Blogs e Colunistas

27/10/2009

às 9:38 \ Corpo

Envelhecimento das mãos

maos-velhas

Tenho 43 anos e percebi que minhas mãos estão envelhecendo rapidamente, a pele ficou ressecada e estão surgindo manchas senis. Qual o melhor tratamento? Existe algum modo de prevenir que o problema se agrave?
(Roberta)

Roberta, muita gente se preocupa com o envelhecimento do rosto e esquece de outras áreas como pescoço, colo e mãos. Antes das dicas para cuidar das suas mãos, você precisa saber o que causa o envelhecimento da pele.

Os inimigos

Existem dois grupos de fatores que causam o envelhecimento da pele: os fatores internos e os externos.

Os internos são determinados pela genética. Independem do que a gente faça, e fogem ao nosso controle. Pela genética, a partir dos 30 anos diminui a produção de colágeno e elastina, proteínas que dão firmeza e elasticidade à pele. A hidratação natural da pele também é afetada. A pele das mãos vai ficando fina, menos elástica e ressecada. Como se não bastasse, com o tempo a quantidade de gordura sob a pele diminui. Por isso, veias e tendões das mãos ficam visíveis.

Os fatores externos são agentes do meio ambiente que aceleram o envelhecimento da pele. Nesse grupo, o estilo de vida conta muito. O principal agente externo de envelhecimento das mãos é o sol. Quer uma prova? Estique os braços para frente e olhe a pele do dorso das mãos e dos braços. Agora compare com a pele da parte interna dos braços. É menos manchada, não é? Essa diferença acontece porque um lado do braço toma sol enquanto o outro não.

No caso das mãos, outro fator externo é o contato com produtos químicos, como detergentes e sabões, que ressecam a pele. Por isso, muitas donas de casa têm mãos sensibilizadas. Se esse for seu caso, minimize o contato com detergentes. Use luva ao lidar com produtos de limpeza e hidrate constantemente as mãos com cremes potentes, que podem ser prescritos por um dermatologista.

Prevenindo o envelhecimento

Precisa falar? Evite se expor ao sol forte e passe diariamente nas mãos um filtro com FPS 30 ou mais. Como uma parcela dos raios solares ultrapassa o vidro das janelas, aplique o protetor mesmo se ficar dentro de casa. Uma dica que vale ouro: deixe um frasco com filtro solar no carro e passe o creme nas mãos antes de ligar o motor. Ou então, use luvas com tecidos especiais que bloqueiam os raios ultravioleta. Assim você previne manchas e preserva o colágeno da sua pele.

Os tratamentos

1.    Cremes. Além do filtro solar, use nas mãos hidratantes que contenham, por exemplo, um ou mais desses elementos: uréia, lactato de amônio, ácido hialurônico ou silicone. Você também pode usar cremes à base de ácido retinoico à noite, e isso deve ser prescrito por um dermatologista. O tratamento com cremes hidrata, melhora a textura da pele e retarda o envelhecimento, mas dificilmente remove manchas.

2.    Laser para manchas. O tratamento com laser ou luz pulsada para remover manchas senis é fantástico. Bastam algumas sessões e as manchas somem ou suavizam consideravelmente. O laser queima a mancha sem agredir a pele normal. Depois da sessão surgem casquinhas que caem em duas semanas.

3.    Laser para estimular o colágeno. Boas opções são os laseres fracionados, como o Fraxel ou o Pixel. Eles agridem a pele em pontinhos salteados e estimulam a formação de colágeno novo.

4.    Peelings químicos. Gosto do efeito dos peelings à base de ácido tricloroacético (ATA), que removem manchas e melhoram a qualidade do colágeno. Esse tratamento requer cuidados após a sessão, pois a pele fica muito sensível. O peeling de ATA funciona melhor em pessoas de pele clara. Quem tem pele negra ou morena não deve se submeter a esse tratamento, sob risco de as manchas se agravarem.

5.    Ácido hialurônico injetável. O ácido hialurônico (aquele que se usa nos preenchimentos faciais) absorve muita água. Por conta dessa característica, surgiram formulações com ele que, injetadas na pele, incrementam a hidratação local. O efeito é pele rejuvenescida e mais firme. Para o tratamento dar certo, é preciso repetir a aplicação algumas vezes por ano.

A decisão de qual tratamento é melhor para você vai depender da avaliação do seu dermatologista. Boa sorte.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

8 Comentários

  1. IVONE

    -

    27/02/2013 às 13:58

    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE REMEDIO POMADA CREME QUE RETIRA MANCHAS DAS MAO OBRIGADA AGUADO RESPOSTA URGENTE

  2. IRENE

    -

    06/02/2012 às 9:32

    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM REMEDIO CASEIRO PARA RETIRAR MANCHAS DA MÃO,EU AGRADEÇO…

  3. ivanilde

    -

    12/07/2011 às 15:42

    Gostaria de saber onde posso encontrar em João pessoas onde posso encontrar um especialista para remover as manhas da mãos a lazer? e o custo do tratamento varia em torno de quanto? Obrigada pela tenção. Ivanilde

  4. maria da conceiçao de oliveira gomes

    -

    29/12/2010 às 19:37

    Poderia por favor me indicar profissionais que realizam esses trabalhos ?? um bom cremes para as mãos poderia me informar???obrigada moro em são paulo…

  5. Alice Moreira

    -

    23/08/2010 às 11:01

    Será que me podem dar o nome do protetor solar e creme mais indicado para as maos, para previr e remover as poucas manchas que ja tenho.
    Obrigada.

  6. gabriela sarmento

    -

    13/02/2010 às 9:39

    …Por favor,poderia me indicar aqui em Olinda ou Recife onde poderia remover as manchas das mãos a lazer???…o custo do tratamento varia em torno de quanto???obrigada,pela atenção!!!
    Gabriela.

  7. Martha Braga

    -

    28/12/2009 às 11:23

    Gostaria de saber nome de profissionais que realizam com sucesso esses procedimentos em Belo Horizonte. Preciso urgente me cuidar e não sei a quem procurar.
    Obrigado
    Martha

  8. miriana hammad

    -

    30/11/2009 às 1:45

    Solicito informações sobre sobre os endereços dos que realizam, com sucesso, os tratamentos acima descritos no Município do Rio de Janeiro.
    Grata pela atenção,
    Miriana

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados