Blogs e Colunistas

17/11/2009

às 7:58 \ Beleza

Por que a ginástica facial não é uma boa ideia

careta-espelho

Sempre escuto alguém falar maravilhas sobre exercícios faciais. À primeira vista, a ideia de exercitar o rosto até que parece coerente. Se exercícios para o corpo ajudam a manter a juventude por mais tempo, por que o mesmo não pode acontecer com o rosto? Segundo os defensores das caretas terapêuticas, a musculação faria o rosto ficar durinho. Com músculos firmes, rugas seriam preenchidas e a flacidez diminuiria. Além disso, os exercícios trariam benefícios extras, como a melhora da circulação sanguínea e da oxigenação da pele.

Teoria exposta, aí vai a pergunta: será que isso faz sentido?

Não. Na verdade, fazer careta na frente do espelho mais atrapalha que resolve o problema.

Para o envelhecimento do rosto, conta a soma de alguns fatores, como a piora da qualidade do colágeno e da elastina, fibras que sustentam e dão elasticidade à pele. Esta piora deixa a pele fina, flácida e menos elástica. Além disso, com o tempo, os ligamentos que sustentam nossa musculatura se afrouxam, acentuando a flacidez, e a camada de gordura que fica sob a pele do rosto diminui. Infelizmente, nada disso melhora com musculação. Pelo contrário: movimentos repetidos na pele pouco elástica causam rugas.

Esse é o caso das rugas de expressão que ficam entre as sobrancelhas ou na testa, que se agravam se a pessoa fizer movimentos repetidos. O mesmo acontece com os pés de galinha e as rugas que ficam ao redor dos lábios. Não por acaso um tratamento altamente eficiente para eliminar rugas é a toxina botulínica, que justamente relaxa os músculos da face para apagar rugas de expressão.

Por isso, nada de ficar fazendo caretas na frente do espelho. Poupe seu tempo e sua energia para tratamentos comprovadamente eficientes.

Leia também:

Por que nossa pele envelhece

O que causa os pés de galinha

Por Lucia Mandel

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

144 Comentários

  1. natalice

    -

    03/08/2013 às 7:08

    claro que os exercicio funciona;Porque estamos trabalhando os musculos.

  2. seth

    -

    08/03/2013 às 10:38

    para mim essa materia está passando a ideia de que só o que funciona são tratamentos caros e cirurgicos.

  3. Phil

    -

    01/03/2013 às 19:05

    Existe algum artigo científico sobre isso?
    Existem vários artigos científicos publicados, sobre a eficácia da TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA na reabilitação da tonicidade em musculatura facial.
    Não são técnicos em estética, nem teorias sem fundamento científico.
    A profissão regulamentada para tratamento de Motricidade Orofacial é a FONOAUDIOLOGIA e trata de forma CIENTIFICAMENTE COMPROVADA!

  4. Fátima

    -

    21/02/2013 às 23:59

    Gente deixe eu falar da minha experiência com a ginástica facial: Sempre tive problemas com meu rosto muito descaído, sem expressão e brilho. Através da prática da g.f. já conquistei um aspecto melhor na simetria do meu rosto, inclusive minhas olheiras estão clareando. Eu aprovo. Outras pessoas já notaram a diferença e falaram.

  5. Rodrigo

    -

    20/02/2013 às 20:50

    Esta matéria não condiz com os rostos, que são como que cartões de visitas, das pessoas que fazem e divulgam a ginástica facial, como a Bartira Bravo, Ivanir Abritta e outros. É só pesquisar no Google e encontrar e constatar. E como já foi dito em vários comentários anteriores: – cirurgias plásticas, botox é que são bons. E também a “sabedoria” (leia-se esperteza) dos dermatologi$ta$, medicamento$ e outro$.

  6. aline

    -

    09/11/2012 às 9:27

    Como se trata de uma matéria antiga(2009)sugiro que refazem, mostrando realmente os benefícios que a G.F pode trazer sendo praticada com qualidade e com a orientação de um profissional qualificado o fonoaudiologo ou fisioterapeuta facial.Obrigado

  7. Silvana

    -

    05/11/2012 às 17:26

    Naturalmente dermatologistas que trabalham com tratamentos carissimos nao tem interesse em que se faca ” prevencao”. quando se fala em gin’astica facial nao se esta falando de caretas, mas exerc’icios conduzidos e cuidados que movem a musculatura da face por baixo da pele e isso nao tem nada a ver com caretas…

  8. Francine

    -

    18/10/2012 às 15:55

    eu imagino o quanto injetar uma toxina no musculo deve ser melhor pro bolso de quem está aplicando do que fazer exercícios orofaciais (Ginástica facial)!!
    Quando a gente fala publicamente de qualquer assunto, tem-se que estudá-lo profundamente pra não cometer um erro tão imperdoável… é só ver os resultados de qualquer profissional (fono ou fisio – especialistas em estética) que já vai se saber se a Ginastica facial é ou não é um tratamento comprovadamente eficiente.

  9. Raquel

    -

    19/09/2012 às 0:19

    Poupe o seu tempo para tratamentos gratuitos e invista muito $ em tratamentos cirurgicos!

  10. Raquel

    -

    14/09/2012 às 8:53

    Eu discordo totalmente, porque não tonificar a musculatura através de exercícios já que o adulto faz caretas, franzi a testa, ri demais, é uma questão de trabalhar os músculos contra a flacidez e continuar produzindo o colágeno.Eu já começei a fazer e aprovo.

  11. ricardo

    -

    25/08/2012 às 14:29

    se liga sua burra.. vai se informar melhor antes de escrever besteira.. ginastica facial e ótima.. mas feita da forma correta…

  12. Marilde

    -

    09/08/2012 às 15:20

    Mas no meu caso que tenho espasmo hemi facial,que exercícios facias poderiam me ajudar a alongar o músculo?
    Obrigada.
    Marilde

  13. Nadja Vasconcelos

    -

    25/07/2012 às 11:45

    Olá queridas leitoras!
    Já faço ginástica facial a quase um ano,com uma fonoaudióloga e realmente a minha pele está maravilhosa.As linhas de expressão sumiram, minha pele está mais firme,brilhante,viçosa,rosada e sem contar que a minha alta estima está lá em cima. Acreditem na ginástica facial só praticando pra saber se realmente funciona.Um grande Abraço!!!

  14. Aline Barreto

    -

    05/06/2012 às 18:15

    Olá meninas!
    Sou fisioterapeuta atuante na área estética e a reportagem me chamou atenção pois somos carentes de informações verdadeiras sobre o assunto. Caretas realizadas de qualquer forma na frente do espelho podem sim piorar o aspecto das rugas. Uma das causas de rugas é o excesso de mímica facial feitas durante a vida, pois com a idade a pele fica menos elástica e não retorna facilmente para a posição original. Porém há exercícios específicos, realizados ou não com resistência, que melhoram significamente a aparência das rugas e proporciona um “up” no visual. O importante é identificar o tipo das rugas, o músculos em que elas estão localizadas e detectar qual o tratamento específico para cada região. É essencial o acompanhamento de um profissional pois só ele, através de uma avaliação, poderá indicar o tratamento adequado para cada rosto.
    Beijos!

  15. Maria

    -

    05/06/2012 às 16:33

    essa matéria é ilógica, é só dar uma lida nos comentários, sou adepta a G.F e super que recomendo,claro sempre orientando a pessoa a procurar um profissional formado em fonoaudiologia ou fisioterapia estética,a G.F é ter a sua auto estima de volta com baixo custo perto dos padrões absurdos das temidas e amadas cirurgias plásticas,além de dar uma expressão natural saudavel e bela,longe dos resultados das cirurgias.VIVA A G.F rs

  16. Aline Soares

    -

    04/06/2012 às 15:11

    essa matéria é um equívoco,principalmente a imagem que ilustra, aquilo não é ginastica facial, eu sou adepta e recomendo,mas sempre com a guia de um profissional,esse formado em fonoaudiologia ou fisioterapia estética,é só dar uma olhada nos comentários alguns antigos, a G.F é ter a sua auto estima de volta por um custo muito baixo, perto dos padrões de cirúrgias plásticas,mas o paciente deve ser persistente.. pois o resultado não é imediato, mas quando você menos espera vem alguém perguntar o que vc fez, pq está com uma aparência melhor.. e isso é muiiito bom.Por isso a D.R Lucia devia voltar atrás, e reescrever a matéria mostrando os VERDADEIROS resultados da G.F realizados adequadamente com a ajuda de um profissional,mas é claro q isso não vai acontecer. Obrigado

  17. Helen

    -

    01/06/2012 às 1:48

    Oi Bianca!
    Vc pode procurar uma fonoaudióloga especializada no assunto.
    Ela te ensinará os movimentos adequados e corretamente.

  18. bianca pereira marigo

    -

    03/05/2012 às 8:19

    OLA BOM DIA,TENHO 32 ANOS,E HA 10 ANOS CONHECI A GINÁSTICA FACIAL ATRAVÉS DE UMA MATÉRIA QUE RECORTEI DO JORNAL,SÃO 14 EXÉRCICIOS NO QUAL SI COMEÇA COM 2 E CADA SEMANA ACRESCENTA MAIS 2 ATÉ CHEGAR OS 14,DEPOIS DE 4 MESES PODE SER ALTERNA FAZENDO 3X POR SEMANA,JA FIZ ALGUMAS VEZES MAS COMEÇO E PARO ATÉ PORQUE NÃO SEI SI ESTOU FAZENDO CERTO,DESANIMO,POIS É UM EXERCICIO QUE LEVA EM MEDIA 20 MINUTOS EM FRENTE AO ESPELHO,REQUER DISCIPLINA,MINHA GINASTICA FACIAL É DA lIGIA AZEVEDO.Adorei os comentarios e gostaria muito de endereços aqui no Rio de lugares que faça ginastica facial,por favor aguardo anciosa resposta,desde ja meu muito obrigada,e as pessoas que gostaria de me ajudar um abraço………..BIANCA.

  19. Adilda

    -

    27/04/2012 às 16:30

    Bom gente uma ótima matéria para ser descutida.Mas como profissional posso garantir a todas, e isso com um estudos científico que:A ginastica facial ela e benéfica desde que a paciente seja acompanhada por um profissional e juntamente fazer revitalização facial pode fazer a ginastica tranquilamente.
    Temos musculatura na mimica da face, e é claro que se voce exercitar esses musculos eles irao melhorar o tônus, mas pode atenuar aquelas rugas ou marcas de expressão, então esse e um trabalho em conjunto fortalecer e nutrir.
    Sempre procurem bons profissionais bjs!

  20. Diogo

    -

    19/04/2012 às 23:58

    Gostaria de contribuir com o meu depoimento. Não é de hoje que pesquiso sobre ginástica facial na internet e me esbarro com este post. No início do ano, comecei a fazer reeducação alimentar, por estar com 22kg acima de meu peso normal. Ao tirar fotos para comparar com resultados posteriores, me impressionei com meu aspecto envelhecido – tenho 32 anos. Há 3 anos fiz uma dieta bastante restritiva para ir num casamento e saí muito estranho nas fotos, pois dava para perceber a flacidez da pele (papada), devido ao rápido emagrecimento. Pois bem, por causa da flacidez pelo emagrecimento e do aspecto envelhecido, decidi testar a ginástica facial para, justamente, firmar o rosto durante a dieta e eliminar traços de expressão, que com o emagrecimento se tornam ainda mais evidentes. Três meses e meio de exercícios dia sim e dia não e estou INCRIVELMENTE SATISFEITO COM OS RESULTADOS! Meu olhar está mais levantado, os traços de expressão bem menos evidentes e a papada, está simplesmente sumindo juntamente com a gordura. Uma amiga me viu recentemente e disse que eu simplesmente rejuvenesci, que quando me viu, parece que tinha voltado no tempo em que estudávamos juntos, há mais de 10 anos! Portanto, agora posso afirmar por experiência própria, que a ginástica facial ajuda E MUITO para recuperar e manter a juventude! O post acima é realmente equivocado. Para quem interessar possa, segue o link do youtube com a ginástica que tenho feito: youtube.com/watch?v=bKf3pfdnM38
    Quem ensina é a Lígia Azevedo e gostei bastante dos exercícios, porque dá para ver que a maioria dos movimentos conbribui para “estender os músculos e a pele”. Em alguns sites sobre a ginástica facial, existem exercícios onde deve-se, por exemplo, apertar os olhos com força, o que sinceramente acho que só ajuda para evidenciar ainda mais as linhas de expressão… mas esta é só uma opinião. Abraço a todos!

  21. Jussara

    -

    17/04/2012 às 23:48

    Oi Helen

    Adorei seu depoimento. Na minha opinião você deveria fazer uma matéria sobre o assunto. Gostaria por gentileza que me enviasse por e-mail qual suplemento de vitamina c colágeno e ácido hialurônico você toma.

    Obrigada!!!

  22. Helen

    -

    11/04/2012 às 23:48

    Lamentável essa matéria. Muito incompleta.
    A ginástica facial funciona, sim. Mas deve ser feita com acompanhamento e antes de começar deve saber o estado da sua pele. Moro no Japão e aqui é normal entre as japonesas que mantêm sua pele extremamente lisa mesmo beirando 80 anos. MInhas vizinhas tem mais de 80 anos e nunca daria mais de 50 anos.
    Quando comecei meu programa de ginástica facial, fui orientada a fazer reposição de colágeno e ácido hialurônico através de suplementação e alimentação.
    Tomo um suplemento de vitamina C e outro com 7gramas de colágeno natural e ácido hialurônico, além de fazer a ginástica.Também inclui fatores importante que é a massagem facial nos cuidados diários e o uso de sérum. Antes apenas limpava, tonificava e hidratava, agora também faço 5 minutos de massagem facial e no final aplico sérum.
    Esses costumes modificaram totalmente minha aparência. Tenho apenas 30 anos e tive problemas de saúde, tomei medicamentos que detonaram minha aparência e fiquei muito envelhecida.Para não recorrer a tratamentos caros e perigosos, procurei a melhor esteticista do Japão, paguei uma consulta apenas e aprendi corretamente os movimentos faciais.
    Depois de seis meses recuperei a aparência saudável e jovial.
    Você deveria ter escrito no final da matéria que antes de efetuar os exercícios é necessário uma avaliação para saber o estado que a pele se encontra, caso contrário, somente a ginástica não irá dar o resultado esperado.
    Na minha opinião, o segredo esta na suplementação de colágeno, ácido hialurônico e vitamina C.
    POdem acreditar, aqui no Japão é normal mulheres de 80 e até 90 anos não terem rugas ou flácidez na pele da rosto.
    É inacreditável.
    Se vc for fazer tratamento sozinha, não esqueça de procurar na farmácia um suplemento adequado.
    Você verá a diferença.

  23. Katty

    -

    01/04/2012 às 15:03

    Eles falam isso é pq sabem q o exercício funciona sim ,e por funcionar , pode até dispensar certas cirurgias e tantos cremes .Puxa ,eles tem medo d ñ vender mais produtos pra rejuvenescer né , aí querem fazer acreditar q os exercícios não valem a pena.

  24. Iovane Lobo

    -

    30/03/2012 às 10:38

    Nair Pereira também tenho eco bags embaixo dos olhos o que me envelhece muito. As bochechas estão caindo me deixando com cara de buldogue. Também não tenho dinheiro para procedimentos estéticos caros, poderia entrar em contato comigo, gostaria de saber exatamente a ginástica e onde está fazendo. Grande abraço.

  25. Dianne

    -

    27/03/2012 às 16:17

    No meu caso isso não tem nada a ver.Eu faço exercício facial há quase um ano e minha pele só tem melhorado.Minhas palpébras eram flácidas e em um mês de exercícios ficaram mais firmes,se fizer direito não tem erro.

  26. NAIR PEREIRA

    -

    22/03/2012 às 21:07

    NÃO CONCORDO COM ISSO POIS ,EU COMECEI A FAZER GINASTICA FACIAL POR DESESPERO,POIS NAO TENHO DINHEIRO PARA PLASTICA E NEM PARA TRATAAMENTOS CAROS.E ME VI DESILUDUDA EINCONFORMADA COM UMAS BOLSAS HORRIVEIS EMBAIXO DOS OLHOS ,MEU ROSTO ESTAVA ADQUIRINDO UM ASPECTO ARREDONDADO EMINHA AUTO ESTIMA ESTAVA BAIXA ,FAÇO 10 MINUTOS DIA SIM DIA NÃO …QUERIDAS…RESULTADO. MEU ROSTO FOI FICANDO MAIS FIRME o olhar levantou e as bolsas estão super discretas e ja não me sinto mais incomodada ao me olhar no espelho ,não pretendo parar me sinto bem mais atraente

  27. sirlene mello

    -

    20/03/2012 às 9:29

    Discordo totalmente desta materia,que desaconselha os exercicios faciais…eu mesma sou adepta a alguns meses,e tenho obtido resultados fantasticos,como diminuição significativa das linhas de expressão e firmeza da pele…Desculpa mas, aconselho e recomendo sim.

  28. Louise oliveira

    -

    13/03/2012 às 0:04

    gente, passa o endereço de onde vocês fazem Ginástica Facial no Rio! Estou doida para fazer, porque sei que resolve. Please! Obrigada

  29. Bruce

    -

    11/03/2012 às 19:53

    Realmente fico em dúvida com isso, mas a minha especialista em pele, disse que só vai prejudicar o colágeno da pele, se fizer algum movimento para baixo do rosto (de cima para baixo), pois estará sendo ao contrário da direção das fibras musculares do rosto, isso se o exercício exigir algum tipo de massagem claro. Ela me disse que não tem nada a ver fazer Exercícios faciais. Mas, realmente fico na dúvida, e acho que os exercícios só valem a pena, para diminuir papada, diminuir bochecha, e realçar maçãs do rosto. Testa, queixo, boca, eu acho realmente arriscado fazer, principalmente na testa pois as linhas aparecem mais, eu Evito SEMPRE de mexer um músculo da minha testa, e também a boca, sei que a pele dos lábios afroxam facilmente, então evito mexer eles em exercícios assim.

  30. Gustavo

    -

    04/03/2012 às 10:06

    Ginastica facial é eficiente sim, deixa os musculos fortes, firmes, até a visão melhora, a sensação de cansaço, por causa dos exercicios ao redor do olho, então não faça plastica, nem aplica botulinico, pois isso sim é furada, plástica deforma. Olhe as atrizes velhas da globo, ana maria braga estava com o rosto esquisito estes tempos, puxado. É isso aí.

  31. Ana Maria Carvalhaes

    -

    03/03/2012 às 12:18

    Acredito que fazer caretas diante do espelho ( que é bem diferente de um programa de Ginastica Facial) não tenha nenhuma eficácia. Acredito na Ginástica Facial, pelas provas – basta ver o rosto das pessosas que a praticam com seriedade, no antes e depois. contra provas, não há argumentos. Sorry, Ana

  32. luci

    -

    14/02/2012 às 2:16

    não posso deixar de comentar pois sei que deve ter muita gente que ficou na dúvida, tenho 34 anos, 3 filhos e pratico ginastica facial desde os 23 anos ninguem acredita que sou mãe de uma menina de 15 anos pois em todos os lugres q vou não me dão mais de 25 anos pois graças a GINASTICA FACIAL não tenho rugas nem pés de galinha e procuro sempre massagear o rosto com um bom creme, não acreditei quando li essa matéria, mas acreditem ginastica facial é ótima para combater o envelhecimento quanto mais cedo começar a praticar melhores os resultados.

  33. arlete

    -

    03/02/2012 às 18:57

    Estude mais sobre o assunto, tem ainda muitos anos pela frente é depois volte e fale sobre o assunto porque dessa vez não deu.

  34. arlete

    -

    03/02/2012 às 18:42

    Esse negócio de dizer que não resolve é mentira. Eu faço ginástica facial mais de 10 anos, e não tenho rugas e nem pé de galinha. Estou com 54 anos, e ninguém diz que tenho essa idade. Não uso nenhum tipo de creme no rosto, só bloqueador quando vou a praia. Não suporto aqueles tipos de creme que tem que ficar todo o dia colocando, isso é que é gasto a toa, bem é minha opinião dos cremes. Continuo fazer exercícios faciais porque para mim está resolvendo.Acredito mais nos exercícios faciais do que nos cremes. Um abraço

  35. margarete

    -

    28/01/2012 às 15:47

    sou a prova viva de q a ginástica facial funciona. Fazer caretas pode sim marcar mais ainda seu rosto, óbvio. Mas ginástica e caretas são coisas diferentes. Tome cuidado para não marcar seu rosto e faça os exercícios. Os resultados são um pouco lentos, mas – assim como disseram aqui – vc vai notar e os outros tb!

  36. elsacortesi

    -

    26/01/2012 às 13:35

    desculpe so agora notei de que se trata de uma cconceituosa dermatologista por favor me perdoe elsa

  37. Maria Elisa

    -

    26/01/2012 às 12:13

    Lucia Mandel, sou fisioterapeuta e todo meu trabalho é baseado em tratamentos embasados em trabalhos/pesquisas científicas. Com base em que ARTIGOS e PESQUISAS você escreveu sobre este assunto? Não vejo fundamento no seu texto.

  38. angela m s flores

    -

    24/01/2012 às 0:03

    Olá! Primeiramente gostaría de deixar beeem claro que admiro e respeito este site, mas sinceramente não pude deixar de ficar impressionada com a afirmação de nossa dermatologista. Bem, sou estudante do último ano de Estética, em nossas aulas de estrutura celular e muscular da face tivemos a comprovação de que a ginástica e também a massagem(drenagem)SEMPRE com acompanhamento de um profissional, são totalmente benéficas e eficazes, em contrapartida, o botox q paraliza a musculatura, com repetidas aplicações, torna o músculo cada vez mais flácido por falta de estímulos, se fazendo cada vez mais necessário repetir as aplicações, talvez isto explique a indicação de tantos deramtologistas. Bjs e INFORMAÇÃO SEMPRE PESSOAL, é a unica maneira de saber o certo..

  39. Detian Almeida - Fonoaudióloga

    -

    23/01/2012 às 23:18

    A Fono Estética pode ajudar e muito. No entanto, Fono Estética é DIFERENTE de ginástica facial. A Fono Estética NÃO REALIZA PURA e SIMPLESMENTE movimentos repetidos, justamente porque estes vão, de fato, aprofundar as rugas. Fonoaudiologia Estética trabalha com alongamentos dos músculos, relaxamento muscular, redução de movimentos desnecessários na face e obtenção de um equilíbio na estrutura músculo-esquelética da face. Há alguns exercícios que envolvem movimentos (ex: uso de bucinador para destacar as “maçãs do rosto” e diminuir a flacidez muscular. No entanto, o uso deve ser feito observado por um fonoaudiólogo – o uso incorreto aumenta os sulcos entre os lábios.

  40. Sumara Miranda Gomes

    -

    23/12/2011 às 8:15

    Sou adpta a ginastica facial depois de um trabalho de mais de um ano com uma fono muito conceituada, tenho provas viziveis em todos os sentidos no meu rosto. Logico que isso é fruto de um trabalho com um profissional competente aliado a muita disciplina, e não meramente um monte de caretas na frente de um espelho. É claro que sem um acompanhamento adequado estes exercicios podem virar um problema maior, agora a formula da juventude eterna ainda não inventaram, mas por favor dizer que exercicios faciais é bobagem ai já é demais.

  41. Dulce Guimarães

    -

    19/12/2011 às 17:10

    A ginástica facial surgiu a partir de terapias para resolver problemas de saúde como a paralisia facial, e além da medicina, a estética saiu ganhando e cada vez mais vem se aperfeiçoando. Ela nada mais é que fazer exercícios para fortalecer os músculos do rosto, amenizar rugas e aumentar a irrigação sanguínea que irá hidratar e vitalizar sua pele através de exercícios como fazer biquinho, apertar os olhos, abrir a boca entre outros movimentos simples e eficazes que você faz em frente ao espelho.

    “Os resultados podem ser observados a partir do primeiro mês desde que sejam feitos corretamente e também diariamente”
    O exercício aumenta o metabolismo celular melhorando a circulação sanguínea, a oxigenação local e ativando a produção de colágeno. Fazer exercícios para o rosto aumenta a irrigação na face e ameniza as rugas e marcas de expressão, dando um aspecto mais sereno e tranqüilo, devolvendo a elasticidade perdida.

  42. Renata

    -

    10/12/2011 às 11:06

    Os médicos que aplicam seriamente Botox sabem que, no rosto, a paralisia de um dos músculos do “par” ativa o outro: é assim que produzem o efeito “lifting” (Nefertiti), por exemplo. Ou seja: a autora do texto aposta apenas no relaxamento, mas o Botox é usado em técnicas de fortalecimento do par do músculo, efeito esse que pode ser obtido com “malhação” adequada.

  43. silvana

    -

    09/12/2011 às 10:23

    FIQUEI COM MUITAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO, POIS ESTOU OU MELHOR ESTAVA ENTUSIASMADA COM ESSA NOVA PROPOSTA DE REJUVELHECIMENTO E O ARTIGO JOGOU-ME UM BALDE DE ÁGUA FRIA…E AGORA HELP!!!!

  44. Mônica lima

    -

    02/12/2011 às 12:33

    comecei fazer ginastica facial há um ano, pois aminha pele já estava ficando flacida, agora sinto que apele mudou, esta mais rigida,e com brilho,realmente dar resultados!!comprove

  45. Laura

    -

    09/11/2011 às 13:20

    Menina vc precisa se informar melhor , tenho 50 anos e ninguem acredita qdo digo a idade ,comecei a fazer ginastica facial aos 25 anos e agora estou colhendo os frutos ,como mtas frutas e gelatina que eu amooooooooo !e jamais esqueço meu filtro solar !
    antes de criticar linda ,faz o teste ,vc não vai se arrepender !!!!!

  46. paulo Hvr

    -

    27/10/2011 às 20:16

    Lúcia, muito me doi de ver uma jornalista que acredito que vc seja, falar tantas bobagens como neste texto.Suas informações são totalmente equivocadas e nada instruidas. Musculação seja corporal ou facial, é extremamente benéfica para o corpo e geral, isto claro aliado à uma alimentação saudável e outros cuidados, mas nada surte tanto efeito contra o envelhecimento precoce como a musculação, desde que assistida por um profissional do ramo.

  47. mara

    -

    25/10/2011 às 21:54

    eu acredito na ginastica facial porque pratico isso nao com diciplina mas tenho visto resultados pois tenho 48 anos e quando falo a minha idade sa pessoas se surpreendem.eu faço ginastica facial e massagens e eu estou bem satisfeita…simplismente façam um teste,pratiquem por um mes e vejam o resultado… bjs.

  48. Amália Farreca

    -

    11/10/2011 às 11:18

    Seguem dois links de artigos científicos sobre o tema. Ressalto que tais artigos foram publicados na renomada Scielo.

    scielo.br/pdf/rcefac/v9n2/a10v9n2.pdf
    scielo.br/pdf/rcefac/v13n4/98-09.pdf

    Sou aluna do último semestre de Fonoaudiologia e fico perplexa como existem profissionais que pararam no tempo, ou até mesmo que pensam principalmente no benefício financeiro que outras técnicas podem lhe fornecer, ao invés da saúde e qualidade de vida dos pacientes.

    Espero que os artigos anexos possam sanar as dúvidas existentes e ainda conscientizar o público em geral que acredita piamente em artigos publicados em revistas e não buscam opiniões mais específicas. Acrescento que profissional responsável pelo conhecimento desta técnica é graduado em Fonoaudiologia, cursa 4 anos e está completamente capacitado com conhecimentos em anatomia e fisiologia do corpo humano além de temas específicos da área.

  49. Dhal Pinheiros

    -

    09/10/2011 às 8:04

    Sou esteticista e Massoterapeuta

    Tenho muitas clientes que praticam massagem facial e o resultado tem sido satisfatório,sou adepta da prática e aplico a técnica tbm em meus protocolos como profissional da área EU RECOMENDO.

    Beijos Meus

  50. Mayra

    -

    05/10/2011 às 23:40

    Decepcionante a matéria! O aprimoramento muscular facial Já e comprovado através de pesquisas e trabalhos científicos realizados por fonoaudiologo! Usada de forma correta com orientação de profissionais qualificados, tem com certeza eficácia! E muito triste ver que profissionais que deveriam estar escrevendo matérias interessantes possam estar tão por fora da realidade! Deveriam ser feitas pesquisas antes de falar tanta bobagem a respeito de um tema tão serio!

  51. Cinthia

    -

    21/09/2011 às 13:29

    Dra Lúcia, realmente fiquei bastante decepcionada ao ler a sua reportagem sobre ginástica facial. É impressionante como médicos como a senhora se recusam a aceitar novos tratamentos alternativos a cirurgias plásticas, botóx e preenchimentos. A Fonoaudiologia é sim uma das conquistas reconhecidas pelos benefícios ao trabalhar a musculatura facial. E os resultados são significativos. Os profissionais tem conseguido retardar o envelhecimento facial assim como atenuar rugas e marcas de expressão em pacientes avessos a cirurgia e hoje estão muito satisfeitos com os resultados. Portanto quem sabe não seria hora da senhora e de outros médicos contribuirem com o crescimento desses tratamentos aceitando e recomendando a pacientes que não querem operar. Seria um benefício e tanto a saúde!!!

  52. Renata

    -

    21/09/2011 às 10:00

    Formada em cosmétologia e estética e quase me formando em fisioterapia posso dizer com certeza que num ponto a matéria é exata: Fazer “caretas” na frente do espelho não só pode aumentar as linhas de expressão como também, o que a Lucia Mendel não mencionou, pode causar lesão na ATM (articulação têmporo mandibular), mas isso é no caso de ficar fazendo “caretas” exageradas e sem qualquer orientação. Já a GINÁSTICA FACIAL feita de maneira correta, orientada por um profissional, deixa a expressão mais “enxuta” e com mais vitalidade. Mas CUIDADO pois li abaixo q tem pessoas ficando com o rosto dolorido e achando bom. Isso é um absurdo! Os músculos faciais são delicados, faz-se no máximo 8 repetições para cada movimento “segurando” esse movimento por no máximo 5 segundos, suavemente sem causar dobras na pele e principalmente: não deve ficar dolorido! A pele deve estar limpa e hidratada e a área exercitada deve receber uma pequena “massagem” após cada série de repetições. Procure um profissional para lhe orientar. Faça Ginástica Facial, não faça caretas !

  53. Clarice

    -

    16/09/2011 às 12:04

    Eu faço ginástica facial a uns 5 anos e aprovo, graças a ela não preciso recorrer ao botox. Pra quem prefere o artificial ao invés do natural, talvez o botox seja legal, assim como as pessoas que tomam anabolizantes ao invés de fazer musculação.

  54. Clarice

    -

    16/09/2011 às 11:54

    Para aqueles que ainda tem dúvida sobre fazer ou não fazer ginástica facial, procurem um fonoaudiólogo que o mesmo com certeza tem várias fotos do antes e depois de pacientes seus. Mas se você prefere o botox, o rosto é seu… pense bem. Eu faço ginástica facial há quase 5 anos e posso afirmar que nunca vou precisar de botox !!!!

  55. Adriana Moch

    -

    16/09/2011 às 11:11

    2 anos atrás eu estava com as “bochechas caídas” e a expressão de mais velha, com uma fonoaudióloga, que tb é doutora, comecei a fazer ginástica facial e em 3 meses meu rosto já estava “com tudo em cima” e continuo fazendo a ginástica até hoje, dois anos depois. Tenho 38 e ninguém me dá mais de 26 e não tenho nenhum “pé de galinha”!!! Com orientação de um profissional faz-se os movimentos corretos sem “enrrugar” a pele e assim não ocorrem as linhas de expressão por causa do movimento repetitivo. Ou a doutora desconhece a técnica, ou está “puxando a brasa” para sua especialidade.

  56. simone

    -

    15/09/2011 às 0:16

    Nota zero para sua matéria

  57. Mia

    -

    09/09/2011 às 10:50

    Quer tirar o mérito de uma via alternativa e natural que funciona para valorizar a dermatologia.

    aff.

  58. Patricia

    -

    23/07/2011 às 16:33

    Fazer caretas na frente do espelho? Ginástica facial não é isso, acho que acho que a doutora nem sabe o que é ginástica facial. Faço há 3 meses e adorei os resultado, prefiro mil vezes do que ficar injetando botox (caro e dura pouco), minha pele está firme, corada e brilhante e isso sem gastar rios de dinheiro como eu fazia, existem vídeos de graça na internet ensinando a fazer. Façam e comprovem.

  59. Samuel

    -

    22/07/2011 às 17:38

    Eu tinha o rosto muito magro, pensei até em fazer preenchimento, mas fiz ginástica facial e em 1 mês vi o resultado, disseram que engordei. O meu objetivo era aumentar o volume da maça do rosto. E não precisei fazer caretas, apenas simulando a mastigação, desenvolvi minha própria técnica que nã agride a pele. Funciona sim, vale a pena hidrate a pele c creme.

  60. Rose Constantino

    -

    15/07/2011 às 17:55

    Discordo totalmente da Lucia Mandel, ginastica facial não é ficar fazendo caretas na frente do espelho. São séries de exercícios que fortalecem a musculatura,ativando o colageno e a elastina.Os resultados são comprovados, que digam os fonoaldiólogos.Sou esteticista e recomendo pra todo mundo.Procure um profissional que te ensine corretamente, tire uma foto de antes e depois, com trinta dias é possível notar os resultados. Rose Constantino/Dracena/SP

  61. MAGDALENA

    -

    01/07/2011 às 10:38

    SOU PERSONAL TRAINER E SOU TOTALMENTE A FAVOR DA GINASTICA FACIAL.
    ACONSELHO CATEGORICAMENTE QUE AS PESSOAS NÃO DEIXEM DE FAZER A GINASTICA FACIAL,PORQUE O RESULTADO É VISÍVEL.
    ESSA PESSOA QUE ESCREVEU AQUI ESTÁ MUITO EQUIVOCADA.

  62. MAGDALENA

    -

    01/07/2011 às 10:35

    NÃO CONCORDO COM VC.TEM VÁRIOS DEPOIMENTOS DE PESSOAS COM ÓTIMO RESULTADO.

  63. ROSANA

    -

    22/06/2011 às 13:56

    SENTIA MUITAS DORES NO ROSTO, DEPOIS DE UM TOMBO QUE LEVEI.TINHA PROBLEMAS E DORES NA ARTICULAÇÃO DO MAXILAR. UM DIA RESOLVI FAZER GINÁSTICA FACIAL, AS DORES MELHORAM E FIQUEI MUITO MAIS JOVEM. ADOREI ISSO!

  64. terelizprusse

    -

    14/06/2011 às 20:04

    sou esteticista,começei fazendo ginastica façial, para os labios, para minha surpresa em vinte dias notei uma enorme diferença, gostaria que todas as mulheres comprovassem que faz muito efeito sim…minhas clientes e amigas me perguntam, se apliquei alguma substancia, estou muito feliz. agora vou praticar para o rosto todo. mulheres não percam tempo não custa nada umas caretinhas a mais…bjos a todas

  65. suzete

    -

    28/05/2011 às 1:36

    Já faço ginástica facial algum tempo e as pessoas não acreditam quando digo a minha idade, mulherada façam ginástica resolve mesmo é só persistir

  66. Márcia

    -

    27/05/2011 às 12:14

    Desculpe-me Lúcia, mas gostaria de saber com base em quê você escreveu essa matéria, me parece por simples suposição, pois a ginástica facial se mostrou comprovaamente eficiente inclusive para mim que tenho uma amiga que pratica e tem um rosto maravilhoso, a sombrancelha dela é alta, não tem pés de galinha, e mesmo no alto dos seus 60 anos não tem as rugas ao redor da boca que você deve saber bem, não tem plástica que resolva e o preenchimento fica extremamente artificial. pois bem a ginástica resolve sim, e ainda melhora a visão periférica, pois nela se trabalha músculos dos olhos que normalmente não se usa no dia a dia. eu assino embaixo, já comecei essa semana a fazer, e estou com os músculos da face todos doloridos igualzinho quando malho na academia e sinto meu rosto mais firme. e outra coisa: pense por que os homens geralmente tem menos rugas que as mulheres na mesma idade? simples, eles fazem ginastica facial todos os dias quando se barbeiam! eles esticam daqui encolhem dalí para poder facilitar o deslizar da lâmina. Não desistam, vamos malhar todos os múscuilos, principalmente os da face.

  67. Kenya

    -

    06/05/2011 às 6:36

    Não sou dermatologista mas sou uma “cobaia” muito satisfeita da ginastica facial.
    Bem, estou bem acima do peso e com mais de 40 e com isso, uma papada horrivel que me deixa com vergonha de sair de casa. Na verdade, estava. Comecei há 3 semanas a fazer diariamente exercicios faciais principalmente para a região do pescoço. Estava descrente pois achava que não iria adiantar com toda aquela gordura no meu pescoço.
    Para resumir, a minha papada diminuiu a metade e a pele do rosto parece mais luminosa. Até minha filha reparou sem saber que faço os exercicios. Detalhe: não emagreci nem uma grama, ao contrario, engordei 2 kilos esse mes por causa da pascoa. Então, não foi perda de peso, foram os exercicios!!!!
    Dermatologistas, vcs não são as donas da verdade!

  68. Natália Emiko

    -

    21/04/2011 às 20:24

    Claro que ajuda!
    Se não, não haveria sentido até para fazer musculação para trabalhar pernas, glúteos, abdômen, etc.
    Se vc trabalha a musculatura, ela fica mais firme e assim n fica pelancas no rosto e ajuda a prevenir rugas.

  69. ELIANA LUCONI

    -

    13/04/2011 às 20:50

    Sinceramente, faço ginástica facial há 15 anos e pessoas me perguntan constantemente se fiz alguma plástica ou oque faço para aparenter 10 anos mais jovem. Tenho 52 anos e nenhuma ruga, apenas poucas marcs de expressão e as minhas bochechas continuam firmes. Faço a cada dois dias 2 séries de cada exercício e até melhora e muito minha circulação, deixando meu rosto corado. Para quem não deu certo, com certeza fez movimentos errados ou não fez assiduamente.

  70. Tete Gomes

    -

    05/04/2011 às 18:44

    Si a ginaetica facial nao faz sentido, a ginastica corporal tambem nao.
    Para que serve a ciencia aplicada pela fonoaudiologia?
    Quem sabe alguem que nao conhece os musculos do rosto tentam manusiar de forma errada, e com isso nao obtem o resultado desejado ?
    Quando os musculos sao trabalhados de maneira correta,ele vai beneficiar qualquer procedimento.

  71. Cintia Di Napoli

    -

    31/03/2011 às 3:56

    Ginastica facial não é uma boa idéia para os cirurgiões plásticos e dermatologistas, por que afastam muitos clientes de seus consultorios. Ginastica facial é muito bom, absurdo é paralizar o musculo com botox, ai sim fica todo mundo com careta, alias a mesma careta de quem toma fluorexitina, ahahaha

  72. Rosane

    -

    27/03/2011 às 10:01

    Faço ginástica facial há 10 anos, tenho 58 anos e sinto que ajuda muito. Não tenho papo caído e testa com rugas e todos me dizem que pareço muito mais jovem. Portanto, acho que depende da ginástica que se faz.
    abçs

  73. Cintia

    -

    18/03/2011 às 11:45

    Vou dar um exemplo que uns médicos alopatas céticos, por exemplo, não acreditam e que outros que já estudaram o assunto, se não mudaram completamente para a área, a incorporaram: a homeopatia. Depois de tanto uma de minhas filhas sofrer com bronquite , pneumonia, renite e tomar por mais de uma ano antibiotico direto, segui alguns conselhos diferenciados e levei-a a um médico pediatra e homeopata. Excelente! De quebra, melhorei da enxaqueca, da qual sofira crises terriveis duas vezes por mes e a outra minha filha menor, estava apresentando sinusite e também está curada.E o preço dos rémédios ? Em média 10 reais. Deus pôs este médico e seu conhecimento no tempo certo em nossas vidas. Então, nem todo o médico detem 100% a verdade! As vezes nos privam de achar o tratamento correto por puro ceticismo. Acredito então, que vale a pena tentar religiosamente a pratica da ginástica facil, fazendo-a corretamente, e com disciplina, pois vejo opinioes mais positivas sobre o assunto do que negativas!

  74. Edi Dal Ri

    -

    14/03/2011 às 21:55

    Eu acredito muito em exercícios faciais. Sou educadora física e, uma pessoa que exercita é muito mais jovem e bonita de quem não faz. Por isso porque não faria o mesmo efeito com o rosto?? Com certeza estou colocando em prática e logo poderei responder também por experiência própria. Me aguardem…

  75. KARINA

    -

    10/02/2011 às 11:48

    NO MINIMO ESSA LUCIA DEVE SER DERMATOLOGISTA E SABE QUE PODE PERDER CLIENTES POR CAUSA DESSA GINASTICA FACIL RSRSRSR POIS A TOXINA BUTULINICA PARALIZA O MUSCULO E NAO RELAXA,POR ISSO QUE QUEM APLICA BOTOX QUASE NAO TEM EXPRESSAO FACIAL, E AS RUGAS PODE SER CAUSADAS PELO MAU FUNCIONAMENTO DOS MUSCULOS E PRECISA SER FORTALECIDO PARA MELHORAR ASSIM COMO O RONCO E A APNEIA QUE SAO EXERCICIOS DE FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA QUE AJUDA E MUITO, E ATE MESMO PARA COM O RONCO ENTAO QUERIDA E SE CONTENTAR E PERDER CLIENTE PORQ REALMENTE FUNCIONA.E INDICO A TODAS POIS DEPOIS DE 3 MESES VC OBTEM OS RESULTADOS E DURA MUITO TEMPO JA A TOXINA BUTULINICA DURA APENAS 6 MESES E CUSTA CAROOOOO. BJSSSS.

  76. Isa

    -

    07/02/2011 às 19:15

    Ok, mas continuo sem o tal embasamento, de ambas as partes.

    Alguém que já fez poderia disponibilizar fotos de antes e depois, pelo menos, já que os que nunca tentaram, nada podem mostrar?

  77. Bruna

    -

    30/01/2011 às 23:13

    Quando vi que está matéria estava no site da veja, fiquei totalmente chocada com tal absurdo publicado por uma revista tão renomada. Li vários comentários a favor da ginástica facial, e quero deixar meu depoimento também. Tenho apenas 17 anos, estou no peso ideal para minha altura e idade, mas sempre tive o rosto redondo, o que me incomodava muito, estava pensando ultimamente em ao completar 18 anos recorrer a uma cirurgia plástica, foi quando a um pouco mais de 1 mês, conheci através de uma matéria publicada na revista Boa Forma (http://boaforma.abril.com.br/beleza/rosto/ginastica-facial-caretas-valem-plastica-537189.shtml?pagina=8a) a ginástica facial, e desde então venho praticando diariamente.
    Os resultados são ótimos, percebi que apesar do pouco tempo de prática o contorno do meu rosto já obteve suaves melhoras (quanto ao formato redondo), meu olhar está mais aberto, meus lábios maiores, minha pele mais vistosa; não estou dizendo que mudei completamente, foram leves mudanças que eu pude perceber, e já me deixaram convencida da eficácia do método.
    E tenho a certeza que se as melhoras continuarem descartarei a hipótese de uma intervenção cirúrgica que além de cara oferece riscos a saúde.
    Portanto eu fiz e super recomendo!!!!!!!!!!!!

  78. Cris

    -

    30/01/2011 às 0:36

    Olá gostei da matéria, aborda exatamente sobre o que temia, e fazer o q entao, dizem q colocar clara de ovo resfriada diretamente na pele, é bom, mas fala serio fazer isso todo dia, nem tentei, e colocar gelatina incolor sobre a pele como mascara,após as claras, kkkk
    please, me dá uma dica que funciona,pq plástica, e procedimentos nao sao prioridades nessa crise, tem algum creme q seja eficiente.
    muito grata.
    Bjo
    Cris

  79. Isa

    -

    12/01/2011 às 22:33

    Alguém aqui falou em opinião muito bem embasada. Poderiam me esclarescer qual o embasamento científico que a autora usou? Por esse texto, não vi embasamento nenhum, mas gostaria de ter acesso a ele. Senão será o dito pelo não dito, a palavra de um contra a palavra do outro. Puro achismo.

    Alguém poderia sugerir um trabalho acadêmico sobre o assunto?

  80. Samara

    -

    08/01/2011 às 0:39

    Lucia… até que enfim, achei uma matéria coerente em relação a este mito. Sou dermatologista e é evidente que esta lenda urbana de ginástica facial foi plantada para ques pessoas apresentem sinais do tempo precocemente e recorram a um procedimento estético o quanto antes possível. A finalidade é obvia: lucro R$R$!!! Alimentação e filtro solar, previne, botox trata, já o fator genético colabora ou prejudica…

  81. Malba Castro

    -

    16/12/2010 às 18:11

    Gente, vou explicar pra vcs o que é que acontece: a pele do rosto ñ tem a mesma textura da pele do corpo (começa aí a diferença) se vc estica e puxa esse tecido ele vai esgarçar, ceder e ficar pior, é isso que a Drª está querendo dizer. Agora se vc aplicar Shiatsu (A Arte do Rejuvenescimento da Dra. Aridinéa Vacchiano) nos pontos reflexos, sedando o antagonista para para tonificar o músculo que vc quer corrigir.Por exempol: as rugas verticais da região frontal (Pex 1) devem ser sedadas, para então estimular o ponto que fica no meio da sobrancelha a altura da pupila e dos dois lados(Pex 3); em seguida tonificar também na testa, à altura de uma polegada e a cima tbm da pupila. Entenderam? Eu mesma faço em mim, tenho 65 anos e rosto de 40 conservada. Ela nem sabe que eu existo, mas eu sigo o livro dela religiosamente. (Editora Ground)

  82. monica alexandre

    -

    24/11/2010 às 8:22

    monica 24/11/2010 -não concordo ,o botox deixa a pessoa artificial,com cara de nada. prefiro colageno ou acido hialuronico, pois botox paraliza o musculo e apos 6 meses quando o resultado for embora o musculo vai estar flacido de tanta ausencia de movimentos.isso se nao ficar atrofiado.a ginastica facial é excelente.90% das pessoas discordam de voce, desculpa mas seu comentário foi muito infeliz.

  83. Dra em estética facial - fonoaudióloga

    -

    21/11/2010 às 18:45

    cara Morgana – Exercícios faciais são excelentes para o tônus muscular. Precisa ser recomendado para cada caso individualmente. Existem exercícios específicos para cada rosto e cada um que me procura tem uma queixa específica. Trabalho com sequelas de AVC que fazem exercçios 3 vezes ao dia para o lado lesado, e não ficam com nenhuma ruga nunca. Eles vem para as consultas de revisão e nunca verifiquei o surgimento de rugas. Faz muito bem !!! Recomendo. Procure um fonoaudiólogo especialista que será bem produtivo.

  84. Luciana

    -

    26/10/2010 às 10:27

    A colunista está desinformada. Faço ginástica facial há cerca de cinco anos e os resultados são evidentes em termos de firmeza da pele e redução das rugas. Até porque o rosto é formado por massa muscular que, como a do corpo, sofre influência da malhação.

  85. Bernadete

    -

    19/10/2010 às 16:27

    Não concordo. Tenho cinquenta anos e desde os 29 anos que pratico ginástica facial, e recomendo, pois minha pele parece muito firme.Tenho conhecidas mais novas que ficam “loucas” com minha aparência.

  86. Clara

    -

    13/10/2010 às 22:16

    Dra. Já existe algum tratamento eficaz para os cabelos brancos?? Fora a pintura é claro.

  87. DULCE

    -

    13/10/2010 às 11:46

    VOCE DEVE SER UM CALO NEGATIVO NA VIDA DAS PESSOAS, NO MINIMO DEVE VENDER ALGUM COSMETICO DE BELEZA E DEVE TÁ CAINDO SUAS VENDAS HEIN!!!KKKKKKK
    VÁ FALAR BESTEIRAS EM OUTRO CANTO DRA.. ESTUDE MAIS…E QUANTO SEU COMENTÁRIO PAULO DANIEL.. QUALQUER TIPO DE GINÁSTICA É PRO RESTO DA VIDA..PREGUIÇOSO.

  88. Lu

    -

    28/09/2010 às 18:08

    Agora entendi o comentário do Mário,pois acessei o site http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tag/botox.Eu estava em dúvida quanto à ginástica e aplicação mde botox.Creio que agora não tenho mais.

  89. Laudsena

    -

    26/09/2010 às 13:03

    Acredito que essas informações não tenham um embasamento prático e sim teórico, pois somente as pessoas que não a praticam podem afirmar que não funciona e pelo contrário prejudica, jás as que praticam, como eu, sabem que a melhora da aparênca é rapida e considarável.

  90. Leila

    -

    17/09/2010 às 15:47

    Contra fatos não há argumentos.
    Eu faço ginastica facial e a musculatura do meu rosto melhorou muito.
    Acho estranho a senhora afirmar que não dá resultado… quando existe dezenas de profissionais gabaritados que defendem a ginastica facial e isso tudo baseado em pesquisas, muito estudo e estatística.
    Lamentável

  91. marta simensato

    -

    28/08/2010 às 22:31

    tenho 58 anos. sou bastante vaidosa… sempre uzei bons cremes antidades.. mas ultimamente não estava vendo bons resultados…. até quando ouvi falar nesta ginastica facial… tentei esperimentar… notei em 15 dias minha pele e o contorno do rosto modificarem… ja pratico estes exercicios a um ano… .. continuo uzando cremes antidades . .. mas não abro mão da ginastica…. as vezes tenho preguiça… paro por alguns dias e vejo logo a diferença… então me esforço para praticar pelo menos trez dias por semana…. e estou satisfeita….. é paciecia… mas vale a pena.. as pesoas me veem 10 anos mais jovem …marta.

  92. Alba

    -

    28/08/2010 às 12:04

    Bom dia. tenho 42 anos e a 8 anos pratico ginástica facial todos a quem digo minha idade não acreditam pois me dão 30 anos. O resultado dessa gináticaé realmente ótimo pois os musculos d minha face são rigidos. recomendo a todos que façam.

  93. Paulo Daniel

    -

    27/08/2010 às 21:40

    Eu concordo com a Dra. Quando alguem vai a uma academia… e trabalha a musculatura, ela fica firme, não fica? E quando se faz a ginastica facial, ela tb trabalha a musculatura, porem eu acho que cria sinais de expressão, pois vc acaba trabalhando as “expressões”, porém, quando vc para de exercitar, volta a cair tudo, e ainda fica pior. No que entendo, eu penso desta forma.

  94. Rosimar

    -

    11/08/2010 às 19:15

    boa noite tenho 42anos e sou a favor da ginastica facial, que da uma vitalidade a pele pois nao tenho nem marca de bigode chines e todos achan que eu nao tenho nem 30 anos. tudo isso graças a ginastica facial. que nao tem custo nemhum . ja o botox um tratamento muito caro. procuro vidios de ginastica facial na interneti pois tem vidios otimos.

  95. Cláudia

    -

    03/08/2010 às 19:16

    Boa noite a todos! Gostaria de fazer umas perguntas para as pessoas que fizeram comentários aqui. Eu tenho 32 anos e já tenho muuuitas linhas de expressão principalmente ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas. Já ouvi falar muito dos benefícios da ginástica facial e gostaria de saber se ela elimina essas linhas já existentes ou só previne futuras linhas.
    E gostaria de saber também se o preço de uma sessão é realmete em torno de 60,00. Na cidade em que eu moro (Ribeirão Preto) só tem uma profissional que faz este trabalho e ela cobra esse valor por sessão. Achei caro. É isso mesmo?

  96. RENATA

    -

    26/07/2010 às 10:47

    SEMPRE PENSEI ASSIM, AGORA TENHO MAIS AINDA CONVICÇÃO DE QUE GINÁSTICA FACIAL NÃO AJUDA EM NADA

  97. mamamam

    -

    06/06/2010 às 19:18

    Hahahahahahahahahahah

  98. EVALNI

    -

    06/06/2010 às 16:09

    “Doutora”, nunca vi tanta ignorância e total desconhecimento sobre determinado assunto. A Senhora, antes de escrever sobre o que quer seja, deveria ter um mínimo de conhecimento, ou pelo menos argumentar de forma mais coerente. A foto com aquela careta ridícula, não tem absolutamenta, nada a ver com ginastica facial…

  99. Mariana

    -

    29/05/2010 às 10:27

    Olha Dr. Lucia oque a falta de infomação faz hem, poderia ter se informado antes…. qui feio!!!!!

  100. adalgisa e c riber

    -

    28/05/2010 às 22:46

    livros para g.f. rejuvenesça s em riscos bartira bravo a ginastica facial miss craig fantasticos!

  101. adalgisa

    -

    28/05/2010 às 22:41

    livros para g.f. a ginastica facial miss craig ginastica facial bartira bravo eo segredo da juventude isolde altmann.Sao fantasticos e o resultado surpreendente.Eu uso e abuso! A TAL QUER PROMOVER SUA CLINICA.cONHEÇO O CIRURG PLASTICO Q ME ORIENTOU NA COMPRA dos livros, uma vez q nao tenho como enfrentar bisturi e nao vou precisar jamais, se continuar me exercitando. Que diferença , um cir.plastico leal e sem egoismo

  102. adalgisa

    -

    28/05/2010 às 22:33

    Faço ginastica facial ha mais de 3 anos.Um cirurgiao plastico me orientou nos livros que adoto pra gin.facial(o segredo da juventude isolde altmann) ginastica facial de bartira bravo e “a ginastica facial de miss craigSao fabulosos e a maioria das pessoas duvidam de minha idade,muitos anos menos.Nao fiz cir.plast, por falta de recurso e felizmente me renovei e conservo a rigidez muscular pescoço,sem papadas,etc.etc.somente com gin.facial. As aurotoras dos livros citados fazem uso da c.p. Tem fotos das mesmas e olhe q ja tem uma ‘CERTA’ idade q comprovam .Eu faço regularmente.É fantastica! pescoço,palpebras,bigode chines,entim todo o rost se renova

  103. Dário

    -

    03/05/2010 às 10:38

    olhem só que interessante eu achei:

    http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tag/botox/

    qu coisa feia, “doutora”!

  104. fatima

    -

    27/04/2010 às 0:24

    Ola, lendo os comentarios colocados, vi diversas opinioes que achei interessantes mas opiniao da Patricia (colocou sua opiniao dia 21 de abril as 8.21) me interessou demais, gostaria muito de poder saber mais detalhes dela. Sera que podem me fazer este favor. podem me dar o e-mail dela ou, passar o meu e-mail pra ela dizendo-lhe do meu interesse. Por favor. Obrigada

  105. Patricia

    -

    21/04/2010 às 8:21

    tenho 40 anos e um rosto de 30 comprovado esteticamente sou adepta a ginastica facial com colageno as pessoas dizem que a cada ano estou melhor adoro falar minha idade pois tenho um corpo sem flacides .FAÇAM EXERCICIAS SEMPRE SEJA EM QUALQUER LUGAR DO CORPO so faz bem ate pro cerebro.

  106. Ana Strukov

    -

    17/04/2010 às 8:53

    Eu ja tiro uma conclusão: a dita “Doutora”, deve ter um grande interesse por tras de uma divulgação sem fundamentos claros e cientificos, o que faria jus a seu titulo de doutora…
    As afirmações dela devem ser uma contraindicação para quem faz botox, e, na minha dedução leiga, imagino que esse deva ser o negocio dela, não acham?

  107. Monica

    -

    13/04/2010 às 11:02

    a senhora deveria se informar melhor antes de colocar sua opinião, se ve bem q a senhora é leiga no assunto, ja obtive ótimos resultados com a ginastica facial.

  108. alda maria

    -

    11/04/2010 às 12:37

    Oi ! tenho 32 anos faço gf a um ano e melhorou muito a minha aparência facial .bjs

  109. lenilza cardoso martins lima

    -

    10/04/2010 às 22:16

    Gostaria de saber se a ginástica facial atenua o bigode chinês e a marca de expressão que
    fica entre as sombracelhas. Se não. Qual seria o melhor tratamento? Sou alérgica a sulfa. Tenho
    medo do botox, pois fica plastificado. Não tenho rugas, mas sim estes dois problemas que estão
    começando a me incomodar. Por favor, me dê uma opção.

  110. Pedro Gaspar Steinheuser

    -

    05/04/2010 às 23:56

    Dra!!! Ou a Sra. adora polemizar ou precisa exercitar os seus conhecimentos. Pareceu opinião de concorrente ou de alguem com ciumes.

  111. Mírian

    -

    05/04/2010 às 2:37

    Doutora, sei que a musculação facial não é 100% eficaz, mas acho que também não se deve desconsiderá-la. Ela é um método natural de relaxar os músculos e deixar o rosto mais firme e alegre. Essa musculação é recomendada para prevenir rugas e rosto flácido, portanto, mais indicada para pessoas jovens. Pessoas mais idosas devem procurar soluções para seus rostos, naturalmente envelhecidos, em métodos clínicos e cirurgicos.
    Beijos

  112. angel

    -

    29/03/2010 às 17:56

    eu nao creio que exercicio facial va piorar a musculatura do rosto, conheço pessoas que fazem e tem uma pele boa. Porque então so a musculatura do corpo funciona com o exercicio de musculaçaõ?

  113. Valesca Resende

    -

    15/03/2010 às 16:16

    Olá!
    De acordo com o relato sobre “ginástica facial”, gostaria de realmente argumentar sobre suas colocações, pois trabalho exclusivamente com FONOAUDIOLOGIA ESTETICA, que visa adequar a musculatura facial, trabalhando de forma funcional e obtendo resultados estéticos. Desenvolvo a técnica há 10 anos com forte embasamento teórico, o que justifica minha tese de mestrado sobre tal assunto. Aguardo retorno, surpresa com os comentários em importante veículo como a revista “VEJA”
    Agradeço antecipadamente atenção.
    Valesca Resende – Fonoaudióloga

  114. Aline Uara

    -

    10/03/2010 às 21:25

    Achei impressionante a sua opinião. Geralmente, eu ouço recomendações que, a toxina butolínica deve ser o último recurso a se procurar. Concordo que pessoas muito idosas, já cheia de rugas é muito melhor recorrer a ‘milagres’. Porém, a ginástica facial é uma ótima opção para pessoas a partir dos 30 anos como forma de prevenção. É lógico que não faz milagre, mas tenho feito ginástica facial há 2 anos (com moderação, é lógico, e com o acompanhamento de uma fisioterapeuta) e também uso bons consméticos regularmente. Percebo que não tenho ficado com rugas e, as minhas amigas que tem mais de 40 anos e fazem o mesmo desde os 30 tiveram um resultado muito bom. Digamos que a ginástica facial não resolve e pode prejudicar a pessoa que já está toda cheia de rugas, mas para prevenir, é muito boa sim! Deve-se ter cuidados, por exemplo, pessoas com disfunção da ATM não devem fazer alguns movimentos e é recomendado seguir as instruções de um especialista.

  115. David

    -

    09/03/2010 às 17:15

    Olá Dra., Gostei da matéria, no entanto gostaria de fazer uma consideração. Tenho observado que tanto neste caso como em muitos outros em medicina, tudo que é verdade num determinado momento, no seguinte passa a ser errado. Já de alguma data, constato frequentemente esta acertiva em vários campos, principalmente da saude. O que hj é verdade ou recomendado cientificamente, amanhã, com certeza não será. Ai pergunto: O quê fazer?

  116. Emanuel Alonso

    -

    05/03/2010 às 8:58

    Olá Dra, já saiu uma nova publicação com diversos assuntos relacionados a auto-estima, higiene pessoal, saúde e beleza, mas o enfoque principal é a GF. Recomendo que compre, tenho certeza que essa matéria vai lhe acrescentar muito, pois já é a 2a edição e ocorre exatamente devido ao sucesso da primeira. Boa sorte!

  117. renata

    -

    27/02/2010 às 22:52

    SE DOUTOR SOUBESSE DEMIS, SEQUER FICARIA DOENTE! dOUTOR DIZ QUE É NECESSÁRIO COMER CARNE VERMELHA, E CARNE VERMELHA ALIMENTA DETERMINADOS PROBLEMAS DE SAÚDE(COMO O CÂNCER), MANDA FAZER ISSO, E AQUILO, ENQUANTO ISSO ALGUNS DOUTORES ATÉ CEDO MORREM!

  118. renata

    -

    27/02/2010 às 22:48

    A ginástica facial funciona sim! Fiz durante alguns meses, e me sentia ótima! Mas depois larguei mão, e voltou a estaca zero! Quanto à doutora, não liguem! Se doutores soubessem d+, nem ficariam doentes!

  119. Neh

    -

    27/02/2010 às 22:01

    Olá
    Bem, não quero criticar sua opinião, mas acredito que tudo deve ser baseado numa verdade científica.
    Faço ginástica facia(recomendada por fisioterapeuta) e tive uma melhora notória no meu tônus muscular facial.
    Pode ser que alguns exercícios realmente sejam prejudiciais, mas é para isso que existem profissionais especializados . Eles sabem ao certo quais exercícios realmente fortalecem os músculos faciais, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Afinal, para cada modelo de face, há uma necessidade diferente de fortalecimento.
    Mas dizer como uma verdade absoluta que ginástica facial não traz resultado,seria o mesmo que falar que beber mais de dois litros de água por dia sobracarrega os rins.

  120. reginaldo

    -

    25/02/2010 às 23:28

    faço ginastica facial a 5 anos tenho 36 sei que funciona nao sao apenas caretas com e tecnica
    de ancarar os musculos da face os resultados sao melhores .com 36 anos aparento nomaximo
    23

  121. Arle

    -

    18/02/2010 às 20:21

    Eu apresentava pálpebras caídas, o que me incomodava muito. Minha dermatologista recomendou cirurgia plástica. Então… passei a fazer ginástica facial. O problema ainda não desapareceu por completo, mas melhorou sobremaneira! Sou fâ da ginástica facial, tanto quanto da corporal (é a vida… tem que se movimentar mesmo!). É uma excelente alternativa para quem não quer (ou não pode) se submeter a uma intervenção cirúrgica. Bem, pelo menos no meu caso, o resultado foi satisfatório.

  122. Lucia

    -

    21/01/2010 às 18:40

    Gostaria de uma orientação para ginástica facial em casa , pois tenho dores musculares no rosto e principalmente na face .Com isso pode acentuar as rugas de expressão

  123. Helena Valente

    -

    08/01/2010 às 10:45

    Há cinco comentários positivos e todos estão no início da coluna. Para a resposta óbvia, os textos estão listadas respeitando a ordem de remessa, duas perguntas: as cinco leitoras seriam uma espécie de claque de plantão e a turma do parabéns saiu na frente e depois cansou? Estranho. Muito estranho.

  124. Marylia

    -

    06/01/2010 às 22:20

    Cara Dra Lúcia e caros leirores,

    Discordo completamente das afirmações feitas neste artigo. Faço GF há alguns meses, e percebi uma melhora incrível nas linhas que estavam começando a aparecer (tenho 24 anos) e a pele mais firme e mais tonificada. Acredito que, do mesmo jeito que malhamos para tonificar o corpo, devemos exercitar os músculos faciais e concordo plenamente com as pessoas que afirmaram que a foto não condiz com os exercícios de GF.

  125. Marília Falcão

    -

    04/01/2010 às 8:36

    Bom dia Dra Lucia!
    Gostaria que a dra, dissesse como foi que chegou a conclusão de que os exercícios faciais NãO são uma boa idéia?
    A Senhora baseou a sua pesquisa em algum dado científico para fazer tal afirmação?
    O que levou a dra a afirmar com tanta veemência que os exercícios faciais são perda de tempo?
    Dra. sou completamente leiga no assunto… mas, raciocino da seguinte forma: – se os médicos recomendam que façamos exercícios para o corpo, pois os músculos são fortalecisdos, melhor oxigenados, faz bem para os ossos, e principalmente para auto extima…. Então responda-me, nosso rosto é formado de que??? Não seria formado de músculos, tendões, ossos etc…. Então Dra.
    Se nós exercitarmos adequadamente, esses músculos, eles consequentemente, nao serão fortalecidos? Não melhorará a oxigenação? Sem contar que o fator importantíssimo, a tal ” auto estima”, que nós mulheres depois de uma certa idade… cai e muito, pois somos discriminadas!!!
    Bem Dra… Não estou aqui para criticá-la, mas relatar minha experiencia, Dando o meu testemunho!!!Quero apenas que meus questionamentos sejam baseados em respostas científicas!!!, Não tenho recursos financeiros para fazer cirurgias plásticas, ou seja, utilizar de métodos realmente eficientes, mas eu posso fazer algo por mim, em vez de ficar parada olhando-me no espelho vendo o tempo passar e a pele cair!!!! FAÇO SIM, MEUS EXERCÍCIOS!!! E PARA MIM, ELES FUNCIONAM!
    DESDE QUE EU COMECEI A FAZE-LOS minha pele está melhorando gradativamente, está mais rosada, muito mais mas firme, viçosa !!!
    Não saio fazendo” CARETAS” mas faço exercício regularmente…
    A dra fez uma ótima colocação, afirmou que quando choramos movimentamos inúmeros músculos… e isso não resolve nada!!! Concordo com a Dra! pPois Quando choramos, e o fator extresss, carga negativa, tristeza,depressão, e a adrenalina são jogada jogadas na corrente sanguinea, correto? Fora os problemas espirituais emocionais, psiquicos entre outros que nos fazem tanto mal!!!
    Ninguém chora porque quer… ou porque é bom!!! algum motivo levou este sentimento de tristeza…
    portanto isso não é exercício!!!! mas sim algo ralmente prejuducial a qualquer ser humano!!!
    Como podemos mover tantos músculos, aliados a tantos fatores prejudiciais e isso trazer algum benefício???
    Se um dia eu possuir recursos para poder fazer uma cirurgia… óbvio que eu farei
    Pois como a Dra diz, é muito mais rápido e realmente eficiente, porém vale lembrar, quando feito por cirurgião competente!
    Mas até lá… Continuarei com os exercícicos faciais que tem me ajudado muito ,aliado a uma boa alimentaçao, uma boa noite de sono, muito líquido…e hoje, sinto mais alegria de viver, pois me sinto mais jovem, bonita e renovada!!!!
    A minha pergunta é , estou errada Doutora? Devo parar com os exercícios?
    faz mal para minha saúde? Isso está comprovado?

  126. Andre Alvares

    -

    02/01/2010 às 17:03

    Absurdo!!!
    Esta coluna me fez refletir e certificar das polemicas referentes as credibilidades das materias da VEJA, pois como um orgao de comunicaçao tao expressante nacionalmente, impossivel a mesma nao possuir um especialista na area para aprovar uma materia tao amadora como esta. Gostaria que a veja provocasse um debate sobre o assunto com especialistas da area para que seja reparado este enorme equivoco!!!
    QUEM SABE COM ESTE FATO EU RETORNE A ASSINAR NOVAMENTE A VEJA!

  127. verônica luma

    -

    20/12/2009 às 1:36

    O que posso dizer é quem tem a pele embaixo do queixo formando a vulgarmente chamada “papada”, deve fazer algum tipo de exercício para fortalecer a musculatura, senão fica muito flácida a pele e começa a cair, formando aquele horrível queixo duplo. Eu faço um tipo de exercício que tem surtido resultado bem satisfatório: eu reclino a cabeça para trás e abro e fecho a boca umas 10 vêzes, lentamente para não deslocar o osso da mandíbula, este exercício fortalece o pescoço e tem me ajudado no enrijecimento do músculo. Faço 3 vêzes por semana há mais ou menos 15 anos.
    Depois passo uma toalha com água fria. Mas associo ao tratamento ingerindo todos os dias uma maçã que também é para para o fortalecimento da pele, mantendo-a saúdavel, enrijecida e saúdavel.

    obs.. Quem tem ATM (deficiência na articulação da mandíbula) uns chamam de queixo caído, deve procurar o médico e seguir informações.
    Quem tiver este disturbio pode deslocar a mandíbula, aí pode complicar o quadro.

  128. Beatriz

    -

    12/12/2009 às 11:13

    Faço ginástica facial há um mes e meio e já percebi grandes mudanças como linhas suavizadas no pescoço, o contorno do rosto mais definido e os olhos mais abertos tirando a impressão de cansaço, sem contar que a pele ganha novo viço. Tenho 48 anos.

  129. Anna

    -

    09/12/2009 às 13:24

    Faço ginastica facial há 3 meses e a melhora está sendo impressionante.Infelizmente o que não tem custo ou não dá lucro para as grandes empresas não são bem vistos e aceitos.Assim como a AUTOHEMOTERAPIA que me curou de problemas serissimos,mas não reconhecem tambem porque não tem custo(só a seringa descartavel).Basta olharmos os orientais,praticam a hemo e a GF.

  130. Jorge

    -

    06/12/2009 às 21:54

    Da mesma forma que acupuntura, a princípio, só poderia ser benéfica à saúde se considerarmos que é praticada há mais de 3 mil anos, com toda certeza a ginástica ou ioga facial dependem muito de quem aplica. O problema é que na práticas alternativas a maioria dos profissionais são picaretas ao extremo, inclusive médicos que optaram por acupuntura……. Na minha opinião não há comprovação de que fazer caretas forme rugas ou as elimine. Precisávamos ter um estudo científico sobre o assunto para tirarmos conclusões,

  131. Marcia

    -

    04/12/2009 às 9:59

    Eu não faço Ginástica Facial, o que me chamou a atenção na matéria foi essa foto horrível, talvez esse fosse o objetivo mesmo. Pelo que eu li acima, esse texto me faz lembrar os profissionais desatualizados que insistem em não enxergar as novas alternativas de tratamento. Assim como muitos médicos não reconhecem a Acupuntura como uma cura eficaz para várias doenças (mentais e físicas), ao invés deles se aprofundarem no assunto, preferem ignorar ou mesmo não recomendar a seu pacientes. Eu acredito que seja por falta de conhecimento, mas também pode ser por uma série de interesses escusos, já que a Acumputura, assim como a Ginástica Facial não exige o uso de medicamentos e a indústica farmacêutica não deve gostar nada disso. Pelo pouco que eu sei, o botox é uma química que tem resultado rápido e vida curta, eu faço a associação a quem usa anabolizante para ter um corpo “perfeito” o mais rápido possível e com pouco esforço, o problema são os efeitos colaterais, quem nos garante que daqui a uns 10 anos saiam notícias de que botox provoca câncer? Já que é uma técnica relativamente nova, talvez os efeitos colaterais ainda não são totalmente conhecidos, assim como houve a febre do bronzeamento artificial e agora está provado que faz mal a saúde, antes era uma solução rápida e confortável, pra mim química é sempre química.

  132. Angela

    -

    03/12/2009 às 19:36

    Respeito e admiro a profissional, porém fiquei surpresa com suas informações, pois a ginastica facial é sim uma opção de estética com resultado visivelmente satisfatório, uma vez que eu sou adepta a esse procedimento e posso confirmar isso. Acho que ela se equivocou e talvez comentou de algo que não conhece. Ressalto que a foto usada em nada ajudou pois realmente ali esta uma “careta” desconhecida, os exercicios são diferentes…Enfim, fica aqui meu protesto, há espaço para todos!!!

  133. Angela

    -

    03/12/2009 às 16:18

    Respeito e admiro a profissional, porém fiquei surpresa com suas informações, pois a ginastica facial é sim uma opção de estética com resultado visivelmente satisfatório, uma vez que eu sou adepta a esse procedimento e posso confirmar isso. Acho que ela se equivocou e comentou de algo que não conhece, quem sabe uma rápida sessão a convenceria do resultado, ou pode ser que esse processo esteja atrapalhando o lado financeiro de alguns dermatologista descrentes como ela. Enfim, fica aqui meu protesto de profissionais que querem sobressair sobre o outros, há espaço para todos!!!

  134. Ana Luiza

    -

    27/11/2009 às 20:37

    Prezada Dra. Lucia Mandel, caros leitores.

    Discordo plenamente do artigo acima referido.

    Faço diariamente ginástica facial há 2 anos. Já nos primeiros meses senti uma nítida diferença em meu rosto. Dentre as várias melhoras, destaco apenas as 2 principais.

    Minhas “linhas de expressão” entre as sombrancelhas eram acentuadas, fazendo com que eu ficasse com aspecto de sempre estar “preocupada”, sendo que atualmente minha expressão facial está muito mais leve em vista da atenuação de tais linhas.

    Estou também felicíssima com os exercícios para os lábios, os quais ficaram mais volumosos, assim como o buço está mais “encorpado”.

    De fato verifica-se que há um grande desconhecimento a respeito dos reais resultados da ginástica facial, conforme demonstra o próprio conteúdo do blog, bem como os comentários de alguns leitores.

    Finalmente ressalto que a foto publicada junto com a matéria não retrata de forma alguma o que é “praticar ginástica facial”, em nada contribuindo para elucidar o assunto.

    Ana Luiza
    Advogada

  135. Emanuel S. Alonso

    -

    27/11/2009 às 11:34

    Dra Lucia, a Sra precisa estudar melhor o assunto antes de colocar suas afirmações. Não sou médico e nem profissional da área, apenas um praticante de GF, que antes de iniciar, procurei me informar sobre todos os aspectos e descobri o seguinte: “Fazer caretas em frente ao espelho” realmente não traz benefício nenhum e em algumas situações pode realmente atrapalhar, assim como quem resolve praticar exercícios físicos por conta própria também poderá ter problemas diversos, dependendo da intensidade desses exercícios.

    O importante em qualquer atividade que envolva a saúde e a Dra. deve saber disso, é antes de qualquer procedimento, procurar um especialista na área. E foi exatamente o que eu fiz, busquei em vários canais de informação, li muito e procurei um aconselhamento profissional que achei mais adequado.

    Os resultados foram impressionantes, levantamento das linhas dos olhos, aparência mais saudável, a impressão de ter engordado sem mexer na balança, inclusive os meus amigos começaram a perguntar o que tinha acontecido, pois eu aparentava estar mais “auto astral”.

    Como sou praticante a mais de 1 ano, posso afirmar que a foto exposta acima não tem nada haver com Ginástica Facial, acho que a Dra. foi muito infeliz em suas afirmações.

  136. mariana

    -

    26/11/2009 às 12:14

    Gostaria de reiterar a opnião de algumas das leitoras relatando que tenho alguns pacientes que fizeram ginástica facil depois de uma perda de peso importantem que comprometeu a perda de gordura na região da face e, consequentemente, trouxe um pouco de flacidez, e , com os exercícios tiveram uma melhora incrível do tônus muscular.
    Mariana Del Bosco
    Nutricionista
    CRN 10874

  137. Denise Maia-Fonoaudióloga

    -

    24/11/2009 às 17:24

    Há 5 anos tralho com exercícios faciais estéticos (Fonoaudiologia Estética Facial) e tenho resultados muito interessantes.
    Há formatos diferentes de rosto, alterações funcionais que desde muito cedo (quando criança ou até mesmo bebê) podem se instalar e que levarão a alterações estéticas no futuro. Trabalhar a musculatura facial de forma funcional e personalizada melhora muito a estética. O que causa rugas de expressão é a exigência demasiada de determinados grupos musculares e a inatividade de outros, a falta de consciência corporal-facial, alterações nas funções de mastigar e deglutir, alterações dentárias importantes, respiração superficial, tensão, stress…..
    A musculatura da face, via de regra, não tem um ponto fixo de inserção muscular como acontece no corpo, por isso todos os músculos tem que ter uma movimentação adequada. É o equilíbrio de forças que traz benefícios.
    Observem uma pessoa que mastigue corretamente e com calma. Essa pessoa tem diferença entre sua idade aparente e idade real. A mastigação correta e bilaterl é o mais completo exercício facial.
    Os músculos da face tem inserção direta na pele, portanto quando a musculatura “melhora”, melhora também a pele.
    Onde há movimentação de músculos há um aumento de aporte sanguíneo, aumento do metabolismo e circulação dos líquidos orgânicos, isso é fisiológico e ocorre em qualquer parte do corpo!
    Os exercícios faciais preparam a musculatura e facilitam outros procedimentos estéticos como lifiting, cirurgias plásticas, preenchimentos…. porque assim serão respeitas as caracteríscias individuais.
    Os exercícios faciais dão ótimo resultados dos 8 aos 80 anos, respeitando a proporção da idade, morfologia, fisiologia e disciplina de cada um em realizar os exercícios. Há 5 anos trabalho somente com isso com ótimos resultados.
    Denise Maia – Fonoaudióloga.

  138. Miriam

    -

    23/11/2009 às 18:51

    Eu faço ginastica facial e ela melhorou as minhas rugas no pescoco, eliminou as minhas papadas, e inclusive eu fiquei com o olho mais aberto, melhorando as minhas palpebras que já estavam caidas. Eu adoro e acredito muito

  139. rosi

    -

    23/11/2009 às 13:58

    Dra Lucia, tenho 40 anos e minha mãe tem osteoporose. Temo seguir pelo mesmo caminho. Meu ginecologista me recomendou tomar 15 minutos de sol todos os dias, e sem protetor solar. Segundo ele, isso ajudará a prevenir a doença. Como sempre leio sobre os malefícios do banho de sol, gostaria de saber sua opinião.
    Obrigada,
    Rose.

  140. Eugênio

    -

    23/11/2009 às 12:11

    Dra. Lucia
    A propósito, tenho observado que pessoas com determinados tiques nervosos faciais desenvolvem rugas
    profundas na região afetada do rosto

  141. Morgana

    -

    23/11/2009 às 0:53

    Felizmente alguém sensato para falar sobre esse assunto tão polêmico. É confortante saber que ginástica facial não traz benefícios e já basta fazermos ginástica para o corpo para manter forma. Obrigada Doutora.

  142. Virgínia

    -

    21/11/2009 às 22:00

    SEMPRE TIVE DÚVIDAS QTO A GINASTICA FACIAL, MTO BOA SUA CONFIRMAÇÃO DE QUE NÃO TRAZ BENEFÍCIOS, ADORO SUAS INFORMAÇÕES SEMPRE COERENTES E EMBASADAS.
    ABRAÇOS!!!

  143. Bernardo

    -

    20/11/2009 às 17:15

    E tem aquele ditado:
    “Para sorrir, são necessários 14 músculos. Para chorar, 72. Por questão de economia, sorria!”
    Além do mais, chorar é uma ginástica facial, ficam mais rugas, não é?

  144. Rosangela Garcia

    -

    18/11/2009 às 9:51

    Parabens pelo artigo. Gosto muito de suas informações.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados