Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Isabela Boscov Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Coluna
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Um Contratempo: um suspense à moda de Brian De Palma

Na Netflix, uma história mal contada rende um bom filme

Por Isabela Boscov Atualizado em 20 ago 2017, 14h26 - Publicado em 20 ago 2017, 14h25

Os espanhóis costumam ser bons no suspense/mistério (assim como no terror), e Um Contratempo, que entrou há pouco na Netflix, não foge ao padrão: luxuriante, cheio de reviravoltas e de acordes intensos, lembra muito o Brian De Palma de Vestida para Matar ou Dublê de Corpo – menos as cenas de violência arrepiante de que De Palma era fã. A premissa é um clássico do gênero: um sujeito que se diz injustamente acusado por um crime narra sua história à advogada que vai elaborar sua defesa. Toda a história, insiste a advogada. Desde o começo, sem deixar nenhum detalhe de fora. A cada passo, ela desafia e contesta a versão dele dos acontecimentos – porque o promotor, o juiz ou o júri o farão, e é preciso sondar essa versão cuidadosamente em busca de inconsistências.

Um Contratempo
(Film Factory/Divulgação)

De onde o empresário Adrián Doria (Mario Casas), principal suspeito no homicídio da fotógrafa Laura (Bárbara Lennie), conta à experiente Virginia Goldman (Ana Wagener) como arrumou um caso extraconjugal com Laura, também ela casada, com o entendimento de que nenhum dos dois iria falar em deixar o marido ou a esposa. (Não se preocupe, não há nenhum spoiler neste parágrafo.) Mas, passados alguns meses de aventura, diz Adrián, o arrependimento começou a bater. Na volta de um encontro amoroso, discutindo com Laura sobre seu desejo de romper, Adrián perde a direção do carro quando um cervo atravessa a estrada – e, no rodopio, colhe outro veículo. Ele e Laura não sofrem nenhum ferimento; o rapaz que dirigia o outro carro morre ali, no local do acidente. E Laura, surpreendentemente, impede Adrián de ligar para a polícia: o caso deles será tornado público, os respectivos parceiros vão abandoná-los, os negócios de Adrián vão ser prejudicados pela fofoca negativa. Se já não há o que fazer pelo rapaz, por que comprometer-se tanto por nada? Melhor aproveitar que a estrada é deserta e esconder o corpo e livrar-se do automóvel, raciocina Laura.

Um Contratempo
(Film Factory/Divulgação)

Isso é só o começo – bem o começo. O diretor e roteirista Oriol Paulo é um aluno atento das lições de Hitchcock e de De Palma, e a cada passagem essa história se amplia, e revela-se uma outra camada sob ela – e outra, e mais outra, numa espiral cujo centro real se mostra sempre mais longe do que se suspeitava. Mario Casas não é um ator especialmente forte, mas Ana Wagener compensa as deficiências dele fazendo o trabalho pesado e mantendo o clima tenso e combativo entre eles. Dos outros atores, não falo nada, porque quanto menos se souber sobre quem mais faz parte dessa história, melhor.

UM CONTRATEMPO
(Contratiempo)
Espanha, 2016
Direção: Oriol Paulo
Com Mario Casas, Ana Wagener, José Coronado, Bárbara Lennie, Francesc Orella, Paco Tous

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.