Blogs e Colunistas

06/03/2012

às 9:45 \ IR 2012, Microempreendedor, Outros temas

Cadastro como microempreendedor individual

Thinkstock

Ano passado eu me cadastrei como Microempreendedor Individual e atuei junto a editoras recebendo via CNPJ o valor total de 33 mil reais. Em janeiro, realizei a declaração desse valor no documento próprio de informe de rendimentos do MEI. Porém, além desse valor, eu recebi ainda o equivalente a cerca de 8 mil reais de trabalhos como freelancer, em que recebi como autônomo (ou seja, via CPF, com o desconto de 11% e ISS). Esse valor recebido eu não incluí na declaração do MEI, pois não foi utilizado o meu CNPJ nesses recebimentos. Minha dúvida agora é: preciso declarar à Receita esse valor de 8.000 acrescido do que recebi via CNPJ pelo MEI? Se eu declarar somente esses 8 mil terei problemas com a Receita? Como eu deveria proceder na realização da minha declaração?
Na Declaração de Ajuste Anual, apenas deverá informar os valores recebidos como autônomo (8 mil reais), pois os valores recebidos como Microempreendedor Individual já foram tributados através do CNPJ.

 

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados