Blogs e Colunistas

06/03/2012

às 9:37 \ Dependentes, IR 2012, pensão alimentícia

Filhos com pensão são dependentes?

Meus filhos recebem pensão alimentícia no valor mensal inferior a 600 reais por alimentado. Eu posso continuar colocando-os como dependentes em minha declaração de IR?
Sim, perante a legislação do imposto de renda podem ser considerados como dependentes filho(a) ou enteado(a), até 21 anos de idade, ou, em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho ou filho(a) ou enteado(a), se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, até 24 anos de idade. A inclusão na declaração de um dependente que receba rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual, de qualquer valor, obriga a que sejam incluídos tais rendimentos na Declaração de Ajuste Anual do declarante.

 

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

2 Comentários

  1. Adriano Bueno

    -

    31/03/2012 às 17:31

    No post anterior a este fala que filhos que recebem pensão não podem ser colocados como dependentes, aqui fala o contrário, qual está certa?

  2. Alessandra Cristina de Souza

    -

    21/03/2012 às 0:21

    Declaro meus 2 filhos menores como dependentes e recebi pensão alimentícia por decisão judicial com desconto em folha. Nos extratos dos recebimentos vem descrito PA COM IR, significa que já foi ou não pago imposto de renda? Eu teria que ter recolhido imposto mensalmente pelo Carne-Leão e não o fiz?? Como faço agora para lançar esses recebimentos, sendo que meus filhos ainda não possuem CPF?

    Pelas demais respostas, vi que a declaração deve ser feita separadamente, informando a parcela que couber a cada um, se for o caso, na ficha “ficha “Rendimentos Recebidos de PF/Exterior”, mas para isso meus dependentes precisam ter CPF e ainda não o tem.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados