Blogs e Colunistas

Arquivo da categoria Leilão

09/11/2012

às 17:19 \ Gente Famosa, GPS/ Rio, Leilão, Música

Lady Gaga: leilão de figurinos nos Estados Unidos

A famosa casa leiloeira americana Julien’s Auctions promove, anualmente, um leilão de peças de ídolos, o “Icons and Idols”. Neste ano, o evento que tem como tema Rock and Roll acontece nos próximos dias 1 e 2 de dezembro, na Califórnia– e terá alguns dos figurinos exóticos de Lady Gaga. Entre eles: um vestido branco do designer grego Eddie Gavriilidis, chamado de ‘Ecstasy’, e um adereço de cabeça usado na turnê Monster Ball, de 2010, criado pelo mesmo estilista do infame vestido de carne que ganhou o mundo sobre a pele da cantora (veja acima). A estimativa de preço dos objetos da cantora vai de  2.000 a 12.000 dólares. Resta saber se os lances serão tão acanhados quanto a venda de ingressos da cantora no Brasil (o show no Rio acontece nesta sexta-feira e ainda há ingressos à venda).

Além de Gaga, a lista de ícones do pop contemplados com objetos é extensa: vai de 1930 aos dias atuais e inclui Madonna, os Beatles, U2, Elvis Presley e por aí vai, só para citar alguns. A exibição para o público começa em 19 de novembro.

Por Paula Neiva

03/07/2012

às 23:40 \ Leilão, Sociedade

Os bastidores do leilão do Copa nas lentes do Instagram

Luiza Brunet, Carla Camurati e outras 600 pessoas compareceram aos salões dos fundos do Copacabana Palace, para um evento histórico: o leilão de 1040 móveis e objetos que, embora não tenham valor como antiguidade, são parte da história do mais tradicional hotel brasileiro. Tive acesso aos bastidores do evento– os salões principais do Copa foram transformados provisoriamente no depósito das centenas de objetos que eram negociados do outro lado das paredes monumentais do hotel– e registrei esse mundo parelelo usando Instagram.

Enquanto Brunet esperava para arrematar um lote de objetos que antes decoravam um quarto inteiro do segundo andar do prédio (ela quer presentear a filha Yasmin, que frequenta o hotel desde criança e está de mudança de volta para o Brasil), Camurati estava de olho em alguns sofás para completar a decoração do Theatro Municipal. O teatro, aliás, recebeu de presente do Copa mármores especiais que estavam em seus banheiros. Esse material, uma raridade, não foi encontrado durante o período em que o Municipal estava sendo restaurado e, agora, vai possibilitar a troca de encanamentos de banheiros de camarotes. Os lotes de quartos foram, até o fim da noite, vendidos por 5.000,00 reais, em média.

Veja também: Os croquis do Copa para depois da reforma

Por Paula Neiva

22/05/2012

às 18:38 \ Gente Famosa, Leilão

Em leilão, joias de Hebe e Faustão e a cantoria de Justus

Roberto Justus, empresário-apresentador que também dá expediente como cantor, está empenhado em causa nobre. Ele vai  arrecadar fundos para a construção de um centro de prevenção e combate ao câncer de mama, idealizado pelo Instituto Arte de Viver Bem, de São Paulo. Para isso, fará, no próximo dia 29 (no Teatro Geo, na capital paulista), um show com Claudia Leitte, Luiza Possi e a banda Roupa Nova, entre outros. Hebe Camargo, também convocada para soltar a voz no palco, foi além. Deu uma das joias de sua coleção (uma pulseira em ouro e brilhantes) para ser leiloada entre os presentes. O leilão (as peças serão expostas, mas os lances não serão feitos em voz alta) recebeu outra ajudinha de peso: um relógio Panerai Luminor Rattrapante do apresentador Fausto Silva, avaliado em 90.000 reais.

Por Paula Neiva

Outras notas em veja.com/gps

Twitter @gpsveja

17/05/2012

às 17:39 \ GPS/ Rio, Leilão, Pessoas Interessantes

Kate Moss perde para Twiggy em leilão beneficente

Foi arrematada na tarde de hoje, por 5.250 libras (cerca de 16.700 reais), em Londres, a foto doada por Kate Moss para um leilão beneficente. A entidade prestigiada é a NSPCC, que atua para a proteção de crianças. A imagem, do fotógrafo Solve Sundsbo, traz a modelo, ícone da moda, com calça dourada e de topless, com as mãos sobre os seios. Apesar do apelo da imagem (e da bela quantia levantada com a venda), outra modelo conseguiu superar Kate. Foi Twiggy, modelo-ícone, que mudou os caminhos da moda nos anos 60. A fotografia de Twiggy, em 1966, assinada por Barry Lategan, foi comprada por 6.875 libras (quase 22.000 reais).

Por Paula Neiva

 

Outras notas em veja.com/gps

Twitter: @gpsveja

Leona Forman, da Brazil Foundation: gala estrelado para caridade

Acontece na noite de hoje, em Nova York, a nona edição do jantar de gala da BrazilFoundation, uma das mais bem-sucedidas instituições para arrecadar fundos para projetos sociais brasileiros. A festa (que inclui leilão beneficente) reunirá, na Biblioteca Pública de Nova York, nomes tão poderosos e diversos quanto o estilista Valentino, a modelo Isabeli Fontana e o ator Jesse Eisenberg. Os 506 convites, vendidos por até 50 000 reais cada, esgotaram há cinco semanas.

O nome por trás dessa história de sucesso é Leona Forman, uma chinesa de origem judaica e expressivos olhos verdes, que refugiou-se com os pais no Rio de Janeiro, no início da década de 50. Chegou ao país aos 13 anos, sem falar uma palavra sequer de Português. Duas décadas mais tarde, formada em Jornalismo, trabalhou em publicações de peso como o Jornal do Brasil, O Globo e a revista Realidade. Estudou na França e nos Estados Unidos, onde fincou raízes sem desfazer os laços estreitos com o Brasil.

Aos 40 anos, ingressou no Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, coordenando quase uma centena de escritórios espalhados pelo mundo. Vinte anos mais tarde, com a idade em que a ONU aposenta compulsoriamente seus funcionários, criou a BrazilFoundation, com a ideia de arrecadar dinheiro e selecionar ONGS brasileiras para receber essas doações, além de sugerir e conferir o uso dos recursos por elas. “Escolhi o Brasil para retribuir o que recebi. Mas havia grande desconfiança em relação ao terceiro setor no país, porque, em muitos casos, não havia satisfação nenhuma para quem doava”, diz.

A estratégia foi convidar possíveis colaboradores para reuniões com formadores de opinião e montar um grupo de voluntários, que reunia-se na sala de seu apartamento, em Manhattan. Já no primeiro ano, em que foram arrecadados apenas 33 000 dólares, as instituições escolhidas eram de pequeno e médio porte, para facilitar o controle do emprego dos recursos (modelo é adotado até hoje).

Em 2003, o primeiro jantar de gala foi desenhado, nos mesmos moldes de outros eventos tradicionais nos Estados Unidos. “Era um tipo de evento comum nos Estados Unidos, mas o calor dos brasileiros fez toda a diferença.” No ano passado, o mesmo jantar arrecadou a quantia recorde de 2 milhões de dólares. Neste ano, em que o apresentador Luciano Huck e o diretor Carlos Saldanha, entre outros, serão homenageados, a expectativa é de firmar novo recorde. Pela primeira vez, 3 em cada 4 convidados serão brasileiros– residentes ou não nos Estados Unidos. “Eu costumo chamar esse conceito de ‘a diáspora da filantropia’. Os brasileiros doam para o país mesmo estando longe. É um conceito novo, mas que pode revolucionar a maneira como se faz caridade para o Brasil”.

Por Paula Neiva

Twitter: @gpsveja

Leia a coluna completa em veja.com/GPS

Nota publicada originalmente em 19 de setembro de 2011, às 18:02

17/12/2011

às 20:57 \ Arte, Gente Famosa, Leilão

Michael Jackson: armário com frase escrita por ele estrela de leilão

 

Aconteceu no sábado (17/12), na Califórnia, um longo leilão de objetos e móveis que decoravam a casa onde Michael Jackson foi encontrado morto (com início às 16h, pelo horário brasileiro de verão,  às 20h30 não havia sequer chegado à metade dos itens oferecidos). Dos 534 lotes, alguns foram vendidos por dezenas de milhares de dólares. Entre eles, uma tela do pintor francês Maurice Utrillo, arrematada por 35.200 dólares—dentro do valor de mercado (avaliado entre 30.000 e 40.000 dólares).

O armário vitoriano, em cujo espelho Michael havia escrito palavras de motivação (e apresentado como uma das estrelas do leilão), foi arrematado por 18.750 dólares— 10.750 dólares acima do valor de sua avaliação. Outro item que chamava a atenção na lista de itens oferecidos era um galo, para cozinha, que trazia um bilhetinho carinhoso escrito para Michael por um de seus filhos. Foi arrematado por 5.000 dólares.

(Atualizado em 19/12/2011)

Por Paula Neiva

Twitter: @gpsveja

Para ler a coluna completa, acesse: www.veja.com/gps

17/12/2011

às 14:36 \ Gente Famosa, Leilão

Michael Jackson: leilão de objetos da casa onde morreu começa daqui a pouco

Está marcado para este sábado, às 16h, no horário de Brasília, o leilão de mobiliário da casa onde Michael Jackson passou seus últimos meses de vida (e foi encontrado morto), na Califórnia. A mansão havia sido alugada pelo cantor enquanto ele se preparava para o início de sua turnê, que nunca chegaria a acontecer. Há peças de todo tipo e preço— de pequenos objetos de porcelana e luminárias a tapetes e quadros de artistas como Maurice Utrillo, Robert Gibbs e Henri Emilien Rousseau.

Embora esses objetos não tenham sido escolhidos ou comprados por Michael, alguns deles dão uma ideia de como o cantor vivia. O destaque fica para um armário em cujo espelho ele escreveu palavras sobre determinação para treinar e atingir a perfeição— uma das armas principais do leiloeiro para chamar a atenção (e aumentar os lances) de possíveis compradores. Outra estratégia foi montar uma exposição recriando alguns ambientes onde Michael e seus filhos estiveram. A cama onde seu corpo foi encontrado saiu do leilão a pedido da família Jackson.

O evento acontece menos de uma semana depois de as jóias de Elizabeth Taylor, uma das melhores amigas do cantor (morta em março), terem sido leiloadas e arrecadado 115 milhões de dólares— quase quatro vezes acima do esperado.

Por Paula Neiva

Twitter: @gpsveja

Para ler a coluna completa, acesse: www.veja.com/gps

 

25/05/2011

às 12:24 \ Arte, Leilão, Pessoas Interessantes

João Paulo Diniz: disputa por bicicleta de 80 000 reais

Uma  bicicleta foi alvo de uma disputa inusitada entre dois membros da família Diniz (que, entre outros negócios, é dona do Grupo Pão de Açúcar), em um leilão beneficente ontem, em São Paulo. João Paulo e a irmã Ana Maria, filhos de Abílio, brigaram lance a lance pelo equipamento customizado pela dupla de artistas plásticos OsGêmeos. Ana saiu vencedora com um lance de 80 000 reais– o que rendeu até piada do leiloeiro, aconselhando os dois a não brigar em família.

O evento levantou fundos para a LiveWright, organização criada pelo empresário Roger Wright (morto em um acidente aéreo que chocou o país há dois anos, quando seu jatinho caiu, com quase toda a sua família, na Bahia), para incentivar a prática esportiva. Depois da morte de Wright, amigos próximos do empresário resolveram levar o projeto adiante. O leilão foi realizado na bela casa onde Wright morava, no bairro do Morumbi.

Para ler a coluna completa, acesse: www.vja.com/gps

Twitter:@gpsveja

14/08/2010

às 9:30 \ Gente Famosa, Leilão

Alessandra Ambrosio: doação de uma anjinha

♦ Mais uma bela aquisição para a longa lista de itens que o cabeleireiro Wanderley Nunes conseguiu arrecadar para seu leilão beneficente. A top model Alessandra Ambrosio doou um roupão cor-de-rosa, que apenas as beldades que desfilam para a marca Victoria’s Secret têm.

♦ GPS já tinha adiantado, com exclusividade, que o técnico Mano Menezes havia cedido camisas da seleção brasileira e do Corinthians para o leilão.

29/07/2010

às 18:49 \ Leilão, Pessoas Interessantes

Mano Menezes: autógrafos da nova seleção no leilão de Wanderley Nunes

O leilão beneficente organizado pelo cabeleireiro Wanderley Nunes, que acontece no próximo dia 16, em São Paulo, ganhou hoje um reforço de peso. Mano Menezes, o novo técnico da seleção brasileira, aumentou consideravelmente sua doação. Além da camisa do Corinthians autografada pelo time, vai oferecer uma camisa da seleção– já com autógrafos de craques que acabam de ser convocados por ele.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados