Blogs e Colunistas

21/02/2012

às 19:53 \ Beleza

Xantelasma – o que é isso?

(Foto: Thinkstock)

Estou com 51 anos e há muito tempo tenho xantelasmas, que aumentam a cada dia.  Gostaria de saber qual o tratamento adequado e definitivo para isto.

(Rosa)

Xantelasmas são lesões na pele das pálpebras, com forma de bolinhas amareladas. Você pode ter uma ou várias dessas lesões, tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores. O motivo é um acúmulo de gordura e colesterol em células da pele. O xantelasma costuma aparecer em quem tem mais de 40 anos e é mais frequente em mulheres.

Aproximadamente metade dos portadores têm alterações de colesterol no sangue. Por isso, é importante para sua saúde que você dose seu colesterol, para averiguar alguma alteração e, se necessário, se tratar. Mas controlar seu colesterol não diminuirá o xantelasma.

Tratamento

O xantelasma pode ser cauterizado com ácido tricloroacético ou com laser. O resultado é bom, mas o local pode ficar com uma cor um pouco mais clara que seu tom de pele.

O melhor modo de eliminar o xantelasma é por meio de cirurgia plástica da pálpebra com as lesões. Só que isso nem sempre é possível. A pálpebra superior geralmente tem excesso de pele que pode ser removido, levando embora o xantelasma. Por outro lado, a pálpebra inferior nem sempre tem tanto excesso de pele, tornando a remoção da pele com xantelasma mais difícil (ou impossível) cirurgicamente.

Seja qual for o tratamento mais adequado para você, o xantelasma tem risco de voltar com o passar do tempo.

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

2 Comentários

  1. gloria

    -

    16/04/2013 às 19:03

    Não podia deixar de comentar, cadê o problema da moça da foto?? não entendi.

  2. ana maria pereira

    -

    05/05/2012 às 7:39

    eu fiz a cirurgia essa semana gracas a deus me livrei disso nao doeu nada so fiquei um pouco inchada mas vale a pena pois nao e tao caro 250 reais da para pagar e ficar livre de uma vez bjs

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados