Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Não force: criança avisa quando está pronta para o desfralde

Pais não devem comparar o filho com outras crianças; cada uma tem seu próprio tempo e ritmo de desenvolvimento

Não tente antecipar o desfralde do bebê. Deixá-lo sem fralda pela casa ou na escola não vai agilizar o processo. Se a criança não estiver preparada, ficar sem fralda só vai deixá-la desconfortável por molhar a casa, cama e roupas.

Um erro que alguns pais cometem é comparar o filho com outras crianças. Não é porque os coleguinhas da escola já desfraldaram que ele também está pronto. Não existe idade para iniciar o desfralde. “É preciso respeitar o tempo de cada criança. Às vezes, na mesma classe há crianças com diferenças de idade de quase 1 ano. Isso é muito tempo em termos de desenvolvimento”, diz o pediatra Moisés Chencinski.

O processo de retirada da fralda não é um desafio à criança. Não se deve deixa-la sem fralda para ver se ela consegue fazer o xixi ou cocô no banheiro. “Tem escola que pede para os pais enviarem várias mudas de roupa no período de desfralde. Isso é errado, o desfralde tem de ser feito com fralda”, afirma Chencinski.

Para saber se é hora de começar o desfralde é preciso observar os sinais da criança. “Ela avisa que está preparada, começa a se interessar pelo assunto e a querer ir ao banheiro com os pais”, diz o pediatra Carlos Eduardo Corrêa, o Cacá.

Outras crianças dão sinais mais claros e avisam os pais quando estão fazendo xixi ou cocô. Em um estágio mais avançado, elas informam que querem fazer e conseguem se controlar até usar o banheiro ou penico.

“É nessa hora que dá para começar o treinamento para o desfralde, sempre de fralda”, afirma Chencinski.

A partir deste estágio, os pais podem fazer um combinado com a criança para que ela avise quando quiser usar o banheiro. Depois de 15 dias, mais ou menos, os pais podem tentar tirar a fralda do dia. “A criança avisa, os pais levam ao banheiro, tiram a fralda e ela faz o seu xixi. Depois de limpa, ela coloca a fralda de novo”, ensina o pediatra.

É importante saber que o desfralde noturno e de cocô não acontecem necessariamente ao mesmo tempo. Normalmente, os pais iniciam o desfralde pelo período diurno. “O desfralde noturno deve ser iniciado quando a criança parar de molhar a fralda à noite. Se ela ficar 15 dias sem fazer xixi de noite, aí os pais podem tentar tirar a fralda da noite”, diz Chencinski.

Os pais não devem se assustar se o filho demorar mais para fazer cocô fora da fralda. Algumas, mesmo já desfraldadas de xixi, costumam pedir para colocar a fralda na hora de fazer cocô. “Tem criança que até se esconde ou vai para um cantinho da casa quando percebe que está com vontade”, conta Cacá.

Bebê usando penico

Bebê usando penico (iStockphoto/Getty Images)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. kkkkkkkkk, é brincadeira né?! Que título bizarro.. hahahaha.. Meu irmão se não levasse surra estava cagando até hoje nas calças.. kkkk

    Curtir