Blogs e Colunistas

18/01/2011

às 7:04 \ Doenças

Alergia nas mãos

Imagine se você fosse um professor de colégio com uma terrível alergia a giz. Você simplesmente não conseguiria dar aula, para desespero seu e felicidade dos alunos menos aplicados. Ter mãos sensíveis e propensas a alergias é um grande inconveniente. Qualquer pessoa pode desenvolver essa sensibilidade, em qualquer momento da vida. Existem pessoas mais expostas, como, por exemplo, quem mexe com água e detergente, caso das donas de casa. Ou então os que, pela profissão, entram em contato com substâncias químicas irritantes, como médicos, enfermeiros ou dentistas que usam diariamente luvas de látex. Ou o professor, o dia todo com um giz na mão.

Quando expostas ao elemento que desencadeia a sensibilidade da pele, as mãos desenvolvem uma reação chamada eczema: ficam avermelhadas, coçam, descamam, e surgem pequenas bolhas e rachaduras na pele.

O primeiro conselho que se dá a uma pessoa com eczema de mãos é evitar contato com o agente causador da sensibilidade. Mas na maioria das vezes esse conselho é difícil de ser posto em prática. Afinal, como evitar contato com água e detergente se o trabalho de casa tem que ser feito? Por isso, além dessa orientação geral, existem outras recomendações para quem tem mãos sensíveis. Aqui estão algumas delas:

1.    Ao lavar as mãos, use água fria e sabonete sem perfume e para pele sensível. Seque com delicadeza: em vez de esfregar as mãos na toalha, dê tapinhas na toalha. E, com as mãos levemente úmidas, passe hidratante.

2.    Deixe na pia um pote de hidratante específico para mãos propensas a alergia, para usar depois de lavar suas mãos. Um bom ingrediente para o hidratante de mãos sensíveis é vaselina. Assim como o sabonete, o hidratante também deve ser sem perfume. Passe uma camada fina, para suas mãos não ficarem excessivamente engorduradas. Se você estiver usando algum creme de tratamento, ele deve ser aplicado antes do hidratante.

3.    Deixe no local de trabalho seu sabonete e seu hidratante de mãos. Assim você evitará o uso de sabonetes agressivos e poderá reaplicar o hidratante várias vezes ao dia.

4.    Durante uma crise alérgica, evite usar álcool gel nas mãos. Mesmo fora de crise, use o produto apenas se necessário.

5.    Ao fazer o trabalho doméstico, use luvas de borracha. As luvas devem evitar completamente o contato com a água. Se entrar água na luva, interrompa seu trabalho, seque suas mãos e troque de luvas. Se o uso de luvas de borracha também agredir sua pele, use luvas de algodão embaixo das luvas de borracha. Pode ser incômodo no início, mas dá para se acostumar a trabalhar dessa maneira. Use água fria ou morna também na cozinha, evitando água quente.

6.    Se você é profissional da saúde e tem alergia a luvas de látex, use luvas hipoalergênicas e sem talco.

7.    Se você é professor e desenvolveu sensibilidade a giz, procure giz anti-alérgico, ou use dedais de borracha. E vá em frente com sua aula.

8.    Se a causa de sua alergia for uma incógnita, converse com seu dermatologista sobre a possibilidade de fazer um teste alérgico de contato. O teste apontará os prováveis culpados pelo incômodo.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

39 Comentários

  1. sndra ramos

    -

    16/04/2013 às 12:01

    bom dia.
    fico com a pele grossa na ponta dos dedos e quando começa a escamar essa pele abre cortes tipo rachaduras,o que faço ja fui a varios dermatologistas uso varios tipos de pomadas e nada melhora.

  2. Graci

    -

    12/04/2013 às 12:04

    OLA! Há duas semanas apareceu no meu dedo indicador da mão esquerda, umas bolinhas quase invisiveis parecendo mais um enrrugamento da pele, e apenas nesse dedo, no inicio coçou muito agora não.Estou preocupada pois a pele ta cada dia mais ressecada e envelhecida. O que pode ser isso pois nunca apresentei alergia a nada.

  3. Alberto

    -

    27/02/2013 às 13:53

    No comentário que fiz anteriormente, onde está escrito “mão esquerda”, leia-se “mão direita”. A alergia, só se dá em uma das mãos, mas em ambos os pés. Obrigado.

  4. Alberto

    -

    27/02/2013 às 13:50

    Desde criança tive muita sudorese nas mãos, depois, aos 25/30 anos de idade acabaram. Aos 35/40 anos de idade, sob um stresse tremendo, meu dedo mindinho da mão direita começou a esfolhear, próximo à unha, e em pouco tempos (uns 5 anos), atingiu toda a mão. Não há remédio que cure isso, mas entre consultas médicas aqui e ali, deparei-me com um médico com os mesmos sintomas, ou ainda, mais graves, pois sua palma da mão mostrava rachaduras que eram verdadeiras chagas, chegando a ter 3 centímetos de comprimento por 1 a 1,5mm de largura, era bem feio; ele se tratava com uma injeção poderosíssima que adquiria na alemanha e quando a injetava, ficava em observação por até 2 dias no hospital, disse-me, que sua profissão o obrigava a isso, visto que outros tratamentos não surgiam efeito. Conselho que me deu: -O produto injetável era muito caro e seu efeito era por 6 meses apenas, portanto, não o recomendou para mim. Pediu-me que observasse uma dieta sem enlatados, sem embutidos, sem condimentos e sem feijão, este último podia ser consumido desde que depois de cozido não tivesse ido para a geladeira, pois, em repouso de um dia para o outro, desenvolvia-se um fungo que afetava a escamação e aberturas de rachaduras na mão. Esta dieta quando observada á risca, acabava com o meu problema. Hoje, com 60 anos, estou escrevendo isso porque passei uns 15 dias numa dieta forçada com embutidos e, em menos de 10 dias minha mão esquerda rachou toda, com coceiras e bolhas d’água. Para desentoxicar, estou tomando muito leite e voltei a observar rigorosamente a antiga dieta, e a cura parece que vai se dar em breve. Espero ter ajudado alguém.

  5. monica

    -

    08/11/2012 às 14:48

    olá a ponta dos meus dedos estao todas rachadas e ressecadas ja faz algum tempo que tenho isso e esta passando para os outros dedos nao sei mais o que fazer por favor alguem me ajude.

  6. ingrid

    -

    16/10/2012 às 10:54

    ola desde que minha filha nasceu e eu to usando os produtos de bebe meus dedos da mão começou a coçar e a despela uma pele grossa e se eu fecho a mão doe oq pode ser?

  7. Margarida Melo

    -

    04/10/2012 às 20:34

    Gostei da explicação sobre alergia nas mãos, passarei a pomada e verei se da certo. Obrigada.

  8. marlise

    -

    28/09/2012 às 23:28

    Minha filha tem alguma alergia nos dedos em volta das unhas , quando mexe com agua incha ,aparecem uma feridas pekenas e ate sangram , parece ser alergia a agua ou ate algum produto usado no tratamento da agua , ela tem isso deste ke usou um produto para limpeza , eu keria muito ke alguem me auxiliasse deste ja eu agradeço

  9. Evanildo

    -

    14/08/2012 às 5:31

    Obrigado pelas informaçoes, pois sao mui importates para mim!.

  10. Marília Laura

    -

    05/07/2012 às 11:25

    Desenvolvi há quase dois anos uma alergia nas mãos, inicialmente na esquerda, agora nas duas, sempre que realizava limpeza de casa minha mão ressecava e aparecia umas rachaduras, pensei que fosse alergia a sabão em pó e detergentes, então passei a usar luvas. No entanto, mesmo tendo contato só com água minhas mãos ressecam, os dedos incham, coçam muito e doem, depois desincham e solta a pele das mãos, meus dedos ficam todos enrrugados. Quando tomo banho tenho que ser rápida, pois minhas mãos enrijecem todas. Estou usando um creme a base de uréia pra hidratar, preciso descobrir o que tenho porque já não aguento mais esse trastorno. Espero que alguém de ajude.
    Desde já agradeço.

  11. joelma

    -

    26/06/2012 às 8:18

    As informações contidas neste me ajudaram bastante só tenho a agradecer. Obrigado.

  12. patricia hernandes

    -

    18/06/2012 às 15:12

    meu filho de 6 anos desenvolveu alergia nas mãos o pediatra mandou usar hidratante sem perfume hiporalergico; mas últimamente não está adiantando. gostaria saber oque mais fazer.

  13. vera lucia abreu

    -

    04/06/2012 às 0:00

    fazem +/- 5 anos que apareceu em todo o meu corpo uma coceira insuportável e surgiam pequenas manchas ressecadas tal qual queimaduras, procurei uma alergista que tratou-me com shampoo a base de menta, aparentemente fiquei curada. meses depois surgiram pequena vesículas na mão direita, que estouravam sozinhas soltando um líquido transparente meio viscoso e logo em seguida o local começava a descamar,voltei ao alergista e foi diagnosticado “disidrose”, fui tratada com antibiótidos (local infeccionou) e cremes para hidratar, as lesões cicatrizavam e demoravam aguns meses para reaparecerem. O médico disse-me que as lesões voltavam devido stress, em 09/2011 minha mãe faleceu, desde então as lesões votaram e até hoje não consigo nenhum medicamento que cicatrize, vivo em desespero, é muita dor…coceira…rachaduras e descamação, chegando mesmo até a sangrar, já pedi ao alergista que faça uma biópsia ou outro exame mais completo, não uso esmaltes… uso uvas diáriamente, e mesmo assim não consigo indício de melhoras, sei que alergia não tem cura, mas onde está o paliativo ??????

  14. Mari

    -

    28/05/2012 às 10:54

    Estou com umas rachaduras em tres dedos da mao ha bastante tempo, usei diversas pomadas e fui diversas vezes ao medico e nao foi solucionado este problemas. preciso de ajuda. Esse problema causa muitas dores.

  15. Flavia

    -

    18/05/2012 às 23:38

    Muito obrigada,estou a dias “fuçando”na net alguma coisa pra me ajudar,sou diarista e desencadeou uma alergia a principio em um dedo e depois passaram para todos,apenas com o contato com a agua,foi muito útil a informação sobre as luvas de algodão antes das de borracha.

  16. BETANIA

    -

    15/05/2012 às 10:51

    Bom dia
    estou com uma alergia nos dedos da mao, que enche de carrocos fica vermelhos e cocando fica ate na carne, queria saber o que pode ser isso e que pode usar pra melhorar.

  17. Eduarda

    -

    20/04/2012 às 23:21

    Oi me ajudem estou com uma coceira no dedão do pé que de tanto coçar fica no vivo edepois fica ardendo muito em pele viva oque eu tenho se já usei de tudo e nada sara…

  18. ana

    -

    18/04/2012 às 10:30

    tenho alergia nas maos desde os sete anos,passa torna a dar pequenas bolhas fixa vermelho e da muita comichao ,tem dias que m deito e n tem nada e acordo a coçar me e ja tenho.agora tb tenho nos pes mas nao muito.principalmente e nas maos e mais quando entro em contacto c produtos tantoquimicos como alientares,pk sou cozinheira desde essa altura o meu problema piorou

  19. rosana de paula

    -

    31/03/2012 às 23:58

    Oi boa noite, não sei mais o que faço com minha filha, ela tem 4 anos e está com todos os dedos ressecados e rachando e fica em seguida sangrando, já fui em três dermato e eles passaram pomadas que não funcionaram, gostaria muito de saber o que ela tem!!!

  20. José Carlos Pires Vieira

    -

    31/03/2012 às 12:02

    Eu também estou com uma alergia terrível nas mãos. Desencadeou-se a partir do contato que tive com verniz e gasolina. Eu quase usei um produto de pintura nos cabelos. Poderia ocorrer uma reação inesperada e me matar. Agora sei que não se deve ter contato com produtos quimicos sem realizar um pequeno teste préviamente.

  21. Vanessa Pontes

    -

    14/02/2012 às 8:12

    desde de ontem, a ponta do meus dedos cocam muito e nao ha nada aparente nem vermelhidao nem bolhas, so um pouco de inchaco. sou dona de casa tenho contato com produto de limpeza direto.o que é isso?

  22. Jair mendonça

    -

    10/02/2012 às 21:53

    A palma da minha mão comecou a resecar depois uma rachadura,gostaria de saber detalhes da doença.

  23. Jair mendonça

    -

    10/02/2012 às 21:51

    A alguns dias a palma da minha mão direira começou a ressecar e depois uma rachadura o que será?

  24. francielle

    -

    23/01/2012 às 21:37

    oi a uns meses comesou a aparecer um monte de bolinhas na minha mão primeiro foi so em uma depois na outra, coça muito principalmente de manhã. Eu tenho uma mania de ficar estourando as bolinhas que aparese não sei se isso piora. Minha mãe tambem tem isso mais a minha é pior, não posso usar detergente, sabão em pó e sabão em pedra. Por faver me ajude isso é muito ruim me respondem a mais rapido possivel

  25. priscila

    -

    20/12/2011 às 11:13

    oi!estou com pequenas manchas brancas nas digitais das mãos e dos pês,não coça não arde não faz nada!o que pode ser?estou com medo de ser algo grave!!!!!

  26. ana

    -

    07/10/2011 às 2:04

    Vivo nos EUA e a 10 meses sofro de uma alergia numa unica mao. A alergia comecou, quando nasceram 4 filhotes da minha cadela, consequentemente, tinha que duplicar a limpeza do chao. Num simples dia, passando o pano no chao, minha mao comoecou a ficar com aspecto diferente: ressecada e com pequenas rachaduras. Hoje, tenho alergia a latex, sabao, detergente e ao calor. Ja passei por 2 etapas de tratamento para fungos e nao tem resolvido nada. Segundo o dermatologista, a alergia numa unica mao nao e comum em sintomas de eczema. Na verdade, estou duvidosa com esse tratamento .. pq gasto absurdo de dinheiro e minha mao so piora. Proxima consulta, 3, irei levar pedacos da pele para analise. Espero que agora resolva .. se apenas com essas informacoes fornecidas, seja suficiente para alguem ajuda-me, antecipadamente, agradeco.

  27. MARIA ADRIANA LIMA DA SILVA

    -

    29/09/2011 às 21:40

    Bom sou Adriana tenho 32 anos, venho sofrendo a 13 anos de uma alergia terrivel, sofro de+++++.coça, incha,sai bolinhas com agua, eu ja usei de tudo,eu tenho todo cuidado do mundo, eu sou massoterapeuta, faço massagem, usando luvas, mas tem vezes q passo até 1 més sem atacar, alergia. e do nada volta tudo, muitos médicos falam q é do emocional, por favor me ajude, meu Sonho é ter elas curadas, Obrigada

  28. Luiza Rotbart

    -

    02/07/2011 às 12:41

    Rodinei Soares Medeiros, só vi seu comentário agora e como você pede auxílio de “quem sofreu ou sofre com este problema” resolvi responder porque tambem fiquei imaginando “quanto sofrimento sua esposa passa e quanto dinheiro podem ter gasto com medicos e medicamentos – todos ineficazes! Conheço “gente que perdeu quase tudo o que tinha” para arcar com “pagamento de médicos e medicamentos”. SUA ESPOSA NÃO SOFRE DE ALERGIA DE CONTATO! – isso é o que se divulga e que médicos dizem para esconder que – ela deve estar altamente intoxicada por alumínio ou outras substancias tóxicas DE ALGUM ESMALTE BRASILEIRO OU OUTRO PRODUTO QUE USOU. Você diz: “nas pontas dos dedos fica parecendo fofo na pele, parecendo não haver circulação naquele local”: ISSO SIGNIFICA “ALTO GRAU DE INTOXICAÇÃO POR METAIS PESADOS”! Você tambem diz que: “depois começa uma serie de descamação e micros rachaduras na pele da ponta do dedo lado da palma e somente em uma das mãos, está usando luvas direto mas mesmo assim o problema persiste. SUA ESPOSA NÃO DEVE USAR LUVAS, O USO DELAS AGRAVA A MANIFESTAÇÃO TÓPICA (o tal crime denominado “dermatite de contato”)! Procure auxílio de TOXICOLOGISTAS E MÉDICO ORTOMOLECULAR, este último promove a limpeza do sangue do excesso de substancias tóxicas contidas nos produtos em geral. Verifique se sua esposa tambem tem : DORES DE ESTOMAGO, RINS, FÍGADO, APARELHO DIGESTIVO, OLHOS E OUVIDOS. Em geral, pessoas com esse grau de intoxicação (como eu) sofrem essas “outras sequelas”. Em breve sairei a público contando os detalhes desse tipo de “crime da indústria e sua total falta de controle”.

  29. Rodinei Soares Medeiros

    -

    29/06/2011 às 13:38

    Bom vou relatar a situação de miha esposa, que sofre com uma forte alergia de contato, onde o que acontece é nas pontas dos dedos fica parecendo fofo na pele, parecendo não haver circulação, naquele local, depois começa uma serie de descamação e micros rachaduras na pele da ponta do dedo lado da palma e somente em uma das mãos, está usando luvas direto mas mesmo assim o problema persiste, que sofreu ou sofrre com este problema e achou cura pode informar por favor, já foi a varios dermatologista sem sucesso, obrigado.

  30. Cassia

    -

    30/05/2011 às 14:39

    Lucia,
    eu tenho uma alergia, pode-se dizer, crônica.
    Já há uns 8 anos.
    Já fui em alguns dermatologistas e me dizem ser dermatite de contato, mas não entendo, o motivo pelo qual nunca sara.
    Cheguei a perder a digital da mão esquerda. (na renovação da carteira de motorista, foi um problema).
    Bom, uso por indicação médica uma pomada de dexametasona, e o Bepantol. Uso luvas todo o tempo no serviço doméstico. Mas estou com tanta alergia que até o uso do shampoo no banho faz com que aumente a alergia. Na verdade não sei mais o que fazer para melhorar essa alergia. Por gentileza me dê algum conselho para melhorar isso… obrigada

  31. Vânia

    -

    02/04/2011 às 17:11

    É eu tenho uma terrível alergia de contato e também a giz. Alguém saberia me dizer se EXISTE teste de contato para quem desenvolveu essa alta sensiblidade a GIZ, já que este é o meu instrumento de trabalho?

  32. ERIKA

    -

    20/03/2011 às 16:04

    oi sou erika tenhop 28 anos e a um ano venho sofrendo com um aml muito grande que é uma alergia nas minhas mãos, já fui ao dermatologista e até agora nada , mim ensina um remédio pelo amor de deus obrigada , erika fernanda

  33. Luiza Rotbart

    -

    31/01/2011 às 21:42

    Joice, desculpe opinar sobre seu comentário, mas sou uma consumidora que passou por terrível experiência para descobrir duas coisas: (1) a alta toxicidade contida nos mais variados produtos no Brasil e (2) porque a imprensa jamais fala sobre esse tema para não ir contra os interesses de seus anunciantes de produtos. O que pude entender com o auxílio da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, é que a exposição continuada a substâncias tóxicas, faz com que se acabe perdendo a imunidade e ficando exposta a inúmeras sequelas. No Brasil, esse abuso da indústria fica resumido à palavra “alergia”, ninguém fala da “intoxicação” que causa a “alergia”. Procure um toxicologista, pois a perda da imunidade é irrecuperável e nos expõe a inúmeras outras enfermidades.

  34. joice

    -

    29/01/2011 às 21:08

    oi,tudo começou com alergia de batom.depois começou uma alergia nas axicilas que estpouram e sai um liquido depois a pele fica escamosa.Agora tô com alergia na mao direita que avermelha e racha mas raramente coça. o que é isso e porque começou agora depois de adulta se eu não mudei marca de coisa nenhuma?por favor me responda

  35. Luiza Rotbart

    -

    28/01/2011 às 21:59

    Dalia,concordo que as pessoas não têm noção. Não se dão conta que alergia, na grande maioria dos casos, é provocada por substâncias tóxicas (como as contidas nos sprays) a mídia não fala sobre a falta de controle de qualidade dos produtos no Brasil. Por outro lado, temos a responsabilidade moral de auxiliar mais de 130 milhôes de consumidores “analfabetos funcionais” expostos a todo tipo de enfermidades devido à falta de Consciência Social Corporativa por parte das empresas. No Brasil, quem sabe ler e escrever tem que exigir que as empresas reduzam o grau de toxicidade dos produtos.

  36. Dalia

    -

    25/01/2011 às 14:38

    Concordo com a leitora Luiza Rotbart. Acrescento que não só a indústria é sem contrôle como as pessoas são sem noção.Por ex,usam indiscriminadamente sprays “bom ar”, sem perceber como isso desencadeia alergias.

  37. Susana

    -

    25/01/2011 às 5:49

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Faço tratamento com Roacutan há 3 meses e gostaria de fazer depilação a laser. Como é contra-indicada por haver riscos de queimadura, já que o remédio deixa a pele sensível, queria saber se eu posso usar, em áreas não afetadas pela acne, um creme chamado Bioxet ["Fitoestrogênio e substâncias antiproliferativas do extrato (extrato herbal – complexo B)"] que diminui a quantidade de pêlos e os enfraquece.

    Obrigada pela atenção!

  38. Luiza Rotbart

    -

    24/01/2011 às 14:28

    Lucia Mandel, suas colocações são parcialmente esclarecedoras. Quando sugere que a alergia pode ser resultado de mãos sensíveis, propensão (das vítimas) ou ainda, que qualquer pessoa pode desenvolver essa sensibilidade quando entra em contato com substâncias químicas irritantes – faltou complementar e esclarecer sobre a TOXICIDADE inescrupulosa contida nos mais variados produtos – em um mercado sem controle. Quando os consumidores brasileiros são expostos ao uso constante de substâncias tóxicas, o que desencadeia a sensibilidade, é a irreversível “perda da imunidade” causada pelo abuso dessas substâncias (tóxicas) por parte da indústria, o que provoca irreparáveis danos à saúde pública. É inaceitável o número de consumidores “alérgicos” em decorrência da “perda da imunidade” e da “falta de ética e de controle de qualidade” da indústria brasileira.

  39. Maria josé

    -

    23/01/2011 às 19:01

    Ola´boa noite…Tenho um problema nas mãos e pés, qundo fico com os mesmo a agua fica com aspecto de mão errugadas,e arrochiada. também descobri a uma semana que estou com um tipo de alergia foto exposta. gostária de maiores explicação, e se a cura. Obrigad Maria josé

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados