Há método na loucura norte-coreana, mas até quando?
Uma tradução é que existe método na loucura de uma regime que é uma mistura de relíquia stalinista, organização mafiosa e militarismo ultranacionalista. Kim Jong-il precisa mostrar ao mundo e ao público doméstico a sua força quando empreende a transição de poder ao filho Kim Jong-un, na única monarquia comunista do mundo, pois será a terceira geração no comando.
Há também a jogada frequente de botar fogo e fazer extorsão da comunidade internacional para que apague o incêndio com mais negociações nucleares, suprimentos e qualquer tipo de ajuda. Americanos e seus aliados prometem não cair novamente no golpe do método na loucura, mas se assustam. Não existem opções animadoras nesta crise. E uma medida da falta de boas opções para lidar com Kim Jong-il é que a Coréia do Sul espera que a China enquadre o seu afilhado delinquente.
E aqui os sinais são incertos. A China está adotando uma diplomacia cada vez mais muscular, batendo de frente com os EUA e outros países ocidentais em questões cambiais, comerciais e de direitos humanos. O irriquieto aliado é um estorvo, mas Pequim parece temer, antes de tudo, a perspectiva da implosão do vizinho e de reunificação da península coreana, num desfecho pró-ocidental. Melhor que, antes de tudo, os chineses também se assustem com a explosão do método da loucura do regime de Kim Jong-il.
Afinal, há o cenário de uma escalada de tensões ainda maior. O método da loucura pode falhar, caso a Coréia do Sul revide com mais vigor às provocações do vizinho delinquente e fortemente armado. E o bandido também quer respeito. Apronta inclusive para ser aceito no clube nuclear e chamar atenção quando a Coréia do Sul consolida sua posição como um país próspero e democrático. Semanas atrás inclusive sediou a reunião do G-20. Os norte-coreanos também fizeram provocações perigosas no final dos anos 80 quando Seul foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 1988.
Tudo parece ser um lance de cartas marcadas, mas o que está em jogo é cada vez mais alarmante. Como a Coréia do Sul e o mundo, inclusive a China, podem continuar a assistir a este espetáculo teatral, pirotécnico e letal? Apesar de alguns sinais de progressos, os anos de diplomacia e sanções econômicas não impediram a Coréia do Norte de desenvolver seu pequeno arsenal nuclear. Lembra o Irã, certo?
Os norte-coreanos realizaram testes nucleares em 2006 e 2009 e agora mostram ao mundo sua sofisticada instalação de enriquecimento de urânio. Este regime faz qualquer coisa para desviar as atenções da opressão e miséria ofertadas ao seu povo. E tecnicamente as duas Coréias continuam em estado de guerra, pois em 1953 foi apenas assinado um armistício.
É necessário acompanhar a crise dia a dia, hora a hora. O método na loucura pode pifar. É preciso traduzir o perigo?



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
62 Comentários
rogerio naressi
-02/01/2012 às 10:26
Ha existência desse conflito revela mais uma vez que a humanidade pouco evoluiu ao longo desses séculos. A não aceitação de outra cultura, a falta de tolerância, e motivação econômica só deixa bem claro o desejo “humano” em dominar e subjulgar o seu próximo. O pior é que fazemos nossos comentários sem realmente sentir na pele como é de fato vivenciar a obscuridade desse regime, ou estar a sombra de um possivel conflito.
castradinho pelo zog
-23/12/2010 às 13:47
Realmente, o regime da Coreia do Norte não conhece limites. O que fizeram foi uma agressão covarde e totalmente injustificável sob qualquer ponto de vista.
daqui a pouco o barco na antartica tambem foram os norte-coreanos..jeje
os navios sul-coreanos invadiram as aguas do norte e levaram torpedo mesmo..
castradinho pelo zog
-23/12/2010 às 13:46
Hitler era uma ameaça existencial muito pior.
Hitler é Hitler e Ahmadinejad é Ahmadinejad, cada um com sua loucura
que raciocinio mais primario..lol; teu qi é de 86 né?
correctice se dizendo "incorrecta"?
-23/12/2010 às 13:44
Vou fazer um comentario politicamente incorreto.
pelo contrario, seu comentario é politicamente correcto em demasia até..pois está completamente de acordo com o sistema vigente..
zog
-23/12/2010 às 13:42
haverão mortes ao sul,mas bem inferiores às previstas pelos comentaristas.
pois, imagina uma bomba nuclear na grande seul, outra em tokyo, outra em los angeles..mais de 100 milhões de mortos..
LOL
-23/12/2010 às 13:40
pior do que os “donos” da coréia do norte e do irã, somente as criaturas daqui que tentam dar suporte às atrocidades que estes safados impõem aos seus povos e às suas regiões.
Tudo bem que a parte burra da esquerda brasileira possui um eterno recalque contra os EUA, Israel, Europa, Capitalismo…, mas isso justifica tentar dar suporte à assassinos, terroristas, escravisadores, totalitários??????
olha que os zionistas e seus aliados são tão totalitarios quanto..apenas se fingem de “livres”..mas o assange foi realmente livre e olha só o que aconteceu..jeje
rafael
-20/12/2010 às 8:18
pior do que os “donos” da coréia do norte e do irã, somente as criaturas daqui que tentam dar suporte às atrocidades que estes safados impõem aos seus povos e às suas regiões.
Tudo bem que a parte burra da esquerda brasileira possui um eterno recalque contra os EUA, Israel, Europa, Capitalismo…, mas isso justifica tentar dar suporte à assassinos, terroristas, escravisadores, totalitários??????
roberto
-14/12/2010 às 23:11
Alô Caio
Uma observação aos amigos comentaristas.
As forças armadas do sul são bem mais preparadas,equipadas e modernas que as do norte.
Uma passivação da força aérea do norte(fácil por ter aeronaves antigas e pilotos sem treinamento)torna toda a artilharia,bases de mísseis,tanques e correlatos altamente vulneráveis,
E possuem ajuda dos EU mesmo que não seja visível.
haverão mortes ao sul,mas bem inferiores às previstas pelos comentaristas.
abraços
Rodrigo Zanatta
-09/12/2010 às 15:37
Vou fazer um comentario politicamente incorreto.
Nao seria melhor para a coreia do norte, por mais paradoxal, uma guerra para liberta-la?
Avaliamos os fatos: Temos um pais que possue o maior numero de militares por habitante na terra e eh extremamente armado. Mas tem uma economia extremamente degradada, com falta de comida ate. Logo, as armas sao bem obsoletas.
A pergunta eh: os soldados e as pessoas lutariam por isso? Ou entao haveria desercao em massa pois a falta de comida, material e apoio, minaria qualquer esforco. Acredito que a guerra acabaria muito rapido, pois nao eh um Iraque e tal, a populacao nao apoiaria o regime. Deixe cair o medo e entao grande parte ira se rebelar.
Eh claro que haveria um custo de vidas humanas. Mas a longo prazo, a nacao se recupera desses processos e melhoraria consideravelmente. Assim foi com a Alemanha e o Japao.
Sei l[a, no fundo uma guerra para acabar o regime comunista, seria bom para a Coreia do Norte.
ed
-03/12/2010 às 21:29
A chave esta no comunicado da Coreia do Norte:
Eles reclamam que a ajuda humanitaria nao chegou.
O exercito Nortecoreano depende dessa esmola para se manter. Come a ajuda humanitaria que eh desviada da populacao.
A historia ensina. Tudo se repete. Desta vez os comunistas teem fome e uma chantagem atomica.
A desonestidade intelectual do presidente Obama cobra pagamento. A inepcia do presidente Bush cobra pagamento.
Mas nao devemos cobrar os americanos pela solucao: a China tem que resolver isso sozinha. Foi ela que apoiou a invadao em 1952. Deve resolver isso agora. A Russia deve ajudar. Na guerra da Coreia a Russia armou e tripulou os Mig-15. A Russia tem fronteira com a Coreia do Norte. Que resolvam o problema entre eles. Alias todos Marxistas.
Que tesolvam seus problemas entre si.
amauri
-02/12/2010 às 17:50
Hitler era uma ameaça existencial muito pior.
Hitler é Hitler e Ahmadinejad é Ahmadinejad, cada um com sua loucura. Hitler foi pior por que levou realmente a uma guerra mundial e tinha um poder bélico forte. Quando temos duas personalidades que promete destruir um povo ou nação, por odiar sua cultura, a gradação de pior ou não, fica no poder belico que possui. Uma aldeia, por menor que seja, que queira destruir uma outra aldeia pela cultura que não aprova, tambem é uma loucura. Democidio, tão cometido no sec. passado e tambem neste sec. está passando batido, para alguns países nada mais é do que briga de torcida, estão exercendo a soberania deles…De loucos o mundo até cheio, e o pior é que estes loucos tem poder.
Débora
-30/11/2010 às 20:38
Prezado Caio,
Por que relativizar a situação quando “lhe” interessa. Não que comparar a segunda guerra como o agora … mas como não?? Pra que serve a História, que é a realidade contada sobre a perspectiva de determinado interesse?
Por que afirma em suas respostas aos seus interlocutores que a situação é outra, que o contexto é outro. Que agora tudo é mais perigoso e mandar abraços? Esclareça, por favor.
Sou ávida pra entender por que dor ou vida do lado de lá é menos sofrida ou válida do que as do lado de cá. O que quer que lado possa significar neste caso pra alguns.
Quem quer que viva uma loucura seja ela idealista, ideológica ou “pragmática” o faz sem sequer o perceber ou faz que não percebe por apenas lhe convir?
De todos os loucos que conheci na vida. disso falo do tempo que vivi na europa , das viagens que fiz à Ásia, do marido que tenho de outro continente, o mais perigoso é justo aquele que julgo são.
Interessante o seu e mail, cara Débora. Também sou ávido para entender, mas temo banalizar (algo mais perigoso do que relativizar). Exemplo: muita gente compara Hitler com Ahmadinejad, eu não. Mas vale explicar melhor. Hitler era uma ameaça existencial muito pior. Mas você dá um bom toque. De fato, em algumas situações é posssível comparar. Iremos lá e continuo mandado abraços, abs, Caio
claudilei
-30/11/2010 às 18:43
E isso que da a Coreia do norte tem um orientador autocrata.Se o povo da Coreia do norte estão com falta de alimentos, porque ainda apoiar este ditador comunista, precisam acorda para vida, e para o capitalismo.
Bruno de Montreal
-30/11/2010 às 15:28
Oi Caio,
pelos dados vazados pelo site Wikileaks, se o regime da Coréia do Norte cair, a China vai preferir ver a reunificação das Coréias do que deixar a tragédia humana acontecer bem no seu quintal.
E eu concordo com você: o regime da Coréia do Norte não merece o benefício da dúvida.
Saudades de ver seus debates com o Paulo Francis…
Um abraço de Montreal
Oi Bruno, neste material do Wikileaks existe muita “educated guess”, ou seja suposições ou chutes. A impressão que dá é a China jogando nos dois times, falando uma coisa para os americanos e sul-coreanos e outra para os norte-coreanos. Seria preciso vazar material bem mais secreto do que este para ter uma idéia melhor sobre o que pensam os chineses, potentados árabes sobre o Irã, etc, etc, . Vou tentar publicar uma “educated guess” esperta sobre os vazamentos na quarta feira, abs, Caio
F. Goltz
-29/11/2010 às 11:09
Realmente, o regime da Coreia do Norte não conhece limites. O que fizeram foi uma agressão covarde e totalmente injustificável sob qualquer ponto de vista. Dizem que foi uma demonstração de força de Kim Jong Il para eleger seu filho no poder. Será mesmo? Ou seria para forçar o Ocidente a negociar maior quantidade de ajuda para o país? De qualquer forma, acredito que as coisas não evoluirão para o pior mesmo com a ameaça de novos ataques norte-coreanos se EUA e Hyundai do Sul, digo, Coreia do Sul executarem os tais exercícios militares em conjunto nas próximas horas.
karlos mahallo
-29/11/2010 às 1:10
Por que países que têem tamanhos de estados brasileiros gastam tanto tempo e dinheiro com tecnologias e armas de destruição em massa?? Por que ninguem manda um e-mail pra esse Kim Jong-il e fala pra ele ajudar no Haiti, ou na Africa?? a coisa ta feia para aquelas bandas.Ele está doente, está morrendo , será que nem mesmo assim no fim , vai entender a beleza da vida? Como é incrivel e tão fragil uma sementinha virar alguem tão inteligente e brilhante? Até quando vai durar esse egoismo? A dor minha dói mais que a do meu semelhante? O meu sangue é mais vermelho que o do meu vizinho? A beleza está nas diferenças! Você sorri porque o arco-iris é colorido, você fica triste quando o dia está apenas de uma cor..cinzento , tentar entender, ser tolerante, ser..solidario, ter compaixão, dar metade do pão , com uma metade tambem se mata a fome! Quando estiver chegando a hora ? Doque vamos querer lembrar? …Das coisas boas ..alguém me diz… “coisas boas” seriam então… quantos sorrisos ajudei a construir! abraço ,kadu
Ricardo
-26/11/2010 às 22:31
Saddam Hussein tb era louco,mas verdade é que a industria de armas quimicas afinal tb foi um teatro,assim como acho que no caso do navio sul coreano, a historia está mal contada.Neste momento, o melhor não seria apaziguar ânimos e não acusar precipitadamnete?Ou a Coreia do Norte não merece um beneficio da dúvida?Esses loucos dão medo sim,mas por enquanto os EUA foram os unicos a largar 2 bombas atômicas história mundial.
Caro Ricardo, a Coréia do Norte não merece o benéfício da dúvida. Não vejo sentido em comparar as bombas atômicas na Segunda Guerra Mundial, outro contexto histórico, com as ações de hoje de um regime beligerante, que gera medo, opressão e fome do seu próprio povo para perpetuar uma monarquia comunista no poder. A dúvida é o método para se livrar deste regime para o bem dos coreanos e da humanidade. Abs, Caio
Nicão
-26/11/2010 às 16:39
Não posso deixar de fazer essa pergunta: E o “método na loucura” do “governo” da “Cidade Maravilhosa”, caro Caio? Gostou da repercussão por aí, em terras “imperialistas”, da transmissão global da guerrinha civil carioca?
Amanhã tudo acaba em samba, mas, que deve dar uma vergonhazinha de ser brasileiro isso deve, né não?
Bem, também tem o lado positivo: pelo menos a receita com o turismo de aventura em favelas cariocas deve aumentar sensivelmente.
Cada um com sua Coréia, mas na Asia pelo menos existe a do Sul, um país cada vez mais próspero e democrático. A violência no Rio está unificada: asfalto e favela, abs, Caio
Mario Silva
-26/11/2010 às 15:59
Quanto a meu último comentário, corrija para Yuan artificialmente desvalorizado.
Mario
Mario Silva
-26/11/2010 às 15:57
Prezado Blinder
Há outra hipótese para o incidente.
A “loucura” da Coréia do Norte pode ser premeditada pela própria China, que usa seu satélite para promover uma manobra de “diversão” quando está sendo pressionada por suas ações no campo da economia, Yuan artificialmente valorizado, e direitos humanos, total falta de liberdade.
Abraços
Mario
Oi Mario, aqui não compartilho a hipótese, embora tudo seja possível. A Coréia do Norte é fardo para os chineses, embora também seja conveniente como zona tampão. Seria mau negócio para os chineses uma Coréia unificada pró-ocidental, Abs, Caio
Rone
-26/11/2010 às 15:26
O quintal nessa região do mundo agora é da China,
A Coreia do Norte já tem “um” artefato nuclear, e os dois são amigos a Russia tambem é amiguinha da do Norte!
Não vai dar em nada a Coreia do Sul e que tambem deveria ter sua “propia “e não ficar debaixo da asa norte americana, quando vc sabe que seu vizinho tambem está armado vc pensa duas vezes antes de provoca-lo.
karen
-26/11/2010 às 14:22
Amauri, eu, e acho que ninguem tem certeza de nada sobre este assunto, mas o que comentei e que nao ha outra opcao se nao a tentativa de criacao de dois estados. Neste momento e hora nao se tem mais volta ou havera guerra (e ninguem quer nem pensar se aquela regiao toda entrasse neste combate) e pensa tb que ha paises com armas nucleares e eles as usariam. Seria um desastre de proporcoes inimaginaveis. E um balaio de gatos isto tudo…Um otimo fim de semana a vc!
amauri
-26/11/2010 às 10:42
Oi Caio!
Uma pergunta que há tempos quis fazer:
Há judeus anti semita e ou anti sionista?
Há de tudo, como em qualquer povo. Por exemplo, judeus muito religiosos são anti-sionistas, nem aceitam a exist^encia do estado de Israel, pelo caráter secular de sua criaçáo. E obviamente há judeus que renegam o judaísmo e são antissemitas. Abs, Caio
amauri
-26/11/2010 às 10:39
Oi Karen!
Não sou judeu e nem muçulmano. O que eu não acredito é que havendo o estado Palestino a paz entre estes dois povos reinará. Muitas pessoas esperam que com o estado Palestino materializado a paz chegará. Pelo historico e o pouco que leio a respeito desta região desde 1800 o conflito não é a questão palestina. Pelo pouco que leio e sei deste últimos 5600 anos, antes do anti sionismo havia o anti semitismo. Se desta forma ainda há anti semitismo no mundo, a questão não vai ser resolvida com a criação do Estado Palestino. Judeus sendo odiados e recentemente a onda de perseguição aos cristãos, tempos difíceis se aproximam. Infelizmente não vai ser a criação de um estado Palestino a salvação.
karen
-26/11/2010 às 1:37
Amauri, varios conservadores evangelicos geralmente se filiam ao partido republicano e apoiam Israel mas esperam que um dia os judeus se convertam ao cristianismo ou acham que ajudando Israel Jesus Cristo voltara pela segunda vez, p/ essas pessoas isto e uma profecia. Entao, de boa intencao ou sincera ajuda o inferno esta cheio (para quem acredita nisso). A postura do Obama e a unica opcao que ele tem, ele nao pode apoiar incondicionalmente Israel e nao resolver a situacao da criacao de dois estados. O resto do mundo nao aceita essa resolucao anymore, isto nao comecou ontem e nao vai se resolver amanha mas a direcao e uma so.
amauri
-25/11/2010 às 16:04
Aproveitando de sua generosidade com comentarios diversos, reproduzo uma pergunta feita a um medico e escritor, que foi ativista politico na ditadura brasileira, inclusive sendo perceguido e preso. Primeiro a pergunta e logo abaixo a resposta.abs.
- Como você compreende a contradição (?) do apoio dos financiadores judeus ao partido democrata norte-americano e em especial a Barack Hussein Obama, que demonstra uma predileção pela causa palestina e sinaliza para uma relação no mínimo amistosa com Ahmadinejad?
(Para responder contei com a ajuda de amigos judeus que conhecem a história da comunidade judaica americana). Por terem sofrido discriminação e preconceito dos gentios, os judeus europeus seculares e mais ou menos seculares se filiaram a partidos de esquerda e criaram o primeiro partido comunista-judeu (é contraditório mas é um fato), o Bund, essencialmente anti-sionista, defendia uma cultura judaica européia com o yiddish como a lingua-mãe e não o hebraico. Os judeus sefaraditas ou mizrahim nao existiam para eles. Os partidos de esquerda eram os únicos que combatiam a discriminação e preconceitos, prometendo igualdade social, econômica, etc. Com a chegada dos pogroms promovida pelos czares houve uma emigração desses judeus e sua utopia para os mais diversos paises, inclusive os EUA. Assim como o partido comunista nunca foi muito forte nos EUA, a maior identificação ocorreu com o partido Democrata e não com o Republicano que arregimentava os magnatas, conservadores e anti-semitas (não que não houvesse anti-semitismo no PD). E essa tradição da maioria dos judeus se filiarem ao PD perdura, independentemente do candidato. Obviamente hoje em dia não há lógica nisso, mas persiste uma forte desconfiança histórica quanto aos republicanos. Para alguns caiu a ficha, como para o senador Joe Liberman. O Obama é muito esperto: ele tem um discurso ambíguo. Apóia Israel incondicionalmente, mas não apoiaria a política do Likud. Na realidade hoje em dia muitos eleitores judeus que tradicionalmente votam nos democratas estão perplexos. Os financiadores judeus existem, mas são os de esquerda, e o principal deles, é o anti-sionista George Soros, que vive financiando causas Anti-Israel, e promove grupos que constantemente têm sido os mais ferrenhos e preconceituosos críticos das relações entre os Estados Unidos e Israel.
Não vejo nenhum problema em ter uma predileção pela causa palestina. Eu tenho. Sou favorável à criação de um estado palestino, coexistindo pacificamente com Israel. Eu sou pró-Israel e sou antiLikud, não vejo problema com esta postura, que é comum na comunidade judaica americana. E Obama não tem, realmente não tem, uma relação no mínimo amistosa com Ahmadinejad. A premissa não tem sentido. Obama, como qualquer presidente americano, defende os interesses americanos.Abs, Caio
jorji
-25/11/2010 às 16:01
Caio, e se a China deixar de apoiar o regime norte coreano, não seria interessante invadir a Coreia do Norte e derrubar o ditador à força?
Espero que não se chegue a este ponto. A reunificação coreana talvez não seja tão plácida como a da Alemanha, abs, Caio
Marc
-25/11/2010 às 15:18
Caio, acho que você está sendo um pouco ingênuo em relação as questões levantadas pelo Amauri. A associação entre metacapitalistas, radicais islâmicos e comunistas não pode ser colocada apenas como uma teoria da conspiração de lunáticos conservadores.
A cooperação militar entre Irã e Coréia do Norte fica cada dia mais evidente, ontem mesmo foi divulgado que foguetes balísticos norte coreanos são praticamente iguais aos dos iranianos. Soros e outros bilionários financiam ONGS em larga escala que lutam contra valores ocidentais e inclusive contra Israel.
Responder apenas que somos loucos não esclarece a situação, pois existem provas que comprovam tudo isso que foi citado.
Que essa cooperação existe, existe. O que ela quer é que não sabemos ao certo.
Caro Marc, não me lembro agora o contexto das declarações, mas creio que estava rebatendo a idéia de que Soros participasse deste eixo Irã-Coréia do Norte. De resto, concordo que existe uma aproximação entre comunismo e fascismo islâmico. Abs, Caio
Antaxerxes
-25/11/2010 às 13:04
.
No entendimento destes dois eventos de confronto coreano, a pergunta básica é a mesma da investigação do autor de um delito: quem ganha com isto?
.
No primeiro evento, do barco sul-coreano torpedeado, o ganhador foi os EUA. Naquele momento, o Japão estava conseguindo com sucesso deslocar bases aéreas americanas de Okinawa. Faltavam dias para a saida quando o barco foi afundado, dando aos EUA a justificativa de permanência das bases para garantir a segurança na região. O primeiro-ministro japonês caiu.
.
Neste segundo evento, que ainda está quente, é difícil antecipar ganhador…
.
Se tudo terminar por aqui e os EUA conseguir assinar o tratado de livre comércio com a Coreia do Sul, enroscado há anos, em reconhecimento ao apoio incondicional e desinteressado dado neste “momento crítico da vida coreana”, eles ganham novamente.
.
Com o outro suspeito usual, a China, os desdobramentos precisarão ser muito mais dramáticos para garantir a autoria.
.
A China está pressionada economicamente para desvalorizar a moeda, o que prejudicará muito seu ambiente social interno. Ao mesmo tempo, está sendo “carimbada” como fiadora e tutora do “bandido norte-coreano” e do “bandido iraniano (junto com a Rússia)”… A Coréia do Sul e o Japão são concorrentes comerciais poderosos para a China (vendem os mesmo produtos). Uma guerra que provocasse o caos econômico nos concorrentes e de quebra sobrecarregasse os EUA, reconfiguraria a geopolitica mundial e as supremacias economicas.
.
Pelo que se lê, o exército norte-coreano é mais poderoso que o do sul, facilitando a tomada “transitória” da peninsula. Se a China e outros países, em nome da humanidade, evitasse que bombardeios pesados fossem lançados na Coréia do Norte, uma invasão da Coréia do Sul, no estilo “terra arrasada como no Kuwait”, tiraria a concorrência do ar por um bom tempo.
.
Tem sempre a terceira hipótese, mais simples e possívelmente a verdadeira. A Coreia do Norte num dos seus momentos de loucura, fez o bombardeio para sondar como o inimigo se comportaria… Os EUA, apoiando de forma pronta e desinteressada a Coreia do Sul, apresentará a fatura da assinatura do contrato de livre comercio… Não será autor, mas aproveitador da situação…
.
Acho que tem 80% que seja a terceira (a loucura do…), 90% por cento de ser a terceira + a primeira (com um empurrãozinho dos EUA…) e 10 % de ser a segunda (uma guerra para acertar as abóboras na carroça…).
.
Só resta esperar: os dados já foram lançados…
Sem entrar nas percentagens do seu cálculo, um conflito em larga escala em um primeiro momento somente teria perdedores. Espero não sermos colocados no teste de um suicídio nuclear do regime norte-coreano. Já sobre as conexões econômicas da crise creio que elas existem paralelamente às conexões geopolíticas, mas obviamente com os desdobramentos tudo pode se mesclar, para o pior ou para o melhor, abs, Caio.
lucio daniel
-25/11/2010 às 13:02
Seu comentário está aguardando moderação
Parabens pelo texto Caio.
Mas queria saber de você e se o anão nuclear não se segurar dessa vez e se ele atacar, você acredita que a russia(que não é mais tão poderosa mas mesmo assim ainda impõem respeito)apoiaria os EUA e a ONU ou ficaria ao lado da Coreia do norte e China?
Pergunta interessante: a Rússia não é tão importante nesta crise nuclear como no caso da iraniana. Difícil responder, mas a Rússia parece mais afinada com os EUA e também com a Otan. Se pender para os americanos, será uma pressão importante em cima da China, que não gosta de ficar isolada no Conselho de Segurança da ONU, abs, Caio
lucio daniel
-25/11/2010 às 13:02
Parabens pelo texto Caio.
Mas queria saber de você e se o anão nuclear não se segurar dessa vez e se ele atacar, você acredita que a russia(que não é mais tão poderosa mas mesmo assim ainda impõem respeito)entraria contra os EUA e a ONU ou ficaria ao lado da Coreia do norte e China?
amauri
-25/11/2010 às 12:19
Foi está pergunta que fiz no meu comentario. Uma ponte com socialistas e islamicos é explicada, mas com metacapitalistas é mais profundo. Não sei se voce leu Gramsci. A obra dele detalha muito bem a ponte de socialistas e radicais islamicos. A outra ponte já existe pensamentos para justificar, mas é longa e complexa. E as outras afirmações que citei, e não são do Glenn Beck, são paranoia?abs
Caro Amauri, li Gramsci em grupo de estudos na faculdade lá nos anos 70. Estava morto e enterrado, como o comunismo. Um pessoal mais conservador resolveu tirá-lo da cova para construir uma narrativa de tomada do Estado por uma esquerda mítica, no caso americano. It’s a bridge to nowhere. No caso brasileiro, até aceito o debate sobre esta narrativa, mas aqui ao norte não abs, Caio
amauri
-25/11/2010 às 11:32
E o resto, Caio, tambem é delirio de conservador?
Caro Amauri, não consigo enquadrar no mesmo raciocínio Soros e Gramsci ou um tal de partido das sombras para derrubar a civilização ocidental, abs, Caio
jorji
-25/11/2010 às 11:07
Quando João PauloII se tornou papa, eu comentei para várias pessoas que ele levaria um tiro, e caso não morresse, o regime soviético acabaria, e o muro de Berlim seria demolido, me chamaram de louco, e hoje eu digo, no futuro todos os países islâmicos se tornarão capitalistas e democráticos, o regime norte coreano também, bem como a China, é questão de tempo.
MK
-25/11/2010 às 9:07
Caio, discordar de um judeu não é antissemitismo. A sua acusação contra o Glenn Beck é pesada e infundada demais.
Obviamente que discordar de judeus não é antissemitismo. Se fosse assim, eu seria um antissemita da pesada. Mas mantenho o que disse sobre Glenn Beck, um demagogo infelizmente muito influente.
amauri
-25/11/2010 às 7:30
Bom dia Caio!
O maior financiador da campanha pela liberação das drogas é George Soros, que também subsidia organizações pró-terroristas e desarmamentistas (uma combinação maravilhosa) e nutre a modesta ambição de tornar-se o presidente informal do mundo. Já comprou terras na Bolívia, onde, uma vez retirados os entraves legais, terá tudo para ser o maior fornecedor de matéria-prima para as Farc.
As idéias de um sujeito tão importante (Soros) merecem atenção, porque, além de manda-chuva, ele é filósofo e orgulha-se de ter sido aluno de Karl Popper. Como Popper estudou tanta lógica que jamais lhe sobrou tempo para aprender a aplicá-la ao mundo real, devemos ter cautela com suas ideias.
Pegando carona nos comentários do Marc, sobre os financiamentos a ONGs socialistas, facil de ser provada pois, não é escondido. Coloco mais um elemento. Um italiano na decada de 30 do seculo passado, escreveu um livro. Neste livro ele demonstrou por que a revolução do proletriado não emplacou como Marx previa. Era a civilização judaico-cristã. Disse, em seu livro, para não se usar armas mas, sim as palavras, mudando os valores das pessoas desde sua infância. Este filosofo foi Antonio Grammci. Nos EUA quem não conhece seu discípulo Hebert Marcuse? Não há intelectual e político graduado que não tenha em sua cabeceira 0 livro que escreveu. Então, ou ele tem certeza que ele comandará os socialistas e não vão mexer com o povo judeu ou, ele está sendo usado. De qualquer forma, a aliança entre metacapitalistas, socialistas e o radicalismo islâmico, é intrigante. Os socialista e os radicais islâmicos tem o odio da civilização judaico cristã. Porque então metacapitalistas se uniram a um grupo que odeia a cultura que os deixaram bilionários? Corrija-me se for necessário Caio mas, sem usar a famosa TEORIA DA CONSPIRAÇÃO.
Caro Amauri, a teoria da conspiração está embutida nas suas observações quando você diz que o Soros quer ser presidente informal do mundo, abs, Caio
mauricio
-25/11/2010 às 5:00
A história está se repetindo. Tensão em alguma parte do mundo, e os EUA logo enviam sua frota para “manobras de treinamento”. Não é a primeira vez que fazem isso. Na minha opinião, o que eles procuram é um motivo para intervir nessa estória.. Tanto na guerra do vietnã, quanto na 2ªGM o pretexto para a entrada americana foram “ataques a embarcações”… Bom.. O que me resta é rezar para que os norte coreanos tenham lido livros de história, e não cometam a loucura de atacar os americanos durante os exercicios do proximo domingo e da proxima quarta-feira… Pois se atacarem, a reação em cadeia pode ser… Apocaliptica.
Mauricio, tudo bem? A última coisa que os americanos querem agora é mais uma guerra. Abs,Caio
Marc
-24/11/2010 às 20:49
Caio, Soros é judeu e super capitalista, mas por que ele e a Fundação FORD dão tanto dinheiro para ONGS anticapitalistas e antissemitas?, sendo que algumas delas são ligadas sim a radicais islâmicos e grupos comunistas.
Exemplo rápido: Quem financia a tal do http://www.midiaindependente.org?,que defende o fim do capitalismo. George Soros. Por que ele faz isso?Não faço idéia.
Marc
-24/11/2010 às 20:48
Caio, Soros é judeu e super capitalista, mas por que ele e a Fundação FORD dão tanto dinheiro para ONGS anticapitalistas e antissemitas?, sendo que algumas delas são ligadas sim a radicais islâmicos e grupos comunistas.
Exemplo rápido: Quem financia a tal do http://www.midiaindependente.org?,que defende o fim do capitalismo. George Soros. Por que ele faz isso? Não faço idéia.
Anouk
-24/11/2010 às 20:03
Concordo, Caio. Abs.
Anouk
-24/11/2010 às 19:43
Olá Caio,
O que se sabe do filho de Kim Jong-il? Estudou na Suíca com identidade falsa. Foi um aluno bem integrado na classe, fala bem inglês, francês e suíco-alemao. Em uma das escolas que estudou na Suíca, ele era tido como filho do motorista da Embaixada da Coréia do Norte. Razao pela qual mantinha amizade com filhos de diplomatas americanos. De 2002 até 2007 o rapaz estudou em Universidade Militar de elite em seu país.
Quem sabe tenha tomado gosto pela democracia, né nao? Às vezes é bom sonhar.
Sonhar é necessário, mas no caso norte-coreano está duro, abs, Caio
Marc
-24/11/2010 às 18:28
Amauri,
A ocasional aliança entre radicais islâmicos, comunistas e milionários bem intencionados como George Soros ou os por trás da Fundação Ford tem como objetivos básicos e principais a destruição do capitalismo, do cristianismo, do judaismo e da democracia nos países ocidentais…
A aliança entre essas 3 entidades é um assunto bastante interessante.
Caro Marc, acho que por aí não dá. Soros é judeu, é um supercapitalista e não tem nenhuma ligação com o radicalismo islâmico. Soros contribuiu para a derrubada de ditaduras comunistas na Europa Oriental, inclusive na sua terra natal, Hungria. Você pode cunhá-lo de liberal, fora isto é narrativa até de teor antissemita do Glenn Beck, abs, Caio
amauri
-24/11/2010 às 16:16
Parece que os EUA tambem ajudaram no arsenal nuclear da China.
Com relação a ponte, Caio, a tecnologia nuclear ainda não é a motivação primeira.
A Nova Ordem Mundial
-24/11/2010 às 14:41
o que não foi divulgado foi que a Coréia do Sul teria atirado antes, parte de uma “exercício militar”.
Outra coisa que poucos sabem é que o proprio Estados Unidos ajudou a Coreia do Norte a fabricar a bomba construindo reatores para esta, através do Donald Rumsfeld. Lembra dele, o rei do Tamiflu?
A beligerância nuclear da Coreia do Norte foi uma criação quase que exclusivamente do governo dos EUA em que eles armaram o estado stalinista tanto direta como indiretamente através de distribuidores globais de armas sob o seu controle, nomeadamente o Dr. Abdul Qadeer Khan, conhecido também como AQ Khan.
Enquanto rotularam a Coreia do Norte como parte do “eixo do mal”, o governo americano entusiasticamente financiou cada etapa de seu programa de armas nucleares.
http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/11/conflito-entre-as-coreias-ou-como-os-eua-ajudaram-a-coreia-do-norte-a-obter-a-bomba-atomica/
A Coréia do Sul não atirou primeiro. Realizava exercícios militares, numa rotina anual.
amauri
-24/11/2010 às 14:33
Eu ficaria mais preocupado com uma ponte aérea Pyongyang-Teerã, já li um artigo sobre esta ponte (comunismo e radicalismo islamico), de um outro articulista. Qual a motivação desta ponte, no seu modo de ver? É uma pesquisa fantastica esta.
Antes de tudo, tecnologia nuclear
maisvalia
-24/11/2010 às 14:04
“Caro Marc, não existe um movimento mumdial de simpatia em relaçao aos norte-coreanos. ”
Não mundial Caio, mas os idiotas mandatários da banânia e dos países bananeiros bolivarianos, capitaneados pelo Hugorilla, tem demonstrado bastante simpatia pelo anão nuclear.
A banânia por ordem da nossa espantosa diplomacia até embaixada abriu em Pyongyang, e para aqueles esquerdistas que dizem que agora não nos humilhamos para os malvados yankees – tal qual o cantor popular que chega em segundo mas leva a medalha de ouro – o embaixador designado teve que abandonar o celular antes de adentrar o paraíso comunista, hehehe
Eu ficaria mais preocupado com uma ponte aérea Pyongyang-Teerã, abs, Caio
Votei no Serra
-24/11/2010 às 13:50
Mais importante do que conseguir a democracia em Cuba é na Coréia que dispõe dessas armas
PS : Gostaria de receber mais textos seus sobre esse assunto por e-mail
Uma pesquisa no Google traz meus textos, abs, Caio
Marc
-24/11/2010 às 13:08
Olá, Caio,
Acho que o mesmo padrão de defesa ideológica que ocorre em relação ao Hamas também está ocorrendo em relação a Coréia do Norte. A fala do Lula ontem foi absurda! Vi um especialista na BBC dizer que a Coréia do Norte foi provocada desnecessariamente.
Vamos ver como caminha a situação… Abs!
Carmem
-24/11/2010 às 12:49
Oi Caio,
Como se vê, algumas guerras são inevitáveis.
Eu mesma ando pensando em tentar trocar meu carro por um tanque… pq esse Rio daqui também não esta para peixe. Desculpe o off-topic, mas é q tem uma rocinha no meu caminho..
abraços,
Carmem
A fronteira entre as Coréias “ainda” é mais perigosa do que a coréia carioca. Abs, Caio
Marc
-24/11/2010 às 12:37
Caio,
Creio que o Amauri esteja correto em relacionar a Coréia do Sul com
Israel, não no sentido da semelhança do conflito, mas sim na percepção ideológica em relação ao mesmo. As máximas do “temos que dialogar para a paz” e da “soberania dos povos deve ser respeitada” sempre em favor do amiguinho ideolóogico já estão a todo vapor na imprensa mundial.
GEÓRGIA VS RÚSSIA
ISRAEL VS PALESTINOS
CORÉIA DO S. VS CORÉIA DO N.
Os primeiros são agressores fascistas, os últimos são pobres vítimas..
Caro Marc, não existe um movimento mumdial de simpatia em relaçao aos norte-coreanos. Quem trata este regime infame como vítima? Somente a China tem culpa no cartório e tampouco morre de amores pelo Kim Jong-il, abs, Caio
amauri
-24/11/2010 às 11:50
Caio, hoje estou como uma criança, perguntando “porque”. Tudo que se noticia são conseqüências. E as causas? E o politicamente correto? E o pragmatismo? E o multiculturalismo? Milhões de vidas ceifadas? Que são milhões de vidas ceifadas! Com certeza há um metodo nesta loucura. Duas notinhas: apareceu, no Estado de S. Paulo do dia 13-09-2009, a confissão de vários guerrilheiros dos anos 70, de que haviam sido treinados e financiados, uns pela Coréia do Norte, outros pela China comunista. Vocês já repararam que as fontes do antitabagismo militante são as mesmas da campanha pela liberação das drogas pesadas? Estudem, pesquisem, raciocinem, e obterão aí uma lição inesquecível sobre como funciona o poder no mundo de hoje. A unica forma de aprender é quando surge uma duvida.
Cristiano
-24/11/2010 às 11:49
maisvalia – 24/11/2010 às 11:10
.
É hora de ir lá e pôr fogo… você ainda ri?
marcos paula
-24/11/2010 às 11:47
Só falta o bobão do lulla ser solidário ao ditador norte coreano.
maisvalia
-24/11/2010 às 11:10
Da coluna Painel da Folha de hoje.
Arsenal A embaixada da Coreia do Norte propôs à Força Sindical uma agenda de aproximação do regime de King Jong-il com movimentos sociais no Brasil. O primeiro passo será uma exposição de fotos, livros e artesanato do país com abertura marcada para o dia 6 no Palácio Trabalhador, em SP.
Já que estamos caminhando para o socialismo bolivariano, nada melhor que aprender direito, hehehehehe
joao -lisboa
-24/11/2010 às 10:47
Caro Caio. Concordo, e lá vai, parcialmente, com seu sempre solícito e educado comentário ao meu post. Há que se ver, entretanto, como diria o finado General Golbery, se dali advirá uma nação pró-ocidental, o que acho difícil, na atual conjuntura. Como direi o Maiakovsky, primeiro roubam uma flor, depois, destroem o portão, e eu nada falo, etc. O que eu acho, e posso estar errado, como sóe acontecer, é que este é um teste para o Ocidente. A China a observar. Farão algo? Haverá retaliações? O caso é grave e polêmico. passarei pela greve, mas não sei quanto ao siberiano frio. Abraços,
Carmem
-24/11/2010 às 10:00
Método na loucura…
Acho que o problema da Coréia do Norte só será resolvido na hora que eles mostrarem que conseguiram construir um míssil com uma ogiva na ponta que consiga voar até os EUA.
Agressão revoltante… a palavra certa seria inadmissível.
Os japoneses já entenderam, vamos ver se serão capazes de explicar ao resto do mundo.
Oi, Carmen, creio que infelizmente ainda náo temos um bom método contra a loucura norte-coreana. Abs, Caio
Nicão
-24/11/2010 às 9:47
Caro CB. Continuo com a minha modesta opinião, de que o desgaste e o custo (políticos e financeiros) de tentar mediar conflitos étnicos, ideológicos ou religiosos, ou os três misturados, atingiram um custo impraticável nos dias atuais. Melhor deixar a coisa explodir e depois tentar “juntar os cacos” e mediar uma acomodação de tensões. Os EUA, mais do que ninguém (vide Iraque, Afeganistão, Irã, Israel) pra ficar em algumas batatas ainda quentíssimas), pelo jeito, já tem isso muito claro. Não é de graça que a OTAN já começa a discutir a inclusão da proteção das fontes de energia como uma das suas missões estratégicas, agora, finalmente explicitadas que passariam a ser justificadas em ações específicas e, convenhamos, diminuíndo em muito o “coeficiente de hipocrisia” reinante.
Infelizmente esse anão messiânico abestado, Kim Jong-il está pouco se lixando para as consequências, já que tem pouco a perder se não conseguir acomodar no “trono” aquela figura ridícula que aparece ao seu lado na foto (faça-se justiça, menos ridícula do que a do dêle próprio, o Jong-il), mas, pelo jeito, não passa de um filhote mal parido (não quero parecer preconceituoso, mas, tudo indica…) e genéticamente degenerado do pai (ou o que quer que seja Kim Jong-il), já que, pelo menos na foto, não parece “aquela Brastemp”.
Por isso, Caio, por mais “pragmáticamente” chocante que isso possa parecer, talvez, a “explosão” das “Coréias” (assim como a de Israel X Palestina) seja um caminho necessário a trilhar na política internacional, para que as consequências (pelo menos as mais graves), voltem para os que as plantaram e não sejam mais “diluídas” em tentativas intermináveis (e custosas) de mediação internacional.
A China nos ensinou que um comunismozinho também serve para “disciplinar” um “doloroso” capitalismozinho ocidental… fazer o quê, né não? O anão abestado cutucou o leão? Que se vire… depois arrumamos a casa!!!
A teoria da destruição criativa funciona em algumas crises. Temo que seja altamente arriscado se meter em war games na península coreana, abs, Caio
amauri
-24/11/2010 às 9:47
Obrigado pela resposta a primeira pergunta, embora eu perceba metodos convergentes entre elas. As perguntas seguintes não tem a obrigatoriedade de fazer parte da primeira pergunta que voce respondeu.
joao -lisboa
-24/11/2010 às 9:24
Caro Caio: gostei do artigo, mas discordo, parcialmente, quanto à questão da China. Creio mesmo, infelizmente, que a Coréia do Norte está a ser testa de ferro do regime chinês. Como uma vez disse o Antônio Ermírio de Morais, depois de voltar daquele País, a China é uma terço deserto, Gobi; um teço gelado e um terço agriculturável. Eles necessitam expendir-se por ali. Os EUA não têm condições de acudir uma terceira frente de guerra, e, tal como os franceses, têm má memória de sua última intervenção. A Cúpula da Nato abriu um caminho para que aquela ajude os países que solicitarem (uma espécie de FMI militar). A situação é grave e, creio, sem paralelo (sem trocadilhos com o pararlaelo 37 (ou será 17). Um caso que não está, culposa, ou dolosamente, sendo ‘repercutido’ com a dimensão que deveria. Oportuníssimo, artigo, portanto, de quem esá ‘sempre em cima do lance’. Só falta dizer, como o Arnaldo César Coelho, no futebol:’…a regra é clara…’ . Em Lisboa, hoje, greve geral, está um frio do caraças.
Caro João, discordo parcialmente. A Coréia do Norte é um afilhado inconveniente. É verdade que serve de tampão, pois a China não quer uma Coréia reunificada pró-ocidental na fronteira, mas tampouco quer a situação fora de controle. Ë testa de ferro, mas a testa cresceu demais. Sobreviva à greve e ao frio. Abraços, Caio
Ferreira Pena
-24/11/2010 às 8:18
A idiotia comunista continua seu espetáculo na Ásia. O que sobrará para nós desse sistema, com a socialista Dilma no poder e o PT arreganhando os dentes? Depois dizem que o homem é um ser superior, com exemplares desse tipo. Uma canalha internacional, uma ideologia da violência e uma miséria a ser compartilhada. É o que restará no futuro.
amauri
-24/11/2010 às 7:44
Bom dia Caio!
O que a diplomacia e a imprensa mundial falariam se a Coreia do Sul revidasse contra a Coreia do Norte da forma que Israel revida quando é atacado pelos radicais islamicos?
Porque os países que é contra as ações realizadas pela Coreia do Norte contra seu vizinho Coreia da Sul, cede beneficios para o país agressor?
Porque para certos países existe o coro de “tem de haver dialogos” para a paz e para outros “A soberania dos países tem que ser respeitada”?
Enquanto a ideologia dominar a diplomacia e as mentes dos homens em detrimento de valores consagrados, o mundo anda para uma mortandade nunca vista.
Caro Amauri, não é possivel fazer comparações entre Hamas e as forças militares (e nucleares) da Coréia do Norte, que podem pulverizar Seul com artilharia convencional. É outra situação, outro tipo de perigo e conflito. Abs, Caio