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Por Tatiana Cunha
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As melhores – e piores – empresas aéreas de 2016/2017

Site especializado em direitos dos consumidores de companhias aéreas fez extensa pesquisa para classificar 87 empresas do mundo todo

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h50 - Publicado em 30 jun 2017, 13h28

Quem não gosta de um ranking de melhores e piores? Eu confesso que adoro…

E quando o ranking ainda é útil para nós, melhor ainda!

E é justamente isso que fez o site AirHelp, especializado em direitos do consumidor de empresas aéreas, com base nos EUA e na Inglaterra.

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Acostumados a lidar com queixas de passageiros de diversos países, o site resolveu aliar seu conhecimento com uma pesquisa feita entre 22 de dezembro do ano passado e 20 de março deste, para fazer um ranking com 87 companhias aéreas do mundo.

Para calcular a nota dada as empresas, o AirHelp a dividiu em três quesitos: atrasos, eficiência de serviços ao consumidor e qualidade do serviço.

No primeiro quesito, o site considera atrasos de até 15 minutos como normais. Depois disso as empresas começam a perder pontos. A nota equivale à porcentagem dos voos que chegaram no horário (ou seja, uma empresa que recebeu nota 8,5 teve 85% de seus voos sem atrasos).

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No quesito qualidade do serviço, a empresa usa as notas dadas às companhias aéreas pela Skytrax, especializada em classificá-las de acordo com seus resultados em serviço no aeroporto, lounges, assentos nos aviões, entretenimento, serviço de bordo e conforto.

Já para avaliar o serviço ao consumidor, a AirHelp avalia quão responsiva a empresa é, a qualidade dos procedimentos e quão rápidas as queixas são resolvidas.

Confesso que não foi surpresa nenhuma para mim ver o Top 3 da lista: Singapore Airlines em primeiro, seguida de perto por Etihad e Qatar.

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Eu também as colocaria entre as melhores, mas acho que para mim a Qatar ainda venceria, com Singapore em segundo e Etihad em terceiro (mas meus critérios são mais subjetivos que os da pesquisa!!)

A minha surpresa foi ver empresas como Swiss e Lufthansa tão abaixo no ranking. A empresa suíça foi apenas a 26a, seguida pela alemã, em 27o.

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E a Latam, única empresa brasileira que aparece no ranking, sabe em que posição ficou?

Na modesta 74a colocação, com 5,75 pontos. É a primeira vez que a empresa aparece na listagem. A Latam recebeu 8,5 em atrasos, 6 em qualidade do serviço e 2,8 em processamento das queixas.

Bom, mas você deve estar curioso para ver mais da lista, certo?

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Não vou reproduzi-la inteira aqui, então quem quiser dar uma olhada nela completa, basta clicar aqui.

Aí vão as dez melhores e as dez piores (mais a Latam):

empresa país nota atrasos serviço queixas
1 Singapore Airlines Cingapura 8,73 8,7 10 7,5
2 Etihad Abu Dhabi 8,48 8,6 10 6,8
3 Qatar Catar 8,46 8,0 10 7,4
4 Austrian Áustria 8,38 8,2 8 9,0
5 Air Transat Canadá 8,29 9,9 6 9,0
6 Air Dolomiti Itália 8,22 9,0 8 7,7
7 British Airways Reino Unido 8,14 7,8 8 8,7
8 Virgin Atlantic Reino Unido 7,99 7,9 8 8,1
9 Aer Lingus Irlanda 7,97 8,8 8 7,2
10 TUI fly Netherlands Holanda 7,95 9,1 6 8,8
74 Latam Brasil 5,75 8,5 6 2,8
78 Air China China 5,48 6,5 6 4,0
79 Gulf Air Bahrein 5,44 7,0 6 3,3
80 Pakistan Airlines Paquistão 5,31 7,5 6 2,4
81 China Eastern China 5,28 6,4 6 3,4
82 Egyptair Egito 5,27 6,8 6 3,1
83 Ryanair Irlanda 5,21 8,8 6 0,8
84 Monarch Airlines Reino Unido 5,16 8,6 6 0,8
85 Tunisair Tunísia 5,15 6,7 6 2,7
86 SmartWings Rep. Tcheca 5,01 8,0 4 3,1
87 Bulgaria Air Bulgária 4,93 8,6 4 2,2
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