Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Os 7 melhores apps para usar em emergências e desastres naturais

Ninguém sai de férias pensando que irá enfrentar um desastre natural ou estar no meio de um atentado, por isso é sempre bom ter estes apps no smartphone

aplicativos para emergências e desastres naturais

Em tempos de terremotos, furacões, atentados e tiroteios, viajar, infelizmente, nem sempre significa tranquilidade e descanso.

Se alguns desastres naturais são possíveis de serem previstos com alguns dias de antecedência, dando a oportunidade de nos prepararmos, cancelarmos viagens, mudarmos planos ou simplesmente nos abrigarmos, outros simplesmente acontecem quando menos esperamos _o  mesmo acontece (infelizmente com mais frequência) com atentados e tiroteios, como o triste e devastador que ocorreu em Las Vegas, anteontem .

Apesar de muitos de nós reclamarmos da cada vez maior dependência de smartphones e redes sociais, em momentos como estes eles podem ajudar a salvar vidas e tranquilizar familiares e amigos quando estamos viajando e um imprevisto acontece.

Eu estava nos EUA em 11 de setembro de 2001. Tinha feito uma viagem de alguns dias pelo Canadá e por Washington DC. Sim, meu hotel era bem perto do Pentágono, mas havia ido para Dallas visitar uma amiga no dia 9.

Lembro que estava dormindo e fui acordada pelo telefone tocando insistentemente. Estava sozinha na casa dela naquela fatídica manhã. Quando finalmente acordei, escutei a voz do meu pai deixando um recado na secretária eletrônica para que eu ligasse para casa com urgência. Fiquei super preocupada achando que algo havia acontecido em casa. Tentei ligar para casa uma, duas, três vezes e nada. Não conseguia completar a ligação.

Voo 175 da United Airlines colide com a Torre Sul do World Trade Center, na Ilha de Manhattan, em Nova York, com 51 passageiros, nove tripulantes e os cinco sequestradores. Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, dois aviões comerciais foram sequestrados no Aeroporto de Boston por terroristas da Al-Qaeda, e instantes depois atingiram intencionalmente as duas torres do maior complexo comercial do planeta. Nenhum passageiro dos voos sobreviveu

Comecei a ficar mais nervosa até que alguns minutos depois consegui falar com ele. Sim, estava tudo bem em casa, mas ele recomendou que eu ligasse a TV. Fico arrepiada só de lembrar. A imagem das Torres Gêmeas em chamas… Daí para a frente tudo ficou confuso. Tenho vagas lembranças dos dias que se passaram. Lembro, porém, de ir um dia ao centro de Dallas com minha amiga para tentarmos “voltar à normalidade” e fiquei surpresa com o silêncio. Os aeroportos ainda estavam fechados e pouca gente circulava pelas ruas. Assustador.

Imagino que se fosse hoje, eu teria ficado sabendo dos ataques muito antes e não teria tido problema para me comunicar com a minha família (sim, eu estava a milhares de quilômetros de distância dos locais dos atentados, mas na época ninguém sabia onde e quando aquilo teria fim).

Também já passei por um terremoto e um tufão no Japão (em anos diferentes), mas em nenhum dos casos tive minhas viagens afetadas por isso.

Mas vira e mexe quando estou viajando eu me pego pensando: e se acontecesse uma emergência, o que eu faria estando aqui, em outro país, longe de casa e da família?

Foi pensando nisso que eu separei uma lista de aplicativos que podem ajudar de alguma maneira antes, durante e depois de situações como estas, que a gente espera nunca ter de enfrentar, mas que é mais fácil de lidar se estivermos prevenidos, certo?

Ah, e outra coisa importante de se ter a mão quando viajamos é o telefone de contato da embaixada ou consulado do Brasil na cidade ou país em que estaremos.

1. Weather Update

para iOs e Android

Este aplicativo de colaboração coletiva (é uma espécie de Waze do tempo) traz informações bastante completas sobre o clima no local escolhido, além de ser possível ver fotos, informações interativas de radares e mapas de satélites. É uma boa para monitorar a área em que você estará.

2. Disaster Alert

para iOs e Android

Este aplicativo bastante fácil de usar é disponibilizado pelo Pacific Disaster Center, do Havaí, e é uma ótima ferramenta para ser avisado sobre furacões, queimadas, tsunamis, tempestades, enchentes, terremotos e afins. Dá para olhar pelo mapa ou selecionar pelo tipo de desastre natural.

3. Primeiros Socorros Drauzio Varella

para iOs e Android

Bastante descomplicado, este aplicativo serve não apenas para grandes emergências como para acidentes e sustos do dia a dia. Como prevenir é sempre melhor do que remediar, não custa ter em seu smartphone antes de ir viajar. Por ser em português, ajuda bastante na hora do nervosismo.

4. FEMA

para iOs e Android

Este aplicativo do governos dos EUA vale para os territórios americanos (além dos Estados continentais também Guam, Porto Rico, Samoa Americana, Ilhas Mariana, Micronésia, Ilhas Marshall, Palau e Ilhas Menores), e dá informações atualizadas sobre abrigos, serviços e onde buscar ajuda. Mas também tem um guia útil para qualquer um que esteja numa situação de emergência após um desastre natural.

5. ReUnite

para iOs e Android

Um dos aplicativos mais úteis para encontrar familiares e amigos após algum tipo de tragédia. É possível anunciar um desaparecido ou encontrar pessoas. Para isso basta enviar uma foto e informações básicas. Apenas horas após a tragédia em Las Vegas já era possível buscar informações no aplicativo.

6. Contatos de confiança

para iOs e Android

Desenvolvido pelo Google, este app permite que você compartilhe sua localização com alguns contatos escolhidos previamente. Sua localização pode ser compartilhada o tempo todo ou quando alguém solicita. Se não for possível responder aos pedidos, sua última localização será enviada automaticamente, mesmo que você esteja offline ou sem bateria. Mas atenção para não desvirtuar o uso do aplicativo, heim??

7. Primeiros Socorros Brasil

para iOS e Android

Assim como o aplicativo de Drauzio Varella, este app da Cruz Vermelha dá dicas importantes para primeiros socorros de maneira bastante didática. Outra função legal do app é a de Emergências no Estrangeiro, que dá uma lista com todos os contatos for ado Brasil de maneira simples e rápida. Super útil para quem viaja bastante.

 

Veja também

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s