Blogs e Colunistas

30/11/2009

às 23:24 \ Sem categoria

Micose de pele

Getty
Há mais fungos, vírus e bactérias no céu e na Terra do que podemos imaginar. A todo instante nos deparamos com vários deles e, algumas vezes, o resultado do encontro é uma doença. É o caso da micose de pele, problema que ocorre pelo contato com fungos causadores de feridas na pele.

Existem milhares de tipos de fungos, tantos que são até classificados como um reino biológico à parte. E é um reino bastante amplo. Há espécies boas de comer, como o cogumelo shiitake ou a caríssima trufa branca . Algumas são venenosas ou alucinógenas. Existem outras causadoras de doenças. Há fungos que, se inalados, atacam os pulmões. E existe um grupo de fungos, invisíveis a olho nu, que causam doenças exclusivamente na pele.

Esses fungos se alimentam das células mortas que ficam na camada mais superficial da nossa pele. Ou então de restos de células que ainda estejam aderidos a ela. Em outras palavras, a pele é seu alimento. Circulam por aí e podemos nos deparar com eles no chão, em animais ou no contato com pessoas que estejam infectadas. Também podemos ter contato com estes fungos na piscina do clube, nos utensílios de salões de beleza, em toalhas contaminadas, ou em qualquer outro lugar.  Ocorrido o contato, se houver as condições apropriadas que você verá a seguir, a micose se desenvolverá.

As condições apropriadas

Para a infecção se desenvolver, além de alimento o fungo precisa de calor e umidade. Por isso, os locais mais comuns onde se desenvolve a micose são aqueles cobertos, abafados e quentes, como pés e virilha.

Os sintomas

A pele com micose coça, fica avermelhada e descama. Podem se formar bolhinhas d’água, principalmente nos pés. Se a micose for entre os dedos do pé, a pele amolece e fica esbranquiçada. Na virilha, a pele fica bem vermelha, e o limite entre pele com micose e pele sã costuma ser nítido. A micose da virilha vai aumentando de tamanho e chega a invadir a coxa. Unhas afetadas ficam espessas, opacas, amareladas e descamam. Ou então ficam com manchas brancas.

Como se prevenir

1. Evite contato com o fungo
Fugir completamente do contato com algo que a gente não enxerga é impossível, não é mesmo? Mas em alguns lugares a probabilidade de haver um fungo desses é maior. É o caso das piscinas: quando uma pessoa com micose nos pés caminha descalça, vai espalhando fungos pelo caminho. O mesmo vale para vestiários de clubes ou academias. E também para os apetrechos de manicure e pedicure, se não forem devidamente esterilizados. Por isso, use chinelos nas piscinas e nos vestiários de clubes e academias. Não use toalhas, roupas, pentes ou calçados de outras pessoas. Sempre use seu próprio material de manicure.

2. Não deixe sua pele quente e úmida
Seque-se bem depois do banho. Preste atenção especial na hora de secar os pés e os espaços entre os dedos. Capriche também na virilha. Se você tem maior predisposição à micose, seque essas regiões com papel higiênico, que absorve bem a umidade. No verão, sempre que possível, use calçados abertos, e ande descalço em casa. Prefira roupas de fibras naturais e evite tecidos sintéticos. Roupas ideais para o verão devem ser leves e ventiladas, que deixem a pele respirar. Homens devem evitar permanecer horas com o calção molhado na praia ou piscina porque isso aumenta o risco de se ter micose na virilha.

3. Outras dicas
Esportistas devem variar o par de tênis ao longo da semana e deixar arejando aqueles que não estiverem sendo usados. Observe a pele do seu bichinho de estimação: a micose dele pode passar para você.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

5 Comentários

  1. daiana

    -

    27/11/2011 às 8:49

    eu peguei uma micose ha 5 anos ,ela e vermelha, coça e depois descama e fica esbranquiçada,no calor fica ainda mais visível ,esse micose e nos braços, nem blusinha posso mais usar pelo amor de deus mi ajudem que tipo de micose e essa e qual o melhor tratamento, pois já usei varias pomada some e depois volta só que pior

  2. jacinto de paula reis

    -

    21/07/2011 às 1:27

    eu peguei uma micoze na virilha que cosava e soltava um liquido fedorento creseu foi para os testiscolos e inflamou de maneira eu andei de perna aberta e pinicava doia e latejava ea pele vermehla por favor que tipo de micoze e esta.

  3. talyta de carvalho oliveira

    -

    19/05/2011 às 10:37

    preciso de ajuda nao sei mas o que fazer nao tem uma parte do meu corpo que nao tem essas malditas manchas nos braços elas sao pequenas e brancas,nas costas tenho uma mancha enorme acastanhada, na viriha vermelha nas pernas brancas no pescoso acastanhadas e no rosto vermelhas nas nadegas inteiras, ja tomei de tudo e elas so aumentam quase nao saio na rua de tanta vergonha. por favor me ajudem…

  4. Weslei

    -

    18/12/2010 às 9:45

    Gostaria de maiores detalhes sobre o tratamento, incluindo os alimentos naturais, para o tratamento das manchas brancas da pele.

  5. paulo

    -

    20/03/2010 às 17:52

    micose é triste

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados