Blogs e Colunistas

28/07/2009

às 7:38 \ Tratamento

O que fazer em caso de queimadura de pele?

pefogo

Quero propor um teste rápido para avaliar seu conhecimento sobre primeiros socorros para queimaduras. Depois de conferir as respostas, leia o texto que preparei sobre o assunto. Quanto mais você souber, mais chances terá de fazer o procedimento correto se precisar ajudar alguém que se queimou.

1-O que é melhor fazer ao queimar levemente o braço no forno?
a) Passar manteiga
b) Passar clara de ovo
c) Resfriar a área de queimadura com gelo
d) Deixar o local queimado sob água corrente da torneira
e) Lavar a área queimada com água e sabonete, e depois fazer um curativo com vaselina e gaze

2-Quando a queimadura é com água fervente, forte o suficiente para aparecerem bolhas na pele machucada, o que fazer?
a) Passar manteiga
b) Passar clara de ovo
c) Resfriar a área de queimadura com gelo
d) Deixar o local queimado sob água corrente da torneira
e) Lavar a área queimada com água e sabonete, e depois fazer um curativo com vaselina e gaze

3-Se aparecer uma bolha na pele queimada, ela deve ser estourada?
a) Sim
b) Não

4. Qual o telefone do Corpo de Bombeiros?
a) 190
b) 911
c) 193
d) 102
e) 103

Respostas: 1 – d; 2 - d; 3 - b; 4 – c

Queimadura de primeiro grau

As queimaduras por calor são classificadas de acordo com sua profundidade. Se atingir apenas a camada mais superficial da pele, ela é classificada como de primeiro grau. A pele fica avermelhada e dói, mas não se formam bolhas. A maior parte das queimaduras de primeiro grau são leves e acabam sarando sozinhas.  O tratamento consiste em aliviar os sintomas de dor e esperar o tempo passar. Em uma queimadura desse tipo, a primeira medida a tomar é deixar a área afetada sob água fria e corrente da torneira. Isso diminui a temperatura da pele e interrompe o processo de queimadura. Não coloque gelo e nem recorra a medidas caseiras como pasta de dente, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha.

 

Depois disso, se a extensão da queimadura não for muito grande, você pode usar cremes à base de cortisona, que diminuem a inflamação local. Loções hidratantes que contenham ativos calmantes também ajudam a melhorar os sintomas, e podem ser usadas durante a fase de recuperação. Se a extensão da queimadura for grande, procure ajuda médica. Não exponha sua pele ao sol até que ela se recupere e use um filtro solar com FPS alto todos os dias.

Queimadura de segundo grau

Se a lesão for um pouco mais profunda, a queimadura é classificada como de segundo grau. A área afetada incha, dói e fica vermelha. A pele se desprende ou formam-se bolhas.

Aqui também a primeira medida a tomar é deixar a área afetada sob água fria e corrente da torneira até que a dor passe, mesmo que demore 30 minutos. Se isso não for possível, faça compressas com água fria. Não use gelo ou água gelada, que podem agravar a lesão. Não passe manteiga, clara de ovo, pasta de dente, açúcar. Não ajudam em nada e ainda podem atrapalhar a avaliação médica. Depois de resfriar a pele na água, procure ajuda médica.

No caso de queimadura nas mãos, remova anéis, relógio, pulseiras, antes que a área afetada inche. O mesmo vale para colares, cinto, sapatos e até mesmo roupas, de acordo com o local da queimadura. Se for nos braços ou nas pernas, mantenha-os elevados para diminuir o inchaço.

Nunca estoure bolhas, nem remova a pele descolada. Depois de deixar a ferida sob a água, procure ajuda especializada. Se a roupa colou na pele, não a descole, apenas corte o tecido ao redor. Dependendo da localização e da extensão, procure o mais rápido possível um pronto-socorro.

Durante o período de recuperação, é necessário um rigoroso acompanhamento médico. Além de avaliar a cicatrização, o médico estará atento a uma possível infecção da ferida. Se isso acontecer, a área ficará avermelhada, inchada, quente e dolorida, e pode haver presença de pus.

Queimadura de terceiro grau

A lesão é mais profunda: atinge todas as camadas da pele e eventualmente estruturas que estejam abaixo dela. A região queimada fica carbonizada. Esse tipo de queimadura dói menos que as anteriores, pois, além da pele, são destruídas terminações nervosas responsáveis pela dor. Ao invés de água corrente, devem ser usadas compressas úmidas e frias para resfriar a pele. Nunca use gelo ou água gelada, que podem agravar a lesão. Esse tipo de ferimento é sempre uma emergência médica. Ligue para o resgate imediatamente.

Telefones úteis:
- Bombeiros: 193
. Orienta os primeiros socorros por telefone e, se necessário, faz o resgate, efetuando o transporte para o hospital mais próximo.

- Instituto pró-queimados: 0800-707-7575. Também orienta os primeiros socorros por telefone e indica o hospital mais próximo habilitado para o atendimento. Não faz o resgate.

-SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192. Não orienta por telefone, mas faz o resgate e encaminha a vítima para o hospital mais próximo.

Por Lucia Mandel
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

207 Comentários

  • Letícia

    -

    2/4/2012 às 16:13

    Queimei a perna no cano da moto e estou precisando de ajuda para tirar a marca,o que devo fazer?Usar uma pomada?

  • Luana Muniz

    -

    4/4/2012 às 13:20

    OI! Nesa utma sesta 30de março de 2112 sofri uma queimadura com café tinha acabado de fever , quando fui abrir o forno do fogão ele viro sobre mim e queimo meu braço e minha perna, imediatamente corri para o banheiro e entrei no chuveiro doi queimava ardia muito, ate que fui para o hospital, la mim derão remedios para dor e anti enflamatorios,encheu de bolhas eu seperei elas secarem e agora apele esta preta en algumas areas e outras muito vermelhas eu tenho idratado muito hoje faz 5 dias gostaria de saber se essa pele vai descasca se vai ficar marcas o que devo usar estou en desespero amo demas minhas pernas meu braço ta umterro. o que faço..

  • adriele

    -

    6/4/2012 às 12:57

    eu queimei no cano de discarga da moto e quase morro. a mancha e muito feia tenh vergonha.

  • renata aparecida

    -

    8/4/2012 às 16:34

    boa tarde. quemei minha perna no cano de descarga da moto. tem pouco dias. Deu bastante bolhas ,e agora sta secando , como faso para ñ ficar aquela mancha horrivel da cicatriz, tem algo q posa pasar para ñ fica a mancha.

  • nany

    -

    9/4/2012 às 17:02

    tem uma semana que queimei minha perna no escapamento da moto.EStou fazendo curativo todos os dias.EStou certa com isso? E o que posso passar depois que melhora para não ficar manchado.

  • dinho

    -

    11/4/2012 às 23:01

    muinto obrigado pelas dicas pos meu filho se queimou com agua quemte

  • fabiana son

    -

    13/4/2012 às 10:10

    como posso sarar rapido dessa queimadura de 2 grau

  • leidinha

    -

    13/4/2012 às 13:13

    alguns anos atras me queimei com plástico fui queimar alguns carrapatos e pingou na minha mão na hora coloquei em água corrente não senti dor mas a pele despregou mas não saiu pensei que não ia dar nada mas uns dias depois a minha mão ficou com uma bolha e transformou em ferida muita dor e pus fui ao pronto atendimento eles tiraram a casca da ferida nossa a queimadura era de terceiro grau quase deu para ver o osso da minha mão fiquei por duas semanas fazendo curativo no pronto socorro tenho uma cicatriz horrível.

  • JOICE THAINA

    -

    18/4/2012 às 2:26

    MANCHA DE QUEIMADURADE ESCAPE DE MOTO SAI

    MANCHAS QUEIMADURA DE ESCAPE DE MOTO SOME?E RALADO NO ASVALTO SAI TMBM A MANCHA

  • JOICE THAINA

    -

    18/4/2012 às 2:32

    COMO TIRAR MANCHAS QUEIMADURA NO ASFALTO ALGUEM ME AJUDE

  • JOICE THAINA

    -

    18/4/2012 às 2:37

    ME RESPONDE POR FAVOR

  • sandra regina fernandes lima

    -

    18/4/2012 às 22:30

    Boa noite dr. lucia mendel? estou com muito desgosto, fui a uma dermatologista e ela me passou um acido p passar nas virilhas e entre as colchas em vez de clarea-lás, escureceu, aliás ficou preto. me ajude!!! o que eu faço ou uso. desde de já te agradeço.

  • sandra regina fernandes lima

    -

    18/4/2012 às 22:33

    POR FAVOR, SE POSSÍVEL ME RESPONDA COM URGÊNCIA. OBG!!!!!!!!!!!

  • renata lavinia

    -

    28/4/2012 às 15:25

    estão aparecendo algumas bolhas na minha mão e nã
    o sei o que fazer e eu nem queimei

  • ana

    -

    1/5/2012 às 15:11

    quando alguem queima no ferro o que fazer ?

  • denise

    -

    6/5/2012 às 17:39

    minha filha acabou de ser quiemar e esse site ajudou muito

  • wesley

    -

    6/5/2012 às 21:05

    caiu sobre mim água fervendo… tive queimadura de segundo grau nas costas e lombar posterior… no hospital foi receitado passar sulfadiazina de prata.. na queimadura … mas no couro cabeludo não me recomendaram passar nana por causa do cabelo, mas não para de sair um liquido amarelo do couro cabeludo.. oque devo fazer?

  • fernanda

    -

    11/5/2012 às 20:01

    o que fazer se alguem se queimar com cala quente e esfregar.
    da bolha?

  • fernanda guguleves

    -

    11/5/2012 às 20:04

    tera que pasar babosa na queimadura com a bolha

  • bilades

    -

    11/5/2012 às 20:05

    tenho aides o que eu devo fazer?
    ir ao medico.
    ou nao fazer nada

  • negton

    -

    22/5/2012 às 15:15

    gostei muito obg proque já eria estourar a bolha

  • leticia

    -

    23/5/2012 às 20:52

    ola!acabei de me queimar esta com uma bolha com uma agua!!!! o que devo fazer esta dando umas pontadas !!!! ta doendo muito!!!!!

  • leticia carvalho

    -

    23/5/2012 às 20:56

    acabaei de me queimar com polenta(uma comida que parece com mingal mais é salgado) agora esta vermelho e com uma pequena bolha com agua o que devo fazer deixei 10 mim e nao parou de doer!!!!!

  • ana luiza

    -

    31/5/2012 às 19:03

    oi sou uma criança vim aprocura de o que fazer quando queimar a perna perto da virilha minha mãe quemou com canjica fervendo desde ja agradeço

  • bruna aymee

    -

    7/6/2012 às 16:08

    queimei o dedo no forno oque eu faço ?

  • bruna aymee

    -

    7/6/2012 às 16:13

    ME AJUDE TA ARDENDO MUITO, E A MINHA POMADA PARA QUEIMADURA ACABO ! EU SEMPRE TENHO ASSAS COISAS EM CASA MAIS AGORA ACABO…
    tenho 13 anos
    não é muito grave foi só um pedaço do dedo mais da ardendo muito e ta vermelho e começando a inchar.

  • Alex

    -

    12/6/2012 às 19:19

    kkkk pode achar que estou mentindo mais para sarar a queimadura passa bebe agua bem gelada e pega um copo e mija e quando der vontade de caga pega o coco com o xixi e passa na queimadura kkkkkkkk

  • gabrielly

    -

    19/6/2012 às 23:56

    gostei muito do teste e dos textos.

  • gabriel

    -

    20/6/2012 às 18:02

    como que faz se quimar no ferro de passar ropa.
    o que pode passar?

  • Larissa

    -

    25/6/2012 às 0:05

    Obrigado pelas dicas mais o meu foi queimadura por fogos de artificios. Mais acho que o meu é a de 2 grau.

  • vanilda

    -

    25/6/2012 às 18:07

    eu queimei minha perna com o alcool e esta muito feio e eu nao consigo esticar a perna o que posso fazer?

  • MARIA LUIZA

    -

    29/6/2012 às 18:25

    otimo para uma quimadura otimo parabens

  • Débora

    -

    6/7/2012 às 18:29

    me queimei com o leite condensado que estava quente e voou no meu rosto e colo e está dando bolha pois eu lavei na água corrente e a pele saiu, eu estou preocupada com as manchas que pode ficar , oque fazer pra não marcar ? obg

  • urameshy

    -

    27/7/2012 às 15:07

    po meu era pra vcs ajudar ñ fazer um questionario!!

  • Dionatan

    -

    4/8/2012 às 18:14

    eu me queimei o rosto com negrinho de panela. e fiquei com queimaduras de 2º grau.

  • Talita Padrão

    -

    6/8/2012 às 21:11

    Bom,eu qweimei a minha barriga e agora me deu mais vergonha da minha barriga por causa disso.Porqwe antes disso me deu catapora e ficou marcas e nunca mais usei coisas com a qwal apareçam a barriga.Bom foi muito bom desabafar com vcs meninas tomara q a de vcs naum tenham o mesmo problema qwe eu.Foi um prazer falar com vcs.s2s2s2s2s2,

  • Shirley f. c. Aguiar

    -

    17/8/2012 às 13:01

    no dia 6 agosto eu estava fritando salgados e um bolinho de queijo estorou e o oleo estava numa temperatura de +ou- 190graus,e explodiu no meu rosto queimou minha mao direita que esta dentro da panela retirando outros salgados e o meu ombro e acima do peito direito,na hora eu entrei em baixo do chuveiro frio e lavei bem com agua e depois joguei soro fisiologico,e tomei dipirona para nao sentir dor a seguir ffui para o hospital, os meeus olhos estavam ardendo de +,qdo chegou la o medico receitou remedio na veia para tirar a dor e uma besetacio para a infeccao,a enfermeira fezz um curativo com chilocaina em gel,passou a pomada sulfadiazina de prata e nos olhos colocou colirio anestesico foi otimo,o medico me deu alta e receitou cefalexina e a pomada sulfadiazina de prata 2%,no dia seguinte meu rosto estava todo inxado ficou horrivel so que eu nao sentir nem dor e nem ador,no terceiro dia abri meus olhos e estao normais gracas a Deus e hoje no oitavo dia ja despelou toda a pele queimada estou 90% recuperada,soq ficou uma partev mais clara aonde queimou eu gostaria de saber se tem medicamentos para recuperar essa pele se vai voltar ao normal,ja estou usando protetor solar,mais ainda estou dentro de casa nao tive coragem de sair por medo de piorar,espero que essa mnha experiencia ajude outras pessoas…………..

  • Shirley f. c. Aguiar

    -

    17/8/2012 às 13:04

    correcao……..naum foi no dia 6 de agosto foi dia 8 de agosto que me queimei………..

  • joao

    -

    18/8/2012 às 21:01

    parabensssssssssssss useio a opção c) Resfriar a área de queimadura com gelo

  • Adriana Isidoro

    -

    22/8/2012 às 22:22

    otimo , esse procedimento de queimadura, bom saber as classificaçao a ordem de queimadura, 1e2,3grau. ate logo.

  • Karen

    -

    3/9/2012 às 14:26

    Ola… Primeiro gostaria de relatar uma queimadura que tive ha 3 anos atras… Estava fazendo frituras e a panela virou totalmente sobre meu pé com oleo pegando fogo… Minha amiga q escutou o grito correu e jogou meia garrafa de agua sanitaria no meu pe… Aquilo foi incrivel a pele do meu pe ficou um pouco ingilhada e vermelha e dpois d algumas horas nem parecia que tinha caido oleo quente no meu pe… Agora sofri um acidente de moto e a descarga queimou mto meu pe e ta horrivel agora a pele caiu,to fazendo curativos mas nao quero que meu pe fique manchado… O q eu faco para que isso nao aconteca,ja que todo mundo q tem queimaduras de moto que eu conheco ficam com aquela mancha horrivel…

  • diana

    -

    3/9/2012 às 15:08

    estava a fritar as batatas e a fritadeira estava em cima de um banco quando fui voscar as batatas o fio enrolouse no meu pe e a fritaseira caio e queimeime nos pes deitei agua fria minha mae ligou para os primeiros socoros e diseram para ir ao hospital cheguei la e poserao-me sulfadiazina fizerao-me um corativo e no dia seguinte tirei o curativo estava vermenho com manchas negras passado cinco dias ficou com bolhas e eu estourias passado dois dias ficou cor-de-rosa e ao passar a mao para po pomada biafine uma pelicula de pale saio a minha avo dis para eu por um cato que ela tem que e aloe vera sera que faz bem e que eu vou ficar normal como estava

  • Flora Lazar

    -

    7/9/2012 às 1:02

    Estava fervendo a água para poder fazer miojo, aí eu bati a mão no cabo da panela e a água virou no meu polegar da mão direita.
    Eu só fiz colocar água bem gelada.
    Está ardendo muito. O que eu devo fazer?

    Isso tudo aconteceu faz 15 minutos.
    Me ajuda!!!!

  • luana

    -

    8/10/2012 às 20:19

    ola tenho 13 anos quando eu tinha 2 anos minha mae estava fazendo bolo e foi no banheiro e eu foi ate aforma quente e icostei um lado da minha buchecha e ficou a cicatriz horivel todos os dias eu choro e mi acho horrorosa nao sei o que fazer parece que todos olha com cara de nojo pra mim sofro buleg na escola quando era menor esiti algum polmada ou sei la pra claria

  • Andréia

    -

    17/10/2012 às 12:33

    Olá!Ontem a tarde fui fazer almoço pra minha filha,quando fui ligar o click do fogão!Escutei um barulho estranho,como se estivesse vazando gás?Moro em apartamento,tenho gás encanado.Quando girei o botão,na hora venho um estrondo é o fogo!atingiu meu braço esquerdo é minhas pernas.Por Deus lembrei dos Bombeiros que ensinam que temos que desligar a fonte principal,que e o click.Nunca senti tanta dor,como ardia a pele.Corri para o banheiro é tomei banho gelado pra resfriar a pele.Gostaria de pedir a todos que lerem esse meu depoimento,que se isso acontecer ou algo parecido não façam o que fiz!Não acendam o fogão,nem acendam a luz da casa.Em primeiro lugar quem me salvou foi Deus,é também porque todas as janelas da minha casa estavam abertas é não acendi a luz!Uma boa tarde á todos!

  • fernanda

    -

    22/10/2012 às 20:57

    eu tb me quemei de 2 e 3 grau na mão no braço foi de 2 e no rosto de 1 grau estou em tratamento mais sei que deus é maior se deus quizer me recuupero rapido

  • amabili

    -

    5/11/2012 às 10:06

    sera que isso é tudo verdade eu presiso melhor para queimaduras grandes
    tabom beijos isso é muito legal

  • cintia mota

    -

    6/4/2013 às 15:40

    OLA, AGORA NA SEMANA SANTA EU ESTAVA NA CASA DA MINHA TIA E DAÍ COMEÇAMOS A FAZER CHURRASCO NO QUINTAL DE CASA. LÁ SEMPRE TEM MUITAS CRIANÇAS E HAVIA O FILHO DO MEU PRIMO, QUE TEM UM POUCO MAIS DE UM ANO. ESSE MENININHO JÁ HAVIA SIDO TIRADO DE LÁ TODO SUJO DE CARVÃO. NO OUTRO DIA AINDA HAVIA AS CINZAS, AINDA ESTAVA SAINDO UM POUCO DE FUMAÇA. ACHO QUE A CRIANÇA, MUITO ESPERTA, LEMBROU O QUE TINHA FEITO NO OUTRO DIA E FOI PRA LÁ DE NOVO. FOI QUESTÃO DE SEGUNDOS ELE COLOCOU OS DOIS PÉZINHOS NA BRASA E QUEIMOU-SE, ELE FICOU COM QUEIMADURA DE SEGUNDO GRAU. EU NÃO ESTAVA EM CASA QUANDO CHEGUEI ESTAVAM OS PAIS DESESPERADOS E MINHA TIA HAVIA COLOCADO MANTEIGA DA TERRA, PARA NÃO CRIAR BOLHAS. O MENINO CHORAVA MUITO E A PELEZINHA JÁ ESTAVA SOLTANDO. ELES FORAM AO MÉDICO O MESMO LAVOU EM ÁGUA CORRENTE E PASSOU REMÉDIOS. A QUESTÃO É QUE MINHA TIA PASSOU A MANTEIGA PARA NÃO FORMAR BOLHAS, MAS MESMO ASSIM FORMOU. FORAM AO MÉDICO NOVAMENTE E ELE MESMO ESTOUROU AS BOLHAS. GOSTARIA DE SABER SE A ATITUDE DO MÉDICO FOI CORRETA?

  • guga

    -

    13/4/2013 às 23:01

    amei

  • fatima

    -

    16/4/2013 às 10:28

    oi eu cai de moto e ralei meu braço e minha perna rancou o coro todo doi muito agora esta com casca continua doendo ja faz 15 dia oque eu faço com esse raldo me ajuda se poder obrigado

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados