Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juristas pedem ao TSE extinção de PT, PMDB e outros sete partidos

Trio alega que as siglas 'abusaram' da confiança do povo para 'roubá-lo'; PSDB ficou de fora porque denúncias contra tucanos 'não estão consolidadas'

Diante das tenebrosas transações envolvendo partidos políticos, empresas e estatais, desvendadas pela Operação Lava Jato e seus desdobramentos, três juristas pediram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a extinção de nove legendas. Os advogados Modesto Carvalhosa e Luís Carlos Crema e o desembargador aposentado Laercio Laurelli querem a cassação dos registros de PT, PMDB, PSD, PR, PP, PROS, PDT, PCdoB e PRB porque, nas palavras do trio, estas siglas “abusaram da confiança do povo brasileiro para roubá-lo”.

“Os partidos políticos se organizaram em forte disciplina para assaltar os cofres públicos. Instituíram surpreendente estrutura criminosa, com subordinação, hierarquia de comando, divisão de tarefas e repartição do produto do crime”, afirma a petição enviada ao TSE, que será analisada pelo ministro Napoleão Nunes Maia.

Embora caciques tucanos estrelem as delações premiadas de executivos da Odebrecht e da JBS, o PSDB ficou de fora da lista suja dos juristas. Modesto Carvalhosa, que pretende disputar a presidência como candidato independente, ou seja, sem ser filiado a um partido político, explica que as acusações contra os tucanos são recentes e que pedirá a extinção da legenda quando as denúncias estiverem “consolidadas” no Judiciário.

“O PSDB não se distancia dos demais como organização criminosa. Eles são tão criminosos quanto esses que estão aí denunciados”, diz Carvalhosa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Esse juiz Napoleão jamais vai aprovar a extinção do partido dele, o PT…

    Curtir

  2. José Smigle

    Aqui no Brasil, não adianta nada extinguir partidos, pois os marginais que pertencem a eles vão rapidamente criar outras siglas, ou migrar para uma das dezenas de siglas de aluguel existentes. A punição tem de atingir, principalmente, os políticos desses partidos, fazendo com percam o direito de se candidatar PARA SEMPRE e não como prevê a lei atual, APENAS POR 8 ANOS.

    Curtir

  3. Antonio Adalmir Fernandes Fernandes

    A petição em referência mostra que o Brasil está ano-luz de atraso da evolução da humanidade, em relação ao sistema político-eleitoral, haja vista que o objeto do pleito em causa seria absolutamente dispensável se a Justiça Eleitoral estivesse no mínimo em sintonia com a sua missão institucional, que jamais deixaria que partidos que mantém filiados políticos com índoles criminosas, sem a aplicação de qualquer penalidade aos infratores, por minimamente que seja, permanecer em plenas atividades, como se o ferimento aos princípios da idoneidade e da conduta moral fosse normal, fato que simplesmente demonstra a falência do respeito à dignidade que precisa prevalecer nas atividades político-partidárias. Acredita-se que nem nas republiquetas os partidos, nas condições daquelas indicadas na petição, estariam existindo, eis que a sua extinção faz parte da moralização e do decoro que devem imperar nas atividades político-partidárias.

    Curtir

  4. O TSE não vai extinguir o PT porque os desembargadores são petistas. O Estado inteiro foi aparelhado pela quadrilha. Esses caras ainda não entenderam isso?!

    Curtir

  5. Extinguam os partidos, as empresas, os bancos e deixem todos os criminosos soltos. Todo mundo querendo aparecer hoje em dia em cima da indignação perante a corrupção. Quero nova mídia!

    Curtir