Blogs e Colunistas

28/11/2010

às 8:23 \ Entrevista

Apaixonada pelo Brasil, feminista Camille Paglia põe Daniela Mercury acima de Lady Gaga

Figura polêmica por suas posições a respeito de sexualidade e cultura pop, a feminista ítalo-americana Camille Paglia empresta ao site de VEJA um pouco de sua verborragia ácida. Em entrevista realizada durante a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), ela fala do Brasil, da era do controle do estado sobre o indivíduo, que para ela foi responsável pelo revés sofrido por Barack Obama nas eleições legislativas ocorridas nos Estados Unidos em outubro, e, é claro, de sua musa Daniela Mercury, que seria uma artista verdadeira, ao contrário da “fraude” Lady Gaga, uma mera cópia piorada de Madonna.

Maria Carolina Maia

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

39 Comentários

  1. Maria Eeugenia Lopes de Oliveira

    -

    03/04/2013 às 12:23

    Essa mulher é fantástica !

  2. Harlen

    -

    29/05/2011 às 12:47

    Quando surgem comentários como esse as polêmicas são inevitáveis. Ninguém questiona a popularidade de lady Gaga, Madonna, dentre outras, o que é dito é sobre a essência cultural que permeia cada trabalho e do quanto o mercado interfere nas referências artisticas das artistas usadas como exemplo.Quando se opta por fazer algo em que se acredita (falar da cultura brasileira pelo mundo, caso de Daniela) a popularidade fica suprimida pela decisão conjunta de não se submeter a ditadura comercial das gravadoras. Na outra comparação fala-se do quanto a preocupação com o sucesso a qualquer custo faz grandes artistas (não questiono qualidade de nenhuma) abrirem mão de suas ideologias em prol do sucesso instantâneo e bombástico. Nenhum artísta anônimo que recebe uma oportunidade de grande projeção não recusaria, o fato é que, mesmo depois de uma vida financeira estável elas conseguem fazer a opção pela arte, continuam a ser meros produtos populares mantidos pelos altos investimentos feitos para que suas músicas sejam sucesso. Não tenham dúvida, sucesso = $$$ investida para aparecerem nos meios de comunicação. Todas tem grana para dar e vender, qual delas optou por fazer arte? A discussão não é quem é melhor ou pior, a questão é quem faz arte. Gosto de todas pessoas citadas, mas ARTISTICAMENTE FALANDO Daniela realmente é incomparável, POPULARMENTE FALANDO Lady Gaga(hoje) é imcomparável, e assim segue o ciclo de quem paga mais para aparecer. Cadê a britney spears . . . e muitas outras? Madonna é precursora tbém, independente de como se mantém na mídia é referencia tbém.

  3. flavio

    -

    28/05/2011 às 18:28

    concordo com Camille Paglia, uma artista no porte de daniela mercury nao se encontra em qualquer lugar e ainda enche o brasil de orgulho. por isso sempre fui e sempre serei fa desta mulher impar de nosso pais. as vezes paro para tentar avaliar a inteligencia de daniela e nao consigo. uma verdadeira rainha. te amo sempre dani. so falta uma coisa: o seu nome eternizado na calçada da fama, é sim é o meu sonho.

  4. Jader Gonçalves

    -

    13/02/2011 às 0:32

    Já não se fazem artistas verdadeiros como Daniela Mercury, vivemos numa era “Fake”, onde copiar é o caminho mais fácil do sucesso!!!! Daniela Mercury continua mostrando a sua importância na história da música soteropolitana, baiana, brasileira e claro, universal!!!!!

  5. Emilia Franzosi

    -

    05/01/2011 às 21:27

    Eu gostei de seu comentário sobre Daniela. Mas em relação a Lady Gaga, me pareceu uma análise superficial e equivocada, totalmente.

  6. Lig

    -

    24/12/2010 às 0:05

    Gaga se veste de carne pra parecer que é gente, Daniela, basta ler os coments pra perceber que ela, de fato, é gente, o simples fato de rotulá-la chata, arrogante, prova que ela é gente, mas independente disso , que não é o caso, se o objetivo é falar de originalidade, independente de estilo, pode colocar meia MTV americana que Daniela derruba todos… basta observar como quase todos os clips dos atuais tops se parecem… já Daniela, realmente, só consegue imitar a si mesma. E olhe lá…

  7. Fagner Abreu

    -

    21/12/2010 às 19:09

    Acho que não deve comparar o incomparável. Daniela tem um estilo, Gaga tem outro, Ivete (apesar de ser axé) tem outra vertente, Madonna tem outra. São estilos diferentes. Agora para reponder a Jorge, nada contra ti Jorge, até porque não te conheço e nem estou defendendo Paglia, mas ela é simplesmente É Ph.D em língua inglesa pela Universidade de Yale. É considerada uma das principais críticas do feminismo, especialmente o “puritano e stalinista”. É professora no Philadelphia College of the Performing Arts.

  8. lipe cabu

    -

    17/12/2010 às 2:41

    daniela é cover de si mesma,ja lady gaga imita madonna nao tem originalidade como daniela,adorei a comparaçao de camile foi super sabia

  9. moises rocha

    -

    06/12/2010 às 16:00

    Acho a Daniela mercury uma cantora excepcional.Nao é a toa que a mesma é chamada sempre para homenagear grandes nomes da musica brasileira. A Lady Gaga é mais um clone da Madona com muitas outras que aparecem e desaparecem sem deixar vestigios.Se Daniela nao esta no topo hoje é por que o brasileiro ainda nao aprendeu a dar valor ao que é bom.Sao os mesmos brasileiros que votaram em Tiririca.um povo sem cultura,sem educacao.Ainda bem que toda regra tem exceção. Já pensou Tiririca na presindência? Ufa!

  10. Jorge

    -

    06/12/2010 às 3:19

    Sim, essa senhora eh uma desajustada! Tenho pena dela, sera que alguem compra seus livros? Pobre anonima enferma, aqui nos States ninguem a conhece! E olha que perguntei a varias pessoas americanas se conheciam essa senhora, todos me disseram que NAO! Helloooooo, and who are you???

  11. André

    -

    05/12/2010 às 1:38

    Essa senhora é tão estranha, tão ridicula que estava falando de Daniella Mercury e depois passou a falar de Madonna/Lady Gaga . Será que ela não percebe que a proposta músical e performatica da Lady Gaga é completamente diferente da proposta da Daniella. Não sei, mas acho que essa senhora nunca entrou pelo menos no wikipedia para ver alguma coisa sobre a Gaga. É muito facil eu chegar aqui e dizer que a Gaga é melhor que a Daniella, visto que eu conheço muito mais a Gaga que a Daniella. Acho que a mesma coisa acontece com essa senhora, ela conhence mais sobre a Daniella e por isso ofende a Gaga!
    Eu senti muita raiva, muita raiva mesmo, ao assistir esse video!

  12. Paulo

    -

    03/12/2010 às 11:49

    Ainda bem que temos pessoas com notabilidade que podem fazer e mostrar a divisão do que é cultura e arte. Não leve esse comentário meu para a Lady Gaga, não tenho o que dizer sobre ela. Mas, que possa ser colocado com relação à Daniela Mercury e algumas cantoras brasileiras que apenas cantam e dançam e não passam de um vatapá enlatado pra americano consumir, enquanto a Dani representa o verdadeiro tabuleiro da baiana.

  13. Carolina

    -

    02/12/2010 às 1:06

    Odeio quem fala mal das pessoas sem antes conhecer. Por acaso ela conhece bem Lady Gaga e suas ideias? Concerteza não. Daniella Mercury melhor que Lady Gaga? kkkkkkkkkkkk Nem aqui e nem lugar nenhum. Minha Gaga representa toda uma geração que não suporta mais viver numa sociedade preconceituosa e injusta. E é graças a ela e a todos os seus fãs que a lei “Don’t ask don’t tell” vai ser derrubada nos Eua. Então é melhor nós conhecermos bem as coisas antes de afirmar loucuras.
    LoveMotherMonsterGaga♥

  14. Fagner Abreu

    -

    01/12/2010 às 18:16

    “Se eu faço somente o axé dizem que sou repetitiva. Se eu mudo falam que eu não sei o que quero”, disse Daniela certa vez. Bom, Daniela Mercury é uma cantora, compositora, bailarina, e apesar de não tocar um instrumento ela faz arranjos. Interessante isso. Não gosto muito dessas comparações. Acho que são estilos diferentes e Daniela tem o seu, que gostem o]de ouvir ou não alguns, foi ela que abriu as portas para muita gente boa que está na mídia hoje. Cobiçada pelo público internacional – não são poucas as apresentações que faz lá fora e que torna Daniela a cantora brasileira mais reconhecida internacionalmente – e nacional, Mercury já provou seu talento e já tm seu nome marcado na história da música brasileira. A ela coube abrir as portas do Brasil e do mundo para o Axé Music com seu “Canto da Cidade”. Foi ela que transformou o Carnaval Barra_ondina o melhor da cidade, foi ela que inovou o carnaval trazendo outros ritmos, que muitos imitam hoje como ” Acelera aê” (batida eletronica), “As mascaras” (batida eletronica). Então venhamos e convenhamos de Daniela não tem o que se questionar. Quanto a arrogancia e prepotencia… Não sou amigo pessoal dela e nem durmo na mesma cama que ela. Admiro a cantora, a artista capaz trazer qualidade ao cenario musical brasileiro e baiano e pra mim isso ja basta. Viva Daniela com seu Multiestilo musical, Viva Madonna com seu pop… e outra… afinal título ninguem tira de ninguem, ela não pode estar vendendo muito, mas rainha do Axé so tem uma e todo mundo conhece Por Daniela Mercury. Abraços a todos.

  15. Milla

    -

    01/12/2010 às 11:48

    Não se pode discutir o talento de Daniela Mercury, mas tanto Madonna como Lady Gaga têm abrangência mundial. Sendo que Madonna continua sendo copiada e fonte de inspiração para muitas artistas que surgiram depois dela, vide: Rihanna, Beyoncé, Cristina Aguilera, Fergie, dentre outras. Sem contar que muitas artistas brasileiras imitam as performances de Madonna em seus Shows. Cadê a criatividade. Heimmmmmmm????

  16. Mércia Molin

    -

    01/12/2010 às 3:06

    Ela está certa, Daniela é muito melhor que Lady Gaga e Madonna juntas, parabéns, minha rainha!!!!

  17. Maria Clara

    -

    30/11/2010 às 17:26

    ALOKAA

  18. André Tristão

    -

    30/11/2010 às 17:25

    Seria porque a Daniela Mercury supostamente gosta de mulheres? Será?

  19. BRUNO PARAENSE

    -

    29/11/2010 às 16:01

    Sabemos que muitos brasileiros são ‘aculturados’ pois muitos nunca avaliaram a riqueza das músicas e dos ritmos brasileiros. DANIELA é criadora de um segmento artístico que é reconhecido por críticos internacionais e LADY é uma discípula de MADONNA por isso não está se discutindo a popularidade e sim a autenticidade!

  20. Francine Prado

    -

    29/11/2010 às 14:32

    Daniela é cultura, lady Gaga é novidade POP.
    Discutir música é como discutir política, nunca haverá uma conclusão. mas é claro saber quem tem qualidade, é só esperar o tempo, quem permanece é porque produz muito mais que uma mera imagem fashion. Tem qualidade e constância. Lucidez e beldade. Verdade por outros olhos, abre os nossos horizontes e náo os choca apenas!

  21. Eduardo

    -

    29/11/2010 às 12:59

    De fato, Daniela é a maior e melhor artista brasileira dos ultimos anos.
    A única que não faz músicas apenas para ver o povão pular e ganhar dinheiro em cima disso. Tudo que Daniela faz é com base em pesquisas de ritmos, sonoridades e misturas qe só ela sabe fazer.
    A midia perdeu o interesse em Daniela qdo ela resolveu trazer cultura ao povo brasileiro e com isso apareceram Ivetes e Claudias que não tem cultura, mas trazem um grande retorno para canais de TV.
    Nunca qualquer uma delas, inclusive Lady Gaga chegará aos pés do talento de Daniela.

  22. Alyne Piva

    -

    29/11/2010 às 10:27

    Eu acho que a Camille Paglia deve não ter o que fazer, ela já havia dito a mesma coisa tempos atrás, mas a comparação era com a Madonna. Ora Camille, a Sra Mercury expira artificialismo, é uma chata de galocha,não tem um pingo de humor e nas poucas vezes que tenta ser simpática, só ela se diverte! Na música, a própria Daniela não se define, eu não sei se ela é do Axé ou da MPB, ela joga tudo num mesmo saco, transforma o palco num terreiro e estamos conversado! Tem mais, por que a Camille não vai falar isso lá na Europa ou EUA, falar no Brasil é fácil!

  23. joselia

    -

    29/11/2010 às 8:45

    claro que daniela é melhor do que gaga,só nao gostei da comparaçao!nao ha o q compararar daniela com gaga! viva a melhor do brasil e do mundo,sem dúvidas! te adoro dani

  24. Adriano

    -

    29/11/2010 às 7:26

    Caro Rodrigo,
    Coerente e oportuno o seu comentário, pois, diante de cidadãos que acham relevante e idolatram quem possui “sucesso recente” e/ou mesmo outros que denominam D. Mercury “arrogante”, vemos o quanto existem pessoas que se limitam a pensar dessa forma. Em se tratando da falta de um discernimento cultural e intelectual, temos um exemplo maior que se chama Ivete Sangalo. Numa entrevista recente, a ilustre rainha do Axé em resposta sobre o que achava da música dos Novos Baianos, respondeu com uma pérola de fazer arrepiar a sola dos pés: “Não sei. Eu não era nascida nessa época.” Os não-seguidores desse produto da mídia agradecem.

  25. Jorge

    -

    29/11/2010 às 4:22

    Sim, Daniela eh uma nobre artista e o povo brasileiro eh muito digno, concordo! Porem que bom que voce mesma disse, Camille, que acha que neste momento nao existem duas de voce no mundo! Ja pensou o grau de nosso azar seguidos de tsunamis de imbecilidades caso existissem duas de voce? Nada alem de mal-estar seguido de vomitos febris eh o que a senhora nos causa a cada momento que abre a boca para expor de maneira agressiva e desnecessaria a sua raiva e insatisfacao triste com relacao ao ser-humano e a ti mesma! Get a life! YOU are rude and mentally instable and not sexy as well, were u trying to mention your ill adjectives? I still forgive you! Want a tranquilizer?

  26. Thiago

    -

    28/11/2010 às 17:23

    Daniela é nossa maior representante. Nós te amamos muito, RAINHA!!! Parabéns pelo sucesso e reconhecimento.

  27. diego

    -

    28/11/2010 às 17:22

    Achei o comentario bobo.Lady Gaga é um fenomeno atual.faz sucesso em tudo que toca.Daniela Mercury é desvalorizada no Brasil,uma pena isso,porque é uma execelente cantora.Agora acho ridiculo a comparação com Ivete Sangalo.
    Outra coisa é falar que ela é arrogante.Conheci as 2 pessoalmente,Ivete não é esse mar de alegria que transmite na tv,achei Daniela bem mais receptiva

  28. gleydson

    -

    28/11/2010 às 17:16

    (re)vejam o clipe de ‘o canto da cidade’ e vão entender o que a camille está querendo dizer… é de arrepiar!!
    camille está certíssima!

    e também tenho a ideia da gaga como uma criança!

  29. Raimundo Dias

    -

    28/11/2010 às 15:47

    Eu não estou fim de discutir LIXO, de perder o meu tempo em saber se uma é “menos pior” que outra. As duas não têm qualquer relevância para mim.

  30. jeferson Bittencourt/RS

    -

    28/11/2010 às 15:30

    DANIELA É UMA DAS MELHORES CANTORAS DO BRASIL!
    RESPEITO E ADMIRO MUITO SEU TRABALHO!

  31. Davi Santos

    -

    28/11/2010 às 14:45

    Eu também prefiro a Daniela Mercury do que Lady Gaga. Ela tem toda a razão Lady Gaga é uma imitação de Madonna de péssima qualidade. Eu prefiro muito mais música de Daniela Mercury, pelo menos é algo nosso. Ora, o que tem de diferete em Lady Gaga? É apenas uma dessas porcarias pop que ouvem tanto por aí hoje em dia. Não, eu não escuto nem se me pagarem, e se me derem um CD dela, jogo no lixo.

  32. Guilherme

    -

    28/11/2010 às 14:43

    Se ama tanto o Brasil manda ela passear no Alemão hoje.

  33. Rodrigo Nunes

    -

    28/11/2010 às 13:46

    “A propósito, qual foi o último sucesso desse vulcão?”
    É, parece que ainda temos que aprender que o sucesso, na maioria das vezes, não é sinônimo de talento. Portanto, não se pode medir a capacidade artística de uma pessoa pelo sucesso midiático que faz, pois, se assim fosse, os maiores artistas de nossa geração seriam: Xuxa, É o Tchan, Latino, Bonde do Tigrao, RBD, Rebolation, e por aí vai…

  34. José

    -

    28/11/2010 às 13:14

    Bela roba! Melhor que a Lady Gaga quatro quintos da humanidade são. E a Daniela Mercury é muuuuito chata.

  35. MaNdela

    -

    28/11/2010 às 13:14

    CAMILLE MI POUPE VIU AONDE ELA VAI CHEGAR AOS PÉS DE IVETE SANGALO MI POUPE VIU

  36. Paulo Roberto

    -

    28/11/2010 às 12:33

    Fantástico. Só falta falar agora que o Zeca Pagodinho é melhor que o Michael Jackson . Menos,por favor…

  37. Lucas Andino

    -

    28/11/2010 às 12:22

    A Daniela Mercury é uma prepotente e arrogante, ela acha sempre que é mais importante do que de fato é! Basta ver uma de suas entrevistas e reparar que ela sempre dá um jeito de dizer que fez shows na Europa… Quanta falta do que falar… Só que se ela própria não falar ninguém estará interessado em saber… A propósito, qual foi o último sucesso desse vulcão?

  38. joão

    -

    28/11/2010 às 11:33

    Camille é pop!

  39. Isabel

    -

    28/11/2010 às 9:28

    Sem dúvida! A Daniela Mercury é um vulcão musical! E natural, sem artificialismos.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados