Espelho meu Lucia Mandel

Lucia Mandel

Dermatologista trata dos assuntos de estética e saúde

Por que a ginástica facial não é uma boa ideia

Por: kperin

Ver comentários (144)

careta-espelho

Sempre escuto alguém falar maravilhas sobre exercícios faciais. À primeira vista, a ideia de exercitar o rosto até que parece coerente. Se exercícios para o corpo ajudam a manter a juventude por mais tempo, por que o mesmo não pode acontecer com o rosto? Segundo os defensores das caretas terapêuticas, a musculação faria o rosto ficar durinho. Com músculos firmes, rugas seriam preenchidas e a flacidez diminuiria. Além disso, os exercícios trariam benefícios extras, como a melhora da circulação sanguínea e da oxigenação da pele.

Teoria exposta, aí vai a pergunta: será que isso faz sentido?

Não. Na verdade, fazer careta na frente do espelho mais atrapalha que resolve o problema.

Para o envelhecimento do rosto, conta a soma de alguns fatores, como a piora da qualidade do colágeno e da elastina, fibras que sustentam e dão elasticidade à pele. Esta piora deixa a pele fina, flácida e menos elástica. Além disso, com o tempo, os ligamentos que sustentam nossa musculatura se afrouxam, acentuando a flacidez, e a camada de gordura que fica sob a pele do rosto diminui. Infelizmente, nada disso melhora com musculação. Pelo contrário: movimentos repetidos na pele pouco elástica causam rugas.

Esse é o caso das rugas de expressão que ficam entre as sobrancelhas ou na testa, que se agravam se a pessoa fizer movimentos repetidos. O mesmo acontece com os pés de galinha e as rugas que ficam ao redor dos lábios. Não por acaso um tratamento altamente eficiente para eliminar rugas é a toxina botulínica, que justamente relaxa os músculos da face para apagar rugas de expressão.

Por isso, nada de ficar fazendo caretas na frente do espelho. Poupe seu tempo e sua energia para tratamentos comprovadamente eficientes.

Leia também:

Por que nossa pele envelhece

O que causa os pés de galinha

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Mayra

    Decepcionante a matéria! O aprimoramento muscular facial Já e comprovado através de pesquisas e trabalhos científicos realizados por fonoaudiologo! Usada de forma correta com orientação de profissionais qualificados, tem com certeza eficácia! E muito triste ver que profissionais que deveriam estar escrevendo matérias interessantes possam estar tão por fora da realidade! Deveriam ser feitas pesquisas antes de falar tanta bobagem a respeito de um tema tão serio!

  2. Dhal Pinheiros

    Sou esteticista e Massoterapeuta

    Tenho muitas clientes que praticam massagem facial e o resultado tem sido satisfatório,sou adepta da prática e aplico a técnica tbm em meus protocolos como profissional da área EU RECOMENDO.

    Beijos Meus

  3. Amália Farreca

    Seguem dois links de artigos científicos sobre o tema. Ressalto que tais artigos foram publicados na renomada Scielo.

    scielo.br/pdf/rcefac/v9n2/a10v9n2.pdf
    scielo.br/pdf/rcefac/v13n4/98-09.pdf

    Sou aluna do último semestre de Fonoaudiologia e fico perplexa como existem profissionais que pararam no tempo, ou até mesmo que pensam principalmente no benefício financeiro que outras técnicas podem lhe fornecer, ao invés da saúde e qualidade de vida dos pacientes.

    Espero que os artigos anexos possam sanar as dúvidas existentes e ainda conscientizar o público em geral que acredita piamente em artigos publicados em revistas e não buscam opiniões mais específicas. Acrescento que profissional responsável pelo conhecimento desta técnica é graduado em Fonoaudiologia, cursa 4 anos e está completamente capacitado com conhecimentos em anatomia e fisiologia do corpo humano além de temas específicos da área.

  4. mara

    eu acredito na ginastica facial porque pratico isso nao com diciplina mas tenho visto resultados pois tenho 48 anos e quando falo a minha idade sa pessoas se surpreendem.eu faço ginastica facial e massagens e eu estou bem satisfeita…simplismente façam um teste,pratiquem por um mes e vejam o resultado… bjs.

  5. paulo Hvr

    Lúcia, muito me doi de ver uma jornalista que acredito que vc seja, falar tantas bobagens como neste texto.Suas informações são totalmente equivocadas e nada instruidas. Musculação seja corporal ou facial, é extremamente benéfica para o corpo e geral, isto claro aliado à uma alimentação saudável e outros cuidados, mas nada surte tanto efeito contra o envelhecimento precoce como a musculação, desde que assistida por um profissional do ramo.

  6. Laura

    Menina vc precisa se informar melhor , tenho 50 anos e ninguem acredita qdo digo a idade ,comecei a fazer ginastica facial aos 25 anos e agora estou colhendo os frutos ,como mtas frutas e gelatina que eu amooooooooo !e jamais esqueço meu filtro solar !
    antes de criticar linda ,faz o teste ,vc não vai se arrepender !!!!!

  7. Mônica lima

    comecei fazer ginastica facial há um ano, pois aminha pele já estava ficando flacida, agora sinto que apele mudou, esta mais rigida,e com brilho,realmente dar resultados!!comprove

  8. silvana

    FIQUEI COM MUITAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO, POIS ESTOU OU MELHOR ESTAVA ENTUSIASMADA COM ESSA NOVA PROPOSTA DE REJUVELHECIMENTO E O ARTIGO JOGOU-ME UM BALDE DE ÁGUA FRIA…E AGORA HELP!!!!

  9. Renata

    Os médicos que aplicam seriamente Botox sabem que, no rosto, a paralisia de um dos músculos do “par” ativa o outro: é assim que produzem o efeito “lifting” (Nefertiti), por exemplo. Ou seja: a autora do texto aposta apenas no relaxamento, mas o Botox é usado em técnicas de fortalecimento do par do músculo, efeito esse que pode ser obtido com “malhação” adequada.

  10. Dulce Guimarães

    A ginástica facial surgiu a partir de terapias para resolver problemas de saúde como a paralisia facial, e além da medicina, a estética saiu ganhando e cada vez mais vem se aperfeiçoando. Ela nada mais é que fazer exercícios para fortalecer os músculos do rosto, amenizar rugas e aumentar a irrigação sanguínea que irá hidratar e vitalizar sua pele através de exercícios como fazer biquinho, apertar os olhos, abrir a boca entre outros movimentos simples e eficazes que você faz em frente ao espelho.

    “Os resultados podem ser observados a partir do primeiro mês desde que sejam feitos corretamente e também diariamente”
    O exercício aumenta o metabolismo celular melhorando a circulação sanguínea, a oxigenação local e ativando a produção de colágeno. Fazer exercícios para o rosto aumenta a irrigação na face e ameniza as rugas e marcas de expressão, dando um aspecto mais sereno e tranqüilo, devolvendo a elasticidade perdida.

  11. Sumara Miranda Gomes

    Sou adpta a ginastica facial depois de um trabalho de mais de um ano com uma fono muito conceituada, tenho provas viziveis em todos os sentidos no meu rosto. Logico que isso é fruto de um trabalho com um profissional competente aliado a muita disciplina, e não meramente um monte de caretas na frente de um espelho. É claro que sem um acompanhamento adequado estes exercicios podem virar um problema maior, agora a formula da juventude eterna ainda não inventaram, mas por favor dizer que exercicios faciais é bobagem ai já é demais.

  12. Detian Almeida - Fonoaudióloga

    A Fono Estética pode ajudar e muito. No entanto, Fono Estética é DIFERENTE de ginástica facial. A Fono Estética NÃO REALIZA PURA e SIMPLESMENTE movimentos repetidos, justamente porque estes vão, de fato, aprofundar as rugas. Fonoaudiologia Estética trabalha com alongamentos dos músculos, relaxamento muscular, redução de movimentos desnecessários na face e obtenção de um equilíbio na estrutura músculo-esquelética da face. Há alguns exercícios que envolvem movimentos (ex: uso de bucinador para destacar as “maçãs do rosto” e diminuir a flacidez muscular. No entanto, o uso deve ser feito observado por um fonoaudiólogo – o uso incorreto aumenta os sulcos entre os lábios.

  13. angela m s flores

    Olá! Primeiramente gostaría de deixar beeem claro que admiro e respeito este site, mas sinceramente não pude deixar de ficar impressionada com a afirmação de nossa dermatologista. Bem, sou estudante do último ano de Estética, em nossas aulas de estrutura celular e muscular da face tivemos a comprovação de que a ginástica e também a massagem(drenagem)SEMPRE com acompanhamento de um profissional, são totalmente benéficas e eficazes, em contrapartida, o botox q paraliza a musculatura, com repetidas aplicações, torna o músculo cada vez mais flácido por falta de estímulos, se fazendo cada vez mais necessário repetir as aplicações, talvez isto explique a indicação de tantos deramtologistas. Bjs e INFORMAÇÃO SEMPRE PESSOAL, é a unica maneira de saber o certo..

  14. Maria Elisa

    Lucia Mandel, sou fisioterapeuta e todo meu trabalho é baseado em tratamentos embasados em trabalhos/pesquisas científicas. Com base em que ARTIGOS e PESQUISAS você escreveu sobre este assunto? Não vejo fundamento no seu texto.

  15. elsacortesi

    desculpe so agora notei de que se trata de uma cconceituosa dermatologista por favor me perdoe elsa

  16. margarete

    sou a prova viva de q a ginástica facial funciona. Fazer caretas pode sim marcar mais ainda seu rosto, óbvio. Mas ginástica e caretas são coisas diferentes. Tome cuidado para não marcar seu rosto e faça os exercícios. Os resultados são um pouco lentos, mas – assim como disseram aqui – vc vai notar e os outros tb!

  17. arlete

    Esse negócio de dizer que não resolve é mentira. Eu faço ginástica facial mais de 10 anos, e não tenho rugas e nem pé de galinha. Estou com 54 anos, e ninguém diz que tenho essa idade. Não uso nenhum tipo de creme no rosto, só bloqueador quando vou a praia. Não suporto aqueles tipos de creme que tem que ficar todo o dia colocando, isso é que é gasto a toa, bem é minha opinião dos cremes. Continuo fazer exercícios faciais porque para mim está resolvendo.Acredito mais nos exercícios faciais do que nos cremes. Um abraço

  18. arlete

    Estude mais sobre o assunto, tem ainda muitos anos pela frente é depois volte e fale sobre o assunto porque dessa vez não deu.

  19. luci

    não posso deixar de comentar pois sei que deve ter muita gente que ficou na dúvida, tenho 34 anos, 3 filhos e pratico ginastica facial desde os 23 anos ninguem acredita que sou mãe de uma menina de 15 anos pois em todos os lugres q vou não me dão mais de 25 anos pois graças a GINASTICA FACIAL não tenho rugas nem pés de galinha e procuro sempre massagear o rosto com um bom creme, não acreditei quando li essa matéria, mas acreditem ginastica facial é ótima para combater o envelhecimento quanto mais cedo começar a praticar melhores os resultados.

  20. Ana Maria Carvalhaes

    Acredito que fazer caretas diante do espelho ( que é bem diferente de um programa de Ginastica Facial) não tenha nenhuma eficácia. Acredito na Ginástica Facial, pelas provas – basta ver o rosto das pessosas que a praticam com seriedade, no antes e depois. contra provas, não há argumentos. Sorry, Ana

  21. Gustavo

    Ginastica facial é eficiente sim, deixa os musculos fortes, firmes, até a visão melhora, a sensação de cansaço, por causa dos exercicios ao redor do olho, então não faça plastica, nem aplica botulinico, pois isso sim é furada, plástica deforma. Olhe as atrizes velhas da globo, ana maria braga estava com o rosto esquisito estes tempos, puxado. É isso aí.

  22. Bruce

    Realmente fico em dúvida com isso, mas a minha especialista em pele, disse que só vai prejudicar o colágeno da pele, se fizer algum movimento para baixo do rosto (de cima para baixo), pois estará sendo ao contrário da direção das fibras musculares do rosto, isso se o exercício exigir algum tipo de massagem claro. Ela me disse que não tem nada a ver fazer Exercícios faciais. Mas, realmente fico na dúvida, e acho que os exercícios só valem a pena, para diminuir papada, diminuir bochecha, e realçar maçãs do rosto. Testa, queixo, boca, eu acho realmente arriscado fazer, principalmente na testa pois as linhas aparecem mais, eu Evito SEMPRE de mexer um músculo da minha testa, e também a boca, sei que a pele dos lábios afroxam facilmente, então evito mexer eles em exercícios assim.

  23. Louise oliveira

    gente, passa o endereço de onde vocês fazem Ginástica Facial no Rio! Estou doida para fazer, porque sei que resolve. Please! Obrigada

  24. sirlene mello

    Discordo totalmente desta materia,que desaconselha os exercicios faciais…eu mesma sou adepta a alguns meses,e tenho obtido resultados fantasticos,como diminuição significativa das linhas de expressão e firmeza da pele…Desculpa mas, aconselho e recomendo sim.

  25. NAIR PEREIRA

    NÃO CONCORDO COM ISSO POIS ,EU COMECEI A FAZER GINASTICA FACIAL POR DESESPERO,POIS NAO TENHO DINHEIRO PARA PLASTICA E NEM PARA TRATAAMENTOS CAROS.E ME VI DESILUDUDA EINCONFORMADA COM UMAS BOLSAS HORRIVEIS EMBAIXO DOS OLHOS ,MEU ROSTO ESTAVA ADQUIRINDO UM ASPECTO ARREDONDADO EMINHA AUTO ESTIMA ESTAVA BAIXA ,FAÇO 10 MINUTOS DIA SIM DIA NÃO …QUERIDAS…RESULTADO. MEU ROSTO FOI FICANDO MAIS FIRME o olhar levantou e as bolsas estão super discretas e ja não me sinto mais incomodada ao me olhar no espelho ,não pretendo parar me sinto bem mais atraente

  26. Dianne

    No meu caso isso não tem nada a ver.Eu faço exercício facial há quase um ano e minha pele só tem melhorado.Minhas palpébras eram flácidas e em um mês de exercícios ficaram mais firmes,se fizer direito não tem erro.

  27. Iovane Lobo

    Nair Pereira também tenho eco bags embaixo dos olhos o que me envelhece muito. As bochechas estão caindo me deixando com cara de buldogue. Também não tenho dinheiro para procedimentos estéticos caros, poderia entrar em contato comigo, gostaria de saber exatamente a ginástica e onde está fazendo. Grande abraço.

  28. Katty

    Eles falam isso é pq sabem q o exercício funciona sim ,e por funcionar , pode até dispensar certas cirurgias e tantos cremes .Puxa ,eles tem medo d ñ vender mais produtos pra rejuvenescer né , aí querem fazer acreditar q os exercícios não valem a pena.

  29. Helen

    Lamentável essa matéria. Muito incompleta.
    A ginástica facial funciona, sim. Mas deve ser feita com acompanhamento e antes de começar deve saber o estado da sua pele. Moro no Japão e aqui é normal entre as japonesas que mantêm sua pele extremamente lisa mesmo beirando 80 anos. MInhas vizinhas tem mais de 80 anos e nunca daria mais de 50 anos.
    Quando comecei meu programa de ginástica facial, fui orientada a fazer reposição de colágeno e ácido hialurônico através de suplementação e alimentação.
    Tomo um suplemento de vitamina C e outro com 7gramas de colágeno natural e ácido hialurônico, além de fazer a ginástica.Também inclui fatores importante que é a massagem facial nos cuidados diários e o uso de sérum. Antes apenas limpava, tonificava e hidratava, agora também faço 5 minutos de massagem facial e no final aplico sérum.
    Esses costumes modificaram totalmente minha aparência. Tenho apenas 30 anos e tive problemas de saúde, tomei medicamentos que detonaram minha aparência e fiquei muito envelhecida.Para não recorrer a tratamentos caros e perigosos, procurei a melhor esteticista do Japão, paguei uma consulta apenas e aprendi corretamente os movimentos faciais.
    Depois de seis meses recuperei a aparência saudável e jovial.
    Você deveria ter escrito no final da matéria que antes de efetuar os exercícios é necessário uma avaliação para saber o estado que a pele se encontra, caso contrário, somente a ginástica não irá dar o resultado esperado.
    Na minha opinião, o segredo esta na suplementação de colágeno, ácido hialurônico e vitamina C.
    POdem acreditar, aqui no Japão é normal mulheres de 80 e até 90 anos não terem rugas ou flácidez na pele da rosto.
    É inacreditável.
    Se vc for fazer tratamento sozinha, não esqueça de procurar na farmácia um suplemento adequado.
    Você verá a diferença.

  30. Jussara

    Oi Helen

    Adorei seu depoimento. Na minha opinião você deveria fazer uma matéria sobre o assunto. Gostaria por gentileza que me enviasse por e-mail qual suplemento de vitamina c colágeno e ácido hialurônico você toma.

    Obrigada!!!

  31. Diogo

    Gostaria de contribuir com o meu depoimento. Não é de hoje que pesquiso sobre ginástica facial na internet e me esbarro com este post. No início do ano, comecei a fazer reeducação alimentar, por estar com 22kg acima de meu peso normal. Ao tirar fotos para comparar com resultados posteriores, me impressionei com meu aspecto envelhecido – tenho 32 anos. Há 3 anos fiz uma dieta bastante restritiva para ir num casamento e saí muito estranho nas fotos, pois dava para perceber a flacidez da pele (papada), devido ao rápido emagrecimento. Pois bem, por causa da flacidez pelo emagrecimento e do aspecto envelhecido, decidi testar a ginástica facial para, justamente, firmar o rosto durante a dieta e eliminar traços de expressão, que com o emagrecimento se tornam ainda mais evidentes. Três meses e meio de exercícios dia sim e dia não e estou INCRIVELMENTE SATISFEITO COM OS RESULTADOS! Meu olhar está mais levantado, os traços de expressão bem menos evidentes e a papada, está simplesmente sumindo juntamente com a gordura. Uma amiga me viu recentemente e disse que eu simplesmente rejuvenesci, que quando me viu, parece que tinha voltado no tempo em que estudávamos juntos, há mais de 10 anos! Portanto, agora posso afirmar por experiência própria, que a ginástica facial ajuda E MUITO para recuperar e manter a juventude! O post acima é realmente equivocado. Para quem interessar possa, segue o link do youtube com a ginástica que tenho feito: youtube.com/watch?v=bKf3pfdnM38
    Quem ensina é a Lígia Azevedo e gostei bastante dos exercícios, porque dá para ver que a maioria dos movimentos conbribui para “estender os músculos e a pele”. Em alguns sites sobre a ginástica facial, existem exercícios onde deve-se, por exemplo, apertar os olhos com força, o que sinceramente acho que só ajuda para evidenciar ainda mais as linhas de expressão… mas esta é só uma opinião. Abraço a todos!

  32. Adilda

    Bom gente uma ótima matéria para ser descutida.Mas como profissional posso garantir a todas, e isso com um estudos científico que:A ginastica facial ela e benéfica desde que a paciente seja acompanhada por um profissional e juntamente fazer revitalização facial pode fazer a ginastica tranquilamente.
    Temos musculatura na mimica da face, e é claro que se voce exercitar esses musculos eles irao melhorar o tônus, mas pode atenuar aquelas rugas ou marcas de expressão, então esse e um trabalho em conjunto fortalecer e nutrir.
    Sempre procurem bons profissionais bjs!

  33. bianca pereira marigo

    OLA BOM DIA,TENHO 32 ANOS,E HA 10 ANOS CONHECI A GINÁSTICA FACIAL ATRAVÉS DE UMA MATÉRIA QUE RECORTEI DO JORNAL,SÃO 14 EXÉRCICIOS NO QUAL SI COMEÇA COM 2 E CADA SEMANA ACRESCENTA MAIS 2 ATÉ CHEGAR OS 14,DEPOIS DE 4 MESES PODE SER ALTERNA FAZENDO 3X POR SEMANA,JA FIZ ALGUMAS VEZES MAS COMEÇO E PARO ATÉ PORQUE NÃO SEI SI ESTOU FAZENDO CERTO,DESANIMO,POIS É UM EXERCICIO QUE LEVA EM MEDIA 20 MINUTOS EM FRENTE AO ESPELHO,REQUER DISCIPLINA,MINHA GINASTICA FACIAL É DA lIGIA AZEVEDO.Adorei os comentarios e gostaria muito de endereços aqui no Rio de lugares que faça ginastica facial,por favor aguardo anciosa resposta,desde ja meu muito obrigada,e as pessoas que gostaria de me ajudar um abraço………..BIANCA.

  34. Helen

    Oi Bianca!
    Vc pode procurar uma fonoaudióloga especializada no assunto.
    Ela te ensinará os movimentos adequados e corretamente.

  35. Aline Soares

    essa matéria é um equívoco,principalmente a imagem que ilustra, aquilo não é ginastica facial, eu sou adepta e recomendo,mas sempre com a guia de um profissional,esse formado em fonoaudiologia ou fisioterapia estética,é só dar uma olhada nos comentários alguns antigos, a G.F é ter a sua auto estima de volta por um custo muito baixo, perto dos padrões de cirúrgias plásticas,mas o paciente deve ser persistente.. pois o resultado não é imediato, mas quando você menos espera vem alguém perguntar o que vc fez, pq está com uma aparência melhor.. e isso é muiiito bom.Por isso a D.R Lucia devia voltar atrás, e reescrever a matéria mostrando os VERDADEIROS resultados da G.F realizados adequadamente com a ajuda de um profissional,mas é claro q isso não vai acontecer. Obrigado

  36. Maria

    essa matéria é ilógica, é só dar uma lida nos comentários, sou adepta a G.F e super que recomendo,claro sempre orientando a pessoa a procurar um profissional formado em fonoaudiologia ou fisioterapia estética,a G.F é ter a sua auto estima de volta com baixo custo perto dos padrões absurdos das temidas e amadas cirurgias plásticas,além de dar uma expressão natural saudavel e bela,longe dos resultados das cirurgias.VIVA A G.F rs

  37. Aline Barreto

    Olá meninas!
    Sou fisioterapeuta atuante na área estética e a reportagem me chamou atenção pois somos carentes de informações verdadeiras sobre o assunto. Caretas realizadas de qualquer forma na frente do espelho podem sim piorar o aspecto das rugas. Uma das causas de rugas é o excesso de mímica facial feitas durante a vida, pois com a idade a pele fica menos elástica e não retorna facilmente para a posição original. Porém há exercícios específicos, realizados ou não com resistência, que melhoram significamente a aparência das rugas e proporciona um “up” no visual. O importante é identificar o tipo das rugas, o músculos em que elas estão localizadas e detectar qual o tratamento específico para cada região. É essencial o acompanhamento de um profissional pois só ele, através de uma avaliação, poderá indicar o tratamento adequado para cada rosto.
    Beijos!

  38. Nadja Vasconcelos

    Olá queridas leitoras!
    Já faço ginástica facial a quase um ano,com uma fonoaudióloga e realmente a minha pele está maravilhosa.As linhas de expressão sumiram, minha pele está mais firme,brilhante,viçosa,rosada e sem contar que a minha alta estima está lá em cima. Acreditem na ginástica facial só praticando pra saber se realmente funciona.Um grande Abraço!!!

  39. Marilde

    Mas no meu caso que tenho espasmo hemi facial,que exercícios facias poderiam me ajudar a alongar o músculo?
    Obrigada.
    Marilde

  40. ricardo

    se liga sua burra.. vai se informar melhor antes de escrever besteira.. ginastica facial e ótima.. mas feita da forma correta…

  41. Raquel

    Eu discordo totalmente, porque não tonificar a musculatura através de exercícios já que o adulto faz caretas, franzi a testa, ri demais, é uma questão de trabalhar os músculos contra a flacidez e continuar produzindo o colágeno.Eu já começei a fazer e aprovo.

  42. Raquel

    Poupe o seu tempo para tratamentos gratuitos e invista muito $ em tratamentos cirurgicos!

  43. Francine

    eu imagino o quanto injetar uma toxina no musculo deve ser melhor pro bolso de quem está aplicando do que fazer exercícios orofaciais (Ginástica facial)!!
    Quando a gente fala publicamente de qualquer assunto, tem-se que estudá-lo profundamente pra não cometer um erro tão imperdoável… é só ver os resultados de qualquer profissional (fono ou fisio – especialistas em estética) que já vai se saber se a Ginastica facial é ou não é um tratamento comprovadamente eficiente.

  44. Silvana

    Naturalmente dermatologistas que trabalham com tratamentos carissimos nao tem interesse em que se faca ” prevencao”. quando se fala em gin’astica facial nao se esta falando de caretas, mas exerc’icios conduzidos e cuidados que movem a musculatura da face por baixo da pele e isso nao tem nada a ver com caretas…

  45. aline

    Como se trata de uma matéria antiga(2009)sugiro que refazem, mostrando realmente os benefícios que a G.F pode trazer sendo praticada com qualidade e com a orientação de um profissional qualificado o fonoaudiologo ou fisioterapeuta facial.Obrigado

  46. Rodrigo

    Esta matéria não condiz com os rostos, que são como que cartões de visitas, das pessoas que fazem e divulgam a ginástica facial, como a Bartira Bravo, Ivanir Abritta e outros. É só pesquisar no Google e encontrar e constatar. E como já foi dito em vários comentários anteriores: – cirurgias plásticas, botox é que são bons. E também a “sabedoria” (leia-se esperteza) dos dermatologi$ta$, medicamento$ e outro$.

  47. Fátima

    Gente deixe eu falar da minha experiência com a ginástica facial: Sempre tive problemas com meu rosto muito descaído, sem expressão e brilho. Através da prática da g.f. já conquistei um aspecto melhor na simetria do meu rosto, inclusive minhas olheiras estão clareando. Eu aprovo. Outras pessoas já notaram a diferença e falaram.

  48. Phil

    Existe algum artigo científico sobre isso?
    Existem vários artigos científicos publicados, sobre a eficácia da TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA na reabilitação da tonicidade em musculatura facial.
    Não são técnicos em estética, nem teorias sem fundamento científico.
    A profissão regulamentada para tratamento de Motricidade Orofacial é a FONOAUDIOLOGIA e trata de forma CIENTIFICAMENTE COMPROVADA!

  49. seth

    para mim essa materia está passando a ideia de que só o que funciona são tratamentos caros e cirurgicos.

  50. natalice

    claro que os exercicio funciona;Porque estamos trabalhando os musculos.