Blogs e Colunistas

06/03/2012

às 9:39 \ Dependentes, IR 2011, pensão alimentícia

Pensão alimentícia e filho dependente

Sou servidor público e pago uma pensão alimentícia judicial, já descontada em folha, para meus dois filhos menores que não têm CPF. Gostaria de saber se no campo de alimentandos tenho de colocar o nome e CPF da minha ex-mulher. E meus filhos entram ou não como meus dependentes?
Na Relação de Pagamentos e Doações Efetuados da Declaração de Ajuste Anual, devem ser informados o nome e o número de CPF de todos os beneficiários da pensão e o valor total pago no ano, mesmo que tenha sido descontado pelo empregador em nome de apenas um dos beneficiários.  A informação do número de inscrição no CPF é obrigatória em relação ao alimentando residente no Brasil com 18 anos ou mais, completados até 31 de dezembro de 2011.  O contribuinte que paga pensão não pode incluir o filho que a recebe como dependente. Excepcionalmente, no ano em que se iniciar o pagamento da pensão, o contribuinte pode efetuar a dedução correspondente ao valor total anual, caso os filhos tenham sido considerados seus dependentes nos meses que antecederam o pagamento da pensão naquele ano.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

6 Comentários

  1. Fernando Costa

    -

    20/04/2012 às 19:04

    oinha Mulher recebe pensão de R$320,00/mês para o filho dela, que tem 8 anos, como ela faz para Declarar no IRPF 2012? Pois ela não recolheu o carne leão, por desconhecimento. Quando eu Vou em Rend Trib. de PF/Exterior e clico na aba de dependete, o programa não me deixa criar um novo dependente, pois o menor não tem CPF. Como proceder?

  2. Lucia Helena

    -

    15/04/2012 às 15:29

    Recebo a pensão em nome da minha filha, depois de uma decisão judicial. O desconto é feito na folha de pagamento do pai e ‘cai’ automaticamente na conta que destinei para esse fim. Mas não sei onde lançar essa informação no programa de 2012. Peço uma orientação segura.

  3. Julia

    -

    11/04/2012 às 12:51

    Recebo a pensão em nome do meu filho, depois de uma decisão judicial. O desconto é feito na folha de pagamento do pai e ‘cai’ automaticamente na conta que destinei para esse fim. Passei a recebê-la desde fevereiro de 2011. Mas não sei onde lançar essa informação no programa de 2012. Peço uma orientação segura.

  4. HANDERSON

    -

    30/03/2012 às 14:29

    SOU SERVIDOR PUBLICO E NO EXTRATO DE CONTRIBUIÇÃO DE RENDIMENTOS PAGOS CONSTA O VALOR TOTAL DA PENSÃO ALIMENTICIA GOSTARIA DE SABER SE UM BENEFICIARIO DE PENSÃO ALIMENTICIA MENOR DE IDADE É DEPENDENTE E QUAIS CAMPOS DO FORMULÁRIO DEVO INFORMAR O NOME DO BENEFICIÁRIO DA PENSÃO E O VALOR DA PENSÃO ALIMENTICIA PAGO NA DECLARAÇÃO DO IRPF 2012???

  5. Marcelo

    -

    25/03/2012 às 21:07

    O alimentando não tem CPF, por ser criança, como fazer a dedução, pois o programa exige um CPF?

  6. Luiz Carvalho

    -

    08/03/2012 às 18:59

    E quando as crianças dependentes são menores de 18 anos e não tem CPF, como declaro o recebimento da pensão?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados