Blogs e Colunistas

03/07/2012

às 8:38 \ Beleza, Tratamento

Se você tem pele ressecada, não lave seu rosto antes de ler este texto

 

Thinkstock

Desculpe o exagero do título, mas a pele do seu rosto merece atenção, principalmente se estiver ressecada. Ela precisa de cuidados especiais durante o banho e a limpeza diária. É que água quente e sabonete não apropriado removem o manto lipídico, a camada protetora que mantém a hidratação natural da pele. Sem o manto lipídico, o ressecamento piora, a pele descama, coça e fica propensa a alergias e a rugas.

Por outro lado, por mais que sua pele esteja seca, ela deve ser lavada diariamente. É importante remover todas as noites os produtos que foram aplicados durante o dia, como maquiagem, filtro solar ou cremes de tratamento. E a limpeza diária também remove células mortas, bactérias, sujeira, poluição.

Portanto, antes de abrir a torneira, preste atenção em alguns pontos importantes:

O sabonete

Use sabonete apropriado para pele sensível e ressecada. Um sabonete suave preserva ou repõe o manto lipídico. Procure no rótulo a especificação “sabonete para pele ressecada” ou “sabonete hidratante”. E confira se ele tem ingredientes como ceramidas, glicerina, triglicerídeos ou manteiga de karité, que são bem-vindos. Existe uma classe de produtos para limpeza de rosto e corpo chamada syndet (do inglês synthetic detergent), apropriada para pele seca.

O que evitar? Não escolha produtos com ingredientes como ácido salicílico, ácido glicólico ou álcool. Evite também sabonetes antissépticos e detergentes potentes, que removem mais intensamente o manto lipídico.

Depois de escolhido o sabonete ideal, use pouca quantidade. Não é necessário fazer muita espuma para limpar o rosto. Após a limpeza, a pele deve estar hidratada e macia. Se você sentir que ela ficou ressecada ou repuxando, troque de sabonete.

A água

Evite água quente ao lavar o rosto, pois ela remove o manto lipídico. Prefira água morna. E isso também vale para a água do banho.

A esponja

Esqueça, não use esponja nem bucha para lavar seu rosto. A fricção agravará o ressecamento e aumentará a sensibilidade da pele. Use somente suas mãos. Faça massagens suaves e circulares com os dedos.

O hidratante

Aplique hidratante facial com a pele ainda levemente úmida. Se necessário, reaplique mais algumas vezes ao dia. Pele ressecada requer hidratantes mais consistentes, como formulações em creme ou loção. Evite hidratantes em gel.

O demaquilante

Se você usa maquiagem durante o dia, é importante removê-la com demaquilante antes de usar sabonete. Procure demaquilante em creme ou loção. Espalhe sobre o rosto e remova-o delicadamente, com ajuda de algodão. Não esfregue exageradamente seu rosto.

A toalha

Prefira de algodão, e não esfregue a toalha no rosto ao se secar. Em vez disso, faça leve pressão com a toalha, encostando-a na pele. Ou então, dê batidinhas com ela em seu rosto. Deixe sua pele levemente úmida, isso facilita a absorção do creme hidratante, que deve se aplicado em seguida.

 

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

6 Comentários

  1. jaqueline

    -

    28/08/2013 às 9:23

    obrigado meu rosto esta ressecado obrigado pelo texto ajudou mt

  2. Paloma

    -

    14/08/2013 às 16:11

    Adorei as dicas. Minha pele está horrível :/

  3. naiana

    -

    22/04/2013 às 3:16

    amei…sempre cuidei do meu rosto,mais lendo seu texto vi que fazia tudo errado…por isso tantas vezes entrava em desespero e nao sabia o porque?!…obrigada,foi de grande ajuda…;)

  4. Claudia Accioly

    -

    06/04/2013 às 11:05

    ola, adorei o texto. Esclareceu muito minha duvida. minha pele esta extremamente ressecada a algum tempo e começou a ficar sensibilizada, descamando e cheia de linhas. queria muito ter a minha pele de volta. bonita, uniforme e com brilho natural. eu ia comprar o sabonete com acido glicólico mas agora já não vou mais. gostaria de saber onde encontro produtos com os ativos que você mencionou no texto acima. obrigada

  5. Ana Belacqua

    -

    03/07/2012 às 13:07

    O meu sabonete de rosto não possui nem os ingredientes maléficos ou os benéficos, e agora? ele possui dois outros ácidos, o esteárico e o láurico. E diz que tem 1/3 de creme firmador!
    Obrigada!!

  6. Ana Belacqua

    -

    03/07/2012 às 12:57

    Tem algum problema com demaquilante líquido?
    E quem tem o rosto com oleosidade tem algum cuidado a mais?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados