Lucia Mandel Espelho Meu

Espelho Meu

Dermatologista trata dos assuntos de estética e saúde

Queda de cabelos após gravidez

Por: Betty Milan

Dra. Lucia tenho um filho de três meses e estou amamentando. Meus cabelos estão caindo muito, estou desesperada. O que devo fazer? Devo tomar vitaminas?
(Claudia)

Claudia, a queda de cabelos é  comum nessa fase. Alguns motivos podem provocar esse incômodo:

1 – Por questões hormonais, os cabelos crescem mais durante a gravidez. É que a taxa de hormônios femininos se eleva, e isso aumenta a duração da fase de crescimento dos fios. Terminada a gestação, diminui a dosagem dos hormônios femininos e muitos fios entram em queda.

2 – O stress emocional e físico do parto pode desencadear um fenômeno chamado eflúvio telógeno pós-parto. Nessa situação, uma boa porcentagem dos fios muda repentinamente da fase de crescimento para a de queda. A crise de eflúvio telógeno dura de quatro a seis meses, e depois melhora sozinha. Por mais que a queda seja intensa, não há risco de se ficar careca.

3 – Gravidez e lactação consomem energia da mulher. É possível que os cabelos estejam caindo por carência nutricional. Isso pode ser identificado através de uma consulta médica detalhada, que inclui a avaliação de exames laboratoriais.

4 – Existe ainda a possibilidade de alguma doença estar por trás da queda de cabelos. Se for esse o caso, a queda somente cessará com a identificação e tratamento do problema inicial.

Estabelecido o diagnóstico, parte-se para o tratamento. Vitaminas ou suplementação de ferro ajudarão numa carência nutricional. Mas se a queda estiver acontecendo pela mudança nas taxas hormonais ou pelo eflúvio telógeno pós-parto, o suplemento de vitaminas ou de ferro não será útil. Nesse caso, o dermatologista pode prescrever uma loção que estimula o funcionamento das raízes dos cabelos.

Alguns conselhos a mais. Descanse sempre que possível, alimente-se bem e fique calma, pois o stress piora o problema. Talvez você sinta, como eu senti, que essa fase é uma loucura e que é impossível dar conta de tudo. Mas as coisas se ajeitam, a gente dá conta e no final vê que é mais fácil do que parece.
Leia também Vida Longa aos Cabelos

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Maria Amélia Garchet

    Dra. Lucia, gosto muito da sua coluna e quero aproveitar o assunto (queda de cabelos) para perguntar: As mulheres tambem sofrem com outras causas de perda de cabelo, entre elas a genética. Na minha familia a maioria das mulheres tem pouco cabelo, algumas pouquíssimo. Gostaria de saber se isto tem cura, se há tratamento, e se é possível fazer um transplante de cabelos que fique com aparência natural.
    Obrigada.

  2. Giselle

    Olá, meu nome é Giselle e minha filha tem 9 meses, percebi q após seu nascimento meus cabelos mudaram bastante, ficaram mais grossos e secos, e ainda com ondas.M e disseram q tem relação com a amamentação, pois minha bebê ainda está mamando. Estou desesperada, pois meus cabelos sempre foram bem lisos. Gostaria de saber se essas alterações são permanentes.

    Grata, Giselle.

  3. Claudia Leite

    Dra estou com uma filha de 4 meses e meu cabelo cai mto mesmo sabendo q é normal me apavoro, se eu tomar algum tipo de vitamina esse problema nao pode ser resolvildo mais rapido, essa queda ja tem quase dois meses e meu medico e so para agosto por favor se tiver me ajude me fale qual devo ir tomando. Ha ja estou tomando sulferbel (ferro) mais me fale se tenho q tomar mais algun outro. obrigada boa tarde

  4. Thais

    Dra, tenho sarnas no rosto. Posso fazer algo para que essas sarnas sumam ? Como tratamento ou outra coisa ?
    Obrigada !

  5. gislaine

    dr meu bb tem 4 meses meu cabelo ta caindo demais demais demais! tem ateh falhas fui em uma derma ai ela falo q pode ser falta de ferro! estou tomando sulfato ferrozo e me receito tbm um xampoo e um liquido de passa na cabeça! fora a amamentação o e a falta de ferro o que mais pode ser??? estou completamente desesperada jah ta aparecendo to cum vergonha de sai na rua! por favor me da uma luz

  6. ari

    depois que engravidei perdir muito cabeo,minha filha está com 2 anos de idade e ainda permanece caindo e n so os meus cabelos como os pelo dos meus braços tbm,está muito extranho,meu cabelo esta no coro cabeludo o que será a quem devo recorrer obrigada

  7. fernanda

    meu bebe tem11 mese e meu cabelo ta caindo desesperadamente.o que posso fazer estou desesperada.

  8. patricia

    estou amamentando a 4 meses e o meu cabelo está caindo muito

  9. carolina k

    Tambem estou passando pelo mesmo problema, vou ao medico agora no começo do mês verificar meu problema, sei o quanto é dificil, ainda bem que não vamus ficar careca, você me deixou mais traquila

  10. rakel

    estou amamentando ,,uma bb de seis meses ,posso usar a vitamina fortalize