Espelho meu Lucia Mandel

Lucia Mandel

Dermatologista trata dos assuntos de estética e saúde

Envelhecimento das mãos

Por: kperin

Ver comentários (8)

maos-velhas

Tenho 43 anos e percebi que minhas mãos estão envelhecendo rapidamente, a pele ficou ressecada e estão surgindo manchas senis. Qual o melhor tratamento? Existe algum modo de prevenir que o problema se agrave?
(Roberta)

Roberta, muita gente se preocupa com o envelhecimento do rosto e esquece de outras áreas como pescoço, colo e mãos. Antes das dicas para cuidar das suas mãos, você precisa saber o que causa o envelhecimento da pele.

Os inimigos

Existem dois grupos de fatores que causam o envelhecimento da pele: os fatores internos e os externos.

Os internos são determinados pela genética. Independem do que a gente faça, e fogem ao nosso controle. Pela genética, a partir dos 30 anos diminui a produção de colágeno e elastina, proteínas que dão firmeza e elasticidade à pele. A hidratação natural da pele também é afetada. A pele das mãos vai ficando fina, menos elástica e ressecada. Como se não bastasse, com o tempo a quantidade de gordura sob a pele diminui. Por isso, veias e tendões das mãos ficam visíveis.

Os fatores externos são agentes do meio ambiente que aceleram o envelhecimento da pele. Nesse grupo, o estilo de vida conta muito. O principal agente externo de envelhecimento das mãos é o sol. Quer uma prova? Estique os braços para frente e olhe a pele do dorso das mãos e dos braços. Agora compare com a pele da parte interna dos braços. É menos manchada, não é? Essa diferença acontece porque um lado do braço toma sol enquanto o outro não.

No caso das mãos, outro fator externo é o contato com produtos químicos, como detergentes e sabões, que ressecam a pele. Por isso, muitas donas de casa têm mãos sensibilizadas. Se esse for seu caso, minimize o contato com detergentes. Use luva ao lidar com produtos de limpeza e hidrate constantemente as mãos com cremes potentes, que podem ser prescritos por um dermatologista.

Prevenindo o envelhecimento

Precisa falar? Evite se expor ao sol forte e passe diariamente nas mãos um filtro com FPS 30 ou mais. Como uma parcela dos raios solares ultrapassa o vidro das janelas, aplique o protetor mesmo se ficar dentro de casa. Uma dica que vale ouro: deixe um frasco com filtro solar no carro e passe o creme nas mãos antes de ligar o motor. Ou então, use luvas com tecidos especiais que bloqueiam os raios ultravioleta. Assim você previne manchas e preserva o colágeno da sua pele.

Os tratamentos

1.    Cremes. Além do filtro solar, use nas mãos hidratantes que contenham, por exemplo, um ou mais desses elementos: uréia, lactato de amônio, ácido hialurônico ou silicone. Você também pode usar cremes à base de ácido retinoico à noite, e isso deve ser prescrito por um dermatologista. O tratamento com cremes hidrata, melhora a textura da pele e retarda o envelhecimento, mas dificilmente remove manchas.

2.    Laser para manchas. O tratamento com laser ou luz pulsada para remover manchas senis é fantástico. Bastam algumas sessões e as manchas somem ou suavizam consideravelmente. O laser queima a mancha sem agredir a pele normal. Depois da sessão surgem casquinhas que caem em duas semanas.

3.    Laser para estimular o colágeno. Boas opções são os laseres fracionados, como o Fraxel ou o Pixel. Eles agridem a pele em pontinhos salteados e estimulam a formação de colágeno novo.

4.    Peelings químicos. Gosto do efeito dos peelings à base de ácido tricloroacético (ATA), que removem manchas e melhoram a qualidade do colágeno. Esse tratamento requer cuidados após a sessão, pois a pele fica muito sensível. O peeling de ATA funciona melhor em pessoas de pele clara. Quem tem pele negra ou morena não deve se submeter a esse tratamento, sob risco de as manchas se agravarem.

5.    Ácido hialurônico injetável. O ácido hialurônico (aquele que se usa nos preenchimentos faciais) absorve muita água. Por conta dessa característica, surgiram formulações com ele que, injetadas na pele, incrementam a hidratação local. O efeito é pele rejuvenescida e mais firme. Para o tratamento dar certo, é preciso repetir a aplicação algumas vezes por ano.

A decisão de qual tratamento é melhor para você vai depender da avaliação do seu dermatologista. Boa sorte.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. miriana hammad

    Solicito informações sobre sobre os endereços dos que realizam, com sucesso, os tratamentos acima descritos no Município do Rio de Janeiro.
    Grata pela atenção,
    Miriana

  2. Martha Braga

    Gostaria de saber nome de profissionais que realizam com sucesso esses procedimentos em Belo Horizonte. Preciso urgente me cuidar e não sei a quem procurar.
    Obrigado
    Martha

  3. gabriela sarmento

    …Por favor,poderia me indicar aqui em Olinda ou Recife onde poderia remover as manchas das mãos a lazer???…o custo do tratamento varia em torno de quanto???obrigada,pela atenção!!!
    Gabriela.

  4. Alice Moreira

    Será que me podem dar o nome do protetor solar e creme mais indicado para as maos, para previr e remover as poucas manchas que ja tenho.
    Obrigada.

  5. maria da conceiçao de oliveira gomes

    Poderia por favor me indicar profissionais que realizam esses trabalhos ?? um bom cremes para as mãos poderia me informar???obrigada moro em são paulo…

  6. ivanilde

    Gostaria de saber onde posso encontrar em João pessoas onde posso encontrar um especialista para remover as manhas da mãos a lazer? e o custo do tratamento varia em torno de quanto? Obrigada pela tenção. Ivanilde

  7. IRENE

    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM REMEDIO CASEIRO PARA RETIRAR MANCHAS DA MÃO,EU AGRADEÇO…

  8. IVONE

    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE REMEDIO POMADA CREME QUE RETIRA MANCHAS DAS MAO OBRIGADA AGUADO RESPOSTA URGENTE