Blogs e Colunistas

02/04/2012

às 15:47 \ Imóveis/Carros, IR 2012

Atualização do valor do imóvel

Tenho uma casa que foi registrada em declarações anteriores com preço muito abaixo do valor real do imóvel. É permitido alterar isso na declaração de 2012?
Não há qualquer previsão legal que autorize atualização do custo de aquisição de imóvel de acordo com o preço de mercado. O custo de aquisição do imóvel somente poderá ser alterado caso sejam efetuadas despesas com construção no mesmo terreno, ampliação ou reforma. Cabe destacar que estas despesas somente poderão ser incorporadas ao custo do imóvel se estiverem comprovadas com documentação hábil e idônea (notas fiscais para as despesas com pessoas jurídicas, recibos para as despesas com pessoas físicas), que deverão ser mantidas em poder do contribuinte por pelo menos cinco anos após a alienação do imóvel.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

6 Comentários

  1. Alfredo

    -

    28/04/2012 às 18:31

    Não adianta somente ficarmos reclamando da impossibilidade de atualização de bens imóveis, a vista da depreciação da moeda, entre outroa fatores. Até 1994 isso era feito, por meio de uma tabela de correção editada pelo próprio governo.
    Para corrigir tal distorção, parece-me que melhor seria os atingidos por tal distorção entrarem na justiça, em ação coletiva, exigindo a reparação de tal absurdo, que sempre penaliza o pagador de impostos.

  2. victor hugo

    -

    24/04/2012 às 5:51

    É por isso que os politicos volta e meia aparecem vendendo casas por alguns milhões sendo que foram compradas por uma ninharia que consta em cada declaração anual não atualizada?

  3. Ana Maria

    -

    23/04/2012 às 22:56

    A não atualização do valor do imóvel é um absurdo, quero acreditar que haja algum tipo de estudo para que essa prática mude. Penso que é interessante a imprensa questionar junto a Fazenda o porque dessa infâmia.

  4. Edomar Gilberto Manske

    -

    19/04/2012 às 21:47

    A não atualização do valor do imóvel é mais um dos absurdos das leis Brasileiras. Mais uma fonte de renda irregular do nosso Governo, que sabe muito bem cobrar e tão mal aplicar os recurso. Está na hora dos responsáveis por isso tomarem ciência que povo não é sinômimo de pagador de impostos.

  5. Otavio

    -

    02/04/2012 às 22:53

    É evidente que a Receita Federal mantém há anos o mesmo valor do imóvel com o objetivo de se locupletar através do imposto a ser cobrado na alienação posterior. Tenho um imóvel nas mesmas condições da postadora, ou seja, o valor a que sou forçado a declarar é hoje completamente distorcido da realidade do mercado. Daí a ginástica que se faz junto ao adquirente e outros intervenientes no negócio a fim de baixar o valor da operação. A fraude original é da Receita e não do contribuinte, que se vê lesado após transcorridos anos da aquisição ou construção. É mais um dos itens do chamado “custo Brasil”…

  6. bereta

    -

    02/04/2012 às 22:13

    Ajuste para efeito de imposto de renda é vedado. Porém, a prefeitura local, Cuiabá, mais precisamente, reajusta o valor dos imóveis a cada ano para aumentar a arrecadação do IPTU. Não importa se o imóvel tenha sofrido desvalorização; se o mercado é comprador; se houve algum fenômeno de mercado que tenha deslocado a região de maior interesse para outro canto da cidade, chova ou faça sol, a correção é aplicada acima da inflação. Como explicar isso? Não seria o caso, então, de se declarar o imóvel pelo valor constante no carnê do IPTU?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados