Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

HQ brasileira teve cenas de sexo cortadas nos EUA

Versão editada de 'Xampu', de Roger Cruz, acaba de ganhar edição nacional pela Panini

roger-cruz-xampu

Roger Cruz não é um quadrinista desconhecido do público americano. Ele assinou trabalhos de heróis como os  X-Men, Homem-Aranha, Hulk, Motoqueiro Fantasma e Doutor Estranho, personagem diferentão do universo Marvel que acaba de ganhar adaptação no cinema, na pele do britânico Benedict Cumberbatch. Apesar disso, ao lançar sua HQ autoral Xampu nos Estados Unidos, teve de retirar da história as cenas de sexo que ela continha. Uma condição da Comixology, plataforma em que lançou Xampu, no final do ano passado. Apesar do tempo transcorrido, só agora o leitor brasileiro pode se dar conta da edição operada na graphic novel, que havia sido lançada pela Devir em 2010 e acaba de ganhar nova edição pela Panini, por onde terá duas sequências, formando uma trilogia.

Nas imagens abaixo, das edições nacionais de 2010 e 2016, é possível ver a exclusão de imagens de conteúdo sexual. Questionado, Cruz disse ter escolhido, para a nova edição, a versão feita para o mercado americano porque as cenas excluídas não eram imprescindíveis. “Editei essas cenas, inicialmente, para a versão em inglês para a plataforma Comixology, porque eles não aceitam cenas de sexo explícito”, conta. “Para a nova impressão, mantive as páginas editadas por entender que as anteriores não eram indispensáveis para a trama da HQ.”

Xampu – Volume 1 se passa na zona norte de São Paulo, nos anos 1980, onde amigos e suas histórias de bebedeira, rock e, é claro, sexo, se cruzam ao longo de 80 páginas.

Xampu-2010

Xampu-2016

Xampu-2010-3

Xampu-2016-3

 

 

Xampu-2010-2

Xampu-2016-2

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s