Blog Felipe Moura Brasil

Felipe Moura Brasil

Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

sobre

Felipe Moura Brasil estreou este blog em 2013, após dez anos como cronista na internet. Idealizou e organizou o best seller de Olavo de Carvalho, "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota". Autor da Editora Record, trabalha em dois livros previstos para 2016.

Dilma se acha esperta, mas está em pânico

Blog comenta as reações de bastidor da petista às denúncias de Delcídio

Por: Felipe Moura Brasil

Dilma Delcidio

1) Extra! Extra! Dilma Rousseff sai da anestesia e diz que mimimimimimimi.

2) Ocêis pári di dizê q’eu obs… ó-bê… oba, oba… obestruí a Justiça ao mandá botá ministro em tribunal pra soltá fulano. Eu num obestruo.

3) Dilma julgava ter ganhado fôlego contra o impeachment. Agora está com medo de ir para a cadeia por obstrução da Justiça.

4) A repórter Andréia Sadi, da Globonews, revelou os bastidores da reunião de emergência do governo e este blog comenta cada informação abaixo.

a) Ao convocá-la, Dilma disse a assessores: “Eu quero ler com calma para ver tudo que tem de verdade e mentira”.

Dilma sabe que tem verdade nas denúncias de Delcídio do Amaral. Mas pode fingir que são só aquelas contra Lula.

b) Andando de um lado para o outro, Dilma chegou a sentar no braço de um sofá ao comentar trechos da delação. E criticou muito Delcídio.

Este blog se compadece do senador. Perdeu a companhia de Dilma para as próximas férias em Ibiza.

c) Delcídio disse que a conversa dele com o ministro Navarro no Planalto poderia ser comprovada por câmeras. Um participante da reunião tentou acalmar Dilma:

“Estar numa reunião no Palácio não quer dizer nada. Ele era o líder do governo [no Senado]. A questão é: o que está conversando a câmera não vai mostrar”.

Este blog confia em leitura labial.

d) Sobre a conversa de Delcídio e Navarro, Dilma disse: “Eu não estive com ele e isso não é o mais importante.” E seguiu, segundo os relatos, dizendo que citações a Pasadena e encontro em Portugal com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, eram importantes.

Este blog acha (em dilmês) que essas três denúncias são importantes, que Dilma sabe que as três são verdadeiras e que só se preocupa mais com as duas últimas porque se julga a salvo da primeira por não ter participado diretamente de reunião com Navarro.

e) Dilma chamou Delcídio várias vezes de “mentiroso” e disse: “Dá pra gente desmontar ponto a ponto”. Ministros se dedicaram a isso nesta quinta-feira e decidiram partir para desqualificar o delator.

Este blog acha que Dilma se acha esperta e que considerou até plausíveis as alegações ensaiadas na reunião para blindá-la contra os fatos. Mas, no fundo, está em pânico.

f) Na reunião, avaliaram 2 consequências: grande risco agora é ampliar debate do impeachment, e os protestos do dia 13 serão calibrados.

São mesmo uns ‘jênios’, não?

5) Aécio Neves (PSDB-MG): “Se as denúncias forem confirmadas, Dilma não terá mais condições de governar o país.”

Não, Aécio. Condições de governar, Dilma já não tem. Se denúncias forem comprovadas, ela tem de ser presa.

6) Tuitei em 20 de fevereiro:

Captura de Tela 2016-03-03 as 20.47.31

Se Teori não ceder à pressão do PT, ainda podemos pensar.

7) Marco Aurélio Mello, do STF, falou sobre denúncias contra Lula e Dilma: “Qualquer sinal revelador de desvio de conduta precisa ser apurado”. Amém.

8) Denúncias de Delcídio tornam troca no comando da Polícia Federal (veja meu vídeo) ao mesmo tempo mais urgente e desgastante para o PT. Vão apelar?

9) Só para registrar: isso tudo é só o Delcídio, hein. Imagine se Marcelo Odebrecht falasse. Dirceu, então…

10) Defesa de João Santana diz ser “injusta” prisão preventiva e que “serão tomadas medidas para restaurar a legalidade”. Quem atropelou a legalidade? Ele, que, segundo a PF, ainda destruiu provas, deletando arquivos no dia de sua prisão.

Deletar arquivos é mesmo com o PT. Mas este post não é sobre Celso Daniel.

11) Fala aí, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), o melhor orador tucano:

Felipe Moura Brasil ⎯ http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Voltar para a home

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*