Geraldo Samor VEJA Mercados

VEJA Mercados

O capitalismo e seus protagonistas. A estratégia das empresas. A tal da mão invisível. O espírito animal. E as políticas públicas que ajudam e atrapalham.

sobre

Geraldo Samor foi correspondente no Brasil do The Wall Street Journal, da agência Dow Jones e da International Financing Review (IFR). Foi produtor do Podcast Rio Bravo e consultor de hedge funds americanos com investimentos no Brasil. Desde 2014, é responsável pelo VEJA Mercados.

Santander: Verdades que não cabem num extrato

Por: Geraldo Samor

Doze anos depois da ‘carta’, um extrato assusta o PT

O episódio que começou com a singela opinião de um analista do banco Santander e terminou num pedido de desculpas, na vitimização do PT e na demissão de funcionários do banco mostra o crescente constrangimento do debate de ideias no Brasil, já tão pobre e imbecilizado.monkey-covering-eyes-224x300

Dizer que, se Dilma for reeleita, a Bolsa vai cair e o dólar vai subir é como “prever” que o rio corre para o mar, ou que o dia amanhecerá depois da noite.

Ao tentar envenenar a análise clara do Santander, o PT só prova que, além de ser mau gestor da economia, o partido está cada vez mais medroso, mais cheio de mimimi, e mais distante da democracia.

Senhoras e senhores, liberais e conservadores, petistas e tucanos: O dinheiro não aceita desaforo. O dinheiro não é “amigo” de uns, nem tem antipatia com outros. Ele não é um ente político nem partidário. Ele é um freelancer que só busca uma coisa: retorno sobre o investimento. Boa parte do PIB nacional já “votou” no PT em 2006 e até em 2010, uma época em que o partido deixou a economia em paz no seu tripé e foi cuidar dos programas sociais.

Mas, ensinam os livros de economia, os donos do dinheiro são sujeitos excêntricos: eles só acham possível obter retorno quando as regras são claras e estáveis, quando a inflação está baixa, e quando o País cresce. Infelizmente — para a Presidente Dilma, para o mercado e para o País — seu governo falhou nos três quesitos. Nada pessoal, Presidente.

O Santander está certo: se este governo que produz PIBinho atrás de PIBinho e que faz com que empresários represem investimentos for reeleito, as empresas brasileiras valerão menos, o dólar valerá mais, e a economia continuará crescendo pouco ou nada. Isto é uma realidade econômica, mas se você não entende o sentido da frase “não existe almoço grátis”, nem precisa continuar lendo.

Qualquer brasileiro pode se lixar para o valor das empresas, dar de ombros para o valor do dólar, e não se ligar na taxa de crescimento do Brasil — apesar das três coisas terem impacto na sua vida e na do seu vizinho — e pode votar na Presidente Dilma. É um direito dele, assim como deveria ser direito de um analista de banco…. analisar os incentivos dos agentes econômicos, como fizeram os funcionários do Santander.

É curioso que, na eleição de 2002, o então candidato Lula (então conhecido no mercado como Satã) entendeu a importância de se comunicar com o mercado (ainda conhecido no PT como Satã) em sua famosa “carta ao povo brasileiro” — mais conhecida, na piada que a história consagrou, como “carta ao banqueiro brasileiro”. Para quem não se lembra, era uma carta em que o PT jurava que ia honrar as dívidas e não bagunçar a economia que FHC havia acabado de consertar.

É isto mesmo, companheiros. Saboreiem a ironia: o partido que um dia teve a coragem de escrever uma carta pública, renunciando a 20 anos de nonsense econômico, hoje se faz de vítima histérica de uma opinião nada controversa escrita num reles extrato. Pior: não quer que sua política econômica passe pela análise de profissionais de uma empresa financeira que é paga para orientar seus correntistas.

Rui Falcão, presidente do PT, disse ao Estadão: “O que aconteceu é proibido, porque você não pode fazer manifestações que por qualquer razão interfiram na decisão de voto. E aquele tipo de afirmação pode sim interferir na decisão do voto.”

Levada ao limite, a tese de Falcão impediria o debate político, já que qualquer cidadão que emite uma opinião “interfere” na decisão de voto de alguém. Se fosse assim, só nos restaria sentar e assistir à propaganda eleitoral, aquele espaço onde existe tudo, menos verdade.

Os esforços do PT de se fazer de vítima do mercado nessa estória revelam a pobreza intelectual do partido, sua incapacidade de lidar com críticas e seu oportunismo em bancar a vítima. Nos EUA, quando os democratas estão na frente numa corrida eleitoral, os bancos frequentemente dizem que isso é má notícia para o mercado (“vendam suas ações”), pois democratas tendem a querer mais impostos e mais gastos. Apesar disso, não há registro do Partido Democrata ameaçar o JP Morgan ou a Goldman Sachs de “interferir no processo”.

Quanto ao Santander, que assumiu o “erro” e pediu desculpas, também aprendemos uma coisa: Nem o banco mais umbilicalmente conectado com o Governo — com exceção dos próprios bancos estatais — conseguiu controlar uma opinião que, de tão óbvia, passou despercebida por qualquer controle interno.

A postura subalterna do Santander — noves fora a covardia inominável de demitir seu time de analistas — não é, entretanto, de se estranhar. O banco é como o capital: só quer saber de seu retorno. É um negócio amoral.

Já da política se espera muito mais — o livre debate de ideias — e é preocupante que os políticos não estejam à altura das expectativas.

No final das contas, o extrato do Santander só mostrou uma democracia com saldo negativo.

Voltar para a home

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. EDISON FREITAS

    OS PETRALHAS ESTÃO SE REVOLTANDO, PROVAVELMENTE POR PERCEBEREM QUE SÃO INCAPAZES, PARA GERIR QUALQUER COISA. E TODOS OS REVOLTADOS COMETEM GRAVES ERROS DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA E ETC…., SERÁ QUE O PT PROÍBE OS FILIADOS DE IREM A ESCOLA, OU QUEM NÃO GOSTA DE IR A ESCOLA GOSTA DO PT?

  2. Ronaldo Prata

    Acho que estamos numa democracia, então o Santander, o Itaú, o José, o João tem o direito de falar o que acha e o que pensa, já vi muitas vezes Lula falar mal de FHC de Aécio, e de outros mais, e ninguem nunca dizer nada. Os analistas são pagos para verificar a fragilidade e as oportunidade dos Mercados e fazer sua análise, então estão no seu direito de emitir suas conclusões. Agora se vai afetar um ou outro candidato, isso só o tempo pode dizer, e podem ter certeza, se afetou é pq tinha alguma coisa errada. Me desculpem o pessoal do PT, mas nunca vi tanta bagunça, corrupção e tanto desgosto da população com um Governo eleito por eles mesmo. Isso mostra que tem algo que precisa ser feito para mudar.

  3. Patrícia

    O Santander não tem moral alguma para avaliar o momento economico/ político brasileiro, o Santander é uma instituição que se preza da fragilidade da execução das leis brasileiras para se beneficiar, prejudicando milhares de correntistas reféns de suas práticas abusivas.

  4. Mauro

    Acho engraçado que quando alguém escreve aqui uma mensagem de repúdio ao Santander (que está engordando os cofres da matriz graças ao Brasil) é tomado como petista, chamado de PTralha, etc, etc, como se as opiniões a favor sejam corretas e as demais tenham sido escritas a mando de alguém do partido. Eu não perderia meu tempo nem me deixaria ser pago para escrever opiniões a favor de fulano ou sicrano, portanto, este comentário é gratuito. Eu só queria entender quem financia a revista Veja para bater tão duro no governo do PT e aliviar quando o escândalo é do PSDB, pois até hoje não vi nenhuma capa tratando no assunto principal a maracutaia que foi feita no metrô de São Paulo. Para mim, pau que bate em Chico tem que bater em Francisco também!

  5. Rogério

    O tema sugere laudas e laudas mas escreverei resumidamente, de forma sintética e objetiva, porém sem ser simplista para não cair em contradição. Já que nem empresários, nem a burguesia que se vendeu e agora também banqueiros não tem mais peito para enfrentar essa ditadura que está se instalando passo a passo no país, onde opiniões ditatoriais de pessoas imorais tem mais peso do que o livre mercado do qual esse mesmos imorais se locupletam, cabe a nós povo de bem, excluirmos pelo voto essa turma de conspiradores lesa pátria antes que destruam por completo nosso Brasil.

  6. Rodrigo da Rosa

    Arran. muito importante o texto do santander mesmo, afinal todos ganham mais de 10k.

  7. jose capicote neto

    Onde esta os orgãos de defesa dos brasleiros,aonde esta a defensoria pública,cade os direitos humanos,absurdos como estes é até bom acontecer (menos para as famílias dos envolvidos ),pois vai escancarando o cerne do que realmente é o PT e seus cabeças ou líderes como queiram,analise fria e legitima para o futuro que o PT tem pra nós e são punidos,deveria ter uma debandagem dos correntistas que são contrários as demissões e agradecerem pelos esclarecimentos dos analistas,isto me cheira a desespero do PT que já sabe que tem a certeza que já perderam as eleções para o bem do Brasil e o melhor,o PT é que esta fornecendo as armas dos adversários para a sua derrocada,estão contando com o horário político para reverteram,mas nos debates com certeza a Dilma vai acabar de afundar seu partido.

  8. Carlos

    é isso ai Eduardo. Os PTRALHAS roubam como nunca, Genoino bandido condenado solto, é o que da ter uma GERRRILHEIRA como chefe da nação, nem digo presidente pois PT não tem moral e capacidade de ter psssoas para ssrem chamadas de Presidente

  9. Eduardo

    Os PTralhas calaram o toninho do PT e Celso Daniel, afundou o país em corrupto NUNCA vista antes, inflação galopante, crescinento zero, o que podemos esperar de um PT que cala seus prefitos na surdina? Parecem traficantes…. se matam.. e agora querem continuar matando o povo, colocando bolsa para vagabundo, direitos humanios defebdendo menor estrupador.. blz seu Lula. Vai checar sua hora… ai vc vai se arrependerr de ter comprado o povo analfabeto atraves de bolsa ! “voto”

  10. Hox

    Ridículo comparar a opnião de um BANCO com a de uma PESSOA FÍSICA apenas para desmoralizar o posicionamento do Rui Falcão.
    Texto engraçadinho, mas não mudou nada na minha vida.

  11. marcello

    Mais uma vez, o militantes petistas tentam desviar o foco da atenção para blindar a obscuridade de um partido ideologista e anarquista. Ora senhores, não está em questão o Banco Santander, mas a opinião do povo quanto a economia do país. Se formos levantar o tapete, esse assunto do Santander é ” ponta de iceberg”. A cada momento surge um assunto novo, que enoja os mais sensatos e realistas. Mensalão, Petrobrás…enfim, o que foi publicado pelo Santander, é apenas a cereja do bolo…Mas, como historicamente o militante petista sempre foi radical e ideologista, sempre irão aplaudir em pé qualquer que seja a ” maracutaia” que o PT fizer. Se essa matéria é encarada como ” propaganda política”, o que dizer então da compra de votos em toda gestão petista, subsidiando o povo miserável com suas conhecidas ” políticas sociais” ?? Prefiro não comentar… o que importa é que cada povo tem o Governo que merece!!

  12. ARMANDO

    O Santander foi covarde, não teve peito para manter a verdade, se fosse o Itau antigo não tinha essa não. Sou correntista do Santander, alias ex na primeira oportunidade vou cair fora.

  13. douglas f m

    O Santander está perdendo a chance de ser um banco sério. Isso é corrupção e prevaricação pura. O Governo lança seu Poder (com o nosso dinheiro) contra uma empresa e ela covardemente se abaixa para não perder facilidades do BC e outros setores influentes ($$$). E a liberdade de expressão. Parece país totalitarista… (Hitler; Mussolini; Fidel; etc.)

  14. […] os tais especialistas chamam de “relatório técnico”, eles estão acostumados com um nível tão parco de conhecimento técnico que nem deveriam ser chamados de especialistas no assunto, pra começo de conversa. Nem na […]

  15. Ricardo

    A analista escreveu o óbvio ululante. Nada mais do que isso. A punição dela revela subserviência da instituição financeira aos ocupantes do poder. Isso é preocupante. A respeito de alguns comentários, a opinião foi em nome dela, não do banco e banco, definitivamente, não é concessão de serviço público. Desde que o mundo é mundo, não há uma atividade econômica de natureza tão privada quanto um banco. Ademais, ainda que o fosse, como rádios e tv os são, tal não implicaria, de modo algum, a um alinhamento com o governo. O blogueiro bem sintetizou a situação. E vou além, estamos caminhando a passos largos para a “chavinização” desse País. Em breve, seremos todos punidos por termos opiniões, se estas não coincidirem com a do poder imperial. Quem viver, verá.

  16. Targino Silva

    Lucio, como é verdade alguem falar o que vai acontecer amanhã?
    Se o Banco falar que voce vai ser traido amanha voce vai começar matar os amigos hoje? Não tem sentido falar uma coisa desse e muito menos acreditar.

  17. Targino Silva

    Esse banco nunca ganhou tanto dinheiro na vida em lugar nenhum do mundo, o que ele quer? Volta 12 anos no tempo e veja como era a economia da epoca. Gente mal informada ou muito bem paga para falar bobagem.

  18. Targino Silva

    Os bancos estão quebrados no governo do PT, é preciso que a Dilma faça um PROER para socorrer os Bancos, eles estão quebrados, quanta idiotice para atacar o governo. Se o Itau pagar o que deve quebra, coitadinho. Eu sei que voce não vai publicar, mas… pronto falei. O problema de voces é que voces querem correr contra a corrente, a corrente é mais forte e nos não somos idiotas.

  19. lucio petraglia

    um absurdo esta conduta do santander. pedir desculpas por falar a verdade?? pra fazer media com o (des)governo? isso tira a credibilidade do banco. como cliente santander PJ o banco perdeu muitos pontos comigo. e recentemente as ações internas do banco que eles alegam serem feitas para melhorar relacionamento, só pioram. recentemente alegaram mudar layout do portal e extinguiram uma importante funcionalidade de exportação de arquivos que es´ta trazndo prejuizo a varios clientes. agora quando temos relacionamento com um banco, acreditamos e temos segurança com ele. quANDO ELE FALA UMA VERDADE QUE QUALQUER UM SABE, E A DESMENTE PARA FAZER MEDIA, tenho a certeza que PRECISO URGENTE PROCURAR OUTRO BANCO. como acreditar nas futuras previsões? CREDIBILIDADE é tudo em qualquer instituição.

  20. Maria Paula

    Cada vez mais me assusta esse momento de obscuridade política e econômica que estamos vivendo. Às vezes sinto desejo de me esconder e não tomar conhecimento de todos esses absurdos, mas como fazer isso se cada decisão, cada desatino atinge diretamente de uma forma ou de outra a minha vida?

  21. Altair Martins

    FORA PT, FORA PT, FORA PT, FORA PT, FORA PT. NOJOOOOOO!!!!

  22. JOFRE

    E lamentável ser punido por dizer a verdade!
    Infelizmente que sempre lutou contra a ditadura,
    esta no caminho errado da democracia e da liberdade
    de expressão.

  23. Elder

    Esse articulista não consegue disfarçar sua tendência. Devemos nos curvar ao bancos então é… Ao mercado… À especulação… Falando em extrato, será que este colunista tem olhado o seu, a taxa mensal do cheque especial, sua fatura de cartão, a taxa mensal… Concordo com a oxigenação no poder, mas não pode se dar a qualquer custo, apostar no falso profeta. Qual a opção? Aécio? Complicado…

  24. Artur Oscar

    “Levada ao limite, a tese de Falcão impediria o debate político, já que qualquer cidadão que emite uma opinião “interfere” na decisão de voto de alguém. Se fosse assim, só nos restaria sentar e assistir à propaganda eleitoral, aquele espaço onde existe tudo, menos verdade.” Qualquer cidadão amigo????? Estamos ou não falando de uma opinião emitida através de um Banco????

  25. Tiago Bueno

    O lema de muita gente que fala em liberdade de expressão é: “Cada um tem o direito de falar, desde que fale a meu favor.”

  26. Fabio

    Excelente matéria. Verdadeira em conteúdo e justa em sua análise MAS divertido e tragicômico são mesmo os comentários dos que defendem aqueles que implodem nossa Soberania. A conta esta chegando e será amarga.

  27. Joao

    Um banco é um concessionário de Serviço Público; portanto, não pode, EM TESE, compelir ou induzir clientes, usuários de serviço público bancário – serviço concedido -, para que vote neste ou naquele candidato, principalmente se porventura (mera hipótese) oferecer vantagens a tais clientes.

  28. Jorge Pires

    Se o exame da ordem fosse suficiente para termos profissionais competentes a profissão seria exemplo para todos. A pergunta que me faço é onde está a liberdade de expressão que este partido por tanto desejou e lutou?

  29. Marcus Quintão

    Vê-se que além de mal informado, o jornalista é mal intencionado. Pois, manipula inescrupulosamente dados e informações para poder fundamentar seu festival de besteiras. Infelizmente, existem pessoas torcendo para que o país fracasse que a desgraça aconteça para que, como abutres, possam se fartar da carniça.
    Existem bons jornalistas, alguns merecedores de louvor e reconhecimento por seu trabalho responsável e competente. Mas, se houvesse um exame de ordem como na advocacia, uma grande leva seria reprovada e não poderia exercer sua profissão, como parece ser o caso do Sr. Geraldo Samor. Aliás, os maus profissionais são contra a criação de um Conselho Federal e os demais Regionais da profissão. Toda profissão séria tem um Conselho Federal. Mas, segundo o STF, para ser jornalista não precisa nem de diploma. O que esperar então?

  30. Virgilio

    Parabéns pela matéria; Clara é Sucinta.

  31. Maria

    o mais triste disso tudo é ler a opinião dos petistas…..que falta faz uma educação mais apurada….que falta…..

  32. Lorena

    Os resultados mostram todos os dias a situação que se encontra o país, só ñ vê quem ñ quer, basta ler. É vergonhoso em todos os sentidos. E o desespero do PT faz com que eles enfie os pés pelas mãos. Estão vendo assombração em tudo. E o Santander se eu fosse cliente encerraria minha conta, ñ assumiu seu papel.

  33. Eric Craig Bell

    Bela e real reportagem, só a Dilma o Lula e o PT que nao querem enxergar ou estao cegos realmente

  34. Leonardo

    Parabéns aos funcionários do Santander que tiveram coragem de mostrar uma realidade que só não ver quem não quer.
    Um Pais com a capacidade de produção como o Brasil tendo PIB´s cada vez menor. Inflação subindo a cada ano. Investimentos zero. Distribuição de bolsas para “aprisionar” as pessoas. Uma política econômica que busca o crescimento através do endividamento do povo, com facilidade de crédito, porém, como já é visto, não está funciona mais.
    Estamos entre uma das 5 economias emergentes mais frágeis do mundo, divida interna exorbitante. Temos que custear nossos estudos e nossa saúde porque não podemos depender do que o governo oferece. Pagamos impostos astronômicos (classe média).
    Fazendo uma avaliação rápida, o PT não fez nada pelo Brasil.

  35. moacir silva de godoy jr

    Cuidado, muito cuidado….. pois vc podera ser demitido……

  36. Ludomir Mance

    Não acredito que ainda tem gente “cega” aos fatos… Diabos! O que falta para vocês enxergarem o que está acontecendo? Será que tem que “desenhar” para entender??? Meu DEUS, é o bom senso que deve imperar, gente! Todos nós pagamos impostos altíssimos e o que vemos de retorno? Não temos um pulso firme de governança e isso vai continuar assim por causa de alguns “aluados” que ainda acham que está tudo bem??? Por favor… leiam um pouco mais e informem-se… não tem mais como explicitar o que já está explícito…

  37. RENATA DEQUECH

    É lamentável quando o medo toma conta e se perde a capacidade de enfrentar críticas e evoluir. Lamentável quando pessoas com esta incapacidade exercem cargos de governo.

  38. Edinardo

    Caraca!
    O que tem de laranja petista paga pra escrever besteira é um grandeza!

  39. Gilson Farias

    Tenho visto nestes comentários que os petistas estão apavorados e perdendo a linha nos comentários. Você já percebeu que tudo deles é na arrogância e valentia? Fora PT aqui não é Cuba e nem Venezuela.
    Sai vazado!!!

  40. Diego

    Certeza que o pessoal que é a favor do pt aqui, nos comentários, são de “humanas”. Povo desprovido de capacidade desde o vestibular…

  41. karen

    O Santander não é o banco que antes da crise econômica fazia previsões de ganho de 20% ao mês nas ações da Petrobras para seus clientes? “Ta serto!”

  42. Fábio

    Eu nunca vi um cara falar tanta besteira igual você cara ela vai ganhar só resta pra você continuar falando sua opinião que só os que pensão iguais a você concordam eu faça minha cabeça com o que vivo e tenho e não com sua opinião deixa de falar besteira

  43. Éder R.

    Parabéns pela matéria! espero que o governo não queira processá-lo por falar a real situação da nossa economia. Vejo nos comentários que muitos ainda não viram o turbilhão que está por vir, por uma manobra econômica errônea realizada em 2008, a qual jogou os investidores para fora do Brasil e está tornando a máquina pública inchada demais e incompatível com os nossos bolsos. O que o Santander fez foi só o seu trabalho: avisar seus investidores que se continuar como está seu dinheiro investido no Brasil irá desaparecer, e foi retaliado com censura. Não precisa ser nenhum gênio da economia para ver que esta está indo muito mal, o que o governo não quer é que esta verdade se espalhe, pois custaria ao PT a perda do poder e de suas “roubalias”.

  44. Devanci

    não é preciso ser um gênio pra perceber o rumo que o país está tomando…
    ta chegando a hora de separar os petistas dos brasileiros!
    “pró-PT” não condiz com “pró-brasil”.

  45. Hugo Monteiro Ferreira

    Prezado senhor Geraldo Samor, sua análise me parece superficial e a opinião do Santander é certamente errada. Estamos numa campanha eleitoral e a legislação brasileira exige que seja feito debate político, entretanto, o que vimos na opinião do Santander foi uma tentativa explícita de conduzir correntistas a seguir opiniões de especialistas em economia e mercado. Bom, respeito a opinião do Santander, mas discordo. Respeito a sua opinião, mas percebo que ela é – assim como a maioria das opiniões que são emitidas pela Veja – contra o Governo. O senhor não corrobora com o Santander, o senhor é contra o PT.

  46. Alex João

    O Banco Espanhol Santander, não tem moral pra dar pitacos na economia brasileira, a Espanha está quebrada e é aqui que o Santander lucra, ademais, querer propor um boicote dos maiores correntistas, espalhando pessimismo, divulgando expectativas furadas e mentirosas sobre alta da inflação (que de fato está controlada), sobre aumento do desemprego (que de fato está com os melhores números da história do Brasil), querendo fazer crer aos mais desinformados e ingênuos leitores, que estamos no pior dos mundos, e isso não é verdade! A irresponsabilidade dos pseudos analistas econômicos justifica as demissões. Triste mesmo é ler um texto tão chinfrim na Veja.

  47. renato

    Previsoes tao certas quanto as que diziam que a copa seria um fracasso, que ia acabar numa guerra civil, que os aeroportos nao funcionaria e bla bla bla…..mae dina tem mais respeito e precisao que esses videntes da veja e santander. Dioma de novo com a forca do povo.!

  48. Ademir Martins

    Zenio, ler um comentário de um petista já é chato. Agora de um militante burro é demais. Vai te coçar cara.

  49. Paulo Garcia

    A tirania e a falta de intelectualidade do PT assombra a todos nós! É lastimável!!!

  50. Nilton Antonio Tiellet Borges

    O direito de opinar é livre, está na nossa Constituição, portanto, ninguém me colocará mordaça e, espero que todos os brasileiros, que amam nosso Brasil, sejam de que partido for, não se deixem intimidar!!