Blog Felipe Moura Brasil

Felipe Moura Brasil

Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

sobre

Felipe Moura Brasil estreou este blog em 2013, após dez anos como cronista na internet. Idealizou e organizou o best seller de Olavo de Carvalho, "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota". Autor da Editora Record, trabalha em dois livros previstos para 2016.

Ronaldo Caiado sai na frente de Aécio: “É golpe do PT!”

Por: Felipe Moura Brasil

Ronaldo CaiadoEnquanto Aécio Neves (PSDB), sei lá, lê sobre o golpe de 50 anos atrás, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) denuncia em seu perfil no Facebook o dessa semana:

É golpe do PT!!!

Vendo que vai perder no voto, o PT agora atua para criar um sistema paralelo de poder. Por meio de um nome “bonitinho”, Dilma e PT assinaram o Decreto 8243/2014, que cria a Política e o Sistema Nacionais de Participação Social.

O decreto diz criar conselhos compostos por “cidadãos, coletivos, movimentos sociais institucionalizados” nos órgãos do governo. Mas só tem um detalhe: o próprio governo vai indicar esses membros desses conselhos. E mais: É o aparelhamento ideológico por meio de movimentos sociais, filiados ao PT e sindicalistas ligados ao governo.

Isso é uma afronta à ordem constitucional do País. O PT esvazia o poder legislativo e transfere as decisões aos seus “companheiros”. Democracia se dá por meio dos seus representantes eleitos para o Congresso. Uma pessoa, um voto. Não existe cidadão mais importante que o outro. Agora o petista desses conselhos vai ter mais poder que um cidadão comum? Mais poder que alguém eleito democraticamente pelo povo?

PT quer criar cidadãos de 1ª classe (companheirada) e de 2ª classe (demais brasileiros). Não vamos permitir! O líder [do DEM na Câmara, deputado] Mendonça Filho [PE] e eu apresentamos um Projeto de Decreto Legislativo para derrubar esse decreto antidemocrático da presidente Dilma.

Não vamos deixar esse ataque à Constituição e à democracia prosperar. Estamos avaliando acionar o STF. Dilma e o PT querem transformar o Brasil numa Venezuela, onde Chávez criou grupos de poder paralelos, que jogaram o País naquela bagunça, onde as instituições não são respeitadas.

O PT/Dilma escancarou sua face ditatorial! Fiquem atentos! Aqui não é a Venezuela. Não vamos admitir uma ditadura.

Pois bem. Mendonça Filho, na mesma linha de Caiado, disse ao Globo que Dilma e o PT querem enfraquecer o Legislativo – responsável por discutir as propostas de governo – e criar cidadãos de “primeira e segunda classe”, alegando que apenas aqueles que integram movimentos sociais e sindicatos seriam ouvidos nos conselhos criados por Dilma.

– Esse decreto é uma aberração. É uma desfaçatez o PT e a presidente Dilma chegarem ao nível de passar por cima do Legislativo, caixa de discussão e ressonância da sociedade. Dilma quer criar um poder paralelo – disse Mendonça Filho.

Para ele, os integrantes das novas estruturas serão escolhidos pelo governo, o que já vicia todo o processo.

– Serão os Conselhos dos Amigos do Poder. Quer criar um poder paralelo e ainda cidadãos de primeira e segunda classe. Para ser ouvido, o cidadão comum tem que estar associado a uma ONG ou a um sindicato – disse ele.
Wally

Ok. Agora quem vai lá acordar o Aécio? Até agora, não se viu uma reação sua na imprensa nem nas redes sociais, e o site do PSDB não tem uma nota sequer a respeito (embora rechace “qualquer investida do PT para cercear a liberdade de imprensa”). Quanto tempo a tucanada demora para avaliar um decreto e tomar uma posição firme contra os “sovietes” do PT? Desde a instituição desses conselhos operários em 1905, que criou as bases para a revolução russa de 1917 e para todo o regime comunista que se seguiu, até a dissolução da URSS no começo dos anos 1990, passaram-se aproximadamente 85 anos. Veremos, então, se até 2099, Aécio já deu notícias.

Felipe Moura Brasil – http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Facebook e no Twitter.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Vitor

    Acabo de postar um comentário noutro portal, chamando a atenção para a ditadura brasileira, que apenas mudou de mãos: agora, a ditadora petista dita e impõe suas diretrizes ao congresso (PT e partidos coiteiros) que por serem maioria, ignoram que quase metade do povo Brasileiro não votou nesta estrutura Trotzkista que aí se instalou.

  2. Abilio

    Parabéns Caiado!!!…mais uma vez provou ser digno do meu voto…nos defendendo desse sistema antidemocratico que repudio e trás “sangue nas maos”!Força Caiado….Força Brasil!!!

  3. Leo

    Continuo dando um crédito de confiança à Aécio Neves..

  4. JBOSCO

    Concessão ao “socialismo”. Este foi a chave para apaziguar o PSDB e a corrente serrista. Aloysio foi essa chave. Pastor Everaldo não tem estrutura partidária para governar, se eleito. Solução é votar no PSDB mas tomando engov.

  5. Adelino

    Aplausos a Ronaldo Caiado por sua determinação e coragem em alertar a
    Nação brasileira sobre este DECRETO CHAVISTA 8243/2014 DA COMUNISTA
    DILMA.

    É URGENTE que o Áercio crie sangue quente nas veias, saia do seu silên
    cio enigmático, se dirija à Nação e condene em alto e bom som este decreto/projeto de comunização do Brasil instituído na calada da noite,
    enquanto o Brasil dormia. Com comunista não se brinca!

  6. Andy

    Observe este ponto de vista: nem Dilma (uma anta política), nem o ignorante do Lula consegue “bolar” essas tiradas políticas. Essa ideia é cubana e vem do macróbio que dirige os sul-americanos. Ele transformou a Venezuela, a Bolivia e vai experimentar no Brasil essa ideia macabra. Olho no Foro de S. Paulo…

  7. Carlos Eli Paz da fonseca

    Isso é uma estratégia que o PT usa para enganar o povo, usando comentários e notícias falsas.

  8. paulo quartarolli

    eu não sou ex. eu sou kkkkkkkkkkkkk

  9. Nazário Moreira Neto

    O imptchiman, na época que estourou o mensalão, passou batido pelo maior partido de oposição – o PSDB,falha grave! Agora se o Aécio não destrinchar ou destrinçar (como queira), este projeto bolivariano para “nuestra brasileño…….Adios Muchachos”!

  10. EGS

    Oi Paulo Pavese, Para se fazer uma afirmação como essa que vc. fez provavelmente vc. participou de algum momento junto com Aécio, quero acreditar que vc. não seja um viciado e sim um apdeuta pago com recursos públicos p/ defender essa cambada de ladrões que estão no poder.

  11. jose antonio dias

    É esquisito nossa oposição , demora demais e quando chega com atraso a coisa perde o efeito , porém acho que o congresso tem que jogar pesado contra este estado de coisa. Até agora ninguém falou nada das urnas eletrônica é também um assunto de capital importância pra se discutir in loco.Parecido com as pesquisas montadas , todos sabemos , que não é tudo isso.

  12. Santos

    Dilma tenta manter o poder por meios dos conselhos , com membros nomeados pelo próprio PT. Já que vão perder nas eleições esse é um subterfúgio para se manter interferindo no próximo governo e enfraquecendo o poder legislativo, que são eleitos pelo povo. Fora PT, Fora Conselho formado pelo MST, CUT e outras mazelas de sindicalistas.

  13. walter

    Este decreto é um passo para a “ditadura do proletariado” e como qualquer ditadura deve ser rejeitada. Os países mais evoluídos já superaram as fases ditatoriais…

  14. Newton Santana

    São os “soviets” da presidente. O silêncio do Aécio é a marca registrada dos tucanos ficam em cima do muro e demoram a reagir.
    Quando teremos um candidato da oposição ou seja da direita ? parece que ser da direita é crime no Brasil.

  15. Williams

    Não sou esquerdista mas esse PSDB para saco de pancada ou está com os Petralhas, só na ” encolha”

  16. Paulo Rabello Campos

    Temos que acabar com essa praga de PT antes que eles destruam o País

  17. Thiago Ecker

    O DEM esta do lado do PSDB, o que já é uma coisa boa, mas ainda acho que o PSDB deveria se manifestar sobre esse assunto.

  18. paulo roberto da silva

    esse Aécio é uma vergonha( abraça a xuxa). Me diga em quem vamos votar. por isso que os petralhas ganham. Trocar seis por meia dúzia. Vamos ver o que nos mostra o ex governador de Pernambuco, todavia já vem com a aceitação tácita do marinário, que é outro caminho, junto com os 12anos dos petralhas, para acabar com o Brasil. E depois só DEUS sabe!

  19. Elson Goncalves De Morais

    por um lado e ruim por outro lado ate concordo que se for esperar voto pra melhorar qualquer coisa do congresso ai ta lascado viu cada qual mais ambicioso que o outro nem um partido vota nada ser ter qualquer beneficio

  20. Agostinho

    O PSDB saiu sim em defesa da suspensão do decreto da presidenta, Felipe, vai ver que você não leu. Ai inclui o Senador.

    Felipe Moura Brasil comenta:

    Saiu depois deste post. E sem pronunciamento do Aécio.

  21. FRANK

    Eu sempre tenho denunciado aqui a bolivarização do Brasil.
    Não tem como mandar recado direto para Aécio e Eduardo Campos ?

  22. Antonio Carlos Rodrigues

    Estes caras são nojentos asquerosos e se multiplicam feito baratas. Não da pra sair matando de uma em uma… Tem que dedetizar o pais inteiro.

  23. mario carlos barbieri de toledo

    não vamos admitir ditadura no Brasil. vamos para a rua. vamos acionar a oab, partidos políticos, stf e barrar o PT. Vamos votar contra o PT nas eleições, banir esse partido do poder, corrupção escancarada, verdadeiros psicopatas, invertem as verdades, atuam no submundo, compram votos de brasilzeiros ignorantes com vale gás, bolsa familia, etc. Não aceitam o julgamento do mensalão. Apesar de ministros do supremo, que são petistas de carteirinha liberarem do crime de formação de quadrilha. E o chefe dessa quadrinha contínua solto, falando besteira, tomando todas.
    Fora PT, fora . . .

  24. DUTRA

    O único meio de eliminar de vez o PT é pelo voto e tem que ser nessas eleiçoes, pois eles já perceberam que a nação brasileira já não é tão desiformada como aquela que elegeu o lula. Segundo pesquisa 1/3 dos atuais eleitores tem entre 18 e 30 anos isso é o garoto de 18 anos, agora com 30, que volto no lula já esta convencendo os pais a não vota nesse PT.

  25. laércio s.

    Muito bom Felipe.É o pesadelo Gramsiano tomando conta do nosso cerebelo.
    Li algumas postagens.Acho que é preciso realmente achar uma oposição possível.Assisti à participação do Aécio Neves na tv Cultura.Achei que foi bem.

  26. roberto mariano

    enquanto a população brasileira se contentar com restos e migalhas, importar-se com futebol, carnaval e telenovelas uma minoria civil vai estar condenada a ser explorada, pois, em terra de cegos quem tem um olho é anormal, quem tem dois, ………………

  27. Alexandre Sampaio Cardozo de Almeida

    São Paulo, 2 de junho de 2.014

    Prezado Felipe,

    Porra você escreveu à sério? Esperar uma conduta dura, impositiva, acusatória, de confronto do PSDB? de Aécio Neves? Tá de brincadeira, né? PT e PSDB são as duas faces da mesma moeda…, São ambos partidos de esquerda! Você não se lembra quando Lula foi eleito presidente pela primeira vez, a emoção demonstrada por FHC? O homem parecia que tinha ejaculado, de tanto tesão! Não dá para esperar nada dos partidos de oposição, pois os mesmos, não são de oposição coisa nenhuma! Estamos é ferrados! Com “F” maiúsculo!

    Felipe Moura Brasil comenta:

    Eu apenas mostro as coisas. Quem acha que eu espero alguma coisa da oposição talvez esteja tão mal de compreensão quanto ela…

  28. FS

    Deve estar nos planos da corja um assalto às urnas, além da tradicional maquiagem nas “pesquisas eleitorais”.
    Faz falta um político que diga as coisas na lata, que chame vagabundo de vagabundo, golpe de golpe. O jogo está pesadíssimo agora, pois a corja não quer largar o osso — fará “o diabo” para não permanecer no poder e sim eliminar a possibilidade de perdê-lo. Poucos se deram conta da gravidade da situação. Enquanto a corrupção corre solta, enriquecendo os revolucionários (que ninguém é de ferro), vão-se aprovando decretos, portarias, PLs que, no conjunto, solapam as bases da democracia.
    Certíssimo o “celeraman+ – 31/05/2014 às 15:48″

  29. Elaine

    Felipe, há um projeto do Deputado Mendonça Filho para sustar o Decreto 8243. Disponível em: .
    Quem concorde, pode pressionar aos deputados a votarem.

  30. LG

    O PFL tinha tudo para ser o grande partido da direita brasileira, o grande núcleo partidário onde se reuniriam conservadores e liberais para uma oposição de verdade ao petralhismo. O PFL, friso bem, não essa porcaria de DEM que inventaram, o partido-eunuco. A velha guarda preferiu entregar o partido para uma rapaziada de miolo-mole, viraram DEM (que porra é essa! – como dira o prof. Olavo), se declararam de “centro-esquerda” e se resignaram a andar a reboque da tucanada. Talvez, se tivessem tido coragem lá atrás, hoje poderiam estar disputando a Presidência, com chances reais de vitória. Que pena…
    Mas Caiado tem razão. O PT quer abater a democracia. Eu apenas acho que o modelo adotado não é exatamente o soviético, mas sim o fascista (a natureza do petismo é fascista), com a clara repartição da sociedade em corporações, todas controladas pelo estado. De qualquer forma, para fins práticos, pouca difença faz.
    Olha, Pim, apesar de certas antipatias, estamos numa situação tão desesperadora, que só nos resta o Aécio, goste-se dele ou não. Ou é Aécio, ou é fascismo bolivariano. Preste bem atenção: se os homens de terno e gravata lá em Brasília, ao final e ao cabo, se mostrarem incapazes de salvar o país e de impedir o projeto dos fascistas de esquerda, logo chegará a hora em que o instinto de sobrevivência da Nação olhará para os quartéis. E aí, minha gente, se tivermos de entrar novamente nesse trem fantasma, é impossível saber como sairemos do outro lado. Portanto, deixemos de picuinhas e de antipatias menores e tenhamos a cabeça no lugar. O nosso Brasil está por um fio…

  31. Joaquim

    SÓ QUEM PODE MUDAR ESTE SISTEMA DE COISAS É A POPULAÇÃO, TUDO QUE TINHA DE FALAR SOBRE ESTE MACABRO PROJETO JÁ FOI DITO. AGORA VAMOS AGIR NAS URNAS VOTANDO EM AÉCIO NEVES. E DERROTANDO TODOS OS DEPUTADOS PETISTAS NAS ELEIÇÕES.

  32. Marcos Pereira

    A Pátria e suas Instituições estão SENDO ULTRAJADAS PELO pt. Parece que tem um certo Hino que conclamas o Brasileiros à Ação ou Reação quando a PÁTRIA É DESCARADAMENTE ULTRAJADA!!!

  33. João Cruz

    PT está chegando às raias do desespero. Razão de tomar mais cuidado com ele!!!

  34. Paulo Pavesi

    O problema do Aecio é a coca. Se ele tomasse pepsi, talvez respondesse mais rapido

  35. Marcos

    Por isso precisávamos do Jair Bolsonaro. Agora que o PP nao indicou, só nos resta rezar. Eu que sempre pensei quando muleque que o Brasil iria melhorar, hoje , adulto e trabalhador vi que pode piorar.

  36. Renan Rand

    So’ uma pessoa muito estupida ainda nao percebeu que o psdb e’ uma falsa oposicao.

  37. Alessandro Guimarães

    Felipe. Antes entendia o PSDB como um centro-direita. Depois de ler o Prof. Olavo, vc, Pondé, Reinaldo , Mises (em andamento),resumos de Adam Smith, etc. descobri que de fato a direita está desmantelada no Brasil. Assim, neste momento vou votar em que estiver em segundo lugar não importa o candidato que esteja contra a Dilma. Depois irei continuar tentando localizar forças de direita para podermos colocar o Brasil no equilíbrio de forças novamente.

  38. Ribamar Silva

    Se o PT estivesse no lugar do PSDB com “a faca e o queijo” na mão, não tenham dúvidas: os tucanos seriam trucidados sem dó nem piedade! No entanto, seu Aécio e tucanada deixam passar batido tantas oportunidades como estas que o próprio PT põe nas mãos deles. É incrível imaginar que se Aécio vencer essas eleições será puramente por ação popular e não por esforço pessoal, pois o mesmo não está colaborando em nada para que isso ocorra.

  39. Mayza Aiala

    Aecio Neves esta longe ser o candidato q o Brasil precisa e merece, fraco e queimado!

  40. karlos

    Ele é um menchevique,morre calado mas não tem coragem de enfrentar o seu coração,que almeja o socialismo Fabiano ,tão ruim quanto socialismo

  41. José Antønio

    Quanto ao Aécio Neves, é final de semana, talvez ele esteja ocupado com outras coisas. Vamos ver se, na segunda feira, ele se pronuncia à respeito.

  42. José Antønio

    Este Decreto é inconstitucional. Pena o Ministro Joaquim Barbosa já estar de saída, senão ele o caracterizaria como inconstitucional.

  43. Maritônio

    Aécio Neves é um candidato muito fr.ouxo, mo.le sem a liderança necessária para atrair com força o voto daqueles que querem o PT fora, mas infelizmente é a única opção até o momento. O DEM, apesar da reação de Caiado, também é outro parti.dinho fr.ouxo, pois poderia lançar-se à corrida presidencial e nos dar uma opção mais à direita (ou seria, menos à esquerda). Como podemos ver, falta-nos “Joaquins Barbosas” na política e sobra-nos políticos fr.ouxos e in.expressivos para contagiar as massas. Continuamos órfãos de candidatos de direita.

  44. celeraman+

    Já existem muitos desses “conselhos”. Um exemplo é o Conselho Municipal de Saúde, que “é o órgão colegiado que atua, em caráter permanente e deliberativo, na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive no que tange aos aspectos econômicos e financeiros”.
    Os “representantes dos ‘usuários do SUS'” e os “representantes da sociedade civil”, nem preciso dizer, devem imaginar quem são e por quais interesses lá estão.
    .
    Acontece que o Prefeito Municipal, eleito democraticamente, e representado na pessoa do seu Secretaria de Saúde, precisa governar sempre com a aprovação do tal conselho, o qual foi eleito — se é que foi — por uma minoria.
    .
    Assim, este decreto é elevar a enésima potência algo que, ainda que em escala menor, já está ocorrendo nas três esferas de governo.
    .
    O PT é a nouvelle vague do coronelismo do Séc. XXI.
    .

  45. jair sergio de moraes

    Estou começando a achar que os que dizem que PT e PSDB são a mesma coisa talvez estejam certos, um fazendo de conta que se contrapõe ao outro só que de forma mais branda para evitar uma candidatura conservadora mais efetiva e com chances de vitória, polarizam a discussão mas com o fim sendo o mesmo, implantação deste regime comunista no Brasil, os “entendidos” dizem que o PSDB tem os melhores quadros, no entanto o PT está aprovando tudo quanto é projeto que deseja e o PSDB mudo como sempre, se o eleitor mais simples percebe o que o PT está fazendo e o PSDB parece que não, alguma coisa não está certa, talvez seja um projeto conjunto, por isso que não querem a candidatura Bolsonaro, ele daria nome aos bois.

  46. giane

    Vão acionar o STF?Eles não são indicados pelo Governo?E com a saída do Joaquim Barbosa agora então….estamos lascados de verdade!

  47. Luiz Fernando Vaz

    Vou explicar o recente decreto de Dilma que dá ‘todo o poder aos sovietes’ com uma comparação tolkieniana, ok? É como se Sauron, pra invadir Gondor, buscasse a opinião dos orcs. Abçs

  48. Gil Marcos Araujo

    Dima e suas ‘velhas’ cartilhas ala Marigeela, com as mesmas ações ala Jango. PSDB e o Fabianismo de sempre.

    O País precise de Patriotas – Bolsonaro Presidente.

  49. julia

    Que coisa hem, assim nao da, querem a qualquer custo serem donos do pais. Lamentavel.

  50. Rafael

    Acordar o Aécio?hahahahaha…essa foi boa!O Aécio e o PSDB são socialismo fabiano!Ou seja um pt menos radical!mas o fim será o mesmo!só que vai ser de morte lenta!