Blogs e Colunistas

04/03/2011

às 16:49 \ Despesas médicas, IR 2011

Despesas médicas

André D. – Gostaria de saber se as vacinas dadas no primeiro ano de vida de um recém-nascido podem ser descontadas no imposto de renda. Em caso positivo, onde eu coloco na declaração? Tem mais alguma coisa feita nos bebês que podem ser descontadas?

As despesas com vacinas não podem ser descontadas, exceto se estiverem constando na nota fiscal do hospital. Neste caso, o valor pago deverá constar na ficha “Pagamentos e Doações Efetuados”.

Carlos Alberto B. – Despesas médicas com estética e cirurgia plástica podem ser deduzidas na declaração de imposto de renda?

Não, exceto na hipótese de estas despesas constarem em nota fiscal fornecida por hospital.

Rogério D. – Minha mãe sempre foi minha dependente no Imposto de Renda. Em dezembro de 2009, ela faleceu. Entretanto, em virtude de elevadas despesas médicas com tratamento/cirurgia, os débitos ocorreram diretamente em meu contra-cheque ao longo de todo o ano passado. Como farei – se é que há alguma coisa a fazer – para deduzir os valores pagos por mim ao convênio, já que não posso incluí-la como dependente na declaração de 2010? As despesas médicas informadas têm de estar vinculadas a um dependente específico?

As afirmações estão corretas. A partir do falecimento, de fato, sua mãe não poderá mais ser sua dependente. Além disso, todas despesas médica deve estar vinculada ao próprio declarante ou a um de seus dependentes.

Fabio S. – Minha esposa é funcionária pública estadual aposentada e efetua o pagamento do seguro saúde da família através de convênio com o órgão, descontado em folha. Faço a minha declaração em separado, pois sou representante comercial. Os bens do casal constam da minha declaração. O seguro saúde total (dela, meu, de nossa filha de 20 anos e de nosso filho de 26 anos) pode ser deduzido na declaração dela? Imagino que, no caso de nosso filho, não é possível, por conta da idade. Correto? E os valores referentes a mim?

Neste caso em que as declarações são apresentadas em separado, as despesas relativas a um cônjuge não poderá ser aproveitada pelo outro. Pelas informações fornecidas, em razão da idade, somente a filha poderá ser dependente, do pai ou da mãe. Vale ressaltar que nenhum dependente poderá constar simultaneamente em mais de uma declaração.

Marina C. – Tenho uma dúvida sobre como declarar despesa médica paga pela empresa e descontada em folha. Devo declarar que paguei tais valores ao CNPJ do plano de saúde ou ao CNPJ da empresa em que trabalho?

Deverá informar o CNPJ do plano de saúde.

Sidney F. – Tenho um filho que é portador de autismo (síndrome de Asperger). Segundo o tutorial da Receita, pode ser abatida como despesa médica a importância paga no estabelecimento de ensino em que ele estuda. Nesse caso, como lanço a despesa? Em que código? Se lançar como 01, é abatido somente o limite de gastos de educação. Devo então lançar como código 21, referente a clínicas e hospitais?

Neste caso poderá ser deduzido como despesas médica, cujo código recomendado é o 10. Por cautela, mantenha toda a documentação, inclusive a diagnóstica, em boa ordem. Guarde o material para exibi-lo ao Fisco, caso seja necessário.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

26 Comentários

  1. Isabela Santos

    -

    08/05/2012 às 10:39

    recibo de contribuição de Equoterapia não entra como dspeza médica para declarar imposto.
    como devo fazer para declarar a equoterapía?

  2. sandro

    -

    26/04/2012 às 21:25

    sou psicólogo e tenho atendido minha esposa. Ela pode declarar o valor pago as consultas psicológicas na declaração de imposto de renda?

  3. bernardete

    -

    20/04/2012 às 10:14

    Tenho um filho que possui Autismo ele faz natação e equoterapia com orientação médica,gostaria de saber posso declarar estas despesas no impostos de renda

  4. Eduardo Aguillera

    -

    19/04/2012 às 17:46

    Boa tarde!

    Minha mae (que está como minha dependente) esta internada em uma casa de repouso, posso incluir em pagamentos efetuados como clinica?

  5. Amaro Faria Filho

    -

    18/04/2012 às 9:11

    Bom dia! De acordo com orientação médica preciso usar um aparelho para problemas de sono (CPAP) no inicio alugava, mas vou ter que usar direto então comprei. Posso abater essas despesas no IR, onde eu lanço já que a empresa que comprei não é hospital nem clinicas.

  6. Sergio Perini Canholi

    -

    17/04/2012 às 22:29

    Tenho várias notas fiscais de um mesmo hospital. Posso somar todas e fazer apenas um lançamento de despesa médica ou devo lançar um por um separadamente?

  7. WAGNER DE SOUZA E SILVA

    -

    12/04/2012 às 8:55

    Minha mae esta internada em uma casa de repouso, posso incluir em pagamentos efetuados como clinica?

  8. SERGIO FERNANDO SIQUEIRA

    -

    29/03/2012 às 10:37

    Existe limite para dedução de despesas médicas ou odontológicas?

  9. Jose. A.

    -

    26/03/2012 às 9:16

    Sou Homossexual e tenho um caso há 10 anos que mora comigo, ele não trabalha há 2 anos e não tem renda, posso declarar-lo como dependente. Nós temos 46 e 44 anos.

  10. wilson gomes

    -

    17/03/2012 às 18:34

    Na empresa que trabalho temos plano de saúde, é descontado do meu salario 5%, com contribuição, gostaria de saber, na declaração desse ano, aonde lanço esse valor, gostaria de saber também, esse desconto é dedutivo do IR., e qual sua porcentagem de dedução

  11. FLAVIO

    -

    16/03/2012 às 22:12

    ESTOU EM DÚVIDA EM QUE CAMPO COLOCAR AS DESPESAS COM HOSPITAL, PLANO MÉDICO E MENSALIDADE DE FACULDADE? E NO FINAL DA DECLARAÇÃO TENHO DUAS OPÇÕES: DEDUÇÕES LEGAIS E DESCONTO SIMPLIFICADO, POSSO ESCOLHER A OPÇÃO EM QUE EU RECEBO O IMPOSTO?

  12. MANOEL VICTOR S. DE REZENDELIMA

    -

    15/03/2012 às 19:02

    Há limite para despesas médicas? Na minha declaração listei todas as despesas efetivadas em 2011. Verifiquei uma diferença de pouco mais de 50%, entre o total das depesas e a dedução indicada no resumo do ajuste anual.
    AGRADEÇO O ESCLARECIMENTO QUE POSSA RECEBER.

  13. Damião do Nascimento

    -

    13/03/2012 às 9:48

    Eu pago o convenio médico da minha mãe, que é aposentada (Renda da minha mãe aproximada = R$1.000,00)e não é minha dependente.
    Pergunta: Posso declarar o valor que pago do convênio no meu nome, sendo que o titular do convenio é a minha mãe?????

  14. lucia santos

    -

    11/03/2012 às 13:49

    O Plano de saúde que temos é vinculado à cooperativa do trabalho do meu marido. Ele é descontado em folha todo mês da despesa. Não sou dependente dele e faço a minha declaração em separado. Poderei informar na minha declaração o valor de despesa com saúde que ele é descontado em folha?

  15. E.Mendes

    -

    08/03/2012 às 20:19

    Posso deduzir despesas com tratamento realizado nas unidades naomaispelo? Referente tratamento de estética?

  16. Jocelino

    -

    08/03/2012 às 18:02

    Tenho um dúvida para declarar as despesas médicas pagas pela empresa é para declarar as despesas somente do titular ou do dependente também?

  17. CECY

    -

    05/03/2012 às 18:30

    meu animal de estimação quebrou a pata e fez duas cirurgias em uma Associação que emitiu Nota-fiscal,´posso declarar no IR?

  18. F. lopes

    -

    18/04/2011 às 13:25

    Meu plano de Saude é em conjunto com o da minha esposa, pois tem convenio com o conselho de classe dela. Quem paga os 2 planos sou eu, porém o informe para a receita vem no cpf dela e espscificando os valores que foram pagos no nome dela e no meu nome, posso colocar o valor que paguei só no meu nome na minha declaração, mesmo não tendo sido informado meu cpf. Quem paga os 2 planos sou eu. O que devo fazer?

  19. Gladston Amorim

    -

    09/04/2011 às 16:02

    Tenho o tutorial de minha irmã por problemas psicológicos/mentais. Tenho despesas mensais da casa de repouso onde ela mora e recebe os cuidados médicos. Posso declarar como deduções no Imposto de Renda? Utilizo o código de Hospitais e Clínicas ou Despesas Médicas?

  20. Danilo

    -

    27/03/2011 às 19:35

    Boa noite, pago plano de saúde de minha filha e minha esposa, porem a conta que vem é uma só e no programa de declaração so da a opcao de escolher um dependente por plano. Devo fazer dois lançamentos e fazer a soma individual pago a cada um dos dependentes?

  21. Lúcia Viviane

    -

    25/03/2011 às 8:42

    Referente a vacinação realizada em dependente. Possuo os recibos das clínicas de vacinação. Posso declara-las em “Pagamentos e Doações Efetuados” – “Hospitais, clínicas, laboratórios” para desconto do IR?

  22. Gustavo

    -

    21/03/2011 às 21:39

    Despesas médicas com estética e cirurgia plástica podem ser deduzidas SIM! Só há requisitos no caso de prótese de silicone!

  23. Caroline D

    -

    20/03/2011 às 12:58

    Em viagens internacionais, muitas vezes é obrigatório fazer a contratação de um seguro-saúde. Desta forma, gostaria de saber se o mesmo pode ser declarado como despesas médicas. E se sim, em que campo: despesa com médico no exterior ou Outros (este pede CPF/CNPJ – isto pode ser encarado como o CNPJ da companhia seguradora ou da agência de viagens)?

  24. marcelo toshio

    -

    10/03/2011 às 16:52

    Minha esposa é minha dependente. Ela é a titular de um plano de saude mas quem arca com este custo sou eu. Posso declarar estas despesas na minha declaração?

  25. Fabiana F.

    -

    07/03/2011 às 5:33

    Vacinei minha filha em uma clínica de vacinação onde era realizada uma consulta com um médico especialista e em seguida a aplicação da vacina, e na nota fiscal aparece como descrição do serviço “Orientação médica com aplicação de vacinas”, posso deduzir no imposto de renda como despesas médicas?

  26. ANDRÉ CASTELI

    -

    05/03/2011 às 0:13

    Faço a declaração e tenho imposto à pagar, resolvo parcelar em oito vezes no débito em conta corrente, esses valores mensais a serem debitados c/c posteriormente, já serão atualizados pela UFIR do mês.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados