Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Modo Avião Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Tatiana Cunha
As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem
Continua após publicidade

Sete lugares no Brasil que deixam no chinelo viagens ao exterior

Um país de proporções continentais como o nosso tem de tudo: de praias a cachoeiras, a cânions, cidades agitadas, lugares para mergulho, museus...

Por Tatiana Cunha Atualizado em 9 dez 2020, 09h22 - Publicado em 21 set 2016, 21h32
 Que viajar é bom demais você e eu já sabemos. Mas muitas vezes pode ser também cansativo.

Voos longos, troca de fuso horário, estresse por estar em um país diferente, não falar a língua local. Tudo isso cansa. Isso sem falar do medo de ver a cotação do dólar na hora de pagar a fatura do cartão de crédito…

Como se tudo isso não fosse motivo para viajarmos mais dentro do nosso próprio país, sem falar no fato de incentivar nossa própria economia, muitas vezes esquecemos das belezas que o Brasil tem a nos oferecer. Um país de proporções continentais como o nosso tem de tudo: de praias a cachoeiras, a cânions, cidades agitadas, lugares para mergulho, esportes radicais, museus… A lista é interminável.

Como vários leitores pediram sugestões de viagens “sem tecla SAP”, aqui vai um Top 7 de lugares para desbravarmos no Brasil.

Deixei de fora lugares maravilhosos como Bonito, a Amazônia, Salvador, Florianópolis e… o Rio. Mas a ideia aqui é apenas despertar a curiosidade e o desejo de vocês para conhecer mais nosso país.

Ah, já foi para algum destes destinos? Então compartilhe sua dica imperdível 😉

Jalapão

Cachoeira Velha no Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins
Cachoeira Velha no Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins (//iStock)

Por que ir: Espalhado por uma área de 34.000 km2, o parque estadual do Jalapão é cortado por uma teia de rios, riachos e ribeirões de águas transparentes. Um dos locais mais bonitos do Brasil,  é de difícil acesso e ainda se mantém selvagem. A infraestrutura ainda é limitada e não há muitas opções de hospedagem. Sinal de celular é coisa rara e as estradas são mal sinalizadas e arenosas. Por isso o ideal é usar um veículo 4×4 e de preferência ter um guia local. O cenário é repleto de cachoeiras, paredões e fervedouros, que compensam os eventuais perrengues da viagem.

Continua após a publicidade

O que visitar: Cachoeira da Velha (queda d’água em forma de ferradura de cerca de 100 m de largura e 15 m de altura), os povoados de Prata e Mumbuca (remanescentes de quilombos), Cachoeira do Formiga e as Dunas (chegam a 40 m de altura)

Onde fica: Leste do Tocantins

Quando ir: O ano todo (de maio a setembro é o período mais seco)

Como ir: De carro/ônibus, desde Palmas

Para quem: Os mais aventureiros

Continua após a publicidade

Quem leva: Korubo, Desviantes, Pisa Trekking, Freeway, Adventure Club, Jalapão Total

Site oficial: https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/encantos-do-jalapao/

Lençóis Maranhenses

Por do sol nos Lençóis Maranhenses
Pôr do sol nos Lençóis Maranhenses (VEJA/VEJA)

Por que ir: Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um mosaico de dunas de areias brancas com lagoas de águas transparentes em tons de verde e azul. O parque, que possui uma área de 155.000 hectares, tem ainda 70 km de praia. Por conta do terreno, os passeios têm de ser feitos em veículos 4×4 e acompanhados por guias que conheçam o local. As dunas podem chegar a 40 m de altura. Mas não se engane com a paisagem paradisíaca… é preciso um bom preparo físico e muita disposição para subir e descer das dunas e apreciar a paisagem ao máximo.

O que visitar: Lagoa Azul, Lagoa Bonita, fazer um passeio pelo Rio Preguiça, descer flutuando o Rio Formiga, visitar a vila de pescadores de Mandacaru e subir no farol da Marinha (os 160 degraus compensam a vista panorâmica da região)

Onde fica: Litoral nordeste do Maranhão

Continua após a publicidade

Quando ir: O ano todo (de maio a agosto as lagoas estão mais cheias)

Como ir: De carro/ônibus ou barco, desde Barreirinhas. Ou de avião bi ou monomotor, desde São Luís.

Para quem: Os amantes da natureza

Quem leva: Pisa Trekking, CVC, Top Brasil Turismo, Freeway, Taguatur

Site oficial: https://parquelencois.com.br/

Continua após a publicidade

Maragogi

: JANNYNE BARBOSA:
Vista aérea de Maragogi (Jannyne Barbosa/Dedoc)

Por que ir: As águas cristalinas e as piscinas naturais são a grande atração deste município localizado a apenas 125 km de Maceió. Maragogi ainda oferece excelente infraestrutura hoteleira e uma enorme quantidade de restaurantes. São 22 km de costa, divididas em nove praias de águas calmas, transparentes e com temperatura agradável. Nadar pelos corais e observar a vida marinha é um passeio obrigatório para quem visita a cidade. Passeios de catamarã, buggys, bicicletas, trilhas e caminhadas também estão entre as atrações que Maragogi oferece.

O que visitar: Piscinas naturais de Taocas, Barra Grande e Paripueira, as ruínas do Mosteiro de São Bento, a igreja Matriz de Santo Antônio, a praia de Maragogi, passeios de buggy e mergulhos na água cristalina

Onde fica: Litoral Norte de Alagoas

Quando ir: O ano todo (o período de chuvas vai de abril a agosto)

Como ir: Carro ou ônibus desde Maceió ou Recife

Continua após a publicidade

Para quem: Para quem quer sombra e água fresca

Quem leva: Latam Travel, CVC, Partiu Viagens, Intravel, Top Brasil Turismo

Site oficial: https://visitemaragogi.com.br/

Fernando de Noronha

Ilha Dois Irmãos, no arquipélago de Fernando de Noronha
Ilha Dois Irmãos, no arquipélago de Fernando de Noronha (//iStock)

Por que ir: Praias paradisíacas e muitas vezes desertas, vida selvagem e um ritmo de vida bem relaxado. Tudo isso a apenas um curto voo desde Natal ou Recife. Impossível não amar Noronha. O arquipélago formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos ocupa uma área de 26 km2 no Oceano Atlântico e é mais fácil de chegar do que muita gente imagina. Sim, a passagem na maioria das vezes é cara, assim como a hospedagem (há cada vez mais opções). E o visitante ainda tem de pagar uma taxa de preservação que varia com a duração da viagem (pode ser pago aqui). Mas o cenário vale cada centavo investido.  https://www.noronha.pe.gov.br/

O que visitar: Mirante dos Golfinhos, Praia do Sancho, Cacimba do Padre, Mirante do Sancho, snorkel na praia de Atalaia, Forte de Nossa Senhora dos Remédios e snorkel na Praia da Baía dos Porcos

Onde fica: 360 km a nordeste de Natal, no Oceano Atlântico

Quando ir: O ano todo, já que a temperatura média é de 28 graus (o período das chuvas vai de abril a agosto)

Como ir: Há voos diretos da Azul e da Gol, saindo de Natal ou Recife

Para quem: Quem gosta de praia ou mergulho

Quem leva: Azul Viagens, Top Brasil Turismo, Trip Noronha, Ilha de Noronha, CVC, Adventure Club

Site oficial: https://www.noronha.pe.gov.br/

Inhotim

Galeria Adriana Varejão, em Inhotim.
Galeria Adriana Varejão, em Inhotim. (Eduardo Eckenfels/VEJA)

Por que ir: Aberto para o público há cerca de uma década, o Instituto Inhotim é um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Localizado em Brumadinho, apenas 60 km de Belo Horizonte, é um museu em meio à Mata Atlântica. Além das obras de arte, tem também uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes. Sua área de visitação tem mais de 96 hectares com galerias, jardins, lagos, construções e espelhos d’água. Carrinhos de golfe ajudam os visitantes a percorrer o local.

O que visitar: Jardim Botânico, Sonic Pavillion, Galeria Adriana Varejão, Galeria Cosmococa, Narcissus Garden e De Lama Lâmina

Onde fica: Em Brumadinho, Minas Gerais

Quando ir: O ano todo (o período mais seco vai de maio a setembro). Evite feriados.

Como ir: De ônibus, desde Belo Horizonte, ou de carro

Para quem: A família toda

Quem leva: Adventure Club, CVC, Pisa Trekking, Freeway

Site oficial: https://www.inhotim.org.br/

Chapada das Mesas

Cachoeira na Chapada das Mesas
Cachoeira na Chapada das Mesas (VEJA/VEJA)

Por que ir: O Parque Nacional da Chapada das Mesas, com mais de 160.000 hectares de florestas, chapadas, cânions, cachoeiras e cavernas, foi criado em 2005. As piscinas naturais e cachoeiras de águas amenas estão entre as principais atrações do parque. É possível praticar rapel, canoísmo, rafting e fazer trilhas. Há ótimos lugares para quem gosta de ver um belo por do sol. Como não podia ser diferente, o parque é ainda rico em espécies de animais e plantas.

O que visitar: Fazer um trekking até o Morro do Chapéu (a 365m é o ponto mais alto da Chapada), nadar no Poço Azul, visitar as cachoeiras de São Romão, Prata e Santa Bárbara e o Santuário da Pedra Caída

Onde fica: No centro sul do Maranhão

Quando ir: O ano todo (o período mais seco é entre junho e dezembro)

Como ir: Carolina, a 800 km de São Luís, é o principal ponto de partida para quem vai de carro/ônibus. É possível chegar de avião a Imperatriz e de lá seguir de carro.

Para quem: Os que gostam de esportes radicais

Quem leva: Desviantes, Pisa Trekking, Intravel, Ecotour Adventure,

Site oficial: https://www.turismo.ma.gov.br/roteiro-chapada-das-mesas/

Jericoacoara

A Pedra Furada, em Jericoacoara
A Pedra Furada, em Jericoacoara (VEJA/VEJA)

Por que ir: O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em 2002 e abriga a internacionalmente conhecida praia de mesmo nome. Se você busca um lugar paradisíaco, mas mais perto da civilização, este pode ser seu destino. Apesar dos 300 km que separam Jeri de Fortaleza nem sempre serem dos mais tranquilos, o cenário compensa. O sucesso internacional trouxe também o desenvolvimento para o local, que conta com diversos tipos de hospedagem e opções de restaurantes para todos os bolsos. Com praias isoladas ou bares agitados, tem de tudo para todos.

O que visitar: Pedra Furada, Duna do Por do Sol, Lagoa Azul, passeio de buggy, visita ao Farol acima do Serrote, que oferece uma vista panorâmica do lugar e visita a Tatajuba

Onde fica: Litoral oeste do Ceará

Quando ir: O ano todo (o período de chuvas vai de março a junho)

Como ir: Desde Fortaleza é possível ir de carro, ônibus ou se você está podendo, de helicóptero 😉

Para quem: Para a família toda

Quem leva: CVC, Adventure Club, Jeri Trip Tour, Intravel

Site oficial: https://www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br/#sobre

* Vale lembrar que as agências são apenas algumas das que levam aos destinos e é sempre importante pesquisar antes de fechar seu pacote!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.