Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O que todo mundo precisa saber antes de viajar com amigos

Saiba o que fazer para que os prazeres e perrengues de uma viagem fortaleçam _e não acabem_ com uma grande amizade

Amigas

Nada como uma viagem para fortalecer _ou colocar fim_ a uma grande amizade.

A convivência 24 horas por dia, os perrengues e estresses típicos de viagem, gostos e interesses diferentes… são vários os fatores.

Mas não há nada mais gostoso que viajar em boa companhia. E, para saber, só testando mesmo.

É engraçado como algumas podem ser super próximas de você, mas na hora de viajar é aquela tragédia. Ou o contrário. Pessoas que você não tem tanta proximidade mas que eventualmente se tornam excelentes companheiros de viagem.

Eu tenho sorte de ter ótimos amigos que são também ótimos em viagem. Mas tenho também alguns que nem para passar o final de semana na praia eu convidaria mais…

Para viajar com alguém é importante estar na mesma sintonia, ou seja, ter o mesmo objetivo na viagem. Imagina você ir para um lugar querendo descansar e recarregar as energias e sua companhia só querer baladas e agitos?

Várias vezes já comecei uma viagem acompanhada e terminei “sozinha” por conta disso. Não que alguém tenha ido embora antes, mas simplesmente cada um acabou fazendo uma coisa com seu tempo e o que era para ser uma viagem em conjunto se transformou em viagens individuais. Nada de errado em viajar sozinho, mas quando a gente faz planos com alguém, não é isso que espera, né?

E, apesar de a gente só ter certeza de que alguém é um bom companheiro de viagem viajando, é importante ter algumas coisas em mente antes de fazer as malas. São elas:

> Orçamento

Um dos maiores motivos de brigas e estresses em viagens pode ser o dinheiro. Se você está numa vibe “viagem ostentação” e seu companheiro de viagem numa de “viagem roots” não vai dar certo. É importante discutir isso antes de partir. Saber mais ou menos quanto o outro pretende gastar, se quer ficar em hotéis caros ou se prefere acomodações mais simples, etc… E nada de ficar contando centavos na hora de dividir as contas. Não tem nada mais chato que isso. Eu e uma amiga criamos uma maneira fácil de resolver este problema. No começo de cada viagem criamos um “fundo” comunitário em que cada uma coloca X dinheiros. E vamos gastando isso para pagar as contas conjuntas. Quando acaba colocamos mais uma vez a mesma quantia cada uma e assim vamos. Sem estresse e sem ter que se preocupar em dividir as contas.

Espera

> Horários

Esse tema também é complicado e fácil de dar confusão em viagem. Claro que quando a gente está de férias os horários tendem a ser mais flexíveis e nossa noção de tempo fica diferente. Mas nada pior do que marcar de sair tal hora e seu amigo não estar pronto. Ou de fazer reserva naquele restaurante que você queria muito conhecer e seu amigo estar super atrasado. Isso sem falar em horários de voos, trens e afins… Tinha um amigo que sempre estava atrasado pra tudo. A única solução era mentir os horários para ele para ver se conseguia “ajustar” nossos relógios. Outra coisa importante. Não é porque você está viajando com uma pessoa que precisa acordar e dormir no mesmo horário. Cada um é cada um!

> Interesses

Básico do básico. Por mais que vocês tenham gostos diferentes, os interesses da viagem precisam ser os mesmos, senão é meio caminho andado para dar problema. Imagina fazer uma viagem para Napa com alguém que não bebe vinho? Ou ir para um resort numa ilha paradisíaca com alguém que não gosta de praia? Antes de viajar, sente com seu companheiro de viagem e tenham uma boa conversa sobre o que vocês querem fazer, os lugares que gostariam de visitar. Vão dar prioridade ao dia ou à noite? A ideia é gastar mais em acomodação do que passeios? Vocês vão preferir fazer todas as refeições em restaurantes ou querem cozinhar em casa também? Querem visitar muitos museus ou só um ou dois são suficientes?

Por do sol

> Espaço

Como eu disse antes, não é porque você está viajando com alguém que precisa virar a mesma pessoa. Muito pelo contrário. É importante que cada um mantenha sua individualidade e tenha tempo para si só durante a viagem. Vocês não são obrigados a fazer todos os programas juntos. E se um dia seu companheiro de viagem quiser sair para jantar e você estiver cansado e preferir ficar no hotel não há nada de errado com isso. Viagens podem ser cansativas física e mentalmente e é importante que a gente tenha tempo para assimilar as coisas, o que muitas vezes só conseguimos fazer quando estamos sozinhos. Se você é do tipo que precisa de muito tempo sozinho, talvez seja o caso de reservar quartos separados.

> Flexibilidade

Uma das coisas mais importantes quando se viaja com alguém é ter flexibilidade. Nem sempre vocês vão concordar com o passeio do dia ou o restaurante que vão jantar. O hotel é mais caro do que você queria pagar? Paciência, quem sabe vocês não combinam de economizar naquele tour que iriam fazer depois? Ser flexível em viagem é fundamental _sozinho ou acompanhado, diga-se de passagem! Um pouco de jogo de cintura fará bem à amizade e a viagem de vocês. Uma dica legal caso vocês geralmente discordem da programação é fazer um rodízio. Cada dia um escolhe o roteiro e assim todo mundo fica satisfeito. Eu e meus amigos geralmente fazemos rodízio para escolher onde comer, por exemplo. É sempre mais fácil uma pessoa decidir do que um grupo, por exemplo.

Amigas

> Comunicação

De nada adianta tudo que falei acima se não houver comunicação entre você e seu companheiro de aventuras. Conversem, conversem, conversem. Antes da viagem, durante e depois, para acertar os ponteiros e não deixar nenhum mal entendido que possa atrapalhar uma futura viagem. Se vocês são amigos e decidiram viajar juntos têm intimidade suficiente para ser francos um com o outro. Ninguém precisa fazer nada que não quer só para agradar o outro, então nada melhor que uma conversa honesta. Não deixe as coisas passarem e virarem mágoa ou ressentimento depois.

 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s