Blogs e Colunistas

10/01/2012

às 14:00 \ Corpo

Desodorante ou antiperspirante?

(Foto: Thinkstock)

Moça bonita,
Seu corpo cheira
Ao botão da laranjeira.
Eu também não sei se é
Imagine o desatino
É um cheiro de café
Ou é só cheiro feminino
Ou é só cheiro de mulher.

(Geraldo Azevedo)

Convenhamos que nem sempre é assim, né? Às vezes a moça bonita não cheira nem um pouco como um botão de laranjeira. E quem leva a culpa? O suor. Coitado. Ele é um injustiçado: muitas pessoas pensam que o suor cheira mal quando na verdade ele mal tem cheiro. O odor que atribuímos a ele é resultado da reação do suor com bactérias que vivem em nossa pele. Repare que logo depois do banho, quando temos menos bactérias pelo corpo, por mais que você sue, não vai ter cheiro. Mas no decorrer do dia as bactérias vão se multiplicando, procurando sempre as partes quentes e úmidas do corpo, exatamente as regiões em que suamos, como as axilas. Reagindo com o suor, as bactérias provocam o cheirinho.

Se não dermos muita chance das bactérias se multiplicarem, podemos diminuir o mau cheiro. Para isso, pele limpa e roupas não abafadas são fundamentais. E desodorantes ou antiperspirantes complementam os cuidados e ajudam.

O desodorante comum elimina ou camufla o cheiro, sem interferir na quantidade de suor produzida pelo corpo. Ele contém substancias antissépticas que matam temporariamente as bactérias, como álcool ou triclosan, e pode também conter perfume.

O antiperspirante, por outro lado, além de antissépticos e eventualmente perfume, tem complexos de alumínio na composição. O que o alumínio faz? Ele entope os poros que levam o suor até a pele, e isso faz o corpo produzir menos suor. Com menos umidade no corpo, as bactérias não se desenvolvem tanto. Sem suor e sem bactérias, a pessoa fica sem mau cheiro.

A escolha entre desodorante ou antiperspirante é de gosto pessoal. A não ser que você tenha hiperidrose, quando o suor é excessivo. Aí, o mais adequado é usar um antiperspirante específico, que tem maior concentração de alumínio. E o melhor momento de aplicar esse antiperspirante é à noite, com pele limpa e seca. Muitas vezes essa única aplicação é o suficiente para o dia inteiro, sem precisar reaplicar.

Moça bonita, espero que estas informações tenham sido úteis.  Até o próximo post.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

5 Comentários

  1. joyce jami

    -

    30/05/2012 às 21:47

    oi doutora,eu no momento sofro muito com problemas de mau cheiro de suor,ja troquei sabonetes,desodorantes,perfumes,sabao na lavagem das roupas,pomadas para bacterias e so gastei dinheiro, e muito desagradavel pois trabalho no meio de muitas pessoas e fico sem graça!

  2. Lorena

    -

    30/05/2012 às 17:30

    Antiperspirante: Combatem o odor da sudorese e permite o fluxo da transpiração, não bloqueando de vez o suor, o que é bom para a saúde.
    A doutora falou errado, ela menciona o caso do antitranspirante, ele sim que entope os poros. Fica o alerta do erro!

  3. Pesso, no

    -

    27/02/2012 às 13:06

    Doutora, vemos que com o passar do tempo as pessoas tem de trocar de desodorante antitranspirante porque eles sempre “vencem” com o uso continuo e o mal cheiro volta, esse problema pode ser resolvido com o antiperspirante? Posso usar para sempre caso encontre um ideal pra mim sem riscos de “vencer” ou de ter câncer?

  4. Wanessa Mendonça

    -

    11/01/2012 às 16:58

    Mas dra., o uso de antiperspirantes pode vir a causar irritações na pele devido ao fato de entupirem os poros para evitar o suor em excesso? E esse suor retido pode acarretar males ao organismo ou isso varia de pessoa para pessoa? Desde já, obrigada.

  5. Carol

    -

    10/01/2012 às 15:08

    Gostei da matéria.
    A impressão que tenho é que antiperspirante, protege mais e a longo prazo.
    Abraços,

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados