Biografias crescem no mercado editorial brasileiro
Setor, contudo, enfrenta dois anos de queda consecutiva
Apesar de pouco representativo no total, o gênero de biografias cresceu no mercado editorial brasileiro em 2016. Segundo levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) e apresentado anualmente pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), foram vendidos mais de 5 milhões de exemplares do gênero no país, que representa 1,2% do mercado.
A pesquisa não cita os títulos mais populares. Contudo, alguns livros foram representativos, caso da autobiografia da cantora Rita Lee, que figura entre os mais vendidos de VEJA. Fábio de Melo, David Bowie e Abilio Diniz foram nomes que ganharam publicações biográficas.
Em relação ao setor como um todo, a notícia ainda é ruim. Novamente o mercado editorial apresenta queda, após o péssimo resultado de 2015, quando foi registrada a marca negativa de 12,6%. Um leve crescimento fez 2016 fechar com um decréscimo de 5,2%. Em termos reais, os dois anos acumulam mais de 17% de queda.
Quem segura a onda são os livros didáticos, que representam 48% dos exemplares produzidos no ano. O setor de religião se mantém forte no segundo lugar, com 20,7%, seguido por Literatura adulta (7,71%), Autoajuda (4,78%), Literatura Infantil (3,89%) e Literatura Juvenil (2,39%).