Blogs e Colunistas

Arquivo da categoria Olimpíadas

Ex-técnico da seleção de basquete está em estado grave

Ary Vidal: técnico da geração de ouro do basquete. Foto: Beth Santos/ Agecia O Dia

Ex-técnico da seleção brasileira de basquete, Ary Vidal, de 76 anos, está internado em estado gravíssimo, no Centro de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele sofreu um infarto e um acidente vascular cerebral e respira com a ajuda de aparelhos. Considerado um dos mais brilhantes estrategistas do esporte brasileiro, Vidal estava no comando do basquete masculino– e da histórica seleção de Oscar Schmidt e cia.– nos Jogos Olímpicos de Seul (1988),  de Atlanta (1996) e no mais épico triunfo da história do nosso basquete: a derrota dos poderosos americanos em casa, no Pan Americano de 1987.

Por Paula Neiva (com reportagem de Leslie Leitão)

 

04/07/2012

às 8:04 \ Foto, Gente Famosa, Olimpíadas, Playboy

A capa da PLAYBOY de julho: com Mari Paraíba, do vôlei

A coluna apresenta com exclusividade a capa da PLAYBOY de julho. Com espírito olímpico, a edição traz um ensaio da jogadora de vôlei Mari Paraíba, conhecida na ala masculina pela boa forma que costuma apresentar nas quadras brasileiras. As fotos são assinadas por Jaime Pilnik e Renan Rêgo.

Por Paula Neiva

 

 

30/08/2011

às 16:38 \ Esporte, Olimpíadas, Pessoas Interessantes

Kelly Holmes: lenda do atletismo da Inglaterra virá ao Brasil

A inglesa Kelly Holmes, bicampeã olímpica de atletismo, virá ao Brasil em outubro. A corredora, dama da Ordem do Império Britânico, aposentou-se em 2005. Um de seus feitos foi a conquista de duas medalhas de ouro na mesma Olimpíada, em uma idade já avançada para atletas de elite e depois de enfrentar uma depressão profunda. Kelly não está oficialmente ligada aos Jogos de Londres, mas é um dos maiores nomes do esporte no país.

A equipe encarregada da organização da visita de Kelly quer promover o encontro dela com o jovem talento do atletismo brasileiro Bárbara Leôncio– com quem, além da origem simples e do sucesso nas pistas, guarda visível semelhança física.

Por Paula Neiva

Para ler a coluna completa, acesse: www.veja.com/gps

Twitter: @gpsveja

23/06/2011

às 14:46 \ Olimpíadas, Pessoas Interessantes

Nos 85 anos da rainha Elizabeth, no Rio: chá, Olimpíadas e retratos

Ontem, na comemoração dos 85 anos da rainha Elizabeth II, que reuniu ministros ingleses de Estado e autoridades ligadas à organização dos Jogos do Rio e de Londres , nos salões do Copacabana Palace, no Rio, fez sucesso uma mesa de chá montada na saída do evento.

Além de aproximar os convidados estrangeiros de casa (chá inglês, frio e até uma chuvinha fina do lado de fora parecem ter mais a ver com Londres que com o Rio), a tal mesa ficava próxima de retratos de membros da realeza britânica, como os duques de Kent e os pais do príncipe William (devidamente autografadas). As imagens já faziam parte da decoração do local, mas houve pensasse que estavam lá especialmente para a festa.

25/04/2011

às 18:28 \ Olimpíadas, Pessoas Interessantes, Sociedade

Henrique Meirelles: mais sol para as Olimpíadas do Rio?

Parceira dos principais comitês de grandes eventos esportivos do mundo, o PNUMA, agência da ONU que promove, entre outras ações, o uso eficiente de recursos naturais, traz esta semana ao Brasil seu diretor-executivo, o brasileiro Achim Steiner. Na agenda, estão encontros para discutir a organização das Olimpíadas de 2016 e da Copa de 2014.

Um dos encontros será um jantar com Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, que assumiu a Autoridade Pública Olímpica (APO) no mês passado. Essa será a primeira conversa entre Meirelles e Steiner, que tem entre seus objetivos incentivar o uso de energia solar em prédios e estádios construídos para os Jogos do Rio— quem sabe além do previsto inicialmente.

Nas Olimpíadas da China, algumas das metas ‘verdes’, como a reciclagem e criação de parques, foram ultrapassadas em até 20%. Talvez isso tenha inspirado as autoridades internacionais a acreditar que algo parecido seja possível por aqui.

Para ler a coluna completa, acesse: www.veja.com/gps

Siga nosso Twitter: @gpsveja

20/04/2011

às 18:03 \ Carnaval, Olimpíadas

Carnaval 2012: uma disputa olímpica

A União da Ilha, uma das mais tradicionais escolas de samba cariocas (e que tenta voltar a ser também uma das maiores), anunciou que seu enredo no próximo ano será sobre os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres e de 2016 no Rio.

Para inspirar a simpatia inglesa, a Ilha tem a seu favor uma série de coincidências. As duas ilhas—a do Governador e a da rainha Elizabeth—têm as mesmas cores em suas bandeiras (azul, branco e vermelho). E o santo padroeiro de ambas é São Jorge.

O enredo falará também sobre superação: a dos atletas olímpicos e da escola, uma das três prejudicadas pelo incêndio na Cidade do Samba este ano. Os ginastas Diego e Daniele Hypólito e Daiane dos Santos já receberam convite para desfilar. Pelé também será convidado.

Existe a possibilidade de patrocínio da prefeitura do Rio (que planeja uma série de ações com a prefeitura londrina para aproximar as duas cidades), a diretoria da escola já procurou o governo inglês e começa a fazer contato com empresas britânicas na tentativa de turbinar seu orçamento.

***

O carnavalesco da escola, Alex de Souza, está com viagem marcada para Londres já na primeira semana de maio para começar suas pesquisas.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados