Blogs e Colunistas

24/02/2010

às 4:27 \ Tratamento

Rosácea e cuidados com a pele

pele-rosto-ilustracao

Eu tenho rosácea. Minha pele é muito clara, e quando passo protetor solar há uma vermelhidão discreta na face, que se agrava após as primeiras horas. Já utilizei diversos protetores, mas não consigo me adaptar. Pergunto: mesmo possuindo rosácea devo continuar usando protetor? Qual seria o ideal?
(Eliane)

A rosácea pode trazer ansiedade e afetar a auto-estima. Como se não bastasse o problema em si, a pele ainda costuma reagir a diversos cremes de cuidados com o rosto. Mesmo cremes destinados a peles sensíveis podem deixar a pele do portador ainda mais irritada. Pessoas com rosácea têm dificuldade para encontrar filtro solar, maquiagem e cosméticos que não causem ardor ou vermelhidão.

Mesmo assim a proteção solar é fundamental. Em primeiro lugar, para diminuir risco de câncer de pele e envelhecimento precoce. Quem tem rosácea geralmente tem pele clara e a predisposição a esses problemas não deve ser desprezada. Em segundo lugar, a exposição desprotegida ao sol, além de poder deflagrar uma crise, faz com que a rosácea se agrave cada vez mais.

Assim, além de fugir do sol usando chapéu e ficando à sombra sempre que possível, use protetor solar diariamente. O protetor ideal deve ser hipoalergênico, sem perfume e destinado a peles sensíveis. Na hora da compra, observe a composição. O protetor deve conter ingredientes chamados físicos ou inorgânicos, como dióxido de titânio e óxido de zinco. São os mais indicados para você. Procure também na composição ingredientes que previnem irritação. Alguns exemplos: silicone, dimeticone e ciclometicone. Também é interessante que o filtro contenha ingredientes antiinflamatórios, como bisabolol, aloe vera e vitamina E.

Aproveito sua pergunta para dar dicas sobre limpeza da pele do rosto e uso de maquiagem, questões delicadas para quem tem rosácea.

Prefira loções de limpeza para peles sensíveis. Existem vários produtos industrializados, e você pode encontrá-los facilmente em farmácias. Eles não contêm sabões ou detergentes, que ressecam e irritam ainda mais a pele sensível. Outra opção é usar um syndet, produto para limpeza da pele que também não contém detergentes agressivos. Não use adstringentes, esfoliantes ou tônicos faciais. Evite produtos que contenham fragrância em sua formulação. Evite também produtos com álcool ou hamamélis. Sei que é chato, mas você deve se habituar a ler rótulos.

Se você usa maquiagem, procure produtos fáceis de espalhar e de remover. Maquiagens à prova d´água são difíceis de limpar, e o ato de esfregar a pele e a necessidade de demaquilantes potentes aumentam o risco de irritações. Experimente usar, se necessário, um corretivo com tom esverdeado. O verde disfarça o avermelhado da pele. Passe o corretivo nos locais de vermelhidão e então uma base normal sobre toda a pele. Finalmente, procure maquiagem hipoalergênica, sem perfume e destinada a peles sensíveis.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

56 Comentários

  1. ana claudia

    -

    26/10/2012 às 18:39

    uma duvida que tenho a dermatologista que fui informou que tenho rosacea , mais passou um exame de sangue pra mim para comprovar , pelas pesquisas que faço percebir que não tem exame especifico para descubrir se tenho rosacia , e os meus sintomas todos endicam que tenho essa doença , pois preciso de um diagnostico para levar para empresa que trabalho por que lá é um lugar quente devido muita lampada , é uma loja que possui 90 lampadas e por isso estou tendo uma piora na minha pele , esse exame pode mostrar se tenho mesmo a rosacia o exame é , hemograma completo , pesquisa de LE , glicose de jejum , esses exames podem confirmar a doença rosacia , por favor me ajudem eu não sei o que fazer , estou peredida e não estou conseguindo mais trabalhar sinto muito ardor ? obrigada

  2. DECIO

    -

    07/09/2012 às 22:52

    Gostaria de informar que uso o creme ROUGEURS DIFFUSES- ele e excelente para que tem rosácea. sò que esta difícil de encontra-lo,todas as lojas pesquisada não possui o produto(indisponível).

  3. Ana

    -

    30/08/2012 às 15:11

    Oi fui diagnosticada com essa doença rosácea dia 28/08/12 que até então não sabia que existia, tá + ou – com 1 ano que estou com esse problema na face esquerda do meu rosto,passei por 4 dermatologistas e esse último foi quem me deu essa má e ao mesmo tempo boa notícia, porque descobri antes de minha situação piorar.estou lavando 3 x dia meu rosto com fisiogel cleanser(sabonete para limpeza facial) estou usando papuless gel 2x ao dia manhã e noite e usando um protetor solar capital soleil fps 50. acho que estou tendo resultados pelo menos até agora não tive pioras.tb estou evitando td q provoque a irritação.desejo a tds que passam por este mesmo problema uma boa recuperação e muita saúde.

  4. Luciana

    -

    27/08/2012 às 17:05

    Há muito tempo tenho rosácea. Fui diagnosticada com 9 anos de idade. Tenho 35 anos. Já me acostumei. Tenho a estima boa, até alta. Me acho bonita, mesmo vermelha. Mas quando queima eu não gosto. Então, já sei como lidar com ela:
    - sabonete neutro glicerina: é só para limpar a pele mesmo. Baratinho.
    - chá de camomila para tudo: faço compressa e tomo todos os dias da minha vida.
    - Filtro solar com cor da Adcos: Ótimo! Meio caro, mas dura e esconde a vermelhidão.
    - Controle emocional: mantenho sempre a calma. A agitação piora minha pele. então, sou zen.
    - Álcool, cigarro e sol: nem pensar. Fico vermelhaça!

    De resto, já comprei coisas caríssimas… para mim, nada funcionou.
    Hoje, gasto meu dinheiro com outras coisas.
    Não foco no meu rosto.

  5. Jailson Crisostomo Lima

    -

    26/08/2012 às 22:01

    Dra.Lucia Mandel, nos ultimos 3 anos alternadamente aparecem na minha testa e tambem proximo ao couro cabeludo, manchas vermelhas e depois de algumas horas ficam parecendo acnes e crescem como se fosse um furrunculo. Sempre quando aparecem uso o medicamento Minociclina 100mg por uns 15 dias com sucesso e todas as vezes que aparecem retomo ao tratamento com gel rozex, sabonete effaclar e protetor solar. Acontece que não estou encontrando nas redes de drogarias da cidade de São Paulo o antibiotico Minociclina 100mg e para meu desespero a minha dermatologista esta fora do pais participando de um congresso e assim não podendo me medicar na substitução do medicamento. Não estou nem mais conseguindo sair de casa, a minha testa estar horrivel e não sei mais o que fazer para tentar encontrar o medicamento que esta’ em falta na praça. O que a Dra. sugere na substituição desse medicamento. A minha dermatologista trata esta enfermidade como rosacea. Fico no aguardo se possivel, obrigado e boa noite.

  6. Andressa Faria Barbosa

    -

    19/08/2012 às 13:22

    Dra. semana passada fui em uma médica e ela me disse que tenho rosecea. Me recomendou Rozex, Therapsor e Photoprot. Só que li a bula e o Therapsor tem contra indicação a rosecea. Observei que em um dia de uso desses medicamentos, a vermelhidão teve uma piora. Como a Dra. acha que devo proceder? Eu acabei suspendendo o uso do medicamento, pois tenho medo de uma piora.

  7. Lilian

    -

    16/08/2012 às 21:24

    Ludinha, estou tomando o cloreto a quase 30 dias. Posso usar a mesma solução que estou tomando para lavar o rosto? Vc também tinha vasinhos?

  8. ludinha

    -

    03/08/2012 às 14:43

    Ola, tambem tenho Rosacea,depois de muitas consultas cremes e remedios via oral, decidi pesquisar e encontrei algo que foi um santo remedio, (CLORETO DE MAGNESIO)e um pozinho parece sal granulado, compra em farmacias de produto naturais os de farmacia comum nao sao confiaveis! e so dissolver um pacatinho de 33 grs em um litro de agua filtrada, Tem que ser guardado em recipiente de vidro escuro na geladeira.ai e so tomar um copinho desse de cafez

    inho de manha e a noite…tambem faço compressa com gazes umedecido com essa agua…. o resultado e impressionante… lavo o rosto duas vezes ao dia,e uso filtro solar recomendado pela minha dermo. ja uso a 2 meses e nao tenho mais nada… a pele ficou ate mais bonita… ah e baratinho.

  9. Glaucia

    -

    24/07/2012 às 23:10

    Oi, gente! Li o depoimento de todas e o que concluí é que essa tal de “Rosácea” atropela a auto-estima. Bom, eu também tenho isso, e passo os cremes e filtro solar indicado pelo médico dermatologista mas, antes de tudo, me esforço pra continuar gostando de mim. Os médicos e cremes, e as receitas caseira ajudam muito… mas a questão subjetiva ou emocional ajuda mais. Você é vermelha? Bom, tem gente que tem só um braço e outros nem podem nos ver, enquanto outros nem rosto têm. Então, minhas caras amigas, bola pra frente! Sem vergonha, sem auto piedade, sem medo de ser feliz. A vermelidão deve ficar só por fora pois por dentro de cada um de nós, tem um arco-iris de historias maravilhosas e conhecimentos fantasticos. Não tenha vergonha da sua doença. Voce não pediu pra ela aparecer. Levanta a cabeça, e se aceite pimentinha mesmo!! Todas nós somos bonitas. Lembrem disso, ok? Bjsssss

  10. Juliana

    -

    25/06/2012 às 22:41

    Olá! Tenho rosácea há mais de 5 anos (tenho 28) e tb sou estudante de medicina. Rosácea não tem cura, mas tem controle! O importante é identificar aquilo que desencadeia o surto para cada pessoa. Para alguns é alcool, para outros é açucar, e por aí vai!
    Experiência pessoal: Rosex já usei e ajudou bastante, mas o que me ofereceu melhor resultado foi Azelan 15%. Outra coisa que faz diferença é evitar produtos irritantes para lavar o rosto, como os que contém acido salicilico e substancias refrescantes, isso é veneno pra quem tem rosácea! É muito importante cuidar a composição dos cremes! Evitar qualquer tipo de ácido (com exceção do ácido azelaico contido no azelan que falei, não se sabe o motivo, mas ele tem efeitos beneficos sobre a rosacea comprovados em estudos), ou seja, fugir de ácido salicilico, glicolico e principalmente, do retinóico! Não passe nem perto de cremes com retinóides (derivados de vitamina A, geralmente presentes em cremes anti-rugas). Outra substância péssima pra quem tem rosácea é corticóide! O corticóide “afina” a pele e deixa os vasos, que já são proeminentes e reativos em quem tem rosácea, mais ativos ainda!
    O único tratamento que fiz, e faço anualmente, e que realmente surte efeito por agir na raiz do problema, os vasos sanguineos do rosto, sao os lasers! Já fiz muitas sessoes de luz intensa pulsada, com ótimos resultados. Recentemente descobri um laser chamado photoderm, que é específico para problemas vasculares. Esse com uma sessão já muda a vida! Quem tiver condicoes de fazer laser, recomendo, pois vale muito a pena, realmente controla o problema! Espero ter ajudado!

  11. MARIA

    -

    14/04/2012 às 14:14

    Olá, tb tenho acne rosacea e já testei vários protetores. Há 3 anos estou usando os produtos da Adcos – Linha Sense (protetor solar com base, sabonete, pó compacto com protetor solar) A Adcos possui uma linha de produtos específica para quem tem acne rosacea e tive ótimos resultados.

  12. vera lucia gomes

    -

    11/04/2012 às 19:16

    ola, tb tenho rosacea, agora passei em uma dermatologista , e a smesma me recomendou o seguinte, sabonete alta tolerancia effaclar comprei na drogaria sao paulo valor de $ 22,oo,estou usando a uma semana , tem dia que fica bem , comecei ausar um protetor sun max color sense fps 35 , a 2 dias, vamos ver , e amanha vou começar a usar um creme feito por manipulação , vamos ver se da certo , se os resultados forem bons, aviso vcs ,

  13. DEBORAH REIS

    -

    09/04/2012 às 14:42

    qdo uso rosex, minha pele fica mais vermelha, e escamando, já estou enlouquecendo com essa maldita rosacea q não acalma, pls quem souber de algo novo, me ajude….gta

  14. Erika

    -

    03/04/2012 às 23:11

    Olá, também tenho rosácea,e pelo que estudei não tem cura,e triste pois nossa alta estima quando ela esta atacada fica lá em baixo. Também já passei varios remédios e o que deu resultado, admirem foi um tratamento com homeopatia,porque o agravante da rosácea e o emocional.

  15. -

    26/03/2012 às 8:23

    Gostaria de compartilhar com todos o melhor filtro solar p quem tem rosácea. já gastei muito dinheiro trocando de filtro solar pq todos deixavam minha pele muito irritada, e por recomendação da minha dermatologista comprei o filtro solar loção mineral da avene para peles intolerantes. excelente, acalma minha pele. porém nao gosto da cor dele, entao uso por cima dele o filtro solar da mesma marca compacto, q tb é mineral. minha pele está bem acalmada graças a eles.

  16. Ana Rita

    -

    23/03/2012 às 14:55

    Olá!
    Sempre tive tendência a corar com muita facilidade, até porque sou tímida, mas há uns tempos para cá tenho vindo a descobrir umas manchas vermelhas na minha cara, pescoço e colo, que se agravam com o stress. Em Novembro do ano passado consultei um dermatologista que me diagnosticou rosácea de grau I, receitou-me um creme de tratamento chamado Akne-mycin (noite sim, noite não), um hidratante sensibio AR da Bioderma (todos os dias de manhã e noite sim noite não) e um protector solar da bioderma 50+ para usar todos os dias.
    Até agora não tenho sentido melhoras, será normal?
    Este problema sem dúvida que nos afecta socialmente pois se não nos sentimos bem connosco próprios como nos vamos sentir com os outros?!…

  17. ROBERTO

    -

    20/03/2012 às 13:35

    OLA,TAMBEM TENHO ROSACEA A ALGUNS ANOS USO MEDICAMENTOS RECEITADOS PELO DERMATOLOGISTA CREME A NOITE PRTETOR DURANTE O DIA E TOMO CITIRIZINE 20 MINUTOS ANTES DO BANHO TODOS OS DIAS, MELHORA UM POUCO, MAIS É COMO TODOS NÃO TENHO MUITO ÂNIMO PRINCIPALMENTE PARA SAIR DE CASA PARA PASSEAR POR EXEMPLO, POR FAVOR SE ALGUEM CONHECE ALGUM MEDICAMENTO ME AJUDE POR FAVOR, QUANDO ESTOU EM CRISE TOMO MEDICAMENTO INJETAVEL “DIPROSPAN” FICO BOM POR +/- 15 DIAS, MAIS MESMO ASSIM ACABO GASTANDO MUITO DINHEIRO COM REMEDIOS, ME AJUDE POR FAVOR.

  18. Patrícia

    -

    29/02/2012 às 14:14

    Uma coisa que acredito que seja importante, e que foi uma orientação médica, foi a seguinte dica: Nunca uso produto nenhum, em gel… Segundo minha Dermatologista, produtos em gel obstruem os poros, e pioram o quadro, principalmente filtros solares a base de gel!
    Beijos!

  19. Patrícia

    -

    29/02/2012 às 14:03

    Olá!
    Quando descobri que tinha rosácea, me sentia a mais azarada do mundo, pensava que poucas pessoas sofriam desse mal. Pesquisando sobre o assunto, vi que não é bem assim… e isso me trás conforto.
    Já passei por 3 dermatologistas. Fui diagnosticada com um quadro grave, cheguei a ter de fazer infiltrações no rosto, com um medicamento importado, chamado Kenalog.
    Essa doença já me trouxe vários problemas, principalmente de ordem social. A vergonha te impossibilita de realizar várias coisas.
    Mas também não é o fim do mundo. Acredito que, não basta somente procurar todas as formas de tratamento. O negócio também é desencanar, pensar que está fazendo o que pode, e que infelizmente, terá de conviver com isso (nas fases boas, ou nas fases de crise).
    Hoje, meu tratamento é muito semelhante ao de algumas pessoas aqui. Medicação via oral Limeciclina, filtro solar SunMax, Água Termal Àvene, e Rosex duas vezes por dia.
    Esses cuidados são o suficiente para me manter distante de uma crise, mas infelizmente, meu caso estacionou. Pele manchada, sempre vermelha.
    Boa sorte a todos!

  20. Paula

    -

    24/02/2012 às 10:42

    Estou desesperada, nem quero mais sair de casa com essa vermelhidão enorme no queixo. Uso Rosex e já tentei Betametazona, mas quando ataca, fala sério, não tem jeito mesmo, só maquiando. Obrigada pelas informações!

  21. Débora

    -

    15/02/2012 às 23:18

    Há pouco tempo fui diagnosticada com rosacea… Não tenho a pele tão branca como dizem que os portadores tem, mas fui premiada. A minha rosacea é só do lado direito do rosto bem na maçã assim… minha dermatologista me passou duas pomadas manipuladas uma para uso de dia e outro a noite, diminuiu o inchaço e um pouco da vermelhidão mas ainda vejo elas… tenho q usar esses produtos até dia 25 de março… alguem sabe me dizer se elas vão sumir, mesmo que por algum tempo?? Quanto ao protetor solar eu uso o Episol Sec fator 30, que a dermato me indicou…

  22. Maria de Fatima Pinto

    -

    21/01/2012 às 10:58

    Lúcia, sua explicação me ajudou muito! Até parece que vc me conhece! Sou assim tbém: pele muitíssimo sensível,sempre irritada, alérgica etcSó agora estou me sentindo mais segura e até conformada, depois de saber que não sou a única.
    Bjos

  23. fernanda

    -

    13/01/2012 às 15:12

    óla tenho rosácea tbm….
    oque causa isso ?
    eu sei oque fazer pra que melhore
    ja fiz varios tratamentos e nada adianta ?

  24. Aline

    -

    12/01/2012 às 21:24

    Ola! eu tenho rosacea a uns 3 anos, mas descobri a 1 ano e ate teve momentos em que achei que conseguiria a cura de tao linda que ficou minha pele, mas voltou tudo novamente, eu procuro me fortalecer a cada momento pensando positivo, mas realmente ter este doença nao é facil. Sao emoçoes monta russas que vivemos, felicidade imensa quando a pele fica boa e uma tristeza e vontade de fujir quando a pele piora. Eu faço laser, passo protetor sun max, rosex gel, agua termal avene.Tudo com ajuda financeira, pois é tudo muito caro. Um tempo estive bela, mas nao estou mais tao bela quanto. Preciso que me tirem uma duvida: Podemos tomar chas??? cha de camomila, cha de maçã… chas calmantes?!…

    Sei que nossa cruz nao é leve, mas vamos acreditar ate o fim, e pensar que a beleza esta dentro de nós, vamos ser diferentes, aproveitar e cultivar valores. Ja somos vitoriosos, pois estamos todos os dias enfrentando grandes batalhas e as mais dificeis, pois são contra nós mesmos!
    BJOS!!! E muita sorte e força para todos!

  25. Liz

    -

    03/12/2011 às 21:22

    Bom eu sou apenas mais uma,minha pele nunca foi muito linda sempre tive acne,mais depois que tive meu filho a 11 anos atraz a coisa começou a me encomodar,procurei dermatologista ela me passou o tratamento com a tetracilclina e outros cremes manipulados que não me lembro a composição,tratei foi ótimo pensei que estava livre pois nem o vermelhão e nem o ardor apareceram durante muito tempo,já fazem 6 anos e agora começou tudo de novo,procurei a dermato de novo no particular paguei pela consulta sem poder claro ” desespero “,ela receitou o maldito roacutam,na segunda caixa ela disse que seria só mais uma caixa pois ele seria só pra controlar a acne na rosacea,disse que eu tenho acne adulta,desculpa eu não falei minha idade tenho 30 anos eu terminei o remédio hoje dando graças a Deus pois a queimação de anos atraz voltou com tudo e esse roacutam que é forte pra burro estourou toda minha boca e que é caro diga se de passagem não fez efeito nenhum pois mesmo durante o tratamento continuou saindo acnes gigantes e o ardor e a vermelhão está pior do que antes do tratamento. Eu não sou nem um exemplo para como se deve tratar mais posso afirmar, se você realmente tiver nossa amiga rosacea pense bem antes de entrar em um tratamento com o roacutam pois eu achei um sofrimento grande para pouco resultado em caso de rosacea claro para acne ele deve realmente ser bom. Vou tentar fazer tratamento com a tetracilclina novamente e se a médica concordar depois passo aqui para contar se obtive algum resultado bom já que perfeito minha pele nunca vai ser enquanto não acharem a cura para essa coisa. Olha ela pode não ser uma doença que mata mais deminui bastante a vontade de levantar a cabeça eu sou bem humorada tiro barato de mim mesma mais…..tem hora que cansa. bjinhos

  26. elianaazevedo

    -

    25/11/2011 às 16:04

    tenho a pele vermelho posso usar pomada asepxia

  27. maria cecilia

    -

    25/10/2011 às 13:42

    tenho rosacia;q gostaria de saber quando fazo …. academia eu fico muito vermelha,o que eu faso!!! obrigado

  28. Ana Caroline Miranda

    -

    16/10/2011 às 23:38

    Olá!! Nossa, muita gente com o mesmo problema heim! Tenho rosácea a 4 anos. Surgiu como uma pequena mancha e aos poucos foi aumentando. Percorri por seis dermatologistas, todos incompetentes! O meu sétimo dermatologista de cara detectou que era rosácea e estou tratando com ele a um ano. Também já tomei alguns remédios: o primeiro foi minociclina, melhorou um monte a pele, mas parando de tomar, tudo voltou como antes; passei alguns cremes também, porém nenhum surtiu resultado; no momentoestou tomando um dos remédios poderosos dos dermatologistas…o roacutan! Muiiito bom, estou na minha 4 semana de tratamento…a pele deu uma secada, estão formando cascas por cima da rosácea e aparentemente, quando as cascas vão caindo a pele vai clareando!! Eu só ainda não descobri como maquiar minha pele sem causar tanta irritação!! É horrível!!

  29. Paulo Sergio

    -

    09/10/2011 às 11:16

    Ola pessoal, tenho rosacea a 2 anos e ja busquei varios tratamentos, e consegui encontrar um medicamento que resolveu, a pomada ASEPXIA COM COR DE PELE,foi a solucao qdo comeca a inflamar a pele, e so passar que cura rapidinho. boa sorte amigos.

  30. eliane

    -

    02/10/2011 às 20:05

    ola eu tbm tenho essa tal d rosacea q p mim ta sendo um mundo se acabando ja usei varios remedio q a minha dermatologista ja pasou e ate agora so sumiu as bolhas d puz q tinha ++++ o vemelhão ainda ta e eu nao sei mas o q fazer com isso toda vez e um remedio diferente q ela passa, eu vou nels todos os sabados e todos os sabados e um remedio diferente q eu ja nao estou aguentando ++++ gasta tanto dinheiro e nao t resultado ate agora quaze nada, meu DEUS p favor se alguem soube d um remedio q ilimine isso d vez m diz p q eu ja nao aguento mas xau e boa sorte p todos nós

  31. renata

    -

    24/09/2011 às 23:27

    ola!sofro muito com a rosacea ela me atinge desde a minha adolescencia , ja usei metronidazol e dirogenta o primeiro nao me deu muito resultado e o otro no comeco surgiu uma melhora mas logo depois foi voltando tudo de novo.gostaria de saber se tem algum otro medicamento que amenize a minha situacao

  32. Isolete

    -

    16/09/2011 às 10:44

    Olá!Convivo com a rosácea desde a adolescencia,um tormento.Usei o Rougeurs Difuses,loção e creme,por 2 anos e melhorou muito.Para meu desespero o laboratório não fabrica mais o produto.Não estou conseguindo achar um substituto.Magda qual você está usando?

  33. Tatiane

    -

    30/08/2011 às 18:31

    Eu sofro de rosácea a vários anos e não sabia o que era. Após consultar a dermatologista (que me passou um creme medicado – não lembro o componente), sigo suas dicas para evitar a piora: evitar cafeina, calor, álcool, alimentos apimentados ou temperos fortes e sol. Tem ajudado a controlar.

  34. claudia

    -

    14/07/2011 às 9:49

    olá,tenho rocacea a 10 meses,sofro muito,pois a principio procurei pronto socorro,diagnosticaram como herpes ossea,sofri até preconceitos,queria saber de como tratar rosacea,ja que não consigo consulta imediata,tratei como herpes 10 meses,hoje uma medica endocrinologista me disse,procure dermatoligista,é rosacea isso,mas so consegui vaga para 1 de setembro…por favor me ajude…ja gastei mto e não teria disponivel no momento 250,00 só para consulta pois no convenio nao swe tem vaga…so se for particular ..acreditam nisso?…obrigado.aguardo resposta.

  35. lili

    -

    10/07/2011 às 22:40

    não sei se é rosacea que tenho.Apareceu uma vermelhidão no meu pescoço só que coça muito,será que a rosacea coça::::::

  36. Turquezza

    -

    29/06/2011 às 23:54

    Um martírio essa tal de Rosácea. Moro na praia e pegar sol é diário. Vivo testando Filtros e Make (que uso bem pouco). Faço tratamento com Dermatologista, não tem cura, só suavisa. Tem época de fica quase imperceptível, mas outras ….. vermelhidão e manchas pelo nariz, queixo, lábios ……… Já convivo com isso uns 20 anos. Todo cuidado é pouco!
    Ninguém merece !!!!!!!

  37. Adriano

    -

    18/06/2011 às 20:52

    Olá Pessoal
    Vou compartilhar uma coisa que pode servir para vocês. Tenho uma vermelhidão concentrada no nariz e como isso incomoda. Bom, cancei de passar produtos sem ter resultado e resolvi testar as coisas que como. Como tomava café com leite todos os dias resolvi substituí-lo por Chá. E após testar vários tipos de chá, o de Camomila apresentou um excelente resultado na amenização da vermelhidão. Eu faço assim: Tomo um chá pela manhã, um à tarde e um antes de dormir. Às vezes eu pego o chache do Chá e antes de jogá-lo fora eu também passo o líquido pela pele. Não resolve a situação mas a vermelhidão fica num nível aceitável e o que é melhor: sem remédios.

    Outra coisa: Não espere resultado da noite para o dia, faça por pelo menos uma semana para analisar o resultado.

    Mais uma dica: A maça também me ajuda, tento comer todo dia. Faça este teste também.

  38. valeria

    -

    14/06/2011 às 20:09

    por favor, gostaria de saber se rosácea tem cura… Eu faço uso de dexametasona
    para tratar um problema na pele do rosto, isso pode aumentar ou diminuir a minha rosácea? aguardo respostas

  39. Bel almeida

    -

    12/06/2011 às 10:56

    Li os comentarios e resolvi testar o uso do polvilho granado, tenho rosacea a muitos anos. Qual nao foi a minha surpresa “a maior crise de rosacea “. Licao cuidado com tratamentos magicos.

  40. Rachel

    -

    10/06/2011 às 11:45

    Tenho rosácea há cerca de 2 anos. Ainda não consegui descobrir o que causa as crises. Percebi que sempre que faço limpeza de pele a rosácea dá uma acalmada. Quando uso hidratante todos os dias (às vezes esqueço de passar) também melhora bastante. No momento estou usando o ácido azelaico, intercalado com o Rozex, mas ainda não tem 1 mês que uso, então não posso dizer se houve melhora. Minha médica prescreveu ainda o creme Calmance da ROC, para quando a pele estiver muito irritada. Uso sabonete para pele sensíveis e protetor solar sempre que saio de casa. A água termal tb ajuda bastante, como compressas de chá de camomila gelado. Não uso tônicos, mas uso demaquilantes feitos a base de solução micelar. Uso esfoliante uma vez por semana, prescrito pela dermatologista, pois tenho a pele muito oleosa, mas não percebi se ele causa alguma melhora ou piora. Essa história do talco, polvilho… É sério?

  41. Xênia Neto

    -

    10/06/2011 às 1:48

    Oi gente,
    Minha experiência com a rosácea começou em 2008,quando meu rosto ficava muito vermelho e quente ate que procurei uma dermatologista que a principio que passou a loção rosada.Porem nao obtive sucesso com essa loção,minha pele ficava ressecada e dava um aspecto de trincada e os poros muito abertos eu nao podia passar nenhum tipo de maquiagem.Foi passado tambem o uso de protetor solar,eu usava o episol fator 30 e meu rosto piorava mais ainda,ficava muitoo vermelho mesmo ate que partimos para o uso de medicamentos mais caros,porem eficazes. Estou usando o effaclar M da Laroche-posay,protetor desse mesmo laboratorio fator 60,sabonete anti ressecamento tbm desse mesmo laboratorio e pra minha pele foi excelente,os poros diminuiram,a vermelhidao nao acabou totalmente mais fica bem de levinho e nao existem erupiçoes ah,e enme fica quente.É muito complicado e caro o tratamento mas tem que ser feito!

  42. Sabrina

    -

    29/05/2011 às 11:50

    Olá, Gostaria de deixar um depoimento sobre a rosácea e de minha experiência própria no tratamento desse tipo de doença. Há mais ou menos 6 meses tive uma crise forte de rosácea, que acredito estar muito vinculada a questões psicólogicas, pois estava enfrentando uma situação muito adversa. Um amigo que também tinha a doença me disse para passar polvilho antiséptico pelo menos 2 x por dia nas crises mais intensas. Comprei o polvilho e passava durante o dia e a noite. Havia feito vários tratamentos com antibióticos, pomadas, azelan, tanto de aplicação local, quanto de ingestão e nada havia funcionado. Com a aplicação do polvilho em 1 semana a rosácea diminuiu consideravelmente e após isso completamente secou. Agora quando percebo que minha pele esta vermelha passo o polvilho antes de dormir. Gostaria de compartilhar essa dica caseira com todas as mulheres que sofrem desse problema, porque comigo funcionou e sei como é difícil conviver com algo que abale sua auto-estima e confiança.

  43. Gabi

    -

    09/05/2011 às 14:36

    Tenho rosácea, e uso protetor o nome dele é Adcos.. A minha medica que me recomendou, ele é caro, mas é otimo

  44. Jaqueline

    -

    24/03/2011 às 17:52

    descobri que tenho rosácea a 2 meses, ja testamos vários medicamentos mas minha pele está horrível, tem dia que meu rosto fica deformado, alguém conhece algum tratamento alternativo..tenho 45 anos e me considero uma mulher bonita, mas desde que descobri que tinha rosácea, minha alto estima caiu muito, pois a pele do rosto nunca mais foi a mesma.

  45. Patrícia

    -

    13/02/2011 às 18:31

    Discobri que também tenho rosacea a alguns meses, um dos desencadeantes do vermelhidão seria a intolerancia a lactose. Mas, mesmo com dieta elas continuam aí. Tratei já com Therasona, com antibioticos Tetraciclina e Minociclina que é a melhor, mas não consegui mais comprar na cidade. Diariamente uso o Rosex e filtro solar SUN MAX 30.E estou furiosa, pois mesmo tendo todos os cuidados possiveis elas não diminuem.

  46. marta

    -

    10/02/2011 às 18:20

    Tenho rosacea desde 2008 fiz tratamento com antibioticos , filtros solares, cremes e etc…
    hoje uso so o protetor da Sun Max fator 60
    Estou sempre a procura de informaçoes sobre a cura da enfermidade
    Se descobrir algo revelarei a todos vcs.com muita satisfaçao

  47. Margarete Galvão

    -

    05/02/2011 às 23:21

    Tenho rosácea e fiz uma descoberta surpreendente. Em vez de tomar antibiótico e passar aquele monte de cremes, comecei a usar o Talco Granado (Polvilho Antisséptico Granado), que é indicado para brotoejas, chulé, etc. Estou passando no rosto, em pequenas quantidades, e milagre: sumiram todos os sinais da rosácea. Esse talco é super antigo, barato, e encontrado tanto em supermercados como em farmácias. Vale a pena tentar. Coloco um pouco na palma da mão e com o dedo vou passando nas partes lesionadas do rosto. Estou encantada com o resultado. De um dia para o outro noto uma grande diferença.

  48. Marcia

    -

    26/01/2011 às 16:33

    Fiz um tratamento para rosacea em Brasilia e o protetor indicado e o da avene 50 emulsao. e para acalmar a pele por agua termal da avene. Voce com certeza ira se surpreender

  49. Matilde Hegner

    -

    03/01/2011 às 22:06

    O fato de conviver com a rosácea é novo para mim.Há 1 tive o primeiro sintoma e dai em diante é tudo igual ao que tenho lido nos demais relatos.
    Cara colega de rosácea: Fernanda Maria,minha dúvida é a mesma tua.
    Enfim:Rosácea tem ou não cura?
    Grata pela atenção.

  50. Fernanda Maria

    -

    27/12/2010 às 0:10

    Tenho rosácea à muito tempo e não conseguia descobrir um tratamento, gostaria de saber se o tratamento que eu faço vai me trazer é eficaz? Fiquei por 3 meses tomando de dia e de noite o Tetraciclina 500g, depois por mais um mês fiquei alternando e ao mesmo tempo pela manhã eu passo no rosto o metronidazol junto com o filtro solar fator 30 da “Episol sec” e à noite passo Clindoxil gel. Percebi uma melhora mais a minha duvida é se eu vou precisar fazer isso a vida inteira? Fico no aguardo e obrigada.

  51. Paulo Teixeira

    -

    22/12/2010 às 23:32

    Há uns 2 anos que apresento os sintomas de rosácea. Inicialmente usava pomadas e cremes com corticóides que melhoraram no princípio e depois, num efeito rebote, voltou pior.
    Fui a uma dermatologista que me prescreveu Tetralysal que tomei por 2 meses e melhorou, mas quando parei, voltou tudo.
    Como é um antibiótico fiquei com receio de tomar por tanto tempo.
    Pergunto: há problema tomar por tantos meses? Há outro tratamento mais eficaz que antibióticos, como laser ou outros?

  52. geralda

    -

    20/07/2010 às 12:30

    ola!tem pouco tempo que descobri que tenho rosacea estou desesperada muito deprimida , pra mim foi a pior coisa que aconteceu , agora ja estou fazendo tratamento , parece que quando começa o tratamento piora a pele, tambem estou fazendo uma mascara com argila so coloco nao esfrego ela e fria e melhora bastante

  53. magda

    -

    24/04/2010 às 18:39

    Para informação hoje ja existe tratamento especifico para Rosácea este produto se chama:
    Rougeurs Diffuses Creme e Loção de limpeza sem perfume, do Laboratorio Bioscreen da
    França emparceria com o Labortorio Neolatina do Brasil em todas asregiões do Brasil.

    Site: www,neolatinafarma.com.br

  54. Carla

    -

    12/03/2010 às 17:01

    Olá!
    Eu tenho usado, com sucesso, o limpador Calmance da RoC e produtos específicos da Avène.
    Encontrei também um website muito interessante a respeito do tema ( em inglês ) que vale a pena ser visitado: http://www.rosacea.org

  55. Renata

    -

    11/03/2010 às 22:39

    Oi Lucia, muito bom seu artigo. Eu tenho rosácea e a leitura de rotulos é uma rotina pra mim. Eu só queria dar uma sugestão de um tipo de produto que funciona muito bem para limpar a pele com rosácea: as soluções micelares. A minha pele melhorou muito depois que eu parei de lavar e passeia usar apenas a solução micelar da Bioderma.

  56. Fernanda

    -

    27/02/2010 às 18:30

    Oi, gostaria de saber se eu tomar sol, com pele que tenha rosacea irá tapar o vermelho um pouco.
    Em horários corretos, ou nunca poderei tomar sol, nem artificial, aguardo resposta.

    Att, Fernanda.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados