Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Modo Avião Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Tatiana Cunha
As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem
Continua após publicidade

15 itens obrigatórios para ter na sua mala de mão

As coisas que você precisa ter sempre por perto quando for fazer um voo longo e que vão ajudar a tornar sua viagem menos estressante e mais prazerosa

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 21h02 - Publicado em 13 fev 2017, 14h17

Mala de mão

Arrumar mala é uma arte.

Mas se você, como eu, não nasceu com este talento natural para fazer caber um monte de coisas num espacinho pequeno, saiba que é possível desenvolvê-lo com o tempo. Basta ter paciência e praticar.

Sim, para fazer uma boa mala é preciso experiência. Quanto mais você viaja, mais aprende o que precisa ou não levar quando vai ficar longe. Aprende a diferenciar o que é fundamental daquilo que vai acabar voltando pra casa da mesma maneira que foi. Aprende o que deve ser despachado daquilo que tem que ir na mala de mão. Aprende que, muitas vezes, menos é mais.

Com as empresas aéreas limitando cada vez mais o peso das nossas bagagens, fazer uma boa mala é essencial para não ter que desembolsar uma fortuna com excesso de bagagem sem necessidade.

Já falei várias vezes aqui que um dos meus maiores estresses quando viajo é a mala de mão. Detesto a ideia de sentar na fileira 23 e ver a minha malinha lá longe, junto com o pessoal da fileira 30, porque não tinha espaço no compartimento de bagagens. Por isso sempre faço duas coisas para evitar que isso aconteça: 1) embarco assim que meu grupo é chamado para tentar pegar o avião (e os compartimentos) ainda vazio _invejo muito quem consegue sentar na sala de embarque e esperar até o último minuto pra entrar no avião, mas raramente consigo praticar tal desapego 2) faço uma mala de mão pequena, mas milimetricamente calculada para ter todos os itens essenciais que vou precisar durante minha jornada _ela pode ser ainda mais importante se você vai fazer uma viagem longa, com conexões e esperas.

Continua após a publicidade

Se você está de viagem marcada, aqui vai a minha lista com os 15 itens que você precisa ter na sua mala de mão.

 

Mascara de dormir

1. máscara para dormir

Não viajo de jeito nenhum sem uma das minhas _de tanto pedir nos aviões hoje tenho uma coleção gigante. Foi uma das melhores descobertas que fiz nos últimos anos para conseguir dormir durante o voo. A luz do vizinho que está com insônia não vai te atrapalhar, muito menos aqueles raios de sol que entram pela janela do outro quando o dia amanhece. Se você esqueceu a sua, peça a um comissário. Muitas vezes eles têm algumas sobrando do pessoal da executiva

2. documentos de viagem

Sei que hoje em dia a gente tem tudo online: passagem, reserva de carro, de hotel, etc. Mas antes de viajar imprima tudo e leve com você. Já peguei muito policial no controle do passaporte que não queria de jeito nenhum ver minha passagem na tela do celular. Ou no aeroporto de Nova Delhi, que só se pode entrar no terminal com a passagem impressa (uma vez perdi mais de meia hora tentando convencer o guarda a me deixar entrar até descobrir que eles têm um canto em que você pode pagar para imprimir o documento). Enfim, as razões são muitas para manter uma cópia de tudo na sua mala de mão. Ah, e não esqueça de fazer uma cópia também do passaporte e dos vistos para o caso de (bate na madeira!) você perder durante a viagem. Certamente a cópia vai te ajudar a ter menos dor de cabeça…

3. adaptador universal

Não tem nada mais frustrante do que ver seus eletrônicos começarem a ficar sem bateria e a tomada não encaixar com a do aeroporto ou do hotel que você está… Invista num daqueles adaptadores universais e deixe ele sempre na sua mala de mão para evitar imprevistos. Se você esqueceu o seu e não quer gastar em um novo, peça na recepção do hotel ou na da sala VIP, pois muitas vezes eles têm extras para emprestar aos clientes.

Continua após a publicidade

canetas

4. caneta

Diz se já não aconteceu com você… a comissária entrega o formulário da imigração para você preencher e de repente bate aquele nervoso. Não tenho caneta! Aí você começa a olhar para os vizinhos rezando para algum ter uma por perto ou torce para a comissária aparecer outra vez e não rosnar quando você pedir uma caneta emprestada. Para acabar com o estresse, deixe sempre uma caneta junto com seus documentos de viagem/passaporte. Eu tenho uma pequenininha que peguei num hotel que é ótima pra isso porque cabe em qualquer cantinho. Ou você vai esperar desembarcar e enfrentar aquela fila gigante na imigração pra poder usar uma das canetas?

5. álcool em gel

Não é pra levar uma garrafa de um litro, peloamor! Mas um daqueles frasquinhos que hoje estão à venda em qualquer farmácia é uma mão na roda. Não sei se você leu o post que fiz sobre os lugares mais sujos do avião (o link está aqui), mas é sempre bom ter um deste por perto pra usar antes/depois de ir ao banheiro ou comer, por exemplo. Fora que às vezes a gente acaba encostando em alguns materiais suspeitos quando está no avião… não custa ter um com você.

6. farmacinha

Essa é básica, mas tem gente (leia-se da minha família) que ainda coloca os remédios na mala que vai despachar… #erro Você nunca tem certeza que sua mala vai chegar ao seu destino com você, então não arrisque, especialmente com medicamentos de uso contínuo ou básicos como para dor de cabeça ou problemas estomacais. Fora que vai que começa a passar mal no avião por algum motivo e seus remédios estão lá no compartimento de carga! Melhor prevenir do que remediar

7. echarpe

Avião pra mim é (quase) sempre sinônimo de frio polar. Não me considero uma pessoa friorenta, mas basta por os pés num avião que eu acho que estou na Sibéria. Por isso sempre, sempre, sempre, viajo com uma echarpe comigo. Ela tem mil e uma utilidades. Pode ficar no pescoço, pode servir de cobertor extra, pode servir para cobrir minha cabeça se eu esquecer minha máscara de dormir, pode servir de travesseiro, enfim… item básico.

Continua após a publicidade

Escova de dentes

8. escova de dentes

Ninguém merece chegar a outro país com aquele bafo de jacaré, né? Antigamente lembro que praticamente todas as empresas aéreas davam escovas de dentes aos passageiros, mas com a crise a gente cada vez paga mais caro e ganha menos coisas ao viajar. Para evitar que seu vizinho de poltrona desmaie quando você pedir para ir ao banheiro ao acordar pela manhã, leve seu kit de higiene na mala de mão. Para quem tem cabelos rebeldes no avião também vale levar uma escova de cabelos pequenininha. Nada de desembarcar bafento e descabelado, heim!?

9. hidratantes

Todo mundo sabe que avião resseca a pele de uma maneira absurda. Para evitar ficar com um visual pele de cobra, tenha sempre um pequeno hidratante no seu kit de mão. Uma dica boa que eu sempre faço é exagerar no hidratante em casa, antes de ir para o aeroporto, pra pele já ir se preparando para o choque. O mesmo vale para os lábios. Eu, como sou a louca do lip balm, sempre tenho vários na minha necessaire de viagem e vou reaplicando durante todo o voo.

10. muda de roupas

Lembra quando eu falei lá no item 6 que a gente nunca tem 100% de certeza que nossa mala despachada não vai se perder pelo caminho? Pois é, para não ter que ficar três dias com a mesma roupa caso sua mala tome um rumo diferente do seu, leve sempre na mala de mão uma troca de roupa ou, pelo menos, de roupas íntimas. Eu geralmente levo um par de meias, uma camiseta e roupas íntimas para qualquer eventualidade. Assim posso sobreviver a pelo menos um dia antes de ter que recorrer a alguma loja para comprar o básico. Já sofri muito com malas perdidas e aprendi minha lição.

fones de ouvido

Continua após a publicidade

11. fones de ouvido

Se você viaja com frequência este é o tipo de investimento que vale a pena: um fone de ouvido com cancelador de ruídos. Se você já experimentou um dentro do avião sabe do que estou falando. É como se a gente entrasse em outra dimensão. Além de você conseguir ouvir de fato o filme que está assistindo, pode se livrar de ter que ouvir a conversa do passageiro da frente ou daquele bebê que insiste em chorar. Se você não quer gastar nisso, pelo menos tenha o fone do seu telefone com você porque em vários voos internos nos EUA, por exemplo, as companhias chegam a cobrar US$ 5 por um daqueles bem podrinhos.

12. eletrônicos

Assim como os remédios, jamais despache seus eletrônicos. Além de correr o risco de eles quebrarem ao serem jogados pra lá e pra cá, você pode abrir sua mala e não encontrá-los mais lá… conheço algumas pessoas que já cometeram este erro. Além disso hoje em dia a maioria dos aviões já permite que você conecte seu smartfone ou tablet na tela e consiga assistir aos filmes e séries que você tem baixados durante o voo. Tem muita gente também que gosta de aproveitar os voos mais longos para trabalhar ou colocar em dia emails e afins. O que me leva a lembrar do próximo item da lista…

cabo de celular

13. carregadores

Com tanta parafernalha eletrônica que a gente carrega hoje em dia não tem como não ter um milhão de cabos e carregadores para manter todos eles funcionando. Para facilitar sua vida quando for viajar, coloque todos juntos em uma bolsinha e confira se estão todos lá antes de fechar sua mala de mão. Cabo do celular, do tablet, carregador do computador, da máquina fotográfica, do GPS, da GoPro… a lista é enorme. Pare e faça uma listinha para não deixar nenhum pra trás e depois ficar sem usar seu eletrônico porque ele está sem bateria. E, assim como eles, nunca deixe na mala despachada por motivos óbvios.

14. travesseiro de pescoço

Eu sei que tem gente que gosta de chegar no avião com o travesseiro que usa na cama, mas eu acho exagero. Não há necessidade, né, meu povo? Um daqueles de assoprar já está de bom tamanho. Eu tenho um normal, daqueles tipo tripinha, que fecha em volta do pescoço ou que dá pra usar aberto, pra colocar na lombar, por exemplo (esse aqui). Comprei na Muji, uma loja japonesa que tem todo o tipo de tralha pra quem viaja . Já devo estar no terceiro modelo de tanto que uso… Mas não viajo sem. Ficar pescando no avião? Tô fora! Assim eu sempre chego no meu destino com o pescoço inteirinho!

Continua após a publicidade

15. lanchinho

Essa eu também aprendi na marra… quantas vezes não fui salva por aquela maçã que tinha na minha mala de mão? Ou pela barrinha de cereais que tinha guardada? A gente nunca sabe se o voo vai atrasar, se o avião vai ficar parado na pista mais de uma hora até chegar ao finger, se você não vai gostar da comida que será servida ou se simplesmente vai ter mais fome que o normal. Sempre leve um lanchinho com você para não sofrer sem necessidade. Viagens longas de avião já são sofrimento por si só!

Faltou alguma coisa?

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.