Blog Felipe Moura Brasil

Felipe Moura Brasil

Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

sobre

Felipe Moura Brasil estreou este blog em 2013, após dez anos como cronista na internet. Idealizou e organizou o best seller de Olavo de Carvalho, "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota". Autor da Editora Record, trabalha em dois livros previstos para 2016.

Você altera a lei quando a descumpre? A Dilma altera! Entenda os crimes que podem levá-la ao impeachment

Por: Felipe Moura Brasil

[* A moderação de comentários no blog já foi atualizada nesta tarde de segunda. Obrigado.]

Captura de Tela 2014-11-24 às 16.30.16

“No rigor da lei há motivos para processo de impeachment de qualquer forma.”

A frase é do senador Aloysio Nunes (PSDB) em excelente entrevista – da qual destaco e transcrevo trechos abaixo – a Joice Hasselmann, da TVEJA, no programa ‘Direto ao Ponto’.

Eis o caso: a presidente Dilma Rousseff (PT) gastou demais e descumpriu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que é um crime já consumado. Sua solução, à moda petista, foi mandar para o Congresso um projeto que torna legal o que é ilegal, alterando a LDO para eliminar a meta não cumprida de superávit de 2014. Na Comissão de Orçamento, a base aliada descumpriu o regimento e aprovou o texto mandado pelo Executivo, mas teve de recuar quando a oposição ameaçou ir ao Supremo Tribunal Federal (STF). Com aquela capacidade de falar ao cidadão comum tantas vezes cobrada de Aécio Neves neste blog, Aloysio Nunes traduziu a situação:

ALOYSIO: Se o cidadão comum, esse que paga imposto, que sustenta o governo com seu imposto, ele descumpre a lei, ele não tem por iniciativa a condição de mudar a lei. Ele tem de sofrer as consequências. Agora, a presidente da República está acima de tudo? ‘Olha, eu descumpri a Lei de Responsabilidade Fiscal. Tinha lá um objetivo fixado na lei, de economizar 1,9% do PIB, eu não economizei, pelo contrário produzi um déficit, estou gastando mais do que arrecadei…’ Isto é uma infração à lei, é um crime! É um crime de responsabilidade, o presidente não pode fazer isso. ‘Ah, então vamos mudar a lei.’ E ela quer a cumplicidade do Congresso para isso. É claro que a oposição já está mobilizada, nós estamos muito mobilizados contra isso.

O senador garantiu que a oposição vai trancar a pauta e impedir a votação no texto que altera a LDO; e, gentilmente, deu a receita para Dilma evitar o “processo traumático” de impeachment.

ALOYSIO: O que ela deveria fazer é trancar o cofre e ver se consegue espremer esse dinheiro para terminar o ano dentro da margem que foi fixada pelo Congresso na LDO. Cancela os empenhos, joga para o ano que vem… Ela pode fazer isso: o chamado contingenciamento.

O senador explicou esta palavrinha indigesta que tantas vezes também cobrei aqui que Aécio traduzisse para o cidadão comum, o que ele só fez uma vez em debate na TV, e ainda assim sem melhorar muito, ao trocá-la por “represamento dos recursos”.

ALOYSIO: Falou-se muito em ‘contingenciamento’ na campanha eleitoral, o Aécio falou muito disso, às vezes o eleitor não entendeu direito. O ‘contingenciamento’ é o seguinte: você tem uma despesa que está programada para esse ano, você reconhece que você deve, mas joga o pagamento para o ano seguinte, coloca no orçamento do ano seguinte. Você pode fazer isso. Agora, o problema maior é que a Lei Orçamentária tem lá um artiguinho que diz o seguinte: o presidente da República pode, por decreto, deslocar recursos de uma rubrica para outra até o montante de 20% de cada uma. Pode deslocar de Habitação para Saneamento, ou de Segurança Pública para Educação, ou coisa que o valha dentro dessa margem, DESDE QUE seja respeitada a meta fixada na LDO, que não foi. Dilma já movimentou mais de 40 bilhões de reais estando em situação de descumprimento da lei. E o artigo 85 da Constituição diz que constitui crime de responsabilidade infringir a Lei Orçamentária.

O caminho para o impeachment, portanto, está aberto. Que a oposição não amoleça dessa vez, como FHC fez em 2005 com Lula. Aquela omissão, sim, gerou um “processo traumático” para o país, que já dura 9 anos desde então e ainda teria mais 4 pela frente. Está aí o Petrolão que não me deixa mentir. Não se trata apenas de um escândalo de corrupção com 24 bilhões de reais movimentados pela quadrilha que sequestrou a Petrobras. É, também, um crime de natureza política, como bem lembrou Aloysio Nunes.

Destaco abaixo os trechos didáticos da entrevista sobre o esquema e suas consequências.

PETROLÃO

JOICE: …Lula e Dilma podem reafirmar que não foram beneficiados com o petrolão?

ALOYSIO: …Politicamente, eu não tenho dúvida [de que eles foram beneficiados]. Por quê? Porque o petrolão, assim como o mensalão e outros “ão” que haverão de surgir por aí, isso não é apenas um conjunto de crimes de corrupção. É um enorme crime de corrupção, uma quadrilha que foi montada e tudo, mas é sobretudo um crime de natureza política. Porque isso serviu para:

– amaciar o Congresso Nacional, pagando propina via diretores indicados por partidos políticos para parlamentares;

– formar maiorias parlamentares;

– angariar apoios políticos na eleição do Lula e na eleição da presidente Dilma;

Então, politicamente foram beneficiados. E é claro que sabiam!

E não é só o [depoimento do doleiro Alberto] Youssef [que evidencia isso]. O Tribunal de Contas da União (TCU) em 2010 fez um alerta: olha, tem problema em Abreu e Lima, refinaria em Pernambuco, e na Comperj, refinaria no Rio de Janeiro. O problema é o seguinte: contratos superfaturados; preço fora do valor do mercado; confusão. [Isto em] 2010! Comunicou o TCU ao Congresso Nacional a existência desses problemas. O Congresso então, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, vota uma disposição que proíbe o governo continuar repassando dinheiro para esses empreendimentos da Petrobras onde o TCU já havia detectado os problemas.

O que faz o presidente Lula? VETA esse artido da Lei de Diretrizes Orçamentárias para que pudesse então continuar dando dinheiro para essa obra em andamento.

E quem manda essa mensagem com o veto do presidente Lula ao Congresso Nacional? A então chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Àquela época, eles já deveriam ter dito: “Está havendo problema, vamos rever esses contratos, vamos investigar…” A presidente Dilma, aliás, não era só chefe da Casa Civil, era presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Então ela tinha todos os elementos na mão para tomar providências.

[* Mais a respeito no editorial do Estadão que ratificou a capa de VEJA: “Lula e Dilma sempre souberam“.]

JOICE: Como que uma coisa como Abreu e Lima é orçada a 2 bilhões, aí chega a 20 e ainda não terminou?

ALOYSIO: O Padre Vieira, no célebre Sermão do Bom ladrão, cita um rei mitológico grego que teria dito o seguinte: quem podendo impedir o pecado não o faz, ordena-o. Aliás, nesse mesmo sermão, ele cita o versículo 23 do capítulo 1 de Isaías, em que o profeta Isaías se dirige ao povo de Jerusalém atacando os príncipes que governavam Jerusalém, os governantes que eram infiéis ao povo, infiéis ao Deus e tal. Ele dizia o seguinte: teus príncipes são amigos de ladrões. Não é que são ladrões, são amigos dos ladrões. São ladrões porque os protegem, porque conferem a eles cargos e postos.

JOICE: É isso, Lula e Dilma são amigos de ladrões…

ALOYSIO: Amigos.

JOICE: Pelo menos.

ALOYSIO: O Jornal Nacional mostrou muito a imagem de um deputado já falecido, seu conterrâneo…

JOICE: É, o José Janene… Vergonha do povo de Londrina. Mas o povo de Londrina, senador, deixa eu fazer uma ressalva aqui, não gostou de político, põe na rua. Você sabe que é a cidade que mais trocou de prefeito no Brasil.

ALOYSIO: Eu sei. O Janene tinha uma fama ruim. É verdade. Todo mundo dizia, porque ele esteve metido no processo do mensalão.

JOICE: Se estivesse vivo, estava preso.

ALOYSIO: Muito bem. O José Janene, mesmo depois de ter renunciado o mandato para não ser cassado no episódio do mensalão, ele continuou mandando na BR Distribuidora e indicou para a diretoria de Petróleo e Gás o Paulo Roberto Costa. Foi indicação dele. Ora, o [então] presidente da República, o Lula, não é burro, ele é espertíssimo e inteligente. Quando ele vê uma indicação do José Janene… para quê que é? É para produzir Petróleo e Gás? Abastecer Petróleo e Gás?… E a Dilma não sabia disso? Com a digital? Claro que sabia!

ALOYSIO: Eu estou com pena do Paulo Roberto Costa, porque ele, que era diretor da Petrobras, ele assumiu que desviou 40 milhões de reais e se comprometeu a repatriar. Um ASSESSORA de um diretor, do petista Renato Duque, ele confessou ter desviado só para ele, fora partido, só para ele 250 milhões de reais. Então o Paulo Roberto Costa deve estar se sentindo um mendigo.

JOICE: Foi passado para trás, ou está escondendo umas contas aí… Eu acho que tem de refazer essas contas aí com o Paulo Roberto Costa.

(…)

JOICE: A turma fez movimentações que chegam a 24 bilhões de reais. Ninguém viu nada, senador?

ALOYSIO: É impossível não ter visto. E se não viu é porque foi mau gestor, não tem escapatória. Uma coisa deste tamanho que envolve um conluio entre políticos, empresas e altos funcionários da Petrobras, e que dura 12 anos, não tem como pessoas não saberem, é impossível. Agora, se soube e não fez nada é porque é cúmplice; e se não soube, se deixou isso passar, é porque é incompetente. Não tem jeito. E a presidente Dilma, é bom que se lembre, ela granjeou uma reputação de grande gestora porque foi ministra de Minas e Energia, chefe da Casa Civil e nessas duas posições ela era a pessoa forte na Petrobras: presidente do Conselho de Administração da Petrobras que, legalmente, é corresponsável por muitos dos atos da diretoria executiva.

(…)

JOICE: Essas empreiteiras não trabalharam obviamente só em obras da Petrobras. Elas estão em praticamente todas as obras do governo. E já há essa informação de que também pode ter havido mão grande nas obras da Eletrobras e em outras obras do PAC. Quer dizer: a gente pode ter uma CPI que envolve também a Eletrobras. E em relação às empreiteiras, a essa história de “Não pode deixar que elas sejam inidôneas“, como é que é isso, senador?

ALOYSIO: Tem que cumprir a lei. É caso de inidoneidade, sim. Se se comprovar que pagou propina. As empresas todas, essas que foram chamadas, que estão envolvidas no caso do Petrolão já adotaram uma estratégia comum.

JOICE: De ser vítima.

ALOYSIO: É. Aquele advogado do Fernando Baiano é [ironizando] genial. [Imitando:] ‘Aqui é o seguinte: não se coloca um paralelepípedo no Brasil sem pagar propina.’ Até que se coloca. Não se pode generalizar isso desse jeito. Mas é verdade que a corrupção não existe só no governo federal nem só na Petrobras. O problema é que no governo do PT isso virou um método de governo, uma forma de organizar governo, de manter maioria, como nós já dissemos aqui. Bom, agora, a estratégia deles é a seguinte: ‘Nós fomos extorquidos.’ O advogado do Fernando Baiano foi quem elevou o cinismo ao grau mais elevado. Então é a estratégia de defesa. Extorquido ou não, se pagou [propina], tem que pagar as consequências. A declaração de inidoneidade é inevitável. Isso não quer dizer que vai parar a obra. O contrato que está em vigor é um contrato que tem de ser cumprido. O que o governo pode e deve fazer, como deveria ter feito já quando recebeu o alerta do TCU, é renegociar esses contratos. Verificar se realmente tem sobrepreço, discutir, reduzir, ir para a Justiça e tal. Mas o contrato tem vigor. Agora, que pode ser declara inidônea, pode. E não é nenhuma catástrofe mundial. Se uma empresa não pode, outra pode. Você tem outras empresas médias que tem corpo técnico excelente que pode assumir obras.

Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Veja também o post anterior: Dilma mentiu em debate: “Eu nunca impedi investigação.” E-mail prova que ela e Lula poderiam ter barrado petrolão

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. osmar rezzaghi

    BRASILEIROS;Tenho 73 anos sou aposentado como metalurgico pelo INSS servi o exercito trabalhei mais 35 anos e sem ter VERGONHA de falar sempre votei acabando entrando na conversa malandra destes politicos.Portanto minha opinião é de quem causar crimes (politicos menores varias vezes infratores,corrupção e tantos outros tomem uma cadeia 30 anos sem direito a qualquer beneficio esta historia de 1/6 e outras vantagens. Aprovem esa lei e o Brasil mudara em 15 dias pois com todo respeito que esss pessoas que comentam llembrem do ditado a QUEM CU TEM MEDO.

  2. Maria José Colacioppo

    Reforma polįtica urgente.
    A população deve poder decidir se tira ou mantem dterminado polįtico.
    Nunca o aumento de salārio de políticos poderia ser maior que o aumento do salârio mínimo e jamais poderia ser decidido pelos mesmos. Isso se chama aberração. É ultrajante.

  3. CarlosGlauss

    Final da manobra política para fazer qualquer deputado esquecer do estupro à LRF foi o “ajuste” salarial (aumento com maquiagem que cheira a chantagem) dos nossos queridos deputados. Eles tiveram ajuste de mais de 20%… tipo uns R$ 33000,00 (aproximadamente)… ou seja, pra quê perseguir o cumprimento da LRF (mascarada) se quem vota (deputados) vai ganhar presentinho de Natal pra começar o ano com o pé-direito (ou seria com o pé aonde a presidenta quiser?)

  4. VERA LUCIA TAVARES

    Que impeachment??? Nada vai aconter à Sra.”presidenta”, O Planalto e os ratos conseguiram o que queriam nãofoi?? Otários nós somos. Continuamos trabalhando para pagar impostos… Sem escolas para nossas crianças , sem assistÊNCIA MÉDICA, resta-nos pagar convênio saúde e escolas particulares; às custas de sacrifícios homéricos, que beiram à reúncia à vida..Aí seu ente querido termina o ensino médio aos 18 anos…Você fica feliz,agradece a Deus pela garra e coragem que Êle lhe deu! Entâo voce assiste a um “cientista” falando na tv. “apenas os ricos terminam o ensino médio aos 18 anos” até insinua que você é culpado “os pobresnãoconseguem”.. Dá muita raiva… não sei se é para rir ou chorar…O Governo é sempre inocente e o cidadão que mantém o país… culpado,no Brasil.

  5. João Bustos Moreno Neto

    Pra que serve a Constituição Federal? Descumpri-la pode? Estão todos os brasileiros poderão. Atenção Advogados, causa ganha!

  6. diva da costa bagetti

    tenho certeza que a ladra da dilma não teve votos para que ela fosse reeleita,porque apesar de muitos preguiçosos que vivem de bolsas esmola,não tem 52% brasileiros imbecis,burros e canalhas, mais não tem mesmo!!!

  7. diva da costa bagetti

    o tiririca me surpriendeu,jamais imaginei que ele seria tão digno dos milhões de votos que teve, parabéns tiririca!

  8. diva da costa bagetti

    fico pensando:Com tantos motivos para o IMPEACHMENT dessa ladra assassina da dilma porque ainda não ouve? Acho que sou muito burra! Alguém me explica? Ela juntamente com o juiz eleitoral vendido fraudaram as urnas,tenho absoluta certeza de que o Aécio ganhou e a bruxa usurpou o lugar dele,e não quero ficar invisivél pode publicar o que escrevo,eu quero mais é que saibam minha opinião.

  9. Lindemberg

    Os Congressistas que votaram contra a PLN 30/2014, estes honraram com seu voto o cargo lhes foi concedido pelos brasileiros, quanto aos outros que votaram a favor da mesma, estes não merecem nem mesmo que digamos nada… Apenas vamos guardar os seus nomes na nossa memória.

  10. José Carlos de Pinho

    Estou cansado. Nunca vi tantos serem vendidos por tão pouco.Para quem já vivenciou 6 décadas e nunca imaginou que nossa política conseguiria chegar a um nível tão baixo torna-se dolorido e vergonhoso ser chamado de brasileiro. Qual o futuro que deixaremos para nossos netos e o que dirá a história em seus livros se não forem adulterados sobre este lixo chamado PT.

  11. Nancy Cortez

    Estou indignada, mas não tenho vergonha de ser brasileira. Quem está mostrando que é bandido ao mundo é esse partidinho. Eles devem ter vergonha de terem mostrado as verdadeiras intenções, após tantos anos de pseudas verdades floreadas para iludir o povo, de que esse era o partido aliado ao trabalhador.
    ANIQUILAÇÃO AO PT E À TODOS OS POLÍTICOS ENVOLVIDOS!

  12. Sebastião Pereira Porfiro

    Descumprir a constituição é crime? e o foro de são paulo?
    Cadê a O.A.B.
    A nossa Bandeira é verde, amarela, azul e branca.É o manto sagrado do nosso Pais.
    Ela não é vermelha, não tem nem foice, nem martelo.
    Brasileiros é chagada a hora de reagirmos porque se não ficaremos de cócoras igual ao congresso nacional. Chega!!!
    Ô S.T.F., O.A.B., MP.,Associações Classistas e demais homens honestos deste País, me “Ajuda ai”. Não somos só 51 milhões que estão contra esta bandalheira que acontece em nosso País. Vamos passar a vassoura em tudo isto, nós, os nossos filhos e netos, merecemos ter saúde, educação de qualidade, segurança e repeitados acima de tudo, pois somos que pagamos estes desvergonhados que nos humilham achando que podem fazer com a nossa PÁTRIA SAGRADA o que bem quiser.
    Aló Brasil! a hora é essa vamos questionar os órgãos que deveriam nos defender.
    BRASIL!!!

  13. edu valente

    BRASIL!!!!! MOSTRA TUA CARA!!!!! AGORA EH A HORA DE FAZERMOS ALGUMA COISA, VAMOS LURAR CONTRA ALI BABA E OS QUARENTA LADROES!!!!!!!!

  14. Alessandro Marques

    O PT ja provou ser o bando de Gadianton do Livro de Mormon, destes ultimos dias, fazendo obras obscuras, à luz dia e discaradamente afirmando: “nao sei de nada” ou “vamos mudar a Lei” para em fim reinar as trevas da corrupacao levando milhares de BRASILEIROS a se desanimarem e a outros afirmarem “TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO”; a estes dois grupos de pessoas eu condeno, pois como sd desanimar quando se tem recursos? Como se ter vergonha se existe a OBRIGAÇÃO de se tirar do poder quem o deturpa ou destroi a nação discaradamente? Brasileiros merecem ser presos por omissão e cumplicidades por nao fazerem nada e ainda reclamarem… “nossa esta tudo ruim!!!” Me poupe.

  15. Fernando Macêdo

    Quando o poder executivo compra o legislativo e nomeia e controla o judiciario (STF), obviamente vivemos atualmente em uma ditadura de esquerda, camuflada para 54 milhoões de babacas de governo democratico.

  16. Luciana

    Adeus ano velho,feliz ano novo!
    Que tudo se realize,no ano que vai nascer,
    Muito dinheiro no bolso e um Impeachment para quem merecer!
    BYE,BYE PT!!!

  17. Maria de lourdes da silva

    Desface,irresponsabilidade, incoerência, desrespeito, falta de uma conduta moral esta é a imagem que passa o sistema político que apoia a corrução, a falta de decorou dos nossos representantes que faz do crime de peculato, o tornando legalizado. isto me faz lembrar uma música de Bete carvalho; “LAMA” que diz: (Mais o que e adianta esta no mais alto degrau da fama com a moral toda enterrada na lama)

  18. Paulo de Tarso

    O desgoverno da Dilma esta dilacerando o país tos, roubos e mais roubos. Ninguem aguenta mais isso, porque ninguem de direito toma uma providênncia?

  19. laurindo

    O povo mais humilde é que mais sofre,tem bolsa familia mas não tem saude,hospitais tudo lotado povo jogado pelos corredores, e os politicos so comendo picanha e caviar,vai chegar um momento que o povo não vai aguentar mais ai a coisa vai IMPLODIR. ACORDA BRASIL.

  20. alexandre

    Aloisio Nunes: o próximo Prefeito de São Paulo, se Deus quiser!

  21. Márcio

    Assim como a Petrobras tem a Transposição do São Francisco que foram gastos rios de dinheiro e nunca chegou ao fim, o dinheiro do povo virou festa nas mãos do PT e o povo ainda aplaude !! Vergonha Hein !!!!!

  22. LUIZ BUZETTI FILHO

    “Essa PRESIDENTA” acha que pode tudo. Cuidado que o LOBÃO vai te engolir. Quebrou a CONSTITUIÇÃO DO BRASIL, QUEBROU A PETROBRÁS, QUEBROU O BRASIL. Nós vamos mudar esse país. É só esperar. Vamos acabar com esses PETISTAS E SEUS ALIADOS. O BRASIL NÃO VAI VIRAR CUBA. O BRASIL NÃO PODE SER BOLIVARIANO. Nos aguarde.

  23. JOSE JUVENTINO DE SOUZA

    CONTEI 70 QUE VOTARAM CONTRA….GOSTARIA DE CONHECER OS NOMES DOS 240 QUE VOTARAM A FAVOR, QURO REZAR POR ELES, PELA ALMA DELES…..

  24. SERGIO CASTRO

    TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO, E TENHO VERGONHA DO STF, STJ, SAO TODOS BANDIDOS VESTIDOS DE TORGA E DE COLARINHO BRANCO, PELO AMOR DE DEUS VAMOS AS RUAS PEDIR JUSTIÇA, FORA PT, O PIOR TA POR VIR COMO DISSE O SENADOR CAIADO ( O PT TA FORMANDO MELÍCIAS DE GUERRA, ELES AINDA VÃO TERMINAR DE ASSALTAR O BRASIL ISSO AQUI VAI VIRAR, CUBA. ACREDITEM…..

  25. Antonio Hernandes Camacho

    Tenho vergonha de ser brasileiro

  26. Joel Oliveira Rios

    ela conseguiu, agora a quadrilha está tentando se justificar, será que o falido stf vai fazer alguma coisa? duvido estão do mesmo lado, fica aqui o meu repudio, e mais uma vez a vergonha de ser brasileiro

  27. Livro Reforma Política - Manual de Acesso ao Poder

    São esses os valores que comandam as atitudes dos políticos que elegemos!
    O que falta é estudarmos o Livro Reforma Política – Manual de Acesso ao Poder, para aprendermos a votar e eleger aqueles que realmente nos representarão e trabalharão em prol da sociedade, do Brasil, e que sempre darão o bom exemplo!
    http://www.livrariacultura.com.br/busca?N=0&Ntt=Helius+Arrais

  28. Vânia Maria Bringhenti lyrio

    Julgada e condenada é verdade, mas como sempre ela vai se safar infelizmente. Fica aqui o meu repúdio por um ser tão corrupto. Aloísio Nunes, uma homem de caráter ilibado .

  29. Cyl Farney

    De qualquer forma, mesmo que mude a lei, ela tem que ser julgada de acordo com a lei antiga, em vigor quando ela cometeu o crime. Todo crime cometido antes de uma nova lei que pune de forma diferente (com mais ou menos vigor) ou deixa de punir tal crime tem que ser julgado à forma antiga.

  30. pedro menezes de oliveira

    DISSE O LULA NA RADIO ITATIAIA QUE DANDO CARGO PARA O PMDB ELE APROVA ATE OS DIABOS.EU NÃO ENTENDI ISSO. POIS NÃO É ASSIM QUE OS DEPUTADOS DEVEM SE COMPRTAREM.SE NÃO PODE PREJUDICAR O POBRE PRINCIPALMENTE.

  31. ramon

    ridiculo isso o Pt esta fazendo uma bela sacanagem com o Brasil, estamos a beira de uma ditadura nesse compasso. fora Dilma

  32. Leonardo Serafim

    O Brasil é o maior puteiro do mundo. Desde de cada um que votou nela, até os aliados do governo não passam de prostitutas que se vendem barato. Nem estão preocupados com o tamanho da pica. Querem apenas receber pelo “programa”.

  33. Paulista

    Então cabe a pergunta: POR QUE AINDA NÃO FOI ABERTO ESSE PROCESSO DE IMPEACHMENT? ALGUÉM MAIS TEM ALGO A TEMER (MEDO)?
    Não sei não, em se tratando de mafiosos tudo é possível.

  34. JLAG

    Como faço para me livrar de uma dívida do cartão de crédito? será que posso mudar a lei e deixar de pagar? ah, não posso! Não faço parte desta quadrilha de corruPTos…

  35. AM ARIDES

    VAMOS TODOS AS RUAS EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL ANTES BEM ANTES DO NATAL IMPEACHMENT URGENTE PARA A DILMA NÃO VAMOS DEIXAR ELA ASSUMIR O PODER NO BRASIL, ACORDEM GENTE EU ESTOU ESPERANDO PASSAR NATAL JÁ COM A SAIDA DA DILMA SERÁ O MEU NATAL O MELHOR NATAL DE TODA A MINHA VIDA JÁ SOU UMA SRA. IDOSA GOSTO DAS COISAS CERTAS DETESTO ROUBO O LULA PRESO E A DILMA TAMBEM PRESA EU PREFIRO VER TUDO ISSO DO QUE TIRAR O MAIOR PREMIO DA MEGA SENA ENTENDERAM-ME????????????????

  36. Pedro Paulo de Sant'Anna

    O PT quer acabar com Brasil, como Cristina á Argentina e Fidel á Cuba pois fazem parte da mesma quadrilha de exterminio a humanidade, nada diferente de Hitler só que dos tempos modernos, um cancer letal.
    PT (partido dos trambiqueiros)

  37. Sebastian

    Viva Aloysio , viva Felipe Moura Brasil, que ja tem nosso país nas veias e no nome!!!Continue nos ajudando Felipe!!!

  38. Alexandre Magalhães

    A questão é que o crime, até onde entendo, já está cometido e, por isso, já poderiam abrir o processo contra ela. Ao tempo dos fatos o evento já tinha sido pperpetrado

  39. Paulão

    Prezado FMB,
    Por falar em petralhas e outros quadrilheiros, um ministro petista do stf-zinho acaba de liberar todos os presos envolvidos na operação Lava-Jato, determinando, ainda, a suspensão de todos os inquéritos, pelo menos até que os tataranetos do ministro possam analisar tais processos, em cerca de 200 anos.
    Aproveito para parabenizar o tal ministro pela eficiência com que cumpre suas obrigações com a quadrilha petralha, pela sua comovente dedicação à causa do Poder Total e pela rapidez com que obedece e cumpre ordens superiores do cappo-cachaceiro.
    Esse cara vai longe, especialmente depois que a quadrilha livrou ele do fardo que carregava há décadas…
    ……………………………
    Besta somos nós, que tentamos ser honestos e cumpridores de nossas obrigações neste país coberto de bostas safados nos três poderes da ex-república.
    ………………………….
    PERRA QUE LOS PARIÓ!!!!

  40. neusa

    FMB sempre prestando bons serviços ao Brasil. Que você seja recompensado com louros e esse povo na cadeia!

  41. Tatiana

    Cadê os ptistas se manifestando?! Dizendo que não é bem assim! Pior cego é o que não quer ver!

  42. hectorX9

    Não sou de pagar pau pra político mas, o Aloysio é o cara que fala com clareza, didaticamente, fazendo analogias sobre a situação política e econômica do pais. Fica fácil entender. Está de parabéns. Agora é só fazer uma oposição digna pra acabar com essa vergonha nacional.

  43. Marcelo

    assim não dá!!!! mudam as leis por interesse próprio, quando lhes convém, que circo que é isso, pobre de nós brasileiros, até quando vamos aturar petralhas???? e o rombo da Petrobrás já passa de 6o bi…..mensalão é pequenas causas perto do petrolão.

  44. Henrique

    Hora de tirar esses desgraçados do poder! Agora temos razão para isso!

  45. Edgar

    Felipe,
    Bem sei o quão trabalhoso é fazer transcrições de entrevistas e o quanto as transcrições de entrevistas importantes como esta são úteis a todos quantos queiram compreender certas sutilezas. Parabéns pelo árduo trabalho, pelo qual nós, seus leitores, te somos gratos.
    Abraço!

  46. Rodrigo

    A oposição já esta mole Felipe, pela própria fala do Aloysio já nota-se isso…Eles vão perder essa oportunidade de tirar o PT do poder

  47. Paulo Renato Chaves Dias

    Na verdade as empreiteiras não gastaram um tostão. Passaram o dinheiro cobrado a mais da “PETEBRÁS” para o pessoal da Dilma e do Lula.

  48. emily

    O processo de impeachment é traumático, certamente. Mais traumático, porém, é ter no cargo de presidente da república alguém sem legitimidade para ocupá-lo. São tantos os motivos a tornar Dilma Rousseff uma governante ilegítima – estar imiscuída no “petrolão” que faz parte dos planos do Foro de São Paulo para transformar o Brasil numa ditadura socialista, não ter cumprido a LDO, ter sido eleita numa das campanhas mais sujas e, muito provavelmente, por fraude nas urnas eletrônicas (por sinal, é bom começar uma campanha preventiva para que as urnas eletrônicas permitam recontagem dos votos, o que lhes restituiria a confiabilidade). O país ser governado desse jeito é muito, muito mais traumático do que o processo de impeachment que os fatos não se cansam de pedir aos gritos.

  49. Neto

    Como diz o El País, somente o POVO BRASILEIRO será capaz de acabar com a corrupção no país, pois somos nós, cidadãos decentes, que temos o poder de decidir o nosso futuro. Devemos acabar com essa “cultura” de que todos podem ser subornados, de que as coisas somente funcionam com corrupção, que sempre foi assim, todos roubam. Não! Eu não roubo! Tenho certeza de que a maioria que leem os artigos também não! Por que temos de aceitar calados? Isso realmente está em nosso DNA? Por favor…

  50. JB

    Jornalista esquerdista do Estadão alerta sobre Projeto de Lei que pode aumentar a insalubridade e periculosidade para os profissionais do crime. ‘Catchiguria’ passaria a correr sérios riscos!!!
    .
    http://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/sp-no-diva/alerta-bancada-da-bala-pode-revogar-estatuto-do-desarmamento/
    .
    .
    Entenda porque esse Projeto de Lei pode deixar uma classe inteira fragilizada e à mercê de pais de família ‘reacionários’.
    .
    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1974