Blogs e Colunistas

06/03/2012

às 8:50 \ Corpo, Tratamento

Brotoejas de calor

Thinkstock


Meu filho tem 1 ano e, por causa desse calor, está com brotoejas vermelhas e muita coceira no pescoço e no peito. Banho é bom para aliviar a coceira?  O sabonete piora?

(Rejane)

 Em época de calor como agora, é comum que bebês e crianças pequenas fiquem com brotoejas em locais como pescoço, parte superior do tórax e das costas ou nas dobras da pele. São bolinhas vermelhas ou rosadas, às vezes pequenas vesículas. A pele com brotoejas pode coçar, o que incomoda a criança.

As brotoejas de calor aparecem por excesso de produção de suor. Por causa dessa produção excessiva, alguns poros entopem impedindo que o suor produzido chegue até a superfície da pele.

O que fazer

Preocupe-se em refrescar seu bebê com certa frequência. Dê alguns banhos ao dia, com água morna ou fria e sem sabonete, que irrita ainda mais a pele já sensibilizada. Coloque na água um punhado de maisena (amido de milho), que tem propriedades calmantes. Ao tirá-lo da água, dê apenas batidinhas com a toalha, deixando a pele úmida para que seque sozinha. Depois, aplique uma loção hidratante suave, à base de ativos calmantes, como a calamina. Evite cremes espessos, óleos ou pomadas, que podem entupir ainda mais os poros e dificultar a chegada de suor à pele.

Ao vestir a criança escolha peças leves, arejadas e de tecido natural, como algodão. Não exagere nas roupas, muitas vezes as brotoejas surgem porque a criança está com mais roupa do que o necessário. Também ajuda se você tiver ar condicionado ou ventilador em casa.

Se as brotoejas forem muito intensas e o incômodo da criança for grande, ligue para o pediatra ou para o dermatologista. Talvez seja o caso de usar cremes mais potentes, como os à base de cortisona.

 

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados