Blogs e Colunistas

29/03/2011

às 16:30 \ Sem categoria, Tratamento

Queimadura de pele

Queimei minha perna com lasanha, na hora passei clara de ovo e melhorou. Mas depois cresceu uma bolha. Furei, a pele saiu e agora está em carne viva. O que eu devo fazer? Estou passando uma pomada que o farmacêutico me receitou mais ainda tenho muita dor.
(Andreia
)

Andreia, as queimaduras causadas por calor se classificam como de primeiro, segundo ou terceiro grau. O que diferencia um tipo do outro é a profundidade da lesão. A queimadura de primero grau atinge as camadas mais superficiais da pele. A de segundo grau é mais profunda, surgem bolhas ou a pele se descola.  A pele ao redor também fica avermelhada, inchada, dolorida. A de terceiro grau é ainda mais agressiva. A pele fica carbonizada, completamente queimada.

Se sua pele ficou com bolha, você sofreu uma queimadura de segundo grau. A primeira medida a tomar é deixar a pele afetada sob a água corrente e fria da torneira. Isso resfria a pele e interrompe o processo de queimadura. O ideal é ficar sob a água corrente até a dor melhorar, o que pode levar vários minutos. Se não der para deixar a pele sob água corrente, faça compressas com toalhas umedecidas em água fria.

Não use gelo nem água gelada, isso pode aumentar a lesão de pele. Também não é recomendavel passar outras substâncias, que podem irritar ou infectar a pele já sensibilizada e dificultar uma possivel avaliação médica. Por isso não é para passar óleo, manteiga, pasta de dente. E também não é recomendável passar clara de ovo.

Outra medida a ser tomada, dependendo do local e da extensão da queimadura, é retirar anéis, relógios, pulseiras, cintos ou sapatos antes que o local queimado comece a inchar. Nunca estoure bolhas e nem remova a pele que se descolou. Depois de deixar a ferida sob a água, procure um médico.

Se você não procurou ajuda médica na hora da queimadura, procure agora. Ele irá acompanhar o processo de cicatrização, ajudar a controlar a dor (com analgésicos), e avaliar uma possível infecção da ferida.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

10 Comentários

  1. luciana gomes

    -

    02/04/2013 às 0:17

    me queimei com oleo quente no rosto a principio n tinha manchas mais agora ta aparecendo manchas escuras,to passando protetor solar mais ta escurecendo o q posso usar?!

  2. michelle

    -

    03/03/2013 às 9:39

    queimei a minha perna com oleo foi queimadura de segundo grau faço acompanhamento como medico , mas gostaria de saber se posso passa babosa em casa. obrigado

  3. nete

    -

    01/11/2012 às 22:39

    Eu queimei meu braco com a chapinha,nao formou bolha,mas a pele escura queimada se soltou e a parte afetada ficou rosa,ta esquisito o que faco para tirar essa mancha?

  4. Carolina

    -

    02/08/2012 às 22:59

    Eu queimei a perna no escapamento da moto, formou uma bolha, mas sem querer eu esbarrei e a pele saiu. Agora tá muito feia e amarela… não sei se é pus ou se é a casquinha em formação. Estou passando sulfadiazina duas vezes ao dia, mas não sei se devo remover a secreção ou deixar como está… me ajude, por favor!

  5. jessica

    -

    03/02/2012 às 2:10

    Eu queimei minha mão , estou cuidando dela direitinho , ela ta ate melhorando , so que ela ta com uma macha rosa , como se fosse uma camada de baixo da minha pele sabe ? vai voltar ao normal ? ouw eu vou ficar com essa mancha rosa na minha pele ;/

  6. lucia pereira da siva

    -

    25/11/2011 às 13:32

    doutora ja ta com quinze dias eu sofri uma queimadura com oleo quente e foi na perna quando foi essa semana a medica tirou aquela pele morta e ta carne viva ai eu estou indo fazer curativo na santa casa so que varias pessoas fala pra mim que tem que ficar aberto pra secar + rapido e pra mim passar babosa o que eu devo fazer?so que agora ta melhorando bem

  7. regiane aparecida de albuquerque

    -

    30/05/2011 às 16:24

    ola queimei a minha mão com agua quente passei no medico e estou passando pomada receitada por ele mas ñ quero q minha mão fique preta o q devo fazer

  8. joicelene de sousa

    -

    02/05/2011 às 17:31

    kero una crema para clarear las manchas k leven hidrokina drieline hidrocortire por favor

  9. Cláudio Barros

    -

    06/04/2011 às 17:58

    Dra.,
    sempre que me queimo 9(rimeiro grau) utilizo agua corrente e depois um pouco de gelo (molhado e recoberto com uma fralda) e sempre obtive melhora. A Sra poderia me explicar melhor, o porque de não se utilizar o gelo? Por favor!! Desde já, agradeço.

  10. Mariana

    -

    01/04/2011 às 19:40

    Drª Lucia,

    sempre utilizo a babosa (aloe vera) em queimaduras de primeiro e segundo graus (nunca sofri uma de terceiro grau) com resultados excelentes. Primeiro resfrio a área com água e depois corto uma fatia da polpa da babosa, fixando-a sobre a queimadura com ataduras. Troco diariamente a babosa, como se fosse um curativo. A dor se torna mais amena e a pele se regenera muito mais rápido, sem a necessidade de recorrer a medicamentos. A senhora conhece alguma pesquisa científica que referende essa prática? Grata.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados