Blogs e Colunistas

13/10/2009

às 10:40 \ Tratamento

Como tratar o melasma

rosto-sol

Eu tenho 33 anos, não tenho filhos, mas há 6 anos tenho manchas de melasma. Devo usar bloqueador solar? Parei de tomar anticoncepcional. Existe algum que poderia tomar sem piorar as manchas? Qual o nome e onde posso comprar o remédio oral para tratar melasma? Pretendo engravidar este ano, teria algum problema em continuar usando? Melasma é o meu martírio.
(Daniela)

Daniela, sua angústia é compreensível. Infelizmente, o melasma causa grande sofrimento. Nas pessoas afetadas, manchas escuras invadem o rosto e atingem as bochechas, a testa, o nariz e a pele que fica logo acima do lábio superior. A intensidade e extensão das manchas variam caso a caso. Mas com um tratamento adequado e rigoroso, um pouco desta angústia pode ser amenizada. Antes de responder às suas perguntas e detalhar o tratamento, vamos ver os dois fatores principais que acentuam o escurecimento em quem tem tendência a melasma:

As mulheres são as principais vítimas. E a culpa é dos hormônios femininos

O melasma atinge especialmente as mulheres. Homens representam menos de 10% dos casos. É que um dos fatores agravantes são os hormônios femininos. Por isso, nos momentos em que a concentração de hormônios femininos no organismo aumenta, o melasma pode piorar. Isso acontece em mulheres que estejam tomando pílula anticoncepcional ou em gestantes.

O sol como inimigo

A exposição ao sol sem protetor solar piora as manchas. Mas, mesmo com filtro, elas podem escurecer. Por isso, toda a proteção é pouca. Quem tem melasma deve usar todos os dias um bom filtro solar, mesmo se o sol não estiver forte.

Agora, as respostas:

1. Filtro solar é fundamental. Portadores de melasma devem usar continuamente um filtro solar potente. Preste atenção aos seguintes itens:

a. Fator de Proteção Solar. Escolha FPS 30, no mínimo. O número indica a proteção contra os raios ultravioleta B, ou UVB.

b. Proteção anti-UVA. Os raios ultravioleta A (UVA) agravam o melasma. Procure um filtro que estampe no rótulo a informação de que é eficaz contra UVA. Hoje em dia, quase todos os bons filtros solares protegem contra UVA. Mas nem sempre foi assim: até há pouco tempo a proteção era preferencialmente anti-UVB. Um detalhe: os raios UVA atravessam o vidro das janelas. Assim, use o filtro mesmo se você ficar dentro de casa ou do carro. E mais: os raios UVA estão presentes desde a manhã até o final da tarde. Significa que você precisa aplicar o filtro logo cedo e reaplicar a cada 3 horas, até o final do dia.

c. Filtros físicos x Filtros químicos. Existem vários ingredientes ativos que podem compor um filtro solar. Eles se dividem em dois grupos básicos: os ingredientes físicos e os ingredientes químicos. Em geral, o protetor comprado na farmácia mistura os dois tipos na sua composição, em proporções variadas. Os ingredientes físicos refletem a luz do sol. Os químicos a absorvem e a transformam em calor. Para quem tem melasma, o mais indicado são protetores compostos por uma alta proporção de filtros físicos. O inconveniente é que dão um efeito branco e opaco e têm textura espessa. Mas alguns deles vêm com uma cor de base, para disfarçar o tom branco indesejável. Bons ingredientes físicos são o óxido de zinco e o dióxido de titânio.

2. A pílula anticoncepcional

Como o melasma se intensifica com hormônios femininos, a pílula nesse caso é um veneno para a pele. Mesmo pílulas de baixa dosagem agravam as manchas. Converse com seu ginecologista sobre outro método contraceptivo indicado para seu caso.

3. A gravidez

É comum que o melasma piore durante a gestação. Nessa fase, a atenção no uso do protetor deve ser redobrada. Quanto aos tratamentos, há clareadores especiais que podem ser usados durante a gravidez, mas a utilização deles precisa ser supervisionada por um dermatologista.

4. Os tratamentos

O melhor tratamento clareador para o melasma é à base de cremes. As respostas ocorrem após semanas ou meses de uso de cremes, como os à base de tretinoína, hidroquinona e cortisona. Uma boa medida é associar peelings clareadores e renovadores da pele ao tratamento domiciliar. Completado o clareamento das manchas, é fundamental que você siga com um tratamento de manutenção. Caso contrário, é quase certo que as manchas voltarão. As pessoas que não melhoram com cremes clareadores, podem recorrer ao tratamento com laser.

5. O tratamento por via oral

Cada vez mais se discute a utilização de comprimidos à base de anti-oxidantes contra os efeitos do sol. A vitamina C, a vitamina E e o picnogenol têm se mostrado promissores. O efeito de um tratamento por via oral, no entanto, ainda é controverso. Na minha opinião, casos mais complicados podem se beneficiar de um tratamento desses. Mas se você se submeter a um tratamento desse tipo, deve interrompê-lo durante a gravidez.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

154 Comentários

  1. sfabianaferreira de barros

    -

    01/05/2013 às 12:46

    fabiana tenho melasma a pouco mais 8 anos me olho e me vejo muito feia com tantas mancha gostaria de um tratamento que pelo aumenos alivie um pouco e que nao venha prejudicar a saude e que caiba no meu bolso ja que todo tratamento dermatolorgico e muito caro ja estou cansada de usar tanto clariador e so vejo aumentar a cada dia que passa.

  2. Mariana

    -

    28/03/2013 às 8:42

    Depois que começei a tomar anticoncepcional minhas manchas começaram a ficar piores. Depois disso parei de tomar o remédio e procurei uma dermatologista, ela me passou triderm, passo o creme dia sim e dia não, uso protetor solar direto, até quando esta chovendo ou nublado. E uso sabonete antialérgico. Minhas manchas estão sumindo mas também tenho lavar bem o rosto de manhã pra tirar todo o produto do rosto. Uma dica procure um dermatologista só ele saberá o que será melhor pra sua pele.

  3. Teresa Cristina

    -

    24/03/2013 às 20:33

    Adquiri melasma na minha gravidez (há 21 anos) só que no início eu cuidei com Leite de colonia e bicarbonato de sódio, e colocava um saquinho dentro do vidrinho (leite de colonia daqueles do vidro verde), e passava a noite no rosto, em cima de toda mancha escura (somente sobre as machas), no segundo vidrinho sumieram quase todas.mas onde eu não enxergava por isso não passava direito continuou… acreditem acabei com 80% do melasma só com essa mistura, daí relaxei e nesses locais nunca mais voltou, a pele ficava um pouco grossa, mas durante o dia eu usava renew (da avon) ficou ótimo…
    Hoje estou feliz e só tenho uns 10% de melasma que dar pra disfarçar com a maquiagem, mas vou até voltar o tratamento. Espero ter ajudado voces. Mas também tenho outra receita prática, água oxigenada 10 volumes (daquelas usada em curativo – cidrinho azul) (passe só na área machada), mas esse último só funciona se o melasma for causado pelo sol, pela gravidez ou anticoncepcional só o primeiro funciona.

  4. Dina Fernandes

    -

    13/03/2013 às 10:40

    Gente, minha amiga tinha melasma na buço a mancha parecia um bigode, a sua dermatologista indicou para ela um creme chamado Triderme, ela usou durante 3 meses, essas manchas desapareceram, foi incrível o resultado. Detalhe, esse creme só pode ser usado a noite.
    Durante o dia use bastante bloqueador solar, durante o tratamento.
    E não vá a praia para um rápido efeito. Espero ter ajudado, ele é realmente eficiente contra essas manchas.

  5. dalvina lacerda

    -

    11/11/2012 às 21:16

    será que existe um creme para tratar o melasma que não deixa a pele tão vermelha e dolorida , eu tenho melasma desde os 28 anos , e me incomoda muito , nada fica bem nenhuma maquiagem fica bem , me faz sentir 10 anos mais velha, useu acido retinoico , mas não dei certo , e os protetores solares alem de muito caro deixam a pele oleosa

  6. KATIA MARIA

    -

    03/11/2012 às 10:46

    Olá morenas desse Brasil varonil!
    Pois é, além de sofrer com melasmas na face a mais de vinte anos,tenho um pesadelo que considero muito pior. O melasma de face muita gente tem, mas ter manchas escuras, parecendo sujeiras nos cotovelos se estendendo para os braços, é deprimente. O pior, é a resposta evasiva dos profissionais dermatologistas, quando dizem que esse acúmulo de melanina é normal em pessoas de pele morena como eu, e daí, não nasci assim, adquiri, tem que ter um jeito de amenizar. Quando jovem chamava a atenção, todos diziam que eu tinha a pele de pêssego, atravessei a puberdade sem conhecer as terríveis acnes e aos 31 anos tive o meu terceiro filho, nesta gravidez surgiram os melasmas de face, os acúmulos de melanina se espalhando do cutuvelo para os braços, começaram a uns dez anos mais ou menos. Os melasmas, eu já consigo administrar,uso corretivo todos os dias, não desisti de acabar com eles, estou atenta a todas as novidades e dicas de vocês, mas quanto aos cotovelos,é horrível, sou obrigada a viver disfarçando, usando manga 3/4 quartos, e pensar que moro num país tropical, abençoado por Deus, à beira de uma das mais belas praias do litoral brasileiro, a Praia da Costa, em Vila Velha-Es, e estou a mais de 20 anos sem frequentá-la, apenas caminho no calçadão à noite, quando o sol se põe.
    Se souberem de algo, por favor divulguem.
    Um abraço e boa sorte a nós todas.

  7. juliana

    -

    21/10/2012 às 21:44

    oi gente to vendo muita gente desesperada por aki como ja estive .
    bom o certo mesmo é ir a um dermatologista como fui .mais vou dar uma dica meu rosto melhorou muito e ainda esta melhorando as manchas diminuíram muito com vitacid plus mais só passa a noite em gente e filtro solar durante o dia .boa sorte

  8. luzia

    -

    17/10/2012 às 22:15

    ola pessoal ,tenho 51 anos e 5 anos tenho melasma em funçao do uso de un diu hormonal chamado chamado mirena,ja use de tudo o que minha medica me indicou e nada melhora , resolvi aceitar e ser feliz …

  9. Fernanda

    -

    04/10/2012 às 1:01

    Pessoal o que posso usar ,tenho manchas no buso acredito que a fonte que ocacionou isso foi a expoção ao sol ou algum creme de depilação que usei,nao sei dizer o correto.Como faço pra me livrar destas manchas horríveis?Já li sobre o TRIDERM será que ajudará?
    Obrigada!

  10. Danielle

    -

    27/09/2012 às 11:59

    Alguém conhece alguma clínica em SP que faça o tratamento com o cosmelan?

  11. Lídia

    -

    21/09/2012 às 1:43

    Olá! Tenho melasma há três anos e recentemente ouvi falar do SPECTRA LASER TONING que promete acabar com até 100% do melasma e sem voltar a manchar, parece ser um tipo de laser mais apropriado que emite luzes mais fracas porém com o poder de destruirem os melanócitos que são responsáveis pela hiperpgmentação…
    Alguém tem mais informações sobre esse laser? Será verdade?

  12. Lívia Vieira

    -

    13/09/2012 às 10:07

    Essas manchas são horríveis, minha vida acabou depois que contraí essa doença. Meu maior arrependimento é q tinha só uma pequena mancha estabilizada e depois fui incentivada a voltar usar anticoncepcional, para tratar ovários policísticos. Agora depois de duas tentativas de suicídio, as manchas são uma obsessão. Estou monstruosa, a pior coisa é ser responsável por ter o rosto todo queimado e deformado. O melhor tratamento de melasmas, é você identificar no início e evitar a causa de todo o mal: ANTICONCEPCIONAL

  13. Dadilene

    -

    30/08/2012 às 11:58

    Olá! tenho essa manchinhas de pele há 2anos e meio, logo após engravidar elas foram aparecendo. Procurei uma dermatologista há dois anos e ela disse que era normal que passando algun tempo depois do parto ela sumiria. passou um ano e procurei um outro dermatologista pois as manchas só aumentavam ele me receitou glyquin a base de hidroquinona e um acido que me esqueci, só que não resolveu. Uso todos os dias protetor solar EPSOL45 várias vezes ao dia mas estou quase desesperada de não conseguir uma melhora. Quando me olho no espelho fico a chorar…

  14. Rita

    -

    28/08/2012 às 20:19

    Tenho melasma a muito tempo e o que mais me surpreendeu, com dois meses, Triderm, fiquei muito feliz com o resultado assim como muitas mulheres que comentam aqui. Só que preciso ALERTAR, usei uns seis meses a Triderm e minhas manchas voltaram bem fortes. O efeito é muito bom mas tem vida curta e quanto mais se usa, mais a pele fica sensivel e acaba ficando pior. Infelizmente não foi dessa vez.

  15. Mara da Silva

    -

    27/08/2012 às 16:08

    Olá,,tenho melasma a mais de 4 anos, ja tentei fazer peelings de crital, diamante e nada. As manchas somem por um tempo só depois voltam novamente.
    Depois de consultar uma dermato, estou a uma semana usando TRIDERME, ja percebi que minhas manchas diminuiram e meu rosto inteiro esta mais bonito. Estou adorando e resultado. Uso protetor solar Isdin fator 90 duas vezes ao dia, que ela tbem me indicou. Estou feliz e ciente que vou ter que ter cuidados com minha pele do rosto sempre, msm depois de acabar com minhas manchas.

  16. flavia

    -

    27/08/2012 às 9:44

    BOM DIA ESTOU TOMANDO A 4 MESES O REMEDIO RUACUTAM PARA ESPINHA SO MQUE A 2 ANOS SURGIU MANCHAS DE SOL ESCURAS NO MEU ROSTO TESTA BOCHECHA ACIMA DOS LABIOS JA USEI ACIDO MANIPULADO MAIS FORTES MAIS NEM DESCAMOU SERA POR CAUSA DO REMEDIO POSSO FAZER UM TRATAMENTO COM PELLING OU COM TRIDERM ME AJUDE OBRIGADO

  17. Nubia Soares

    -

    22/08/2012 às 10:17

    Bom dia!

    Eu tenho um problema hormonal, sofro de menopausa precoce, e já faço uso de hormonios a cinco anos. Quando comecei o tratamento, tinha 33 anos, agora estou com 38, e desde que inicie este tratamento as manchas começaram a aparecer, porém o caso piorou de 2 anos pra cá. Já fiz vários tratamentos com ácidos manipulados e os de farmácias, já fui a vários dermatologistas na esperança de que algum deles possam me ajudar a solucionar este problema, mas não conseguir o resultado esperado,pois clareia um pouco, e logo em seguida, piora mais ainda. Uso protetor solar fator 100 (Photoderm Max tinto), a cada três horas, mas mesmo assim, as manchas não desaparecem.
    Não sei mais o que fazer, estou ficando deprimida com esta situação, pois não sei mais a quem recorrer. Até o hormonio foi modificado, hoje o que uso é o trans dérmico, ou seja: uso na pele, conforme ginecologista, o mesmo não passa para o fígado, o que iria me ajudar nesta questão, mas estou achando que piorou…
    Enfim, não sei de fato que fazer.

    Agradeço desde já.

  18. GISELE

    -

    17/08/2012 às 15:35

    tenho 27 anos e já fazem 2 anos que apareceram essas malditas manchas, eu tomo anticoncepcional a 7 anos, mas elas começaram a aparecer quando eu comecei a trabalhar em um escritório, e ficava a maior parte do tempo em frente ao computador, no ar condicionado e tinha lâmpadas fluorecentes. Gostaria de saber se é por esse motivo e se tem cura.

  19. Danielle Pinheiro

    -

    14/08/2012 às 22:37

    Gente! O triderm é ótimo, já estou usando a 1 mês eo resultado está excelente. Pode confiar!

  20. Gleiciane Noleto

    -

    13/08/2012 às 12:32

    Estou fazendo tratamento de melasma faz 10 dias e me sinto outra pessoa feliz com o rosto 97% sem manchas agradeço meu Dermatologista Dr Henrique do Hospital das Clinicas.

  21. Marcele

    -

    06/08/2012 às 17:56

    Gente o Triderm que indico abaixo custa cerca de R$ 50,00 na farmacia, e funciona, Leide eu tmb moro em manaus e estou usando vai fazer 1 mês e assim como vcs sentia vergonha do meu rosto, mas posso afirmar que melhorou cerca de 70%, e usem o filtro solar todos os dias.

  22. chiara

    -

    31/07/2012 às 19:13

    oi eu também começei a ter melasma durante a ggravidez depois de nascer minha filha fiz tratamento e saio mas como depois de 3 meses da minha bebe engravidei de novo moro na italia e espero que voce podem adquirir esse produto meu dermatologista daqui que me deu se chama IKLEN PRODUTO É DA MERCK posso garantir que melhora muito contem rucinol.

  23. Cilene Centi Gomes

    -

    29/07/2012 às 13:47

    Os dois dermatologistas que consutei,me disseram que este proprema não tem cura,devo usar filtro solar e asido no inverno durante a noite,ao dia lavar bem o rosto e aplicar filtro solar.E isso não basta,tenho que estar sempre de chapeu com abas.

  24. Rosana

    -

    26/07/2012 às 17:45

    Meninas preciso dividir com vocês minha alegria acabei de achar uma farmácia aqui no Brasil que vende o cosmelan e melhor de tudo entrega para todos os estados e ainda dividem em 3x no boleto,não é conversa não já até liguei La porque não estava acreditando…Fica em Brasília telefone 61.3245-1004 é só falar com a Natalia e usar o cod: Rosa,o preço é o melhor de todos os lugares que pesquisei.

  25. Kátia

    -

    29/06/2012 às 22:04

    Olá meninas!

    Acabei de ler todos estes depoimentos e sinto-me na obrigação de ajudá-las. Também tenho melasma, mas felizmente o pesadelo já está acabando. Durante 2 anos sofri com o melasma, pois o adquiri devido ao alto stress na faculdade e no trabalho, que causou um desequilíbrio hormonal e surgiram as manchas. Usei diversos ácidos e até hidroquinona que além de deixar-me doente, pois me intoxicou, também queimou minha pele. Depois de muito procurar, uma colega de trabalho indicou um produto chamado Active Dermato Sistema Gel Clareador, do O`Boticário, que clareou bastante minhas manchas. Porém, pesquisando na Internet, descobri mais dois produtos maravilhosos desta mesma empresa e também o Rosa Mosqueta da Herbarium, que também ameniza bastante as manchas.
    Quero deixar claro que não sou representante nem do O´Boticário e muito menos da Herbarium. Apenas vou passar para vocês o tratamento que eu mesma inventei e que está dando ótimos resultados, porque conheço bem o sofrimento de quem tem melasma. Este mês completam 5 meses que estou usando estes produtos todos os dias religiosamente e minhas manchas estão tão clarinhas, que até uma esteticista disse-me, que minha pele está excelente e jovem. Acredito que daqui há mais 1 mês, já não terei mais nenhuma mancha.

    Os produtos que usei são: Active Dermato Sistema Clareador Gel custa R$51,00; Active Dermato Nanoserum Elixir custa R$ 130,00; Active Dermato Sistema Protetor Avançado FPS 45, 60g e Rosa Mosqueta da Herbarium. O filtro solar uso até quando estou na frente do computador, pois a luz do computador também aumenta a pigmentação do melasma. Este filtro solar do O´Boticário, também clareia a pele e tem substâncias que rejuvenecem e evitam rugas. A pele fica linda!

    Obs: Prefiram o Filtro solar “normal”, ou seja, o que não é base, pois existem dois filtros solares: Active Dermato Sistema Protetor Avançado Efeito Tonalizante FPS 45 (em forma de base) e o normal. Para quem tem melasmas o melhor é o Active Dermato Sistema Protetor Avançado FPS 45, 60g (sem pigmento de base), pois o filtro que tem base deixou a minha pele mais escura e meio amarelada. Digo isto porque já testei na própria loja do O´Bonticário. Para quem tem melasma não é bom!

    Porém, o produto que mais clareou minha pele foi o Active Dermato Nanoserum Elixir, que é o mais caro de todos. Rsrsr

    Bem, vamos a rotina que vocês terão que seguir para dar adeus ao melasma.

    1- Pela manhã lavem o rosto com sabonete infantil ou líquido para o rosto. Depois passem o Rosa Mosqueta e fiquem pelo menos 1 hora com este óleo.
    2- Retirem o Rosa Mosqueta e passem o Active Dermato Nanoserum Elixir. Se forem trabalhar ou sair de casa passem sempre o Filtro solar Active FPS 45. Seria bom passar o Nanoserum pelo menos duas vezes ao dia. Em alguns momentos passo o Nanoserum somente nas manhas com um pincel e deixo elas bem “cheias” de Nanoserum. Percebi que as manchas ficam mais claras. Porém é importante também passar o Nanoserum, em outro momento, em todo o rosto para nivelar a cor de toda a pele.

    3- Finalmente, à noite lavem o rosto e depois passem o Active Dermato Sistema Clareador Gel, somente em cima das manchas. De preferência usem um pincelzinho de maquigem bem fininho, pois fica mais fácil para colocar o produto em cima das manchas. Fazendo isto e usando sempre o filtro solar. Até mesmo à noite, vocês terão o prazer de ter a felicidade de ver as manchas sumindo a cada dia e a pele ficando lisinha, jovem e com uma cor super uniforme.

    Boa sorte meninas! Beijos

  26. leide

    -

    21/06/2012 às 21:56

    moro em manaus, e aqui é quase impossivel fazer um tratamento sem se expor ao sol, ja parei com anticoncepcional, minha geladeira é cheia de formulas, tenho vergonha de sair e acho que meu namorado tambem tem vergonha de sair comigo, to desesperada ja usei tanta formula, uso bloqueador direto e nada resolve… por ajudem-me.

  27. adenilza

    -

    21/06/2012 às 12:10

    ja nem me olho no espelho porque fico desesperada cada vez que vejo o meu rosto quase todo tomado por essas malditas manchas, socorro se alguem souber de um milagre divulgue por favor

  28. Sônia Regina Lopes

    -

    10/06/2012 às 21:11

    Oi.. sou também uma sofredora desse tal melasma, já fiz de tudo, melhorou um pouco, mas meu sonho era acordar e olhar no espelho e estas manchas desaparecidas.. Vou tentar algumas das dicas deixadas.

  29. dri

    -

    16/05/2012 às 17:12

    sofro com melasma a + – 5 ANOS ja fiz de tudo já gastei muito dinheiro, e nada, fui em varios médicos aqui na minha cidade e todos falaram a mesma coisa, ” melasma não tem cura” mais não me conformo, sempre acho que vai ter alguma coisa na internet que melhore, passo protetor solar de 100 com base e isso me deixa um pouquinho melhor, minha dermato falou que ele ajuda a clariar aos poucos, e eu relmente notei uma melhora, bjos

  30. Thaiza

    -

    10/05/2012 às 16:12

    Minha dermatologista me recomendou Hormoskin para tratamento de manchas.
    Mas na bula diz que não posso usá-lo juntamente com contraceptivos orais. Gostaria de saber se há algum efeito para quem usa anticoncepcionais.

  31. Maria de Fátima

    -

    26/04/2012 às 10:47

    É, eu também sofro como este problema. Só nos resta tratar e acima de tudo ter muito cuidado, pois o Sol definitivamente “não nasceu pra todas”. Principalmente para nós que temos melasma.

  32. Cibe

    -

    11/04/2012 às 17:29

    O Amelan e Cosmelan não é a mesma coisa.
    O Amelan é da Venezuela e tem hidroquinona na formula, já o Cosmelan é Europeu e na Europa o uso da hidroquinona é proibido.
    Eu usei o cosmelan e o resultado foi maravilhoso.
    JANAYNA, vc pode fazer o tratamento em casa com o Cosmelan 2, mas no inicio use um dia sim outro não e só a noite, durante o dia protetor com fator 50. Vc pode encomendar pelo site da RECCOS COSMÉTICOS eles mandam pelo correio. A Reccos é revendedora da Mesoestetic que produz o Cosmelan. Eu prefiro produtos sem hidroquinona pq a maioria das pessoas que usam hidroquinona reclamam que as manchas voltam piores e por este motivo chamado “efeito rebote” que esta substância foi proibida na Europa, segundo artigos que eu li na internet.

  33. luciana

    -

    02/04/2012 às 22:15

    meninas,meu caso é critico,meu marido fez vasectomia,mais eu preciso tomar anticonsepcinal para regular a menstruação,resultado:rosto todo manchado.ja usei tudo que falam que é bom,e nada,as danadinhas continuaram por la,até que comprei o sabonete assepsia pro meu filho que esta entrando na adolescencia,ai comecei a lavar o rosto com ele pela manhã,porque era o primeiro que via no lavabo,acreditem,clareou meu rosto,agora uso o assepsia formula forte a noite,pela manhã e ao meo do dia,estou gostando muito. uso um creme anti-idade com filtro solar durante o dia,pois as ruguinhas tambem não podem ser esquecidas. experimentem,não é caro e não faz mal,vou torcer pra dar certo com vcs tambem. Bjus colegas

  34. Shirley

    -

    02/04/2012 às 10:14

    Bia e demais companheiras, também tenho melasma e não estou conseguindo sucesso com nehum tratamento. Sobre o Amelan ou Cosmelan, minha médica disse que não adiantaria, mas estou pensando em usar. O distribuidor aqui no Brasil é o, Reccos Cosmética.Boa sorte.

  35. francine machado

    -

    01/04/2012 às 0:02

    oi gente td bem,olha fiz várias seção de laser até a quinta notei que teve um bom resultado mas quando fiz a sexta seção a coisa ficou feia as minhas manchas pioraram muito,gastei muito dinheiro com a ilusaõ que minha pele voltaria a ser perfeita de novo,hoje apenas me trato com cremes…………….

  36. alessandra

    -

    30/03/2012 às 19:40

    Eu fico muito triste por que até agora não existe um tratamento para eliminar de vez com o melasma, morro de vergonha do meu rosto, me acho até velha demais devido a essa mancha, não sei mais o que fazer, fico triste demais quando olho no espelhgo, queria tanto acabar de vez com isso.

  37. cleber coutinho

    -

    29/03/2012 às 19:16

    boa noite, hoje eu descobri que tenho melasma,no começo apareceram umas manchinhas, mas achei que era por causa do sol, mas começou a aumentar e o dermatologista me disse que isso não tem cura, gostaria de saber se isso é verdade, se não tem mesmo cura e se tem, por favor me avisem, grato

  38. Michelle

    -

    22/03/2012 às 21:31

    Boa Noite,tenho melasma a 3 anos,já tratei com tri-luma ,vitacid-plus e estou usando Episol fator 30.N
    ão sei mais o que fazer a minha pele esta cada dia mais feia,vc pode me indicar alguma dermatologista aqui em Bh,obrigada.

  39. Cristina

    -

    22/03/2012 às 19:53

    Olá tenho 36 anos e há dois anos enfrento uma batalha de combate o Melasma.Já me submeti á vários tratamentos,e parece-me que quanto mais mexo com a mancha,parece-me que ela aumenta ainda mais.Será que essa observação que fiz é correta?Essa mancha me deixa muito insegura no meu dia-a-dia,não gosto nem de me olhar no espelho.Me sinto prejudicada também na área profissional.Nossa como gostaria de me livrar dessa mancha,não há coisa melhor que se olhar no espelho e ver um rosto limpo e jovial.Há dias que não tenho vontade nem de sair de casa..

  40. bia lima

    -

    20/03/2012 às 20:48

    Kelly por favor responda…

  41. bia lima

    -

    20/03/2012 às 20:46

    Moro no acre,como posso ter acesso a esse tratamento???Me ajude!

  42. josilene

    -

    20/03/2012 às 19:41

    não sei mas o que fazer para tratar minha pele tenho melasma? parece não ter cura.qual o melhor a melhor soluçao.

  43. Rosi

    -

    15/03/2012 às 22:31

    Sou escrava no protetor solar, da sombrinha e me escondo do sol como se fosse veneno fatal. Sou extremamente vaidosa e o melasma no meu buço e bochechas me deixa sem vontade de sair de dentro de casa. Me sinto o pior de todos os seres humanos e parece que as pessoas olham fixamente para as manchas do rosto. Não sei mais a que tratamento recorrer, uma vez que já fiz inúmeros e todos sem sucesso permanente.

  44. Rosi

    -

    15/03/2012 às 22:29

    Sou escrava no protetor solar, da sombrinha e me escondo do sol como se fosse veneno fatal. Sou extremamente vaidosa e o melasma no meu buço e bochechas me deixa sem vontade de sair de dentro de casa. Me sinto o pior de todos os seres humanos e parece que as pessoas olhas fixamente para as manchas do rosto. Não sei mais o que fazer também não.

  45. Marcia

    -

    15/03/2012 às 9:02

    Em busca de uma solução para o melasma me submeti a um peeling chamado ATC que só fez piorar e muito o meu problema,depois do infeliz peeling fui saber que jamais deveria te-lo feito. Minha pele tinhas pequenas manchas que surgirao na fase da menopausa e tentei varios peelings sem sucesso, por fim, aceitei a proposta de uma dermato para fazer o tal ATC, para o meu desespero as manchas aumentaram e surgiram onde nao havia. Hoje vivo em busca de uma indicação que me ajude. Sou escrava de filtro solar para prevenir e maquiagem para disfarçar.

  46. Sinara Alves

    -

    12/03/2012 às 10:45

    Estou usando o creme tri luma e nao estou vendo resultado nenhum.
    Por que sera?
    Estou ficando desesperada

  47. mari

    -

    25/02/2012 às 0:28

    Tenho acompanhado todo o sofrimento de quem tem melasma, vários sites, queixas, depoimentos, baixa estima, as pessoas se submetem à todas as propagandas milagrosas e os efeitos sempre os mesmos… não conseguimos encontrar a formula, a resposta para algo tão simples, mas, talvez exista
    profissionais capacitados para nos ajudar e tornam-se reticentes diante de um problema simples! Não creio que diante de tanta evolução, a medicina não daria aos dermatologistas uma solução! Sofro deste problema sem confiar na boa vontade de qualquer especialista. Um dia fiz um pelling químico, insistência do meu dermatologista, queria morrer, minha pele ficou toda queimada, formou-se uma camada muito escura, além da dor e da febre que fazia meu rosto queimar!
    Coisas de um profissional, hoje digo que nada valeu, continuo com as manchas e talvez piores, ainda busco uma solução ou alguém profissional o suficiente para entender realmente este desvio de metabolismos que atinge à mim e todas as que estão aqui em busca de uma inteligência médica profissional.

  48. Janayna

    -

    24/02/2012 às 19:55

    Kelly, me ajuda!
    Onde foi o local que você fez o tratamento com o Amelan.

  49. simone

    -

    20/02/2012 às 21:42

    Boa noite, sofro com esse prblema á uns 5 anos faz o uso de remédios de manipulaçao como: hidroquinona,tre tinoína6%,hidrocortizona,àcido retinoíco bisabolol ácido glicólico 8% glucononactona 4% cortisona. tri-luma ,vitacid-plus,hormoskin,triderm em gel.Todos eles causaram uma queimadura e depois esfoliou e nada resolveu.
    Para proteger do sol spectran-t 35 fps cor bege, sun max ,photoderm max 100 fps,episol color 50 fps,filtrum color 50 fps,e nada disso adiantou muito. Já fiz alguns remédios caseiros como bicarbonato c/salsa,rodelas de batatas e pepino,mel e aveia,iogurte natural de nada serviu.Usei tbm o AHA DA Racco tbm não melhorou em nada
    Atualmente estou usando argila verde e branca vez por semana reveso,estou vendo uma melhora. a verde pinica um pouco mais é normal. O clareador da avon tbm ajuda.

  50. kelly

    -

    17/02/2012 às 10:03

    AMELAN !!! FOI UM MILAGRE

    Tenho melasmas há dez anos já fiz peelings, trililuma, clariderm, hormoskin e Laser fracionado NADA ADIANTOU! TUDO VOLTOU PIOR!!

    DESCOBRI O AMELAN OU COSMELAN minhas manchas sumiram em duas semanas, porem o médico não me enganou ele disse que voltar se eu não me cuidar! Fui numa clínica aqui de Brasília.

    USEM É UM VERDADEIRO MILAGRE MINHA PELE ESTÁ LINDA! É CARO MAS É A UNICA COISA QUE VALE A PENA!

  51. Ariane

    -

    13/02/2012 às 21:43

    Olá meninas. Tb sofro com melasma há mais de 4 anos… recentemente fiz 3 sessões de laser, mas a pele melhora nas dua primeiras semanas, depois as manchas voltam mais escuras… já passei triluma e vários cremes manipulados… em resultado. Cheguei da praia essa semana e mesmo fugindo do sol e passando protetor solar corretamente, estou muito mal… estou com vergonha de sair de casa… minha pele está horrorosa… tenho ovário policístico e tb preciso usar o anticoncepcional… o que fazer???

  52. India

    -

    06/02/2012 às 10:58

    Cosmelan 2 é a soluçãooooooo esse creme é milagroso, e o resultado é visivel em uma semana de uso, minha pele esta totalmente sem manchas não da para acreditar.

  53. Luciana

    -

    05/02/2012 às 13:27

    Olá meninas, gostaria de saber se após o tratamento com clareadores, estou usando vitacid plus, para melasma na região do buço. Podemos usar cremes autobronzeadores? Ou isso também prejudicará a pele?
    Obrigada,

  54. Rosana

    -

    05/02/2012 às 10:45

    Gostaria de saber sobre o tratamento com o Vucan Ice, parece nos proporcionar resultados satisfatórios.

  55. Rosana

    -

    03/02/2012 às 12:19

    Puxa vida, é difícil entender pq até hoje não existe algum medicamento eficaz que extermine de vez esse problema. Talvez as Indústrias Farmacêuticas estejam lucrando mais em como manter esse problema nas mulheres do que descobrir a própria cura.
    Sou morena clara, é só sair em um mormaço que a minha pele já queima, tenho melasma não do tipo superficial mas do tipo na derme (dentro da célula) a 6 anos na bochechas que iniciou quando comecei a usar anticoncepcional via oral, mesmo tendo descontinuado o uso o sol só piorou e o dinheiro que venho gastando desse tempo pra cá desanima viu. Já me consultei com vários Dermatologistas, Esticistas, usei vários medicamentos como Clariderm, Vitacid Plus, Triluma, Solaquim, Ácidos Manipulados e só piorou, se vc não usar adequadamente esses Ácidos e Protetores Solares de qualquer marca a situação só piora. Também já fiz vários tratamentos em clínicas como Peelings Quimícos, Pelling de Cristal, Esfoliação e nada nenhum resultado, Laser eu nem vou experimentar pq dizem que some a mancha, mas depois volta mais escura. Também já usei uma receita caseira Leite de Rosas e coloquei casca de Pepino dentro, deixei três dias curtindo e comecei a aplicar o resultado até que não foi ruim, clareou bastante as manchas de espinha [risos]. Percebi que as pessoas que conseguiram fazer com que as manchas sumissem se não continuar o tratamento as manchas retornam ou seja, não tem cura pq vc clareia aquele ponto escuro, mas o nosso organismo reconhece que isso é errado e volta com a produção de melanina maior naquele ponto, o tratamento tem que ser realizado pro resto da vida, se vc quiser ter auto-estima para se sair de casa. Ultimamente venho usando o TRIDERM (baratinho) e esse medicamento é que mais está dando resultados, vc percebe as manchas mais claras na segunda semana de uso.
    Procedimento: Lavo o rosto antes de dormir com o sabonete Alfaclair, pois minha pele tem alguns pontos oleosos, depois passo o creme TRIDERM nas manchas escuras e durmo (vc pode passar em todo o rosto, mas como essa pomada clareia, pode clarear o pontos do rosto que eu não queira), pela manhã antes do sol nascer volto a lavar o rosto com o sabonete Alfaclair e passo o protetor solar Minosol Oil Control Fator 30 (baratinho), dependendo da exposição solar uso o Protetor Photoprot fator 100(caro) de cada duas horas reaplico o protetor, pois o seguro morreu de velho né.
    Obs: Se eu faço esse procedimento duas noites seguidas no outro dia a pele fica vermelha e um pouco ardente o que é normal, estamos se tratando de ácido né gente, então faço uma noite sim outra não, para deixar a pele descançar, isso varia de cada pessoa, no meu caso as minhas bochechas estão tão sensíveis de tanto tratamento que já experimentei, só faltou passar ácido sulfúrico e soda caústica [risos]. As manchas estão clareando, vi vários relatos que esse medicamento fez com que as manchas sumissem, mas nunca descontinue o tratamento e sempre com o protetor solar, pois senão as manchas retornam. Agora até consigo disfarçar com maquiagem, pq antes não dava. Isso é algo que nós mulheres especiais temos que conviver pro resto da vida infelizmente, seria tão bom sentir de volta o que é acordar pela manhã simplesmente lavar o rosto e ir trabalhar sem carregar o rosto com excesso de maquiagem .
    Por experiência própria até céu nublado e água do mar também prejudica a nossa pele, portanto muito protetor solar. Estou pensando também em fazer o tratamento com o Cosmelan o que é caro custa em média R$1500,00 só Kit, sem contar que a primeira aplicação tem que ter o acompanhamento médico he he he, mas por enquanto vou me virando com o Triderm mesmo. Beijão Meninas…

  56. Deiziane

    -

    02/02/2012 às 18:51

    Boa tarde,
    Eu tenho melasma, usei creme dermat. clarea p um tempo e depois volta, e agora apareceu bem proximo dos olhos.
    Se alguem ai sabe de algum produto ou algo que faça desaparecer p completo me indique p favor, entre em contato pelo meu email.
    Fico Grata, pois sou muito vaidosa e ja gastei muito.
    Alguem ai sabe se tem cura?

  57. angela m s flores

    -

    31/01/2012 às 20:15

    Oi gurias. Ao ler os comentários não pude deixar de escrever..meus melasmas eram horríveis, na testa, bochechas e buço, até o calor do sol piorava muito. Tratei com peelings químicos, creme Vitacid, Triluma, isto tudo com acompanhamento de uma dermatologista, fps60, resultado:melhorou no início e depois voltaram muito mais evidentes. Já tinha desistido..até que conheci uma esteticista q para mim é um ANJO interesadíssima(Marli da Estética dr. Minuzzi POA)que me indicou KLASSIS EMULGEL(peles híper pleósas)trocou meu protetor Helioblock, pelo ADA TINA FPS50 MATTE, e no início tipo, 1mês quase não vi resultados, até que as manchas começaram a clarear de dentro para fora, e a cada dia mais(uso à noite e só nas manchas com suaves movimentos até penetrar bem)hoje faz 2meses e meio e elas viraram sardinhas bem suaves..NÃO DESISTAM!!!E SEMPRE MUITO PROTETOR SOLAR, já fui até na praia MORRENDO DE MEDO E…ELAS CONTINUAM BEM CLARINHAS!!Sei que cada caso é um caso, mas o meu era realmente seríssimo, e quero que TODAS VCS POSSAM SENTIR A FELICIDADE Q TÔ SENTINDO..BJS E BOA SORTE(LEMBREM-SE O RESULTADO É MESMO DEMORADO MAS É MUITO MAIS DEFINITIVO E NATURAL)!!

  58. MARIA

    -

    31/01/2012 às 12:07

    Ola,
    Bom Dia!
    Eu tenho 35 anos e sofro com o melasma á 2 anos, ja fiz varias seçoes de peelings,e estou usando o Klassis durante o dia e a noite uso o Suavicid á noite. E estou tamando o INNEOV SOLAR. uso o pretetor PHOTODERM SPOT FPS 50. Mais hoje na internet vir um Revimax. Queria saber mais sobre esse produto..
    Aguardo Retorno da parte de vcs.

    Maria..

  59. yara

    -

    26/01/2012 às 9:44

    Oiiie! Esta fazendo um ano que apareceu estas manchas no meu rosto, a principio usei um gel a base de hidroquimona e outras substancias, que clareou por um tempo agora as manchas estao ainda maiores e mais escuras e ja tomam conta de todo meu rosto e o gel que usei antes nao tem o mesmo efeito. Estou triste me sentindo muito mal tenho 27 anos e aparencia de mais de 30. É verdade q esse melasma nao tem cura? O que devo usar para clarear o meu rosto definitivamente? Alguem pode me ajudar?

  60. Márcia

    -

    25/01/2012 às 8:19

    Olá pessoal! Tenho 22 anos e já tenho o melasma, estou usando uma pomada chamada triderm e protetor solar, fico muito triste com o começo desta luta na qual tenho tanto medo do amanha.
    Mas vamos vencer.

  61. Evandra Bortolazzo

    -

    23/01/2012 às 13:15

    Dizem que a aplicação de laser só melhora nas duas primeiras semanas depois as manchas retornam mais escuras do que antes do procedimento

  62. Andreia Martins

    -

    21/01/2012 às 21:56

    Olá , meninas e doutora. Como a maioria de vcs tambem tenho essas malditas mancha chamada melasma. Tenho 2 filhas e nenhuma das duas gravidez tive, começaram de uns 03 anos pra cá. Como voces tambem já fiz loucuras inclusive indo a uma clinica de estética gastando o dinherio que não tinha e sabe o resultado uma queimadura em volta da boca que me deixou 2 dias sem comer nada., depois disso ,uma pomada c hamada Vitacid Plus mas obtive poucos resultados. Estou com minha autoestima lá embaixo . me ajudem por favor.
    m

  63. Lenice Telles

    -

    19/01/2012 às 14:26

    Oi Janaina, eu também estou usando o triderm e minha pele mesmo com o calor que tem feito aqui no RJ, meu rosto não piorou. Pessoal não esqueça do filtro que para nós que temos MEL é imprescindível.

  64. THAIS

    -

    19/01/2012 às 11:48

    SOFRO COM ESSE MELASMA GOSTARIA DE SABER UM CREME PRA QUE EU POSSA FAZER O TRATAMENTO

  65. maria

    -

    17/01/2012 às 15:22

    Ola!Sou mais uma vitima do melasma,ja fiz de tudo um ouco,cremes tratamentos serios,receitas caseisa e nada das manchas sumirem,tudo q me ensinam eu faço mais sem resultado.Quando me olho no espelho e vejo as duas manchas cada uma de um lado do rosto fico miuta triste com a imagem que elas causam em mim ja nãosei mais o que faço pra ter meu rosto de volta!!!!

  66. joselita

    -

    16/01/2012 às 23:00

    tenho melasma,ja fiz varios tratamentos e, as machas clareiam por pouco tempo,mesmo com o uso rigoroso de um bom protetor.mas,o que mesmo me incomoda,sao pessoas desinformadas e que perdem a oportunidade de ficarem caladas e, ficam fazendo perguntas sem nexos,e por isso ja evito ficar perto de algumas delas,pois nao aguento mais ficar dando explicacao .

  67. LENIRIA BARBOSA

    -

    11/01/2012 às 20:29

    Olá meninas! Olá Dr. Lucia
    Ha aproximadamente uns 5 anos usei isotrotinoína ( Roacultan) para tratamento de acne,minhas pele ficou muito resecada, eu usei protetor 100, mas ainda assim comecei com unas manchinhas proxima aos olhos que com o passar dos anos pioraram, hoje pareço um gatinho com uma manha q sai dos olhos e descem em direção a orelha, emfim, percebo que a cada ano elas pioram tanto em tamanho, quanto em cor. agora estou notando que outras estão surgindo na testa e próxima a orelha. Por favor, que tratamento devo fazer, uma vez que, já usei acido e só piorou. O tratamento a lazer é indicado ou não? no aguardo anciosa por respostas.

  68. janaina.xuca

    -

    03/01/2012 às 22:23

    olha gente ja fiz varias tentativa p clarear meu rosto,estava quase desistindo ,mas pesquisei na internet e me informei sobre o creme triderm ,ele é maravilhoso faz 2semanas q estou usando e meu rosto está ficando lindo sem manchas ,adorei esse creme ,é meu favorito…

  69. Marlene

    -

    02/01/2012 às 12:46

    Tenho melasma(infelizmente) e sofro com o problema.Fiz um tratamento de 12 cessões(aplicações a base de agulha)para manter o clareamento,sendo 1 por semana+ o ácido(creme)a noite+ protetor solar de 3 em 3 horas durante o dia , as manchas quase sumiram, mas não pude terminar o tratamento. Posso dizer que foi eficaz. Dica: protetor, protetor, protetor………..
    sempre

  70. Valquiria

    -

    14/12/2011 às 21:23

    Boa Noite Meninas,
    Como a maioria de vcs,eu tmb sofro com melasma a quase uns 3anos,fiz todos os tipos de tratamentos a base de peelins e nada resolvia,Até qe para minha felicidade surgiu esse ano o melhor e mais eficaz clareador de manchas.TRIDERM.faço questão de escrever com letras bem grande pra demonstrar tamanha felicidade, depois desse produto minha vida mudou.estou usando a dois meses e minhas manchas já sumiram todasssss,eu tinha muita mancha mesmo,nem base e corretivos cobriam mais as minhas manchas.Esse creme é Glorioso..só não recomendo que vcs mandem manipular,pois minha dermato me disse que não é a mesma coisa.Ele é um pouco caro,uns 60reias 17gm,mas como o uso é só a noite e no rosto vale a pena o investimento.e pela manhã não se esquecam de usar filtro solar,eu que já estou ressabiada e tenho pele morena,daquele tipo que até o mormasso já me queima,então uso bloqueador da vich fator 60 com pigmento tipo base.é Maraaaaa..estou com a minha auto estima de volta.eu não saia nem de casa mais por causa das manchas.FELICIDADES meninas e não desistam.. bjossss

  71. isabel

    -

    13/12/2011 às 10:15

    tenho sofrido de melasna a um ano e nao saio muito de casa por isso, choro toda vez que olho no espelho, uso pomadas de clarear, como clariderme, mas nao estar adiantando> meu protetor solar é de 30, ja vi que tenho que aumentar o fator,é um sofrimento pra mim, nao saio pra trabalhar de dia e evito o sol o tempo todo e eu so tenho 43 anos

  72. Margarete

    -

    07/12/2011 às 19:36

    Minha dermatologista disse que o uso de laser é totalmente contra indicado para este tipo de mancha, pois ocorreria piora a longo prazo.
    Cuidado com a propaganda enganosa.

  73. Alane

    -

    19/11/2011 às 21:14

    Boa noite, quero pedir a opinião de vcs, pois passo por uma experiência parecida com a de vcs.Eu tinha uma mancha no buço e fui fazer peeling com uma esteticista, ela me presenteou com três manchas no rosto,então procurei o melhor dermatologista da minha cidade e ele me diagnosticou o melasma, e então me receitou 3 remédios manipulados a base de hidroquinona,arbutin,acido kójico e outros despigmentantes, a pele clareou bastante,enfim ele agora quer usar em minha pele laser CO2,então gostaria muito que vcs me dissessem alguma coisa, expor a opinião de vcs.

  74. Lia

    -

    09/11/2011 às 19:46

    Dra Lucia,

    Comprei o produto da kiehls photo age corrector, este produto pode ser usado em quem esta amamentando? É eficiente para o Melasma?

    grata

  75. Juliana

    -

    05/11/2011 às 0:32

    Óla colegas,é muito triste ver esses tipos de comentarios,tb sou
    vitima dessa tal melasma uns 05 anos + ou -,sou muito revoltada com isso. só eu e minha mãe na minha familia que tem melasma,ja usei varios tipos de produtos mais nada resolveu,elas vam e volta enquanto estou usando o produto blzzz se parar de usar,em menos de duas semana volta tudo de novo,por ultimo comprei um kit de protudos de limpeza da natu life,mas ñ vi grandes resultados se alguém ou algum dermatologista poder me ajudar a solucionar esse problema por favor sou todos ouvidos,vou esperar uma resposta.Só quem sofre com isso sabe o que é viver assim com essas manchas horrivél no rosto da gente,,fiquem com DEUS.muito obrigada…

  76. Lívia Vieira

    -

    04/11/2011 às 22:59

    Contrai melasma após uso de anticoncepcional selene.Não saio mais de casa e pensei em suicídio. Estas manchas acabam com a auto-estima, é uma doença grave e as pessoas tem q ser alertadas dos riscos dos hormônios.É uma deformação do rosto para sempre, não existe tratamento,só maquiagem.

  77. Rose Souza

    -

    03/11/2011 às 0:52

    Gostaria de saber sobre a utilização do creme a base de ácido ascórbico a 10%. Como utilizá-lo: pela noite? Ele pode ser alternado com o uso da hidroquinona?
    Grata pela atenção.

  78. wal

    -

    22/10/2011 às 21:55

    Olá amigas, ja usei todos esses medicamento triluma, suavecid, classis, etc… e minhas manchas estão aqui, oque eu acho é que quando eu não estou emocionalmente bem elas ficam mais visiveis, assim quando pego um pouco mais de sol, na realidade quem tem nunca vai se livrar delas, mas continuem usando um bom filtro solar e sejam felizes.

  79. ANA

    -

    20/10/2011 às 14:34

    Boa tarde!! Tenho melasma aproximandamente uns 10 anos, mas de 5 anos pra cá, ele foi acentuando e está terrível. complicou mais ainda, depois de um uso prolongado de hidroquinona, que causou despigmentação em alguns pontos. Depois de várias tentativas com cremes, peelings e remedio via oral(sem resultados significantes), apelei para o laser. Condquência, na primeira semana, as manchas sumiram, mas depois do 9º dia, as manchas voltaram umas 5 vezes mais escuras. Consultei mais um dermatologista e o mesmo me informou que, JAMAIS devemos fazer o uso do laser para esse tipo de manchas. Minha luta continua, pq sou jovem, e todos nós sabemos, que o a pele do rosto, sem dúvida alguma, é cartão de visita. Se alguém tiver mais algum esclarecimento ou até mesmo acrescentar mais alguma informação que nos ajude a amenizar esse sofrimento. será ótimo

  80. maria iranildes

    -

    16/10/2011 às 17:42

    tenho melasma e já gastei muito,fiz de tudo e nada agora estou tentando receita caseira.receita uma colher de chá de bicabornato de sódio,uma colher de suco de limão, uma colher de mel e basta de dente branca que contem clarador,misture tudo,fica uma pasta. passe e deixe por 5 minutos, a primeira vez vai arder as outras não.lave com agua fria e passe protetor solar.não sai no sol com o produto. guarde na geladeira,vai mudar de cor mas pode usar. outra.misture,limão,mamão papaia,abacate,semente de uva,pepino cebola,amendoin,bata no lique ,coe e acrescente um pouco de óleo de amendoa,e um pouco da pomada crariderme clin.passe a noite e pela amanhã lave e passe protetor solar.a minha esta clareando bem.guarde na geladeira.por 8 dia.

  81. jack

    -

    14/10/2011 às 23:36

    estou com melasma a um ano e meio, já fiz peelings, luz pulsada três seção cada um, e só piorou estou ficando aflito não sei mais oque fazer devo tomar algum remédio? estou tratando com tretinoína hidroquinona e cortisona e usando bloqueador facial fator 30 e evito o máximo o sol meu rosto esta quase tomado pelas manchas, aguardo respostas obrigado.

  82. JOSEANE

    -

    11/10/2011 às 13:39

    Eu ja tentei usar a pomada triluma deu uma boa clariada mas parei de usar e voltou tudo de novo gostaira de uma receita caseira

  83. geni

    -

    04/10/2011 às 18:31

    De boa avalia o esclarecimento, sobre os filtros solares fisicos e quimico.
    Obrigada.

  84. meury

    -

    04/10/2011 às 9:12

    estou gravida há dois meses gostaria de saber sobre um protetor solar adequado pra min usar fispalmente no rosto na regiao que moro o sol é muito forte quqse 40 g todos os dias minha pele e o leosa aguardo s/ resposta obrigado.

  85. aparecida

    -

    21/09/2011 às 15:29

    por favor estou com melasma e quero um medicamento que resolva meu poblema; e eu ja usei aquela pomada suavicid mas tive uma alergia a ela e agora oque devo tomar ? acho q sou alergica a corticoide pois queria q vc mim pasase uma pomada sem corticoide que realmente vinhece a resolver meu poblema; mim ajude por favor. quero saber em q cidade é aq sua clinica??

  86. sedilei

    -

    18/09/2011 às 11:47

    Diane, as suas palavras expressam o que eu senti por 9 anos.A única diferença e que eu fiz todos os tratamentos possíveis, e usei tudo que me indicaram. Nunca tinha conseguido progresso. Passei a usar um produto da clinique, chamado even better clinical dark spot corrector, durante o dia, e a noite a doutora me indicou o hormoskin, que é barato, 50 reais. O meu rosto está lindo, praticamente sem manchas, luminoso. Estou radiante, hiper, super feliz. Você deve estar achando que eu tinha pouca manchas, por isso resolveu. O meu caso era seríssimo, eu tinha o rosto todo manchado, e ainda sou morena. Estou dividindo a minha experiência, porque só quem tem melasma, conhece a tristeza que nós sentimos, ao olhar no espelho. Entre no site da clinique e dê uma olhada no produto, não é barato, mais parcela até em 8 vezes. Beijos. Espero que um dia você coloque um comentário como o meu, e que esteja tão feliz como estou.

  87. Diane

    -

    15/09/2011 às 23:13

    Uma dermatologista me indicou um protetor que não deixa minha pele branca mais parece que me intupi de pó… fica muito estranho e acho o fator 35 muito pouco. o duro é passar de 3 em 3 horas.. Com todas as atividades que temos diariamente affff. Tenho total horror em me olhar no espelho, teho poucas condições financeiras para tratamento á laser e demais, alias, não tenho nenhuma condição… As vezes tenho vontade de pegar uma faca e acabar de ferrar meu rosto.. Deus me perdoe, mas me odeio por conta dessas manchas e até ajuda pra um programa de Tv eu pedi e kkkk eles não atendem pobre… Desisto… muitos gastos e nada, e pior, não ter como tratar e se sentir a mulher mais feia desse mundo.. não saio, não me divirto, tenho engordado, depressão total e qdo isso vai mudar? A doença não tem cura, a pobreza não acaba, ninguem pra ajudar… sei la Desculpem meninas pelo desabafo mais alguem um dia terá que me ouvir porque eu NÃO AGUENTO MAIS. Junta tudo e todos s problemas … e só tenho 28 anos… acho que vou quebrar todos os espelhos dessa casa… fuiii com muita depressão e muito tristeeeeee

  88. emanuela

    -

    10/09/2011 às 21:14

    desde de quando eu tinha 13 anos apareceu essas manchas ja usei varios acidos e voltam de novo.me diga qual creme ou pomada de usar tenho ate vergonha de sair de casa so ando de maquiagem mas ainda aparece as manchas.por gentileza me ajude a eliminar essas manchas!bjssssssssssss.hj estou com 27 anos

  89. zilene

    -

    10/09/2011 às 18:39

    Olá colegas! Uma coisa eu tenho certeza,só Deus para curar problemas com malasmas.Já tentei de tudo,fui nos melhores dermatologistas que me indicavam,fiz o curso TÉCNICO EM ESTÉTICA PELO SENAC DURANTE 3 ANOS,e nada de solução para o meu problema.Esse problema me acompanha mais ou menos 6 anos.Percebo que fez foi piorar.Estou até sem palavras para continuar escrevendo.Fiquem com Deus.

  90. ELisabete

    -

    06/09/2011 às 19:22

    tenho melasma, Tenno 36 Anos e tomo orotrex para o acne.USO um creme solar todos os Dias de factor 50 mas mesmo assim com o verão as manchas que Tenno na face escureceram muito.sei que o orotrex é o factor número 1 para o meu problema mas não posso deixar de o tomar. Gostava de saber qual o melhor que Tenho a fazer no meu caso. Agradeço desde já a ajuda. Obrigado.

  91. heydy

    -

    25/08/2011 às 11:38

    meninas infelismente o tratamento é vitalicio rsssss pra toda vida eu faço ja a 1 ano se parar de usar elas voltam vou intercalando hidroquinona e tretinoina em gel que deixa a pele mais sensivel e tira a mancha mais rapido protetor 3 a 4 vezes por dia

  92. deuza

    -

    24/08/2011 às 22:44

    ola de 1 ano pra ca minha pele ficou manchadas principalmente mas pernas por causa das picadas de formigas sao manchas ecuras o que uso para acabar com essas manchas?

  93. claudio

    -

    05/08/2011 às 16:24

    ja consegui otimos resultados, fazendo peeling quimico e usando o vitacid plus, após uns 2 meses o melasma voltou ainda pior… espero que um dia apareça um ciêntista maluco que invente uma remedio eficaz para o tratamento da melasma…..

  94. Leila santos da silva

    -

    20/07/2011 às 14:42

    olá…tem anos q tenho melasma,já fiz vários tratamentos,não deram resultado esperado…pretendo fazer um lazer, mas qual?
    se souberem de algum, ficaria felicicicicicicima.

  95. angiles

    -

    13/07/2011 às 22:46

    faz um ano e meio q trato o melasma e nao tenho nem um resutado, nao sei mais o que fazer…

  96. joilza

    -

    30/06/2011 às 15:32

    moro numa cidade muito quente,(Cuiabá-MT). Ha alguns meses notei que minha pele está manchada no meu buço e testa. Isso me incomoda.
    Uso filtro solar.

  97. Lívia

    -

    23/06/2011 às 19:48

    Olá,durante um tratamento de ovários policísticos me foi recomendado o anticoncepcional selene.Hoje sei q ele tem altas taxas de hormônio e deve ser evitado para quem tem tendência a melasmas.Já gastei mais de R$ 3000,mas melasma não tem cura. Tenho manchas na testa,buço e bochechas e não saio mais de casa. Espero q os profissionais de saúde aprendam a alertar as pessoas sobre os riscos das medicações,pois minha vida acabou, pois junto dela foi minha auto estima e meu amor próprio.

  98. si

    -

    06/06/2011 às 15:42

    olá pessoal, quero dividir esse momento com cada uma de vocês após a minha ultima postage 26/04/2011, fui a luta mais uma vez e consiguir um resultado maravilhoso só não sei até quando.
    tretinolna0,05%hidroquina4% aceton.fluocinolona0,01% gel creme qsp30
    + picnogenol, gente em apenas oito dias o resultado está sendo maravilhoso.
    bjs. boa sorte!

  99. Lívia

    -

    05/06/2011 às 16:46

    Olá pessoal, também sofrocom este mal,apóso uso do anticoncepcional selene. Acho q temos q reclamar c a ANVISA desses nedicamentos comaltas taxas de hormônios. Pois podemos ter a tendência, mas não é natural ter manchas q degradam a auto-estima de qualquer um.

  100. liliane

    -

    07/05/2011 às 17:41

    eu ouvi falar de um chá chamado chapeu de couro,que acaba com acne,manchas na pele etc…mas só pode tomar dua s vezes por semana,,eu tenho algumas manchas e uso direto filtro solar e agora vou começar a tomar esse chá.vou torcer para dar um bom resultado..bjus

  101. cristiane dos santos americo

    -

    29/04/2011 às 20:32

    tenho melasmo….eo dermatologista me recomendou que usasse essa pomada<tretinolna0,05%hidroquina4% aceton.fluocinolona0,01% gel creme qsp30

  102. si

    -

    26/04/2011 às 16:35

    ai meninas como e triste, ver a nossa pele nesse estado, lendo alguns depoimentos parece até piada de mau gosto. Bom esse maldito melasma já me acompanha mais precisamente uns dez anos, hoje estou com 38, cinco anos que parei de tomar anticoncepcional e nada dar resultado quando penso que a minha pele está ficando limpa o sol faz psiu lá vem elas de novo cada vez mais forte, só sei dizer que há única coisa que ainda não fiz foi aplicar laser, mais quem sabe um dia al´guém descobre a solução para esse bendito bjs………

  103. alice sales

    -

    23/04/2011 às 1:19

    é realmente um sofrimento..fiz tratamento..melhorou..mas agora 3 meses depois percebo q está voltando minhas manchas..fico tão triste..

  104. Dilma Martins

    -

    15/04/2011 às 5:38

    O melasma tem cura. basta seguir um tramento respeitando as regras do seu dermatologista. voce pode fazer o acompanhamento c uma esteticista. Abraços..

  105. ana paula silveira franco

    -

    05/04/2011 às 19:41

    boa noite tenho mancha de melsama ja a um tempo,ja fiz de tudo ja gastei muito dinheiro e o resultado foi em vao,acredito na medicina que um dia terei resultados para melhoria.aguardo qualque informaçao a tratamento que possa resolver.obrigado ana paula

  106. Adriana

    -

    23/03/2011 às 21:22

    Olá, tudo oque tenho a dizer à vcs meninas é q jamais percam a esperança, Tenho 34 anos, uso anticoncepcional, tenho uma filha, minhas manchas surgiram após estar 2 anos trabalhando no shopping sob luzes fluorescentes, claro devo ter alguma tendencia, ams elas começaram asugir há 3 anos atrás, de forma bem sutil.. já fiz varios tipos de tratamentos, com medicamentos passados por dermatologistas, fiz pellings quimicos, por 2 invernos seguidos, e no ano passado fiz um tratamento estético chamado vulcam ice…que ajudou a clarear um pouquinho…quando fiz os pellings a mancha tb ficou bem clarinha, mas com o tempo parece q vai voltando…Porem há um mês atras uma amiga indicou um creme q a irmã dela usou e deu certo!Olha só eu já havia usado o triluma, porém no meu caso não deu muito certo, essa amiga me indicou um q é o generico do triluma, e acreditem, tem qse um mes q to usando o generico, q é triderm e as manchas desapareceram mais q 50%, qse nem dá pra ver… Quem tem melasma tem q estar sempre cuidando e usando protetor solar o tempo inteiro, não se expor muito ao sol,após ter feitos tantos tratamentos estou descobrindo q não tem como acabar de vez com as manchas, apenas ameniza-las…É isso aí meninas…Busquem um bom dermatologista, e vamos lá!

  107. Rosana

    -

    19/03/2011 às 8:33

    Quero saber se houve alguem que fez o tratamento e melhorou? Há alguma coisa que eu posso passar para melhorar? Ou devo procurar um dermatologista? Obrigada pela oportunidade, espero que vocês possam me ajudar, pois o meu rosto esta todo manchado.

  108. Nazare

    -

    27/02/2011 às 16:15

    Não desistam de tratar o melasma, pois devemos ter fé que é possível encontrarmos a cura. Eu mesma depois de tentar vários tratamentos com ácidos, peelings e gastar muito dinheiro apenas agora estou conseguindo resultado: uso sebo de holanda (de carneiro) com um pouquinho de leite de rosa, faço um creme misturando-os e após lavar o rosto aplico nas manchas e cubro com pedaços de lenço de papel, coloco tudo antes de dormir e tiro pela manhã com algodão molhado e papel toalha. Enxugo o rosto bem devagar com uma toalha e aplico o protetor solar da ADCOS que é extra seco e não deixa meu rosto oleoso. Também uma vez por semana faço uma máscara de argila por 15 minutos (argila e água mineral) para combater as espinhas. O clareamento é gradual, e somente agora após 4 semanas estou percbendo os resultados. Tomo todos os dias um comprimido de vitamina C (cewin) para inibir a ação excessiva da melanina. Não desistam e passem o protetor solar a cada 3 horas. O que conssguirmos clarear já é uma grande vitória. Boa sorte e sigamos em frente.

  109. Ênia

    -

    17/02/2011 às 14:46

    OI pessoal! Tenho 42 anos e há 2 anos que venho sofrendo com o melasma, ainda são pequenas as manchas na região superior dos lábios.O primeiro tratamento, não deu muito certo, usei um creme manipulado a base de hidroquinona e acido retinóico, fiquei mais manchada e viciada em protetor solar, até msm dentro de casa eu o usava. Agora uso o Triderm e também estou tomando o picnogenol, acho que tá melhorando bastante. Sei que temos que ter consciência, pois depois que estas manchas aparecem, não vão embora definitivamente, mas o que a medicina apresentar de recursos p/ amenizá-las estaremos tentando e compartilhando com vcs. Daqui seis meses vou postar o resultado que obtive com o tratamento atual. Boa sorte a tds, Bjus.

  110. alessandra

    -

    02/02/2011 às 20:53

    Fiz o Fraxel depois de inúmeras outras tentativas com cremes. Fiquei super feliz com o resultado, as manchas de melasma sumiram completamente MAS VOLTARAM! Gastei cinco mil reais, elas voltaram mais fortes que nunca!!!!!! Tava pensando em fazer de novo, mas pelo jeito não adianta né….poxa vida, que dureza! Fui a Natal esse mês e voltei toda manchada. Vou à dermatologista semana que vem. De volta aos cremes….se alguem souber de um novo método, por favor me avise….bjos.

  111. simone

    -

    30/01/2011 às 10:16

    tenho manhas degravidez e tambem melasma ha muitos anos uso cremes mas minha pele nuca fica totalmente limpa oposso usar o pilig

  112. neila

    -

    29/01/2011 às 18:02

    ola faz 11 anos que tenho melasma sofro com esse problema sempre fiz tratamento mais nada adianta

  113. ione dos reis cer4queira ramos

    -

    29/01/2011 às 13:33

    ola! tenho 34 anos, tenho dois filhos,apareceram as primeiras manchas com 20 anos na primeira gravidez,mas pude notar , que minha familia tem pre disposiçao a manchas, pois tenho duas irmas com 28, 32anos q ja mancharam e um irmao de 21 anos q tambem ja tem pequenas manchas, alguns tios de parte de pai , tambem sofre desse mal.enfim ja recorri a varios tratamentos, como cremes acidos, e pilens carissimos,todos os anos no periodo do frio eu sempre fasço tratamento, melhora , mas nunca da um resutado satisfatorio pois e so esquentar um pouco e elas começam a evidenciar mais, e com tempo, o mesmo remedio nao surte mais efeito, o q faz as pesssoas pararem de usar os cremes.Eu ja sofri muito evito sair de dia , e saio com muita maquiagem mas , nao tem geito elas aparecem, mesmo assim .Uma vez quis fazer laizer minha medica nao deixou, disse q causava cancer,nao sei o q fazer, queria me livrar dessse mal, mas nao sei se e possivel, pois ainda , nao se descobriu a cura.

  114. Angel

    -

    29/12/2010 às 15:34

    Eu tenho SOP e de seis em seis meses tenho que fazer o tratamento para conter as espinhas que vem com vontade!Não aguento mais!Como se ja não bastasse esse problema que creio que através deste outro me apareceu que é o melasma que está bem marcante no meu rosto!A um ano atrás o meu rosto era perfeito e agora isso. Nada do que tenho feito até agora resolveu ou amenizou!Não tomo anticoncepcional direto só como tramtamento como mencionado acima. Que outro método posso usar para evitar as espinhas ocasionadas acredito eu ser pelo ovário policistico?
    Obrigada pela oportunidade de compartilhar, espero poder também compartilhar resultados vitoriosos breve!

  115. Waleska

    -

    07/12/2010 às 7:47

    Olá, tomei picnogenol, mas engordei com o uso do medicamento e demorei a emagrecer, fiquei apavorada!

  116. andreia

    -

    29/11/2010 às 23:16

    ola pessoal!!!!graças a deus eu ja estou conseguindo resolver meu problema,e estou aki pra ver se posso ajudar!!!! gastei muito dinheiro em dermatologistas,cremes,pillings etc… e pesquisei muito e resolvi fazer luz pulsada a laser. fiz a primeira sessao sumiu 80% das manchas,estou bem feliz!!!!valeu a pena

  117. Beatriz

    -

    29/11/2010 às 11:37

    vivo um drama , pois tenho a sop (sindrome de ovario policistico) e tenho que fazer tratamento com pilulas anticoncepcionais que estão dando resultado em relação a sop, mas apareceu o melasma e eu não posso suspender o uso das pilulas, alguma solução pra mim?

  118. glaucia

    -

    28/11/2010 às 15:12

    tenho melasma da gravidez tava fazendo tratamento mas amo o sol,tenho que o oitar por ele, pois nao tenho paciencia

  119. luciana

    -

    24/11/2010 às 10:56

    estou vivendo um pesadelo por causa do melasma tenho 28 anos e manchas sobre a bochecha e buço estou c a auto estima la no chão!!como mexe com a mulher essas terriveis manchas

  120. neire dos santos

    -

    17/11/2010 às 19:03

    Tenho melasma a mais de 10 anos. Já fiz vários tratamentos com peeling, amenizou um pouco, depois voltou. Procurei um dermatologista,
    me aconselhou a usar cremes clareador, picnogenol via oral. Achei que melhorei um pouco. Comecei a fazer reposição hormonal, por orientação do meu ginecologista, achei que piorei. Ele, fala que não é da reposição, já a dermatolgista da todas a dicas que é o do Reduclin.
    Eu, tenho disfunção hormonal, prolactina. Fiz tratamento com Cabergolina. Por favor me falem alguma coisa. Agora começou a aparecer
    pintas marrons e estão aumentando. O médico sugeriu parar com a reposição e partir para o Isoflavona 100mg. O que voces acham?

  121. grace kelly

    -

    15/11/2010 às 20:33

    tenho melasmo a 7anos ja fiz varios tratamentos com triluma e outros acidos acho que deve ter um tratamento mais eficaz ou de manutençao para nao reaparecer pois sabemos que a medicina esta tao avançada para tantantas doenças graves nao e possivel que essa nao tenha cura

  122. Ana Olaio

    -

    15/11/2010 às 17:10

    Olá Dra!
    Gostaria muito de saber a sua opinião sobre o creme para manchas com a seguinte composição:
    3% hidroquinona
    2% acido kojico
    6% acido Glicolico
    3,5% acido ascorbico
    0,025% hidrocortisona
    50g Base Beeler

    Obrigada

  123. Gislaine Ortiz

    -

    28/10/2010 às 10:29

    Depois da gravidez ,apareceram os melasma ,pois sempre tomei anticoncepcional, e nunca tinha ocorrido as manchas, foi só depois da gravidez que elas surgiram .Já gastei com muitos cremes famosos , que existem no mercado, mais só foi dinheiro jogado fora.Usei até cremes importados e as manchas só ficavam piores, fui em dermato me passou outro creme caro e nada.Pois bem meu gineco pediu que eu parasse de tomar pirula , por um tempo, mais o efeito foi mesmo da formula de um creme que a propria farmaceutica aqui da minha cidade receitou e manipulou para mim , foi otimo a melhor coisa que já usei ,depois de 01 mes de uso deste creme quase sumiu todas as manchas, uso diariamente a noite de manhã lavo muito bem o rosto com sabonete, e uso bloqueador solar da bioderma 100 tinto que ela tambem me passou. Bom o creme contem hidroquinona,pois tenho alergia deste componente então ela colocou tambem um anti-alergico,+ acido kojico, + nano lpds lightenin ,em gel e só pode usar emcima da mancha bem localizado e no resto da pele uso o klassis.Estou muito feliz a formula ficou bem baratinha e me deu um resulto maravilhoso pois tenho a cicatriz da mancha ainda mas ela me falou para usar por uns trez meses direto ,que o resultado ainda sera melhor.Tenho que tomar muito cuidado com o sol pois aqui na minha cidade o sol é de rachar.Bom tomara que eu possa ajudar ,para mim esta formula foi o melhor que eu já usei , eu sei que ainda eu tenho a manchinha lá mais bem clarinha, mais que me ve agora depois de usar esta formula , fala que já sumiu tudo.Procure um dermato ou farmaceutica, destas de farmacia de manipulação quem sabe possam indicar está mesma formula.

  124. CÉLIA

    -

    26/10/2010 às 14:06

    Tenho melasma,e isso muito me incomoda,pois tenho 43 anos e só tomei anticoncepcional qdo. tinha 28 anos, e foi por um curto período, nunca engravidei e corro do sol, como vampiro e costumo sempre andar com filtro solar. Já fiz vários tratamentos a base de ácidos, hidroquinona e peelings, e tenho notado que a minha pele tem ficado cada vez mais sensível, até o mormaço mancha a minha pele, mesmo eu usando filtro solar.Qdo vou a praia mesmo usando filtro com maior proteção e fugindo do sol ás mancha piorão e eu fico muito chateada e deprimida, principalmente qdo ás pessoas ficam me encarando.

  125. silvana

    -

    18/09/2010 às 10:53

    comecei a ter manchas escura no rosto aos 34 anos,nao foi por gravidez nem por anticoncepcionais,pois nunca tomei.
    elas vieram ao poucos crescendo e tomando conta de todo o meu rosto.
    Fiz varios tratamentos possiveis,gastei o que nao tinha,e por ultimo luz pulsada,ficou ainda pior.Nao me conformo em ver meu rosto assim,nem tenho vontade de olhar no espelho,choro as vezes,fico deprimida,nao consigo mais me achar bonita,ainda bem que sou funcionaria publica(concursada)caso contrario estaria desempregada,pois o rosto e o cartao de visita,e existe o preconceito.Vou consultar um gineco e ver se pode ser feito algo a respito.Minha dermotologista falou que apos a menopausa as manchas vao sumindo,e quando eu estiver velhinha nao terei mais manchas entao?depois que li todos esses depoimento e que percebi quantas mulheres sofrem com esta causa.E se tirar os ovarios resolveria alguma coisa?Fiz laqueadura aos 21 anos,pode ter influenciado?
    EStou cansada,nem tenho mais um problema,pois o que nao tem soluçao nao e problema entao.
    nao gastem com lazer,pois so piora.
    abraços.

  126. lu sal

    -

    15/09/2010 às 9:52

    Lendo todos esses depoimento de mulheres que sofrem desse problema,fico mais conformada com a minha situação,eu já gastei muito dinheiro com cremes e dermatoligistas,agora eu estava disposta a fazer sessões de laser pra resolver o problema,mas pelo que li não acaba com o melasma é só jogar dinheiro fora.É melhor uasr uma base e esconder a mancha e tentar conviver com ela da melhor maneira posível…quem sabe um dia aparece uma solução definitiva para esse pesadelo…

  127. Patricia

    -

    30/08/2010 às 23:59

    Meu Melasama foi originado pelo uso de anticoncepcional, o estranho é que utilizei por anos o mesmo e de uma hora para outra ele provocou o surgimento dessas manchas horrorosas pelos comentário abaixo, não sou a única priviliegiada !
    Iniciei um tratamento há quase 4 meses, fiz um laser (LPI Pulsada)que teve um resultado inicial ótimo, mas voltou a escurecer e venho mantendo o tratamento em casa com hidroquinona e tretinoína, que realmente deixam a pele sensível (como qdo. utilizado acido retinóico)e após 1 mês deixaram de dar resultado visível de melhora. E claro uso bloqueador com base FPS 40 diariamente, sol nunca mais.
    Ah uma dica, descobri bonés e chapéus com filtro solar, para aumentar a proteção !!!
    Recentemente me recomendaram o uso de MELANESSE H, alguém já usou ? Gostaria de ter uma idéia de resultado, já que custa bem carinho !?
    Abraços à todas !

  128. ane melo

    -

    14/08/2010 às 12:13

    estou usando triluma quase no fim o creme as vezes estar mais claro as vezes mais escuro não sei o que fazer uso protetor e evito sol

  129. helane

    -

    11/08/2010 às 23:26

    tenho melasma mais não é muito,eu uso creme para clarear mais não vejo resultado,o que eu faço?

  130. Márcia Palma

    -

    08/08/2010 às 19:17

    Eu trato melasma há uns 8 anos, faço uso de creme manipulado com ácido, hidroquinona e consigo um bom resultado.Uso continuamente bloqueador solar fps 100 e mesmo assim as manchas teimas em aparecer no verão.Minha dermato indicou pignogenol e vou tomar para auxiliar no clareamento.De fato é um tratamento contínuo e constante, caso contrário teria de conviver com as manchas, o que não quero pois são muito feias.

  131. Sonia

    -

    01/08/2010 às 15:56

    Vania,
    quais são os produtos que vc indicaria como bons para tirar manchas? Que estão disponíveis no mercado?

  132. Vânia

    -

    26/07/2010 às 13:52

    Descobri que a causa do Melasma em mim, foi o uso do anticoncepcional.
    Após tentar usar várias vezes o hidroquinona, receitada por dermatologista, descobri que tenho uma tremenda alergia à este produto. O correto é mudar o método contraceptivo e dar início a um clareamento das manchas com cosméticos de última geração que não contenha o hidroquinona na fórmula. O grande problema deste medicamento é que o efeito “rebote” é muito grande. Caso você tome um sol, destes de atravessar a rua, nossa! As manchas começam a escurecer com uma rapidez incrível. Por isso, fico longe deste produto. Há no mercado produtos que são menos agressivos e com o tempo clareiam as manchas, é só ter disciplina, usar todos os dias. E quanto ao Protetor solar, não pode deixar de usar de jeito nenhum, além do que deve-se usar também um bom hidratante. Eu uso antes do protetor solar. Garante mais proteção.

  133. Mirabis

    -

    20/06/2010 às 14:31

    Olá amigas!
    bom estou no mesmo desespero que vcs. s em mta gente surgiu pq queriam d+,
    em mim foi pq adiei d+ e ainda tratei há pouco as espinhas c roacutan.
    enfim surgiram em 2006, bem clarinhas q eu até pensava q eram manchas de espinhas, fui para recife em maio de 2007, e mesmo já usando protetor toda hr, ganhei uma tonalidade mais escura em todas elas, uma linda bola na ponta do nariz e os comentários e encaradas das pessoas… estou testando a eNésima dermatologista, tva pensando em fazer peeling, mas dps desses relatos acho q vou evitar.
    vou compartilhar o q aprendi:
    filtro solar o mais forte, mais caro, sem óleo, nem alcool e c boa fixação na pele, todo dia.
    depois passo base da VICHY, ela é própria para doenças de pigmentação da pele, tem fator 20 e fator trinta (caríssima, é claro, mas vale a pena, já entrei até embaixo de cachoeira c ela e ñ saiu!)
    E, ISSO É MTO, MTO IMPORTANTE! qq coisa q estiver usando e começar a irritar sua pele, ficar mais vermelha q o normal, suspenda o uso até que sua pele se recupere, pq s está vermelha está sendo agredida, então a reação para se defender é escurecer mais ainda, como em todos os relatos acima, simplismente pq a melanina é um protetor natural da pele!
    BOM, SE ESSE TRATAMENTO DER CERTO, VOLTO E CONTO PRA VCS!
    SORTE!

  134. julia akmi

    -

    18/06/2010 às 15:49

    ola ,m idntfkei cm tds vcs ,pois venho sfrnd cm melasmas a 10anos n inicio eram discretas e pqns mas a vaidade fmnin m fz procurar soluçaõ ai começou meu martirio e a alegria ds fabricnts d creme e dermatologsts fz uso d td tp d tratamnt cm cremes,loções,pomadas,géis,seruns,despigments,tudo d barato até os +caras ,só vou citar algums components ;acido glicolico,kojiko,hidroquinona,aha,mandelico,tritenoina,aloe vera,oleo d rosa mosket,receits caseiras,filtros solares ,bloqueadores,algumas marcas importadas carisimas,mascaras enfm se falasem,taca merda eu tacava,resultado elas só aumentaram e escureceram aind +,hj uso apnas filtr slr da bioderma fator 100 d 120ml $89,99 ai compro base livre d oleo marca marchet $15,00+ou- e misturo em um frasco vazio metade d cd aplico a cd 3xao dia ,estou studnd farmacia qnd m formar dsnvolv 1 formul e resolv o problem d tds inclusiv o meu pois t cnsd d ser engnad e sei a frustação d gstar e no ver resultd,bjs a tdas s achar a soluçaõ promto q paso a tds as interesds.julia

  135. maria helena

    -

    27/05/2010 às 20:19

    olá amigas por favor me ajudem .eu tinha manchas de espinhas no rosto e resovir tratalas com o dermatologista. oqual me passou acido retinoico e protetor solar .mas agora estou com o rosto muito preto.e não sei o que fazer para melhora, por favor me ajudem estou desesperada .bjus

  136. Ana Paula

    -

    24/05/2010 às 14:02

    Tenho melasma é pouca mais tenho e me encomoda muito elas apareceram após o nascimento do meu segundo filho,comecei um tratamento dermatologico mais tive que para pq o meu medico faleceu..parece que elas estavam diminuindo..agora estou pensando em começar fazer um outro…afinal qual é o tratamento mais indicado??a laser ou cremes??Obrigada..bjoss

  137. Eliane

    -

    04/05/2010 às 10:55

    Tenho 35 anos, a minha gravidez foi ha 18 anos atras.
    Tenho melasma ha pelo menos 3 anos, e isso é um verdadeiro pesadelo na minha vida, acaba com a minha auto estima.
    Já fiz “N” tratamentos para acabar com elas, o pior é que elas não vão embora, acabam piorando, com a hidroquinona então… um horror, a minha pele alem de ficar mais escura, parece que envelheceu aonde foi tratada com a pomada (poros mais abertos).
    Alias, não posso fazer nada no local aonde tenho melasma, se eu tentar uma esfoliação, a “bendita” escurece do dia pra noite.
    Passo todos os dias creme Nivea (o unico que não dá coceira no meu rosto) e spectraban T, fora isso, qualquer coisa que tento passar no rosto, o melasma piora, fica irritado.
    Se alguém entendido do assunto ver isso… esclarece algumas dúvidas por favor:
    Pode ser alguma problema no figado o aparecimento do melasma?
    Ou, quando surge o melasma na pele é porque temos uma disfunção hormonal?
    E essa disfunção hormonal é o aumento ou diminuição estrogênico e progestogênico?
    Acho que deve ter alguma coisa relacionada com hormonios, porque quando fico menstruada as manchas pioram, fico com uma coceira danada no local (parecem até meio inflamadas) ficam mais escuras e depois de 10 dias da menstruação… como num passe de mágica, elas ficam mais claras, não coçam, ou seja, justamente quando estou em período fertil elas melhoram (não somem, mas melhoram).
    Ficarei muito agradecida se alguém puder responder as minhas duvidas.

  138. elisa

    -

    14/04/2010 às 20:34

    Tenho melasma a alguns anos , já fiz um tratamento de acido e tive queimaduras no rosto.
    Fiquei traumatizada e agora gostaria de fazer um clareamento, só que depois de ter lido
    todos esses depoimento fiquei sem saber o que fazer ?

  139. Cristiane

    -

    23/03/2010 às 12:05

    Nossa,quantos relatos,fatos,manchas….eu não tenho mais manchas na pele,agr tenho marcas irreversiveis e pretas,tudo começou em novembro quando resolvi fazer um botox para preencher pequenas rugas ao redor dos olhos,quando cheguei ao consultorio do dr,ele me falou que seria muito bom que eu fizesse um peelling de gesner com ata para as minhas manchas que não me afetavam mais como a 8 anos atraz,pq eu havia aprendido a me acostumar e conviver com elas,mas resolvi fazer com promessas de ficar linda e renovada ate dezembro.Resumindo este acido queimou meu rosto e onde havia pequenas manchas castanhas claras agr são manchas enormes do canto do olho ao canto da boca do lado direito,esquerdo,ao redor das sobrancelhas e no meio da testa,sem contar a ponta do nariz e o buço,tenho um enorme bigode preto de mancha,estou pessima e penso todos os dias em uma maneira rapida e indolor de acabar com tudo isso inclusive minha propria vida.bjos a todas.

  140. ops!!!! Melasma.

    -

    17/02/2010 às 20:54

    Menina já sofrir profundamente com as malditas dessas manchas no meu rosto, só pra vcs me entenderem já deixei de ir á vários locais com minha familia por causa dessas malditas manchas. Fiz vários peelins e usava frequentemente ácido que me deixava completamente fora do convivio normal de uma pessoa rsrrssr. Conseguir gracas a Deus a pomada TRILUMA por vários depoimentos que lir na internet falando muito bem da pomada resolvir experimentar, realmente clareou muito…. só que quando tomo um pouquinho a mais de sol eu consigo vizualizar a manha na minha pele…. é uma pomada que não fico sem, uso protertor fluido helios 60 e sempre que dar uma escurecida uso a pomada é assim que estou conseguindo controlar essas manchas e ter uma vida normal.

  141. paula moura

    -

    17/02/2010 às 19:18

    Gente sofro com melasmas há 15 anos, e nos últimos 2 anos tenho usado diuturnamente fórmulas e mais fórmulas para amenizar essas horríveis manchas, elas não sumiram, porém deram uma boa melhorada.Descobri 2 coisas q talves possa ajudar a melhorar os melasmas de vcs.A primeira é q quem faz tratamento com ácidos deve mandar manipular o bloqueador, e exigir q não contenha alcool na fórmula, pq por menos teor q tenha eles fazem a pele escurecer rapidamente, e o tratamento desanda,importante tbm pedir pra ser na base de gel, pq os de base em creme nos enche de acnes e espinhas, q tbm deixam manchas na pele, segunda coisa, estar sempre mudando a fórmula, pois percebi q depois de um tempo usando o mesmo ácido a pele simplesmente não responde mais.Amigas espero ter ajudado em algo.Abraços.

  142. Julia

    -

    08/01/2010 às 12:38

    Passei a ter melasmas após o uso de anticoncepcionais. Até então minha pele tinha cor homogênea. Fiz uso de todos os tipos de fórmulas, contendo os mais variados componentes químicos, no entanto, nunca obtive resultados animadores.
    A verdade, amigas, é o seguinte: essas manchas nunca desaparecerão, mas ficam mais discretas com uso desses produtos (pela vida inteira! Afinal, somos donas dos “benditos” hormônio femininos), pois os melanócitos estarão sempre em atividade nessas regiões que já foram estimuladas por uso de corticóides ou anticoncepcionais.
    No meu caso, já me conformei. Hj, estou de férias no Rio, e qdo vou à praia uso óculos, filtro 60 e chapéu. Evito me expor diretamente e ainda assim as mancham ficam mais aparentes. Aí, qdo retorno a SP, continuo com o tratamento indicado pela dermato.Pelo que venho percebendo nesses úiltimos 8 anos, não terá jeito mesmo, mas pior é ficar sem fazer o tratamento.
    Beijos, lindas!

  143. vilma

    -

    04/01/2010 às 13:46

    ja usei varios produtos com acidos e eles crescem as manchas e ao passar dos dias elas escurecem mais mesmo usando proter solar 05 vezes ao dia e eu nao tomo sol e evito local com luzes ja faz 08 anos que procuro uma soluçao ja fiz acompanhamento com dermatologista ginecologista p acompanhar hormonios , anticoncepcional e ja usei mais de 32 marcas de cosmeticos , me passe um imal se alguem tiver uma soluçao

  144. fátima

    -

    25/12/2009 às 15:47

    Olás! tbm já tentei vários peelings para clarear as manchas e nao obtive resultados.Basta o sol aparecer e elas escurecem muito, mesmo com filtro solar dia e noite. A única coisa que me acalmou um pouco qt a isso foi o uso do filtro solar da la roche – creme fondante – fator 60 que, nao deixou minha pele oleosa e suporto melhor o sol. ouvi falar de um produto a base de aloe vera para ingerir, diz que o resultado é bom. se alguem souber de alguma novidade, compartilhe comigo.obrigada. abço!

  145. Ivonete Leite

    -

    11/12/2009 às 23:52

    me enteresei muito pelo tratamento via oral,lendo os comentarios de minhas amigas acho que para mim poderia ser o melhor tratamento,ja que tentei de todas as formas tbm varios tratamentos so nao tenho certeza se o lazer fraxel realmente resolve este problema,me responda por favor Dra. obrigado

  146. Sherla

    -

    01/12/2009 às 13:45

    Tenho essas manchas a muito tempo, tentei vários tratamentos gostaria de saber se alguém já obteve cura ou não? Grata!

  147. Sheila Lima

    -

    17/11/2009 às 20:03

    Comecei a ter melasmas na minha gravidez. Comecei a fazer tratamento para a redução do melasma com ácidos retinóicos com hidroquinona, e adorei o resultado. É claro, que isso exige sacrifícios eternos, como por exemplo, abdicar-se do sol. Tenho uma filha de 8 anos, não deixo de ir a praia ou a piscina com ela, mas evito me expor ao sol, sempre uso bloqueador solar e maquiagens com proteção solar. Comecei a tratar meu melasma com Melanesse H manutenção, um peelling diário que dá um bom resultado ser for usado de forma correta seguindo as orientações do dermatologista. Outra dica de produtos excelentes com proteção solar são os produtos da Adcos. O bloqueador solar tonalizante parece uma base, protege do sol e deixa a pele natural sem ficar melequenta de filtro solar.
    Boa sorte!

  148. andressa

    -

    14/11/2009 às 16:15

    tenho melas e uso cremes propios com receitas de dermatologista mas eles vao e voltao ;oq fazer para eles desaparecerem de vez obrigado

  149. Vileide

    -

    11/11/2009 às 16:33

    A minha melhor experiência foi o protetor solar da La Roche, o fluide extreme fator 60. Quase não tenho mais acne. Quanto ao melasma em si, é melhor conviver com ele do que gastar tubos de dinheiro, pois o resultado depende muito do seu estado físico, realmente.

  150. Raquel

    -

    27/10/2009 às 17:46

    Onde comprar os remédios para tratamento via oral contra o melasma?

  151. Cristina Hoffman

    -

    18/10/2009 às 18:44

    Fiz 5 sessões de laser harmony-pixel para melasmas (que eram bege-clarinho e somente nas bochechas, só se notava bem de perto) e o resultado que obtive depois de gastar 5 mil reais foi o oposto! Não recomendo à ninguém, é jogar dinheiro no lixo! As poucas manchas que existiam escureceram muito e muitas outras surgiram. E olhem que não vou à praia há 10 anos, não pego sol nunca, uso filtro solar o dia todo, chova ou faça sol (fps 30 dentro de casa e fps 100 na rua)! A dermatologista me passou, depois do laser, cremes à base de tretinoína e hidroquinona que deram uma amenizada nas manchas, mas deixam minha pele muito sensível (vermelha e descascando o tempo todo). Sem contar o filtro solar de fator muito alto (fps 100) que passei a usar, que mesmo sendo indicado para pele oleosa deixa meu rosto que nem manteiga e me encheu de acne, que não tinha! Conclusão: prefiro ficar com os melasmas mesmo. Para todos que leram esta matéria aconselho que usem somente os cremes e não percam tempo e dinheiro com laser.

  152. Ana

    -

    14/10/2009 às 11:28

    A minha duvida nao é relacionada diretamente ao post.

    Porque o fato de dormir mais de oito horas ou mais de nove horas envelhece a pele? ( vi isto no texte ” qual a idade da sua pele” ).

    Obrigada

    Ana

  153. Vera Lucia

    -

    13/10/2009 às 17:40

    Qual o custo de uma aplicação de laser, e quantas é necessario para tirar as manchas(melasma) por completo.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados