Blogs e Colunistas

08/03/2012

às 16:18 \ IR 2012, pensão alimentícia

Pensão alimentícia para ex-mulher

Eu e minha ex-mulher nos divorciamos na Justiça e definimos no termo de separação um valor de pensão alimentícia no valor de 2 300 reais mensais. Como eu declaro a pensão que pago a ela? É dedutível? Faço também a declaração de IR de minha ex-mulher, onde lanço esta receita para ela?
Sim, a pensão alimentícia é dedutível. De acordo com a lei, são dedutíveis da base de cálculo mensal e na declaração apenas os valores pagos a título de pensão alimentícia, inclusive a prestação de alimentos provisionais, conforme normas do Direito de Família, sempre em decorrência de decisão judicial ou acordo homologado judicialmente ou por escritura pública.

Na relação de Pagamentos e Doações da declaração do IR, devem ser informados o nome e o número de CPF de todos os beneficiários da pensão e o valor total pago no ano.  A informação do número de inscrição no CPF é obrigatória para os alimentandos residentes no Brasil com 18 dezoito anos ou mais, completados até 31/12/2011.

Na declaração da ex-mulher, os valores recebidos de pensão alimentícia serão lançados na ficha de Rendimentos Tributáveis recebidos de pessoa física.


Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

5 Comentários

  1. César

    -

    09/04/2012 às 13:09

    Não fui casado legalmente, pago uma pensão alimenticia para minha filha (4 anos), faço depósitos mensais na conta de minha ex mulher. Dúvida? Como devo fazer essa declaração? (Não oficializamos o pagamento dapensão)

  2. EDUARDO

    -

    10/03/2012 às 20:03

    BOA NOITE GOSTARIA DE SABER COMO POSSO FAZER MINHA DECLARACAO PAGO UMA PENSAO PARA MINHA EX MULHER MAS AINDA NAO ESTAMOS SEPARADOS JUDICIALMENTE

  3. valdi da silva batista

    -

    09/03/2012 às 21:08

    gostaria de saber ate quando seria o vencimento ,da minha assinatura obrigado.da revista veja

  4. Waldeir

    -

    09/03/2012 às 12:48

    Sou divorciado, e pago pensão alimenticia para minha filha de 13 anos, (15%) quinze porcento judicialmente. Pago ainda o colégio da criança por fora, contrato com a instituição em meu nome. Dúvida, como declarar a educação de um alimentando, que é pago a parte e não consta nos termo da Pensão, e esta não mais é minha dependente.

    Complemento: Sito que em 2011 declarei a PA como alimentando e no COLEGIO como dependente, deu inconsistencia de dados, tive que fazer retificadora e tirar o colégio.

  5. Alexandre Souto

    -

    08/03/2012 às 23:05

    Com ex-mulher quem vai temer o leão?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados