Blogs e Colunistas

13/03/2012

às 16:00 \ Imóveis/Carros, IR 2012

Divórcio e separação de bens

Qual é o procedimento correto para declarar o valor de 70 000 reais pago, em outubro do ano passado, à minha ex-mulher em dinheiro? O valor é referente à divisão de dois imóveis adquiridos durante o casamento. O divorcio foi consensual e homologado pela Justiça.
Na coluna discriminação da Declaração de Bens e Direitos, o doador deve informar, no item relativo ao bem doado, o nome e o número de CPF de quem recebeu a doação. O declarante deve também deixar em branco a coluna Ano de 2011 e, na ficha Pagamentos e Doações Efetuados, preencher com o código 81.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

2 Comentários

  1. Edvaldo

    -

    24/03/2012 às 23:00

    Me separei o ano passado, os bens (Apto e Automóvel) que estavam em nome da minha ex-esposa ficaram para mim, que a ressarci no montante de 50%. Entendi que os bens,na declaração dela, devem não possuir valor na coluna de 2011 e informar na descrição que foram transferidos para mim. Lógicamente ela não auferiu ganho de capital com os imóveis…onde informo na declaração dela, o valor que paguei? Rendimentos isentos linha 10 (Transferências patrimoniais)? Na minha declaração entram os bens pelos valores históricos? Informo o valor pago a ela, na minha declaração, em pagamentos e doações efetuados código 81?? A resposta poderia se enviada ao meu correio??

  2. Djalma

    -

    14/03/2012 às 6:40

    Pergunto — pagar imposto de renda pelo recebimento de caução de aluguel .? É correto?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados