Blogs e Colunistas

13/10/2009

às 10:40 \ Tratamento

Como tratar o melasma

rosto-sol

Eu tenho 33 anos, não tenho filhos, mas há 6 anos tenho manchas de melasma. Devo usar bloqueador solar? Parei de tomar anticoncepcional. Existe algum que poderia tomar sem piorar as manchas? Qual o nome e onde posso comprar o remédio oral para tratar melasma? Pretendo engravidar este ano, teria algum problema em continuar usando? Melasma é o meu martírio.
(Daniela)

Daniela, sua angústia é compreensível. Infelizmente, o melasma causa grande sofrimento. Nas pessoas afetadas, manchas escuras invadem o rosto e atingem as bochechas, a testa, o nariz e a pele que fica logo acima do lábio superior. A intensidade e extensão das manchas variam caso a caso. Mas com um tratamento adequado e rigoroso, um pouco desta angústia pode ser amenizada. Antes de responder às suas perguntas e detalhar o tratamento, vamos ver os dois fatores principais que acentuam o escurecimento em quem tem tendência a melasma:

As mulheres são as principais vítimas. E a culpa é dos hormônios femininos

O melasma atinge especialmente as mulheres. Homens representam menos de 10% dos casos. É que um dos fatores agravantes são os hormônios femininos. Por isso, nos momentos em que a concentração de hormônios femininos no organismo aumenta, o melasma pode piorar. Isso acontece em mulheres que estejam tomando pílula anticoncepcional ou em gestantes.

O sol como inimigo

A exposição ao sol sem protetor solar piora as manchas. Mas, mesmo com filtro, elas podem escurecer. Por isso, toda a proteção é pouca. Quem tem melasma deve usar todos os dias um bom filtro solar, mesmo se o sol não estiver forte.

Agora, as respostas:

1. Filtro solar é fundamental. Portadores de melasma devem usar continuamente um filtro solar potente. Preste atenção aos seguintes itens:

a. Fator de Proteção Solar. Escolha FPS 30, no mínimo. O número indica a proteção contra os raios ultravioleta B, ou UVB.

b. Proteção anti-UVA. Os raios ultravioleta A (UVA) agravam o melasma. Procure um filtro que estampe no rótulo a informação de que é eficaz contra UVA. Hoje em dia, quase todos os bons filtros solares protegem contra UVA. Mas nem sempre foi assim: até há pouco tempo a proteção era preferencialmente anti-UVB. Um detalhe: os raios UVA atravessam o vidro das janelas. Assim, use o filtro mesmo se você ficar dentro de casa ou do carro. E mais: os raios UVA estão presentes desde a manhã até o final da tarde. Significa que você precisa aplicar o filtro logo cedo e reaplicar a cada 3 horas, até o final do dia.

c. Filtros físicos x Filtros químicos. Existem vários ingredientes ativos que podem compor um filtro solar. Eles se dividem em dois grupos básicos: os ingredientes físicos e os ingredientes químicos. Em geral, o protetor comprado na farmácia mistura os dois tipos na sua composição, em proporções variadas. Os ingredientes físicos refletem a luz do sol. Os químicos a absorvem e a transformam em calor. Para quem tem melasma, o mais indicado são protetores compostos por uma alta proporção de filtros físicos. O inconveniente é que dão um efeito branco e opaco e têm textura espessa. Mas alguns deles vêm com uma cor de base, para disfarçar o tom branco indesejável. Bons ingredientes físicos são o óxido de zinco e o dióxido de titânio.

2. A pílula anticoncepcional

Como o melasma se intensifica com hormônios femininos, a pílula nesse caso é um veneno para a pele. Mesmo pílulas de baixa dosagem agravam as manchas. Converse com seu ginecologista sobre outro método contraceptivo indicado para seu caso.

3. A gravidez

É comum que o melasma piore durante a gestação. Nessa fase, a atenção no uso do protetor deve ser redobrada. Quanto aos tratamentos, há clareadores especiais que podem ser usados durante a gravidez, mas a utilização deles precisa ser supervisionada por um dermatologista.

4. Os tratamentos

O melhor tratamento clareador para o melasma é à base de cremes. As respostas ocorrem após semanas ou meses de uso de cremes, como os à base de tretinoína, hidroquinona e cortisona. Uma boa medida é associar peelings clareadores e renovadores da pele ao tratamento domiciliar. Completado o clareamento das manchas, é fundamental que você siga com um tratamento de manutenção. Caso contrário, é quase certo que as manchas voltarão. As pessoas que não melhoram com cremes clareadores, podem recorrer ao tratamento com laser.

5. O tratamento por via oral

Cada vez mais se discute a utilização de comprimidos à base de anti-oxidantes contra os efeitos do sol. A vitamina C, a vitamina E e o picnogenol têm se mostrado promissores. O efeito de um tratamento por via oral, no entanto, ainda é controverso. Na minha opinião, casos mais complicados podem se beneficiar de um tratamento desses. Mas se você se submeter a um tratamento desse tipo, deve interrompê-lo durante a gravidez.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

154 Comentários

  • kelly

    -

    17/2/2012 às 10:03

    AMELAN !!! FOI UM MILAGRE

    Tenho melasmas há dez anos já fiz peelings, trililuma, clariderm, hormoskin e Laser fracionado NADA ADIANTOU! TUDO VOLTOU PIOR!!

    DESCOBRI O AMELAN OU COSMELAN minhas manchas sumiram em duas semanas, porem o médico não me enganou ele disse que voltar se eu não me cuidar! Fui numa clínica aqui de Brasília.

    USEM É UM VERDADEIRO MILAGRE MINHA PELE ESTÁ LINDA! É CARO MAS É A UNICA COISA QUE VALE A PENA!

  • simone

    -

    20/2/2012 às 21:42

    Boa noite, sofro com esse prblema á uns 5 anos faz o uso de remédios de manipulaçao como: hidroquinona,tre tinoína6%,hidrocortizona,àcido retinoíco bisabolol ácido glicólico 8% glucononactona 4% cortisona. tri-luma ,vitacid-plus,hormoskin,triderm em gel.Todos eles causaram uma queimadura e depois esfoliou e nada resolveu.
    Para proteger do sol spectran-t 35 fps cor bege, sun max ,photoderm max 100 fps,episol color 50 fps,filtrum color 50 fps,e nada disso adiantou muito. Já fiz alguns remédios caseiros como bicarbonato c/salsa,rodelas de batatas e pepino,mel e aveia,iogurte natural de nada serviu.Usei tbm o AHA DA Racco tbm não melhorou em nada
    Atualmente estou usando argila verde e branca vez por semana reveso,estou vendo uma melhora. a verde pinica um pouco mais é normal. O clareador da avon tbm ajuda.

  • Janayna

    -

    24/2/2012 às 19:55

    Kelly, me ajuda!
    Onde foi o local que você fez o tratamento com o Amelan.

  • mari

    -

    25/2/2012 às 0:28

    Tenho acompanhado todo o sofrimento de quem tem melasma, vários sites, queixas, depoimentos, baixa estima, as pessoas se submetem à todas as propagandas milagrosas e os efeitos sempre os mesmos… não conseguimos encontrar a formula, a resposta para algo tão simples, mas, talvez exista
    profissionais capacitados para nos ajudar e tornam-se reticentes diante de um problema simples! Não creio que diante de tanta evolução, a medicina não daria aos dermatologistas uma solução! Sofro deste problema sem confiar na boa vontade de qualquer especialista. Um dia fiz um pelling químico, insistência do meu dermatologista, queria morrer, minha pele ficou toda queimada, formou-se uma camada muito escura, além da dor e da febre que fazia meu rosto queimar!
    Coisas de um profissional, hoje digo que nada valeu, continuo com as manchas e talvez piores, ainda busco uma solução ou alguém profissional o suficiente para entender realmente este desvio de metabolismos que atinge à mim e todas as que estão aqui em busca de uma inteligência médica profissional.

  • Sinara Alves

    -

    12/3/2012 às 10:45

    Estou usando o creme tri luma e nao estou vendo resultado nenhum.
    Por que sera?
    Estou ficando desesperada

  • Marcia

    -

    15/3/2012 às 9:02

    Em busca de uma solução para o melasma me submeti a um peeling chamado ATC que só fez piorar e muito o meu problema,depois do infeliz peeling fui saber que jamais deveria te-lo feito. Minha pele tinhas pequenas manchas que surgirao na fase da menopausa e tentei varios peelings sem sucesso, por fim, aceitei a proposta de uma dermato para fazer o tal ATC, para o meu desespero as manchas aumentaram e surgiram onde nao havia. Hoje vivo em busca de uma indicação que me ajude. Sou escrava de filtro solar para prevenir e maquiagem para disfarçar.

  • Rosi

    -

    15/3/2012 às 22:29

    Sou escrava no protetor solar, da sombrinha e me escondo do sol como se fosse veneno fatal. Sou extremamente vaidosa e o melasma no meu buço e bochechas me deixa sem vontade de sair de dentro de casa. Me sinto o pior de todos os seres humanos e parece que as pessoas olhas fixamente para as manchas do rosto. Não sei mais o que fazer também não.

  • Rosi

    -

    15/3/2012 às 22:31

    Sou escrava no protetor solar, da sombrinha e me escondo do sol como se fosse veneno fatal. Sou extremamente vaidosa e o melasma no meu buço e bochechas me deixa sem vontade de sair de dentro de casa. Me sinto o pior de todos os seres humanos e parece que as pessoas olham fixamente para as manchas do rosto. Não sei mais a que tratamento recorrer, uma vez que já fiz inúmeros e todos sem sucesso permanente.

  • josilene

    -

    20/3/2012 às 19:41

    não sei mas o que fazer para tratar minha pele tenho melasma? parece não ter cura.qual o melhor a melhor soluçao.

  • bia lima

    -

    20/3/2012 às 20:46

    Moro no acre,como posso ter acesso a esse tratamento???Me ajude!

  • bia lima

    -

    20/3/2012 às 20:48

    Kelly por favor responda…

  • Cristina

    -

    22/3/2012 às 19:53

    Olá tenho 36 anos e há dois anos enfrento uma batalha de combate o Melasma.Já me submeti á vários tratamentos,e parece-me que quanto mais mexo com a mancha,parece-me que ela aumenta ainda mais.Será que essa observação que fiz é correta?Essa mancha me deixa muito insegura no meu dia-a-dia,não gosto nem de me olhar no espelho.Me sinto prejudicada também na área profissional.Nossa como gostaria de me livrar dessa mancha,não há coisa melhor que se olhar no espelho e ver um rosto limpo e jovial.Há dias que não tenho vontade nem de sair de casa..

  • Michelle

    -

    22/3/2012 às 21:31

    Boa Noite,tenho melasma a 3 anos,já tratei com tri-luma ,vitacid-plus e estou usando Episol fator 30.N
    ão sei mais o que fazer a minha pele esta cada dia mais feia,vc pode me indicar alguma dermatologista aqui em Bh,obrigada.

  • cleber coutinho

    -

    29/3/2012 às 19:16

    boa noite, hoje eu descobri que tenho melasma,no começo apareceram umas manchinhas, mas achei que era por causa do sol, mas começou a aumentar e o dermatologista me disse que isso não tem cura, gostaria de saber se isso é verdade, se não tem mesmo cura e se tem, por favor me avisem, grato

  • alessandra

    -

    30/3/2012 às 19:40

    Eu fico muito triste por que até agora não existe um tratamento para eliminar de vez com o melasma, morro de vergonha do meu rosto, me acho até velha demais devido a essa mancha, não sei mais o que fazer, fico triste demais quando olho no espelhgo, queria tanto acabar de vez com isso.

  • francine machado

    -

    1/4/2012 às 0:02

    oi gente td bem,olha fiz várias seção de laser até a quinta notei que teve um bom resultado mas quando fiz a sexta seção a coisa ficou feia as minhas manchas pioraram muito,gastei muito dinheiro com a ilusaõ que minha pele voltaria a ser perfeita de novo,hoje apenas me trato com cremes…………….

  • Shirley

    -

    2/4/2012 às 10:14

    Bia e demais companheiras, também tenho melasma e não estou conseguindo sucesso com nehum tratamento. Sobre o Amelan ou Cosmelan, minha médica disse que não adiantaria, mas estou pensando em usar. O distribuidor aqui no Brasil é o, Reccos Cosmética.Boa sorte.

  • luciana

    -

    2/4/2012 às 22:15

    meninas,meu caso é critico,meu marido fez vasectomia,mais eu preciso tomar anticonsepcinal para regular a menstruação,resultado:rosto todo manchado.ja usei tudo que falam que é bom,e nada,as danadinhas continuaram por la,até que comprei o sabonete assepsia pro meu filho que esta entrando na adolescencia,ai comecei a lavar o rosto com ele pela manhã,porque era o primeiro que via no lavabo,acreditem,clareou meu rosto,agora uso o assepsia formula forte a noite,pela manhã e ao meo do dia,estou gostando muito. uso um creme anti-idade com filtro solar durante o dia,pois as ruguinhas tambem não podem ser esquecidas. experimentem,não é caro e não faz mal,vou torcer pra dar certo com vcs tambem. Bjus colegas

  • Cibe

    -

    11/4/2012 às 17:29

    O Amelan e Cosmelan não é a mesma coisa.
    O Amelan é da Venezuela e tem hidroquinona na formula, já o Cosmelan é Europeu e na Europa o uso da hidroquinona é proibido.
    Eu usei o cosmelan e o resultado foi maravilhoso.
    JANAYNA, vc pode fazer o tratamento em casa com o Cosmelan 2, mas no inicio use um dia sim outro não e só a noite, durante o dia protetor com fator 50. Vc pode encomendar pelo site da RECCOS COSMÉTICOS eles mandam pelo correio. A Reccos é revendedora da Mesoestetic que produz o Cosmelan. Eu prefiro produtos sem hidroquinona pq a maioria das pessoas que usam hidroquinona reclamam que as manchas voltam piores e por este motivo chamado “efeito rebote” que esta substância foi proibida na Europa, segundo artigos que eu li na internet.

  • Maria de Fátima

    -

    26/4/2012 às 10:47

    É, eu também sofro como este problema. Só nos resta tratar e acima de tudo ter muito cuidado, pois o Sol definitivamente “não nasceu pra todas”. Principalmente para nós que temos melasma.

  • Thaiza

    -

    10/5/2012 às 16:12

    Minha dermatologista me recomendou Hormoskin para tratamento de manchas.
    Mas na bula diz que não posso usá-lo juntamente com contraceptivos orais. Gostaria de saber se há algum efeito para quem usa anticoncepcionais.

  • dri

    -

    16/5/2012 às 17:12

    sofro com melasma a + – 5 ANOS ja fiz de tudo já gastei muito dinheiro, e nada, fui em varios médicos aqui na minha cidade e todos falaram a mesma coisa, ” melasma não tem cura” mais não me conformo, sempre acho que vai ter alguma coisa na internet que melhore, passo protetor solar de 100 com base e isso me deixa um pouquinho melhor, minha dermato falou que ele ajuda a clariar aos poucos, e eu relmente notei uma melhora, bjos

  • Sônia Regina Lopes

    -

    10/6/2012 às 21:11

    Oi.. sou também uma sofredora desse tal melasma, já fiz de tudo, melhorou um pouco, mas meu sonho era acordar e olhar no espelho e estas manchas desaparecidas.. Vou tentar algumas das dicas deixadas.

  • adenilza

    -

    21/6/2012 às 12:10

    ja nem me olho no espelho porque fico desesperada cada vez que vejo o meu rosto quase todo tomado por essas malditas manchas, socorro se alguem souber de um milagre divulgue por favor

  • leide

    -

    21/6/2012 às 21:56

    moro em manaus, e aqui é quase impossivel fazer um tratamento sem se expor ao sol, ja parei com anticoncepcional, minha geladeira é cheia de formulas, tenho vergonha de sair e acho que meu namorado tambem tem vergonha de sair comigo, to desesperada ja usei tanta formula, uso bloqueador direto e nada resolve… por ajudem-me.

  • Kátia

    -

    29/6/2012 às 22:04

    Olá meninas!

    Acabei de ler todos estes depoimentos e sinto-me na obrigação de ajudá-las. Também tenho melasma, mas felizmente o pesadelo já está acabando. Durante 2 anos sofri com o melasma, pois o adquiri devido ao alto stress na faculdade e no trabalho, que causou um desequilíbrio hormonal e surgiram as manchas. Usei diversos ácidos e até hidroquinona que além de deixar-me doente, pois me intoxicou, também queimou minha pele. Depois de muito procurar, uma colega de trabalho indicou um produto chamado Active Dermato Sistema Gel Clareador, do O`Boticário, que clareou bastante minhas manchas. Porém, pesquisando na Internet, descobri mais dois produtos maravilhosos desta mesma empresa e também o Rosa Mosqueta da Herbarium, que também ameniza bastante as manchas.
    Quero deixar claro que não sou representante nem do O´Boticário e muito menos da Herbarium. Apenas vou passar para vocês o tratamento que eu mesma inventei e que está dando ótimos resultados, porque conheço bem o sofrimento de quem tem melasma. Este mês completam 5 meses que estou usando estes produtos todos os dias religiosamente e minhas manchas estão tão clarinhas, que até uma esteticista disse-me, que minha pele está excelente e jovem. Acredito que daqui há mais 1 mês, já não terei mais nenhuma mancha.

    Os produtos que usei são: Active Dermato Sistema Clareador Gel custa R$51,00; Active Dermato Nanoserum Elixir custa R$ 130,00; Active Dermato Sistema Protetor Avançado FPS 45, 60g e Rosa Mosqueta da Herbarium. O filtro solar uso até quando estou na frente do computador, pois a luz do computador também aumenta a pigmentação do melasma. Este filtro solar do O´Boticário, também clareia a pele e tem substâncias que rejuvenecem e evitam rugas. A pele fica linda!

    Obs: Prefiram o Filtro solar “normal”, ou seja, o que não é base, pois existem dois filtros solares: Active Dermato Sistema Protetor Avançado Efeito Tonalizante FPS 45 (em forma de base) e o normal. Para quem tem melasmas o melhor é o Active Dermato Sistema Protetor Avançado FPS 45, 60g (sem pigmento de base), pois o filtro que tem base deixou a minha pele mais escura e meio amarelada. Digo isto porque já testei na própria loja do O´Bonticário. Para quem tem melasma não é bom!

    Porém, o produto que mais clareou minha pele foi o Active Dermato Nanoserum Elixir, que é o mais caro de todos. Rsrsr

    Bem, vamos a rotina que vocês terão que seguir para dar adeus ao melasma.

    1- Pela manhã lavem o rosto com sabonete infantil ou líquido para o rosto. Depois passem o Rosa Mosqueta e fiquem pelo menos 1 hora com este óleo.
    2- Retirem o Rosa Mosqueta e passem o Active Dermato Nanoserum Elixir. Se forem trabalhar ou sair de casa passem sempre o Filtro solar Active FPS 45. Seria bom passar o Nanoserum pelo menos duas vezes ao dia. Em alguns momentos passo o Nanoserum somente nas manhas com um pincel e deixo elas bem “cheias” de Nanoserum. Percebi que as manchas ficam mais claras. Porém é importante também passar o Nanoserum, em outro momento, em todo o rosto para nivelar a cor de toda a pele.

    3- Finalmente, à noite lavem o rosto e depois passem o Active Dermato Sistema Clareador Gel, somente em cima das manchas. De preferência usem um pincelzinho de maquigem bem fininho, pois fica mais fácil para colocar o produto em cima das manchas. Fazendo isto e usando sempre o filtro solar. Até mesmo à noite, vocês terão o prazer de ter a felicidade de ver as manchas sumindo a cada dia e a pele ficando lisinha, jovem e com uma cor super uniforme.

    Boa sorte meninas! Beijos

  • Rosana

    -

    26/7/2012 às 17:45

    Meninas preciso dividir com vocês minha alegria acabei de achar uma farmácia aqui no Brasil que vende o cosmelan e melhor de tudo entrega para todos os estados e ainda dividem em 3x no boleto,não é conversa não já até liguei La porque não estava acreditando…Fica em Brasília telefone 61.3245-1004 é só falar com a Natalia e usar o cod: Rosa,o preço é o melhor de todos os lugares que pesquisei.

  • Cilene Centi Gomes

    -

    29/7/2012 às 13:47

    Os dois dermatologistas que consutei,me disseram que este proprema não tem cura,devo usar filtro solar e asido no inverno durante a noite,ao dia lavar bem o rosto e aplicar filtro solar.E isso não basta,tenho que estar sempre de chapeu com abas.

  • chiara

    -

    31/7/2012 às 19:13

    oi eu também começei a ter melasma durante a ggravidez depois de nascer minha filha fiz tratamento e saio mas como depois de 3 meses da minha bebe engravidei de novo moro na italia e espero que voce podem adquirir esse produto meu dermatologista daqui que me deu se chama IKLEN PRODUTO É DA MERCK posso garantir que melhora muito contem rucinol.

  • Marcele

    -

    6/8/2012 às 17:56

    Gente o Triderm que indico abaixo custa cerca de R$ 50,00 na farmacia, e funciona, Leide eu tmb moro em manaus e estou usando vai fazer 1 mês e assim como vcs sentia vergonha do meu rosto, mas posso afirmar que melhorou cerca de 70%, e usem o filtro solar todos os dias.

  • Gleiciane Noleto

    -

    13/8/2012 às 12:32

    Estou fazendo tratamento de melasma faz 10 dias e me sinto outra pessoa feliz com o rosto 97% sem manchas agradeço meu Dermatologista Dr Henrique do Hospital das Clinicas.

  • Danielle Pinheiro

    -

    14/8/2012 às 22:37

    Gente! O triderm é ótimo, já estou usando a 1 mês eo resultado está excelente. Pode confiar!

  • GISELE

    -

    17/8/2012 às 15:35

    tenho 27 anos e já fazem 2 anos que apareceram essas malditas manchas, eu tomo anticoncepcional a 7 anos, mas elas começaram a aparecer quando eu comecei a trabalhar em um escritório, e ficava a maior parte do tempo em frente ao computador, no ar condicionado e tinha lâmpadas fluorecentes. Gostaria de saber se é por esse motivo e se tem cura.

  • Nubia Soares

    -

    22/8/2012 às 10:17

    Bom dia!

    Eu tenho um problema hormonal, sofro de menopausa precoce, e já faço uso de hormonios a cinco anos. Quando comecei o tratamento, tinha 33 anos, agora estou com 38, e desde que inicie este tratamento as manchas começaram a aparecer, porém o caso piorou de 2 anos pra cá. Já fiz vários tratamentos com ácidos manipulados e os de farmácias, já fui a vários dermatologistas na esperança de que algum deles possam me ajudar a solucionar este problema, mas não conseguir o resultado esperado,pois clareia um pouco, e logo em seguida, piora mais ainda. Uso protetor solar fator 100 (Photoderm Max tinto), a cada três horas, mas mesmo assim, as manchas não desaparecem.
    Não sei mais o que fazer, estou ficando deprimida com esta situação, pois não sei mais a quem recorrer. Até o hormonio foi modificado, hoje o que uso é o trans dérmico, ou seja: uso na pele, conforme ginecologista, o mesmo não passa para o fígado, o que iria me ajudar nesta questão, mas estou achando que piorou…
    Enfim, não sei de fato que fazer.

    Agradeço desde já.

  • flavia

    -

    27/8/2012 às 9:44

    BOM DIA ESTOU TOMANDO A 4 MESES O REMEDIO RUACUTAM PARA ESPINHA SO MQUE A 2 ANOS SURGIU MANCHAS DE SOL ESCURAS NO MEU ROSTO TESTA BOCHECHA ACIMA DOS LABIOS JA USEI ACIDO MANIPULADO MAIS FORTES MAIS NEM DESCAMOU SERA POR CAUSA DO REMEDIO POSSO FAZER UM TRATAMENTO COM PELLING OU COM TRIDERM ME AJUDE OBRIGADO

  • Mara da Silva

    -

    27/8/2012 às 16:08

    Olá,,tenho melasma a mais de 4 anos, ja tentei fazer peelings de crital, diamante e nada. As manchas somem por um tempo só depois voltam novamente.
    Depois de consultar uma dermato, estou a uma semana usando TRIDERME, ja percebi que minhas manchas diminuiram e meu rosto inteiro esta mais bonito. Estou adorando e resultado. Uso protetor solar Isdin fator 90 duas vezes ao dia, que ela tbem me indicou. Estou feliz e ciente que vou ter que ter cuidados com minha pele do rosto sempre, msm depois de acabar com minhas manchas.

  • Rita

    -

    28/8/2012 às 20:19

    Tenho melasma a muito tempo e o que mais me surpreendeu, com dois meses, Triderm, fiquei muito feliz com o resultado assim como muitas mulheres que comentam aqui. Só que preciso ALERTAR, usei uns seis meses a Triderm e minhas manchas voltaram bem fortes. O efeito é muito bom mas tem vida curta e quanto mais se usa, mais a pele fica sensivel e acaba ficando pior. Infelizmente não foi dessa vez.

  • Dadilene

    -

    30/8/2012 às 11:58

    Olá! tenho essa manchinhas de pele há 2anos e meio, logo após engravidar elas foram aparecendo. Procurei uma dermatologista há dois anos e ela disse que era normal que passando algun tempo depois do parto ela sumiria. passou um ano e procurei um outro dermatologista pois as manchas só aumentavam ele me receitou glyquin a base de hidroquinona e um acido que me esqueci, só que não resolveu. Uso todos os dias protetor solar EPSOL45 várias vezes ao dia mas estou quase desesperada de não conseguir uma melhora. Quando me olho no espelho fico a chorar…

  • Lívia Vieira

    -

    13/9/2012 às 10:07

    Essas manchas são horríveis, minha vida acabou depois que contraí essa doença. Meu maior arrependimento é q tinha só uma pequena mancha estabilizada e depois fui incentivada a voltar usar anticoncepcional, para tratar ovários policísticos. Agora depois de duas tentativas de suicídio, as manchas são uma obsessão. Estou monstruosa, a pior coisa é ser responsável por ter o rosto todo queimado e deformado. O melhor tratamento de melasmas, é você identificar no início e evitar a causa de todo o mal: ANTICONCEPCIONAL

  • Lídia

    -

    21/9/2012 às 1:43

    Olá! Tenho melasma há três anos e recentemente ouvi falar do SPECTRA LASER TONING que promete acabar com até 100% do melasma e sem voltar a manchar, parece ser um tipo de laser mais apropriado que emite luzes mais fracas porém com o poder de destruirem os melanócitos que são responsáveis pela hiperpgmentação…
    Alguém tem mais informações sobre esse laser? Será verdade?

  • Danielle

    -

    27/9/2012 às 11:59

    Alguém conhece alguma clínica em SP que faça o tratamento com o cosmelan?

  • Fernanda

    -

    4/10/2012 às 1:01

    Pessoal o que posso usar ,tenho manchas no buso acredito que a fonte que ocacionou isso foi a expoção ao sol ou algum creme de depilação que usei,nao sei dizer o correto.Como faço pra me livrar destas manchas horríveis?Já li sobre o TRIDERM será que ajudará?
    Obrigada!

  • luzia

    -

    17/10/2012 às 22:15

    ola pessoal ,tenho 51 anos e 5 anos tenho melasma em funçao do uso de un diu hormonal chamado chamado mirena,ja use de tudo o que minha medica me indicou e nada melhora , resolvi aceitar e ser feliz …

  • juliana

    -

    21/10/2012 às 21:44

    oi gente to vendo muita gente desesperada por aki como ja estive .
    bom o certo mesmo é ir a um dermatologista como fui .mais vou dar uma dica meu rosto melhorou muito e ainda esta melhorando as manchas diminuíram muito com vitacid plus mais só passa a noite em gente e filtro solar durante o dia .boa sorte

  • KATIA MARIA

    -

    3/11/2012 às 10:46

    Olá morenas desse Brasil varonil!
    Pois é, além de sofrer com melasmas na face a mais de vinte anos,tenho um pesadelo que considero muito pior. O melasma de face muita gente tem, mas ter manchas escuras, parecendo sujeiras nos cotovelos se estendendo para os braços, é deprimente. O pior, é a resposta evasiva dos profissionais dermatologistas, quando dizem que esse acúmulo de melanina é normal em pessoas de pele morena como eu, e daí, não nasci assim, adquiri, tem que ter um jeito de amenizar. Quando jovem chamava a atenção, todos diziam que eu tinha a pele de pêssego, atravessei a puberdade sem conhecer as terríveis acnes e aos 31 anos tive o meu terceiro filho, nesta gravidez surgiram os melasmas de face, os acúmulos de melanina se espalhando do cutuvelo para os braços, começaram a uns dez anos mais ou menos. Os melasmas, eu já consigo administrar,uso corretivo todos os dias, não desisti de acabar com eles, estou atenta a todas as novidades e dicas de vocês, mas quanto aos cotovelos,é horrível, sou obrigada a viver disfarçando, usando manga 3/4 quartos, e pensar que moro num país tropical, abençoado por Deus, à beira de uma das mais belas praias do litoral brasileiro, a Praia da Costa, em Vila Velha-Es, e estou a mais de 20 anos sem frequentá-la, apenas caminho no calçadão à noite, quando o sol se põe.
    Se souberem de algo, por favor divulguem.
    Um abraço e boa sorte a nós todas.

  • dalvina lacerda

    -

    11/11/2012 às 21:16

    será que existe um creme para tratar o melasma que não deixa a pele tão vermelha e dolorida , eu tenho melasma desde os 28 anos , e me incomoda muito , nada fica bem nenhuma maquiagem fica bem , me faz sentir 10 anos mais velha, useu acido retinoico , mas não dei certo , e os protetores solares alem de muito caro deixam a pele oleosa

  • Dina Fernandes

    -

    13/3/2013 às 10:40

    Gente, minha amiga tinha melasma na buço a mancha parecia um bigode, a sua dermatologista indicou para ela um creme chamado Triderme, ela usou durante 3 meses, essas manchas desapareceram, foi incrível o resultado. Detalhe, esse creme só pode ser usado a noite.
    Durante o dia use bastante bloqueador solar, durante o tratamento.
    E não vá a praia para um rápido efeito. Espero ter ajudado, ele é realmente eficiente contra essas manchas.

  • Teresa Cristina

    -

    24/3/2013 às 20:33

    Adquiri melasma na minha gravidez (há 21 anos) só que no início eu cuidei com Leite de colonia e bicarbonato de sódio, e colocava um saquinho dentro do vidrinho (leite de colonia daqueles do vidro verde), e passava a noite no rosto, em cima de toda mancha escura (somente sobre as machas), no segundo vidrinho sumieram quase todas.mas onde eu não enxergava por isso não passava direito continuou… acreditem acabei com 80% do melasma só com essa mistura, daí relaxei e nesses locais nunca mais voltou, a pele ficava um pouco grossa, mas durante o dia eu usava renew (da avon) ficou ótimo…
    Hoje estou feliz e só tenho uns 10% de melasma que dar pra disfarçar com a maquiagem, mas vou até voltar o tratamento. Espero ter ajudado voces. Mas também tenho outra receita prática, água oxigenada 10 volumes (daquelas usada em curativo – cidrinho azul) (passe só na área machada), mas esse último só funciona se o melasma for causado pelo sol, pela gravidez ou anticoncepcional só o primeiro funciona.

  • Mariana

    -

    28/3/2013 às 8:42

    Depois que começei a tomar anticoncepcional minhas manchas começaram a ficar piores. Depois disso parei de tomar o remédio e procurei uma dermatologista, ela me passou triderm, passo o creme dia sim e dia não, uso protetor solar direto, até quando esta chovendo ou nublado. E uso sabonete antialérgico. Minhas manchas estão sumindo mas também tenho lavar bem o rosto de manhã pra tirar todo o produto do rosto. Uma dica procure um dermatologista só ele saberá o que será melhor pra sua pele.

  • sfabianaferreira de barros

    -

    1/5/2013 às 12:46

    fabiana tenho melasma a pouco mais 8 anos me olho e me vejo muito feia com tantas mancha gostaria de um tratamento que pelo aumenos alivie um pouco e que nao venha prejudicar a saude e que caiba no meu bolso ja que todo tratamento dermatolorgico e muito caro ja estou cansada de usar tanto clariador e so vejo aumentar a cada dia que passa.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados