Geraldo Samor VEJA Mercados

VEJA Mercados

O capitalismo e seus protagonistas. A estratégia das empresas. A tal da mão invisível. O espírito animal. E as políticas públicas que ajudam e atrapalham.

sobre

Geraldo Samor foi correspondente no Brasil do The Wall Street Journal, da agência Dow Jones e da International Financing Review (IFR). Foi produtor do Podcast Rio Bravo e consultor de hedge funds americanos com investimentos no Brasil. Desde 2014, é responsável pelo VEJA Mercados.

Planalto considera Joaquim Levy para nova equipe

Por: Geraldo Samor

O Planalto está considerando um nome de peso para a nova equipe econômica: Joaquim Levy, ex-secretário do Tesouro no Governo Lula e hoje presidente da Bradesco Asset Management, o braço de fundos de investimento do Bradesco.

“O Levy é um cara duro, conhece a máquina, trabalhou com o Palocci, seria muito bem visto pelo mercado,” diz uma fonte que o conhece bem. “Além disso, ele pode dizer que já passou por um Governo do PT, o que ajuda.”

Não está claro para qual cargo a Presidente o está considerando.

Outra reação, de uma fonte no setor financeiro: “A Presidente precisa de um nome que não esteja na praça, alguém que não seja nem pareça imposição do Lula, e o Levy atende a esse quesito.”

A esta altura do campeonato, é verdade que todas as notícias a respeito de prováveis nomeações têm cara de suposição, balão (de ensaio) ou ‘plantação’.

Mas o nome de Levy parece mais sólido do que isso tudo porque é uma daquelas raras unanimidades: amado pelo mercado, e respeitado por quem decide.

Voltar para a home

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Sônia

    O indicado ao cargo tem um currículo invejável, sem duvida. E conhece o PT, fato que o ajuda muito no aspecto político. No entanto, considero Henrique Meirelles o melhor nome para ocupar a pasta. É lamentável que a atual presidente não tenha um bom relacionamento com ele.Por causa das idiossincrasias dela, o Brasil não terá o melhor de todos para comandar a nossa combalida economia.

  2. Carlos Godoi

    RETIFICANDO:

    “AS AÇÕES DA PETROBRÁS CAEM QUANDO AS AÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL AUMENTAM’

  3. Carlos Godoi

    “As ações da Petrobrás caem quando as ações da polícia federal aumentam”

  4. CLÁUDIO SEI GUERRA

    Uma pessoa correta não aceita um cargo desta organização criminosa que é o PT, o PT quer tentar deixar felizes os banqueiros, mas quem está infeliz é classe média que sustenta o país e o bolsa esmola, essa não está mais aceitando a corrupção do PT, a ditadura bolivariana, os envios de dinheiro pra Cuba e para outros países comunistas, isso para os banqueiros e empreiteiras pouco importa mas para o empresariado pequeno e médio está vendo o PT acabar com a economia.

  5. Wellington

    ACABOU DE SAIR NA FOLHA – LEVY (FAZENDA) / BARBOSA (PLANEJAMNETO) – Samor, Parabéns! Mandou muito bem. Estava faltando gente assim no mercado. Espero algum dia poder encontrá-lo para conversar sobre os bastidores do mercado. Um Grande Abraço

  6. Eduardo

    e viva o povo brasileiro
    quiseram a Dilma, agora aguenta cambada

  7. juca bala

    OFF TOPIC

    Aí Geraldo !!

    O Governo Dilma e a petralhada estão tão “atucanados” ( trocadilho proposital ) com o roteiro de terror do PETROLÃO e tendo pesadelos com grades e presídios que são capazes de esquecer de criar o mascote para a OLIMPÍADA 2016 !!

    Preocupado com isso (mais ainda com mais superfaturamentos das obras olímpicas !) estou lançando o nome do mascote olímpico brasileiro – vai ser o “PETROLÃOZINHO” !!!!

  8. Jorjão do Goiás

    Essa direita brasileira é um porteirão escanchelado. Serve para nada. Não tem capacidade de convencer o povo e fazer maioria no congresso. Então passa a torcer (sabotar) para dar tudo errado. Morrerão envenados pelo ódio.

  9. Paula

    O que não faz a ganância humana. Um cara com esse CV, se meter com bandidos ? E ainda ser pau mandado de uma guerrilheira de araque?

  10. Zeca Tatu

    “quem tem autoestima não entra nesta fria”

  11. Tô indo embora

    Todas as credenciais para dar “continuidade” para a festa da companheirada…

  12. conservadora da tijuca

    Excelente nome. Com certeza resolverá uma serie de problemas. Agora, sera que a Soberana vai deixá-lo trabalhar?

  13. Fabio

    Porque não convida um que seja ligado ao PSDB, vamos ver, assim quem sabe um ministro tucano faz do Brasil uma nova Suíça kkkkkkkkkkk

  14. marconi

    E não tem jeito se trabalhou para o governo pt e ainda com aquele sujeito chamado palocci e porcaria encima de porcaria Sr. joaquim Levy fica aonde o sr. esta assim não o odiaremos como esta cambada que esta que se diz brasileiro.

  15. ferro

    Que beleza !
    A melhor referência:
    .
    ” … trabalhou com PaLLoci, o violador -no mínimo- de sigilos”.
    .
    Os PeTralhas, sempre superam.

  16. jose magalhaes

    Ex-secretário do Tesouro no Governo Lula Rose Mensalão Petrolão?
    Trabalhou com Palocci?
    Diga com quem andas que eu direi que es.
    Como diria o Sábio Ibrahim Sued: “Olho vivo, que cavalo não desce escada.”

  17. Gigio

    Trabalhou com Palocci?! “Palhacciada”

  18. MICHAEL

    A verdade é simples, NINGUÉM que tenha respeito próprio e esteja bem intencionado aceita esse cargo. A chance de ter independência/poder real é ZERO, sobrariam então os oportunistas, interessados apenas em conhecer a “máquina” por dentro, p/ quando voltarem pro mercado.

  19. Elizabeth Correa

    Isso não vai livrar a cara dela do Petrolão e nem tirar o Brasil da lama negra que eles espalharam com o assalto a PeTrobras.

  20. Max

    Afinal quem é o presidente?

    Folha: Lula e Dilma se reúnem em Brasília para analisar nomes para a Fazenda

  21. Cida

    E petista tem algum critério? Eles já estão no lucro… mais dia, menos dia… escorregam, com certeza!!!Lembra a impáfia do Pallocci quando assumiu? Meses depois caiu, mais sujo q pau de galinheiro. Vamos ver quanto tempo o próximo aguenta rsrs Ainda mais com a zona q está por lá!!!

  22. Sdrublis

    Quando a Marina disse que iria tornar o BC independente, o pt caiu em cima dizendo que seria entregar o BC aos banqueiros. Agora eles devem entregar TODO o ministério da Fazenda para um cara que possui um cargo de alta confiança dos banqueiros. É mesmo um partido FDP.

  23. trap58

    Trabalhou no governo Lula, mas deve parecer que não é indicação de Lula.
    Que paradoxo é isso?
    Entao é verdade que onde começa o Brasil, acaba a logica.

  24. Maria Butze

    Mas deve ter a característica do lulismo…

  25. Rui Coelho

    Gambá não deixa guaxinim entrar na sua toca, o cheiro é diferente.

  26. joaoedu

    Não seria melhor a dilma entregar a rapadura já e ir passar (junto com toda a turma do pt), uns bons tempos lá no spa da papuda? Evitaríamos tanto gasto de dinheiro público…

  27. Luciano Jorge

    Se o Joaquim Levy trabalhou pra Lula, como pode não ser interpretado como imposição de Lula. Claro que está sendo imposto guela abaixo!

  28. AVezdaLei

    Para o que vai durar este governo em Pé podem colocar na fazenda o Delubio e o Lula na Justiça

  29. mario

    que merda é esta, trabalhou com o ladaro do palocci…..estamos f.

  30. José Maurício

    Quem aceitar trabalhar nesse governo está arriscando sua reputação por nada, ou, no máximo, por muito pouco: realmente não vale a pena. Claro, qualquer um que esteja à altura do cargo sabe disso, daí decorre a dificuldade que a presidente tem para montar uma equipe com um mínimo de credibilidade. Na verdade, quem não tem credibilidade é o governo eleito.

  31. José Carlos

    Ele será ministro se, além dos requisitos acima, não tiver respeito próprio, não tiver espinha dorsal, não tiver sido um banqueiro mesmo tendo sido um banqueiro, aceitar ser um fantoche, não se importar em mentir descaradamente conforme as necessidades, não se importar em ser ex-ministro mas permanecer no cargo, se esquecer tudo o que sabe de economia, enfim, se for um Guido Mantega.

  32. LUG

    O maior obstáculo na aceitação deste ministério chama-se Dilma Rousseff, com seu intervencionismo e autoritarismo. Se o ministro da Fazenda não se submeter ao comando da presidentaaaaaa que se acha A Economista, nada terá a fazer.
    E ainda vai ter que escutar os pareceres do Aloízio Mercadante, que não dá uma a dentro, aloprado, irrevogável e vaidoso.
    O Lula, que não vale nada, mas é inteligente, aceitou a condução do Meirelles. Já a Dilma, inteligente, não é.

  33. Adão Roberto Xavier Lima

    Um Bancário, de novo esta Presidente se contradiz referente a campanha de eleição, esta Senhora que tanto criticou Marina silva hoje faz igual, se não pior. Lamentável .

  34. Renato

    Amigo do palocci, e nós sendo feito de bobos.
    Palhaços são eles que estão ganhando dinheiro no picadeiro, enquanto que nós, o irrespeitável público, pagamos o ingresso e assistimos o espetáculo.

  35. Cardoso

    Esse povo só pensa em indicar pessoas que tem vínculo, veja só com o Paloci e eles ainda acham o Paloci o cara, ladrão não tem jeito mesmo, esse governo deveria era criar vergonha na cara e trabalhar com mais seriedade, aqui a coisa só resolve se for tratado a corrupção como pena de morte, robou morreu, aí nesses politicas quem fica mesmo?

  36. luiz

    E TER TRABALHO COM pALOCCI O FAZ INDICADO PARA A FUNÇÃO?????