Blog Felipe Moura Brasil

Felipe Moura Brasil

Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

sobre

Felipe Moura Brasil estreou este blog em 2013, após dez anos como cronista na internet. Idealizou e organizou o best seller de Olavo de Carvalho, "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota". Autor da Editora Record, trabalha em dois livros previstos para 2016.

FARSA: Padilha turbina SUS para parto da filha! Petista dispensou plantonistas e chamou médicos de sua confiança

Por: Felipe Moura Brasil

Padilha

Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde e candidato derrotado do PT ao governo de São Paulo, disse durante a campanha eleitoral que sua esposa, então grávida, faria o parto na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS), defendido pelo casal.

Hoje, os portais chapa-branca dizem que o petista cumpriu a promessa, em razão do nascimento na quinta-feira (12), no Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte paulistana, de sua filha com a jornalista Thássia Alves, Melissa.

Mas o SUS de Padilha está longe de ser o SUS disponível à população pobre do Brasil. Na verdade, está bem mais próximo do Sírio Libanês de Lula e Dilma.

“É um SUS plus. Só o endereço é igual. O resto é tudo diferente”, disse indignado a este blog um médico intensivista que acompanhou os acontecimentos de perto. O parto humanizado estava programado para março, mas Thássia foi internada na terça-feira e precisou passar por uma cesárea de urgência devido a um quadro de pré-eclâmpsia, doença que se caracteriza por alterações de pressão arterial que podem levar a gestante a crises convulsivas e até à morte.

Ministro-Padilha-e-a-namorada-Thassia-Alves

Os mortais comuns do SUS costumam dispor de um obstetra e um pediatra e, quando o parto se complica um pouco, geralmente são dois obstetras e um pediatra. Já Padilha contou com o dobro de médicos na sala: três obstetras e três pediatras. Entre os primeiros, o próprio diretor do hospital que raramente vai à linha de frente. E os outros cinco eram todos do Hospital das Clínicas, da USP, em força-tarefa especial para o parto.

Isso mesmo: o petista chamou os médicos de sua confiança para fazer o que tinha de ser feito dentro de um hospital público, cuja equipe de plantonistas e residentes foi dispensada. A recém-nascida foi levada à UTI Neonatal, onde os plantonistas também tiveram de ceder lugar a uma médica do Hospital das Clínicas, profissional do Instituto da Criança da USP.

“Os médicos locais ficaram ofendidos, revoltados. Se você trabalha num lugar e cai uma estrela que chama alguém de fora, estão falando que ‘eu sou um bosta, que eu não tenho qualidade para atender o cidadão estrelado'”, disse o intensivista. “Mas a prefeitura está nas mãos do PT. Se alguém falar, vai sofrer retaliação”, completou, explicando que é da prefeitura a maternidade onde Thássia ficou em quarto individual com ar-condicionado – outro luxo exclusivo.

Para piorar, a opção pela cesárea imediata em caso de pré-eclâmpsia, embora recomendada em outros países, é relativizada pelo Ministério de Saúde, cujo manual sugere que ainda se poderia tentar a via normal de parto se o bebê tiver condições de nascer. Ou seja: pode ter sido devidamente ignorada a própria sugestão do MS, rechaçada por muita gente da área.

“[O ministro da Saúde, Arthur] Chioro faz política para combater cesárea, dizendo que pode matar, mas o que mata é a politização de um assunto técnico como a Medicina. Quando isso é feito, o resultado é o massacre que a gente vê na saúde pública brasileira”, comentou a fonte.

O jogo de cena montado para validar a propaganda política do PT e a suposta coerência de Padilha, a quem o prefeito Fernando Haddad garantiu um emprego, também foi denunciado em nota da página Mais Médicos Fail no Facebook, segundo a qual o casal pretendia fazer a transferência do bebê para um hospital particular: Einstein ou São Luiz Morumbi.

Uma blogueira da Folha de S. Paulo, que deu a notícia do parto como um cumprimento da promessa eleitoral de Padilha, escreveu a respeito: “O post mostra ainda um bate-papo de whatsapp de algum funcionário da unidade passando informações privilegiadas sobre a paciente e seu bebê, o que fere o Código de Ética Médica.”

A informação sobre o bebê, na verdade, está no post e foi devidamente reproduzida pela blogueira. A imagem do whatsapp mostra apenas informações básicas sobre os procedimentos incomuns e privilegiados adotados dentro de um hospital da rede pública por um político defensor do SUS na hora em que sua família precisou de seus serviços. Desmentir em atitudes o próprio discurso político embusteiro, sim, fere o Código de Ética humana – e é dever moral de qualquer cidadão de bem denunciar a farsa.

De resto, desejo toda a saúde do mundo a Thássia e Melissa. Lamento apenas que o SUS turbinado – ou plus, ou VIP, ou cinco estrelas – de Padilha seja, ainda, um privilégio de poucos.

Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

* Pós-escrito de 20/02:

Captura de Tela 2015-02-20 às 02.41.57

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. GERVASIO

    Uma farsa, senhor ministro, o povo nao tolera mais suas mentiras!!!!

  2. Fábio

    li o comentário do “Julio” ali embaixo onde ele diz que é tudo uma mentira inventada.
    Bom, não é. Minha esposa trabalha nessa maternidade e me contou coisas muito similares. Ela disse que o quarto não continha grandes luxos (além do ar condicionado), mas a paciente ficou sozinha no quarto o que não ocorre com gestantes comuns que precisam dividir o quarto com Peloponeso mais uma paciente. Ela também “furou a fila”, pois na casa da gestante (ala anexa à maternidade) haviam outras gestantes em condições de parto há mais tempo, mas tiveram que esperar a esposa do político liberar a vaga.
    Quanto aos médicos, ela não conseguiu afirmar quem tratou do parto, mas confirmou que o Diretor realmente estava próximo, o que não é nada comum é que havia um médico particular acompanhando.
    E segundo ela e eu mesmo já confirmei, nessa maternidade existe desvio de verba na manutenção predial.

  3. joséis

    Este é mais um da corja de falsários e demagogos do pt. Além do mais ocuparam a vaga de outra gestante que realmente precisava.

  4. Gigio

    Este ETE e de qual planeta, este Julio só pode ser pau mandado dos PTralhas.

  5. Sergio

    A ANTA DO PARA ATACA NOVAMENTE COM SUAS FALSIDADES E MENTIRAS DIGNAS DO pt.

  6. Julio

    Mentira. Tenho certeza de que tudo que li aí acima, no blog do Felipe, é mentira.
    Da mesma maneira que é mentira tudo isto que a imprensa e as elites tem falado
    da operação Lava Jato e tudo o mais; aliás, Curitiba nem existe (inventaram mais esta
    mentira, que esta cidade existe e que há um monte de grandes empresários presos lá,
    numa mentida absurda de envolvimento ilícito com uma empresa chamada – vejam
    que mentira – Petrobras! Quanta mentiram inventam!

  7. gil

    quando o gigante,acordar só assim a coisa muda,que tal começar por palácio.no dia que esteja toda cambada,vamos dá as boas vindas a dona Dilma. sei que ela não vem nos receber. No dia primeiro de janeiro ela estava lá ,o assunto kkkk continuar no palácio. daqui 4 anos estara aposentada milionáriamente sAlário digno de brasileiro.TRABALHADOR.

  8. Jornalista Kirk Douglas

    A realidade vivida pelo ex-ministro deveria ser a verdadeira imagem do SUS e não simplesmente uma equipe médica se manifestar com tanto alvoroço devido à posição do petista.
    Acreditem! – Em nenhum momento pensei o Padilha tivesse procurado o SUS por uma questão de urgência ou valorização dos serviços prestados.
    A minha imediata impressão se conluiou numa bandeira política, nada mais que isso!
    Foi uma humilhação a todos os médicos decentes daquele hospital serem rebaixados e substituidos, mesmo que temporariamente, naquele cenário de pura hipocrisia e magistral desumanidade.

  9. neryvital

    Esse tal pt nunca defendeu o SUS. Só falação e retórica.

  10. Nery Vital

    Esse cara é um venal. Delinquente que ajudou a detonar o SUS na sua gestão.

  11. Karina

    Que coisa ridícula, feia, tosca!!!!! Pensando bem… vindo do PT, é normal, né?!
    Ficaríamos surpresos se tivesse sido diferente disso…
    QUE CAOS ESSE PAÍS, meu Deus!!!!!!

  12. caca

    Não tem jeito, esses imbecis do PT tem é que ir todos para cadeia.

  13. Robson de Oliveira

    E sempre se referem às tais elites…!!! Quem são as elites afinal?

    Robson de Oliveira
    Ecoblog do eu

  14. hermenegilda

    Porque voces não adicionam compartilhar os artigos via e-mail.Só 4 opcões :Face,g+1,tweeter e t.
    Acredito que mais uma opção ,seria interessante.
    Obrigada

  15. Luciano

    É por isso que até hoje não conheci um só petista sério e honrado. Só pilantras, do tipo que diz: é bom porque eu, também, tiro as minhas casquinhas. Lamentável educação. Pobre país, porque a Nação é formada pelo seu povo.

  16. Alexandre Sampaio Cardozo de Almeida

    São Paulo, 19 de fevereiro de 2.015

    Prezado Felipe,

    Os petistas não são trouxas. Trouxas são as pessoas que votam neles. Acreditar que esse sujeito que foi ministro da saúde, deixaria sua esposa e filha nas mãos do SUS, é piada! Só não sei porque ele tomou essa atitude de manter “promessa de campanha”, tendo em vista a “coça” que ele tomou do Alckmin. No mais, tudo igual! Esperar o quê dos esquerdopatas?

  17. elaine

    É tudo tão imoral que chega a ser Obsceno
    Quando ouvi a notícia em algum jornal na hora pensei que poderia ter ocorrido exatamente isso.

  18. Ana

    Ridículo, palhaçada tem limites. Como pode ser tão falso, tem que pedir impeachment também deste alienado. Porque não foi para Cuba ou então não chamou os médicos cubanos para fazer o parto?

  19. Marcelo

    Isso aqui ainda não é uma Venezuela. Mas brevemente chegaremos lá.

  20. laércius

    Que espertalhão.Qual será a próxima campanha trapaceira?Trazer a dona do Buffet do seu casamente disfarçada de cozinheira do hospital?

  21. marcelo

    Como a imprensa mente sobre o fato, ainda bem que dispomos da VEJA para mostrar a verdade. mas depois que li que é vedado o uso de termos vulgares, palavrões e ofensas, desisti. Como falar desse cara e dos médicos que o apoiam, sem utilizar termos chulos eu comentaria mais coisas, mas depois que li que é vedado o uso de termos vulgares, palavrões e ofensas, desisti. Como falar desse cara e dos médicos que o apoiam, sem utilizar termos chulos ?
    E o pior de tudo que em hospitais estaduais, existem muitos servidores publicos que fizeram campanha para esse ser, que queria ser governador.

  22. ILLA

    O povão tem o que merece!!!

  23. He man

    É sempre assim; político é político quer sempre vender uma imagem falsa. Manipular o povo é seu lema…

  24. Renato

    Eu nunca vi um partido tão sem vergonha na minha vida. Apesar do histórico de políticos no Brasil, nunca se viu algo assim. É assustador. Eles tratam os brasileiros como palhaços mesmo.

  25. Luiz Carlos

    Esse calhorda é um dos maiores farsantes dessa corja PTista. Acredito que em matéria de desfaçatez e cara-de-pau, Padilha só perde para Lula e Dilma. Vai ser cínico e incompetente na PQP.

  26. Armando Baptista de Carvalho

    Que nós. a plebe rude, queriamos? Que o ex- ministro tivesse sua filha dando a luz num hospital do SUS (de tudo carente)? Repetindo a afirmaçao do PCC ha tempos atrás ” ESTA TUDO DOMINADO ‘ não teremos de ver outras condutas das autoridades diferentes das que pregam; reconheçam os eleitores de Dilma. Nao se queixem: assim quizeram , assim será feito.

  27. jose rocha

    é lamentàvel

  28. B Coimbra

    Apenas relembrando. Este Padilha de cara bexigenta não é aquele que dizia ter especialização médica que nunca teve? Tal qual Dilma, que se disse “doutora”?

    Agora só falta contratar o pilantra do Michael Moore para mostrar ao mundo as maravilhas do SUS!

  29. Fábio Luís Inaimo

    Desculpe escorregou; O Alvaro Junqueira esta certíssimo; mas ainda não se ligou que o carnaval é a maior lavanderia de grana do mundo; como vc acha que o Hugo Chaves pôs a grana na mão do PT para tomar o poder no Brasil, naquele ano teve até homenagem a Simon Bolívar.

  30. Fábio Luís Inaimo

    Alvaro junkeira ta certissimo, mas ainda não se ligou

  31. claudeci

    este cidadão quer enganar quem .

  32. Paulo Painho

    Além deste absurdo, o pior é saber que essa corja está se reproduzindo!

  33. Painho, Rei do Gado

    Os membros dessa quadrilha não valem o que comem depois de digerido e expelido.

  34. Patricia

    Nenhuma surpresa ! Os integrantes do PT, em especial, seus mais ilustres filiados,
    São mestres na arte da enganação, na manipulação de informações e no ilusionismo.
    São uns vermes mentirosos, que fazem apologia à pobreza, criticam os ricos, mas querem mesmo é usar o dinheiro da viúva para viver nababescamente !
    Um nojo !

  35. Udo Karl Behrens

    Porque ele não chamou uma equipe de médicos cubanos, que ele tanto defendeu ?

  36. Carlos

    Que mau exemplo, o mais interessante é que ele faz isto o tempo todo.

  37. Luiz Loureiro

    Sou médico, e estou prestes a fazer cirurgia oftalmológica… o colega cirurgião afirmara que o procedimento poderia ser feito através do SUS, “se não tivesse preconceito”; com essa propagands/p

  38. Angelo Santos

    como tem gente que acredita nesses quadrilheiros do PT ? Me ajuda aí !

  39. Eduardo

    As mulheres são muito estranhas….. Como pode uma mulher decente casar com um padilha??

  40. luiz domingos

    Este diretor do hospital, deve ser o Dr Marcos de ALTO ASTRAL. Os PeTralhas em ação. Da lhe PaTrilha.

  41. Mauricio G. de Oliveira

    Estao falando de um ex-ministro da saude do governo federal, ele foi um dos que implantaram o SUS, e age desta maneira.
    Oque pode-se esperar deste governo???

  42. Servidor Público da Maternidade

    Concordo com a declaração do intensivista: “Se você trabalha num lugar e cai uma estrela que chama alguém de fora, estão falando que ‘eu sou um bosta, que eu não tenho qualidade para atender o cidadão estrelado’”, disse o intensivista. “Mas a prefeitura está nas mãos do PT. Se alguém falar, vai sofrer retaliação”
    Infelizmente, estão nos tirando tudo, até o PODER DE FALAR SOMENTE A VERDADE E NADA MAIS QUE A VERDADE.
    O nosso SISTEMA está muito SUJO e CORRUPTO, precisamos mudar isso.

  43. Marcus

    O PaTilha deveria chamar os médicos cubanos para fazerem o parto de risco complicado de sua digníssima. ..São os melhores do mundo ..deus é mais .é ruim como médico pessoa político ministro. Espera-se que seja bom pai..Como diz o ditado cesteiro que faz um cesto faz um cento

  44. Harry Rutman

    Os segundos e terceiros obstetras e pediatras deviam estar fazendo falta em outro lugar. As salas de cirurgia neste hospital devem ser enormes para caber tanta gente.Espero que pós operatório desta moça tenho sido regular e que não tenha sido aquele entra e sai que aconteceu na cirurgia do Tancredo Neves. Enfim, eis o Brasil de 12 anos sob o signo do PT/Lula/Dilma.

  45. Emmanuel Carlos

    É um palhaço ….

  46. CLARET

    Interessante. Ano passado ao visitar minha cunhada,ali internada , hoje falecida,percebi que havia muitos pacientes passando um calor infernal, questionei a respeito da possibilidade dos parentes de pacientes levarem ventilador e sabem o que recebi como resposta do EXMO SR Diretor deste Hospital, que era proibido pois poderia ter e ou provocar contaminação hospitalar. Ora bolas, se existe apto com ar condicionado, porque não é colocado a disposição da população que usa este hospital. É pra eles tudo pode, mas para o povo necas…

  47. Marquinho

    O diretor desse hospital deveria ser demitido do cargo por ser um comparsa de ato tão sórdido. Com certeza ninguém do hospital confia nele.

  48. Paulo Gastaldo

    Eu ia comentar mas depois que li que é vedado o uso de termos vulgares, palavrões e ofensas, desisti. Como falar desse cara e dos médicos que o apoiam, sem utilizar termos chulos ?

  49. Margareth

    Por que ele não solicitou uma equipe de médicos cubanos que ele e o PT tanto defendem? E porque a esposa não ficou como as demais pacientes, em enfermarias? As normas que eles criaram é boa para o povão, para eles, só serve o melhor dos mundos. Para tanto, a mulher ocupou um quarto sozinha onde foi instalado ar condicionado. É a marca do PT: o deboche da cara da gente.

  50. ÁLVARO JUNQUEIRA

    Sugira que os cariocas agraciem o ditador da Guiné Equatorial com um de nossos recentes hinos: “Ei, Obiang / Vá tomar no cu!”. Ele, que governa um país de miseráveis, doou 10 milhões para a Beija-Flor, que entrará na Sapucaí às 23h10. E ele estará presente.