Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Modo Avião Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Tatiana Cunha
As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem
Continua após publicidade

As 15 praias mais bonitas do Brasil

Com as férias de verão se aproximando, conheça as praias do nosso litoral mais bem avaliadas por turistas de todo o mundo que as visitaram

Por Tatiana Cunha
Atualizado em 30 jul 2020, 20h42 - Publicado em 30 out 2017, 14h31

Difícil achar alguém que não goste de praia.

Seja para tomar sol, caminhar, se refrescar no mar ou fazer esportes, ir para a praia é sempre sinônimo de descanso e hora de recarregar as baterias.

Apesar de o nosso país ser privilegiado, com cerca de 7,4 mil quilômetros de litoral, nem todos nós temos a sorte de morar perto de uma praia .

E com tantas opções para escolher, de norte a sul do Brasil, às vezes fica até difícil escolher.

Como as férias de verão estão chegando e sei que muita gente vai querer dar uma escapadinha para ficar perto do mar, nem que seja por alguns dias, resolvi ir atrás das mais belas praias do nosso litoral. Para ninguém dizer que estou puxando a sardinha deste ou daquele lugar, me baseei numa lista elaborada pelo TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo, com mais de 435 milhões de comentários e opiniões sobre tudo que se relaciona ao assunto.

Continua após a publicidade

O ranking é feito com base nas avaliações feitas turistas do mundo inteiro, gente como a gente, nos últimos 12 meses. A lista, chamada de Travellers’ Choice Awards é divulgada anualmente, desde 2002, e elege também hotéis, restaurantes, museus, empresas aéreas e quase tudo que se relaciona ao turismo.

Bom, mas chega de falação e vamos ao que interessa… as 15 mais belas praias do litoral brasileiro e o que dizem alguns frequentadores (comentários retirados do TripAdvisor)

 

1. Baía do Sancho

Fernando de Noronha

A vista do alto da praia impressiona. A cor do mar é linda! Águas transparentes e praia com acesso um pouco difícil. Você precisa descer uma escada no meio das pedras. Não indico para pessoas de mais idade e com crianças de colo. Melhor ir de barco.” – Flavia R.

Continua após a publicidade

Não à toa foi eleita a praia mais linda do mundo! É lindíssima, beira o inacreditável, e está ali diante de nós! Você começa descendo uma escada no meio das pedras e mais escadas pra ter acesso à praia, a não ser que você vá de barco (mas só fica no barco). Sobre a estrutura não há! Rssss. Não há vendedores, barracas, nada! Compre sua água na base na entrada do parque ecológico, seus petiscos, vá fundo e mergulhe nesse paraíso!!!” – Alex S.

6.644 avaliações

86% excelente

 

2. Praia dos Carneiros

 Tamandaré

Praia incrível e muito tranquila. A variação da maré é impressionante e dá à praia características muito diferentes ao longo do dia. Vale a pena ficar em um dos sítios ou pousadas localizadas na praia.“- Paulo H.

Continua após a publicidade

A praia é única, com certeza é umas das mais lindas do mundo. A beleza natural deste lugar é indescritível. Coqueiros que fazem o contorno da orla desta praia dão um visual ímpar ao lugar. Falando a verdade, não tem como a gente expressar a beleza deste lugar escrevendo um comentário, aos viajantes que lerem este post, podem ir sem medo de fazer este passeio. Para quem estiver em Porto de Galinhas, o passeio dura quase o dia todo, mas a recompensa é grande.” – José Fabio P.

8.955 avaliações

71% excelente

 

3. Praia do Forno

Arraial do Cabo

Um dos lugares mais lindos que já visitei. Praia com acesso através de uma trilha leve, pela trilha já da pra ter uma vista maravilhosa. Mar cristalino, o verdadeiro Caribe brasileiro.”- Clarissa C.

Continua após a publicidade

Só é possível acessar a praia por barco ou por uma trilha que se inicia perto da entrada do pier da cidade. Apesar de ser razoavelmente estruturada, achei a trilha um pouquinho perigosa, pois a inclinação dos degraus de pedra e o acúmulo de areia fazia com que escorregássemos em alguns pontos, mas nada que a cautela não resolva. A praia vale todo o esforço! Tem um visual incrível e as poucas ondas favorecem a prática de standup e kaiak. A água é menos gelada (comparando-se às outras praias de Arraial) e nos cantos da praia, o verde clarinho das águas encanta. As tartarugas costumam ficar nesses cantos e pode ser que consiga nadar pertinho de uma delas. Do alto se consegue fotos incríveis da praia. Há um mirante com uma pedra obrigatório para uma fotografia linda.” – Ana Carolina Z.

5.408 avaliações

66% excelente

 

4. Praia do Farol

Arraial do Cabo

A praia tem a fama de ser considerada perfeita, e quando chegamos lá não há como discordar. A praia, que é controlada pela Marinha, tendo limites de pessoas e tempo de permanência, oferece areia branca e um mar que começa transparente indo aos tons de verde e por fim ficando azulado… a água fria se torna irresistível e compensadora quando mergulhamos. E como se não bastasse ainda temos dunas de areia ao fundo que permitem uma vista da praia do alto.” – Tiago Varjão

Continua após a publicidade

Lugar maravilhoso. Lindo demais. Águas cristalinas. Acesso apenas de barco, pois é cuidada pela Marinha Brasileira. Vale demais a parada para mergulhar nesse lugar. Possibilidade de cruzar com tartarugas 🙂” – Marcello Vieira

3.499 avaliações

73% excelente

 

5. Prainha

Rio de Janeiro

Fomos na Prainha por indicação de um amigo carioca. Estávamos hospedados na Barra, então não era muito longe. Tem boa estrutura de serviço de praia. Mar mais agitado, território dos surfistas. Nem parece que estávamos no RJ, pois fica afastado do cenário de prédios.”  – Marília A.

A praia mais tranquila da cidade, você só chega de carro, o estacionamento é mínimo e há limite de veículos, portanto chegue cedo, muito cedo porque é praia de surfistas. Tem quiosque que vende água, mas recomendo levar a sua, pois os ambulantes não dominam a área. No final da praia tem aluguel de cadeira e barraca, mas leve a sua. É a praia pra quem não gosta de muvuca.” – Zaira M.

4.080 avaliações

66% excelente

 

6. Cacimba do Padre

Fernando de Noronha

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha- A praia da Cacimba do padre

Acho que esta é a praia mais fotografada pelos turistas e não é por menos. A natureza deste local impressiona e irá ficar guardada na sua memória para sempre. Inesquecível!” – Ana A.

A praia da Cacimba do Padre é um dos pontos mais famoso da ilha com vista do morro Dois Irmãos o cartão postal de Fernando de Noronha. É também a praia preferida dos surfistas. O acesso é fácil. Em dias de mare baixa é recomendável fazer a trilha da Costa Azul ou Esmeralda para acessar, pois dá para curtir outros pontos da ilha. Neste local tem um restaurante bem rústico. A estrada de acesso ao local é chão batido.” – Janete S.

 2.649 avaliações

72% excelente

 

7. Baía dos Golfinhos

Pipa

Para chegar à praia é preciso andar um pouco e desviar de algumas pedras, mas nada que atrapalhe ou que torne impossível conhecer esse lugar de banho calmo e agradável. Tivemos um pouco de paciência e foi possível ver os golfinhos de perto.” – Diego C.

Pra chegar às praias é necessário sempre estar atento à tábua de mares, pois os acessos a praia se fecham com a maré alta. No fim de tarde é possível ver os golfinhos na baía. A praia não tem ondas fortes. Tem infraestrutura de quiosque!”  – Thata M.

4.965 avaliações

73% excelente

 

8. Grumari

Rio de Janeiro

Longe da poluição, lindo cenário , mas para chegar ao local, só de carro. Não existe outro tipo de transporte. Em tempo: águas cristalinas e ondas para praticantes de surfe.” – Edson A.

Essa é uma das praias mais gostosas do Rio. É deserta e fica na Barra. Precisa se planejar com condução para levar e buscar. Celular não pega em Grumari. Tem um quiosque muito bom para almoçar. Indico levar uma mochila com bebida e petiscos.” – Renata A. 

3.299 avaliações

73% excelente

 

9. Prainhas do Pontal da Atalaia

Arraial do Cabo

Água cristalina mas beeeeem gelada e areia branca . Local espetacular e, na minha opinião, é mais bonita que a praia do Farol. O acesso é feito de barco ou por carro onde é cobrado uma taxa de R$ 10. O acesso é limitado a 250 veículos e fica dentro de um condomínio.” – Renato O.

A Praia é liiinda. Os tons de azul fascinam. Quando fui, estava limpa e não estava tão cheia. A areia é bem branquinha. Tem uma escada gigantesca para chegar, mas vale a pena pois a vista é maravilhosa, e dá força para continuar rss” – Jéssica P.

4.433 avaliações

84% excelente

 

10. Arpoador

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro registra 42 graus nesta sexta-feira (09). Na imagem, milhares de pessoas lotam a praia do Arpoador

Praia legal… principalmente pela famosa Pedra do Arpoador de onde se curte um por do sol incrível… mas incrível mesmo… e uma linda vista para o mar. Vá cedo para pegar um lugar legal. Apesar de ter policiamento deve-se ter bastante atenção.” – Gisele B.

Praia do Arpoador é parada obrigatória no verão carioca. Gosto muito de juntar os amigos, levar um vinho gelado e apreciar o por do sol. Nos dias muito quentes, dá para ficar até tarde pois é bem iluminado. Para quem acorda cedo, é uma boa forma de começar o dia. Normalmente as aguas são límpidas e sem muita onda.” – Márcia Cristina R.

14.344 avaliações

67% excelente

 

11. Lopes Mendes

Ilha Grande

Praia bacana, bonita e extensa. Areia fininha e vista linda. O acesso não é tão simples, mas vale a pena. Ah, não tem quiosques e cadeiras de praia. Por isso, vale a pena levar água e alguma comidinha leve.” – Thierri O.

Uma linda praia que vale a pena conhecer quando estiver na Ilha. Para chegar na praia de Lopes Mendes dá para ir de barco até a praia do Pouso e de lá fazer uma trilha, que leva em média de 20 a 30 min. Quem gosta desse tipo de exercício vai adorar, pois a praia é muito boa, de areia branquinha e bem rústica. Total contato com a natureza. É bom levar lanches e água porque lá não tem estrutura comercial.” – Heide Karine L.

4.842 avaliações

73% excelente

 

12. Itacoatiara

Niterói

https://www.flickr.com/photos/ddpf/562336656/in/photolist-RG86A-8uHC7-9jZPT5-iSSKp-Seb637-9jZwC5-4hHrgL-atPuy-6BsHmi-ge7Wr-fASeu-fiwgr-oPNMFQ-qBuyKr-auds3-au5sF-aubeW-evYhUm-au5sB-6BsERR-qQ18e5-atPuE-C4mxB-ge7YK-2r7hky-2DVvGW-2r24gi-8uHC9-8uHCa-2r3qwa-2r6Zcj-oWSP4u-2r7cTG-kbfhQ-aubeS-dp4aDu-9WZvNP-6Wrmng-ixu6DR-2r3soi-6noioX-kbfhP-nx1Th3-6noi8e-6nohPg-qzScuk-6nspRs-6nsqfy-p73NMe-6nohtZ

A praia de Itacoatiara é ótima para curtir com os amigos e familiares. Só peca pela falta de infraestrutura (banheiros e chuveiros/duchas). Às vezes tem vendedores ambulantes que vendem lanches. Os quiosques durante a semana nem sempre abrem, e por isso, se você for visitar nesse intervalo, leve água ou uns biscoitos para não passar fome. A praia tem águas de ondas fortes, mas próximo as pedras tem uma prainha quase escondida que tem águas bem límpidas e mais tranquilas. Como todo mar no Rio, a água é super gelada, mas é maravilhosa para quem curte um pouco de friozinho.” – Anny T.

Praia com um visual paradisíaco. Muito verde e com uma galera jovem bonita. Mar agitado, mas para as crianças tem uma espécie de prainha com ondas leves. Ideal para surfistas.” – Danielle R.

3.481 avaliações

74% excelente

 

13. Praia da Conceição

Fernando de Noronha

Praia de tombo, com a maré alta fica perigosa para crianças. Mas com a maré baixa é excelente. Larga faixa de areia e ótima para mergulho com snorkel. O por do sol visto desta praia é espetacular. Vale a pena” – Flavia R.

A visita a praia da conceição é confortável, pois tem o bar Duda Rei e cadeiras para alugar. Desta vez pegamos o mar um pouco agitado e foi preciso muito cuidado na hora de entrar e sair. Outra vantagem desta praia e a facilidade de acesso, nós fomos a pé, mas é possível chegar de carro.” – Ana T.

2.175 avaliações

73% excelente

 

14. Barra

Rio de Janeiro

Na minha opinião é a melhor praia do Rio de Janeiro, levando em consideração segurança, limpeza e extensão. São 10 km de extensão, possui uma ótima ciclovia para atividades” – Paulo I.

Água bem limpa, praia mais segura que as outras do Rio de Janeiro. Como venta bastante, tem muitas pessoas praticando esportes aquáticos. Muitos quiosques. Diversão garantida!!!” – Nilza F.

2.827 avaliações

62% excelente

 

15. Praia do Madeiro

Pipa

https://www.flickr.com/photos/helder/314182747/in/photolist-nMQaJ-5PtAHP-tLgzV-47eNse-7QRUzM-nV2EAF-95x8z9-nCQref-tLfrc-tLgwF-a9tc9s-7SsdFU-7cAdwG-675KQt-5avZkX-nMQ7o-GgmVG-nMQ94-5EtcP8-7hUHyf-fJWBeN

Uma praia muito bonita, cercada de verde e abrigada do vento. Há alguns bares de praia, com preços salgados e com uma ‘guerra’ entre os que ali trabalham para atrair clientes. No canto direito da praia há um pico de surf, point break. Com a maré vazia o banho e tranquilo, mas quando ela enche, nem tanto. Vimos alguns golfinhos por lá.” – Gabriel C.

A praia do Madeiro é sensacional por todos os ângulos. É uma praia reservada com pouco movimento, mas possui um bar do único hotel que tem nesta praia que tem deliciosas refeições. Para chegar nesta praia é preciso ir de carro ou transporte público. Chegando lá tem que descer uma escada com muitos degraus (único acesso), mas a vista da escadaria é de tirar o fôlego de tão linda. Praia de poucas ondas, ótima para nadar e ir com crianças, água quentinha, areia fofinha e clarinha, o mar de uma cor incrível, praia limpa e para completar uma vegetação exuberante. O melhor de tudo….nesta praia tem golfinhosssssss…e muito fácil avista-los!!” – Patrícia S.

4.169 avaliações

68% excelente

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

O Brasil está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.