Blogs e Colunistas

06/10/2009

às 15:06 \ Doenças

Alopecia areata e internet

cabeca-modelo

Há alguns anos participei de uma discussão sobre o tratamento de uma moça com alopecia areata universal. Nessa doença, todos os cabelos e pelos do corpo caem. A cabeça fica lisa, não sobram cílios, sobrancelhas, nem qualquer pelo. A garota, de 20 anos, já havia passado por vários tratamentos. O melhor resultado para o crescimento de cabelos foi com cortisona por via oral. Mas esse tratamento tem sérios efeitos colaterais, como hipertensão, diabetes, osteoporose. Quem toma cortisona por muito tempo ainda ganha peso, espinhas e estrias largas. Como essas complicações estavam começando a acontecer, o tratamento precisava ser suspenso. Ao escutar o diagnóstico, a garota chorou. Preferia qualquer coisa a não ter cabelos.

O que angustia quem tem alopecia areata, doença auto-imune que afeta pelos e cabelos, é que ela é visível. Não há nenhuma doença interna que ameace a saúde – apenas em uma minoria dos casos há associação com doenças como alterações de tireoide, por exemplo. Mas por estar à vista de todos, causa estranhamento e abala a auto-estima. Nessa hora, talvez ajude ouvir quem também está passando pela mesma situação. A internet pode unir essas pessoas.

Selecionei dois sites que reúnem pacientes e informações: o da National Alopecia Areata Foundation e o da Alopecia World. Infelizmente não encontrei um site tão completo na nossa língua. Esses sites explicam detalhadamente todos os tipos de alopecia areata: na forma de placas, quando surgem áreas ovaladas sem cabelos, na forma de alopecia total, quando todos os cabelos caem, e na forma de alopecia universal, quando cabelos e pelos caem.

Além de explicar as causas e opções de tratamento, eles criam solidariedade entre os pacientes. Há espaço para fóruns de discussão, onde cada um conta sua história, algumas muito emocionantes. Dá até para anexar fotos e vídeos. As discussões variam desde como conseguir permissão para o filho usar chapéu na escola (sabia que isso pode ser um problema?), qual o melhor jeito de usar lenço, até informações sobre pesquisas para a cura. Muita gente conta como consegue conviver bem com a doença e com os tratamentos. E há textos de pessoas que ainda não conseguiram superar suas inseguranças.
 
O apoio a quem tem uma doença visível e de difícil tratamento é fundamental. A sensação de conforto acaba ajudando na recuperação, uma vez que a evolução da alopecia é influenciada pelo emocional.

Os tratamentos

Em casos leves, quando a perda de cabelos é localizada, realiza-se infiltração com corticóide. Se for o caso, o tratamento é complementado com produtos de uso local à base de minoxidil, antralina, retinóides ou corticóides. Formas de alopecia areata localizada costumam responder bem ao tratamento.

Nos casos intensos, quando a maior parte dos cabelos cai, o tratamento fica mais complexo, e a resposta aos medicamentos nem sempre é favorável. São aplicadas substâncias de uso local que sensibilizam o couro cabeludo e que controlam o processo de auto-imunidade. A cortisona por via oral, prescrita para a garota cuja história contei, é cada vez menos usada. Apesar de ter bom efeito no crescimento dos cabelos, apresenta muitos efeitos colaterais. E, quando a cortisona é suspensa, o cabelo cai novamente.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

215 Comentários

  • evando

    -

    12/10/2011 às 20:00

    olá
    tenho 31 anos e há duas semanas meu cabelo nao para de cair, fui no dermatologista e ele me disse q é emocional mas eu nao concordei pois sou muito estavel em meus sentimentos, acho q é tiroide mas se nao tiver jeito e ficar careca nao vou me desesperar, afinal de contas ninguem morre por ser careca e isso nao doi, vou raspar a cabeça se ficar muito ralo, gente concerteza tem doenças muito piores por ai, é triste ficar careca principalmente se for mulher, para os homens é mais facil pois tem tantos carecas por ai
    para aqueles q tem esse problema o melhor mesmo é conviver, nao adianta nada ter cabelo as custas de toda saude com remedios q detonam nosso organismo, espero q cada um consiga superar suas limitaçoes e conquistar a felicidade q deseja!
    Q DEUS ABENÇOE A TODAS AS PESSOAS DESSE MUNDO
    Q NOS DE ENTENDIMENTO SABEDORIA E MUITA PACIENCIA
    FELICIDADES A TODOS

  • abbade

    -

    15/10/2011 às 10:21

    meu cabelo ta caindo falarão pra mim cuidar com limão merim e povora e bom pra cade de cabelo?

  • Marine volk

    -

    20/10/2011 às 0:38

    Olá sou a mariene tenho trinta e sete anos,tenho alopecia areata a uns doze anos ja fui em varios dermatologistas,alguns trataram como fungos e nada adiantou parecia que caia mais os cabelos,cheguei a tratar com ortomolecular foi que resolveu, na epoca meu cabelo e pelo tinha caido uns setenta por cento ele receitou vitaminas, sais minerais, oleo de alho de linhaça e um calmante tratei um ano e meio e os cabelos voltaram a crescer. só que de uns dois anos pra voltou a cair novamente redelas no couro cabeludo cilios e pêlos e estou sem dinheiro para voltar ao ortomolecular. Por favor me algumas dicas de tratamento ou que direção tomar.

  • Rodiney Rezende

    -

    24/10/2011 às 14:07

    Prezada, boa tarde!
    Tenho um filho que hj está com 11 anos, tem alopercia ariata desde de quando nasceu, fez tratamento com minoxidil quando tinha 4 anos, mais não adiantou. Ele tem cabelo sobre toda a cabeça porem os fios são muito finos e pequenos e costuma algumas áreas ficar lisas. Infelismente devido a este problema ele se aborrece fácil e é muito ansioso.
    Já li bastante comentários na internet a respeito de medicações usados e nenhuma surtiu efeito 100% positivo, li a respeito da formula do Dr. Shmuel Gonen “Hair Up” e de uma Drª Flora Bassine (C.D.; Cirurgiã Dentista, Universidade de Santo Amaro, São Paulo, Brasil. Que fez o tratamento com esta formula e deu certo.
    Gostaria de saber se a Srª. tem alguma informação para compartilhar a respeito desta formula “Hair Up”, pois hj em dia tem muita gente ganhando dinheiro fácil, vendendo água de torneira dizendo que é água mineiral, e neste caso nós pais e pessoas que tem o problema acima citado infelismente acabamos tentado pela propaganda devido ao sofrimento e desespeiro de ser visto como anormal pela sociedade.
    Rodiney – Vila Velha-ES

  • erica rosa

    -

    26/10/2011 às 11:32

    me ajuda meu filho de 10 anos ta com aloepcia areata

  • denise

    -

    31/10/2011 às 21:25

    ja fiz esse tratamento e nao deu certo, so me deixava com a pele toda vermelha e sofriar muito , nao conseguia dormir ah noite

  • Janaina

    -

    10/11/2011 às 11:48

    Olá! Tenho 20 anos e tenho alopecia areata desde os 12 anos. Fiz tratamento e meu cabelo voltou a crescer rapidamente, tomando capsulas de vitamina para os cabelos e passando Beta Derm. Mas as quedas são frequentes, e sei que não tem cura. Sugiro que quem tem a doença, procure meios alternativos como atividades prazerosas, música, yoga, tecnicas orientais, etc. é o que ajuda a baixar o nivel de ansiedade e estress. Agora vi o site do Dr Shmuel Gonen, e escrevi um email. Tem muitos depoismentos de pessoas que curaram. Espero que ajude.

  • Elaine cunha

    -

    13/11/2011 às 22:25

    olá, tenho 30 anos e descobri a alopecia a pouco tempo e quando o medico deu a notícia ñ acreditei, ainda ñ consegui achar o tratamento correto e as vezes acho que vou ficar careca antes de descobrir o melhor tratamento já que uma boa parte do meu cabelo caiu e que esta doença ñ tem cura.

  • adriano

    -

    5/12/2011 às 17:55

    olá! tenho 30 anos e já sei mais em quem acreditar, já passei por 3 dermatologista e cada um me receita sempre um novo medicamento, e cada dia que passa vou perdendo cabelo e nada de resolver, sem contar que agora começou a cair os pelos da barba e sobrancelhas, sei que o tratamento é longo para crescer, imaginei que pelo menos poderia parar de cair.fora esses medicamentos mais conhecidos como antralina, minoxidil, cortisona , você me ajudaria com alguma que eu ainda não fui receitado?

  • janaina

    -

    8/12/2011 às 10:27

    Denise, você disse que ja fez “esse tratamento” e que te irritava muito. è o tratamento hair up do dr. Samuel Gonen? Pois eu entrei em contato com eles, e eles me ligaram, fizeram um diagnóstico, e querem vender o produto. Mas custa 500 dólares e não tem seguro nenhum que vou receber o produto.
    Rodiney Rezende, eu também preciso de tratamento e nessas horas estamos desesperados por alguma solução, então peço a colaboração de quem aqui posta, para que se descobrir alguma coisa a respeito, nos informar. Agradeço.

  • sabrina

    -

    15/12/2011 às 6:01

    oi tenho 33 anos e ja usei varias medicações sem resultado,tenho hipotireoidismo controlado mais a queda não para como posso tratar isso ja passei por mais de 10 dermatos não sei mais o que fazer…

  • joseilton

    -

    16/12/2011 às 16:01

    desde dos dezeceis anos qua a cada ano eu pecebo aguns lugar no couro cabeludo sem cabelo mais no ano de 2009comecou a cair e onde tinha cabelo eu raspei e acabou caindo todos os cabelos mais depois de um ano com muito uso de remedios e comesou a nascer e nasceu todinho mais depois de tres mes ja estou com dois buraquinho no cabelo de um lado e de outro lado o que devo fazer

  • lowe

    -

    30/12/2011 às 18:18

    oi tenho alopécia areata,estou fazendo tratamentos com:minoxidil,propionato de clobetasol e pantogar,uma duvida ,sei que isso tudo é para parar a queda de cabelos e ajuda-lo a crescer mais forte,certo.Mas esta caindo mais ainda e em outros lugares é normal ou não ,eu fiz definitiva no meu cabelo em junho desse ano e fui descobrir isso só em novembro quando fui no salão fazer um a cauterização ai a mulher do salão que viu eu nem tinha percebido se puder me ajudem .Obriagada!!!!!

  • Sara

    -

    30/12/2011 às 19:48

    Olá boa tarde,

    Eu tenho alopécia em placas, a primeira vez que apareceu foi quando tinha 16 anos um desespero completo, na altura lembro-me que chorei imenso, apesar de conseguir esconder com o cabelo, é sempre muito complicado, fui em médico, que me receitou um composto de resorcina, alcool salicilico e alcool a 70 %, sei que com este composto o cabelo cresceu novamente, a verdade é que os meus pais já passaram para 2 ou 3 pessoas e também deu resultado.O cabelo realmente cresce bem fino e aos poucos, atualmente tenho 30 anos, e ao longo da vida já tive pelo menos 4 episódios, eu no momento estou com uma pelada atrás que já comecei a colocar o remédio e já está a dar frutos, apareceu-me outra bem pequena perto da orelha, que já comecei a tratar, realmente é muito complicado viver com esta doença a maioria nas pessoas desconhece e pensa que é algo ou contagioso ou olham com olhar estranho, apesar de que as minhas peladas não se vêem é muito mau para nossa auto estima.

    Mas quanto mais nos preocuparmos mais cabelo vai cair. o ideal é acreditar no tratamento que está a utilizar que o cabelo vai voltar a crescer.

  • karina

    -

    19/1/2012 às 11:46

    Ola. tenho alopecia areata,desocbri em jan 2011…quando descobri o que era…eu ja tinha perdido 40% do meu cabelo, tinhas partes que esta lisinho….bom o desespero foi total, so chorava, fui em inumeros medicos, tomei remedio, usei tópico e nada, ate que fui em um medico e comecei a fazer injeçoes de corticoide, na primeira sessão levei mais de 20 injeções no couro cabeludo,todos os meses era o mesmo sofrimento….
    bom hj estou quase 100% meu cabelo voltou a crescer….

  • Glória

    -

    19/1/2012 às 20:02

    Boa noite, meu nome é Glória e acredito ter alopecia nervosa. Pois apresento queda de cabelo constante desde minha adolescencia. Quando surgiram os primeiros problemas emocionais. O problema é que quando procuro um médico eles sempre acham que é provocada por deficiencia alimentar. mas, não vejo como isso é possivel, pois como de tudo. por favor me ajude! obrigado.

  • luiz carlos de jesus barreto

    -

    24/1/2012 às 16:11

    olá pessoal!!! passei por mtos momentos ruuim na vida devido a alopecia, deixei de ir em varios casamentos formaturas e aniversarios por que nao dava pra ir de boné tinha mta vergonha de alguem me ver com esses buracos na cabeça PERDIR 70% DOS CABELOS raspei minha cabeça varias vezes por que a empresa que trabalhava não dava pra usar boné, mais chegou uma hora que tive de da a volta por cima e aceita a doença e buscar através dos exercicios fisicos de baixa intensidade que não aumentasse mto minha adrenalina busca a minha melhora e foi assim que fiz comecei a fazer uma hora de caminhada pela manhã depois da caminhada um suco verde que vc acha em qualquer site varias receitas ele e mto bom bom antioxidante calmante natural e aumenta a imunidade do corpo e a noite ou pedalo ou malho leve e faço uma refeição rica em fibras frutas ou ate msm verduras raladas ou cozidas a vapor par NAO perder os nutrientes evitar ao maximo (carboidratos café achocolatados bebidas alcolicas e cigarro) ai vc vai ver que além de uns quilinhos que vai perder sua vida vai mudar de uma forma incrivél e seus cabelos logo logo estarao grandes que vc nem vai ver a hora relaxe beije ame tire mais o lenço o boné saia mais mostre mais sua doença que apartir desse momento vc vai ver que tudo isso vai passar e assim que aumentamos nossa autoestima e melhoramos nossa imunidade, veja tbm seu lado espiritual como ele esta se esta faltando alguma coisa. NÃO ACRESCENTE DIAS NA VIDA E SIM VIDA NOS SEUS DIAS. espero ter ajudado alguém…

  • Pedro

    -

    28/1/2012 às 0:11

    Boa noite!

    Pessoal tenho lido muito à respeito do difenciprona (para alopécia areata). Quem usou esse remédio conseguiu resultado, porém não acho em lugar nenhum para compra nem sequer o preço, se alguém souber, por favor, informem!

    Sara,

    Esse composto só conseguimos comprar com receita médica? Qual o nome dele?

    Obrigado!

  • Dulce Helena

    -

    29/1/2012 às 21:35

    Deixo esse comentário para aqueles que sofrem com alopecias: tive alopecia areata que evoluiu para universal, perdendo todos os fios de cabelo. Isso ocorreu já faz nove meses. Fiz tratamentos com infiltrações de cortisona e minoxidil mas não senti resultados significativos, ou seja, continuava perdendo os cabelos que nasciam muito fracos. Um terapeuta me sugeriu que usasse tomates nos cabelos todos os dias e que tomasse suco também. Só assim os cabelos voltaram. Acredito que o betacaroteno, o ácido fólico e o licopeno juntos podem solucionar o problema. Bem, desejo-lhes que assim deixem de sofrer com esse mal! Boa sorte!!!!

  • Kleber

    -

    1/2/2012 às 15:32

    Eu tenho alopecia areata desde que nasci, segundo minha mãe. Vejo algumas fotos e noto que a minha situação só piora. nunca Corri atrás da cura, sempre quis aceitar sempre dei uma de forte ( do tipo isso aqui é so um detalhe) mas quem dera, sofro todos os dias ao entrar no ônibus e todos param pra me ver, com as garotas geralmente eu estou de chápeu, Numa conversa as pessoas nunca olha nos meus olhos elas estão sempre olhando pra minha cabeça. tenho 21 anos e so tenho uns 30% de cabelo na região do couro cabeludo.

  • Josy

    -

    1/2/2012 às 22:13

    Olá pessoal. Sofro com a alopécia desde os meus quinze anos. Hoje estou com 25 anos e faz um ano que o meu cabelo cai sem parar e apresentou uma queda terrível e como resultado estou com uma falha de cerca de 10cm. Este foi o meu pior grau de alopécia e ainda fiz uma progressiva no cabelo antes disto o que agravou o caso. Já tentei tratamento com minoxidil e foi prescrito o tratamento injetável com corticóide, no qual não fiz devido aos diversos efeitos colaterais. Atualmente estou usando o avicis solução capilar juntamente com o pantogar há um mês. A queda diminuiu um pouco mas não cessou por completo e os fios ainda pouco cresceram. Me sinto muito mal com isto, por que não consigo usar o cabelo preso, não vou mais a praia e clubes já que com o cabelo molhado a falha aparenta mais e tento esconder do meu namorado não deixando mexer nos meus cabelos. Tento ficar calma sei que é de origem emocional e manter o desespero só pioram as coisas, mas uma mulher se sente muito abalada com isto. Se alguém souber de alguma forma de tratamento que tenha um efeito mais favorável por favor me avise. Obrigada

  • ismael

    -

    2/2/2012 às 17:09

    tenho um buraco de 5 centimetros na lateral da cabeça, usei minoxidil e finasteride apos 1 mes naum tive resultados,agora estou tratando com decadronal injetavel e finasteride e os fios ja estao começando a crescer com 2 meses de tratamento.

  • ismael

    -

    2/2/2012 às 17:14

    REINTERANDO A MENSAGEM ANTERIOR; os pelos começaram a crescer novamente a dois meses com (decadronal injetavel) e (therapsor loçao capilar)

  • Luciana Fortes

    -

    2/2/2012 às 22:46

    ola pessoal, sou mãe de uma garotinha de 9 anos, há aproximadamente 1 ano e 1/2 seus cabelos começaram a cair, procurei vários dermatologistas, consultamos tb com reumatológicas, fizemos todas espécies de exames, inclusive um do sistema imunológico e graças a Deus a saúde dela esta perfeita, a principio o diagnostico foi alopecia arreata que evoluiu para alopecia total, fizemos vários tratamentos tópicos e orais e não obtivemos resultado, desde agosto de 2011 estamos tratando com uma substancia chamada difenciprona, fazemos o tratamento no hospital da clinicas de BH, além da minha filha mais 6 pessoas estão fazendo o tratamento lá, todos com quadro de alopecia total e universal, duas pessoas já estão tendo resultado os cabelos já começaram a crescer, o tratamento ura aproximada 6 meses a contar da primeira aplicação no couro cabeludo, estas aplicações são feitas semanalmente, minha filha ainda não esta apresentando crescimento do cabelo, já entramos no quarto mês de tratamento, ainda não perdi a esperança, alias não vou perder nunca, espero que tenhamos boas surpresas nos próximos dois meses. Desejo a todos vocês muita tranqüilidade e paz Pq esta doença afetada nossa alma, e com tudo isso que venho passando com minha filha aprendi que Devemos buscar a cura sempre e que a aceitação da doença e o primeiro passo para chegarmos até a cura. Felicidades a todos voces

  • Jusciê Alves

    -

    6/2/2012 às 3:52

    Olá !!!Sou Cabeleireiro,mas novo na profissão.Já tinha visto alguns casos de clientes com alopecia,sempre aconselhava ida ao dermatologista!O que eu nunca imaginava e que um dia isso poderia acontecer comigo!essa semana cortando meu cabelo com meu amigo ele percebeu um buraco mais ou menos do tamanho de uma moeda de um real!!Fiquei desesperado como pessoa vaidosa que sou!!fiquei impressionado com a rapidez,pois faz mais ou menos quinze dias que tinha feito meu corte e ele não tinha visto nada!tenho muitas duvidas sobre o assunto, se ocorreu devido produtos,stress,ou alguma outra Doença que desconheço…pelo o que eu tenho visto em minhas pesquisas o tratamento e lento e incerto!!Nossa estou muito nervoso.Segunda vou procurar um Derma urgente !!Alguém pode me ajudar?

  • Cassilene

    -

    16/2/2012 às 18:54

    Boa tarde!
    Eu já passei por essa queda de cabelo na minha gravidez em 2006, e foi apenas 01 placa achava que fosse devido a gravidez,em outubro de 2011 começou uma queda imensa de cabelo mas não liguei, quando um desses dias fui a minha cabeleireira escovar o cabelo e ela percebeu as placas pois eu já estava com 03 placas grandes e não sabia, fui a Dermatologista e comecei um tratamento com Minoxidil e um polivitaminico onde não tive nenhum resultado, mas graças a Deus encontrei outra Dermatologista em 06/02/2012 e ela disgnosticou Alopecia Areata e comecei um novo tratamento com Therapsor Loção e Prednisona e já estou vendo melhoras em poucos dias.
    Desejo a todos q está passando por essa fase melhoras.
    Pois vamos vencer…

  • CLAUDIO CAETANO SANTIAGO

    -

    22/2/2012 às 20:00

    Olha eu comecou a cair pela barba, entre o queixo e o pescoço.Agora esta caido da minha cabeça, eu gostaria de saber se tem cura ou nao, ah e no local onde esta caido está nascendo uns fios brancos o que pode ser isso mim ajunde por favor eu nao tenho como pagar um dermatologista.

  • Aloisio martins

    -

    24/2/2012 às 21:44

    ola minha barba esta com falhas arredondadas na parte do maxilar e do queixo,mas tem pelos brancos nas falhas,eu raspo e nasce todas as vezes mas sempre brancos isso tambem pode ser alopecia.

  • Michelle martins

    -

    5/3/2012 às 15:12

    Boa tarde!! Quero que vcs me ajuda por favor ,estou perdendo cabelos aos poucos em forma arendondada no couro cabeludo não sei o que fazer!! Me ajuda por favor!!!

  • dias

    -

    5/3/2012 às 17:22

    apareceu-me uma falha de barba e agora esta a espalhar, como resolvo esse problema????

  • Valdemir Silva

    -

    11/3/2012 às 6:52

    Bom dia tenho alopecia ariata a 2 anos faço o tratamento com o minoxidil e finasteridia parou de cair numa aria da cabeça mas ta caido em outro lugar da cabeça mediga o quer fazer porfavor?

  • wania

    -

    17/3/2012 às 12:08

    estou com manchas nas pernas escura esta se lastrando na perna vcs pode me responde o q e isto

  • Jéssica

    -

    19/3/2012 às 20:16

    OI gente…tenho alopecia areata e convivo com ela desde dos meus 5 anos (hoje tenho 21 anos),como pode ter uma doença á 16 anos e nenhum médico saber o que faz isso,o remédio que faz parar de cair????Nunca tive a minha cabeça cheia por completo,nem sei o que é isso,na escola era complicado porque não sabia esconder as falhas,então ficava todos reparando,depois quando maior, comecei a entender e a prender a lidar com isso.Não tenho nem ideia de quantos médicos já fui(psicólogos e psiquiatras e dermatologistas,ha muitos anos venho fazendo o tratamento no Hospital das Clinicas de BH), e nem quantos remédios já tomei e já passei,(inclusive caseiros)teve um remédio que era injetável (depo-medrol) mas não adiantou…. Já tive falhas de vários tamanhos e em todos os lugares da cabeça(hoje já esta caindo ate na sobrancelha)começava á nascer,branquinhos e ficavam loiros depois que escureciam,quando preenchia a falha toda de cabelo em outro lugar começava á cair e começava todo o processo novamente!Em 2011 começou a cair muito e em vários lugares,como estava difícil de esconder,comprei um aplique de cabelo,estava muito bom porque conseguia esconder as falhas e deu volume ao meu cabelo,só que não pude usá-lo por muito tempo pois começou a cair todo o meu cabelo,fiquei sem nenhum fio de cabelo,então tive logo que deixar o aplique de lado e comprar uma peruca foi tão difícil porque nunca imaginava que ia acontecer isso comigo,tive que passar por cima de mim mesma e aprender a conviver com essa doença que tem nome mas que não tem remédio nenhum que faça parar de cair.Hoje continuo fazendo minhas coisas não preocupando tanto com a doença,tomara que Deus ilumine esses médicos a encontrarem uma fórmula de um remédio que acabe com essa doença que é tão sofrida e constrangedora.Obrigada

  • Elana Arruda

    -

    23/3/2012 às 16:44

    Dra.,Encontro-me sem respostas dos médicos de minha cidade.Estou com problema de crescimento na minha nuca,o cabelo cresce ralo,torto e no sentido circular,ultimamente apareceu uma coceira no local,nas laterais das narinas e atras da orelha~e uma lista mais ou menos da grossura do dedo mindinho(fazia um caminho avermelhado),coçava bastante,o médico passou dois cremes um para orelha,narina e o outro para o problema da nuca e um sabonete para tirar a oleosidade.Estou fazendo alguns exames de sangue, já que até o presente momento não manifestei nenhum problema na tireoide.Estou fazendo reposição hormonal com systen 100mg,ja que retirei o útero aos 30 anos.Estou ficando deprimida,pois o meu cabelo era lindo e derrepente ficou assim,já usei mega her,para preencher, estou ficando sem esperanças, do mesmo pelo menos crescer por igual.Se a senhora puder ajudar-me ficarei eternamente grata.Desde já agradeço, pela atenção e carinho de etr lido meu comentário.

  • ana luiza

    -

    29/3/2012 às 8:27

    Bom dia! a seis meses descobri que tenho alopecia estou fazendo tratamento e agora ja comecei a reparar alguns fios brancos. Mas agora descobri q estou gravida e não sei se isso vai me prejudicar no tratamento. Se alguem ja teve essa esperiencia pra me ajudar agradeço. Fé em Deus ele pode TUDO.

  • bruno

    -

    1/4/2012 às 19:57

    todo começo mais ou menos 2002 foi no medico erra alopecia areata tratei com vários remédios sem resotato foi quando fis o tratamento com o antralina ai melhoro mais agora com 19 anos volto a cair meu cabelo acima da nuca e atrais da orelha agora desempregado sem dinheiro para fazer o remédio a falha so aumenta e queria saber pq tenho poco pelos no braso e perna e se isso tem alguma coisa aver com alopecia ou nao

  • Marcela

    -

    6/4/2012 às 16:30

    Ola, queria encontrar um forum de pessoas que tenha alopecia para troca de experiencias, mais no Brasil nao achei e ancontrei aqui varios comentarios recentes. Tenho alopecia desde crianca, e apos os 25 anos comecou a vir com mais frequencia e cada vez demorando mais a nascer, ja passei tudo que eh remedio, injecoes etc, agora este ano descobri um cisto no ovario que retirei, o medico disse que esse tipo de cisto poderia estar comigo desde que nasci e que pode ter a ver com essa queda de cabelo, o que sei eh que meu cabelo esta nascendo depois que tirei o cisto e tambem pode ser um remedio que se passa em cavalo que comecei passar. Bom, coincidencia ou nao, gostaria de partilhar isso com vcs, pq se formos esperar pela medicina jamais teremos respostas, tudo que eles sabem dizer eh que eh estress, o que nao acredito pq o meu cai independente de stress ou nao.

  • Marco Aurélio Pereira

    -

    14/4/2012 às 16:34

    olá, minha filha, tem 10 anos, e começou tipo, bem na frente cair, dai ta se alastrando tipo vergão na parte superior, segundo o médico, ele disse que podia ser estress por causa da separação de mim e minha ex esposa, outra é que pode ser um fungos. alguém pode me orientar, ou me encaminha para um dermatologista de curitiba/Pr. obrigado. marco

  • TAIS ALVES BRESAM

    -

    16/4/2012 às 19:09

    TENHO ALOPECIA AREATA A 4 ANOS NUNCA FUI AO MEDICO,PESQUISEI NA INTERNET,SOU MUITO VAIDOSA COM MEU CABELO TENHO PELO MENOS UNS QUATRO BURACOS NO CABELO,NAO SEI O QUE FAZER TENHO MEDO DE IR NO MEDICO E ELE ME DAR UM REMEDIO QUE CAIA TODO O MEU CABELO,NAO TENHO VONTADE DE SAIR DE CASA DEPENDENDO DO LUGAR DA FALHA NAO POSSO SOLTAR O CABELO E MUITO TRISTE.

  • Ana Paula Odria

    -

    19/4/2012 às 22:19

    oie Marcela quero muito falar sobre isso, a minha irmã descobriu agora e está desesperado, preciso muito saber mais sobre isso… como faço para ter um contato com vc?? vc tem Facebook??

  • Jéssica

    -

    20/4/2012 às 10:21

    Oi Ana Luiza,tenho alopecia areata desde dos meus 5 anos, e pra nascer é assim mesmo viu começa com pelos branquinhos depois que eles escurecem(demora um pouquinho) e engravidei em 2008 eu tive que parar o tratamento,nao sei se qual tipo de remédio vc usa, (eu usava injetável) tive que parar. E na minha gravidez foi o momento que mais nasceu cabelo e não caiu (as falhas que tinha quase preencheu tudo) mas depois que ganhei meu filho começou tudo denovo. Boa sorte pra vc!! Abraço

  • Rodrigo

    -

    4/6/2012 às 21:10

    marcele que remédio é este que vc diz ser de cavalo?

  • Aramel

    -

    26/7/2012 às 15:06

    Oi, tenho alopecia areata há 3 anos e neste ano completou a quarta vezes que meus cabelos caem em forma arredondada e na minha barba também… todas as vezes fiz infiltrações com corticóides nas areas afetadas num dermatologista, sempre com um bom resultado, mas as aplicações de corticóide são caras pra mim e fico desesperado quando começa a cair os cabelos… gostaria de saber se posso fazer o tratamento só com o remédio Minoxidil 5%?

  • Aramel

    -

    26/7/2012 às 15:07

    Oi, tenho alopecia areata há 3 anos e neste ano completou a quarta vezes que meus cabelos caem em forma arredondada e na minha barba também… todas as vezes fiz infiltrações com corticóides nas areas afetadas num dermatologista, sempre com um bom resultado, mas as aplicações de corticóide são caras pra mim e fico desesperado quando começa a cair os cabelos… gostaria de saber se posso fazer o tratamento só com o remédio Minoxidil 5%?

  • marcio

    -

    17/8/2012 às 23:03

    oi,tenho 40anos,começoucair minha minha barba tipo;um pouquinho de cada lado,agora esta caindo fazer um cicurlo.o que devo fazer ou qual o trtamanto preocurar a fazer estou com merdo

  • MARA

    -

    30/8/2012 às 13:49

    Dra.Estou passando por esses problemas.Quando puxo meu cabelo vem um moi cheio com as pontas brancas.Elem do desconforto que meu coro cabeludo causa coiceira e sinto desconforto e além do mais meu cabelo fica ensebado muito rápido.è triste essa situação pois seu lado emocional desequilibrado.Doenças auto-imune é dificil pois seus anticorpos trabalham contra voCê e engana-los e dificil.

  • ricardo

    -

    12/9/2012 às 12:34

    ola eu sou o ricardo e tenho alopecia tenho 27 anos e nao tenho um unico pelo fiz varios tratamentos e nunca me falaram em alopecia so me diziam que era heriditario visto que o meu pai tb sofre do mesmo nao sei se voltarei a ter cabelo fui normal ate os meus 4 anos de idade uso bone todos os dias so tiro para dormir pois sou muito complexado e custa me muito ver as pessoas normais e eu nao ter pelos nenhuns tenho 5 irmaos e so eu gracas a deus que nao tenho o resto de meus irmaos sao normais e acho que nao e o fim do mundo mas e uma coisa que custa muito viver com ela deixo aqui um abraco a toda a gente que tem o mesmo problema e forca

  • Ruan

    -

    11/3/2013 às 21:47

    Gostaria de saber se tem algum remédio injetável ou pomada, alguma coisa que faz nascer mais pêlos no corpo. Quase não tenho, e gostaria de ter muitos pêlos. Você me indica algum?

  • marlon

    -

    27/3/2013 às 16:50

    ola pessoal… to tendo alopecia pela segunda vez a primeira vez foi no meu cabelo.. fique bom agora pela segunda vez foi na minha barba … começo com a queda da barba do tamanho de uma moeda.. dai cresceu e fico grande… fui em varios medico dermatologistas.. e me passavam pomada… varias coisas… ja tem quase 1 ano isso so to ficando bom agora com o tratamento de (depo medrol) injetavel no local da queda com agulha de insulina …. se essa informaçao for util a vc fico feliz pois eu quase fiquei louco…

  • rogerio

    -

    30/4/2013 às 18:45

    Olá… Em 2006 tive uma súbita e total queda de cabelos e pêlos, sendo diagnosticado através de exame de sangue “alopécia universal”. Na época com 34 anos, solteiro, imaginem como me sentia ao ver as pessoas me olharem com uma certa indiferença. Para a sociedade em geral é mais normal ver um obeso e admitir q ele não tenha sérios problemas de saude, do que olhar para nós, portadores de alopecia universal e acreditarem q estamos sãos. Após quase 7 anos, alguns poucos fios começam a dar o ar da graça, mas estou analisando alguma receita q de fato traga resultado mais breve. Abraço a todos…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados