Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Galveias’, de José Luís Peixoto, ganha o prêmio Oceanos

Segundo lugar ficou com 'A Resistência', de Julián Fuks

O escritor português, José Luís Peixoto

O escritor português, José Luís Peixoto

Galveias, ambientado na aldeia natal do escritor José Luís Peixoto, ganhou na noite desta terça-feira o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, do Itaú Cultural. Na cerimônia, o autor dedicou o prêmio à sua aldeia Galveias, “com seus 1.000 habitantes que resistem (com sua cultura), assim como alguns lugares no Brasil”. O romance, publicado no Brasil pela Companhia das Letras, retrata o embate entre a tradição e a modernidade na aldeia portuguesa nos anos 1980.

LEIA TAMBÉM:
Marcelo Rubens Paiva vence em categoria de votação popular do Jabuti

O segundo lugar ficou com A Resistência (Companhia das Letras), de Julián Fuks, vencedor do Jabuti na categoria romance e como Livro do Ano de ficção. O Livro das Semelhanças (Companhia das Letras), da poeta Ana Martins Marques, e os contos Maracanazo e Outras Histórias (Editora Objetiva), de Arthur Dapieve, também foram contemplados, ficando com o terceiro e o quarto lugar, respectivamente.

Em seu segundo ano, o prêmio, que antes se chamava Portugal Telecom de Literatura e teve catorze edições, recebeu um número recorde de inscrições: 740, entre romances, poesia, contos e crônicas e dramaturgia. A festa de premiação ocorreu no Auditório Ibirapuera e prestou uma homenagem ao escritor sergipano Antonio Carlos Viana que, antes de morrer em 10 de outubro, aos 72 anos, era um dos dez finalistas com Jeito de Matar Lagartas (Companhia das Letras). A curadoria deste ano foi feita pela idealizadora do prêmio, Selma Caetano, e pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto.

O total de prêmios em dinheiro do Oceanos este ano foi de 230.000 reais: 100.000 reais para o primeiro lugar, 60.000 reais para o segundo, 40.000 reais para o terceiro e 30.000 reais para o quarto. Em valores, o Oceanos só perde para o Prêmio São Paulo de Literatura.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s