Diferenças entre conservadores e esquerdistas

Um leitor me lembrou de uma ótima lista em inglês com algumas das diferenças entre conservadores e esquerdistas. Na verdade, esta lista pertence a um texto viral, de autor desconhecido, que circula na internet americana desde pelo menos 2009.

Traduzo a versão original, embutindo três itens da lista atualizada que ele me enviou. Depois do post “Faça a sua parte: estude” e do vídeo “Como falar a língua da esquerda“, esta é mais uma lição básica aqui no blog sobre o comportamento dessa gente:

Uma jovem estava prestes a terminar seu primeiro ano de faculdade. Como tantos outros de sua idade, ela se considerava muito esquerdista, e entre outros ideais de esquerda, era bastante a favor de impostos mais elevados para sustentar mais programas sociais do governo, ou seja: redistribuição da riqueza.

Ela tinha uma vergonha profunda de seu pai ser um conservador convicto, um sentimento que ela expressava abertamente. Com base nas aulas que ela tinha feito, e no bate-papo ocasional com um professor, ela sentia que seu pai havia durante anos abrigado um mal, um desejo egoísta de manter o que ele achava que deveria ser seu.

Um dia, ela estava desafiando seu pai em sua oposição ao aumento dos impostos sobre os ricos e à necessidade de mais programas sociais do governo.

A autoprofessada objetividade proclamada por seus professores tinha de ser a verdade e ela então a mostrou a seu pai. Ele respondeu perguntando como ela estava indo na escola.

Tomada de surpresa, ela respondeu com altivez que tinha um GPA 4.0 [equivalente à nota A no sistema americano, na escala de 0 a 4], e fez o pai saber que era difícil de mantê-lo, insistindo que ela pegava uma carga muito pesada de curso e estava estudando constantemente, o que a deixava sem tempo para sair para festas como as outras pessoas que ela conhecia. Ela nem sequer tinha tempo para um namorado, e realmente não tinha muitos amigos de faculdade, porque ela gastava todo o seu tempo estudando.

Seu pai ouviu e, em seguida, perguntou: “Como sua amiga Audrey está indo?”

Ela respondeu: “Audrey mal está dando conta. Tudo o que ela pega são aulas fáceis, ela nunca estuda e mal tem um GPA 2.0. Ela é tão popular no campus; a faculdade para ela é uma explosão. Ela é sempre convidada para todas as festas e muitas vezes ela nem sequer aparece para as aulas porque está de ressaca.”

O sábio pai perguntou à filha: “Por que você não vai ao escritório do decano e lhe pede para deduzir 1.0 do seu GPA para dar à sua amiga que tem só 2.0? Dessa forma, os dois terão um GPA 3.0 e certamente seria uma distribuição justa e equitativa dos GPA.”

A filha, visivelmente chocada com a sugestão de seu pai, disparou de volta com raiva: “Isso é uma ideia maluca, como poderia ser justa?! Eu trabalhei muito duro para obter as minhas notas! Tenho investido muito tempo, e tenho dado muito duro! Audrey quase nada fez para a licenciatura. Ela se divertiu enquanto eu descascava o meu couro!”

O pai lentamente sorriu, piscou e disse gentilmente: “Bem-vinda ao lado conservador da cerca.”

Se você já se perguntou de que lado da cerca você está, este é um grande teste.

Diferenças entre conservadores e esquerdistas:

1) Se um conservador não gosta de armas, ele não compra uma. Se um esquerdista não gosta de armas, ele quer que todas as armas se tornem ilegais.

2) Se um conservador é um vegetariano, ele não come carne. Se um esquerdista é um vegetariano, ele quer que todos os produtos de carne sejam proibidos para todos.

3) Se um conservador está maltrapilho, ele pensa em como melhorar sua situação. Um esquerdista pensa em quem vai cuidar dele.

US President Barack Obama delivers a statement4) Se um conservador enxerga uma ameaça externa, ele pensa em como derrotar seu inimigo. Um esquerdista pensa em como se render graciosamente e ainda sair bem na foto.

[Exemplo: Barack Obama na imagem ao lado, em mais um discurso vazio sobre os terroristas do Estado Islâmico, que rendeu milhares de tuítes nos EUA por conta de seu novo terno.]

5) Se um conservador é homossexual, ele fica na dele gozando sua vida. Se um esquerdista é homossexual, ele exige aos berros o respeito legal.

6) Se um homem negro ou latino-americano é conservador, ele se vê como independentemente bem-sucedido. Seu colega esquerdista se vê como uma vítima necessitada da proteção do governo.

[Exemplos de negros americanos liberais e conservadores bem-sucedidos: Thomas Sowell, Ben Carson, Herman Cain, Larry Elder e muitos outros. Ver meu artigo sobre Carson: O mundo inteiro está cheio de todo mundo.]

7) Se um conservador não gosta de um apresentador de talk show, ele muda de canal. Os esquerdistas exigem que aqueles dos quais não gostam sejam retirados do ar.

[Exemplo: a censura que o PT e o PSOL impuseram a Rachel Sheherazade.]

8) Se um conservador é um não crente, ele não vai à igreja. Um esquerdista não crente quer que qualquer menção a Deus e Jesus seja silenciada.

9) Se um conservador decide que precisa de assistência médica, ele trata de pagar por uma, ou pode optar por um trabalho que a forneça. Um esquerdista exige que o resto de nós pague pela dele.

10) Se um conservador ler isto, ele vai compartilhar para que seus amigos possam dar uma boa risada. Um esquerdista vai deletar porque ele se sente “ofendido“.

Tão verdadeiro.

Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Facebook e no Twitter. Curta e acompanhe também a nova Fan Page.

Veja também o vídeo: Como falar a língua da esquerda; e o post: Faça a sua parte: estude.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    joão carlos limeira

    Fantástico texto. O comentário do Marcelo Antonio diz tudo.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Camila

    Amei a listinha! Vivo isso na pele, toda a vida! Tenho escolhas de vida pouco usuais, lugares que gosto de freqüentar (geralmente não “da moda”), hábitos alimentares (sou macrobiótica), gostos musicais e literários… Consequentemente sou eternamente confundida com pessoas “cult” e “roots” (esquerdistas típicos, argh!). A grande diferença é que o fato de ter escolhas pessoais diferentes do rebanho não me fazem ter qualquer pretensão de mudar o mundo ou convencer ninguém de que o que eu faço é correto. Gosto de ser respeitada por minhas escolhas exatamente porque não gosto de ninguém se metendo nas minhas. Tenho paciência zero pra esses veganos e cia que querem convencer o mundo de suas ideologias… Enfim, a ignorância é tamanha que acham que qualquer pessoa que tenha um estilo de vida diferente precisa necessariamente ser um militante de uma causa, como se as pessoas precisassem de aprovação alheia/externa ou pertencer a um “grupo” para terem certeza de suas escolhas. Convicção se cria através de estudo e se afirma na prática, geralmente quanto mais independente é este processo, mais forte se torna esta convicção.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Ivanir teixeira

    E a mais pura verdade!!!!

    Curtir

  4. Comentado por:

    André de Mesquita Rocha

    Obrigado Pim. Mais uma vez.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Ysrael

    Excelente postagem! Parabéns!

    Curtir

  6. Comentado por:

    Fatima Ribeiro

    Prezados amigos, leiam o sensacional artigo “MENSAGEM AOS PETISTAS DO BRASIL”. Um show de verdades contra o PT, muito adequado para o nosso momento atual. TODOS PRECISAM LER ISTO ANTES DE VOTAR, COMPARTILHEM! Segue o link:
    http://pedrohenriquedelfino.blogspot.com.br/2014/10/mensagem-aos-petistas-do-brasil.html

    Curtir

  7. Comentado por:

    Matheus Santoro

    perfeito hahahah

    Curtir

  8. Comentado por:

    Gil Guedes Alcoforado

    Perfeito…

    Curtir

  9. Comentado por:

    Ivan

    Genial!

    Curtir