Blogs e Colunistas

13/10/2010

às 14:15 \ Corpo

Sardas brancas causadas pelo sol


Dentre as várias lesões de pele causadas pelo sol, está a leucodermia puntata. É uma pequena mancha branca ovalada de milímetros de diâmetro. Quase todo mundo que passou dos 30 tem uma ou outra manchinha dessas. E muita gente, principalmente entre os que se excederam ao sol, têm várias delas espalhadas pela pele. Aparecem em braços e pernas e, esteticamente, podem incomodar ou não, dependendo do contraste que fazem com o tom de pele da pessoa.

É comum essas manchas, também chamadas de sardas brancas, se sobressaírem no verão. Porque, conforme a pessoa ganha um bronzeado, o contraste com a pele aumenta e elas ficam mais nítidas.

Proteja-se do sol

O melhor modo de evitar a sarda branca é a prevenção. As recomendações são as mesmas de sempre: use filtro solar na pele exposta ao sol, o que inclui face, pescoço, colo, braços, mãos e, eventualmente, pernas. Na praia ou piscina, reaplique o protetor a cada 3 horas ou até antes se você se molhar ou suar muito. Fique à sombra nos momento de pico do sol.

Tratamento

É mais complicado remover sarda branca do que tratar manchas escuras causadas pelo sol. O resultado varia de acordo com a pessoa. Enquanto uns melhoram muito, para outros o tratamento não funciona.

A crioterapia é a primeira opção de tratamento. O médico aplica sobre cada lesão um jato de ar gelado. As sessões são repetidas a cada mês, e o número de sessões varia de acordo com a resposta individual. Casos que não melhoram com crioterapia podem melhorar com peelings químicos, peeling de cristal ou diamante ou com laser fracionado.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

3 Comentários

  1. Lucy Viana

    -

    22/02/2011 às 15:24

    Ola Lucia, sou fã dos seus artigos explicativos, e sempre que posso ele esta no meu Blog, quer dizer, o artigo não! O link para seu artigo… Você merece todos os créditos pelas reportagens inteligentes e que toda mulher quer saber!

    Bjs
    Lucy

  2. sabrina mazurck

    -

    09/01/2011 às 14:30

    quero saber se tem algum creme que pode melhora?

  3. Luciana Barros

    -

    06/11/2010 às 23:06

    SOU ESTETICISTA E GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRO ÁCIDO RETINÓICO P/USAR EM CABINE?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados