Geraldo Samor VEJA Mercados

VEJA Mercados

O capitalismo e seus protagonistas. A estratégia das empresas. A tal da mão invisível. O espírito animal. E as políticas públicas que ajudam e atrapalham.

sobre

Geraldo Samor foi correspondente no Brasil do The Wall Street Journal, da agência Dow Jones e da International Financing Review (IFR). Foi produtor do Podcast Rio Bravo e consultor de hedge funds americanos com investimentos no Brasil. Desde 2014, é responsável pelo VEJA Mercados.

Governo aperta o cinto e sobe a barra no FIES

Por: Geraldo Samor

Sem alarde, no apagar de 2014, e por meio de duas portarias aparentemente inofensivas, o Governo Federal retirou a escada das empresas de ensino superior, detonando o que alguns investidores estimam pode ser uma correção de até 30% no preço das ações de empresas como Kroton, Estácio, Anima e Ser Educacional.

edu-arte

Nos últimos três anos, as ações dessas empresas de educação foram uma aula de como ganhar dinheiro na Bolsa, mesmo em meio a uma economia sitiada pelo baixo crescimento do PIB, intervenção estatal pesada e incerteza política. O setor viu suas matrículas crecer 15-20% ao ano, e o faturamento, cerca de 30%, levando algumas ações a até triplicar de preço.

A chave desse sucesso: o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o programa do Ministério da Educação que financia a educação superior de estudantes em instituições não gratuitas.

As empresas (e os investidores que compraram suas ações) sempre mantiveram que a dependência do FIES não era tão grande — apesar de sempre usarem o programa como o pilar do case de investimento em suas ações. Alguns investidores alertavam que o programa, que só em 2015 custará 20 bilhões de reais ao País, poderia ser alvejado como parte de um esforço fiscal. 

As empresas minimizavam essa preocupação.  Quem, perguntavam elas, teria coragem de tirar recursos de um setor tão intocável — ao menos retoricamente — quanto a educação?

Até que, como um presente de Natal de grego, veio a Portaria Normativa No. 21, de 26 de dezembro de 2014. Nela, o Ministério da Educação disse que, daqui por diante, não basta que o estudante concluinte do ensino médio se submeta ao Enem para ser elegível ao FIES. A partir de agora, ele precisa tirar uma nota de pelo menos 450 (o Enem vai de zero a 1000) e não pode tirar zero na redação. (Parece óbvio, mas esses padrões mínimos só foram adotados agora.) 

Nas contas de um investidor, a mudança na regra vai excluir de 30% a 40% dos alunos da rede pública de ter acesso ao FIES, por terem nota abaixo de 450.

As mudanças valem para todos os alunos que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 — o grosso dos alunos. O Governo também deu uma colher de chá para as empresas, estabelecendo que a nova regra entrará em vigor apenas em abril deste ano, ou seja, depois que a maior parte das matrículas de 2015 já tiverem sido feitas.

O ministério também mexeu numa regra dando ao Governo mais tempo para repassar às empresas privadas os recursos do FIES — uma medida que deve pressionar o capital de giro das empresas.  O repasse hoje se dá a cada 30 dias (com atrasos frequentes), e agora será feito a cada 45 dias.

Entre o dia 30 de dezembro (quando a mudança regulatória ficou pública) e esta sexta-feira, as ações do setor já caíram entre 10% e 15%.  A Kroton, onde 54% dos alunos são beneficiados pelo FIES, já perdeu 12% de seu valor (ver quadro acima).

Mas como pode uma pequena mudança regulatória (e uma barra um pouco mais alta para o acesso ao financiamento) afetar tanto o potencial de crescimento das empresas?

Alguns investidores que minimizam o impacto das novas regras apontam para uma tabela do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) que mostra que menos de 10% das escolas públicas têm notas abaixo de 450.

No entanto, este número é ilusório, “primeiro, porque olhar para as escolas não quer dizer nada,” diz um investidor que acompanha o setor de perto. “Você tem que olhar para os alunos individualmente, porque eles é que são elegíveis ou não. Segundo, porque o INEP fala em nota ‘média’, e a média distorce a realidade porque, como o desvio padrão é muito baixo, para cada três alunos com nota de 430, um aluno com nota de 650 já traz a média para 450). O que importa aqui é a mediana, que exclui os alunos muito fracos e os muito fortes.”

Há ainda, o risco de que outras medidas ainda sejam anunciadas. Em conversas com investidores, o Ministério da Educação tem sinalizado insatisfação com repasses de preços bem acima da inflação feitos pelas empresas.  Além disso, perguntado sobre financiamento educacional antes de sua posse, o novo ministro da Educação, Cid Gomes, disse: “Em qualquer área precisaria de mais recursos, mas tem que ter o pé no chão e fazer com o que tem.”

O debate sobre os ajustes no FIES é uma discussão complexa e eivada de nuances, que deveria passar longe do Fla-Flu partidário. Longe de ficar circunscrito aos imperativos do ajuste fiscal, trata-se de um debate sobre políticas públicas e seus cinquenta tons de eficiência.

Há duas visões sobre o FIES. A primeira, que as empresas defendem, é de que o programa é barato quando se compara o gasto governamental por aluno em universidades públicas com o gasto por aluno nas empresas privadas.  Por essa comparação, o FIES custa para o governo até nove vezes menos por aluno. Além disso, como trabalhadores com ensino superior tendem a ganhar mais, os alunos apoiados pelo FIES também pagarão mais impostos no futuro, diluindo o custo para o Estado de forma indireta.

A outra corrente diz que o FIES é caro. Se o Governo cumprir seu objetivo de crescer o número de alunos no programa para 3 milhões, isto representaria um aumento de dívida bruta de 30 bilhões de reais por ano até os alunos começaram a amortizar a dívida, que tem um ano e meio de carência e cujo pagamento é feito em cerca de três vezes o tempo do curso. Além disso, o juro do empréstimo feito pelo governo é de apenas 3,4%, enquanto a Selic está em quase 12%. (Ou seja, o governo perde dinheiro na operação). A política de crédito é inexistente: o FIES está disponível mesmo para alunos negativados no Serasa. (Nos Estados Unidos a inadimplência de empréstimos estudantis está em cerca de 15%.)

O País progrediu muito em promover o acesso ao ensino superior, mas, como qualquer programa social, o FIES tem custos que têm que estar transparentes para a sociedade. Um padrão acadêmico mínimo (como o imposto a partir de agora) é saudável e necessário para estimular os estudantes — e, dado que os recursos são finitos, premiar aqueles que realmente fazem por merecer.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Claudio Felix

    povo brasileiro participei dessa farsa do Fies. Fiquei em primeiro lugar no Sisfies entre 6 candidatos na Universidade Universo (Niterói). Chegando lá simplesmente fui informado que não havia o Curso porque não havia turma fechada. Simplificando: Gastei tempo, dinheiro, dinheiro de passagens para fazer a prova em dois dias, gastei dinheiro com inscrição e perdi muito mais outras coisas que não dá para escrever aqui, para depois de um ano achar que o Fies financiaria minha Faculdade e … Mais uma vez o povo brasileiro é feito de palhaço. Ainda tive a perda de tempo de ligar para o 0800 do mec e fui informado de que deveria resolver isso diretamente com a Faculdade. Entao o que é o ENEM? Voce se candidata a uma vaga que na verdade não existe. Acho que Dilma Rouseff ia adorar ver essa notícia na mídia né? As coisas já não andam boas pro lado dela.. Imagina uma notícia dessa???

  2. MARINHO

    Yara a maioria esmagadora das pessoas não mexem con financiamento estudantil do FIES, então eles não tem a realidade do que verdadeiramente acontece, para eles o que prevalece é o que eles veem na TV o gonverno facilitando 100% de FINANCIAMENTO do FIES para quem tive interessado, mais não pense que o MEC não atendeu, estudante como voce por falta de um progama capacitado, tantas medidas impopulares que foram anunciadas, voce acha que gonverno iria anunciarmais uma como corte no financiamento do FIES, optou por propagandear e por debaixo dos panos montou um SITE extremamente CAPACITADO PARA NÃO ATENDER A DEMAND , o que fez muitos pensarem, que o não atendimentos a todos foi por causa do grande numero de pessoas , como TV é muito forte a imprensão que fica é que o governo esta fasendo muito na educação. as pessoas não assistem não leiem jornais, não sabe o que realmente acontece , e gonverno atigiu seu objetivo corta muitos financiamentos sem precisar vir a publico dizer que ais fazer-lo, o OBJETIVO FOI ALCANÇADO, 200 MIL NÃO CONSEGURAM O FINANCIAMENTO PELA PRIMEIRA VEZ, E UMS 80. MIL NÃO CONSEGUIRAM RENOVAR, TUDO PROGAMADO PELO GONVERNO NÃO TENHA DUVIDA.

  3. MARINHO

    Eu cantei a pedra em 15/05/2015, eu descobri extamente como funciona esse gonverno corrupto e mentiroso “DISERAM QUE QUEM JA TINHA CONTRATO EM ANDAMENTO NÃO IRIAM TER PROBLEMA PARA RENOVAR, TUDO MENTIRA” me espanta a passividade dos estudantes, afinal todos brasileiros, são tratado como verdeiros idiotas inclusive eu , e não fasemos nada , eu me pegunto será que merecemos isso, pois senhores estudantes idiotas assim considerado pelo gonverdo da patria educadora, venceu o prazo de renovação do FIES 100 000 ESTUDANTES não conseguiram renovar o contrato, o gonverno se dizendo bonzinho, fazendo H, poderia eu até dizer que é teatro mais assim estarei ofendendo os atores pessoas honrada,então direi ludibriação essa prorrogação de prazo. dizer que é para atende-los quem não renovou, OUTRA ENGANAÇÃO TUDO ILUSÃO É BRINCADEIRA DE MAL GOSTO, É INCRIVEL, voces acham que esses 100.000 QUE FICARAM DE FORA POR UMA PROGAMAÇÃO AQUITETADA PELO GONVERNO, vão conseguir renovar , não vão não de maneira nenhuma ,o SITE vai está progamado para atender uns 15.000, estudantes no maximo , 85.000 ficaram de fora , mais assim já está progamado, e este gonverno sujo ficará olhando é nós aceitamos , sinto nojo VERGONHA desta situação fico revoltado.

  4. MARINHO

    VOU CONTAR UMA HISTORIA PARA OS ESTUDANTES QUE JÁ TEM CONTRATO COM O FIES, HISTORIA ESSA QUE EU JÁ SEI COMO VAI TERMINAR, PARA OS ESTUDANTES QUE PRETENDIAM OBTER O FINANCIAMENTO PELA PRIMEIRA VEZ, ESSE GONVERNO MENTIROSO COM SEUS COMPARSAS PROGAMARAM O SITE QUE NÃO FUNCIONAVA RESULTADO VENCEU O PRAZO 30/04/2015 , 180.000 ESTUDANTES DEIXARAM DE TER ACESSO A FIES. ALGUEM PROCUROU A JUSTICA QUE IMEDIATAMENTE CONDENOU O GOVERNO A PRORROGAR O PRAZO POIS A JUIZA ENTENDEU QUE OS ESTUDANTES NÃO PODERIAM SER PREJUDICADO POR UM SITE.GOV QUE NÃO FUNCIONAVA, MAIS A DECISÃO FOI DERRUBADA, O GOV RECORREU A UMA CORTE CERTAMENTE APARELHADA DE PTISTA E DERRUBOU A DECISÃO. O GOVERNO DIZ QUE QUEM TEM CONTRATO DE FIES NÃO SERA PREJUDICADO OUTRA MENTIRA VAI HAVER CORTE TAMBEM PARA QUEM JÁ TEM CONTRATO EM ANDAMENTO EU TENHO CERTEZA, DEPOIS O MINISTRO DA EDUCAÇÃO DIRÁ QUE O GOVERNO FOI OBRIGADO A CORTAR ALGUNS FINANCIAMENTOS PORQUE FALTOU DINHEIRO EM DECORRENCIA DO AJUSTE FISCAL, E OS ESTUDANTE FICARAM MAIS OUTRA VEZ COM CARA DE IDIOTAS, NO GONVERNO DO PT TUDO VAI FICAR POR ISSO MESMO (PATRIA EDUCADORA)

  5. JotaJota

    Eu concordo em limitar o acesso ao FIES, porque não zerar a redação e tirar 450 é muito pouca coisa. Agora isso deveria ter sido colocado desde o início, foi um grande erro do Governo permitir uma pessoa zerar uma redação do ENEM e conseguir financiamento estudantil.

  6. MARINHO de Açailandia-ma

    Vagabundos os ptralhas e quem a eles se unem OUTROS PARTIDOS QUE TEM CORAGEM DE FAZER PARTE DESTE DESGOVERNO, voces estudantes saibam que a RECEITA FEDERAL, tem um site que a anos pode receber mais de 7.000.000 (sete milhões), são sete milhões, de Declaração de Imposto de Renda por dia, então quando eu vi essa historia de que o site do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO estava com problema para validar e concluir financiamento do FIES, eu logo presentir a molecagem, saiu um ministro e entrou outro disse que tudo iria se resover, disse que o site iria se regularizar para fazerAS INSCRIÇÕES DO financiamento FIES, enquanto isso propaganda do governo anunciva nas TVS, anuncio do FIES, sÓ que o site continuava não funcionando, funcionava pecariamente, afin de muitos estudantes ficaram de foram, centenas de milhares ficaram noite em claro acreditando que eram problema no site e tinha mesmo , só que era um problema progamado, para cortar mais de 250 MIL FINANCIAMENTO DO FIES, Ninguem do gonverno teve coragem de vim a publico dizer que iriam cortar mais de 250 MIL, Fizeram de nosso estudante verdadeiro IDIOTAS desde janeiro, eu ja sabia eu presentir quando dizer que era problema no site fiquei revoltado, eu esperava desses vagabundo um minimo de dignidade, no dia 29 de ABRIL 2015 um dia antes em uma entrevista o SEM CARATER MINISTRO DA EDUCAÇÃO FALOU,nas medida de AJUSTE DO GOVERNO com corte de despesas , não teria sido possivel deixa op FIES de Fora do Corte, vagabumdos, porque não disseram nada antes, agora que uma juiza federal disse para prolongar o FIES, eles dizem com 4 letras que não tem mais dinheiro, Foi tudo progamado esse negocio de site com defeito, o site foi progamado para isso uma prova de que eles não respeitam niguem, fizeram centenas de milhares estudantes brasileiros de IDIOTAS ! IDIOTAS! IDIOTAS! Uma vergonha

  7. andre

    Esse é nosso Governo, se pelo menos tivesse avisado essas mudanças com brevidade pois paguei matricula e duas mensalidades e agora vou ter que desistir do curso pq não posso mais pagar, viva a PÁTRIA EDUCADORA…

  8. Michael jackson

    Vote no PT de novo!O PT É UM CANCER NO BRASIL. um câncer que está destruindo os sonhos dos estudantes. Sem falar que nesses dias o pt também aprovará o projeto da terceirização! Concurso público nunca mais!

  9. Yara

    Depois querem que o aluno de uma escola da rede pública/estadual tire uma nota boa no ENEM, a educação das escolas da rede pública é péssima, na minha cidade a escola de ensino médio do estado está a 3 semana de greve, e os alunos são os prejudicados, somos todos iludidos. Como que o governo quer que tenhamos nota superior a 450 se a educação do ensino médio é péssima? Fizeram propagandas sobre o FIES, e nós estudantes acreditamos no 100% do financiamento, e agora estamos aqui sem saber oque fazer, pois estamos devendo para a faculdade, não temos condições financeiras para pagar, e por fim iremos ter de trancar a matrícula, por conta de um sistema que não funciona como deveria. Acredito que o MEC sabendo da grande demanda de estudantes querendo a contratação/renovação do fies, deveria antes ter criado um sistema capacitado. O FIES é um financiamento, não iremos pagar agora mas depois nós quem vamos pagar, não estamos pedindo esmola, só queremos ter o direito de estudar e realizar nossos sonhos. Quem dera o Brasil um país que tanto prioriza a educação, e agora o programa que mais ajuda os estudantes não funciona. Vergonhoso !

  10. Dayane Mota

    NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL
    NOTIFICANTE: (Dayane Pereira Mota,brasileira, solteira, profissão:
    Assistente Administrativo, portador do RG de n°2 8.572.847‐7 , inscrito
    no CPF/MF de n° 302.258.32810,
    residente em A venida Tanque D’ Arca, 664 –
    Cidade Soberana – Guarulhos SP , Contrato FIES nº 0050056413)
    NOTIFICADO: F lávio Carlos Pereira C
    oordenador Geral
    de Suporte
    Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP/DIGEF/FNDE – Fundo
    Nacional de Desenvolvimento da Educação.
    Pelo presente instrumento particular e na melhor forma admitida em
    direito, o NOTIFICANTE, que a esta subscreve, vem, formal e
    respeitosamente, N OTIFICAR vossa senhoria, sobre os seguintes fatos
    que a seguir passa a expor:
    O contrato firmado por mim (Dayane Pereira Mota; para cursar
    Ciências Contábeis, foi preenchido pela CPSA da Faculdade de
    Ciências de Guarulhos FACIG
    no ato da contratação do
    Financiamento Estudantil promovido pelo FNDE Governo
    Federal,
    curso esse contratado erroneamente com a prescrição de 4(quatro)
    semestres, e não com o correto que seriam 8(oito) semestres.
    Desde a inicialização do financiamento, onde foi constatado o erro
    de total de semestres, alunos e administração da faculdade
    envidaram esforços junto ao MECFNDE
    no sentido de verem corrigidos
    esse erro de total de semestres, o que até a presente data não
    ocorreu para a maioria desses alunos. De um total de 28 ( vinte e
    oito ) alunos que tiveram seus contratos regularizados com o erro
    mencionado acima, 6 (seis) desses foram atendidos em seus pleitos
    com a correção devida, restando um total de 22 (vinte e dois)
    alunos com inúmeras demandas sem solução.
    Só queremos que arrume nosso contrato para concluir nosso curso, só queremos estudar…

  11. Helena

    Fies a maior cilada para os estudantes.

    Nunca fui a favor, por quê?
    R-Qualquer pessoa pode entrar sem ao menos saber interpretar textos e escrever corretamente. Os erros ortográficos são absurdos como “paíz com Z, Comcerteza ou concerteza, adevogado, entre outras”. Também a forma como escrevem repetindo palavras várias vezes e tornando o texto muitas vezes sem nexo.

    Os formados terão uma dívida enorme a pagar durante anos equivalente ao preço de um IMÓVEL. Se caso conseguir um emprego, metade do salário será pra pagar o curso.

  12. ANTONIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS

    Sei que em um país de verdade é lógico que se faça alguns ajustes para conter a inflação e também a corrupção; só que no Brasil a intenção não é essa e sim voltar a aquela velha máxima “estudo e para quem pode pagar” quem não pode tem que se afundar no trabalho é isso que o governo quer: mão de obra barata, pessoas sem poder argumentativo.
    Com o grande acesso as faculdades que tem acontecido ultimamente o governo e uma parte da elite estão percebendo que os oprimidos estão decifrando a cada dia a língua do opressor.

  13. Juliana

    Meu filho conseguiu se inscrever no site do fies e gerar o cadastro para ir universidade apresentar a documentação.
    chegando na universidade vem a surpresa ele não consegue gerar meu contrato para ir ao banco.
    pq consta um bloqueio no sistema que diz que valor da semestralidade da faculdade excede o valor de financiamento”. por favor alguem me ajude a entender isso? estou triste, revoltada porque é pouco o dinheiro restante para a semestralidade. ???????????

  14. Jarbas

    Com certeza o Governo mais uma vez colocou a “carroça adiante dos burros”;
    Vamos do início, primeiro precisamos saber se o aluno atende as condições financeiras, se está qualificado dentro do Enem e se a Instituição de Ensino está homologada para o programa. Se tudo está de acordo Por Que? devemos passar pela humilhação de tentar fazer uma inscrição no Site do FIES sabendo que o mesmo foi programado para não aceitar a sua inscrição e que após 30/04/2015 o candidato ao financiamento estará fora. QUE PAÍS É ESSE? É O BRASIL…O BRASIL DOS CORRUPTOS.

  15. FRANCISCO

    O engraçado é como é tudo culpa do governo, uns culpam por dar oportunidade a quem não tem ou teve condição de estudar em faculdade pública, outros culpam porque não conseguem o financiamento. Agora eu pergunto a uns tempos atras tinha esta opção, será que não tem um “força” para acabar com isso e ficar somente uma parcela da sociedade tendo acesso a universidade?
    Acho que estava muito fácil e tinha que ser feito alguma coisa, tem faculdade que prefere que todo mundo faça o Fies.

  16. Noemi

    alem de não fornecer estudos de qualidade , quer exigir uma nota alta pra quem estudou a vida toda em escola pulica. onde passa as crianças de ano sem saber ler ou escrever.que pais e esse .

    nem direito ao ensino superior não temos .

    escória !!!!!

  17. rute

    segunda vou trancar minha faculdade, muito bem Dilma voce merece meus parabéns, quer voce nao tem nenhum um pouco de nobreza e dignidade.
    si voce não sabe nois estudantes temos sonhos, e dependemos do Fies.
    voce sabe quer o sistema não colabora nada.

  18. joyce carolaine silva poletto

    Segunda vou ter que trancar minha faculdade de arquitetura :/

  19. Maria de Lourdes

    gostaria de saber informações sobre Fies,minha filha fez no começo de 2014,no contrato ta falando que cobre a matricula,o ano passado cobriu,esse ano a faculdade falou que não cobre e tenho que pagar,não entendo se cobria agora diz que não cobre,se fizemos o Fies cem por cento é porque não tenho condições de pagar,agora mandaram um imail falando que tenho que pagar até dia 16 de Março,Faculdade Unifeb de Barretos,o que fazer?

  20. Jéssica

    Gostaria de algumas informações basicas a respeito de fatos que acontecem na Faculdade que estudo: O FIES cobre todas as materias do estudante desde que esteja dentro do valor final, certo? Então na hora do meu ajuste FIES, caso eu inclua alguma matéria, além das que estão na grade é só a intituição fazer o ajuste de valor financiado e horas, correto? Ou há um limite de materias ou valor financiadas semestralmente por estudante? Outra, caso o aluno que é o meu caso, não tenha sido informado de qualquer tipo de pagamento de boletos pela instituição (POIS O FIES COBRE 100%, e não havia excessões na clausula), e logo estes venham a aparecer, neste caso sou aluna FIES não teria condições de pagar, até por isso fiz financiamento, porém a instituição bloqueia minha matricula caso não haja este pagamento. O que fazer?

  21. diego

    nao aceitamo o que o fies estar fazendo com nosco porque brige com o gorveno mas deixe as escricoes abertas para nos porque quera ou nae e a sociedade que mover este pais e nao os politico eles nao faes nada para o pais de bom

  22. LEANDRO

    eu consegui me inscrever no site do fies e gerar meu cadastro para ir universidade apresentar a documentação.
    chegando na universidade vem a surpresa ele não consegue gerar meu contrato para ir ao banco.
    pq consta um “erro 511 que diz que valor da semestralidade excede valor passÍvel de financiamento”. ma suma novidade estou tentando resolver ligo para o fies me mandam p universidade, vou a universidade me mandam ligar para o fies. já gastei todos minhas economias com mensalidade não sei o que fazer,

  23. elizabete magalhaes

    GOSTARIA DE SABER COMO IRA FICAR ESTAS PROXIMAS INSCRIÇOES DE 2015 SE QUANDO AGENTE FINALIZA A INSCRIÇÃO DIZ QUE O VALOR DA SEMESTRALIDADE NÃO É PASSIVEL DE FINANCIMENTE, OU SEJA, A FACULDADE ESTA CONBRANDO MUITO CARO OU O GOVERNO NÃO QUER MAIS FINANCIAR 100%. ACONTECE QUE QUEM PEDE ESTE TIPO DE FINANCIAMENTO É POBRE ASSIM COMO EU E MEU FILHO, NOS NÃO PODEMOS PAGAR NEM 10% da MATRICULA. AGORA FICA ESSE EMPASSE, O GOVERNO NAO LIBERA E A FACULDADE TB ABAIXA A MENSALIDADE E O ALUNO PRECISANDO ESTUDAR FICA NO MEIO DESSA BRIGA DE CACHORRO GRANDE.

  24. gil

    estudo no eniac de guarulhos, e lá eles estão dizendo que o governo só mandou 6,4 % de reajuste e querem cobrar de nós alunos as diferenças que chegam a quase 20 %, se eu financiei o curso 100% no começo de 2014 acho um absurdo eles quererem cobrar essas diferenças.pois o aumento da faculdade está muito acima da inflação.

  25. Rodolpho vieira

    bom esse lei surgiu como um presente de natal pra os estudantes .tem muitos alunos desesperados . certo aviza com antecendecia para o aluno estar ciente da prova q ira faser . eu acho um grande erro.

  26. Francisco

    Agora descobri ,o porquê de tantos zeros em redação no enem. Vão escrever mal assim no primário.

  27. vania cardoso pitta

    voces tem que pagar o bonus e um direito nosso

  28. janeilde

    Engraçado, o brasil realmente é um país com leis muito injustas,ou seja os políticos corruptos desviam o dinheiro, a coisa fica difícil, e os trabalhadores é quem pagam, quero vê se diminui o salario deles “duvido” infelizmente estamos a mercê dos políticos desonestos e desorganizados.

  29. ALZIRA CARDOSO

    É uma falta de respeito , o governo de forma irresponsável estabelece normas e leis sem informar com antecedência os usuários do programa estudantil FIES , se falam em lucros para o governo, afirmamos que pagamos indiretamente a educação através dos altos impostos que nosso ineficiente e corrupto governo federal nos cobram. A cada dia fico mais descrente deste país, não confio em nenhuma instituição federal pois não nos respeitam e tratam seu povo como idiotas.

  30. Robson Ferreira

    Bom Dia.

    Não consigo renovar o meu fies, Se eu não coseguir renovar, vou Processar o Governo na JUSTIÇA FEDERAL.

    Pois estou pedindo á faculdade ESTACIO DE SÁ toda vez que vou renovar o sait está fora e não consigo renovar. ( Não está cumprindo o contrato, pois meus pagamentos de 3 em 3 meses eu pago que está no contrato.

  31. joao

    concordo q essa lei deveria entrar em vigor em 2016 ela foi posta sem mais nem menos e aqueles q ja estao escritos nas instituicoes? que ja pagaram caro a incriçao ja pensando no fies? como ficam essas pessoas q n atingiram a nota de corte? por isso deveriam ter avisado antes para todos se preparar melhor para o enem é sempre assim a lei é revigorada e o resto que c foda

  32. kenia Gonçalves

    Só não acho justo impor essas regras agora afinal a maioria já esta escritas em uma faculdade.deveria colocar em vigor em2016essa nova regra afinal como pode de uma hora pra outro eles impô uma regra depois de todos ter feito o enem..como fica quem já se matriculou em uma universidade e não conseguiu a nota minima no enem?

  33. katielly

    Boom ! A minha Mediia no enem foi de 449.9 , só que eu so posso me inscrever ate o final de março , e ate lá se o site não abrir como que eu fico ? Eu já fiz a minha matricula na faculdade , as aulas vao começar dia 24 e se o site do FIES abrir eu não vou poder fazer a minha inscrição e vou perde minha vaga , eu nem meus pais temos condições de financiar minha faculdade , eu quero muito , fazer a minha faculdade , mais o problema é o FIES porque se ele não abrir eu não vou fazer a minha faculdade e ainda vou ter que pagar o tempo que estudei

  34. insatisfeito

    Eu como uma das pessoas que vão terminar o ensino medio esse ano, que precisa de um apoio para engreçar na facudade acho essa atitude do governo e do membro encaregado sobre a educação enojadora e avalio como se o futuro de outros varios brasileiros não importase mais para o nosso País . Tudo que esta nos acontesendo e pode piorar da qui pra frente é culpa da maioria dos jovens; porquê penção que votar não importa, importa sim quando jogamos nosso voto fora não podemos cobra nessas situações pois quem escolhe o nossos representante somos nós para que situações que gerem esse tipo de desrespeito com nós( jovens) possamos enfrentalos de forma legal para que respeitem nossos direitos pois nós temos; pois acituação que fomos colocados e de nos deichar transtornado alendo mais assim como quero um futuro melhor pra mim quero para todos os jovens do Brasil.

  35. Frederico

    Educação é um catalisador e, portanto, fator determinante no desenvolvimento de qualquer nação. A educação é a principal ferramenta para capacitar o capital humano qualificado, cada vez mais necessário, na era atual.Sem qualificação é,Praticamente, impossível a uma nação se manter e competir na era do conhecimento.
    Um transtorno que essa miserável que foi eleita, a tal Dilma, que está prejudicando centenas de estudantes em todo o país,meu Deus!!! será possível que teremos que suportar essa brutalidade terrorista???, não devemos nos acomodar, vão para as ruas, parar toda nação, dar um basta, lutar com paz, pedir o impeachment, pois essa mentirosa durante a campanha prometeu priorizar a educação.JUNTOS Participe desta campanha! FORA DILMA!!!!

  36. Cláudia

    Fui aluna de escola pública, e sou pobre, e a primeira pessoa da minha família a consegui com muito esforço entrar em uma Universidade, optei pela particular por ser menos concorrido e por ter o curso de minha preferência, e por ser pobre solicitei o FIES e hj me vejo prejudicada e impossibilitada de realizar o meu sonho e o de minha mãe que sempre lutou para me ver um dia formada, o site do crédito estudantil está fora do ar a quase um mês sem previsão de voltar, minhas aulas começam n primeira semana de março, e sei q assim como eu muitos alunos estão desesperados sem saber o q fazer, e assim como eu muitos implorando pro governo não nos tirar o direito de ter um futuro melhor…

  37. jocimara

    bom,vamos ve o que vai dar.

  38. mere

    e novidade pra quem voto no PT é pra todo estudada ficar fora da faculdade, acorda BRASIL. isso não é uma bolça de estudos idiota é um financiamento que o aluno vai ter que pagar. INTELIGENCIA PURA!

  39. Raphael Moral

    Esta notícia de nota de corte para o fies parece favorável não somente a quem já está se formando, mas também a economia. Hamm ?Como ? Centenas de pessoas não tem muita capacidade intelectual, mas mesmo assim investem em estudos por meios do FIES acarretando ao mercado um número anormal de estudantes e de concorrência desleal em vagas, chegando a disputar 20 para uma vaga de estágio.Um pequeno exemplo para vocês, 36000 disputaram vagas de estágio na Odebrecht para 16 vagas, somente 360 das respectivas vagas passaram para segunda fase. Nada mudou meus caros, o vestibular continua, só que nas ruas, porém em alguns setores defasou a economia e acarretou muita concorrência o que fez muitos brasileiros se endividarem. Acredito que esta atividade seja boa para o país daqui em média a 3 a 5 anos, pois diminuirá a concorrência.

  40. Allanne

    Acho um absurdo essa nota exigida pelo fieis. A unica chance de estudar e o fieis, porque temos pouquissimas vagas no prouni e no fieis para milhares de pessoas.

  41. Geralda

    Eu concordo com os colegas, que dizem que o fies dependendo da instituição, não tem nínguem que realmente saiba nem se quer dá explicação quando o aluno precisa.Eu sou uma das tais que não consigo entender, como pagamos com financiamento, absurdamente caro e além do mais, o tempo que teríamos para estudar temos que fazer serviços voluntários.Absurdo! Se precisamos trabalhar, temos famílias, esposos, filhos, etc. e depois de trabalhar, todos os finais de semana,¨quem pode¨ e depois ainda ter que pagar financiamento. Ou uma coisa ou outra, como quando se pagava com a escola da familia. Pelomenos saberiamos quanto e como estavamos pagando.Resumindo, acho o fies muito obscuro.

  42. manoel messias alves

    Kroton 11,94% ; Estácio 14,5%; Ser 10,75%; Anima 9,085… ou seja, educação igual verdadeiro negócio, negócio da china.

  43. Ekilma

    Palhaçada isso sim define o fies 2015! As vagas ofertadas pelas faculdades começam agora na primeira semana de fevereiro e até agora nem sinal da abertura das inscrições online!! Em nota eles disseram que os alunos não seriam prejudicados pois o dinheiro investido nesses PRIMEIROS MESES seria devolvido mas se eu bem sei as pessoas que optam pelo fies não temmmmm dinheirooooo para bancar as mensalidades altíssimas das universidades. Um exemplo dado foi de abertura em junho -______- Como uma pessoa sem condições vai bancar uma faculdade até junho? Espero que isso realmente não aconteça pois muitas pessoas serão prejudicadas. ¬¬

  44. Fabian

    Essas instituições picaretas, com apostilas ridículas como “material” didático e “provas” pré-prontas de corar de vergonha, que enganam alunos e professores com “marketing” devem mais é falir. Dinheiro público pode e deve ser melhor empregado. A solução de qualidade do ensino superior brasileiro não passa por essas instituições. Parabéns Dilma!

  45. jessica

    É certo essas novas regras do fies, porem elas deveria ser exigida a parti de 2016,por conta disso muitos estudantes q foram aprovados em vestibulares e já haviam feito matricula agora deve cancelar por conta q não alcançou os 450 pontos essa norma deveria ser exigida mas pra frente assim os alunas fariam o Enem mas preparado sabendo q deve alcançar a media, essa nova regra do prouni e uma porcaria se for pra ganhar só 50% prefiro aderir o educa mas q ta dando bolsas até 70 % agora só falta essa kenga da Dilma vim e muda as regras do educa também. Bando de besta ta ai o governo preferido dessa nação burra.

  46. cristovam carvalho silva

    a nota de corte é muito baixa, deveria ser de no minimo 710.

  47. michelle

    Miseráveis ,pra que isso 450 pontos no enem tem pessoas que nem passam perto e são os que mais necessita ,pais de merda esse viu

  48. susiane

    Mas eu tenho até o final de janeiro para fazer o FIES depois dessa data será com nota minimade 450 pomtos q podera ser feito o fies em fevereiro.
    Janeiro ainda nao ira entrar. vigor essa nota
    eh isso mesmo??

  49. josé maria de almeida

    O tratamento da Educação é delituoso. Portanto, dessumo que Neste país a Educação é um negócio! Negócio para investidores que visam lucros e para o Governos que visam votos. Se fosse um Direito, Educação jamais entraria em qualquer discussão de cunho econômico. Estaria garantido em qualquer cenário pois é indiscutivelmente vital.

  50. ana paula

    Essa média de 450 é por matérias, ou é a media da prova inteira?