Blogs e Colunistas

09/03/2010

às 18:09 \ Tratamento

Qual o melhor tratamento para mancha senil?


Qual o tratamento para as manchas senis que, segundo os dermatologistas, são provocadas pelo sol e que aparecem com a idade
?
(José)

José, manchas senis são manchas escurecidas que aparecem com a idade nas áreas de pele que ficam descobertas, como rosto, mãos, braços e colo. Essas áreas, dia após dia, são expostas aos raios solares. Os efeitos nocivos do sol se acumulam durante a vida. Com o tempo, o sol envelhece e mancha a pele.

O melhor modo de não ter manchas senis é se prevenir. Não se expor ao sol forte e usar filtro solar diariamente. Evitando o acúmulo de radiação solar as manchas podem nem aparecer.

No seu caso as manchas já apareceram, não é mesmo? Então aí vão opções de tratamento:

1. Laser e luz pulsada. São dois tratamentos parecidos e com resultados excelentes. A luz do laser ou do aparelho de luz pulsada atinge o pigmento escuro da mancha e o aquece de tal maneira que ele é destruído. Formam-se casquinhas e, depois de uma semana, a mancha suaviza ou desaparece. Nem sempre uma sessão elimina todas as manchas. Na maioria dos casos uma mesma pessoa se submete a quatro sessões, sendo uma ao mês. O tratamento pode ser feito em qualquer ponto da pele, como rosto, pescoço, colo, mãos ou braços. Quanto mais clara a pele e mais escuras as manchas, melhor o resultado. O tratamento com luz ainda é capaz de eliminar vasinhos dilatados, que também aparecem na pele como efeito da exposição desprotegida ao sol. Uma vantagem desse tratamento é que a pele não manchada não é agredida. Assim, surgem casquinhas apenas sobre as manchas, e a recuperação da pele é rápida.

2. Peeling químico. Para remover manchas senis, o peeling precisa ser de média ou de grande profundidade. Um bom peeling de média profundidade é o de ácido tricloroacético, ou ATA. Ele não deve ser realizado em pessoas de pele escura, sob risco de aparecerem novas manchas. E pode ser repetido, se necessário, a cada mês. A melhora é grande com apenas uma sessão de peeling. A desvantagem é que o peeling não age seletivamente nas manchas. Ele agride toda a pele onde é aplicado. Assim, a descamação é intensa e o incômodo após a sessão é maior.

Além de escolher um bom tratamento, use um creme despigmentante em casa. Ele ajuda a clarear e a evitar que as manchas voltem. Mas dificilmente um creme de uso domiciliar usado isoladamente consegue clarear manchas senis.

Depois de completado o tratamento (qualquer um deles) é importante evitar tomar sol sem proteção. Caso contrário, as manchas voltarão.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

37 Comentários

  1. Sheena

    -

    24/01/2013 às 17:21

    Uma vizinha minha usou pomada ginecológica nas manchas senis e elas desapareceram totalmente.

  2. karmem

    -

    03/11/2012 às 14:28

    muito bom o esclarecimento, tenho 50 anos e a aparência de minhas mãos muito me incomodam. Pensei que não tivesse mais solução. Obrigado

  3. Rodrigo Neves

    -

    02/11/2012 às 14:21

    Para eliminação das manchas senis recomendo o da Fundação Cimas em São Lourenço MG é taõ espetacular que me candidatei a uma vaga como auxiliar na aplicação, pois vi resultados que me impressioanaram e quero ver se aprendo.

  4. alessandra

    -

    07/08/2012 às 18:56

    tenho 27 anos e tenhos muitas manchas na minha mao,qual o melhor tratamento?tenho a pele muito clara!obrigada

  5. Esli

    -

    06/08/2012 às 11:05

    Depois de uns dias elas somem, e meu braço volta ao normal.

  6. Esli

    -

    06/08/2012 às 11:03

    Já estou com 60 anos e agora começaram a aparecer manchas escuras no meu braço (parece queimadura ou sangue pisado), mais aparecem quando eu esbarro o braço em algum lugar aspero (tipo parede de casa)uns dias a mancha some. Gostaria de saber o que é isso?

  7. cleide

    -

    01/08/2012 às 19:49

    tenho 2 pintinhas escuras na mao direita e qria saber mais ou menos qto custa o laser ou outro metodo q acaba com ela obrigada

  8. Ana Maria

    -

    23/06/2012 às 20:55

    Tratamento com laser resolve. Ja fiz, mas apos um periodo volta…
    É normal ?

  9. josé Agostiho Bíé

    -

    04/05/2012 às 18:26

    querida, me ajude por favor, pois tenho estas pintas escura nos braços e eu estou morrendo de vergonha,quando chego perto das pessoas,me diz se tem algum creme nas famácia que elimene esta pintas, pois fui até a farmacia e o farmaceutico disse que avia uma que custava noventa reais devo ou não comprar, beijos, aguardo sua resposta

  10. Isolde da Silva

    -

    29/04/2012 às 1:02

    tenho minhas mão toda manchadas com pintas escuras, já uso creme ácido próprio para isso, mas demora muito fazer efeitos. Tenho vergonha de expor minhas mãos por causa das manchas. Gostaria de saber se existe outro tratamento caseiro mais forte, se existe, me dá a receita obrigada.não tenho condiçoes de fazer a leizer.

  11. margareth lopes

    -

    02/02/2012 às 16:50

    boa tarde. tenho braço e antebraço extremamente manchado com pintas e umas manchas maiores amarronzadas em virtude do sol tomado na adolescencia. gostaria de um tratamento eficaz, entretanto mais barato que o laser. obrigada

  12. dulcimar sanches

    -

    28/01/2012 às 15:53

    tenho 48 anos e tenho mãos braços e pernas cheioas de manchas senis, cotmo se não bastace tenho manchas brancas tambem, tipo sardas branca…tenho vergonha de mostrar mesmo no verão só uso blusa e calça…..gostaria de saber se o tratamento é muito caro…

  13. lindaura guidolini

    -

    14/01/2012 às 11:08

    quero saber onde vou encontrar a resposta às perguntas feitas,pois a da marley e a mesma que procuro.Se nao obtiver-mos uma resposta ás nossas perguntas…………….de que nos auxiliam.

  14. marley

    -

    03/12/2011 às 22:15

    tenho minhas mão toda manchadas com pintas escuras, já uso creme ácido próprio para isso, mas demora muito fazer efeitos. Tenho vergonha de expor minhas mãos por causa das manchas. Gostaria de saber se existe outro tratamento caseiro mais forte, se existe, me dá a receita obrigada.

  15. Deni Carlos

    -

    20/09/2011 às 13:20

    Existe um tratamento para estas manchas na Fundação Cimas em São Lourenço. Eliminação total das manchas com uma única aplicação de produtos naturais.

  16. lucila

    -

    14/09/2011 às 19:50

    MARQUEI UM PEELING COMBINADO, PORQUE ESTOU COM AS MÃOS ENVELHECIDAS E COM MANCHAS SENÍS, POIS TENHO 50 ANOS, MAS ESTOU EM DÚVIDA SE FAÇO O PEELING OU O LAZER, POR FAVOR ME DÊEM UMA DICA, POIS NÃO É BARATO, PORÍSSO PRECISO TOMAR A MELHOR DECISÃO AGRADECIDA LÙ

  17. irma viginotti

    -

    13/09/2011 às 7:10

    ola ..tudo bem???me chamo Irma tenho 55 anos e a pele de minhas mãos está com muitas manchas, gostaria d adquir um tratamento com creme apropriado onde e como encontrar??Um abraço e muito obrigada!! Resido em Ourinhos SP.

  18. Erika

    -

    06/09/2011 às 0:21

    Bom , tenho 15 anos e a 2 anos atráz , tive uma serie de picadas de pernilongo, eu coçava e ficavam as manchas, hoje, tenho muitas muitas , muitas marcas pelas minhas pernas…! Gostaria de saber , se esse tratamento a laser, serve para esse problema? pela minha idade,posso estar fazendo? quanto custa ? a dois anos, nao visto , um short, uma saia ou um vestido , nao vou a praia , por vergonha , enfim a dois anos eu nao mostro minhas pernas!
    espero que possam me ajudar, pois as vezes me revolto com esse Fato.Obrigado

  19. flor

    -

    31/08/2011 às 13:02

    Por favor, gostaria de saber quanto custa cada sessão de peelling para retirar mancha senil.

    Obrigada.

  20. Édina

    -

    30/08/2011 às 14:10

    Dra.Lucia adorei seu comentário sobre manchas senis. Será q vc poderia me enviar um tratamento para cloasma.Obrigada

  21. Pupi

    -

    24/08/2011 às 15:49

    ah..AIRAN, ñao fica exibida ñao…encare isso como um bem estar pra vc mesma, prq na verdade as pessoas ñao dao importancia pra isso….com certeza vc vai ter a oportunidade de se tratar…bjs!!

  22. Pupi

    -

    24/08/2011 às 15:46

    Oi pessoal, tenho 44 nos e sairam algumas manchas senis em minha mao,..eu fiz uma sessao de laser há duas semanas e já estou vendo um bom resultado…acredito que necessito de mais uma aplicacao…eu moro no méxico, e aqui eu paguei 300,00 reais (em torno de 2000,00 pesos) pela consulta e pela aplicacao, e mais uma aplicacao de nitrogenio para tirar uma pequena verruga…fiquei surpreendida porque o médico fez tudo na mesma hora….mas alerto que isso tem que ser feito com um bom dermatologista, tudo certinho…há varias clínicas de estéticas que querem cobrar caro pelo tratamento e ainda querem te encher de outros tratamentos que vc ñao precisa…ok? bjs!!!

  23. Airam Aneleh

    -

    27/05/2011 às 18:03

    As vezes,quase sempre fico inibida quando olham minhas mãos manchadas!
    Se eu pudesse faria um tratamento para melhorar o aspecto das mesmas,
    mas acho que ficaria muito caro,e ainda não me aposentei,sendo assim tenho dificuldade em trata-las.se vcs puderem me enviar uma receita ficarei muito AGRADECIDA. A braços e muito obrigada pela atenção!aguardo reesposta por email.

  24. Paulo Ongadas

    -

    02/05/2011 às 17:14

    As manchas senis tem origem hereditária pois mesmo não tomando sol muitas pessoas têm. e até em partes do corpo que não tomam sol, em contrapartida pessoas que tomam sol a vida toda por vezes não apresentam manchas senís nunca. O melhor tratamento eu fiz foi com aplicação de nitrogenio….uma vez só e nunca mais.

  25. ilza

    -

    19/03/2011 às 19:55

    esse tramento com luz pulsada, quanto custa esse tratamento e onde se encontra esse3 tipo de tramento

  26. maria

    -

    14/03/2011 às 0:16

    oi doutora tenho 28 anos e a minha duvida é de uma mancha de nascença que cobre meu pé dirito todo ela é marron. sempre tive vergonha de por roupa curta, o que faço para melhorar? me ajude por favor

  27. Egon Juver

    -

    22/02/2011 às 12:08

    1 – Localização do(s) problema(s): SOMENTE nos antebraços.
    2 – Manchas de marrom a vermelho escuro que vão clareando para uma especie de rosa e desaparecendo, não sem deixar uma leve mancha branca. Pequenas ou maiores , estas com até 3 centimetros de extensão. Aparecem espontanea e aleatoreamente.
    2 – Facilidade extrema de “machucados”; o simples fato de apenas “raspar” o antebraço num trinco de porta, no espaldar de uma cadeira, ou um descuido com a pata do meu cachorro, uma “coçada” mais forte com as próprias unhas, etc… Estes machucados demoram menos a sumir, mas também deixando manchas.
    3 – Sou “branquelo” e por isso mesmo não adepto a praia, mas sempre andei no sol (feira, deslocamentos quaisquer…)
    4 – Sou diabético (tipo 2) e tenho uma polineurite severa.
    5 – È muito feio andar com estes braços desse jeito… sinto vergonha…
    6 – HELP!

  28. Duda

    -

    07/09/2010 às 15:33

    Gostaria de saber se esses clariadores que compramos na drogaria ou manipulados tiram manchas seniu obrigada

  29. LUZIA COSTA

    -

    12/05/2010 às 18:42

    ESTOU C 53 ANOS, QDO JOVEM TOMEI MUITO SOL, O RESULTADO AGORA TENHO MANCHAS ESCURAS E BRANCAS NOS BRAÇOS. jA FIZ TRATMENTO COM REMEDIOS PASSADOS POR DERMATOLOGISTA, NAS BRANCAS APLICAÇOES A LAZER E ND RESOLVEU.GOSTARIA DE UM TRATMENTO EFICIENTE E NÃO TÃO CARO, POIS AGORA JA N TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRAS T BOA E CONVENIO É UM PROBLEMA LIBERAR. MEUS BRAÇOS ESTÃO HORRIVEL E SINTO VERGONHA..

  30. Rose

    -

    13/04/2010 às 14:55

    Manchas tipo sangue pisado nos braços, que aparecem sem trauma algum, tem algum tipo de tratamento reparatorio ?Varios médicos consultados ja deram “nomes ” diferentes “, e nenhum tratamento efetivo. Consegui pequena melhora com uso tópico de óleo de copaiba,por indicação popular, mas as manchas reaparecem frequentemente.Att Roseli

  31. Lucia Mandel

    -

    06/04/2010 às 0:07

    Roger, usar protetor solar nas mãos e braços enquanto dirige é uma excelente dica. O vidro do carro não bloqueia os raios ultravioleta tipo A, responsáveis por causar manchas senis na pele. Assim, dirigir num dia ensolarado envelhece a pele de mãos e braços.

    Além de usar filtro, outra sugestão é dirigir usando luvas feitas com tecidos especialmente projetados para bloquear a radiação solar.

  32. dalia

    -

    29/03/2010 às 18:00

    oi Vivian
    eu tb apliquei botox nos pés de galinha e ficou horrível.
    aí em 6 meses o botox desapareceu e tudo voltou ao normal.
    o botox não é definitivo, feliz ou infelizmente.

  33. vivian

    -

    25/03/2010 às 18:06

    Oi!
    Se alguém não gostar do resultado da aplicação de botox, preenchimento de lábios, bochecha, etc., é possível reverter o procedimento ou seja retirar o botox? Por exemplo: A atriz Meg Ryan ficou muito feia, ela poderia voltar ao normal?

  34. joel

    -

    11/03/2010 às 13:47

    dra, tenho as mãos muito manchadas , será que nesse caso o peeling resolve melhor do que o laser?

  35. Roger

    -

    10/03/2010 às 20:37

    Tenho 67 anos. O dorso de minhas mãos era completamente manchado.
    Acho que é porque dirijo muito o carro.
    Apliquei laser e as manchas praticamente desapareceram.
    As mãos ficaram uns 20 anos mais jovens!
    Agora só dirijo com bloqueador solar nas mãos e braços.

  36. joel

    -

    10/03/2010 às 19:47

    dra, tenho muitas manchas na mão, será que nesse caso o melhor é peeling?

  37. Marlene Petrini

    -

    10/03/2010 às 9:54

    Tenho 57 anos e manchas escuras no pé e perna esquerda epintinhas brancas e marrom claro nos braços.
    Tenho diariamente coceiras nos braços onde essas manchinhas brancas vão aumentando de quantidade!
    Que fazer? Me ajude por favor. Estou muito preocupada!!!
    Desde já a agradeço.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados