Como intervencao humanitaria nao resolve nada? Sem ela, a limpeza etnica teria sido completada pelos servios de milosevic, servos de Moscou. Veja os balcãs 20 anos depois, Abs, Caio

  56. Carmem

    -

    09/02/2012 às 16:36

    “Parabéns à troica de idiotas Obama/Cameron/Sarkozy, arautos da ética e dos direitos humanos do século XXI, pela ótima iniciativa de promover a tão propalada “intervenção humanitária” naquele país.”
    .
    Felipe, se a notícia tivesse sido a de que o Kadafi tinha massacrado mais de 7.000 vc estaria se sentindo melhor?
    abs
    Creio ser constrangedor se aferrar ao paradigma do status quo, que é um pavor. Entre outras coisas, gente como Mubarak, Kadafi e Assad cai de forma violenta e a transicao é esta coisa terrivel porque sao sociedades abrutalhadas onde a violencia sectaria foi incentivada, o civismo sufocado, a religiao explode apos ser reprimida pelo poder secular (aconteceu tambem na epoca do xa do Irã). Sinceramente me incomoda esta argumento, well, putinesco, ou seja, melhor ficar com minha mao de ferro senao a coisa vai degringolar. É o contrario, é a mao de ferro que um dia gera a degringolada, pois sao sociedades incapazes de resolverem suas tensoes de outra forma, de forma civica ou democratica. abs, Caio

  57. maisvalia

    -

    09/02/2012 às 16:29

    Companheiros, estou enrolado com outras coisas, mas tanto este comentario como o anterior do Felipe sao trolhas
    UMA PEQUENINA, QUE DÁ PARA LER NA DIAGONAL E ESTÁ MAIS PARA PIADA.
    VOCÊ ANDA MUITO SÉRIO!
    SERÁ O MEDO DE PAGAR O PASTEL COM CALDO DE CANA?
    Ok, ok, piada pode ser mais longa, mesmo trolha, otimo humor, Obama rules,hehehe, abs, Caio

  58. maisvalia

    -

    09/02/2012 às 16:14

    E-mail que circula na Inglaterra.

    Os muçulmanos não estão felizes

    · Eles não estão felizes em Gaza.

    · Eles não estão felizes na Cisjordânia.

    · Eles não estão felizes em Jerusalém ..

    · Eles não estão felizes em Israel.

    · Eles não estão felizes no Egito.

    · Eles não estão felizes na Líbia.

    · Eles não estão felizes na Argélia.

    · Eles não estão felizes em Tunis …

    · Eles não estão felizes em Marrocos.

    · Eles não estão felizes no Iêmen.

    · Eles não estão felizes no Iraque.

    · Eles não estão felizes no Afeganistão.

    · Eles não estão felizes na Síria.

    · Eles não estão felizes no Líbano.

    · Eles não estão felizes no Sudão.

    · Eles não estão felizes na Jordânia …

    · Eles não estão felizes no Irã.

    Onde os muçulmanos estão felizes?

    Eles estão felizes na Inglaterra.

    Eles estão felizes na França.

    Eles estão felizes na Itália.

    Eles estão felizes na Alemanha.

    Eles estão felizes na Suécia.

    Eles estão felizes na Holanda.

    Eles estão felizes na Dinamarca.

    Eles estão felizes na Bélgica.

    Eles estão felizes na Noruega.

    Eles estão felizes nos EUA.

    Eles estão felizes no Canadá.

    Eles estão felizes na Romenia.

    Eles estão felizes na Hungria.

    Eles estão felizes na Austrália.

    Eles estão felizes na Nova Zelândia.

    Eles estão felizes em qualquer outro país no mundo que não está sob um governo muçulmano.

    E quem eles culpam?

    · Não o Islam.
    · Não a liderança deles.
    · Não a si mesmos.

    Culpam os países onde estão vivendo livremente e bem.

    Isso é tão verdadeiro … A democracia é realmente boa para eles:

    Uma democracia em que eles podem viver confortavelmente, aproveitar a alta qualidade de vida que eles não construíram e nem trabalharam para ter.Na qual eles podem manter seus costumes, desobedecer às leis, explorar os serviços sociais, fazer paródias de nossa política e de nossos tribunais. Geralmente mordem a mão que os alimenta.

    A questão é contraditória, paradoxal ! Eles tentam trazer seu sistema de vida falido e querem transformar os países que os acolheram, no país que abandonaram em busca de uma vida melhor ….? Dá para entender???????????
    Companheiros, estou enrolado com outras coisas, mas tanto este comentario como o anterior do Felipe sao trolhas, deveriam ser evitadas, abs, Caio

  59. Felipe Goltz

    -

    09/02/2012 às 16:04

    “LÍBIA: 400 MIL REFUGIADOS EM UM MES GENEBRA – O pior cenário projetado pela ONU se confirma na Líbia e, apenas um mês depois a eclosão do conflito, mais de 400 mil refugiados deixaram o país em guerra. Apenas na fronteira com a Tunísia, acampamentos já abrigam mais de 160 mil pessoas. No lado egípcio da fronteira, a situação é ainda mais crítica, já que o governo do Cairo se recusa a aceitar a construção de campos de refugiados pela ONU no local.
    Por dia, cerca de 6 mil pessoas estariam deixando o país. O número chegou a cair para apenas 2 mil quando os ataques da coalizão começaram. Muitos tinham a esperança de que o ataque colocaria um fim rápido no governo de Muamar Kadafi. Mas não foi nada disso que ocorreu.
    No acampamento de Choucha, na Tunísia, 9 mil pessoas a mais pediram desde sexta-feira para receber a ajuda dada pela ONU e ongs.
    Uma parcela importante ainda tenta chegar até a Europa, cruzando o Mar Mediterrâneo. Muitos, porém, não completam a travessia. No fim de semana, 70 corpos de eritreus foram encontrados nas costas da Líbia, vítima provável de um naufrágio. Há dois dias, 400 líbios ainda « desapareceram » em alto mar depois de uma tempestade.
    Os que sobrevivem estão sendo obrigados a passar por centro de detenções na Europa. Kadafi, nas primeiras semanas no conflito, chegou a ameaçar « inundar » a Europa com imigrantes se os governos do continente continuassem a apoiar os rebeldes.
    Diante da dificuldade em escapar para o Norte, um fluxo de refugiados já começa a chegar no Chade, Niger e Sudão, na fronteira sul.
    Para lidar com o êxodo, a ONU e a Organização Mundial de Migrações fizeram um apelo de US$ 160 milhões. Mas nem 60% desse valor chegou até agora aos cofres das entidades.
    « Essa crise está longe de um fim. Temos de nos preparar para um longo processo e decisões difíceis », declarou o diretor da OIM, William Swing.”

    >> E aí Caio, ainda “somos todos líbios”? Parabéns à troica de idiotas Obama/Cameron/Sarkozy, arautos da ética e dos direitos humanos do século XXI, pela ótima iniciativa de promover a tão propalada “intervenção humanitária” naquele país. Espero que os leitores deste espaço que ainda defendem tal iniciativa para depor Assad na Síria ou, pior ainda, um ataque contra o Irã, acordem para os acontecimentos na Líbia. Líbia esta que sumiu do noticiário desde a execução de Muammar Kaddafi, como se tudo tivesse voltado ao normal.
    Sim, ainda somos todos libios (pelo conceito de direitos humanos e a favor de intervencao humanitaria) e somos todos sirios, pelo mesmo criterio. Cuidado, vai parecer que voce é muito camarada do status quo Kadafi, Assad, Saddam Hussein, e o resto do bando, abs, Caio

  60. Betty

    -

    09/02/2012 às 15:55

    Mas se ele tivesse realmente posto o PM no mesmo saco com os outros dois sujeitos, nAo retrataria o jocoso comentario, Carmen. Mais abs
    Na verdade, coloquei os tres juntos pela conceituacao, ou seja, para Netanyahu nao sera possivel resolver o problema por esta terceira via defendida pelo Halevy.

  61. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 15:50

    Em vez de desejarem a guerra….como solução etc…
    Desejem , orem pela Paz…e vejam os resultados!
    A violÊncia na Síria poderia acabar hoje mesmo, poupando centenas de crianças, não fosse os violentos, os insufladores internos e externos!
    Mas Deus conhece nossos sentimentos, não adianta dizer que nada temos a ver com o sangue de inocentes.
    A vingança é minha, disse o Senhor a esse gênio Moisés!
    Ninguém poderá escapar da espada do Islã e sua justiça!
    Arrependam-se enquanto é tempo!
    O profeta Isaías advertiu….ah, deixa pra lá, que está interessado nisso, não é mesmo?
    Entoem o mantra OM para o OM ( oriente médio)….meditem em OM e a paz virá! Salamalenco.

  62. Betty

    -

    09/02/2012 às 15:35

    Oi Carmen! Voce e o Caio estavam corretos! Devo ter lido com menos atenção do que o resto do texto, já pedi desculpas ao Caio, deixando claro que o pedido foi feito antes de receber a colher de chá. Só acrescentando que absolutamente nAo estava zangada. De jeito nenhum. Considero essa taba um barato e se todos concordarem o tempo todo, vai virar uma chatisse. Abs

  63. Carmem

    -

    09/02/2012 às 15:19

    Eu concordo Pedro,
    Acho q a ideia é resolver a questão Síria de maneira decente, ou seja, anulando a influência iraniana naquele país e então encarar um Irã q vai estar mais enfraquecido.
    abs

  64. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 14:05

    Carmem:
    Concordo com o fato dos mísseis serem uma ameaça mais imediata. Mas o mundo não pode deixar um país que financia o terrorismo ao redor do mundo ter tecnologia nuclear. Não rola. Tem muito idiota aqui na Europa que acha que um Irã nuclear é um problema só para Israel. Um absurdo! Um país que segue uma visão fundamentalista quasi-facista do Islã é um perigo para o mundo todo. Parece que os Europeus não aprendem! Ficam incrédulos, até o momento que a m* acontece e daí ficam se perguntando onde como e quando. Porque eles acham que os mísseis do Irã tem alcance muito mais do nescessário para alcançar Israel ou qualquer fragata aliada no Oriente Médio?
    .
    brasil2022:
    A verdade é que a guerra é dura, e eu **não** entendi nada :)
    Mas como não estamos na mesma sintonia, vou calar a boca e deixar você viver a sua loucura. De repente eu é que sou careta… ;)

  65. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 13:47

    Desculpa CB, let’s go…your will is my light!

  66. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 13:46

    Ok, Sr Pedro, fico feliz que tenha entendidodo.
    Já que citou Raul Seixas lá vai ( parceria de Paulo Coelho, o Mago best seller) uma resposta á sua inquietação metafísica:http://www.youtube.com/watch?v=Is-zWk5awSA, o Gita, se quiser em inglês eu tb mando, hahahah é nóis!

  67. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 13:31

    brasil 2022: Realmente eu tentei seguir a sua linha de raciocínio, mas confesso que é difícil quando se está sóbrio.
    .
    Mas quando eu for ao Brasil eu vejo se consigo dar um pulinho em algum terreiro, ou tomar um golinho do Chá do Santo Daime, assim eu consigo entrar em sintonia com a sua linha de raciocínio e daí a gente bate um papo cabeça. ;)
    .
    Abraço do seu amigo Pedro. E viva Raul Seixas!
    Caros “Brasil 2002″ e Pedro, recomendo um avante, abs, Caio

  68. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 13:27

    Se existe reencarnação nesse mundo de Deus….saberemos um dia!

  69. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 13:26

    Seria bom para os judeus, Israel respeitar os direitos humanos. A ONU, inclusive.
    Sr Pedro, os judeus não querem ( mais) acabar com os cristãos, ainda bem! Inclusive eles amam os cristãos, apesar do antisemitismo etc, eles oferecem a outra face! É grandioso.
    A política pode levar á hipocrisia das conveniências.
    Povo Palestino, imigrem para a Arábia Saudita, lá está o paraíso Islâmico! onde é proibido ser cristão!

  70. Carmem

    -

    09/02/2012 às 13:25

    Oi Caio,
    Oi Betty, não tive a mesma impressão q vc teve da última linha do texto.
    .
    A ideia de tentar acabar com a influência do Irã na Síria me parece ótima e vinda de um ex-diretor do Mossad sugere que o perigo imediato para Israel não é a bomba iraniana e sim os 200.000 misseis abrigados na Síria, Líbano e Gaza.
    A solução que ele propõe parece bem razoável, se bem q tenho minhas dúvidas de que seja possível aos EUA fazerem concessões aos russos em um ano eleitoral.
    abs

  71. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 13:08

    CC:
    Ahh não!!! :( Volta! Volta! Volta! :)
    Salaam Aleikum, efendi!

  72. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 13:05

    Quer dizer que a israelenses é permitido expulsar mulheres e crianças de seus lares e eliminar sem mais nem menos seus direitos de propriedade? Já vi que a maioria aqui é a favor do terrorismo judeu contra palestinos. Sendo assim, estou perdendo meu tempo. Fui.

  73. Felipe Goltz

    -

    09/02/2012 às 13:02

    Caro Caio,
    Halevy é mais um otimista do que um realista. A queda de Assad, de fato, é uma questão de tempo apenas, com a Rússia tentando uma solução honrosa para o alauíta e ao mesmo tempo assegurar seus contratos de armas e prospecção de petróleo na Síria pós-Assad. Sinceramente, não vejo o Irã congelando seu programa nuclear com a queda do atual regime sírio. Mas, realmente, a interlocução Irã-Hizbollah-Hamas ficaria seriamente prejudicada neste sentido. Especialmente entre os aiatolás de Terrã com os de Hizbollah. O que seria um prêmio de consolação para Israel neste cenário ainda de muitas indefinições.
    Abs

  74. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 12:59

    Caro Rodrigo, obviamente defendo o modelo americano de administração (com trezentos milhões de habitantes), mas com 1.300.000 bi de pessoas não é possível. Não há como administrar democraticamente tanta gente, haja vista a diversidade de opiniões e lutas que poderiam explodir num tal “celeiro”. Uma população de trezentos milhões é mais facilmente administrável.

  75. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 12:55

    O Budismo veio do Hinduísmo. Buda nasceu na Índia,atual Nepal, cara pálida, onde Moisés se inspirou para escrever a Bíblia. Adi Aham…virou….ADAM!!!, cara pálida! ahhaha. Uma mãe judia jamais abandonaria um filho seu para uma princesa copta! Com risco de se afogar ou ser comido por crocodilos no Rio Nilo!
    A princesa era mãe solteira…e inventou essa história para ele! Ele acreditou ou se fez de bobo!
    http://www.radiobudista.com.br

  76. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 12:48

    Angelo Costa:
    Discordo da extrapolação. Israel sabe muito bem que um ataque ao Irã não será um passeio no parque como foi o bombardeio ao reator do Iraque (Osiraq). O buraco é mais embaixo. Caso contrário eles já teriam atacado.
    .
    Sobre o caso de mencionar Ahmadinejad e Bibi na mesma sentença e a pequena polêmica que isso causou… Umm… Isso me lembra a coluna de dois dias atráz quando eu disse que Hitler foi um homem como qualquer outro (basicamente quiz dizer o esmo que o caio. Hitler foi um homem com dois braços, duas pernas, etc).

  77. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 12:39

    brasil 2022:
    Bicho! Nooooooossa xoque plêi! Que viagem! Vamos lá:
    .
    1) Judeus se unirem com os muçulmanos contra os cristãos: Nooooossa. O alcorão está cheio de comentários inflamatórios contra os cristãos e os judeus (principalmente os judeus). É mais fácil caveira bochechar. Além disso eu não conheço um conterrãneo que queira acabar com os cristãos. A única coisa que o povo judeu quer é ser deixado em paz.
    .
    2) Hinduismo é pacifista, é? Procure se informar sobre os “Bombay Riots” de 1992/1993. Ou você estrá confundindo hinduísmo com budismo?!

  78. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 12:15

    Bem, se alguns não vêem nada de mais nos crimes cometidos por Israel contra os palestinos, fica bem claro que a Israel tudo é permitido, inclusive cometer crimes bárbaros.

  79. Angelo Costa

    -

    09/02/2012 às 12:15

    Prezado Caio
    Israel provavelmente imagina um ataque rápido e fulmuninte. Uma guerra curta. Evidentemente não temos as informações confidenciais que eles têm, mas eu sinceramente espero que não seja necessário chegar a este ponto. Para os EUA uma guerra agora seria péssimo em função de gastos e ano eleitoral. O melhor caminho é a pressão na Síria, mas aí então temos a Russia, a China e ……..assim vai.
    Mudando: sem o “azedume”, também acho difícil qualquer coisa em comum entre os três a não ser o branco dos olhos, duas pernas e etc… rrrsss…fora isto é complicado.
    Abs.
    Boa pelo etc, caro Angelo, heheeh, abs, Caio

  80. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 12:13

    Eles também ignoram o terrorismo praticado por Israel na Cisjordânia.

  81. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 12:09

    CC:
    Embora eu entenda o seu comentário às 11:36 (execuções na China), e entenda o posicionamento pragmático, este comentário me parece um pouco cínico (menos no sentido contemporâneo da palavra que equivale a “hipócrita”, mais no sentido tradicional), quando colocado em contraste com a sua sensibilidade perante os Palestinos.

  82. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 12:07

    Com Rick Santorum, esse mafioso, comunista e falso profeta…o vexame republicano será menor! Se ganhar, será o fim da América!
    Fim das bombas já!
    Oh , MV, seu hedonista pasteleiro! Pé da Cana, ops, de caldo de cana, hahahah, sucks!
    Em 2014 eu vou ver vc ao lado de Obama, no Itaqueirão! hahah, abertura da Copa do Mundo, é nóis!
    Ele vem pra Rio + 20, hein, hahahhah

  83. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 12:02

    Pol´tica não é religião. Capitalismo não é amor.
    Eu acho que os judeus e muçulmanos ainda se unirão contra os cristãos!
    O hinduísmo respeita todas as religiões.

  84. Rodrigo

    -

    09/02/2012 às 11:59

    “A propósito, sobre a coluna de ontem: não á fácil administrar um bilhão e trezentos milhões de pessoas, sendo uma boa parte de famintos. SE não fosse com pulso firme e execuções sumárias, seria como?” Carlos Cezar, e da China que voce fala? E defende a ditadura chinesa?

  85. Betty

    -

    09/02/2012 às 11:58

    Caraca, Buana! Colher cha’ pra mimzinha? Vou subir de volta ao Olimpo ja’ ja’
    Depois dessa, muitos abraços e muito bom dia!

  86. Anouk

    -

    09/02/2012 às 11:54

    Mas Carlos Cezar, a questao nao é se eles vao ou nao usar suas armas nucleares contra Israel. O intento é desarticular um Iran ambicioso e cominador com bomba nuclear na lábil regiao. Já imaginou supostos aliados de Israel catapultando para o lado persa? O cenário seria devastador para todos na regiao, em especial Israel.

  87. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 11:54

    Olha que bonitinho:
    http://gulfnews.com/news/region/iran/tehran-mocks-us-with-4-drone-toys-1.968968
    .
    Eu mandaria para o Irã uma réplica no Enola Gay… ;)

  88. Betty

    -

    09/02/2012 às 11:50

    Buana, nAo tem azedume nem patrulhamento nAo. Ate’ vou descer do Olimpo(qua qua qua qua qua) e admitir que talvez tenha passado desapercebido o sentido da frase final do seu artigo. Voce perdoa essa humilde Afrodite?
    Sempre cobre, Betty, abs, Caio

  89. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 11:36

    carlos cezar:
    Lighten up, buddy!
    NÃO, NÃO VEJO. Porque eu não tenho uma visão geoplítica míope que só vejo o que está de perto e nem tenho memória curta. Sei muito bem quem começou com o que.
    .
    Agora, eu lí TODA a sua aula de história torta que você me passou em uma comentários de uma coluna do Caio há algumas semanas atráz. Você já foi ver os videos do Douglas Murray e Pat Condell que eu lhe recomendei?

  90. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 11:36

    A propósito, sobre a coluna de ontem: não á fácil administrar um bilhão e trezentos milhões de pessoas, sendo uma boa parte de famintos. SE não fosse com pulso firme e execuções sumárias, seria como? Na India? Mas também lá há explosões matando gente e muita diferença de classes.

  91. Rodrigo

    -

    09/02/2012 às 11:35

    Que e pior: Atacar ou nao atacar o Ira?

  92. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 11:33

    Caro Pedro, pegue leve com Brasil 2022. Você não entendeu as coisas no sentido em que ele quis dizer.

  93. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 11:32

    Com licença, Caio, eu perguntei coisas mais importantes e você não respondeu. Esta coluna está a serviço apenas de Estados Unidos e Israel? Que você possa se doer pela betty e pela besta apocaliptica, tudo certo, mas trate pelo menos ao mesmo nível todas as possíveis respostas.
    Com licença, caro Carlos, expliquei comentários atrás que estou num dia complicado e não tenho condições de ficar num bate bola incessante e repetitivo, 11 da manha, no Brasil, e voce já disparou uns 10 comentários, abs, Caio

  94. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 11:29

    Caro Pedro, se eu desejasse, poderia arrumar ótimos apelidos para você, mas não irei perder tempo com coisinhas miúdas. Apenas responda: você não vê nada errado na maneira como os israelenses expulsam mulheres, crianças e idosos de seus lares e anulam os direitos de propriedade dos palestinos na Cisjordânia?

  95. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 11:24

    Essa betty sempre me fazendo rir… pelo menos essa qualidade ela tem. De que planeta será que ela e o netanyahu vieram? Sim, porque, parece que os dois sempre são melhores do que os outros. Será que eles não precisam ir ao banheiro, se sujar, como todo mundo? Fazer seu coco e seu xixi e depois se limpar? Se não for assim, está certo, são verdadeiros deuses… do contrário, ora, do contrário!…
    Carlos, nao vou ficar em grandes polemicas, mas sem duvida que Netanyahu e e muito mais a Betty sao muito melhores do que alguns, especialmente Assad e Ahmadinejad, abs, Caio

  96. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 11:21

    brasil 2022:
    Você VIAJOU na maionese, pegando carona na paçoquinha. Não é continuação do judaísmo coisa nenhuma, principalmente porque eles se consideram descendentes de Ishmael. Acho que você vereia ler o Alcorão antes de sair fazendo estas afirmações.

  97. CaioBlinder

    -

    09/02/2012 às 11:17

    Pessoal, será um dia complicado para ficar no bate bola, as vezes, incessante, com leitores. Mas comentários serão liberados o mais cedo possível. Abs, Caio

  98. maisvalia

    -

    09/02/2012 às 11:17

    drone matou terrorista

    Um míssil disparado de um drone teleguiado da CIA matou nesta madrugada o paquistanês Badar Mansoor, chefe de operações da Al-Qaeda no Paquistão.

    O ataque foi numa casa em Miranshah, principal cidade do distrito tribal do Waziristão do Norte, bastião dos talebans paquistaneses aliados da Al Qaeda. O ataque foi relatado à agência noticiosa France Presse pelo serviço secreto paquistanês e porta-vozes da Al-Qaeda. A mulher do terrorista também morreu, com outras duas pessoas.
    EU QUERO PERGUNTAR AO CC – QUE REAPARECEU (EU ATÉ PENSEI QUE O MOSSAD O TINHA SEQUESTRADO, HEHEHEHE), AO MAGNO E AO CAIO SE CONCORDAM COM ESTA OPERAÇÃO DA CIA OU NÃO?
    BOMBA DO BOBAMA MATA COM DOR NO CORAÇÃO?

  99. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 11:17

    Grande Isóceles!
    Estavamos todos com saudades de você, que nos abandonou ontem. Quando eu vi o assunto da coluna, confesso que fiquei aqui dando F5 no meu teclado de tanto em tanto tempo para ver se você aparecia :)
    .
    Você é refém da demagogia islamofacista. Os árabes não odeiam os Judeus por causa de Israel. Eles odeiam Israel por causa dos judeus. Está tudo no Alcorão.
    .
    Realmente não sei se o Irã atacaria ISrael, mas como eu já disse em outro comentário de uma coluna anterior do Caio, eles COM CERTEZA irão fornecer material radioativo para Hamas, Hezbolah, etc. Vão continuar com a política deles de COVARDES que fazem tudo por debaixo dos panos.

  100. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 11:16

    Um pequeno desvio. A maioria dos americanos considera Obama melhor que os republicanos para lidar com política externa, classe média e segurança. Parece que a reeleição se torna uma realidade mais palpável a cada momento. Curiosidade: 78% dos americanos deseja que o invasor se retire do Afeganistão. A grande maioria da maior potência mundial estaria errada? Alguns gatos pingados terceiro-mundistas estariam certos?

  101. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 11:09

    Se Israel interrompesse as invasões e os atos criminosos na Cisjordânia, haveria mais tolerância dos árabes com relação à existência dos judeus?

  102. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 11:08

    Caio, o texto da NPR é cauteloso e centrado na objetividade, um aspecto do diálogo que poucas vezes tem sido bem desenvolvido.
    Abs.

  103. Anouk

    -

    09/02/2012 às 11:07

    Oi Caio,
    A situacao é de tirar o sono de qualquer mortal. No momento só me resta o silêncio.

  104. carlos cezar

    -

    09/02/2012 às 11:06

    Em primeiro lugar e acima de tudo é preciso compreender que os iranianos jamais irão efetuar um ataque contra Israel usando armas nucleares. Alguns ocidentais (inocentes úteis) terão de se mostrar menos hipócritas e deixar de lado essa retórica de que alguém quer riscar o outro do mapa. O ódio exacerbado só destroi as relações. Os iranianos sabem que serão destruídos se levantarem um dedo contra Israel. Também é verdade que Israel sofrerá consequências terríveis se ousar um ataque contra o Irã. Portanto, que cada um continue com seu arsenal… sem hipocrisias. Embora a energia atômica ofereça um poder de destruição inigualável, sabemos que seu uso mais convincente é o poder de dissuasão. Com a voz, Efraim Halevy, experiente e astuto ex-diretor do Mossad: o foco obsessivo sobre um ataque ao Irã não é producente.
    Abs.

  105. maisvalia

    -

    09/02/2012 às 11:03

    NÃO CARO CAIO, O EDITORIAL DO NYT NÃO COLOCOU COM TODAS AS LETRAS ISTO:
    O líder iraniano disse Israel é um tumor cancerígeno e que Israel deve desaparecer do mapa.
    DEVERIA TER COLOCADO COMO VOCÊ MESMO FEZ.

  106. Betty

    -

    09/02/2012 às 10:59

    Olha, Caio, estava indo tudo bom , muito bem no texto, deu uma sacado muito legal quanto ao que vem vem depois de Assad e as possíveis ligações com o Iran. Eu, toda pronta pros elogios e ia ate’ mesmo acrescentar que assim como os governos falidos ditatorias tendem a chamar neguinho pra guerra(vide Falklands), vem voce jogando para alguns setores da platéia e me põe Bibi no mesmo saco de Assad e Ahmadinejah?!
    Cabou elogios, nAo tem abraços nem um bom dia proce.
    Paciencia, Betty, um pouca patrulheira, nao? hehehe, abs, Caio
    Betty, falando serio, nao entendi o seu azedume. Apenas disse que os tres podem ter algo em comum, como terem duas pernas, dois braços, anyway, um boa dia para voce.

  107. jorji

    -

    09/02/2012 às 10:22

    Para Israel, ainda bem que os islâmicos não são unidos, ainda bem para o mundo também.

  108. Elias

    -

    09/02/2012 às 10:10

    Assad é mau… mas o rei saudita não…
    Assad pratica repressao ditatorial… o rei pratica repressao democratica.
    o rei decapitou uma “bruxa”(a inquisição catolica vai ficar com inveja). ah… mas a “bruxa” era sem-vergonha… mereceu isso… pois a vida dela vale menos que os petrodolares sauditas….
    e o rei saudita está do lado do bem.. a OTAN..
    (ironic mode)

  109. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 9:33

    Sr Pedro, vade retro Satana! Os árabes são semitas tb! O islmamismo é continuação do judaísmo! Esse…não é o problema! A questão ali nem é território porra nenhuma….é grana, money, bufunfa!!!! hellooooooooooooou!
    Se fosse incompatibilidade racial, religiosa, jamais, jamais, haveria uma simples mesquita em Jurasalém…como deixaram isso acontecer…na Palestina!
    Antes dos árabes seguirem Maomé, eles eram o quê? Cristãos??? me engana que eu gosto!

  110. rober

    -

    09/02/2012 às 9:25

    Não acho que a queda de Assad faria o Irã abandonar seu programa nuclear,não vejo qualquer relação. Na realidade um Irão nuclear é um perigo para região e para o mundo, uma nova Coreia do Norte com muito mais importância por causa do petroléo.Ataques nao acontecem quando todos esperam por causa do fator surpresa, mas ele não tardará a vir.As vezes é necessário ser Churchil e não Chamberlain.

  111. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 9:10

    maisvalia:
    Olha eu não estive lá para escuitar em primeira pessoa este discurso. Porém o Komininguém nunca escondeu o seu desejo de aniquilar o povo Judeu (veja bem, não é Israel. E sim o povo Judeu). Dá uma olhada no link que eu postei abaixo. Neste momento eu acredito em tudo.
    .
    Olha… Este tal relatório (ver link abaixo), pode até ser um hoax (um false flag operation) para incriminar o Irã, mas eu acho que ninguém prescisa colocar palavras antisemitas na boca do Irã. Eles já fazem um belo trabalho sem a ajuda dos outros.

  112. brasil 2022

    -

    09/02/2012 às 9:08

    Uma ditadura…é problema?
    Ter bomba atômica…é problema?
    Ser autoritário…é problema?
    Ser teocrático , autoritário…é problema?
    Depende! Desde que o capitalismo sem pátria e amoral possa atuar, vender, faturar e influenciar…Não.
    O cantor Bob Dylan, bem cantou “Democracy don’t rule the world, this world is ruled by violence…and capitalism is above the law” (in Sundown Union).
    Querem desestabilizar os países que têm melhor qualidade de vida aos habitantes. E a repressão? Ah, é ? estão preocupados com isso?
    Raça de víboras!

  113. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 9:02

    Caio:
    Ao que tudo consta, a WWIII é iminente:
    http://www.jpost.com/IranianThreat/News/Article.aspx?id=257112
    .
    Embora muitos por aí saibam que um ataque a Israel significaria “mutual anihilation”, o Aiatolá Komininguém está disposto a pagar o preço, e assinar todo o seu povo como mártires.

  114. maisvalia

    -

    09/02/2012 às 9:00

    Se Correr o Bicho Pega Se Ficar o Bicho Come.
    Decisão muito difícil esta.
    Chamberlain que o diga.
    Caio, uma dúvida a respeito do seu querido NYT.
    …A última amostra disso foi a edição que o jornal New York Times fez de um discurso de Ayatollah Khamenei contra Israel. O líder iraniano disse Israel é um tumor cancerígeno e que Israel deve desaparecer do mapa. Mas o New York Times apagou estas partes do discurso… Pedro Erik
    ISTO ACONTECEU DE FATO?
    Nao tenho tempo de fazer busca no noticiario, mas este é o Editorial NYT do dia 4, mas qual é a ilacao desta pessoa que voce esta citando? O NYT esta encobrindo o Khamenei? Que bobagem. abs, Caio
    The posturing and saber rattling from both Iran and Israel are getting frightening.

    Iran threatened to close the Strait of Hormuz after the European Union and the United States tightened sanctions. On Friday, Iran’s supreme leader, Ayatollah Ali Khamenei, said his country will assist any nation or group that “confronts” Israel, describing it as a “cancer.”

  115. Pedro Innecco

    -

    09/02/2012 às 7:55

    Caio:
    Esta semana está boa, eh? Você está com a macaca! hehehe.
    .
    Claro que o Irã quer um ataque de Israel. O Irã gosta de se fazer de vítima e seria uma ótima oportunidade para eles tentarem se unir com o resto do mundo árabe no objetivo comum de “riscar Israel do mapa” (ou da história, dependendo de o quão bom é o seu Farsi; e como se isso fizesse alguma diferença). Aumentando assim a sua influência na região.
    .
    A não ser que o ocidente intervenha, não vejo com otimismo um governo pós-Assad. Isso é um tabuleiro de xadrez que, quando o rei cair, o jogo não terminará. Simplesmente as outras peças se reposicionarão no tabuleiro e antes de você perceber o adversário estará com 2 rainhas, 8 cavalos, 5 torres e 3 bispos. No caso da Síria considere estas peças Hezbollah, Hamas, armas químicas, Muslim brotherhood, Al-Qaeda, etc.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados