Blogs e Colunistas

21/08/2012

às 10:58 \ Doenças, Tratamento

Como identificar uma pinta perigosa

Thinkstock

Tenho dúvidas sobre como identificar uma pinta que pode virar câncer de pele. Como tenho muitas pintas, gostaria de uma orientação.

(Caetano)

Quem tem muitas pintas deve ir rotineiramente ao dermatologista para checá-las. Em caso de pinta ou ferida suspeita, é feita uma biópsia. O objetivo é detectar o câncer o mais cedo possível, já que câncer de pele é curável no início. Você também pode aumentar suas chances de detecção precoce, examinando regularmente sua própria pele. O ideal é fazer o auto-exame algumas vezes ao ano, assim você acabará conhecendo sua pele em detalhes.

O que procurar?

Observe a regra ABCDE de perigo, que indica sinais sugestivos de melanoma.

A: Assimetria. Pintas cancerosas são assimétricas enquanto as benignas geralmente são simétricas.

B: Bordas irregulares. Suspeite de bordas com reentrâncias ou saliências.

C: Cor da pinta. Pintas cancerosas costumam ter dois ou mais tons de cores.

D: Diâmetro. Suspeite de pintas com mais de 6 mm de diâmetro.

E: Expansão. Pintas cancerosas crescem enquanto pintas inofensivas em geral se mantêm do mesmo tamanho.

Qualquer desses sinais é um alerta. Existem outros sinais, como uma pinta que coça ou uma ferida que não cicatriza em duas semanas. Em caso de dúvida você deve procurar um médico para checar se a pinta ou a ferida suspeita é câncer de pele.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

8 Comentários

  1. waldirene

    -

    04/11/2012 às 17:32

    apareceu uma pinta na minhas costa, e ela coça muito, me incomoda e e as vezes, ela queima. quando eu tenho tosse ela queima tambem, por favor será que voce pode me orientar???? obrigada

  2. Robledo F. Rocha

    -

    22/08/2012 às 10:27

    Cara colega Dra. Lucia Mandel:
    Senti falta de menção ao exame dermatoscópico, exame tão importante quanto desconhecido por não especialistas, o que leva à execução exagerada de biópsias, com o consequente aumento evitável dos custos da assistência à saúde. Outra vantagem ressaltável da dermatoscopia é que, uma vez evidenciado que aquela lesão pigmentada é benigna, essa boa notícia é prontamente transmitida ao paciente, eliminando assim aqueles dias de aflição experimentados enquanto o resultado da biópsia não fica pronto.

  3. chato de plantão

    -

    22/08/2012 às 10:03

    Bom artigo.

  4. S

    -

    22/08/2012 às 1:39

    Em caso de duvida procure assistencia. Um dermatologista ira indicar um oncologista se necessario. Medicos estudam anos para poder diagnosticar corretamente. Na internet voce sempre obtera sugestoes, mas nao necessariamente corretas. Procure assistencia adequada ao seu problema.

  5. Vivian

    -

    21/08/2012 às 22:35

    Cássia,
    O melhor é procurar um dermatologista. Eu sempre acho melhor tirar essas pintas. Afinal de contas elas não são muito bonitas e ainda podem virar uma doença grave. Conheço várias pessoas que tiraram e ninguém se arrependeu.

  6. Raul F Iserhard

    -

    21/08/2012 às 21:42

    Como identificar uma pinta perigosa? Consulta com um dermatologista. E segue as suas orientações. Bem simples.

  7. Alyne

    -

    21/08/2012 às 16:34

    Qual é o melhor médico para ir para avalilção das pintas, um dermatologista ou oncologista?

  8. cássia barbosa

    -

    21/08/2012 às 16:17

    Ola boa tarde!!
    Eu tenho uma sinal de nascença no olho esquerdo ele não me encomoda mais fico preocupada e num sei se tiro ele, e tenho uma nas costas desde de pequena tbm as vezes sem querer eu coço e machuca, mais não doi nem nada, sera que eu tenho que tirar tbm, ela é bem escura a das costas.
    Por favor me deem uma opinião !!!
    obrigada !!!!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados